Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor distribuição Linux para mim?


Faca_na_Bota

Posts recomendados

galera não sei nada de linux, mas quero aprender muito, gostaria de saber com as minhas configurações abaixo qual distribuição seria a melhor?

notebook acer 5520-5351

AMD Athlon 64 x2 dual core processor TK-57(1,9Ghz, 2x 256KB L2 cache)

751Mb nvidia GeForce 7000M Turco cache

3GB DDR2

320GB HDDDVD super mult

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-pode-ser-usado-por-todo-mundo-Escolhendo-o-seu-primeiro-Linux.-Duas-Filosofias-fundamentais/

Este artigo parece que confunde quem vai escolher, mas está mais lotado de informações que o metrô na Sé as 6 da tarde. :D

Tem um resumo geral das distros e fala de dezenas delas que podemos escolher para o que queremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-pode-ser-usado-por-todo-mundo-Escolhendo-o-seu-primeiro-Linux.-Duas-Filosofias-fundamentais/

Este artigo parece que confunde quem vai escolher, mas está mais lotado de informações que o metrô na Sé as 6 da tarde. :D

Tem um resumo geral das distros e fala de dezenas delas que podemos escolher para o que queremos.

Bahh, eu já tinha lido esse artigo. Boa xita....

Ps.: Bah, aquele video do Compiz vs Aero foi demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pipous, pues bien, sou novo no fórum e novíssimo no Linux. Tenho um pc "modesto" (que descreverei em breve) e pretendo instalar uma distro Linux nele pra ver como ele se vira sem esse XP. Mas calma, não vou perguntar "qual a melhor distro" :lol:

Já li e continuo lendo bastante sobre o Linux e suas distros procurando entender melhor esse novo mundo e caçando um SO leve pra minha carroça e adequado para um iniciante como eu.

Com base principalmente nos tutoriais do GDH, eliminei algumas opções como Ubuntu (por ser menos personalizável e, logo, + pesadim) e Debian (por ser mais "advanced") e cheguei no Mandriva.

Diz o tutorial que uma opção para um PC mais antigo seria experimentar o IceWM ou o LXDE (ao invés do KDE ou GNOME) que "consomem muito menos memória e recursos do sistema". Mas fico com medo de não ficar satisfeito com os aplicativos "neutros" que, me parece, existem em menor variedade, e acabar sobrecarregando o sistema usando aplicativos dos dois big-ones.

Objetivamente, então, minhas dúvidas são:

-> Tenho razão em buscar um sistema tão leve ou meu pc daria conta (com qualidade) de um Mandriva em KDE ou GNOME personalizado mais enxutamente? porque ele guenta o XP, mas beem toscamente...

-> Tá certo que eu não preciso de aplicativos muito frufruzentos mas os tais "neutros" dão pro gasto ou eu teria que me conformar com "tem esse e pronto"?

Minha máquina:

AMD Sempron 2400+ 1.67GHz

256 RAM DIMM

HD SAMSUNG SP0411N (40GB, 7200 RPM)

Link dos tutoriais (pra citar a fonte pra quem também procura)

http://www.gdhpress.com.br/cd/

No mais,

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-> Tenho razão em buscar um sistema tão leve ou meu pc daria conta (com qualidade) de um Mandriva em KDE ou GNOME personalizado mais enxutamente? porque ele guenta o XP, mas beem toscamente...

Se você puser pelo menos mais 256MB de RAM você pode ir com um sistema mais completo. Se não vai com um mais leve.

-> Tá certo que eu não preciso de aplicativos muito frufruzentos mas os tais "neutros" dão pro gasto ou eu teria que me conformar com "tem esse e pronto"?

Há aplicativos ótimos que não são pesados. Por exemplo o editor de textos Abiword e de planilhas Gnumeric que são bem mais leves que o OpenOffice (e você pode exportar, se precisar, os arquivos no formato do OO, em PDF ou em XML).

O que faz alguns aplicativos no Gnome ou KDE serem assim 'frufruzentos' é também a sua integração com o sistema. Por exemplo no Ubuntu tudo é feito pra ser bem integrado entre si mas isso pode prejudicar o desempenho do sistema e não é necessário pro simples uso dos aplicativos.

Se você ver uma distro leve como o antiX, ele voa e tem tudo que você pode precisar. Só que ele é baseado no Debian testing então é preciso se familiarizar com o funcionamento do apt pois às vezes um upgrade remove alguma coisa que precisa ser reinstalada ou precisa de um comando especial pra que funcione etc.

Mas você pode tentar algo baseado no Ubuntu como o Crunchbang Linux (vem em inglês) que é mais tranquilo em termos de manutenção.

Há outras baseadas no Slackware, p. exemplo, como o Absolute Linux ou mesmo o antigo Goblinx (que agora mudou de nome).

Opções não faltam, mesmo se você ficar com os 256 MB de RAM. Mas se você quiser rodar as distros mais cheias então é bom ter pelo menos 512 MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado pela resposta :)

Se você puser pelo menos mais 256MB de RAM você pode ir com um sistema mais completo. Se não vai com um mais leve.

Sem chance. Pretendo me livrar dele assim que possível, por isso investir nele não é uma opção. Até comprar um pc decente fico com um SO mais leve mesmo, no problem.

Há aplicativos ótimos que não são pesados. Por exemplo o editor de textos Abiword e de planilhas Gnumeric que são bem mais leves que o OpenOffice (e você pode exportar, se precisar, os arquivos no formato do OO, em PDF ou em XML).

Uai, que bom! Vou experimentar então.

Sobre as distros que você indicou, vou pesquisar mais sobre elas e escolher uma, pódeixar. De fato, ainda tenho que me familiarizar com o apt mas nem morro de medo não, bora botar a mão na massa.

Muito obrigado,

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia era abrir um tópico, mas como esse assunto já esta em debate por aqui, vamos lá:

Gostei do artigo e de já deixo a sisposição de interessados.

Esqueçamos toda a teoria e os breves contatos, me ponho no papel do curioso acostumado com com O.S da concorrência e quer desbravar o "Linux arbítrio"

Processador: x4 9850BE 2,5GHz @ 2,9GHz

Placa-mãe: M3A78

OCZ Platinum 1066MHz 2x1GB

Partição 1 -100GB: Windows 7 x64

Partiçaõ 2 - 50GB: disponível

Exigência 1: Dual boot/Win7 x64

Exigência 2: Plataforma x64

Exigência 3: No bom e velho Portuga.

1ª Pergunta: Qual a mais atual e melhor distro x64 e onde baixar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ubuntu é bem avançado e atual.

Apesar de ser muito amigável o seu uso, há algo que é bom saber de antemão: ele preza e valoriza o software livre portanto não vem com nenhum software proprietário no sistema.

Ele tem um pacote especial que vem com alguns programas que por lei em alguns países como os EUA não podem vir no cd, para instalá-lo use

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Eis a sua descrição:

Description: Commonly used restricted packages

This package depends on some commonly used packages in the Ubuntu

multiverse repository.

.

Installing this package will pull in support for MP3 playback and decoding,

support for various other audio formats (GStreamer plugins), Microsoft fonts,

Java runtime environment, Flash plugin, LAME (to create compressed audio

files), and DVD playback.

.

Please note that this does not install libdvdcss2, and will not let you play

encrypted DVDs. For more information, see

https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats/PlayingDVDs

.

Please also note that packages from multiverse are restricted by copyright

or legal issues in some countries. See

http://www.ubuntu.com/ubuntu/licensing

for more information.

No entanto você pode não querer instalar tudo de uma vez. Então talvez você queira instalar o Flash da Adobe - a maneira mais simples é abrir o terminal e executar
sudo apt-get install flashplugin-nonfree

O Ubuntu vem com o Firefox 3.5 que tem suporte a Open Video que não precisa de plugins e funciona em sites com o Dailymotion.

Também ele não vêm com codecs proprietários como o mp3 mas os reprodutores de áudio e vídeo pedem pra baixá-los automaticamente na primeira vez que tomarem contato com um arquivo não suportado.

Portanto se você instalar o ubuntu-restricted-extras ou os pacotes individualmente, NÃO instale de novo o Flash do site da Adobe ou o Java do site da Sun pois é capaz de conflitar (além de não ser necessário).

Para usufruir dos efeitos visuais extras na área de trabalho você pode instalar o pacote que facilita a sua configuração:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

e ele estará localizado em Sistema > Preferências > CompizConfig Settings Manager

Há muitos guias do Ubuntu pela net.

Há é claro muitas distribuições Linux, várias bem atuais. Você pode pesquisar no Distrowatch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há é claro muitas distribuições Linux, várias bem atuais. Você pode pesquisar no Distrowatch.

Desculpa colega, mas é este o ponto chave. O cara com eu, totalmente cabaço no assunto, vai lá, pesquisa e se depara com um algo parecido com tribo "kurumim, ubuntu, ku*** e nome mais esquisitos ainda, Fedora, Debian, Satux...."

Issa ajuda tanto quanto entrar na água sem saber nadar, se não tem um colega pra dar uma ajuda, certamente vai afundar....

O objetive fundamental é "No mundo de hoje quem não fala pelo menos duas línguas morerá de fome".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo então o Ubuntu.

- é atual.

- é bem suportado pelo fórum, seja em português ou em inglês.

- é relativamente simples de usar (é bem mais simples que o Windows pra quem não conhece nenhum).

Obrigado colega!!!

Baixarei, instalarei e volto pra compartilharmos experiências e espero suporte a dúvida, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O Ubuntu é bem avançado e atual.

Apesar de ser muito amigável o seu uso, há algo que é bom saber de antemão: ele preza e valoriza o software livre portanto não vem com nenhum software proprietário no sistema.

Ele tem um pacote especial que vem com alguns programas que por lei em alguns países como os EUA não podem vir no cd, para instalá-lo use

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Eis a sua descrição:

No entanto você pode não querer instalar tudo de uma vez. Então talvez você queira instalar o Flash da Adobe - a maneira mais simples é abrir o terminal e executar

sudo apt-get install flashplugin-nonfree

O Ubuntu vem com o Firefox 3.5 que tem suporte a Open Video que não precisa de plugins e funciona em sites com o Dailymotion.

Também ele não vêm com codecs proprietários como o mp3 mas os reprodutores de áudio e vídeo pedem pra baixá-los automaticamente na primeira vez que tomarem contato com um arquivo não suportado.

Portanto se você instalar o ubuntu-restricted-extras ou os pacotes individualmente, NÃO instale de novo o Flash do site da Adobe ou o Java do site da Sun pois é capaz de conflitar (além de não ser necessário).

Para usufruir dos efeitos visuais extras na área de trabalho você pode instalar o pacote que facilita a sua configuração:

sudo apt-get instal compizconfig-settings-manager

e ele estará localizado em Sistema > Preferências > CompizConfig Settings Manager

Há muitos guias do Ubuntu pela net.

Há é claro muitas distribuições Linux, várias bem atuais. Você pode pesquisar no Distrowatch.

O que achei sensacional é o synaptic, com 2 cliques coloquei ele pra baixar este pacote. ^_^

Vou ver se resolve um dos meus problemas..

Desculpa colega, mas é este o ponto chave. O cara com eu, totalmente cabaço no assunto, vai lá, pesquisa e se depara com um algo parecido com tribo "kurumim, ubuntu, ku*** e nome mais esquisitos ainda, Fedora, Debian, Satux...."

Issa ajuda tanto quanto entrar na água sem saber nadar, se não tem um colega pra dar uma ajuda, certamente vai afundar....

O objetive fundamental é "No mundo de hoje quem não fala pelo menos duas línguas morerá de fome".

Amigo, é complicado decidir.

Eu quando comecei a testar fiz por máquina virtual, assim seria mais seguro e eu poderia "faze rum orçamento sem compromisso".

Naquela época o ubuntu não me agradou, mas agora instalando-o foi bem mais interessante.

Ainda tenho uns probleminhas pra resolver antes de dar a cara a tapa pra funcionar uns programas que quero, mas em geral ele é BEM mais leve que o XP (meu micro é socket 939), com visual bastante interessante e tem umas funcionalidades de cair o queixo como esse synaptics, que é uma listagem dos programas que podem ser instalados no SO, basta clicar e ele baixa e instala sozinho.

O bixo ainda não é 100% "user friendly", mas está perto disso e funciona bem.

Pra uso "comum" está excelente. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

e ae gente eu tenho a mesma duvida.

eu ja usei linux e sei me mexer legal la dentro a coisa é que minha placa de video queimou e agora estou usando a placa onboard e consome minha ram então queria saber de outro SO mais leve que o xp aqui vão minhas configuraçoes de pc

Athlon 64tm 64bits 3500+ 2.2GHz

512 MB ram DDR2 533 Mhz

placa de video onboar de 64MB

hd (muuito espaço) 300GB

placa-mãe MSI k9mm-v

e só alguma dica avissem

desde ja muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não seria uma boa alguém criar ou publicar uma tabela com as distros disponiveis atualmente e qual a finalidade de cada uma, como no caso das tabelas que a M$ cria mostrando a diferença do Windows Home para o Ultimate por exemplo?

Como existem muitos viciados em linux aqui seria uma boa postar esta tabela, ajudaria muita gente inclusive eu^^ que não tenho tanto conhecimento do Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não seria uma boa alguém criar ou publicar uma tabela com as distros disponiveis atualmente e qual a finalidade de cada uma, como no caso das tabelas que a M$ cria mostrando a diferença do Windows Home para o Ultimate por exemplo?

Como existem muitos viciados em linux aqui seria uma boa postar esta tabela, ajudaria muita gente inclusive eu^^ que não tenho tanto conhecimento do Linux.

Não é bem tabela, mas acho que este serve:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-pode-ser-usado-por-todo-mundo-Escolhendo-o-seu-primeiro-Linux.-Duas-Filosofias-fundamentais/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não seria uma boa alguém criar ou publicar uma tabela com as distros disponiveis atualmente e qual a finalidade de cada uma, como no caso das tabelas que a M$ cria mostrando a diferença do Windows Home para o Ultimate por exemplo?

Como existem muitos viciados em linux aqui seria uma boa postar esta tabela, ajudaria muita gente inclusive eu^^ que não tenho tanto conhecimento do Linux.

Era a minha ideia inicial.

O problema é que isso exigiria tempo e, tempo, é algo que não tenho.

Fico aberto a interessados em fazê-lo.

rodleo90

Linux leve: http://www.puppylinux.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Eu nunca usei o Linux antes então eu fiquei vendo uns sites na interne a respeito dele, baixei o Ubuntu e o Kurumin.

Mas agora to na duvida: qual dos dois usar :confused:

Minha configuração:

P5Q3 Deluxe WiFi-A/Intel Core 2 Quad Q9650 /2Gbx2 DDR3 800MHz/GeForce GTX 260 896 MB GDDR3 1.998 MHz/HD322HJ 7200RPM/Corsair TX650.

Muito Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!