Ir ao conteúdo

Como instalar o VirtualBox no Windows 11?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Pessoal.

Estou tendo problemas em instalar o Virtualbox no meu PC com W11.

De início consegui incluir um arquivo do C++ solicitado, apesar de já haver diversos instalados.

Depois, consegui passar por esta etapa, não aparecendo mais a limitação.

Depois recebi outra restrição, que acrescento a imagem obtida.

Clipboard_02-09-2025_01_crop.jpg.01affd4099585aaf03f8c5b5f01a5574.jpg

Consultei o fórum do Virtualbox e descobri como evitar este erro.

Agora recebo esta imagem, sem maiores explicações...

VB_crop.jpg.e048f97cafa121cf830d88e97f02b691.jpg

Installation log? Procurei na pasta da Oracle em meu PC, em todas das sub pastas, que não são poucas e não encontrei a pasta de log.

Contando com ontem e hoje, estudei como baixar e instalar o virtualbox, mas já somei cerca de 8 horas sem ao menos instalar o bendito aplicativo.

Em tempo:

Consultando a página do Virtualbox, Em alguma parte informava sobre as versões do Windows. Tinham vários Windows, com exceção do W11. Ia até o W10.

Será que isso tem algo a ver?

MOR_AL

• Moderador
Postado

@MOR_AL O primeiro não é um erro, apenas um aviso que ele precisa baixar as dependências do Python visto que você deixou o suporte a scripts habilitado. É só avançar, ou desmarcá-la antes de prosseguir.

image.png

Postado
2 horas atrás, Rio McCloud disse:

O primeiro não é um erro, apenas um aviso que ele precisa baixar as dependências do Python visto que você deixou o suporte a scripts habilitado. É só avançar, ou desmarcá-la antes de prosseguir.

Boa-tarde, @Rio McCloud

Obrigado por responder.

Realmente não é um erro, faltou cancelar a pasta do Python no Virtualbox. Como mostrado, passei por esta etapa.

Agora o problema está na etapa seguinte.

Meu PC tem um SSD (C:\) com 250GB (com o SO W11) e um HD (E:\) com 1TB.

O problema aparece tanto quando tento instalar no C:\, como no E:\.

MOR_AL

• J.Augusto F alterou o título para Como instalar o VirtualBox no Windows 11?
Postado
Em 09/02/2025 às 12:26, MOR_AL disse:

Consultando a página do Virtualbox, Em alguma parte informava sobre as versões do Windows. Tinham vários Windows, com exceção do W11. Ia até o W10.

Será que isso tem algo a ver?

Tem tudo a ver... 

A Oracle ainda não atualizou o Virtual Box no W11. 

Já aconteceu o mesmo comigo, mas no Linux. 

Eu usava a maquina virtual VM Ware, ano passado quando instalei o Ubuntu 24 começou a aparecer erros de instalação. Foi aí que resolvi instalar o Virtual Box porque ele já estava na lista de aplicativos que o sistema permite a instalação. 

Sugiro que faça o contrário do que eu fiz.... 

Que tente instalar o VM Ware no seu Windows 11. É um programa mais completo e que sempre tem atualizações, principalmente pra Windows. 

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Renato.88 disse:

Sugiro que faça o contrário do que eu fiz.... 

Que tente instalar o VM Ware no seu Windows 11. É um programa mais completo e que sempre tem atualizações, principalmente pra Windows. 

Olá Renato!

Eu desisti de instalar uma máquina virtual no meu PC com o W11. Cheguei a comentar isso em outro tópico. O meu PC com o W11 está apresentando muitos problemas.

Estou terminando de montar um PC (WXP) com as peças do meu anterior e mais algumas novas. Já consegui que o PC dê o boot, reconheça a RAM, o HD e o DVD. Instalei um conector (10 pinos) na COM da placa-mãe. Agora tem um conector DB9 na traseira do gabinete. Está para chegar uma placa (Placa Multiserial Pci Express X1 Db9 Db25 Rs232- Lt-p230 + Lotus). Tem duas portas seriais e uma paralela. Esta última poderá ser usada no meu kit Exsto. Uma placa que contém alguns periféricos e grava pela paralela.

Além disso acho que poderei ressuscitar o meu kit Easypic3, com sua super placa.

Grandes esperanças pela frente. 😀😀😀😀😀😀

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, MOR_AL disse:

Estou terminando de montar um PC (WXP) com as peças do meu anterior

Pois é, me lembro de ter comentado que eu ia fazer isso. Tenho as peças todas guardadas, mas ainda não montei. 

7 horas atrás, MOR_AL disse:

Eu desisti de instalar uma máquina virtual no meu PC com o W11. Cheguei a comentar isso em outro tópico. O meu PC com o W11 está apresentando muitos problemas.

A minha no Windows 10, mesmo que de quebra galho, as vezes da algum erro. No 11 creio que seja pior mesmo, a cada Windows lançado esse tipo de coisa vai ficando de lado. E novos programas pra isso não são feitos. 

Postado

Atualizando o WXP...

Montei o PC.

Formatei o HD,

1- Gravei um pendrive com a iso e dei o boot no PC. Obviamente que não funcionou.

2 - Dei uma pesquisada e descobri, que tinha que gravar o pendrive (PD) via o app Rufus.

3 - Dei o boot, mas o diabo do boot só mantinha o DVD como primeiro boot e parava por aí. Eu não sabia se o PC acessava o PD.

4 - Descobri que há dois Rufus. Um para 32 bits e outro para 64 bits. Tentei com os dois, mas nada.

5 - Já que o boot começava com o DVD, gravei a iso no DVD. Não funcionou.

6 - Tentei colocar a iso via Rufus no DVD, mas parece que o Rufus não aceita gravar a iso no DVD.

7 - Umas duas vezes consegui colocar o PD como primeiro acesso ao boot. Também haviam dois tipos de PD. Identifiquei os PDs pela sua capacidade. Ambos constavam 4GB. Sem sucesso.

8 - Pensei que poderia ser o arquivo iso. Baixei um da internet e obtive o mesmo resultado negativo.

9 - No total ocorriam duas condições:

9.1 - Não saía do boot, ou reiniciava e parava no boot.

9.2 - Saia do boot e aparecia o cursor piscando na primeira posição (superior esquerda)  da tela. 

Depois de 5 minutos nesta condição eu desligava o PC. 

Aí eu pensei. E se o tempo do cursor for maior? Apesar de assistir um vídeo em que a saída do boot e o início da instalação do WXP era imediata, pensei. Já passou da hora do almoço, vou deixar no cursor e depois do almoço eu verifico se houve alguma alteração. Infelizmente o cursor continuava lá. Parecia rindo da minha cara.

Parece que o problema está no boot.

Amanhã, pela manhã, vou levar o PC ao centro do RJ, no edifício Avenida Central, onde tem muitos técnicos de informática. 

Essa gravação do PIC está saindo dos limites, tanto no tempo, como no valor investido.

Em tempo: 

O barato sai caro.

Ao ligar o monitor com 17 polegadas (R$ 100,00), descobri que dá para trabalhar com ele, mas a tela está com a película manchada em 70% dela. 

MOR_AL

Postado
3 horas atrás, MOR_AL disse:

- Já que o boot começava com o DVD, gravei a iso no DVD. Não funcionou

Não sei como está fazendo. 

Mas o arquivo iso tem que ser gravado como imagem, não é um copia e cola e nem pode extrair os arquivos como se fosse um zip. 

Antigamente (e no meu caso, até hoje) se usava um programa chamado Nero pra fazer essas coisas nos CDs e DVDs. 

Postado

@Renato.88

Iso com o DVD.

1 - Eu fiz:

1.1 - Apenas copia e Cola.

1.2 - Usei também o Rufus 32 e 64 bits. 

1.3 - Usei dois arquivos Iso diferentes.

Foram 4 testes diferentes e repetidos, pelo menos 3 vezes, o que deram cerca de 12 tentativas.

O Rufos é próprio para criar arquivo próprio para isso. Ele identifica o pendrive (PD) e pede o arquivo iso. Quando você não coloca o PD e coloca apenas um disco, ele não reconhece.

Fiz diversas (mais de 30) tentativas com as mais variadas combinações.

Cheguei a usar muito o Nero. 

Amanhã vou procurar um técnico para ver se ele descobre o que está acontecendo. Eu acredito que não seja questão de software, pois tentei alterar a configuração da BIOS em muitos pontos. Por diversas vezes salvei os dados do boot e ele respondia que eu não tinha feito nenhuma alteração. Mesmo antes de salvar eu confirmava as alterações clicando em  F8, que mostrava o que eu havia alterado. Lembrando disso, devo ter passado das 30 tentativas. ☹️☹️☹️

MOR_AL

Postado
2 horas atrás, MOR_AL disse:

Iso com o DVD.

1 - Eu fiz:

1.1 - Apenas copia e Cola

Não funciona. 

1.2 - Usei também o Rufus 32 e 64 bits

Pelo que entendi, esse programa só serve pra pendrive. 

O que lhe falta é um disco com boot. Seu computador parece não reconhecer pendrive por ser um modelo antigo. 

E o disco tem que ser gravado com um programa apropriado para extrair a imagem da fonte correta. 

Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

O que lhe falta é um disco com boot. Seu computador parece não reconhecer pendrive por ser um modelo antigo. 

O pendrive e o PC antigo funcionavam com o W10. Sem problemas. Migrei para o W11, com um novo PC, porque o boot demorava de 5 a 10 minutos. O SO W10 estava no HD. O SO do W11 está no SSD. O boot é bem rápido.

6 horas atrás, Renato.88 disse:

E o disco tem que ser gravado com um programa apropriado para extrair a imagem da fonte correta.

Estou ciente deste fato. 

No boot o pendrive é identificado de duas formas; via pendrive, ou via o tal de UEFI, que pode-se dizer, que é uma geração seguinte do boot.

Vendo um vídeo sobre instalação do WXP, identifiquei o ponto em que o meu procedimento se diferencia do apresentado.

Após escolher o boot pelo pendrive e este ser reconhecido no procedimento, a minha tela apresenta um cursor na primeira linha, primeira coluna (esquerda superior). E fica assim sem se alterar. No vídeo aparece a mensagem para apertar qualquer tecla para iniciar.

Já cliquei centenas de vezes apenas com o cursor, considerando que era a tal mensagem. Nada.

Ficarei atualizando o meu procedimento. Acho que será interessante saber o que está acontecendo.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Me corrija se eu estiver errado, mas você quer fazer dual boot entre Windows XP e Windows 11?

O VirtualBox funciona no Windows 11, a propósito. Um detalhe que precisa ser levado em conta é este:

Postado

@Marcos FRM

Uau!

Acessei o link que você mencionou.

Eu queria ter a sua experiência .... e coragem para mexer no meu W11.

Não tenho conhecimento para trabalhar com a Plataforma Hyper-V. Aliás é a primeira vez que ouço falar dela.

Não quero deixar o meu W11 menos seguro.

Considerando isso.....

@Renato.88

Bom.

É sempre bom ir a um lugar de manutenção de PCs, que tenham muitos técnicos.

Conversei com 5 ou 6 técnicos e tenho o seguinte a informar:

1 - O VirtualBox não está preparado para funcionar no W11. Já tinha observado no link do VirtualBox, que deixava de fora o W11, só constando até o W10.

2 - A placa-mãe do meu PC anterior, que funcionou com W10, já possui tecnologia que não permite a instalação do WXP. Talvez tenha sido por isso é que não aparece a tal mensagem para clicar em qualquer tecla para continuar (a instalar o WXP).

3 - Mesmo que eu por azar (isso mesmo) consiga instalar o WXP no meu PC anterior, os drivers não funcionarão, ou terão sérias limitações.

4 - Ninguém lá tem hardware para um PC com o WXP. 

5 - Me sugeriram o MecadoLivre, ou a OLX, mas alertaram, que o hardware é tão antigo, que o tempo de vida útil, já poderá estar próximo.

6 - Como o meu PC anterior tinha o W10, cujo HD foi formatado, eu poderia reinstalar o W10 e colocar o VirtualBox nele. Depois poderia instalar o WXP.

É isso!

Vou focar no item 6 e em novo hardware com programa compatível com oW11.

MOR_AL

Postado

- A placa-mãe do meu PC anterior, que funcionou com W10, já possui tecnologia que não permite a instalação do WXP. Talvez tenha sido por isso é que não aparece a tal mensagem para clicar em qualquer tecla para continuar (a instalar o WXP).

3 - Mesmo que eu por azar (isso mesmo) consiga instalar o WXP no meu PC anterior, os drivers não funcionarão, ou terão sérias limitações

Sim, é verdade. Agora entendo que sua placa tem esse sistema UEFI, só permite a instalação a partir do Windows 7, ela já é otimizada somente pra sistemas de 64 bits. 

Sábado eu vou mexer no meu computador que está parado, eu tinha colocado o Windows 10 nele e ficou lento. Vou colocar o 7 e ver se é possível gravar PICs nele com o JDM. 

Me sugeriram o MecadoLivre, ou a OLX, mas alertaram, que o hardware é tão antigo, que o tempo de vida útil, já poderá estar próximo.

Até hoje, as velharias que comprei no mercado livre estão funcionando. Algumas de 2020 até. 

Como o meu PC anterior tinha o W10, cujo HD foi formatado, eu poderia reinstalar o W10 e colocar o VirtualBox nele. Depois poderia instalar o WXP.

É isso!

Vou focar no item 6 e em novo hardware com programa compatível com oW11

Por enquanto, essa parece mesmo ser a melhor opção pra você. 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, é verdade. Agora entendo que sua placa tem esse sistema UEFI, só permite a instalação a partir do Windows 7, ela já é otimizada somente pra sistemas de 64 bits. 

O porque eu não sabia.

Sábado eu vou mexer no meu computador que está parado, eu tinha colocado o Windows 10 nele e ficou lento. Vou colocar o 7 e ver se é possível gravar PICs nele com o JDM.

Acho que o W10 permite criar uma máquina virtual e instalar o WXP. É isso que pretendo fazer com o meu PC anterior.

Até hoje, as velharias que comprei no mercado livre estão funcionando. Algumas de 2020 até. 

Como já possuo o PC anterior, que tem um hardware mais recente que o do WXP, vou tentar instalar o W10.

Por enquanto, essa parece mesmo ser a melhor opção pra você. 

É isso mesmo.

Valeu!

MOR_AL

Postado

Última forma!

Assisti um vídeo em que o autor instalava a virtual box no W10.

Ele clicava quase tudo em "Continuar". Parece que para ele o foco era instalar facilmente.

Em dado momento, entre uns dois clics, apareceu uma restrição com relação a PCIe, informando que algumas restrições seriam impostas. Parece e ser exatamente a que eu preciso.

Não acredito que o WXP, na máquina virtual, com PCIe, possa funcionar plenamente.

Tenho ainda uma opção.

Um colega possui um PC com W7, que tem porta serial e paralela. Propus a ele trocar o meu PC, que funcionou com o W10, pelo dele. 

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Em dado momento, entre uns dois clics, apareceu uma restrição com relação a PCIe, informando que algumas restrições seriam impostas.

Você fez o que o @Rio McCloud sugeriu? É para instalar sem precisar do Python. Tem o porém que comentei: se "isolamento de núcleo" ou "integridade da memória" estiverem habilitados em "Segurança do Windows", o recurso "Plataforma Hyper-V" será instalado, que por sua vez fará o VirtualBox funcionar mal -- mesmo assim, é para funcionar. Rodando desse jeito, no tempo em que eu usava o VirtualBox no Windows 11 (em duas máquinas distintas), tinha problemas diversos das máquinas virtuais travando, ficando lentas. Máquinas com DOS, por exemplo, nem iniciavam. Como isso faz algum tempo, é possível que o VirtualBox tenha melhorado sua integração com o Hyper-V. Você teria que testar.

Postado

@Marcos FRM

Boa-tarde! (Escrevi este texto ontem à tarde, mas por algum motivo não apareceu. Hoje apareceu "Restaurado").

Fiz sim, aliás a resposta encontra-se na postagem #3.

Como afirmei anteriormente, não quero comprometer a integridade do meu W11. Prefiro não instalar o VirtualBox. 

Estou negociando a troca do meu PC anterior, pelo PC dele, com W7.

Grato pela postagem.

MOR_AL

• Solução
Postado
Em 13/02/2025 às 14:12, Renato.88 disse:

Bom, já estou praticamente no Domingo mas enfim o Windows 7 está instalado no velho Athlon.

Deu um trabalho instalar, pois não sabia que o cabo flat da IDE do DVD-RAM não estava bom, estava copiando os arquivos lentamente até dar erro, aí fui ver o que era.

Quanto ao gravador de PIC tipo JDM (ligado diretamente ao serial do PC) não foi tão fácil fazer funcionar como é de costume com o windows XP.

O maior problema são realmente os sistemas que funcionam em 64 bits, Até o XP ainda não existia isso, pois os computadores tinham os mesmos barramentos de 32 bits derivados dos 80486.

Ainda bem que achei um tutorial. O programa que eu uso é o WINPIC800 V3.65

O tutorial que encontrei:

http://info-tecniko.blogspot.com/2014/11/configurando-o-winpic800-no-windows-7_4.html

E mesmo com tudo desatualizado, a internet ainda segue funcionando, inclusive para mandar essa postagem!

Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Quanto ao gravador de PIC tipo JDM (ligado diretamente ao serial do PC) não foi tão fácil fazer funcionar como é de costume com o windows XP.

O maior problema são realmente os sistemas que funcionam em 64 bits, Até o XP ainda não existia isso, pois os computadores tinham os mesmos barramentos de 32 bits derivados dos 80486.

É bom saber disso.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Ainda bem que achei um tutorial. O programa que eu uso é o WINPIC800 V3.65

O tutorial que encontrei:

http://info-tecniko.blogspot.com/2014/11/configurando-o-winpic800-no-windows-7_4.html

Mas você conseguiu fazer funcionar com o gravador de PIC tipo JDM?

Devo ter o WINPIC, mas nunca o usei.

O Windows do meu amigo é o 7. Se eu não conseguir fazer funcionar, vou partir para o Windows XP.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

E mesmo com tudo desatualizado, a internet ainda segue funcionando, inclusive para mandar essa postagem!

Você colocou um antivírus antes de se conectar na internet? Vi, em algum vídeo, que em 15 minutos o PC do autor foi infectado por diversos vírus.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!