Ir ao conteúdo

Conector Derretendo RX 9070XT Sapphire Nitro+

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

@rafael2112 eu pensei no wd40 mas ele é um pouco oleoso, e se eu tiver realmente que mandar a placa para garantia aí eles vão negar porque vão dizer que eu mexi... É complicado 

Vou tentar um adaptador novo, quero evitar RMA  porque sei que é muito burocrático e demora demais, pior que nem é garantido de dar certo...

Postado
9 minutos atrás, Sander Al. disse:

@rafael2112 Interessante esse dissipador, problema é que na minha placa não entra, tem que ser reto, ela usa aquele esquema de ocupação de cabos 

Não entendi, fica rente com o dissipador da placa? Pode enviar uma foto?

Postado
5 minutos atrás, Sander Al. disse:

Entendi agora, no seu link é apenas outro cabo semelhante, o problema vai persistir

• Curtir 1
Postado

@rafael2112 eu vou tentar quebrar o galho com outro cabo até conseguir comprar uma fonte com padrão nativo, apesar que nada é garantido...

Queria evitar o RMA porque sei que vai ser muito demorado e complicado.

Postado
21 minutos atrás, Sander Al. disse:

@rafael2112 eu vou tentar quebrar o galho com outro cabo até conseguir comprar uma fonte com padrão nativo, apesar que nada é garantido...

Queria evitar o RMA porque sei que vai ser muito demorado e complicado.

Não resolve!

São três cabos "espremidos" em um conector pequeno de plastico acima de dissipador de calor, houve um erro de projeto vão adicionar um conector auxiliar em outra revisão que é a forma mais simples de resolver. 

Você terá que remover o backplate e colocar o adaptador. Este não deve pegar no dissipador

https://pt.aliexpress.com/item/1005006766075175.html?spm=a2g0o.productlist.main.5.19a0Q8uPQ8uPI4&algo_pvid=1d63ae69-a75c-443b-948e-c892ed038cb3&pdp_ext_f={"order"%3A"271"%2C"spu_best_type"%3A"price"%2C"eval"%3A"1"%2C"fromPage"%3A"search"}&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A|x_object_id%3A1005006766075175|_p_origin_prod%3A

Ou é isso ou devolve a placa

• Curtir 1
Postado

@rafael2112 o meu aqui tá sem o backplate, justamente pra eu ficar monitorando a temperatura do conector, devolver não tem como mais, comprei ela em junho, mais ainda tá na garantia.

Se der ruim até lá aí eu faço o RMA (infelizmente...)

Vi muitos vídeos sobre conector nativo, adaptador, etc...

Ninguém chega a uma conclusão, é meio que uma questão de sorte.

Postado
18 horas atrás, Sander Al. disse:

Ela puxa na faixa de 330w, mas teve pico  monitorando pelo gpuz de ate 506w,

Isso foi testando em jogos ou você chegou a  passar o furmark?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Imagina você comprar uma placa de vídeo de 6 mil reais, instalar tudo corretamente como manda o figurino, e ter que depender da sorte para o conector de força não pegar fogo. 😡

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Infelizmente a Sapphire teve a "brilhante" ideia de adotar esse péssimo conector que já era comum e problemático nas placas da Nvidia.

Antes de tentar o RMA, vale a pena trocar o cabo adaptador e ficar monitorando.

Quanto à medida de consumo do GPU-Z, é totalmente imprecisa e não tem utilidade.

• Curtir 2
Postado

@Tiberio esse pico eu notei durante o jogo, sem fazer overclock nem undervolt.

Como começou a aparecer instabilidade, fiz o teste no furmark, também eu não presenciei esse pico, mas também deixei muito pouco tempo rodando. 

Esses picos devem ser coisas de um segundo, é que o GPU z registra durante todo o jogo, aí eu ia lá e via quanto deu a máxima e quanto deu a mínima e a média 

@KairanD pois é... Eles abriram mão da estabilidade e segurança em troca de estética pra ocutar esses cabos...

Eu tô esperando chegar um adaptador novo, só tenho um pouco de receio de ter danificado alguma coisa dentro da placa, mas acredito que não...

@Marcos FRM pior que eu fico com medo agora dela usar a carga normal dela... Igual eu falei, jogo mais campanha e o jogo mais pesado até agora foi o cyberpunk que exige o máximo dela.

Foi até sorte descobrir esse conector derretendo antes de estourar tudo de vez

Postado
Em 10/02/2026 às 02:45, Sander Al. disse:

@rafael2112 

Ninguém chega a uma conclusão, é meio que uma questão de sorte.

Não é sorte! Quando o conector esta novo deve aguentar, mas com alguns meses de uso começa apresentar essa fuligem/oxidação preta, quanto mais tiver, mas quente vai ficar ao ponto de queimar o plastico.

Se você limpara o conector de 2 em 2 meses, talvez de pra usar...

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@rafael2112 Eu limpei, porém os buracos onde encaixa na placa estão bem dilatados...nem deve estar dando contato em alguns pinos. Ele está esquentando bastante sobre carga mesmo fazendo undervolt.

Vou tentar arrumar outro adaptador e juntar uma graninha pra comprar uma fonte nova (apesar que essa minha é boa e está 100%).

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Sander Al. disse:

@rafael2112 

Vou tentar arrumar outro adaptador e juntar uma graninha pra comprar uma fonte nova (apesar que essa minha é boa e está 100%).

Não tem problema com sua fonte e os 3 conectores que se conecta com os da fonte devem estar OK...

• Curtir 1
Postado
Em 09/02/2026 às 22:44, rafael2112 disse:

Primeiramente limpe esse conector, um WD 40, álcool uma escova de dentes o que tiver por ai! Seu conector esta superaquecendo.  

WD40 não é recomendável. Ele vai impregnar o PCB da placa de vídeo. Limpa contato + álcool isopropílico e pronto.

• Curtir 2
Postado
9 horas atrás, Batata Defumada disse:

Ele quer a fonte nova não por algum problema com a atual, mas sim para não precisar de usar adaptadores (ele pensa em comprar uma ATX 3.1, PCIE 5.1).

Boas. A fonte pode até estar legal, mas pode ter problemas nos conectores, imagina fonte modular + adaptador, muitos conectores, isso aumenta a chance de problemas que conforme relatado pelo op, claro sinal de "mau contato" nos cabos/conectores. Uma fonte mais atual, eliminaria parte desses eventuais problemas.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Public2004 Sim, quanto menos pontos de contato e emendas, menos chances de algum problema.

Algumas pessoas nem gostam de fontes modulares por causa disso, eu particularmente prefiro sacrificar esse quesito em prol de simplesmente ter menos cabos pra organizar no meu gabinete, rs.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, dudufuddellys disse:

WD40 não é recomendável. Ele vai impregnar o PCB da placa de vídeo. Limpa contato + álcool isopropílico e pronto.

Limpa contato não limpa nada. O resíduo de óleo no conector é bom, pois evita oxidação. Álcool isopropílico é limpeza para soldagem

10 horas atrás, Batata Defumada disse:

@rafael2112 Ele quer a fonte nova não por algum problema com a atual, mas sim para não precisar de usar adaptadores (ele pensa em comprar uma ATX 3.1, PCIE 5.1).

O problema que esse conector para a alimentação da VGA é subdimensionado. Problema que também ocorre nas placas da Nvidia. Melhor é ficar com o adaptador e esperar para ver a futura solução.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, rafael2112 disse:

O problema que esse conector para a alimentação da VGA é subdimensionado

Não é subdimensionado, mas é mal projetado.

Quando tudo funciona como deveria, não há incidentes, o problema é quando a corrente passando pelos contatos dos conectores fica desbalanceada.

Por exemplo, em 600W de carga cada um dos 6 contatos deveria estar lidando com até 8.33 A, o que estaria dentro da margem de operação segura já que o limite de segurança é 9.5 A por conector.

Quando ocorre o derretimento de conectores isso acontece porque em vez da corrente estar igualmente distribuída entre eles ela foi concentrada em alguns poucos.

Por isso mesmo GPUs que consomem bem menos que uma RTX 5090 da vida não estão imunes a esse problema, conforme o autor do tópico infelizmente descobriu.

Então realmente, trocar para uma fonte com o conector nativo não é garantia que não venha a dar problema eventualmente, contudo, desde que seja uma fonte de alta qualidade com boa construção, ainda é preferível a depender de adaptadores.

Claro que se o adaptador novo que ele comprar servir bem, sem causar incidentes, então ótimo.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Não é subdimensionado, mas é mal projetado.

Quando tudo funciona como deveria, não há incidentes, o problema é quando a corrente passando pelos contatos dos conectores fica desbalanceada.

Por exemplo, em 600W de carga cada um dos 6 contatos deveria estar lidando com até 8.33 A, o que estaria dentro da margem de operação segura já que o limite de segurança é 9.5 A por conector.

Quando ocorre o derretimento de conectores isso acontece porque em vez da corrente estar igualmente distribuída entre eles ela foi concentrada em alguns poucos.

Por isso mesmo GPUs que consomem bem menos que uma RTX 5090 da vida não estão imunes a esse problema, conforme o autor do tópico infelizmente descobriu.

Então realmente, trocar para uma fonte com o conector nativo não é garantia que não venha a dar problema eventualmente, contudo, desde que seja uma fonte de alta qualidade com boa construção, ainda é preferível a depender de adaptadores.

Claro que se o adaptador novo que ele comprar servir bem, sem causar incidentes, então ótimo.

O conector metálico suporta essa corrente que mencionou, o problema que esta envolto em plastico do conector que é isolante térmico. Quando um terminal aquece haverá uma oxidação acelerada .

Esse cabo terá ser trocado em alguns casos, acredito que seja mais fácil encontrar o adaptador do que o cabo direto da fonte que terá que ser modular para se trocar o cabo!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, rafael2112 disse:

[...] Problema que também ocorre nas placas da Nvidia. Melhor é ficar com o adaptador e esperar para ver a futura solução.

A futura solução é a indústria parar de usar esse conector, e, enquanto isso não acontecer, os consumidores não comprarem produtos que o utilizem. Nos EUA, já deveria haver (quem sabe já existe?) uma ação judicial coletiva para essa patifaria acabar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...