Ir ao conteúdo

PIC Gravar PIC com Windows 11

Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Postado

Pessoal!

Estou com um problema com o W11.

Comprei o W11 com um SSD com 250GB (C:), mas eu tinha um HD com 1TB (E:).

Resolvi colocar o W11 e o Office no SSD e mais alguns programas que não tinham a opção de gravá-los no HD.

No HD coloquei todos os programas que permitiam esta opção.

Diversos programas deixam de funcionar, mas eu os reinstalo facilmente e eles voltam a funcionar, mas fica nesta situação.

Indo ao ponto deste tópico....

Tenho uns 4 ou 5 gravadores de PIC, mas todos não funcionam no W11:

PICFLASH, do EASYPIC3 - Não roda no W11. Contactei o fabricante, que confirmou e recomentou comprar a versão atual. Muito cara, já que vem com uma grande placa desenvolvedora.

JDM com um software ICPROG. O JDM tem entrada serial, mas o PC não tem conector serial no gabinete. Nem posso abrir o gabinete para tentar exteriorizar a serial, por que o PC tem garantia de 1 ano. Não posso retirar o lacre do gabinete.

Conector USB-Serial - Funciona e cria a porta COM3. O W11 reclama do ICPROG. Informa que exige "privilégios especiais". Acessei a net e descobri que tinha que desabilitar o "Isolamento do Núcleo". Fiz isso e tive que ligar o PC umas 10 vezes, até conseguir que os programas normais funcionassem e voltei a habilitar o  "Isolamento do Núcleo". Tudo voltou como era antes.

Comprei o K150. Devia (sim devia) ser clone, porque a cada vez que precisava usá-lo, ele não reconhecia a porta serial (7). Precisava de umas 2 a 3 horas para fazê-lo funcionar. O detalhe é que desligava o PC com ele funcionando. No dia seguinte ele voltava a não reconhecer a bendita porta com7. Refazendo os mesmos passos da última vez, ele não funcionava. Tive que tentar diversas opções até ele voltar a funcionar.

Hoje, Tentei gravar um PIC. Abri o K150 e xabu total. Depois de 2 horas consegui que o W11 enxergasse a porta serial 7 criada. Abri o software do programador, que mostrava a porta serial 7. Ok!

Ao tentar gravar o PIC, o K150 não reconhecia a conexão.

Neste ponto minha paciência ultrapassou o limite. Peguei a marreta mais pesada que eu tinha e ... O K150, já era. 

Depois que a satisfação passou, retornou o problema;  

Como gravar um PIC com o W11?

Tem um tal de PICKIT 3.5 com um conector ZIF. No Aliexpress sai por 145 e na Shopee sai a 150. O problema era que o K150 só funcionava com muito custo. Será que com o PICKIT vai dar problema?

Queria saber de você, que possui o W11, como fazer para gravar um PIC?

MOR_AL

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Moris em 1º lugar obrigado por me fazer rir 1 pouco.. tava precisando mesmo 🤣

Em 2º..

Não tenho o w11 mas ele tem um tal "rodar modo de compatibilidade com sistemas anteriores"?

Já cogitou usar um sistema virtual com xp e tal? E linux? ok.. já sei .. ele é complicado mesmo.. pero no mucho

Tenho alguns pickits 3 e funcionam de boa no xp virtual dentro do meu linux mint.

33 minutos atrás, MOR_AL disse:

JDM com um software ICPROG

Usei ele no xp há literalmente décadas atrás. Na época era com uma serial real e não usb virtual. Se for esse...

JDMcct.jpg

... perceba que ele precisa de outros sinais e não apenas tx e rx que geralmente são os apenas fornecidos pelo conversor usb serial. Além do programa precisar de um end. físico 0x3f8, 0x2f8 do antigo hw do pc.

43 minutos atrás, MOR_AL disse:

exige "privilégios especiais".

Não seria algo como "rodar como administrador"? de novo, desconheço o w11

Uma ideota meio que avançada é você possuir 2 pçs, 1 deles com xp. Conectados em rede ou entre si, podes compartilhar a pasta do projeto, compilar no w11 e programar no xp. Ok... já sei... transtornos...

Enfim, diferentemente de membros comuns, algo me diz que assim que achar, você vai publicar soluções pra comunidade.

Postado
46 minutos atrás, .if disse:

Não tenho o w11 mas ele tem um tal "rodar modo de compatibilidade com sistemas anteriores"?

Sim, mas o problema não é de compatibilidade. Já fiz isso.

47 minutos atrás, .if disse:

Já cogitou usar um sistema virtual com xp e tal?

Não sei disso, mas não seria necessário a senha para o XP?

Já tentei instalar o XP no PC velho (que Deus o tenha), mas pedia a senha. As senhas na net já caducaram.

50 minutos atrás, .if disse:

Não seria algo como "rodar como administrador"?

Já rodei como administrador e nada.

51 minutos atrás, .if disse:

Enfim, diferentemente de membros comuns, algo me diz que assim que achar, você vai publicar soluções pra comunidade.

Hoje vi no YouTube a décima vez de se conseguir usar o K150.... Não sei se ....

Está difícil programar um simples PIC. 

MOR_AL

Postado
25 minutos atrás, MOR_AL disse:
1 hora atrás, .if disse:

Já cogitou usar um sistema virtual com xp e tal?

Não sei disso, mas não seria necessário a senha para o XP?

Já tentei instalar o XP no PC velho (que Deus o tenha), mas pedia a senha. As senhas na net já caducaram.

Já comentei isso em outro tópico, mas não dei detalhes, enfim... 

Meu PC é mais velho e não aceita o Windows 11.

Então Uso o Windows 10 (mas creio que seja a mesma coisa do 11 nessa questão). De qualquer forma, não aceita esses gravadores de PIC. 

Ainda mais que o meu é do tipo... 

2 horas atrás, MOR_AL disse:

JDM com um software ICPROG

E o meu PC por ser mais antigo tem um conector serial soldado na placa. 

Então estou usando o Windows XP numa máquina virtual. Tem vários, mas uso o Virtual BOX que é totalmente gratuito. 

De início, deu um pouco de trabalho fazer ele reconhecer a porta serial, mas deu certo. 

Se tiver que reconhecer um serial criado no USB creio que também funciona. 

Para instalar o XP basta o sistema estar em um arquivo ISO, o programa reconhece como se fosse um CD. 

Sobre o serial do XP, é necessário sim. Como só precisa de uma imagem iso, deve ter alguma aí pela Internet com o serial junto. 

Ou então, posso compartilhar a que eu uso em algum servidor, caso ache interessante. 

Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Então Uso o Windows 10 (mas creio que seja a mesma coisa do 11 nessa questão).

Parece que é exclusividade do W11. O vídeo do YouTube mostra o cara fazendo o K150 funcionar facilmente com o W10.

E o meu PC por ser mais antigo tem um conector serial soldado na placa. 

Acho que toda placa-mãe tem. inclusive a minha tem um conector de porta COM interno. Quando eu decidir abrir o gabinete, vou exteriorizar ele.

Então estou usando o Windows XP numa máquina virtual. Tem vários, mas uso o Virtual BOX que é totalmente gratuito. 

Já ouvi falar da Virtual Box.

Sobre o serial do XP, é necessário sim. Como só precisa de uma imagem iso, deve ter alguma aí pela Internet com o serial junto.

Tem muitas, mas todas as que tentei, e não foram poucas, os seriais caducaram.

Ou então, posso compartilhar a que eu uso em algum servidor, caso ache interessante.

Se não for incômodo, gostaria sim (via MP). Não gosto de ter diversos programadores sem poder usar. 

Abri este tópico, para ver se haveria outra opção de usar estes gravadores com o W11, mas tenho que pensar em poder continuar a gravar os meus PICs.

Em último caso, terei que comprar (novamente) o tal do K150. Ele funcionou algumas vezes, mas não sem antes gastar 2 horas para poder criar a porta virtual COM.

Talvez, com este novo K150, ele decida funcionar, sabendo o fim que o seu antecessor teve. 🤣🤣🤣🤣

Digo isso, porque neste último vídeo, com o W10, o autor apresentou uma dica que eu não havia tentado.

Obrigado ao Renato e ao IF, por responderem.

Deixarei o tópico aberto por mais alguns dias e depois encerrarei. 

Caso não haja mais nenhuma postagem relevante, sortearei a postagem que receberá a "Marcar como solução", já que foram todas relevantes até o momento.

Grato.

MOR_AL

Postado

No caso do virtual box, as portas USB ele reconhece fácil. Se instalar o Windows XP nele, creio que os seus gravadores irão funcionar. 

No meu caso, uso um gravador tipo JDM serial, com um programa antigo chamado WinPic800 que é feito para 32bits (processadores tipo x86). Por uma maior dificuldade. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, MOR_AL disse:

os seriais caducaram.

Nunca ouvi falar disso pro xp. De toda a forma vou te passar a dica no mp pra somar com a do Renato.

8 horas atrás, MOR_AL disse:
12 horas atrás, Renato.88 disse:

um conector serial soldado na placa. 

Acho que toda placa-mãe tem. inclusive a minha tem um conector de porta COM interno. Quando eu decidir abrir o gabinete, vou exteriorizar ele.

Acho que nem todas. No seu caso pode até ter mas confirme se tem as peças de interface ligadas à ele. Também tem que ver no setup BIOS se tem opção para portas comX.

3 horas atrás, Renato.88 disse:

um gravador tipo JDM serial, com um programa antigo chamado WinPic800

.. funciona com porta virtual usb?

3 horas atrás, Renato.88 disse:

No caso do virtual box, as portas USB ele reconhece fácil.

... mas pra linux, pêquêpê... levei tipo o tempo do Moris pra fazer reconhecer dispositivos usb na máquina virtual... bem.. agora virou mamão com açúcar.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

No mercado de usados tem uns notebooks antigos a preços módicos e que funcionam muito bem, tem até o que a turma chama de "netbook" - notebook sem CD/DVD - encostado pelo dono apenas pela obsolescência do hardware, sem defeito nenhum, @MOR_AL, equipamentos que já tem o XP ou o 7 instalado. Esses dois costumam ter pelo menos duas conexões USB. Para instalar o programa gravador bastaria criar pendrive com o conteúdo de mídia ótica num PC, o que não é difícil.

Vejo duas questões: verifique se o equipamento tem porta para conexão com o gravador de PIC e, claro, se está mesmo funcionando bem. O ideal seria comprar por recomendação ou, se possível, ir à loja física e testar "in loco"... O problema mais frequentes nesses equipamentos é a bateria, teria que ser usado ligado na fonte o tempo todo.

Postado
3 horas atrás, .if disse:

Acho que nem todas. No seu caso pode até ter mas confirme se tem as peças de interface ligadas à ele. Também tem que ver no setup BIOS se tem opção para portas comX.

No "Gerenciador de Dispositivos" do W11, aparece a porta COM1, mas não em nenhum conector do tipo serial. Só HDMI, USB2.0, 3.0, rede, os de áudio, a alimentação e o DVD. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

No mercado de usados tem uns notebooks antigos...

As tensões das portas seriais dos notebooks não possuem os valores necessários para funcionar com JDM sem alimentação. Mas vou pesquisar, além das dicas já fornecidas, por um PC com WXP.

MOR_AL

Postado
6 horas atrás, .if disse:

funciona com porta virtual usb?

Não sei, pois uso o .... 

19 horas atrás, Renato.88 disse:

conector serial soldado na placa

..... Com a maquina virtual. 

6 horas atrás, .if disse:

mas pra linux, pêquêpê... levei tipo o tempo do Moris pra fazer reconhecer dispositivos usb na máquina virtual... bem.. agora virou mamão com açúcar.

As máquinas virtuais no meu Linux reconhece impressora, pendrive e celular no USB fácil, e não é de hoje. Já faço uso disso desde 2008. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

impressora, pendrive e celular

Isso é automático ou seja, plug and play e de fato...

não é de hoje

Mas o pickit, stlink, usbasp e afins que são programadores tem que fazer alguma ginástica ou seja plug and pray 😁

O google deve ajudar mais mas pro virtualbox algo como... tem que criar um grupo usb alguma coisa, usuário usb alguma coisa, dar permissão pra acesso e etc... algo como criar uma interface virtual entre o linux e o s.o. virtual.

E rodar os supramencionados direto no linux é uma outra ginástica. Mas não tão suada como a do amigo Moris com o w11😁

Foi só curiosidade banal mesmo:

8 horas atrás, .if disse:

funciona com porta virtual usb?

Não sei,  .... 

Pior que de fato isso é desimportante pois a nova geração prefere os programadores mastigados entre eles o arduino.

• Curtir 1
Postado

Grato a todos vocês!👍👍👍👍👍

Não vou selecionar nenhuma postagem como "Marcar como solução", pois diversas postagens merecem.

MOR_AL😀

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Grato a todos vocês.

Fiz um sorteio para "Marcar como solução", já que não saberia escolher a melhor, pois todas foram úteis.

MOR_AL

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...