Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual compro ? P4 ou AMD ?


JymmyGuitar23

Posts recomendados

Gostaria que me ajudassem, preciso montar um pc para ser o servidor de rede, arquivos, impressão, e + algumas coisas................

Dai a única dúvida que me resta antes da instalação é o processador, qual comprar ?

qual tem a melhor performance, estabilidade, durabilidade, confiança, etc.....??

INTEL X AMD ? Quem se habilita a mostrar os prós e os contras ??

Me disseram que a tecnologia HT ( hyper treading ) e a Dual Channel simplesmente não funcionam, é só enganação da Intel..................

E que um processador AMd de 1.8 equivale a um 2.2 da INTEL ??????

Alguém tem as respostas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que as coisas não são por aí não....

Obviamente, a AMD melhorou muito..... Porém, a Intel está a mais tempo no mercado, quando se fala em Servidor....

Tanto que ela tem placas desenvolvidas exclusivamente para isso, se for realmente para ser um servidor, pode sim, adquirir um INTEL sem problemas nenhum... no quesito Durabilidade, não há o que reclamar da INTEL, e olha q eu sou Fã de carteirinha da AMD, mas a INTEL, tem modelos específicos para servidores, incluindo Motherboards... beleza....

Então, pode sim, adquirir seu servidor na Plataforma Intel, não há problema nenhum.... Agora, lembre-se que as placas mães da Intel para servidores são mais caras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me disseram que a tecnologia HT ( hyper treading ) e a Dual Channel simplesmente não funcionam, é só enganação da Intel..................

hyper treading funciona mas da um aumento de no max 15% no desempenho do processador, já a Dual Channel teoricamente dobra a taxa de transferencia da memoria, e nos processadores AMD com HyperTransport, onde o processador se comunica diretamente com a memoria tem mostrado um ganho de desempenho muito bom, agora pra servidor eu não sei qual o melhor, tenho impressao que a AMD esta na frente mas os processadores sao mais caros que os da Intel, dá uma pesquisada aí pelo forum..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke+29 de junho de 2005, 10:13-->
Acho que as coisas não são por não....

Obviamente, a AMD melhorou muito..... Porém, a Intel está a mais tempo no mercado, quando se fala em Servidor....

Se esta a muito tempo ou não no mercado não tem nada a ver..., os Opterons hoje são a melhor escolha para Sevidor e com um custo baixo...

Dj Rayke@29 de junho de 2005, 10:13

Tanto que ela tem placas desenvolvidas exclusivamente para isso, se for realmente para ser um servidor, pode sim, adquirir um INTEL sem problemas nenhum... no quesito Durabilidade, não há o que reclamar da INTEL, e olha q eu sou Fã de carteirinha da AMD, mas a INTEL, tem modelos específicos para servidores, incluindo Motherboards... beleza....

Então, pode sim, adquirir seu servidor na Plataforma Intel, não há problema nenhum.... Agora, lembre-se que as placas mães da Intel para servidores são mais caras...

Placas mãe exclusivas para isso....? E os Opterons???? :goff:

Bom,

Quanto a pergunta do tópico, se não vai usar mais do que um processador não tem necessidade em comprar Xeon e nem Opteron..., você pode comprar um Athlon 64 3500+ 939P que vai atender as suas necessidades sem ter de gastar muito..., ou então, você pode pensar na possibilidade de adquirir um Athlon 64 X2 que sai muito mais barato e tem um desempenho excelente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@29 de junho de 2005, 12:11

Se esta a muito tempo ou não no mercado não tem nada a ver..., os Opterons hoje são a melhor escolha para Sevidor e com um custo baixo...

Placas mãe exclusivas para isso....? E os Opterons????  :goff:

Bom,

Quanto a pergunta do tópico, se não vai usar mais do que um processador não tem necessidade em comprar Xeon e nem Opteron..., você pode comprar um Athlon 64 3500+ 939P que vai atender as suas necessidades sem ter de gastar muito..., ou então, você pode pensar na possibilidade de adquirir um Athlon 64 X2 que sai muito mais barato e tem um desempenho excelente.

Abraços.

###### man valeu pela sua resposta !!! Athlon 64 X2 é ? beleza, continuem assim, foi ótimo ter colocado este tópico !!!! Tá me ajudando muito...............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JymmyGuitar23@29 de junho de 2005, 10:09

Me disseram que a tecnologia HT ( hyper treading ) e a Dual Channel simplesmente não funcionam, é só enganação da Intel..................

HyperThreading simula, faz com que o sistema operacional pense que tem dois processadores na máquina...., isso se tiver o S.O XP por exemplo e programas para aproveitar dessa tecnologia..., o ganho segundo a intel é de 30% ( Isso se usar o que foi dito..., o que são poucos os programas otimizados para essa tecnologia)..., o dual-channel em nenhuma plataforma traz um ganho considerável..., nos Athlon 64 ( 939P lembrando) é um pouco melhor aproveitado, graças a sua controladora de memória integrada..., coisa de 5% a 10% na performance do sistema...

Os processadores Intel e antigos XP e Semprons socket 462P..., eles comunicam com as memórias através do chipset..., portanto, a placa mãe ou melhor ( O chipset) tem de suportar esse recurso..., e como eu disse..., o Athlon 64 não..., pois a controladora fica dentro de si, operando no mesmo clock do processador..., por isso traz um ganho melhor...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke@29 de junho de 2005, 09:13

Acho que as coisas não são por não....

Obviamente, a AMD melhorou muito..... Porém, a Intel está a mais tempo no mercado, quando se fala em Servidor....

Tanto que ela tem placas desenvolvidas exclusivamente para isso, se for realmente para ser um servidor, pode sim, adquirir um INTEL sem problemas nenhum... no quesito Durabilidade, não há o que reclamar da INTEL, e olha q eu sou Fã de carteirinha da AMD, mas a INTEL, tem modelos específicos para servidores, incluindo Motherboards... beleza....

Então, pode sim, adquirir seu servidor na Plataforma Intel, não há problema nenhum.... Agora, lembre-se que as placas mães da Intel para servidores são mais caras...

O amigo ainda pensa como o mercado de servidores, é totalmente conservador, não é bem por aí não.

Em questão de durabilidade, confiabilidade e estabilidade tanto o Xeon como o Opteron são excelentes processadores, nisso realmente não há diferença entre eles.

Agora, se tratando de desempenho, a situação muda totalmente de figura, o Opteron é superior ao Xeon, já que esse último possui uma série de gargalos, sendo a principal delas o FSB dividido entre todos os processadores em um sistema multiprocessado. Além disso, o consumo do Xeon é maior que o do Opteron e o preço em média é 30% maior.

Mas o mercado está adotando o Opteron, já existem uma série de super-computadores equipados com o processador da AMD, filmes estão sendo feitos o utilizando, o maior exemplo é o Star Wars 3, totalmente feito em WorkStations Opteron.

Em relação a placa mãe, mais uma vez o amigo está equivocado, as placas da Intel não são as melhores nem para servidor nem para Desktop, o que realmente importa e traz maior confiabilidade é o Chipset, quanto a isso, a AMD produz o seu próprio Chipset para os processadores Opteron.

Sobre a dúvida do autor do tópico, não há necessidade de usar um Sistema Dual Processado, para o que ele citou até mesmo um Sempron terá boa utilidade. Essa foi a impressão que eu tive, já que não foram dados mais detalhes sobre a utilização do servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@29 de junho de 2005, 12:28

Sobre a dúvida do autor do tópico, não há necessidade de usar um Sistema Dual Processado, para o que ele citou até mesmo um Sempron terá boa utilidade. Essa foi a impressão que eu tive, já que não foram dados mais detalhes sobre a utilização do servidor.

Será um servidor para 20 mákinas, rodará LInux, será servidor de internet, rede, arquivos, web, email, e etc.

estou poensando em 2.0Ghz, 1Gb de ram e hd de 80, o q acham ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JymmyGuitar23@29 de junho de 2005, 12:47

Será um servidor para 20 mákinas, rodará LInux, será servidor de internet, rede, arquivos, web, email, e etc.

estou poensando em  2.0Ghz, 1Gb de ram e hd de 80, o q acham ?

eu faria o seguinte..

Sempron 3100+

Asus K8n

512MB ddr400 corsair value ( ou pegaria um pente de 1GB ddr400)

Fonte seventeam 350Bkv ( tem que ser, porque servidor não pode parar)

HD 120GB Seagate

Dai o resto você escolhe.

Eu não investia mais em processador socket 462 vai de socket 754 = baixo custo e bom desempenho e vai te atender muito bem as suas necessidades.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JymmyGuitar23@29 de junho de 2005, 13:47

Será um servidor para 20 mákinas, rodará LInux, será servidor de internet, rede, arquivos, web, email, e etc.

estou poensando em  2.0Ghz, 1Gb de ram e hd de 80, o q acham ?

Opa, tinha sugerido um Athlon 64 3500+..., mas pelas específicações que você deu..., fica com configuração que o Morpheus sugeriou..., vai ser uma máquina ideal para tal fins....

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não discriminei a AMD, que fique bem claro para os colegas...

Apenas falei que a INTEL também serve para servidores, devido ao levantamento da dúvida do colega...

Quanto ao quesito de Placa Mãe Intel ser melhor para servidor, me desculpem se eu passei essa ideia, mas acho que os colegas equivocaram-se, me mostre claramente onde eu citei que a placa mãe Intel é melhor para servidores...

Entre ter placas exclusivas para servidores, e a placa mãe ser melhor, há uma grande diferença....

Mais uma coisa...

Servidores em plataformas LINUX, não dependendo do tipo de servidor, não precisa de um processador maior do que um de 2.0 Ghz, até porque um dos maiores bancos de dados em Linux, é o My SQL, e ele é bem mais leve, muito mais leve que o ORACLE 8i ou mesmo o SQL Server....

Se a rede for Windows, não deve esquecer de configurar o Samba corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@29 de junho de 2005, 15:36

Seria mais ou menos a configuração que você tem em mente:

Sempron 2400+

Asus A7N8X-X

Acredito que isso "dá e sobra", memória e HD ficam a seu critério

Valeu mesmo mano, obrigado, esse tópico rendeu p ######, em um único dia, resolvi meu problema, é iaso ai, VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mercado de servidores é bastante conservador sim. Mas por uma questão bem interessante: a desatualização de quem decide.

Em geral quem decide a compra de um servidor não é aquele entusiasta, que está sempre por dentro do mercado atual, das últimas novidades, etc.

Quem toma essa decisão costuma ser "o chefe", aquele cara que se formou há uns 20 anos, e que ultimamente passa muito mais tempo tomando decisões administrativas do que pesquisando e atualizando-se.

Assim, esse chefe acaba decidindo baseado não nos fatos atuais, mas do que era realidade na época em que ele era um entusiasta. E, há 10 ou 20 anos atrás, a intel é que fabricava processadores, as outras (como a AMD) apenas fabricava clones de processadores.

Isso é interessante, pois há 10 ou 20 anos atrás, enquanto os entusiastas preferiam soluções com rede de PCs, os chefes de então batiam o martelo em soluções "mainframe". Para ser confiável, tinha que ser um servidor IBM proprietário... Achavam que pcs com processadores intel eram muito bons para joguinhos, mas para qualquer coisa "séria", não poderiam ser considerados.

Hoje eu sugeriria tranquilamente um athlon64 soquete 939 para qualquer aplicação mais pesada, seja como workstation ou como servidor.

Não que um pentium 4 com fsb de 800MHz, HT e dual channel não seja uma boa opção... Em certos casos é levemente superior, em outros levemente inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JymmyGuitar23@29 de junho de 2005, 09:09

Gostaria que me ajudassem, preciso montar um pc para ser o servidor de rede, arquivos, impressão, e + algumas coisas................

Dai a única dúvida que me resta antes da instalação é o processador, qual comprar ?

qual tem a melhor performance, estabilidade, durabilidade, confiança, etc.....??

INTEL X AMD ? Quem se habilita a mostrar os prós e os contras ??

Me disseram que a tecnologia HT ( hyper treading ) e a Dual Channel simplesmente não funcionam, é só enganação da Intel..................

E que um processador AMd de 1.8 equivale a um 2.2 da INTEL ??????

Alguém tem as respostas ?

Só acho que você deu MUITO poucos detalhes desde o início , sobre o que precisa , sobre o que procura , valor a ser gasto , que tipo de empresa vai usar , que S.O pretende usar , quantas máquinas vão estar ligas e que S.O e configuração tem essas máquinas , dentre outras coisas , enfim fazer um invetário completo da situação , tem que estabelecer um perfil completo do uso e do usuário antes de pensar no processador , você pensa em redundância elétrica e de dados , depois disso aí vem S.O , aí você começa a analisar o CONJUNTO DE HARDWARE(não só o processador) que equipará a máquina ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!