Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já removi a parte do fogão, porém continua não aquecendo, queria  ligar direto as resistencias em uma só, pois a de cima, tentei algumas gambias e até agora nada, se alguém puder ajduar ou dar uma ideia, agradeço!

WhatsApp Image 2025-03-26 at 18.30.10.jpeg

• Rio McCloud alterou o título para Forno elétrico não aquece a resistência
Postado

A primeira coisa a se fazer é pegar um multímetro e medir as resistências. Deve dar em torno de 10 a 20 ohms cada uma. 

Se estiverem boas, aí tem que ver o termostato e as chaves. 

Por último, só sobrou a fiação elétrica.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

ver o termostato e as chaves.

... e a do timer e o termostato de proteção.

Postado

Uma vez me aconteceu isso. O técnico trocou o seletor de resistência (só a de cima / só a de baixo / em cima e embaixo) e disse que eu não devia mexer nesse seletor com o timer rolando porque isso causava faíscas no seletor. Se eu quisesse mudar, por exemplo, da posição "em cima e embaixo" para "só a de cima", que pusesse antes o ajuste de temperatura no zero. Termostato no zero, muda a seleção e volta o termostato onde de estava...

Postado
Em 29/03/2025 às 11:04, rmlazzari58 disse:

Termostato no zero, muda a seleção e volta o termostato onde de estava...

Basta retirar da tomada quando for mexer, aí não vai precisar mexer no timer! 😁 

• Haha 2
Postado
13 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Basta retirar da tomada quando for mexer

Aí fica um pouquinho mais difícil...

1 - arrasta prá frente o armário em cima do qual está o forninho

2 - enfia a mão atrás do armário e tateia até encontrar o plugue. puxa o plugue

3 - muda a seleção

4 - com o plugue na mão enfia o braço atrás do armário tateia, tateia, tateia... até encontrar a tomada. enfia o plugue

5 - arrasta de volta o armário prá tras

6 - passa pano no chão da cozinha para limpar a "brecada de bicicleta" que o pézinho do armário deixou

(Juro que amanhã mesmo vou por um rodízio no lugar desses pézinhos!)

Mais fácil dar um pulo lá na frente, derrubar o disjuntor, mudar a seleção, ir lá na frente e rearmar o disjuntor...

Ainda dá para girar o termostato mas, pô... aí fica sem graça, muito fácil 😄

• Haha 3
Postado
Em 29/03/2025 às 11:04, rmlazzari58 disse:

Uma vez me aconteceu isso. O técnico trocou o seletor de resistência (só a de cima / só a de baixo / em cima e embaixo) e disse que eu não devia mexer nesse seletor com o timer rolando porque isso causava faíscas no seletor. Se eu quisesse mudar, por exemplo, da posição "em cima e embaixo" para "só a de cima", que pusesse antes o ajuste de temperatura no zero. Termostato no zero, muda a seleção e volta o termostato onde de estava...

Pois é, tipo o que se faz com o chuveiro: onde deve fechar o registro pra não derreter o contato da chave (que não tem tratamento no cobre). 

O mesmo deve ser com esse tal seletor, uma chave de material barato enquanto que o do timer deve ser de um metal melhor. 

No fim é tudo economia porca de quem fez o forno. 

Aliás, o forno daqui tem uma luz neon que indica que o timer está ligado, mas nada que indique que a resistência de cima esteja ligada (a não ser a posição da chave, um tanto ruim de ver). 

Minha mãe queimou várias coisas com essa bendita resistência ligada. 

Ao passar da garantia, já fui logo e coloquei um led em paralelo com ela e dei um jeito de colar ali no painel. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!