Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma 3070Ti. De uns tempos para cá, quando tento rodar algum jogo AAA, ela dá tela preta depois de algum tempo. Varia muito, desde alguns minutos até algumas horas jogando.

Gostaria de alguma recomendação de profissional para reparar a GPU, visto que já tentei monitorar temperatura, reinstalar drivers, já li diversas coisas na internet e realmente nada resolveu.

Obrigado!

Postado

@Tiberio, tem muito tempo que eu não entro no fórum... antigamente a configuração aparecia abaixo do nome.

AMD Ryzen 5 3600

RTX 3070Ti

Mb ASUS TUF B450M Plus Gaming

2x8Gb RAM

Fonte Corsair CX 550M

• J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 3070Ti dando tela preta em jogos mais exigentes
Postado

@Tiberio, embora seja uma boa suposição, essa fonte tocou essa placa de vídeo por muito tempo sem nenhum problema. Por isso acho estranho estar acontecendo isso agora. Será que há alguma forma de verificar se a fonte está sendo topada na potência? Eu pensei em botar um amperímetro pra medir a corrente do cabo de força mesmo. Em uma conta de padeiro, 550W da fonte a 110V teria que passar algo próximo de 5A para topar a fonte.

Postado
1 hora atrás, Charley Rocha disse:

embora seja uma boa suposição, essa fonte tocou essa placa de vídeo por muito tempo sem nenhum problema

Pode ser que os jogos que você jogou até agora não exigiam tanta energia da placa de vídeo, logo a fonte supria até certo ponto.

Tente fazer o teste com uma nova fonte da potência recomendada, se possível.

• Coordenador
Postado
14 horas atrás, Charley Rocha disse:

@Tiberio, embora seja uma boa suposição, essa fonte tocou essa placa de vídeo por muito tempo sem nenhum problema.

Embora essa fonte de fato não seja a mais adequada para a configuração, a única chance dela não estar suportando é se estiver com defeito. Ela tem potência suficiente para suportar a máquina sem problemas.

Nenhuma recomendação de potência de fonte que leve em consideração apenas a placa de vídeo deve ser levada a sério:

O seu sistema inteiro consome menos de 460W mesmo no pior dos spikes. Tirando os spikes, a maior parte do tempo a máquina ficará abaixo dos 390W, e isso apenas em jogos que usarem tudo tanto do processador quanto da placa de vídeo.

No mais, você está ciente dos problemas com os drivers da Nvidia? Pode ter relação. Dê uma olhada:

Postado
14 horas atrás, KairanD disse:

No mais, você está ciente dos problemas com os drivers da Nvidia? Pode ter relação. Dê uma olhada:

Opa, vou fazer um rollback de driver quando chegar em casa. Aviso aqui depois se resolver. Obrigado!

14 horas atrás, KairanD disse:

Embora essa fonte de fato não seja a mais adequada para a configuração

Se a potência atende, por que essa fonte não é a mais recomendada? Qual seria uma boa fonte para essa configuração?

Obrigado!

Postado
27 minutos atrás, Charley Rocha disse:

Qual seria uma boa fonte para essa configuração?

Uma fonte de potência adequada seria a MSI MAG A650GL, que é uma fonte robusta e tem 10 anos de garantia.

• Coordenador
Postado
37 minutos atrás, Charley Rocha disse:

Se a potência atende, por que essa fonte não é a mais recomendada?

Geralmente, custo-benefício. É cara pelo que oferece frente às concorrentes.

No caso da sua máquina, o ideal seria uma fonte de 650W mesmo (para ficar mais perto dos 50% de carga em jogos e ter uma folga maior), e de nível mais alto, para ser condizente com a placa de vídeo. Mas a sua fonte não tem qualquer problema intrínseco. É uma competente fonte intermediária de entrada com regulação DC-DC, e suporta a sua máquina. Contudo, ela pode não estar operando bem, ainda mais se tiver muito tempo de uso.

Contudo, antes de cogitar outras possibilidades, tente trocar o driver. Vários dos últimos drivers da Nvidia andam introduzindo instabilidades, incluindo telas pretas aleatórias em jogos.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio, @KairanD atualização:

Ontem cheguei do trabalho e fiz a reinstalação do driver da GPU com o DDU. Não funcionou.

Como último recurso, quando todas as alternativas mais lógicas não funcionam, a gente começa a tentar as mais absurdas... me lembrei que vi em algum lugar alguém falando sobre ligar o cabo de força do PC diretamente na tomada, ao invés de ligar no filtro de linha. Não custava tentar.

No meu cenário de teste mais rigoroso, rodando Assetto Corsa Competizione em VR, dava tela preta em menos de 1 minuto. Com essa mudança, rodei o jogo por quase 10 minutos e não deu problema. Como já estava tarde, tive que parar o teste, mas estou otimista. Hoje vou prosseguir e depois retorno com os resultados mais concretos.

Postado

Aproveitando o tópico, caso o problema realmente tenha se resolvido, quanto vale esta máquina? Minha ideia é comprar outra, só que eu precisava resolver esse problema primeiro, porque não iria vender PC ruim pros outros, né?

Quanto vocês diriam que seria um preço justo?

AMD Ryzen 5 3600

RTX 3070Ti

Mb ASUS TUF B450M Plus Gaming

2x8Gb RAM

Fonte Corsair CX 550M

• Coordenador
Postado
Em 13/06/2025 às 08:01, Charley Rocha disse:

Ontem cheguei do trabalho e fiz a reinstalação do driver da GPU com o DDU. Não funcionou.

Qual versão você testou? É do final do ano passado?

Postado

@KairanD Eu instalei o 576.52 mesmo. Não consegui encontrar um driver antigo o suficiente no site da NVidia. Me lembrei também que em Março de 2023 eu comprei o Hoogwarts Legacy pra minha esposa e esse problema acontecia com ela. Então, se for driver, eu precisaria encontrar um anterior a essa data.

A propósito, o problema voltou. A questão do cabo deu certo por alguns minutos no outro dia, mas não resolveu de fato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!