Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bom, galera? Tenho mais HDs do que o número de portas SATA em meu PC. Não posso comprar um PC secundário para servir de NAS caseiro por enquanto. Dai surgem essas plaquinhas aqui: https://lista.mercadolivre.com.br/placa-adaptadora-pci-ex-8-portas-sata
O problema é que não as vejo à venda em lojas de hardware do Brasil, não sei por quê. É como se fosse uma coisa muito nichada, ou muito horrível. As opções são ML ou fornecedores chineses. Nem sei o nome correto de mercado delas, por acaso é "placa de expansão sata pci-e"? Então:

1. Elas prestam? 
  2. Permitem boa velocidade de leitura e gravação dos HDs SATA 3 conectados a elas? 
  3. Podem causar problemas nos HDs?
  4. Vocês comprariam dessas marcas que surgem e somem, especialmente da China?

valeu!

Postado
14 horas atrás, darossa disse:

Tudo bom, galera? Tenho mais HDs do que o número de portas SATA em meu PC. Não posso comprar um PC secundário para servir de NAS caseiro por enquanto. Dai surgem essas plaquinhas aqui: https://lista.mercadolivre.com.br/placa-adaptadora-pci-ex-8-portas-sata
O problema é que não as vejo à venda em lojas de hardware do Brasil, não sei por quê. É como se fosse uma coisa muito nichada, ou muito horrível. As opções são ML ou fornecedores chineses. Nem sei o nome correto de mercado delas, por acaso é "placa de expansão sata pci-e"? Então:

1. Elas prestam? 
  2. Permitem boa velocidade de leitura e gravação dos HDs SATA 3 conectados a elas? 
  3. Podem causar problemas nos HDs?
  4. Vocês comprariam dessas marcas que surgem e somem, especialmente da China?

valeu!

Possuo uma com 4 portas sata3 e funciona perfeitamente. Inclusive aparece na BIOS os HDs quando liga, ou seja, o PC reconhece automaticamente.  Foi comprada no mercado livre.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Placas de expansão PCI-E SATA valem a pena?
  • Membro VIP
Postado

Tirando os HDDs de lado e vendo apenas no caso de SSDs:

Nunca usei PCI-E SATA mas, estou usando uma PCI-E NVMe (Knup) que funciona bem quando o SSD não tem defeito, a única limitação é que não dá para instalar o sistema nele. Não testei velocidade ou se causam algum problema.

No caso de SSD com defeito, só funciona quando usa o abridor de cartões USB e não funciona com o adaptador PCI-E.

Eu compro estas "porcarias" de adaptadores sem medo de ser feliz, se funcionar está bom e se não funcionar tento outra coisa. Este tipo de adaptador só vem da China pois, o que se vende no Brasil foi fabricado lá. A marca é apenas uma etiqueta sobre um produto.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Deixando tudo no campo teórico da especulação, sem qualquer base prática como por exemplo algum post relatando um caso, em tese o adaptador poderia causar algum dano ou mau funcionamento na unidade;

Considerando que a placa não tem nenhum componente eletrônico, que tem apenas as ligações elétricas, poderia ocorrer alguma espécie de curto ou mau contato que de alguma forma viesse a afetar a unidade espetada na placa.

Agora considerando que a placa tem componentes eletrônicos, poderia ocorrer de algum deles deixar passar mais energia do que deveria ou então deixar passar menos de que deveria e até mesmo uma combinação com algum problema nas trilhas viriam a causar algum dano na unidade.

Na minha prática de uso normal de adaptadores nunca passei por situação que desse defeito permanente na unidade e caso desse, nem saberia como relacionar uma causa e efeito à ponto de culpar a placa adaptadora.

O máximo que passei foi dar defeito no adaptador sem causar prejuízo algum a unidade, tipo assim: com um adaptador a unidade não era detectada e com outro adaptador a unidade era detectada e funcionava normalmente. Num outro caso do notebook ECS 557S, vivia dando tela azul e a garantia trocou o adaptador de conector do HDD, passado algum tempo o adaptador oxidou e o defeito voltou mas, o HDD funcionou muito bem em outras máquinas.

De um ano para cá estou me aventurando em sucatas de SSD com defeito e dentre elas vieram doze placas adaptadoras SATA/MSATA, na maioria com SSDs dentro. Todos os SSDs testados individualmente estavam perfeitos, sem defeito algum, com exceção de um deles que deu pau não deixando formatar, ainda não tive tempo de trabalhar nele para determinar o motivo do defeito.

Já os adaptadores, a maioria tinha algum defeito em algum componente eletrônico, já que ao fazer a substituição, a placa passou a funcionar normalmente, enquanto que na parte das ligações elétricas nenhuma das placas tinha algum defeito.

O meu nível de uso destes adaptadores está em apenas acessar os dados do SSD ou então para fazer um diagnóstico ou atualizar a firmware dele.

Eu evito usar um adaptador como solução definitiva de uso no dia a dia porque sempre, em tese, ele vai limitar de alguma forma a velocidade.

Dou preferência a usar o SSD na sua porta normal.

Para toda regra tem uma exceção; eu já tive uma máquina que veio com HDD de notebook com um adaptador de IDE para SATA a qual funcionou por vários anos sem apresentar problemas, de fato eu nunca notei alguma diferença de desempenho.

Acho que a única forma de saber se as placas adaptadoras valem à pena ou não é testar por si mesmo. Lembrando que no seu caso, são muitos SSDs e HDDs o que pode ter alguma influência ou não por conta da potência da fonte. No meu caso sempre foi uma ou duas unidades.

Postado

@Pincipi , muito obrigado pelo seu cuidadoso testemunho. Vou adquirir uma. O pior que pode acontecer, tomara, é a placa expansora simplesmente não funcionar. Terei o cuidado com a pontência da fonte.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!