Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor distribuição Linux para mim?


Faca_na_Bota

Posts recomendados

Olha você pode tentar o Xubuntu, que usa o ambiente XFCE (acho que é assim o nome) ele é mais leve que o Ubuntu em si.

Meu amigo rodava o Slackware com o ambiente que eu falei acima, como é mais leve e o PC dele não era aquelas coisas ficava bom.

Agora distribuições mais novas acho complicado instalar e ficar bom, é a mesma coisa que colocar um Windows XP ai.

Você pode tentar versões mais antigas do Kurumin já que ele é Debian Source, ai não vai sentir tanta diferença em relação ao Ubuntu, só vai mudar o ambiente gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi Galera. Bom sou um completo novato em relação a Linux,mas a cada vez que comentam comigo ou eu vejo screenshots sobre o S.Oa vontde de usar aumenta.

Bom eu tenho um Pc com a seguinte configuração:

Amd Athlon Xp 1,10 GHz.

256MB com WinXP Pro No C: .

Eu andei vendo o KDE e lendo o que vocês já disseram sobre isso,então eu queria perguntar:

Qual a melhor distribuição Linux pra mim? :-)k

Qual seria o mais indicado pro meu computador?

Seria pra jogos,lazer,msn,um pacote tipo Office,e programas de webdesign como Dreamweaver e tal.

E eu vi o KDE,se ele for ficar mt pesado na minha maquina,qual a melhor distribuição q seja a mais bonitinha possivel e mais indicada? Eu amo design..não queria um sistema feio.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Galera. Bom sou um completo novato em relação a Linux,mas a cada vez que comentam comigo ou eu vejo screenshots sobre o S.Oa vontde de usar aumenta.

Bom eu tenho um Pc com a seguinte configuração:

Amd Athlon Xp 1,10 GHz.

256MB com WinXP Pro No C: .

Eu andei vendo o KDE e lendo o que vocês já disseram sobre isso,então eu queria perguntar:

Qual a melhor distribuição Linux pra mim? :-)k

Qual seria o mais indicado pro meu computador?

Seria pra jogos,lazer,msn,um pacote tipo Office,e programas de webdesign como Dreamweaver e tal.

E eu vi o KDE,se ele for ficar mt pesado na minha maquina,qual a melhor distribuição q seja a mais bonitinha possivel e mais indicada? Eu amo design..não queria um sistema feio.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ok, vamos por partes meu filho:

jogos de windows normalmente não rodam em linux.

o Dreamweaver só roda em windows.

ambos os fatores podem ser contornados com o uso do Wine e do Cedega, mas se você vai passar o tempo inteiro jogando e mexendo no dreamweaver, é melhor ficar no windows...

porém, existem bons jogos em Linux, e existe o NVU, que é um programa como o Dreamwaver, mas free. Se usar eles não for um problema pra você, beleza. desse jeito você pode até jogar fora as cópias piratas do seu macromédia studio e do windows...

Com a sua configuração, eu recomendaria o Ubuntu. Diabos, se você tivesse um micro mais poderoso eu recomendaria Ubuntu. Ou Kubuntu. E se você tivesse um micro mais fraco eu recomendaria o Xubuntu. Se você quisesse fazer um servidor eu recomendaria o Ubuntu. Eu testei umas trocentas distros já, e acabei voltando pro Ubuntu, e tem uma boa razão pra isso. Aliás, várias razões. Ele é fácil de usar, prático, rápido, roda levinho na máquina, é bom de manter, tem uma documentação bastante completa e uma das melhores comunidades (se não A melhor) em torno de uma distro.

www.ubuntu.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tem um pc encostado e queria aprender a mexer no linux atraves dele:

as configurações são:

AMD k6-2 450mhz

32MB RAM

6.0 GB

kurumin vai rolar legal?

Não, de forma alguma. Para o kurumin rodar legal é preciso 192 megas.

32mb de ram é pouco, mas existem distribuições atuais otimizadas para micros com pouca memoria, dê uma olhada nestas:

http://www.dizinha.cjb.net/

http://www.damnsmalllinux.org/

http://www.puppylinux.org/user/viewpage.php?page_id=1

Mas caso você saiba ler em inglês e não tenho preguiça de pesquisar eu recomendo tentar o slackware (da versão 10 em diante) pois ele é uma distribuição leve que tem uma grande comunidade de usuários, embora seja uma distribuição considerada difícil de mexer.

www.slackware.org

Dê uma olhada neste guia de instalação do slackware (básico, mas dá pra ter uma ideia):

http://www.guiadohardware.net/guias/13/

Também dê uma olhada neste tópico aqui:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/i...o-linux/323523/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente. tenho essa config de pc:

Asus A8N-SLI

1 Gb ddr 400 Dual-Channel

Geforce 6800 XT (pci express)

Fujitsu 10.4 IDE Gb (LINUX)

80Gb Seagate SATA 7200 rpm (windows xp)

120Gb Seagate SATA 7200 rpm

Já instalei em outro pc conectiva, kurumin, mandrake.. nunca me aprofundei de fato no linux, ficava apenas mexendo em algumas configurações no modo gráfico.

No console meus conhecimentos eram apenas as estruturas dos arquivos quanto a sua gravação no hd e alguns comandinhos inuteis.

entretanto agora, estrou pretendendo aprofundar meus conhecimentos de fato em linux, mas gostaria também de uma boa interface gráfica, até para rodar jogos pesados

Baixei e instalei o Mandriva 2007 free, é bom?

vocês me recomendariam outra distribuição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente. tenho essa config de pc:

Asus A8N-SLI

1 Gb ddr 400 Dual-Channel

Geforce 6800 XT (pci express)

Fujitsu 10.4 IDE Gb (LINUX)

80Gb Seagate SATA 7200 rpm (windows xp)

120Gb Seagate SATA 7200 rpm

Já instalei em outro pc conectiva, kurumin, mandrake.. nunca me aprofundei de fato no linux, ficava apenas mexendo em algumas configurações no modo gráfico.

No console meus conhecimentos eram apenas as estruturas dos arquivos quanto a sua gravação no hd e alguns comandinhos inuteis.

entretanto agora, estrou pretendendo aprofundar meus conhecimentos de fato em linux, mas gostaria também de uma boa interface gráfica, até para rodar jogos pesados

Baixei e instalei o Mandriva 2007 free, é bom?

vocês me recomendariam outra distribuição?

Quer aprender linux de verdade?! use slackware...

Ubuntu, Kurumin, Mandriva, Red Hat... o ###### a 4 só fazem do linux um windows genérico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já instalei o linux ubuntu e o kubuntu e nos dois tive problema com a resolucao da minha tela.. o que acontece é que se a resolucao for menos que 1024 a minha tela fica distorica gostaria desaber se tem como eu forçar a esibição para esse padrão.. e tanto neles quanto no kurumin tive problemas com o modem.. não pega(modem discado) como posso resolver isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do Kurumin. Testei outras distro mas colei com o Kurumin. Fiz assinatura e recebo os cds em casa. Junto com a assinatura recebi o livro do Marimoto. Bom pra ######.

Moro no Rio, tenho um monte de material impresso. Se você (ou outra pessoa) quiser eu posso te passar (di gratis). É só mandar um email: [email protected].

Um abraço a todos,

Julio Borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha como queres comesar eu aconselhe o uso so Suse 10.1 é fácil de instalar é de uso fácil tambem, ou o mandriva tambem é uma boa, mas se voce pretende trabalhar com shell script instala um debian da vida que funciona melhor para shell. mas se for uso para aprendisado os sitados a sima sao simplesinhus...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

B) Ai Pessoal do CH... Estou Entrando no mundo Linux agora também... Comecei com o Ubuntu, muito bom pois é bem direto e enxuto (é leve, fácil de instalar, usa DHCP pra se conectar na internet, monta as unidades externas automaticamente sem ter que abrir a linha de comando... show pra quem esta aprendendo). Infelizmente o Ubunto vem com o Gnome como interface padrão e pessoalmente acho o KDE mais fácil de se familiarizar pois lembra um pouco o Windows. Terminei de baixar o Open Suse 10 hoje. Ouvi falar muito bem dessa distribuição e como já tenho algumas noções do mundo do Pinguim acho que vou conseguir aproveitar bem essa distribuição.

Uma dica que vale: Qualquer um pode separar algum espaço em sua HD e instalar uma distribuição simples como o Ubuntu ou o Kurumin (Nunca utilizei, porém conheço muitos que começaram por ele) e continuar com o Windows até que se familiarize completamente com o Linux, OpenOffice e os Programas para Linux. Um dia quem sabe, todos consigam usar o Linux e ter a opção de escolha entre ele e o Windows... Já que muitos usuários tem medo de trocar por motivos geralmente banais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... Uso Win xp SP2 e estou "enjoado" das desculpas esfarrapadas da MicroSoft.

Quero uma coisa veloz, com uma aparencia agradavel. E com uma configuração Legal.

Meu PC:

É um Athlon xP Processador Sempron 2.800 e 256 de Ram.

Tente o Fedora 6, ele é rápido, vem com desktop 3D (caso você tenha uma boa placa de video), e está sendo vendido nas bancas em DVD :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí galera,

eu tenho um athlonXP 1700+ com 256Mb de RAM e HD de 40GB:

eu já li quase tudo postado na net sobre as distribuições para os iniciantes de linux, mas não encontrei nada muito concreto (eu sei que gosto não se discute), eu acho que seria interessante o pessoal que já tem experiencia no linux e já usou várias distr. que compartilhasse com a galera botando um breve comentario da distribuição para dar uma força maior aos iniciantes.

instalei recentemente (dia 27/10) meu primeiro SO linux, o escolhido foi o conectiva linux 10. Apesar de nunca ter instalado nenhum SO na vida (nem mesmo windows, era sempre tecnico ou amigo que instalava pra mim) eu botei na cabeça que queria migrar para o linux e corri atrás. A instalação foi super tranquila, toda em modo grafico (até um chimpanzé consegue instalar!) e o proprio sistema detectou tudo (eu to escrevendo esse relato pro ele). Eu estou querendo instalar apenas o linux no pc (isso mesmo deixar o windows de vez!!! é que nem band-aid é melhor arrancar de uma vez só para não doer) porém não sei qual distribuição devo instalar, se continuo com o CL 10 ou tento outro e por isso entrei nesse forum, porém não vou mentir até agora eu não cheguei em nenhuma conclusão!!

Eu queria testar o Mandriva Linux 2006.1-0.3 que são 4 cds (alguem poderia me dizer se é mesmo necessário os 4 cds?)

ou o Big Linux 3.0

ou o Fedora Project Core 5 que são 6cds!!!(alguem poderia me dizer se é mesmo necessário os 6 cds?)

e queria saber a diferença entre openSUSE 10.2 Eval CD e o openSUSE 10.2 e se são necessários os 5 cds mesmo.

Em relação ao breve relato sobre as distr. eu começo:

CONECTIVA LINUX 10 - é de muito fácil instalação, a detecção de hardware foi perfeita, o sistema se mostrou bastante rápido e estável e o desktop não deixa nada a desejar ao windows XP. A única coisa que não gostei foi o seguinte: não conseguir passar video de jeito nenhum, tanto wma, ave e mpg, a imagem não aparecia, fica tudo preto e só o audio que funciona (não sei se é o SO ou se falta codec, ou uma melhor configuração do sistema). Apesar de ter copiado os três arquivos iso e feito os cds, a instalação utilizou apenas o cd 1, perdi duas midias para nada :-)hauuahauha.

A todos que pretendem adentrar nesse novo mundo, que é o linux, entrem de cabeça, não deixem de testar por medo de quebrar a cara.

Daniel Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu estou vendo que este post é meio paradão.........

Pois bem, eu instalei o Opensuse 10.2 e vou dar meu relato :)

Para a instalação padrão só precisa dos 3 primeiros CDS. A instalação não é nenhum bicho de sete cabeças, porém eu prefiro a do Conectiva Linux10. Eu fiz a instalação do mesmo modo que a do CL 10 e o sistema parece ser mais pesado e lento :(, nesse ponto eu reconmendo o CL 10. Essa distribuição abre já na instalação a opção de utilizar o KDE ou o GNOME (se tiver essa opção no CL 10 eu não vi :) ). O problema que eu falei sobre videos no CL 10 se repete no Opensuse10.2 por causa da falta de codecs, e como eu ainda não parei para estudar o assunto no forum, continuo com o mesmo problema. No resto é tudo farinha do mesmo saco (no bom sentido).

aí galera vamos contribuir com o forum, postem suas opinioes para começar a rolar um bom intercambio de experiencia entres o mestres do linux e os iniciantes (como eu).

Um abraço a todos,

Daniel Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu estou vendo que este post é meio paradão.........

Pois bem, eu instalei o Opensuse 10.2 e vou dar meu relato :)

Para a instalação padrão só precisa dos 3 primeiros CDS. A instalação não é nenhum bicho de sete cabeças, porém eu prefiro a do Conectiva Linux10. Eu fiz a instalação do mesmo modo que a do CL 10 e o sistema parece ser mais pesado e lento :(, nesse ponto eu reconmendo o CL 10. Essa distribuição abre já na instalação a opção de utilizar o KDE ou o GNOME (se tiver essa opção no CL 10 eu não vi :) ). O problema que eu falei sobre videos no CL 10 se repete no Opensuse10.2 por causa da falta de codecs, e como eu ainda não parei para estudar o assunto no forum, continuo com o mesmo problema. No resto é tudo farinha do mesmo saco (no bom sentido).

aí galera vamos contribuir com o forum, postem suas opinioes para começar a rolar um bom intercambio de experiencia entres o mestres do linux e os iniciantes (como eu).

Um abraço a todos,

Daniel Souza

A maior parte das distribuições profissionais não vem com os codecs de video, as únicas que conheço são o slackware e o Mandriva2007, com este último eu realmente me surpreendi pois mesmo na versão free ele vem com o mplayer e o xine completos (no opensuse você viu que o xine é castrado...) inclusive com preview dos videos no gerenciador de arquivos.

No mais :P :

...nesse ponto eu reconmendo o CL 10

Melhor não. O conectiva já foi descontinuado e os usuários podem ter problemas com a atualizações.

Não use o Mandriva2006 ou o Fedora5. Elas já estão desatualizadas e não são mais leves que suas versões atuais. O conectiva 10 também é antigo... O Big Linux eu nunca usei mas ele é baseado no kurumim.

O Suse (opensuse) é a distribuição mais pesada que já usei, e eu já testei muitas, não pelo consumo de memória mas o sistema é lento em relação aos outros.

Falô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado aí Mog² por tirar minhas dúvidas a respeitos das distr. fedora e o mandriva, já descartei elas (ainda bem que ainda não tinha perdido tempo baixando as imagens). Eu ainda to na fase de ficar testando varias distr. e eu encontrei aqui no forum mesmo um tutorial de como instalar e configurar o slackware 11, e eu acho que vou meter as caras e tentar instalar para ver se eu gosto dela.

Um abraço a todos,

Daniel Ribeiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado aí Mog² por tirar minhas dúvidas a respeitos das distr. fedora e o mandriva, já descartei elas...

Ah! Você entendeu errado, elas são boas distros (inclusive eu uso o mandriva) mas as versões que você postou estão desatualizadas. As atuais seriam Mandriva2007 e Fedora6...

Boa sorte aí com o slack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Você entendeu errado, elas são boas distros (inclusive eu uso o mandriva) mas as versões que você postou estão desatualizadas. As atuais seriam Mandriva2007 e Fedora6...

Boa sorte aí com o slack.

aí Mog², eu já tinha entendido, é que na hora da resposta eu não deixei claro que tinha descartado as verções 2006 do mandriva e a 5 dp fedora, mas mesmo assim valeu.

Em relação ao assunto do post, eu já fiz os cds do slackware 11 e do big Linux 3.0, e pretendo instalar hoje, mas tarde eu passo aqui para dar minha opinião sobre essas distr. se tudo der certo e eu conseguir instalar :)

Um abraço a todos,

Daniel Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

eu acabei de instalar o Big Linux 3.0, e sinceramente acho que da de 10 no CL 10 (que inclusive já está ultrapassado) e o OpenSuse 10.2. O Big Linux é de fácil instalação, é relativamente leve e ágil (eu estava com o OpenSuse, que estava lento para carregar, então não sei se o Big Linux é rápido mesmo, ou se só é rápido em relação ao OpenSuse), quando você entra a primeira vez no ambiente grafico ele mostra a opção de instalar aguns codecs (para wmv,mov....), o flash, fontes do windows e uma parada para rodar dvds de outras regiões.

O sistema é bastante completo.

É uma distr. bem interessante.

Uma boa noite a todos,

Daniel Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

feijaum, sem querer ser mau educado ou chato...

Cara se você está começando agora e já está nesse ritimo então você está desperdiçado aqui :P

Como você já deve ter percebido, quase ninguém mais frequenta esta area do forum, talvez você devesse frequentar um forum mais especializado, se já não estiver fazendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Bom primeiramente sou leigo em Linux e quero aprender a mexer e pra começar quero instalar em um k6 II 350 com 32mb e HD de 20 gb.

Usarei o pc para internet, downloads, música, vídeos e alguns jogos de gba

bom li todo o tópic mas não me decidi ainda , então gostaria de saber qual distro me recomendam, kurumin ou ubunto e qual versão destas distros.

ps. gostaria de uma distro em português, pois não sei inglês.

Obrigado

Um detalhe que esqueci de colocar é q possuo adsl, mas esta tudo instalado no pc da assinatura e precisarei criar uma rede no k6 para poder acessar a internet, há algum problema nisso? (criar uma rede de windows XP - Linux)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galeraaa..... to querendooo começar com Linux....mais estou totalmente por foraa...

tipo tenho um pc já meioo antigo...

um Duron 750....256 de ram...hd de 14 Gb...

mais quero o linuxx mais pra eu poder conhecer mesmo...ver as vantagens dele e tal...

meu amigo tem o madrivaa..e se eu não me engane é o 2007 ...

será que eu poderia colocar na minha maquina sem problemas???

ahhh e eu não tenhoo placa de video nada disso....pc veioo é phodaa rsrsrs..

estarei esperando resposta...obrigadoo desde já...

Flwsss!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!