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Filmadoras Digitais Compactas


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Íris:

-Shutter é Obturação, tempo de exposição de cada frame à luz.

-Íris é Abertura de Diafragma, quantidade de exposição frequente de luz em cada frame.

Diafragma é o controle da quantidade de luz que o CCD recebe. Esse controle é feito pelo Diafragma da camera.

Em modo Normal a camera estará com shutter a 1/60 e a medida que a movimentamos (a camera) ocorre mudanças na intensidade de luz. A Íris precisa ajustar essa variação de intensidade para a imagem não ficar excessivamente claro ou escura. Em situação normal de luz (nem pouca nem muita), nas nossas cameras, a Íris controla automaticamente o Tamanho da sua Abertura. Conclusão: No modo Automático, só a Íris trabalha, e o shutter fica parado no 1/60. Em situação de grande quantidade de luz, o shutter automático também é acionado.

Uma vez que alterarmos "manualmente" a Íris, o shutter terá que ser ajustamos também. Sendo assim, seria sempre viável utilizarmos esse recurso somente em boas condições de luz.

Na verdade, boas condições de luz deverá ser sempre uma "regra" a se obedecer, se qualidade de vídeo pra você for primordial.

Em situações de pouca luz, se utilizarmos a Íris para clarear a imagem, vai haver "granulação" da imagem (não confundir com pixalização, mas, em DVD haverá sim a pixalização em situações de pouca luz).

Efeito criado pela Íris: se resume em "Profundidade de Campo".

Exemplo: Quando temos dificuldade de enxergar, tendemos em cerrar os olhos pra conseguirmos mais foco no interesse, não é verdade? Assim estamos ajustando as nossas pálpebras como se fossem uma Íris para enxergar melhor. Profundidade de Campo é o efeito de foco abrangente ou não, e isso vai depender do tamanho da abertura da Íris.

Em suma, quanto menor a abertura, mais foco você terá nos elementos de primeiro plano até o infinito. O inverso, quanto maior abertura, menor o campo focal da sua imagem, neste caso, o foco se restringirá somente ao objeto focalizado e se o zoom estiver em modo tele (fechado) vai ter foco só no objeto focalizado (e ainda se estiver com o shutter em alta, o detalhe em foco é surpreendente), e o resto ficará desfocado.

Mexer na Íris, implica em uma condição de pasciência. Se você alterar a Íris vai ter qua ajustar também o shutter. Para dar mais efeito vai ter que ajustar também o zomm. Outro obstáculo será o uso obrigatório da View Finder, já que nesse caso, o uso do LCD é inviável.

Akira.

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Postado Originalmente por somaniaco@06 de junho de 2005, 19:24

Legal....agora, Akira, eu até dei uma mexida no shutter, claro que não sabia assim como você explicou.... Mas eu não vi diferença ao reproduzir o vídeo... Ou seja, essa diferença na velocidade de gravação dos Frames aumenta a definição do vídeo quando reproduzido ou só se vê essa diferença no momento de Editar e lê frame a frame?

Era por isso que muitas vezes para fazer Menu de filmes que eu baixava da Internet, eu "fotografava" um frame e acabava abandonando justamente por ficar desfocado!!! Legal isso...

Você é o cara!!!

Dinho,

Se você testou o shutter dentro de casa, não vai ser fácil ver muita diferença, provavelmente diminuiu a luminosidade da imagem e não pôde usar velocidade acima de 1/250. Mas tente em local externo repleto de luz solar em 1/500 e assunto de muito movimento, por exemplo, alguém correndo ou carro próximo se locomovendo em alta velocidade. Ou siga com o zoom fechado em pássaro voando em boa velocidade.

Você vai notar mesmo o efeito, só quando assistir num bom monitor.

Os programas de esporte na TV só usam Shutter em alta (quando há bastante luz, claro).

Akira.

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Putz.....eu estava indo tão bem!!!! Agora o bicho pegou.... estava fácil demais!!! Bom, vamos lá!!!

O que mais me deixa intrigado e chateado é com aquela filamgem que parece não mostrar os contorno certos dos objetos, não mostrando a verdadeira profundidade ou volume desse objeto. Então dá para perceber que a Iris e o Shutter trabalham juntos.... Mas pergunto: Sempre que aumentar o shutter tenho que mexer na iris? e virse versa?... O que é que podemos ter como base para sabermos que estamos com o acerto correto?

O view finder é um Monitor, se for aí já era....então essa opção morreu ao nascer para as nossas Mini-DV. Ia ficar esquisito ter que levar um monitor no ombro e a filmadora na Palma da mão...eheheheh...

O importante mesmo, Akira, é a gente ter uma referência sobre que ponto estes acertos estarão certos.... pois a teoria não é difícil... agora, na prática... o bicho pega!!!

Postado

(((((Putz.....eu estava indo tão bem!!!! Agora o bicho pegou.... estava fácil demais!!! Bom, vamos lá!!!

O que mais me deixa intrigado e chateado é com aquela filamgem que parece não mostrar os contorno certos dos objetos, não mostrando a verdadeira profundidade ou volume desse objeto. Então dá para perceber que a Iris e o Shutter trabalham juntos.... Mas pergunto: Sempre que aumentar o shutter tenho que mexer na iris? e virse versa?... O que é que podemos ter como base para sabermos que estamos com o acerto correto?

O view finder é um Monitor, se for aí já era....então essa opção morreu ao nascer para as nossas Mini-DV. Ia ficar esquisito ter que levar um monitor no ombro e a filmadora na Palma da mão...eheheheh...

O importante mesmo, Akira, é a gente ter uma referência sobre que ponto estes acertos estarão certos.... pois a teoria não é difícil... agora, na prática... o bicho pega!!!))))

Ah ah ah. Realmente seria engraçado alguém andar com um monitor nas costas.

Não não, eu quis dizer que no momento da captação, é difícil de se ver o efeito, e que você verá após a edição das imagens, num bom monitor.

Sim, o shutter e a íris trabalham sempre juntas, no manual ou no automático. Veja bem, se você abre a íris, a imagem ficará clara demais, então você é obrigado a aumentar a velocidade do shutter para balancear a entrada de luz e vice-versa. È bem simples.

Como é que você vai saber se ficou boa sua configuração de íris e shutter? Só com o view finder, que é a melhor referência de luz que existe na camera, pois o LCD está sempre sofrendo interferência da luz externa, angulação e tal... Olhando pelo view finder você conseguirá sim ter noção de quando a imagem está no ponto. Sei que o view finder da camera é muito pequeno. Talvez um pouco de prática vai fazer a diferença. Todo cinegrafista faz uso a todo momento desses recursos.

Conselho: Por um bom tempo, tente não usar o LCD, só o view finder e bola pra frente, mesmo em automático. Não desista.

Akira.

Postado

Oi somaniaco, não vi que outra pessoa tinha interesse específico na entrada analógica da câmera. Nesse caso você tem razão sim. Ao Akira: belas dicas que me deixam com uma pontinha de curiosidade: Qual seu tipo de atividade com a câmera atualmente? Dá pra ver que você conhece bem a linguagem da imagem, os caminhos da luz e sombra. Conte aí. E o que cada um pensa em fazer com sua câmera? Eu penso em fazer filmes B de fim de semana com amigos. Acho 1 desperdício uma boa câmera só pra filmar a casa e lugares que a gente vai. Penso em fazer algo mais, por diversão e aprendizado.

Postado

e ai somaniaco,

lendo suas explicãções no topico vi que a panasonic gs250 é muito boa , e a sony hc-90 o que você me diz a respeito?

ai vai as especificações, ela é o mesmo preço da panasonic porém mais compacta!

3.3-megapixel CCD

Digital photo mode with built-in flash

Digital photo resolution options: 2016 x 1512; 1600 x 1200; 640 x 480

MPEG Movie EX mode

Compatible with Memory Stick Duo or Memory Stick PRO® Duo (16MB Memory Stick Duo supplied)

2-11/16" widescreen color touch-panel LCD

color viewfinder

PCM stereo digital audio (12-bit or 16-bit)

Variable-speed 10X Carl Zeiss Vario-Sonnar T* optical zoom lens (digital zoom to 120X)

SteadyShot

Super NightShot

auto and manual focus

6 Auto Exposure modes (including Portrait, Beach & Ski, and Landscape)

Digital picture effects and scene transitions

i.LINK® jack

A/V input/output

USB interface (2.0)

M-JPEG video streaming to PC via USB (Microsoft® NetMeeting® required)

Active Interface Shoe powers an optional accessory

2-5/8"W x 3-5/8"H x 4-3/8"D

Weight: 0.94 lbs. without battery

VALEU

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Eric, Já falei sobre a minha atividade aqui no tópico, apesar de não gostar de falar muito sobre, pois no meu caso, parece soar como "Desabafo".

Fico muito feliz de saber que você pretende produzir Filmes B, mesmo que seja por diversão. É preciso que se comece como brincadeira, mas que ao final, se conclua que foi tudo levado muito a sério. Leve em frente essa ideia. E depois não se esqueça concorrer com seu vídeo para participar de Festivais, existem muitos por aí. Assista o seu junto com os dos outros concorrentes, mesmo que você não se torne um grande videomaker, dessa forma, vais aprender muito sobre "linguagem".

Akira.

Postado

Olá! amigos,

Estou de olho nos comentários sobre as filmadoras, pois também pretendo comprar uma, o mais breve poissível. Antes, porém, quero me informar o bastante para saber, com segurança, qual devo comprar. Portanto, gostaria de saber a opinião dos amigos a respieito da filmadora da Panasonc PVDV953, que aparece na página: www.grupobazzi.com. Ela é mais antiga? ou foi lançada no mesmo ano da GS250? É inferior, superior ou tem as mesmas caracteriscas. E, que tal a DSRPD170, da Sony, que também aparece na referida página? Aguardo comentários.

Grato, Quaresma

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Quaresma,

você está se referindo a cameras de custo bem mais elevados em relação a GS250. Todas as 2 que você se refere são boas. Não posso falar da PVDV953 porque não conheço nem quem a tenha.

Conheço a DSRPD170, ela grava em DVCam e MiniDv, com 3 CCDs de 1/3 de polegada, todos os comandos e recursos de camera PROFISSIONAL. Apesar de seR handcam ou não ter o formato (físico) das cameras profissionais (Broadcast), ela é muito usada pelas boas produtoras de vídeo e pelas emissoras de TV a Cabo e também pelas emissoras de TV Aberta. Ela é muuuiiiito boa, excelente diria.

DVCam é um formato exclusivo da Sony, sensacional. Definição de côr, luz e sombras perfeitas. O contorno de elementos é coisa muito além do alcance de nossas cameras amadoras. Só que o preço de cada fita, considero inviável. Usando fitas MiniDV nela, fica melhor que a GS200 (antecessora da 250), mas depois de se ter visto o resultado com uso das fitas DVCam, é um sacrilégio usar MiniDvs nessa camera.

O que você pretende fazer com essas cameras?

Abraços,

Akira.

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Amigo Canionismo brasil, a HC90 é uma excelente filmadora, mas ainda fico com a Gs250.

Akira, e quanto ao Focus Manual... qual o macete? Principalmente depois de um Zoom, a imagem tende a ficar desfocada, ou dá ênfase a outro objeto que não é o que queremos dar o primeiro plano. Como fazer essa seleção de prioridades no focu daquilo que se quer realmente mostrar?

  • Membro VIP
Postado

Aí Akira...

Ontem fiz umas filmagens dentro de casa e pude sentir a diferença entre deixar no WB automático e bater manual... Impressionante a diferença... Estou esperando outras dicas.,..

Estas de shutter, nem sei se a minha HC42 consegue controlar isto.. Preciso ler o manual novamente...

Postado

Akira, filmar com estas pequenas filmadoras e ainda usar o Viewfinder é sacanagem!!! Pô, não tem outra maneira não?.....3 minutos com o olho no viewfider te deixa praticamente cego depois!!! hheheheh...tenho que espera uns 10min para o olho voltar a ver alguma coisa....É muito pequeno.... mas realmente ao você acertar os comandos, o que você ver no LCD é totalmente diferente do que você vê no viwfinder.... ´não tem um acessório para aumentar esse troço não?.... A minha Panasonic VHS tem um viewfider que dá 5 x desse aqui da GS250.....

Pior foi descubrir que você só vê a imagem no viewfinder se o LCD estiver fechado.... apanhei até descobrir......

Caraca, tô ficando fera.... quer um empregado aí, Akira?...

Postado
Postado Originalmente por canionismo brasil@06 de junho de 2005, 23:07

e ai somaniaco,

lendo suas explicãções no topico vi que a panasonic gs250 é muito boa , e a sony hc-90 o que você me diz a respeito?

ai vai as especificações, ela é o mesmo preço da panasonic porém mais compacta!

Canonismo,

Considere o que te respondi da outra vez.

Cinco minutos depois tê-lo respondido, um amigo ligou todo feliz porque comprou uma HC90 para usá-la com Player de MiniDvs. Eis que ele tem uma GS70 e outra GS120, que têm "quase" as mesmas características da GS250, principalmente no que diz respeito a qualidade de imagem. Ele comparou a qualidade das duas (HC e GS) e disse que na HC90 as côres são mais vivas que na GS. A luminosidade é um pouco melhor também, ou seja, ela responde melhor em condições de pouca luz. Creio que isso esteja ligado ao tamanho do seu CCD e do ajuste de côres próprias de cada camera.

Mesmo assim, não se pode concluir que uma é melhor que a outra. É preciso verificar como elas reagem a cada adversidade, sempre no que diz respeito as condições de luz, o tipo de luz, se artificial ou natural. Se natural, ao amanhecer, ao meio dia, ou no entardecer. Se artificial, qual fonte de luz? Azul, amarela, roxa ou verde...? Isso será testado pelo meu amigo.

Outra coisa a considerar, é até que ponto, a ampliação da imagem captada pela câmera pode ser visualizada sem a interferência da pixelização. E isso, mesmo antes de ser testada, garanto que a GS250 aguenta melhor que a HC90.

Abraços,

Akira.

Postado
Postado Originalmente por Marcio Sell@07 de junho de 2005, 17:02

Ah... Mexi também no controle de exposição... Tem alguma coisa a ver com Iris ou Shutter?

Márcio,

Lamento não conhcer nenhuma HC, mas controle de exposiçãopode ser tanto shutter quanto íris, ou as duas juntas. Acredito que como as HCs são câmeras com prioridade para o automatismo, se você ajustar a íris, automaticamente o shutter irá fazer o ajuste correspondente e vice versa. Este recurso das cameras automáticas é muito prático. Basta saber se ela funciona dessa maneira. Tente.

Akira.

Postado
Postado Originalmente por leymar@30 de maio de 2005, 13:13

Olá Éric. Ainda estou fuçando pra depois dar minhas conclusões sobre ela. Em relação ao botão de zoom, eu posso te dizer que pelo menos eu, achei magnífico. Muito bem, em lugar de fácil acesso e bem preciso. Não tive problemas com isso não.

Olá j0s1. Bem mesmo sem saber direito qual a configuração de seu computador, posso supor que você tem um HD de 5400rpm e 128Mb de ram. Estou errado ?

Qual é a configuração q tenho q ter pra conseguir passar os videos inteiros pra dentro do computador para então editalos com mais facilidade (se eu conseguir)?

TEnho uma HC42 Sony, e ainda estou no primeiro video q tento passar pro computador.... Me ajudem...

JOSI :muro:

Postado
Postado Originalmente por somaniaco@07 de junho de 2005, 17:05

Akira, filmar com estas pequenas filmadoras e ainda usar o Viewfinder é sacanagem!!! Pô, não tem outra maneira não?.....3 minutos com o olho no viewfider te deixa praticamente cego depois!!! hheheheh...tenho que espera uns 10min para o olho voltar a ver alguma coisa....É muito pequeno.... mas realmente ao você acertar os comandos, o que você ver no LCD é totalmente diferente do que você vê no viwfinder.... ´não tem um acessório para aumentar esse troço não?.... A minha Panasonic VHS tem um viewfider que dá 5 x desse aqui da GS250.....

Pior foi descubrir que você só vê a imagem no viewfinder se o LCD estiver fechado.... apanhei até descobrir......

Caraca, tô ficando fera.... quer um empregado aí, Akira?...

É verdade Dinho. É mesmo muito sacrifício usar o view finder, sobretudo desses pequenos aí. Tenho um amigo que trabalha com uma DSRPD170 (DVCam) fabulosa, mas o view finder, meu amigo, também minúsculo. Ele me diz que já está cego do olho direito. A verdade é que quando saíram as cameras com LCD acoplados, foi uma revolução. Até as broadcasts vinham com um visor de LCD (as DV500 e 5000 da JVC). Mais tarde descobriu-se que apesar de ela ser realmente muito útil, não serviam para correções precisas, sobretudo nos ajustes de exposição e foco manual.

Elas são úteis quando fazemos tomadas onde o corpo da camera tem que ficar longe dos olhos, exemplo: cameras apoiadas no chão, acima de nossas cabeças etc... E também para um bom enquadramento.

Akira.

Postado

Bom, a minha solução de Cearence (é verdade, sou da Terrinha!!!) não dá para ficar filmando com o olho metido naquele buraquinho de fechadura por mais de 5 min... Então....vou fazer as regulagens pelo viewfinder, fechá-lo e filmar pelo LCD. e sempre que tiver que alterar: é sbotar o olho na "fechadura" novamente!!!!!

Assim dá?

Postado
Postado Originalmente por somaniaco@07 de junho de 2005, 16:19

Amigo Canionismo brasil, a HC90 é uma excelente filmadora, mas ainda fico com a Gs250.

Akira, e quanto ao Focus Manual... qual o macete? Principalmente depois de um Zoom, a imagem tende a ficar desfocada, ou dá ênfase a outro objeto que não é o que queremos dar o primeiro plano. Como fazer essa seleção de prioridades no focu daquilo que se quer realmente mostrar?

Foco Manual e Zoom.

Apesar de o foco automático das cameras atuais serem muito, mas muito rápidos, elas não conseguem saber qual o plano que o videomaker pretende focalizar. Aí é que entra o Focus Manual.

Quando se quer produzir vídeos de qualidade, não se importe com "quem irá assistir". O que importa é o seu auto julgamento: "quero ou não fazer um trabalho digno de minha perseguição pela perfeição". Não estou exagerando não. Vá pelo princípio de que quanto mais nos planejamos para a perfeição, podemos nem chegar perto dela, mas estaremos cada vez mais distantes do fracasso.

O Foco Manual é chato, principalmente em cameras handcams. Ainda mais quando eu afirmar que ela tem que ser trabalhada conjugadamente com o zoom.

Zoom: até pouco tempo existia uma "regra quase acadêmica", que diz que não se grava zoom quando esta está em movimento, a menos que o movimento de zoom faça parte da história que se queira contar, como por exemplo, criar um clima de suspense ou mistério. Vou exemplificar: supondo uma cena onde o personagem parado no set com olhar assustado, a partir do plano americano (busto) dá-se um zoom-in (aberto para fechado) para o rosto do personagem. O resultado é de que o espectador, apesar de não saber do que se trata, deduzirá que algo assustador foi visualizado pelo personagem. Se não for em situações como essa, não há mesmo necessidade de se usar demasiadamento o zoom. Será mais agradável assistir a um vídeo onde o zoom foi usado para determinar planos e interesses sem o seu movimento (zoom).

Enfim, numa gravação, a finalidade real do zoom, está em usá-lo nesta sequência: antes de dar REC, use o zoom para recortar e enquadrar o assunto de seu interesse, faço o foco manual, tudo pronto? Aí então apertar o botão REC.

É lógico que é muito mais prático apertar o REC, enquadrar um assunto em plano fechado, acionar o zoom para plano aberto e fim. Mas faça um teste: grave um assunto em plano fechado com zoom abrindo até o seu limite máximo. Agora, faça a mesma tomada de 3 segundos em plano fechada (com o zoom fixo fechado), e depois o mesmo assunto de 5 segundos em plano aberto (com o zoom fixo aberto). Assista as duas sequências e me responda qual é a mais interessante.

Hoje esta regra não está sendo tão respeitada, pois os tempos mudam, a forma da linguagem muda junto. O que se ganhou, foi uma certa liberdade de expressão, onde a plasticidade das imagens é mais importante do que a imagem descritiva, MAS sem perder a função explicativa do contexto da obra. Isso porque, o espectador já está tão habituado com a linguagem cinematográfica e televisiva, que com poucas ou rápidas sequência de imagens, já consegue captar a mensagem. Saca?

Notou que o Focus Manual esteve presente sem ser muito tocado? Sabe por que? Ele é primordialmente primário ou melhor, a sua importancia é grande e a o mesmo tempo é básica. Sem foco, não há assunto.

Quando tem que se usar o foco? Resposta: sempre!

É difícil mas com um pouco de treino,....

Existe um recurso chamado Macro, que você obtem foco preciso em objetos bem próximos da lente da camera: Acione o Focus Manual ou Manual Focus, aproxime a lente da camera o máximo do elemento a ser gravado quase encostando nele), faça o foco no máximo que puder (você não conseguirá foco perfeito), mantendo a mesma posição e distância, acione o zoom até acertar o foco com precisão e pronto. Se o assunto estiver bem iluminado, a precisão de detalhes é cirúrgica.

Outro truque para o uso de foco manual em assuntos e tomadas abertas: Com o Foco Manual acionado, aponte a camera para a tomada, feche o zoom no máximo (desde que o assunto esteja no mínimo a 4 metros de distância, pois menos que isso não irá conseguir foco), focalize e abra o zoom no máximo. Pronto, vais ter uma tomada com foco do primeiro plano até o ponto de foco fechado que marcou.

Sobre esse assunto, há mais detalhes que no momento não me ocorre. Quem sabe mais tarde.

Akira.

Postado
Postado Originalmente por Akira@07 de junho de 2005, 14:33

Quaresma,

você está se referindo a cameras de custo bem mais elevados em relação a GS250. Todas as 2 que você se refere são boas. Não posso falar da PVDV953 porque não conheço nem quem a tenha.

Conheço a DSRPD170, ela grava em DVCam e MiniDv, com 3 CCDs de 1/3 de polegada, todos os comandos e recursos de camera PROFISSIONAL. Apesar de seR handcam ou não ter o formato (físico) das cameras profissionais (Broadcast), ela é muito usada pelas boas produtoras de vídeo e pelas emissoras de TV a Cabo e também pelas emissoras de TV Aberta. Ela é muuuiiiito boa, excelente diria.

DVCam é um formato exclusivo da Sony, sensacional. Definição de côr, luz e sombras perfeitas. O contorno de elementos é coisa muito além do alcance de nossas cameras amadoras. Só que o preço de cada fita, considero inviável. Usando fitas MiniDV nela, fica melhor que a GS200 (antecessora da 250), mas depois de se ter visto o resultado com uso das fitas DVCam, é um sacrilégio usar MiniDvs nessa camera.

O que você pretende fazer com essas cameras?

Abraços,

Akira.

Olá, Akira

Obrigado pelas informações. Só não entendi a sua colocação quando diz: "Usando fitas MiniDV nela, fica melhor que a GS200 (antecessora da 250) ". você quer dizer que a GS250 captura imagens de qualidade superior a PD170, em MiniDV? Por favor, me esclareção esse detalhe.

Grato, Quaresma.

Postado

Não, não Quaresma. Desculpa se te fiz entender isso. É o contrário.

A DSRPD170 fará imagens melhores que qualquer outra Handcam MiniDV, mesmo usando fitas MiniDV.

Akira.

Postado

amigos, estou viajando a trabalho, só retornarei ao QG na sexta-feira...mas tô ligadão aqui nas aulas do Akira...tudo anotadinho....tô seco para chegar em casa sacar a GS250 e testar tudo isso...é claro que vou gostar.....

Manda bala, Garoto......

Postado

Aos colegas possuidores de cameras Panasonic, como postado anteriormente, estou disponibilizando cópia do manual (PtBR) que serve para estas câmeras: GS120 e GS200.

Creio que muitos recursos destas devem estar presentes nas atuais GS150 e GS250. Basta verificar as funções e seu funcionamento.

Espero que tenha utilidade para o pessoal.

O manué, de 44 arquivos em formato jpeg(scaneados em qualidade de 150dpi), está dividido em 6 partes, em formato winzip(.zip). Num total de +- 30 megas.

http://www.gmailhost.com/john.t/panasonic-gs120-manual.zip

http://www.gmailhost.com/john.t/panasonic-gs120-manual.z01

http://www.gmailhost.com/john.t/panasonic-gs120-manual.z02

http://www.gmailhost.com/john.t/panasonic-gs120-manual.z03

http://www.gmailhost.com/john.t/panasonic-gs120-manual.z04

http://www.gmailhost.com/john.t/panasonic-gs120-manual.z05

O arquivo com a extensão .zip é o principal.

Basta baixar os arquivos numa mesma pasta, e quem utiliza o winzip, selecione o arquivo principal (com desenho) e com o botão direito clique em extract to here.

Quem usa o winrar(mesmo procedimento) é só selecionar o arquivo com desenho e clicar/ em extract to here.

Abs!

PS. Ao Akira, obrigado pelas grandes dicas!! São de muita valia para mim.

Gde. Abraço!

Postado

Qual é a configuração q tenho q ter pra conseguir passar os videos inteiros pra dentro do computador para então editalos com mais facilidade (se eu conseguir)?

TEnho uma HC42 Sony, e ainda estou no primeiro video q tento passar pro computador.... Me ajudem...

JOSI (É IMPRESSAO MINHA OU ninguém QUER ME RESPONDER NADA)

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