Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações p/ donos de placas nforce2


sledgehammer

Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou pra escrever esse tutorial já tem algum tempo, mas não estava arranjando tempo.

  Bem, incrível que a notícia não tenha chegado aqui ainda e melhor ainda que ninguém sofreu com o problema. Estou falando de um defeito (ou falta de cuidado) nas placas com chipset nforce2. Muitos usuários já "estragaram" a BIOS de suas placas devido a este bug. Provavelmente eu vejo muitos casos porque participo de fóruns onde só tem overclockers. Ele acontece quando se está com a máquina com FSB muito alto (eu desconfio que instável) e o cidadão vai no setup e altera o FSB (em geral pra mais é claro, pra piorar tudo). Dai a máquina nunca mais liga.

  É bom explicar um detalhe sobre as placas nforce2. O chip da BIOS de quase todas as placas tem o dobro da capacidade normalmente usada (na maioria das placas nforce2, a BIOS é de 4 Mbits, contra os 2Mbits dos outros chipsets).  Outro fato importante é que algumas configurações, como o FSB, principalmente, e outros não é gravados no CMOS. Assim quando você exagera no FSB, a máquina não liga e o Clear Cmos não resolve o problema. Como poucos leêm o manual, não irão ver que neste casos é só ligar o micro com a tecla insert pressionada, que ela irá ignorar os ajustes e usar ajustes padrão (Fail-safe provavelmente). Problema resolvido, já aconteceu comigo várias vezes e funcionou.

  Bem, voltando um pouco, o problema grave acontece quando o micro está instável e quando ela vai gravar as mudanças, trava. Esse caso ainda tenho dúvidas das soluções. Não consegui falar com ninguém para testar com a tecla Insert pra ver se funcionava. E poucos conhecem o boot block para tentar recuperar com um disquete. Dai que na grande maioria a placa vai para a troca ou os mais precavidos usam um kit para trocar BIOS (tem cara que já trocou 30 chips de uma única placa!).

  Mas a dica pra evitar o problema é a seguinte. SEMPRE que for fazer ajustes na BIOS, pensando em alterar o FSB, ainda mais com ele nas alturas, além do que a sua memória aguenta, ligue o micro com a tecla insert pressionada, ou antes vá em Load Fail-safe settings e reinicie e só ai faça as mudanças que deseja. E para toda mudança, teste com o programa MemTest86 ( http://www.memtest86.com ). Não dê sopa para não ter que correr atrás de uma BIOS nova.

  Caso aconteça de "estragar" a BIOS, além de testar ligar com o Insert pressionado e limpando o CMOS (algumas placas tem um jumper para resetar o FSB para 100MHz), você deve notar se o micro fica pedindo um disquete (acessando o drive a:). Se fizer isso é porque só é preciso de um disco de boot (DOS limpo), com um autoexec programado para usar o programa atualizador de BIOS automaticamente. Caso não dê o menor sinal de vida, além de procurar o vendedor, tem alguns técnicos que regravam chips de BIOS (no fórum de motherboards alguém postou um lugar que gravava por cerca de R$25, se alguém achar é só postar aqui). Outra opção é tentar um "hot swap", não muito recomendado, mas que costuma dar certo caso você tenha as ferramentas adequadas e outra placa.

  O problema está próximo do fim. Alguns fabricantes tem lançado BIOS com soluções para o problema. No caso da Abit, a solução saiu agora, com a última BIOS ( http://fae.abit.com.tw/eng/download/bios/nf7-s.htm ). Ela alterna para configurações seguras antes de gravar as mudanças (que é o mesmo que iniciar com o insert pressionado). Assim o pior é evitado.

Também não é questão de pânico ou de evitar comprar essas placas. Eu não vi ninguém que teve problema rodando sem overclock ou mesmo fazendo ajustes com consciência (vi casos que a pessoa tentou usar FSB 217MHz de uma vez). Portanto, apenas cautela.

  Esse tópico eu irei fixar, e quem quiser postar mais dicas sobre o chipset, configurações, BIOS, drivers novos, é só mandar. Talvez seja bom evitar perguntas nesse tópico. Melhor abrir um outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aproveitando o tópico para mais dicas sobre o nforce2, nessa última BIOS da Abit, foi incluida a opção CPU Disconnect function. A função dela é a mesma que o velho Halt Disconnect, economizar energia e portanto aquecer menos. A Asus parece que também já tem a função implementada, e outras marcas será questão de tempo para incluirem a opção na BIOS.

 Mas mesmo que a placa não tenha esta opção e que ainda não tenha sido lançado um CPUCooL, Vcool e similares que suportem o nforce2, é possível habilitar a economia de energia com a ajuda do WPCREDIT e WPCRSET.

 O WPCREDIT é para fazer mudanças temporárias (ao sair do windows elas são perdidas). Sö para testar se funciona. Baixar ele aqui:

http://www.burgernet.de/setistat/downloads/wpcre12a.exe

 O WPCRSET é para mudanças permanentes (usar o install dele, senão não funciona). Baixe aqui: http://www.burgernet.de/setistat/downloads/wpcrs120.exe

 Para o chipset nforce2, pelo menos para a revisão A2 (para a revisão A3 e C1, são registros diferentes, depois irei completar), o registro a ser mudado (visualização 8-bit) é o 6F (linha 60, coluna 0F). Deve-se alterar o bit nº4 de 0 para 1 (em geral será mudar o registro de 0F para 1F). Após alterar esse registro no WPCREDIT (não esqueça de usar o botão set), a temperatura deve começar a cair (mas nada muito grande, como nos VIA. Ai é apenas fazer as mudanças no WPCRSET para que toda vez que iniciar o Windows, o micro esteja com o bus disconnect ativado. Essa mudança pode perder a função ao se fazer uma atualização da BIOS ou reinstalação/recuperação do Windows).

 Aqui um guia de como usar esses programas para quem tiver dúvidas:

 Apenas cuidado. Não altere registro que não se sabe a função. O resultado pode ser desde nada até um travamento com consequências imprevisíveis.

http://myweb.tiscali.co.uk/chris.day/vortexfix01.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por edurm@20 Abril 2003,12:07

O www.theinquirer.net já tinha batido nesse problema, conforme você pode ler nesse artigo

Nforce 2 BIOS problems confirmed and fixed

ele fala inclusive de um jumper que alguns fabricantes retiraram do projeto original do chipset por economia de custos, deu no que deu

Mas o jumper é substituido pelo insert (e na minha placa tem um jumper não documentado, imagino que seja o tal, não testei).

O problema é que alguns dizem que esse jumper não resolve se travar no momento que estiver gravando a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@20 Abril 2003,13:17

O problema é que alguns dizem que esse jumper não resolve se travar no momento que estiver gravando a BIOS.

Foi o que aconteceu com o custela aqui do fórum. O maluco colocou uma SpecTeck333 a 192MHz e foi desabilitar aquele Termal Throttling. Travou na hora de gravar, e a board não deu mais sinal de vida.

Daí eu falei pra ele tentar o Insert, nada. Tentou esse jumper não documentado (é aquele perto do ATX, né??) e nada também. É uma NF7 1.2 (não é a "S").

Ele não estava usando essa BIOS mais nova. Dançou....

Resultado: RMA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por InfoManiac@20 Abril 2003,14:24

Foi o que aconteceu com o custela aqui do fórum. O maluco colocou uma SpecTeck333 a 192MHz e foi desabilitar aquele Termal Throttling. Travou na hora de gravar, e a board não deu mais sinal de vida.

Daí eu falei pra ele tentar o Insert, nada. Tentou esse jumper não documentado (é aquele perto do ATX, né??) e nada também. É uma NF7 1.2 (não é a "S").

Ele não estava usando essa BIOS mais nova. Dançou....

Resultado: RMA

Info, mas a board fez acesso ao drive de disquete? Pergunte pra ele. Pô, o guia chegou tarde então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não sei, ele já mandou a board pra RMA, acho que a placa nem dava sinal de vida.

Eu tinha dito pra ele sobre o bug, mas eu não tinha me tocado que tinha mais a ver com instabilidade do micro (DUH!) do que com bulir em um montão de coisa de uma vez só. Só fui saber disso quando você me disse

O gozado foi que eu falei sobre o bug com ele alguns minutos antes de ele perder a BIOS. Ele ia fazer umas brincadeiras com over, e mexeu de 1 em ajuste na BIOS (depois a gente tem que colocar quais são os ajustes de CMOS pra galera não ficar tão neurótica), só que o FSB em 194 foi a primeira coisa que ele fez. quando chegou na vez de desativar o Throttling, bye bye BIOS.

Pelo menos esse tipo de coisa a BIOS nova evitaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Thermal Throttling é aquela mesma função do P4 que quando o processador atinge determinada temperatura, é inserido um sinal pra reduzir a atividade dele (para o processador é igual a uma redução no clock), onde se você deixar em 50%, ele irá ficar um ciclo trabalhando e outro sem atividade, funciona, descansa, até a temperatura baixar.

É que essa temperatura é bem mais alta que os 70ºC do P4. Eu desconfio que seja uma das configuradas na BIOS, mas não sei o qual.

Resumindo, eu desativo :o)

Atualizei a BIOS para a versão 1.7 e quase tive um treco. Ela funciona assim. Agora quando você salva as alterações na BIOS, ela reinicia o micro com ajustes fail-safe, FSB baixo (não sei o qual) e multiplicador padrão e só ai grava na BIOS (com a mensagem para não reiniciar a máquina).

Só que esta mensagem agora está demorando mais de 10s (porque o micro teve que reiniciar). Conclusão, estou temendo que algum apressadinho ache qeu o micro travou e resete ele. Estão avisados.

Bem, eu só percebo a mensagem para não desligar quando se altera o FSB (acho que nem o multiplicador faz isso).

Quanto ao resto não consegui identificar se outras fazem ele fazer uma gravação fora do CMOS. Ajustes de memória eu vi que também não fazem isso.

O custela poderia dar sua declaração aqui. Seria bom saber o que aconteceu para esclarecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe. Um sustinho é bom de vez em quando...

Ah, só FSB?? Eu tinha ouvido falar em outras coisas, esse Thermal Throttling era uma delas (se não nem tinha como travar na do custela). Nâo tenho certeza, mas acho que CPU Interface também é gravado fora da CMOS. Eu hein....

Vou dar um toque pro custela, só não sei se ele vai poder descrever direito o que houve (pode ser que o choque tenha paralizado os neurônios do cara  :laugh: )

Eduardo: Agora que você já sabe o que é Thermal Throtling, dá uma olhada aqui: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/p4-temp.html

É interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu li um review num site gringo de uma msi k7n2g-ilsr, mb que comprei, e o cabra disse que matou a bios quando botou a memória pra trabalhar a 411 mhz. Tipo, a mem era 400, ele deixou assincrono e foi aumentando o fsb, parece. Daí, nesse caso, o acréscimo no fsb aumenta a freqüência da memo também, não é?

hehehe, a minha só vai trabalhar sincronizada e com fsb em no máximo 166.

Pergunta: será que se eu mandar um email pro fabricante dizendo que a bios ######, eles mandam outra? Ou só mandando a placa inteira de volta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por diegomsana@21 Abril 2003,10:08

eu li um review num site gringo de uma msi k7n2g-ilsr, mb que comprei, e o cabra disse que matou a bios quando botou a memória pra trabalhar a 411 mhz. Tipo, a mem era 400, ele deixou assincrono e foi aumentando o fsb, parece. Daí, nesse caso, o acréscimo no fsb aumenta a freqüência da memo também, não é?

hehehe, a minha só vai trabalhar sincronizada e com fsb em no máximo 166.

Pergunta: será que se eu mandar um email pro fabricante dizendo que a bios ######, eles mandam outra? Ou só mandando a placa inteira de volta?

Cara, as MSI é fácil de dar um jeito.

Se eu não estou enganado, ela tem um jumper pra selecionar FSB, não tem?? É só iniciar com ela em 100MHz, daí você reescreve a BIOS. Acho que, por exemplo, naquele review que o próprio Sledge passou, o cara corrompeu a BIOS de 5 das 6 boards testadas. E na MSI ele corrigiu assim, nas outras eu não sei (não li o review, só vi gente comentando em fóruns estrangeiros).

Vou checar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi pessoal. realmente o problema aconteceu comigo, o interessante é q eu fiquei sabendo(pelo InfoManiac) desse bug pouco antes de acontecer, só q os motivos q causavam o bug segundo ele eram outros, alterar muitas configurações ao mesmo tempo na bios. ciente disso, quando fui mexer na bios procurava fazer poucas alterações de cada vez, alterava o multiplicador, salvava e reiniciava, desabilitava algo, salvava e reiniciava, quando chegou a vez o fsb, como estava querendo ir ao limite as memórias fui com o fsb a 190 salvei, o sistema iniciou normalmente(mas provalvemente instável) então resolvi ir um pouco mais longe indo com ele a 194 aí foi onde eu pequei, quando salvei a bios a tela congelou resultando no problema descrito pele slegde de salvar a bios com as memórias instáveis.

depois de ter acontecido tentei usar o botão insert pressionado, depois tentei mudar a posição do jumper pra fsb100(tentei o jumper embaixo do atx) e nada adiantou, a placa estava completamente morta, então não tive outra altetrnativa, foi pra RMA.

sobre os neurônios paralizados info, pelo choque deve ter paralizado algumas dezenas, mas me sobraram alguns bilhões para conseguir reportar o problema direito!!! :D  :P

abraço pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Sledge, já mexi muito com instabilidade, acho que já corri muitos riscos, mas sobre muitas alterações ao mesmo tempo creio que não é mesmo, pois já modifiquei tudo milhares de vezes e salvei... Me parece um problema lógico com instabilidade do processador ou memória mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a bios e tive o mesmo susto... AFF! Demorou cerca de 10 segundos a mensagem de" PARA NÃO REINICIAR ENQUANTO SALVA" .... E ainda isso depois que já tinha saido do setup!!! Quase mijei nas calças! como o Sledge disse, tenham cuidado e sempre aguarde com o dedo lonje do reset nesses casos!

Uffa!  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por custela@22 Abril 2003,01:27

oi pessoal. realmente o problema aconteceu comigo, o interessante é q eu fiquei sabendo(pelo InfoManiac) desse bug pouco antes de acontecer, só q os motivos q causavam o bug segundo ele eram outros, alterar muitas configurações ao mesmo tempo na bios. ciente disso, quando fui mexer na bios procurava fazer poucas alterações de cada vez, alterava o multiplicador, salvava e reiniciava, desabilitava algo, salvava e reiniciava, quando chegou a vez o fsb, como estava querendo ir ao limite as memórias fui com o fsb a 190 salvei, o sistema iniciou normalmente(mas provalvemente instável) então resolvi ir um pouco mais longe indo com ele a 194 aí foi onde eu pequei, quando salvei a bios a tela congelou resultando no problema descrito pele slegde de salvar a bios com as memórias instáveis.

depois de ter acontecido tentei usar o botão insert pressionado, depois tentei mudar a posição do jumper pra fsb100(tentei o jumper embaixo do atx) e nada adiantou, a placa estava completamente morta, então não tive outra altetrnativa, foi pra RMA.

sobre os neurônios paralizados info, pelo choque deve ter paralizado algumas dezenas, mas me sobraram alguns bilhões para conseguir reportar o problema direito!!! :D  :P

abraço pessoal!

custela, mas a placa não dava sinal nenhum (depois de você limpar o cmos e iniciar com o insert pressionado)?

Queria saber se ficava pedindo disquete, porque eu vi um cara que recuperou assim. A maioria nem sabe que isso existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@23 Abr. 2003,04:24

custela, mas a placa não dava sinal nenhum (depois de você limpar o cmos e iniciar com o insert pressionado)?

Queria saber se ficava pedindo disquete, porque eu vi um cara que recuperou assim. A maioria nem sabe que isso existe.

no caso do meu problema com a placa, ficou totalmente morta, mesmo depois do cmos, ela não deu sinal de vida.

mas eu também não procurei ficar testando muito a procura de uma solução, já q está na garantia e eu vou ter a possibilidade de pegar a rev2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, se ela tivesse pelo menos ligando talvez desse pra um bootblock. No seu caso, não era totalmente impossível de resolver. Teria que ter outra bios e fazer o chamado "hot-swap". Esse não é lá tão simples, lá fora já tem loja que quando você vai comprar uma Nforce2 já te oferece um kit que facilita muito esse processo.

Alegria dos overclockers....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho como procedimento o seguinte, não indico uma placa recem lançada aos meus clientes, no mínimo deixo passar uns 3 meses é upgrade de bios, revisão no manual, lembra do petrus? a nova asus 533 naquela ocasião saiu um lote com problema na regulação dos +5v, se você comprou via web teria que mandar novamente para ser trocada, nesta eu cheguei a esperar 27 dias e o cliente :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por flavioac@25 Abr. 2003,08:38

Tenho como procedimento o seguinte, não indico uma placa recem lançada aos meus clientes, no mínimo deixo passar uns 3 meses é upgrade de bios, revisão no manual, lembra do petrus? a nova asus 533 naquela ocasião saiu um lote com problema na regulação dos +5v, se você comprou via web teria que mandar novamente para ser trocada, nesta eu cheguei a esperar 27 dias e o cliente :angry:

Mas as nforce2 sairam há bem mais tempo do que 3 meses (já tem quase 6 meses).

Eu não acho que esse problema faça alguém evitar de comprar essas placas. Eu já detonei bastante, outros também e nunca aconteceu nada. Mas precisa saber o que pode e o que não pode, e sempre checar se o micro está estável antes de fazer mudanças drásticas (overclock alto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@25 Abr. 2003,18:03

Eu não acho que esse problema faça alguém evitar de comprar essas placas. Eu já detonei bastante, outros também e nunca aconteceu nada. Mas precisa saber o que pode e o que não pode, e sempre checar se o micro está estável antes de fazer mudanças drásticas (overclock alto).

Sledgehammer, concordo com você, eu antes de entregar uma mq para um cliente deixo ela em quarentena,(no pau) no mínimo uma semana, seja com teste de estabilidade, ou no caso de um overclock deixo a cpu em 100%, acompanho diariamente as dúvidas e dicas do clube, o problema é o cliente, ele futrica em tudo (e dou razão )afinal a máquina é dele, só que parece picuinha :angry: ele vai até achar o furo(o defeito)atualização de bios aqui na minha região então é um desastre, por isso tenho gravador , já consegui recuperar várias bios.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!