Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor distribuição Linux para mim?


Faca_na_Bota

Posts recomendados

Acabei usando o OPENsuse no meu note e ficou bem melhor que o Ubuntu... SO é questão de opinião. Nesse momento estou com o windows, pois não tenho como fazer a migração 100% de um dia para o outro... Mas já comecei a reunir as alternativas que tenho para essa migração... da próxima vez que eu instalar o OPENsuse aqui, vai ser pra nunca mais voltar pro Windows..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O linux mint é uma boa alternativa para quem quer uma distribuição amigavel ( uma das mais belas) e fácil tem apt-get bem simples

Opensuse 11 tambem esta muito bonito e aparentemente é fácil mas acho o suse complicado para aprender

fedora 9 amigavel e otimo para aprender, no trabalho uso ele é baseado em redhat

depois que voce já se acostumou com as distribuições mais simples voce pode passar para uma distribuição um pouco mais complicada como CentOS ou Debian acho otimas apra aprender principalmente CentOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

penso que o ideal seria optar pela distribuição mandriva

eu uso o powerpack 2009 e recomendo

é completo excelente só o fato do kde 4.1 ser meio instável,mas isso por estar na versão inicial.

sempre usei mandriva, pois é uma distribuição que frequentemente tem atualizações e melhorias

é muito fácil e os ambientes gráficos principalmente o novo kde 4.1 são muito show

tem versões para 32 e 64 bits .

é uma boa escolha, se tiver duvidas sobre qualquer coisa tem a comunidade mandriva

que resolve os seus problemas

tem umas informações mais no site www.mandriva.com/pt-br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu vou começar a dar os primeiros passos dentro do mundo Linux e estava procurando uma distro de 64bits, que não de dor de cabeça com aplicativos 32bits e consiga de forma gratuita.

Vou usar para musicas viseo e games.

Mãe pcchips G17P/1333

Processador Core 2 duo 4300 1,8Ghz

Ram 2Gb

HD 320 Gb

video Nvidia 6200 LE 512Mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou começar a dar os primeiros passos dentro do mundo Linux e estava procurando uma distro de 64bits, que não de dor de cabeça com aplicativos 32bits e consiga de forma gratuita.

Vou usar para musicas viseo e games.

Mãe pcchips G17P/1333

Processador Core 2 Duo 4300 1,8Ghz

Ram 2Gb

HD 320 Gb

video Nvidia 6200 LE 512Mb

Respostas mais prováveis:

Ubuntu

Kurumin

Big Linux

Pergunta: Que tipo de usuário de pc você é? (iniciante, intermediário, avançado, xpert)

Outras respostas:

Fedora

Mandriva

SlackWare (acredito que para usuário mais avançados)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
--------------------------------------------------------------------------------

Eu vou começar a dar os primeiros passos dentro do mundo Linux e estava procurando uma distro de 64bits, que não de dor de cabeça com aplicativos 32bits e consiga de forma gratuita.

Vou usar para musicas viseo e games.

Mãe pcchips G17P/1333

Processador Core 2 duo 4300 1,8Ghz

Ram 2Gb

HD 320 Gb

video Nvidia 6200 LE 512Mb

Bom, eu indico:

Fedora

Debian

Slackware

indico uma das 3.

Leia mais sobre elas, e veja qual se adegua mais a sua realidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

olá amigos.

eu comecei a pouco com o linux kurumin 7, mas não consegui faze-lo reconhcer meu modem... Num outro forum me passaram varias dicas e maneira de fazer, até que alguem me deu a ideia de mudar para o mandriva...

Mudei para o mandriva one 2009, nele não concsegui nem abrir o 'kedit':wacko:, me disseram que os executaveis estavam no diretorio /usr/bin... mas fiquei na duvida: os aplicativos do diretorio usr/bin não são acessaveis de qualquer ponto do sistema???

Mas deixando a duvida pra lá, voltei ao kurumin 7, e agora estou baixando o kurumin ng 8.06, pois me disseram que o kurumin 7 é muito antigo e defasado (na verdade o cara que nme disse isso paracia que queria me vender outra distro do linux, tamanha a veêmencia com a qual ele falou).

Minha pergunta é a seguinte, o kurumin ng 8.06 (final) é algo atual? é do "momento"...

Alguem sabe onde posso encontrar uma lista ou comparativo detalhado entre as distros do linux... Como me disse o referido amigo (o cara de desdenhou do K7)" o linux tem varias distros, ou sabores..." Eu completo com : sabores, odores e fedores....

E mais uma pergunta: alguem sabe onde posso encontrar um bom tutorial do mandriva, mas que começe do basico mesmo, com informações do tipo como criar icones na area de trabalho, como acessar comandos como sudo, make. kedit, fora do diretorio /usr/bin... e por aí a fora.

Muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos.

eu comecei a pouco com o linux kurumin 7, mas não consegui faze-lo reconhcer meu modem... Num outro forum me passaram varias dicas e maneira de fazer, até que alguém me deu a ideia de mudar para o mandriva...

Mudei para o mandriva one 2009, nele não concsegui nem abrir o 'kedit', me disseram que os executaveis estavam no diretorio /usr/bin... mas fiquei na duvida: os aplicativos do diretorio usr/bin não são acessaveis de qualquer ponto do sistema???

Houve quando você tentou o abrir pelo menu ou alt+f2? Já pensou na opssibilidade do Mandriva não ter kedit instalado por padrão? :D

Mas deixando a duvida pra lá, voltei ao kurumin 7, e agora estou baixando o kurumin ng 8.06, pois me disseram que o kurumin 7 é muito antigo e defasado (na verdade o cara que nme disse isso paracia que queria me vender outra distro do linux, tamanha a veêmencia com a qual ele falou).

Minha pergunta é a seguinte, o kurumin ng 8.06 (final) é algo atual? é do "momento"...

Sim, mas eu baixaria o Ubuntu ou outra distor em vez dele.

alguém sabe onde posso encontrar uma lista ou comparativo detalhado entre as distros do linux... Como me disse o referido amigo (o cara de desdenhou do K7)" o linux tem varias distros, ou sabores..." Eu completo com : sabores, odores e fedores....

Eu fiz um guia que pode ser acessado em http://docs.google.com/Doc?id=d6dt682_5fcrwcbdc . Ainda não está completo, mas tem muita coisa.

E mais uma pergunta: alguém sabe onde posso encontrar um bom tutorial do mandriva, mas que começe do basico mesmo, com informações do tipo como criar icones na area de trabalho, como acessar comandos como sudo, make. kedit, fora do diretorio /usr/bin... e por aí a fora.

Muito obrigado a todos.

Olha, você pode procurar algum wiki do Mandriva, documentação oficial, enfim, muita coisa pra aprender. Só pesquisar no Google que você deve achar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal tava vendo desde algum tempo o linux e tava querendo mudar pra ele. sou um usuário intermediário. Alguém pode me indicar uma distro amigavél para esse "fusca":sempron 2800+(socket 754; 1.6GHz), ram de 256MB DDR 166 MHz, mb foxconn 760GXK8MC (com chipset Sis 760GX (vídeo on com 32 MB de memória pra ele), hd samsung SV4012H (40 GB; 5400 rpm; IDE), gravador de DVD IDE, drive de disquete e monitor samsung sincy master 551v (1024 x 768 @ 60Hz, 15') teclado e mouse usb padrões.

Agradeço desde já a todos do fórum desde já!

Obrigado pelo espaço cedido e estou no aguardo esperançoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo Cézar, o ubuntu também pode ser instalado, mas eu não recomendo o ubuntu não, não gosto dele nem da Canonical.

Outra também, por ter só 256MB de RAM e ainda ter vídeo on-board, um pouco mais de performace sempre cai bem, não é :lol:.

Eu recomendo, para esse micro seu aí, umas distribuições talvez um pouco menos amigaveis, mas que te recompensarão em performace, por exemplo slackware (que é um pouco difícil de domar) ou o slax (esse é bacana que da pra instalar na pen-drive e sair usando ^_^), ou distribuições mais enxutas.

O opensuse e o mandriva, que são mais amigaveis, da pra instalar, mas você vai ter que desabilitar muita coisa pra rodar de forma decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom uso linux ja algum tempo e passei por varias distribuições como o ubuntu, mandriva, opensuse, freebsd, fedora, debian e acabei ficando com o slackware por que acho ele muito bom para programar e pode rodar tranquilamente em computadores antigos, mas eu aconselho usar o slackware para pessoas experientes

Para inicantes eu aconselho usar a distribuição OpenSuse por ser fácil e parecido com o windows e sem muitos bugs que tem no ubuntu e no fedora que frequentemente lança novas versões sem primeiro tirar bugs

Outra distribuição interessante e o Slax

aqui esta o endereço do site

http://www.slax.org/

O Slax e uma distribuição derivada do slackware que possui apenas 130 mb ou seja você pode colocar no pendrive, cd e etc... que apesar do pequeno tamanho possui tudo que um usuario inicante do linux deseja como ambiente KDE, open office, firefox e etc

Esta aqui a barra Desktop do Slax

http://linux.softpedia.com/screenshots/Slax_1.jpg

Detalhe o Slax e live CD

Se você quer instalar uma otima distribuição a melhor na minha opinião para iniciantes e o OpenSuse

Esta aqui a tela de Desktop do OpenSuse

http://gi812.net/media/images/openSUSE_10.3_install_34.gif

Um site interessante para aprender a usar linux

http://focalinux.cipsga.org.br/

Nesse site tem apostilas para inicantes e tambem usuarios avançados que querem fazer certificação LPI

Espero ter tirado algumas duvidas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

eu sugiro iniciar com o ubuntu, tem uma interface amigavel, semelhante a do windows, no entanto, induz o usuário a começar a procurar sobre linux, já que muitas coisas serão novidade. Muitos programas tem de ser instalado manualmente, compilados, etc.. enfim, fica aí a minha dica =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!