Ir ao conteúdo

220v para 110v.....

Upgrade de Pobre

Posts recomendados

Postado

Saudações galera!!!!!

Bom, eu faço facul em Assis, e para quem não conhece aquela cidade do inferno, ela é inteirinha em 220v! somente algumas casas, por meio de um custo maior, tem a tensão 110v......

Agora to mudando pra uma casa que é tudo 220v, sei que o meu pc é de boa pra ligar lá mas, to pensando em comprar um transformador.....

Masssss, ouvi um doido lá falando que tem como transformar 220 em 110 invertendo os fios da rede eletrica (da tomada) !!!!!

Alguem aí conhece esse metodo tabajara???????

Será que com isso a energia proveniente da tomada não fica oscilante????????

valeu's !!!! T+......

• Membro VIP
Postado

Calma ai, amigo.

Ocorre o seguinte. Existem padrões de tensão em cada região do mundo. Um desses é 220/110V ou seja, em uma residência com alimentação trifásica(3 fases e 1 neutro), consegue-se as duas tensões, normalmente.

220V é entre Fase A e Fase B ou Fase C ou B e C.

110V seria usar uma das fases e o neutro.

Não creio que usem o padrão de 2 fases, para fornecer somente a tensão de 220V, sem usar o neutro.

Procure se informar melhor. É possível que haja tanto 220V quanto 110V, mas da forma como mostrei acima!

Qual quer dúvida, é só postar.

Postado

Upgrade de Pobre, veja se estão entrando três fios, do poste para a Caixa Distribuidora (Relógio da Luz). Se houver 3 fios, pode fazer isso que o amigo MEIRANETO falou, usar uma Fase junto com o Neutro. Mas se entram somente dois fios, então os dois são de 110 volts e, não havendo Neutro (ou Negativo, como também é conhecido), não tem como... Isso que falaram, de inverter os fios da Rede, na tomada, para conseguir 110V, é fantasia!

Então... Só mesmo usando um Transformador!... Embora eu não veja necessidade. Mude a chave da Fonte para 220V e tudo bem!!! Se você usar um Estabilizador (recomendável), veja que a entrada seja de 220V...

B)

• 2 semanas depois...
Postado

aí c você tem multimetro vai na caixa d força vão ter tres fios mede a tensão entre eles em uma das combinações vai dar 110v!

Postado
Postado Originalmente por Fragoso@19 de fevereiro de 2005, 00:55

Mas se entram somente dois fios, então os dois são de 110 volts e, não havendo Neutro (ou Negativo, como também é conhecido)

B)

PERAE como e q e a historia 2 fios FASE de 110 pra fazer 220 e sem neutro , eu moro em recife e aqui não existem redes bifasicas somente mono ou trifasicas com 3 fases de 220 e um neutro!!!! aqui não sao duas fases de 110 !!!

Postado

Saudações pessoal,

DM2, aí no nordeste e em outras regiões do Brasil o sistema de distribuição residencial é feito com um neutro e uma fase de 220V. Aqui na nossa área há sistemas bifásicos em que você tem duas fases de 110V defasadas 180º e um neutro (O caso dos 3 fios, mas não por isso são trifásicos). Se por aqui tembém existem sistemas de 1 fase 220V e neutro, eu não sabia...

Assim é possível de fazer um 220V usando essas duas fases de 110V. O que não se pode fazer com esse tipo de rede 220V é aterrar um equipamento ligando seu fio-terra ao "neutro" (já que o neutro não existe nesse caso). Aliás, esse tipo de aterramento fajuto é desaconselhado em qualquer situação.

Por aqui existem e aí no nordeste também devem existir, sistemas trifásicos (=3 fases) em que elas estão defasadas de 120º. Aí já servem para indústrias e outras instalações grandes, não é o nosso caso.... Em sistemas trifásicos, já vi equipamentos em que a tensão é de 348V.

Upgrade de Pobre, se você conseguir fazer um 110V para seu PC, caso vá alimentar outros equipamentos com 110V e usá-los junto com o PC, é recomendado usar a mesma fase para a alimentação de todos os equipamentos.

Espero ter colaborado!

Tranzorb.

Postado

beleza tranzorb

caramba isso pra mim novo não sabia e não ia imaginar nunca q se utilizasse de um sistema desse tipo, aqui fase com fase da 380V não lembro agora a defasagem entre as fases mas no caso sao 3 e mais neutro (trifasica) se usam em comercio industrias e em alguns casos aqui e liberado para condominios residenciais de grande porte o meu e trifasico, é uma beleza a instalacao daqui do predio e ainda pagamos bem baratinho :D

Postado

Bem, desculpem se estou "atravessando" o assunto, mas, pelo que eu conheço, as redes elétricas são Bifásicas (2 fios...daí somente duas fases = 220V), Bifásicas + Neutro (3 fios...daí 110V... fase + neutro... ou 220V... fase + fase), ou Trifásicas + Neutro(4 fios...no caso de indústrias, comércio, etc.), em que em todas elas possui-se fases de 110V.

Quando fui na casa de minha avó, na Bahia, as casas são fornecidas com dois fios = duas fases de 110V.

Assim também em postes, a região possuia só as duas fases em que tudo era alimentado via rede 220V (combinação das duas fases).

Nessa quando fui lá, levei meu PlayStation One, sendo sua fonte apenas pra rede 110V, mas como eu já sabia, comprei um Autotransformador de 220V para 110V, paguei $12. Sua potência é de 60W (apenas pra ligar o videogame).

E agora com o assunto, surgiu-me uma questão:

Se o trafo é alimentado por duas fases, como ele faz pra sair 110V, ele "cria" um neutro?? :unsure:

HAHA.........Valeu pessoal.......T+ :bandeira:

Postado

Olá pessoal,

ecm, quanto a essa questão do autotrafo, eu mesmo já tive curiosidade mas não cheguei a fazer nenhuma medição.

Eu acredito que, ligando-se o autotrafo em 220V sua saída de 110V terá duas fases de 55V, independentemente de na entrada haver fase de 220V + neutro ou 2 fases de 110V.

É uma suposição. Acredito nisso pois não haverá nada que obrigue o potencial de nenhum dos pontos do enrolamento de saída a manter-se num valor estável.

Tranzorb.

Postado

bem esse asunto vai rolar ainda muito viu

sobre o transformador do ECM acho o seguinte , bem todos sabemmos q a corrente tem q escoar para alguam lugar ele circula vai e volta , acredito q nestes lugares onde existem 2 fases de 110V defasadas para dar 220v este processo seja criado no transformador do poste tendo assim em sua saida 110+110 e um terra que neste caso não e ligado a instalaaco da Casa, como num transformador comun desse de 110V/ 12+12 na saida se unirmos com o CT temos 12V se unirmos 12+12(defasadas 180º em relação uma a outra) temos 24V Acredito q seja assim então no secundario do transformador do ECM teremos 0 e 110V a não ser q seja um trafo onda completa ai teremos duas fases de 110V defasadas 180º mais o TERRA!!!

para dar 55 como foi falado o trafo teria q ser 220V/ 55V onda completa :-BEER

• mês depois...
Postado

O que eu acho mais estranho, é que com duas fases de 110V, sem um neutro, todos os equipamentos não iriam dar choque?

Como sempre morei em cidades com 220V, se pegar 2 fases terei 380V, caso de alguns motores universais.

Como medir com uma chave teste a fase e o neutro? As duas iriam acusar fase...

Ricardo

Postado

Também não sei como funciona esse esquema. Mas acredito que a única diferença seja o transformador. O tensão que circula pelos cabos é altíssima, mas com baixa corrente, isso é feito assim porque a alta tensão tende a se degradar menos ao longo da dístancia dos cabos de transmissão. Acredito que a deferença esteja no transformador abaixador existente em cara rua, bairro, etc.

Moro em Esteio no Rio grande do sul e aqui é tudo 220V.

Aqui o Neutro e o Fase estão presentes normalmente, a chave de teste aponta um como sendo o neutro e outro como sendo o fase, como em qualquer outra rede e o aterramento funciona normalmente. Além disso a casa recebe apenas 2 fios do poste de luz.

• 3 anos depois...
Postado

cara sabe o que você faz?como você não tem o neutro pegue dois cobres(aqueles que usa como o fio terra) enfia na terra,e junta os dois com um fio, ai sua ksa deve chegar 220v ai você pega só uma parte do fio(110V) e pegue mais o fio la que ta junto com o cobre enfiado e ligue...

prontim ja transformou em 110V=D pke os dois fios de cobre são usados como neutros sacow?!!

Falou

boa sorte^_^

• Membro VIP
Postado

Masssss, ouvi um doido lá falando que tem como transformar 220 em 110 invertendo os fios da rede eletrica (da tomada) !!!!!

Alguem aí conhece esse metodo tabajara???????

Isso está muito estranho... A primeira informação que se deve saber é de como é a distribuição de baixa tensão dai de sua cidade.

A maior parte desse nosso Brasil tem uma distribuição de baixa em estrela. com 3 fases defasadas de 120º. com neutro no centro da estrela:

Trianguloestrela-1.jpg

A distribuição de baixa é aquela da direita. Vejam que o que costumamos chamar de 110, ou 115 ou até mesmo 120 é na verdade 127 Volts AC, tensão fase - neutro. A tensão fase - fase é de 220 volts (127 volts x raíz de 3).

Existe outra versão que apresenta a tensão de 220 Volts entre fase e neutro, e 380 Volts entre fase e fase (220 x raíz de 3).

Existem outros sistemas de distribuição cujo secundário de baixa tensão está disposto em triângulo, sem neutro.. Existem outros modos ainda..

Primeiro tente descobrir que modo de distribuição de baixa tensão é feito ai, a tensão fase-neutro a tensão fase-fase, se a ligação do secundário do transformador lá na rua é triângulo ou estrela, e qualquer outra informação que lhe digam... Traga-as ai e talvez possamos auxiliar...

Abraço..

• Coordenador
Postado

Colegas, vocês estão respondendo a um membro que não retorna desde 19/02/2005!, à quase 4 anos!!!, não creio que ele ainda esteja com esta dúvida!...

Como a resposta já foi dada e muito bem explicada pelo Faller!, darei o tópico como resolvido...

Abraços a todos.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!