Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Como apagar de verdade seus arquivos

"Dados apagados podem ser recuperados. Aprenda a apagar arquivos e formatar discos rígidos e SSDs de forma que arquivos sensíveis e confidenciais não possam ser recuperados."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• 2 semanas depois...
Postado

gostaria de saber como funciona o programa pra zerar hd (shred) porque eu baixei no meu pc , mas ele é em inglês , e não consigo entender nada , será q é possivel uma dica de como funciona ? já tentei uns comandos mas não consegui nada.

desde já agradeço por ter-mos este espaço

marcio_picapau! :muro:

• 3 meses depois...
  • mês depois...
Postado

E se meus dados forem apagados, não pela formatação do disco, mas sim pela exclusão das partições usando o FDISK. Mesmo assim eles poderão ser recuperados?

• 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por HardAttack@13 de outubro de 2005, 17:00

E se meus dados forem apagados, não pela formatação do disco, mas sim pela exclusão das partições usando o FDISK. Mesmo assim eles poderão ser recuperados?

Sim!!!

e por acaso:

no artigo diz que o Zero Fill da quantum, é para zerar o |HD

já na zona de downloads,

diz que é para os bad-blocks...

alguém pode explicar?

Aos Moderadores e Administradores.

Postado

não vou faze comentarios e sim uma pergunta:

E se a particao for deletada o que havia nela, arquivos, sistema operacional sao apagados realmente ou sofrem a mesma situacao citada?

Postado

Olá!

São "meio apagados"...

Só mesmo com estes programas para deletar de vez!

apenas fdisk, não é o suficiênte.

è ainda possível recuperar os dados!

ABS

• 9 meses depois...
Postado

Deduzi isto por lógica, mas o artigo me foi mais elucidador. Afinal, parece mais rápido não apagar um arquivo de verdade. Quando a parte ocupada com um arquivo "apagado" do HD precisar ser usada é só escrever por cima. Deste modo seu arquivo será apagado de verdade.

Apagar arquivos de verdade sem motivo importante não é necessário. O sistema fará isso quando for usar a parte "apagada" do HD.

Artigo interessate.

• 10 meses depois...
Postado

Artigo muito bom, e útil !!! principalmente quando você for vender o PC com HD que continha informações pessoais e tal...

Já usei -diskmanagers- da quantum, que foi comprada pela Maxtor, agora pode usar deles também...

---

PS: o DAP premium tem algo parecido, um programa que "apaga" de verdade qualquer arquivo, parecido com o que vem com NSW ... zerando o conteúdo [endereço/local] do arquivo, sem poder recuperar, se tiver enganado, postem ... bl;z?!

• 4 anos depois...
Postado

Eu nunca tive problema com espaço que não foram apagados nesta prática, geralmente quando deleto algo após vou até reg32 e deleto lá também.

• 2 anos depois...
  • Administrador
Postado

@Gerson Salvador

A opção "override" apenas desmonta a unidade do sistema operacional caso ela esteja montada. O comando format não apaga os dados da unidade. Apenas zera a lista de arquivos, sendo possível recuperá-los.

Do site da Microsoft:

"OVERRIDE

Forces the volume to dismount first if necessary. All opened handles to the volume would no longer be valid."
  • Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

O que a falta de informação (ou a não aquisição dela) faz. :eek: :eek: :eek:
Muita gente acredita que formatar some mesmo com os arquivos.

Só para entender, "formatar" trata-se apenas de apagar a "tabela de conteúdo" de uma partição. Não envolve instalar o windows.

Imaginem que o HD é um livro. Como todo livro, nas primeiras páginas temos o "SUMÁRIO" que é um resumo dos assuntos do livro apontando a localização dos mesmos por meio da numeração das ppáginas. Quando você vai procurar uma informação específica, você não lê todo o livro, você procura no resumo o assunto e ao saber a página, você a localiza imediatamente para encontrar o que procura. Da mesma forma no HD esse "sumário" pode ser o "MBR". O MBR é a tabela que contém a localização dos arquivos dentro do vasto espaço que existe no disco. "Apagar" um arquivo é um processo totalmente diferente e demorado do que se pensa, então quando você apaga um arquivo, na verdade o sistema de arquivos ou o HD altera o MBR apagando do "Sumário" a localização do arquivo e sinalizando aquela parte da memória onde o arquivo está(va) como 'disponível'. Na próxima vez que o HD precisar gravar algum dado, seja um mp3, um arquivo de texto, etc... o HD vai sobrescrever esta mesma parte da memória. E assim se dá com todo o HD.

Se engana quem diz que "formatação completa" apaga tudo de verdade. Eu trabalho com recuperação de dados e já recuperei arquivos de HD formatado de todo o jeito. Talvez muito fiquem coçando a cabeça se perguntando. Mas a verdade é que não há como apagar de verdade o HD, para 'sumir' com os arquivos, você precisa sobrescrever o HD com outros dados porque 'TEM' que ter alguma coisa no HD. Para ilustrar, quem já usou fitas K-7 já as apagou por deixar gravando 'sem tocar nada'. Na verdade não está apagando a fita, você está gravando o 'silêncio'. Mesmo que não contenha nenhum dado audiovisual, a cabeça de gravação está preenchendo a fita magnética com dados inúteis que não geram nenhum áudio ou vídeo. O mesmo se dá com o HD também. Para 'apagar' (sumir com os arquivos) de verdade um HD existem programas que preenchem toda a memória com dados inúteis que não servem de nada para tomar lugar daqueles arquivos que você precisa apagar. O processo é lento mas seguro tornando irrecuperável qualquer informação que deseja se livrar.

Espero que tenha ajudado a todos a entenderem. :)

• Curtir 1
Postado

Mais um belo artigo.

Eu já tinha ciência de que a formatação não excluía de fato os arquivos.

Uma dúvida que tenho, qual seria a diferença entre a formatação rápida e a formatação? Temos essas opções tanto na fase de instalação dos windows quanto no próprio windows instalado e pronto para uso. Essas opções aparecem para discos rígidos, pen drives, cartões SD...

A formatação (não rápida) realmente é muito mais demorada que a rápida, existe um motivo?

Editando, encontrei a resposta no próprio site da microsoft:

"Ao escolher executar uma formatação normal em um volume, os arquivos são removidos do volume que você está formatando e o disco rígido é examinado em busca de setores inválidos. O exame por setores inválidos é responsável pela maior parte do tempo que demora para formatar um volume.

Se você escolher a opção de formatação Rápida, a formatação removerá os arquivos da partição, mas não examinará o disco em busca de setores inválidos. Use essa opção apenas se o seu disco rígido tiver sido formatado anteriormente e você tiver certeza de que ele não está danificado."

• Curtir 2
Postado

@Gustavo Vescovi

A formatação (não rápida) realmente é muito mais demorada que a rápida, existe um motivo?

Editando, encontrei a resposta no próprio site da microsoft:

Isso mesmo, por causa dessa função, muitos confundem e acreditam que essa opção de formatação 'apaga os arquivos'. Mas como você viu na resposta, serve apenas para verificar o HD para asegurar a gravação dos dados da instalação do Windows.

• Curtir 1
Postado

Gabriel Torres, acredito que você esteja pegando informações ultrapassadas em relação a parte do texto sobre recuperar arquivos lendo as cargas magnéticas ao redor dos setores.

A bibliografia que você utilizou (Peter Gutmann, 1996) só é correta em HDs muito antigos e no próprio artigo online dele que você disponibilizou fala isso nos epílogos. (https://www.cs.auckland.ac.nz/~pgut001/pubs/secure_del.html )

Recomendo a leitura desse artigo de 2008: http://www.vidarholen.net/~vidar/overwriting_hard_drive_data.pdf

Esse artigo mostra que para HDs atuais, ler as cargas magnéticas não é mais possível. Resumindo bemm resumido, com os setores dos HDs ficando cada vez menores, a probabilidade de ler a carga magnética está praticamente nula.

Tirando isso, ótimo texto! 

Abraços

• Curtir 2
Postado

Bom dia!

No artigo foi citado o Eraser, um dos programas que utilizo, mas não foi mencionado o número de vezes mínimo que o setor deve ser sobrescrito para considerar que os dados não podem mais ser recuperados, ou o método/algoritmo.

Certa vez em conversa com um perito da polícia técnica, ele disse que o mínimo necessário são 10, quando bem feito.

Vi também o paper do Peter Gutmann, nunca tinha visto, muito legal. Tal como via nas ferramentas de wipe, o método de Gutmann diz fazer 35 escritas. Seria esse o único método seguro?

Att,

• Curtir 2
  • Administrador
Postado

@Breaker como você já pesquisou, há opiniões diferentes sobre o assunto. Na página 114 do manual do DiscWizard da Seagate há uma tabela muito interessante resumindo os padrões mais usuais, dá uma olhada:

http://www.seagate.com/support/discwizard/dw_ug.en.pdf

Para 100% de segurança eu usaria o método de Gutmann. O método do Bruce Schneider parece ser muito seguro também, ele é um dos papas de segurança. Eu li os livros dele e recomendo.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

Para a destruição lógica do arquivo, eu uso o SDelete, da SysInternals. Para destruição física, retiro o disk rígido e a placa eletrônica do HD, e queimo ambos. Me parece que queimar o disco magnético é muito mais seguro do que a trituração mecânica, ja que esta não destrói os dados de fato, só quebra o disco em pedaços menores.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...