Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oii Pessoal, alguém pode me ajudar por favor?

Estou procurando uma boa fonte, confiável (que não vá queimar nada meu nem explodir, socorro)

Já me recomendaram corsair, mais sei lá.... olhei as avaliações dos modelos rm850 e rm750 (com e sem e no final em lojas sempre tem alguém falando que queimou ou que parou de funcionar, já vi pelo menos umas 5 avaliações assim então não sei se são casos isolados. MSI também me recomendam bastante, mas olhei avaliações dos modelos msi mag a850gl e vi mais de umas 5 pessoas em lojas variadas/posts em fóruns falando que a fonte explodiu depois! 

XPG me recomendaram e eu comprei, chegou com defeito de fábrica, nem sequer ficou ligada por mais de 5 minutos, pesquisei e varias pessoas tinham esse problema e me decepcionei bastante, não queria comprar ela novamente em outra loja e já até pedi reembolso onde comprei, comprei o modelo core reactor (o primeiro sem ser o II) de 850w.

Aí fico assim, com o medo de comprar algo que tenha muitos relatos de defeito ou que pior possa vir ter a chance de explodir depois ou queimar

Estou procurando fontes acima de 700w, algo entre 750w e 850w pois acho que minha configuração exige isso e tmb pra ter margem pra algum upgrade... 

Meu orçamento é de até uns 750 reais mais que isso infelizmente não dá.

Não ligo se é Modular ou não, mas menos de gold não confio

Alguma recomendação? Obs essa é a minha configuração, precisa ser compatível, as vezes encontro uns modelos mas eles acabam não sendo compatíveis 

placa-mãe Gigabyte B760M AORUS ELITE (rev. 1.0), LGA 1700, DDR5 

Processador Intel Core i5 14400F 14ª Geração 3.5 GHz (4.7 GHz Turbo) cache 20MB LGA1700

Memória DDR5 Corsair Vengeance RGB, 32GB (2x16GB), 6200MHz

SSD Kingston Fury Renegade, 1TB, M.2 2280, PCIe 4.0 x4, NVMe, Leitura: 7300 MB/s, Gravação: 6000 MB/s 

Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 4060 Infinity 2 OC, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing

Water Cooler Aigo Darkflash Twister DX240 V2, ARGB, 240mm

Kit Com 3 Ventoinhas Hyrax ARGB, 120mm

Gabinete Gamer Cougar Fv150 RGB com 4 ventoinhas

Se alguém puder me dar uma luz ficaria muito feliz!!! Obrigado desde já 

• Curtir 1
Postado

@FoxBlack eh xpg não sei mais não, perdi a confiança.... esse modelo da msi como eu disse, tem muito relato de explosão então fico com medo

@franciscaum Nunca recebi recomendação pra ASUS em fonte... vou pesquisar um pouco sobre 

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, Betec disse:

XPG me recomendaram e eu comprei, chegou com defeito de fábrica, nem sequer ficou ligada por mais de 5 minutos, pesquisei e varias pessoas tinham esse problema e me decepcionei bastante, não queria comprar ela novamente em outra loja e já até pedi reembolso onde comprei, comprei o modelo core reactor (o primeiro sem ser o II) de 850w.

Inicialmente, que pena que teve uma experiência negativa com a Core Reactor, poderia nos detalhar melhor sobre o ocorrido? Acionou a garantia?

7 minutos atrás, Betec disse:

rm850 e rm750 (com e sem e no final em lojas sempre tem alguém falando que queimou ou que parou de funcionar, já vi pelo menos umas 5 avaliações assim então não sei se são casos isolados

Entendo que seja casos isolados, que necessitam de uma análise maior do que aconteceu, pois a linha RM inteira é boa

Lembro de ter visto casos do RM-e no começo que chegaram com defeito de fábrica mesmo, mas creio que esteja corrigido em lotes mais recentes

Uma das RM aparenta ser uma versão da RM-e sem o cabo 12VHPWR (preciso checar isso mais a fundo, pra ser sincero) e tem também a RM-x sendo um ótima escolha, bem avaliada

28 minutos atrás, Betec disse:

MSI também me recomendam bastante, mas olhei avaliações dos modelos msi mag a850gl e vi mais de umas 5 pessoas em lojas variadas/posts em fóruns falando que a fonte explodiu depois! 

Os modelos A-GL seriam a alternativa se tirar XPG e Corsair da lista, se houve problemas, provável que seja um lote problemático, mas não acho que se comprar hoje teria esse problema

Usando a Amazon para exemplo, a nota está boa até:

image.png.b912bb97c3abe4f23bb6bd40a55577ff.png

Na Kabum:

image.png.cbd33fc4377daad7ae65e729a2983788.png

E na Terabyte:
image.png.d1345c629e0bb5916e6297449592a678.png

Ela, assim como alguns modelos da XPG, tem 10 anos de garantia

22 minutos atrás, Betec disse:

Estou procurando fontes acima de 700w, algo entre 750w e 850w pois acho que minha configuração exige isso e tmb pra ter margem pra algum upgrade... 

Na verdade sua config consome menos que isso:

O 14400, 'irmão' do seu processador, foi visto em teste de estresse 130w:

gevdu4Hd6AQEPocUAwxBpN-970-80.png.webp.0d10c712832872262ec9eda099cb9234.webp

Já a 4060 é uma placa bem eficiente em consumo, veja o exemplo de um modelo da MSI consumindo 144W em picos:

image.png.0a6fe8b2e00e0a5308a1fe20bb232699.png

Mesmo que estivesse forçando bastante as peças, até uma fonte de 500w (de qualidade, claro) daria conta

A pergunta aqui seria, o quão longe tu iria em um upgrade? Pois dependendo, até uma de 650w já seria suficiente para ti.

• Curtir 2
Postado
52 minutos atrás, Betec disse:

essa sua configuração mal consome 400w, a RTX4060 em jogos não chega a consumir 140w, uma boa fonte de 650w já será mais do que suficiente.

https://www.techpowerup.com/review/msi-GeForce-RTX-4060-gaming-x/39.html

Recomendo a XPG Core Reactor II 650w (sem ser a VE), que tem 10 anos de garantia.

• Curtir 2
Postado

@Zalgo obrigado pela resposta bem completa, então fonte é algo que espero levar pra frente por muito tempo, sou designer e editor de vídeo então tô sempre mudando um pouco o PC, daqui uns anos provavelmente tô trocando placa de Vídeo... ou placa-mãe + processador, quanto ao consumo o ideal é sempre ter wats de folga e nunca ficar coladinho no consumo.

Sobre o problema da XPG não tem muito detalhes, ela chegou instalei e ela não aguentava, problema na alimentação provavelmente, rodando na net da pra ver que muita gente teve o mesmo problema, é só abrir as avaliações menores de 4 estrelas que vai aparecer sempre alguém seja em qualquer site falando que chegou com defeito então fico com o pé atrás, como devolvi na mesma semana que chegou ficou como reembolso de arrependimento 

Aliás 500w é pouco demais, nem passou pela minha cabeça cogitar isso, é forçar a fonte reduzir a vida útil dela ficar limitado pra up... dá não 

Postado

@Tiberio nossa não recomendo pra ninguém ter uma fonte tão colada no consumo, vai forçar a fonte além de de ficar limitado pra qualquer upgrade, chega a se tornar algo descartável 

@CristianCDS é em alguns caso se a pessoa brigar muito as vezes dá, mas imagina o transtorno 

• Confuso 1
  • Moderador
Postado
22 minutos atrás, Betec disse:

fonte é algo que espero levar pra frente por muito tempo, sou designer e editor de vídeo então tô sempre mudando um pouco o PC, daqui uns anos provavelmente tô trocando placa de Vídeo... ou placa-mãe + processador, quanto ao consumo o ideal é sempre ter wats de folga e nunca ficar coladinho no consumo.

Embora é legal ter potência sobrando, até pensando em upgrade, temos que ser realistas dentro do consumo e se atentar ao superdimensionado da fonte

Imagine que tu decida dar um up nesse seu setup, pegando um 9800X3D de vez para sobrar CPU nos jogos e uma 5070 TI, forte, moderna, cheia de tecnologias em IA e tudo mais

Olhe o consumo dessas peças:

9800X3D no máximo em 160W:

power-per-application.thumb.png.41c7101a1db52082d1281470ce923b44.png

5070TI da MSI como exemplo:

power-consumption.thumb.png.c4c46b83da2a22a8ce6e4e40d249572f.png

E pico de consumo:

image.png.f0876306e8ebd6f696e7d3afb3db578c.png

Junto com as recomendações de fabricantes de GPU que sempre estão acima do necessário do consumo, justamente para não faltar potência pra nínguem, para combinar com uma 5070 TI, seria uma fonte de 700/750w, isso com certeza dá conta dos ~500w do nosso kit imaginário

E olha que eu falei de peças com consumo mais elevado que as do seu setup! Com cada nova geração, realmente, o topo do topo do high-end pode até aumentar o consumo, mas boa parte das placas e processadores se mantém com consumo adequado ao comparar com o seu equivalente de geração anterior (tipo Ryzen 5600 vs 7600), e as vezes até melhorando, vide ocorrido da 3060 para a 4060, pra isso temos sempre que checar os reviews

Novamente, não acho que esteja errado ao pensar em mudança de peças pegar uma potência maior, mas se seu upgrade for por exemplo, trocar sua 4060 por uma 5060ti, que vai consumir uns 200w no máximo em pico, os 500w comentados ainda continuam funcionando, e a sugestão de uma de 650w ainda demonstra boa folga

• Moderador
Postado

Pessoalmente nessa faixa de orçamento eu iria nos modelos mencionados anteriormente, porém se for excluí-los das possibilidades, temos as seguintes:

Pichau Cluster 850w - R$510

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-cluster-850w-pcie-5-0-full-modular-cybenetics-gold-preto-pg-cl850-bk01

Cybenetics: https://www.cybenetics.com/evaluations/psus/2496/

Análise Teclab:

Gamemax GX850 Pro - R$689

https://www.kabum.com.br/produto/495999/fonte-gamemax-gx850-pro-850w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto-gx850pbkps18810br

Está atualmente sem report na Cybenetics, apenas a versão de 1050W. Em comparação, segue um review gringo https://cultists.network/12197/gamemax-gx850-pro-review/

Análise Teclab:

Postado

fonte pichau, cybernetiks, msi, xpg (muitas duvidosas)...

tenho uma corsair RMx desde 2017, nem liga o fan quando não é exigida, mas o ruim que são caras..

mandei a sugestão da ASUS, marca renomada e garantia total,

fora os reviews de internet apresentados pelos colegas, não coloco minha mão no fogo por nenhuma...

mesmo sendo tier A, quando é do BR fica sempre a pulga atras da orelha!

ABRAÇO

Postado

@Zalgo eu não riscaria corsair da lista não, eles são confiáveis na maioria das fontes, mas alguns modelos de algumas linhas  intermediária to vendo que tem que ter cautela porque tem mt reclamações, a xpg eu risquei pra não me arriscar a pegar algo que tenha defeito novamente, mas não diria que é de todo ruim, mas tem muita reclamações do tipo, imagino se não foi um grande lote para as distribuidoras com defeito. Agora essas que você me recomendou eu não confio, fonte da pichau? 😬

Mas obrigado pela ajuda de qualquer forma

@franciscaum exato!! Compartilho da mesma opinião, XPG talvez eu dê algum crédito para as memórias e a MSI as placas mães... agora fonte já não sei. Essas marcas tipo Pichau? Tô descobrindo agora q existe isso, não querendo desmerecer, mas assim fica no mesmo nível de white label 

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Betec disse:

nossa não recomendo pra ninguém ter uma fonte tão colada no consumo, vai forçar a fonte além de de ficar limitado pra qualquer upgrade, chega a se tornar algo descartável 

Você está viajando, essa sua configuração como falei acima em jogos não chega a consumir 500w, uma boa fonte de 650w já terá uma boa folga, já servirá até para futuros upgrades, acima disso a fonte ficará superdimensionada que não é um bom negócio, recomendo ler o tópico abaixo, apesar de ser um pouco antigo ainda serve para os tempos atuais.

Postado

@Tiberio não, dá pra usar... não tô dizendo que não vai funcionar só tô falando que não compensa, a folga que eu teria com uma 650w não iria durar por exemplo para um futuro upgrade de placa-mãe + processador + placa de Vídeo por exemplo, em alguns anos teria que comprar outra fonte caso quisesse algum upgrade. "Mas tem folga pra upgrade" aí ficaria no limite do limite. Por isso não dá pra mim, mas para outros objetivos com certeza, talvez se eu quisesse manter essa configuração que tenho por muitos anos e tivesse em mente upgrades não tão radicais...  seria um ótima opção. 

E com um pouco mais você leva alguma de 750w, acaba não compensando nem pelo lado financeiro 

Postado
2 minutos atrás, Betec disse:

a folga que eu teria com uma 650w não iria durar por exemplo para um futuro upgrade de placa-mãe + processador + placa de Vídeo por exemplo

Isso aí é coisa da sua cabeça, boas fontes são projetadas para trabalhar o tempo todo a 100% de carga, mesmo assim esse cenário é impossível de acontecer, afinal de contas ninguém fica jogando e editando vídeo o tempo todo.

Postado
1 hora atrás, franciscaum disse:

fonte pichau, cybernetiks, msi, xpg (muitas duvidosas)...

tenho uma corsair RMx desde 2017, nem liga o fan quando não é exigida, mas o ruim que são caras..

mandei a sugestão da ASUS, marca renomada e garantia total,

fora os reviews de internet apresentados pelos colegas, não coloco minha mão no fogo por nenhuma...

mesmo sendo tier A, quando é do BR fica sempre a pulga atras da orelha!

ABRAÇO

Encontrei uma RM com uma revisão de 2025, não encontrei nenhuma reclamação preocupante sobre ela, estou pensando em pegar ela.... o que você acha? Estou entre essa e a sua recomendação da ASUS, que pesquisando vi que é bem boa! Tmb não achei reclamações preocupantes sobre ela, a da corsair que estou em dúvida é esse modelo fonte corsair rm750e 2025 series

@Tiberio Bom, vai de crença pra crença, eu n gosto muito de testar os limites da fonte não kkkkkk 

e sim tem pessoas que usam muito o computador, eu trabalho e ainda jogo então o tempo que meu pc descansa geralmente é só de madrugada

• Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para Recomendações de fonte Gold, confiável em 2025 e acima de 700W
Postado

Oi Pessoal, alguém tem essa fonte com a série de 2025? Ela é boa? Estou pensando em comprar ela, mas encontrei poucas avaliações então fico com o pé atrás.

Alguém que tenha alguma experiência com esse novo modelo ou até mesmo o anterior de 2023?Screenshot_20250507_110613_KaBuM!.thumb.jpg.67c7f2b4aea245f8c84d4c3935ac00ff.jpg

• guilherme_dr alterou o título para Fonte Corsair RM750e Series 2025 é boa?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!