Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Altas temperaturas PIV LGA775


mr.maroca

Posts recomendados

As temperaturas altas tem jeito. Postei várias vezes nesse tópico e resumindo a história toda meu P4 3.6 tinha temperatura mínima de 55C (83C full). No começo eu estava preocupado, mas mesmo esquentando ele era bem estável, nunca travou nem me deixou na mão. Instalei o cooler Zalman 9500 (pasta térmica akasa AK450) a 15 minutos atrás e a temperatura está em 43..... :palmas: Assim que der as 200 horas pra pasta térmica fazer efeito eu posto aqui contando qual é a temperatura. Boa sorte pra todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom... acreditem se quiser.... com cooler box (ajudado pelo frio de curitiba) e uma ASUS P5VD1-X meu P4 775 3.06 fica em meros 24 graus, essa semana vendi minha placa-mãe e comprei uma asus P5ND2-SLI, tomara q ela continue com essas temperaturas...

http://i61.photobucket.com/albums/h70/guick/imagem.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente as placas mais baratas da Asus costumam dar muitos problemas de aquecimento principalmente a linha P4P800 on board e as P4S800 on board.

Montei muitas placas dessas aqui na empresa e sempre davam pau, a ponto de não comprarmos mais do fornecedor.

Já a linha P4P800 of board é uma ótima placa, devido aos seus capacitores de melhor qualidade.

Atualmente estou testando a nova vedete da Asus P5W DH DELUXE e sem dúvida me impressionou bastante, não pelos acessórios extras como controle remoto, wireless etc...mas pela sua grande performance e overclocks talvez jamais alcançados.

Sem dúvida deixa as Boards de mesmo chipsets (975X) da Intel, Abit, DFI ou qualquer outro concorrente no chinelo e todos devem perguntar ??? Qual é a temperatura???

Simplesmente com um over de 700Mhz ela fica em idle a 41º e full a 53º, infelizmente não pude testar o SLi pois não sobrou dimdim para mais uma placa do kilate da X1900XT no meu orçamento.

Então é isso, o nosso amigo tem razão de falar q as placas top de linha da Asus realmente são superiores as suas irmãs mais pobres (on board).

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E bem isso ai mesmo Spider net eu tinha uma asus p5gd2-x e um gabinete na rcomedação da intel

com cooler in box e vivia feverndo reaplique arctic silver 5 recentemente com over dinamicio com Asus aibooster de 15% prescott 2m [email protected] ilde 35c° e full 48c° isso que pasta termica não tá cura ainda parabéns uma otima configuração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz 200 horas que meu PC está ligado, a pasta térmica já fez efeito..... A temperatura do meu computador baixou de 80C p/ 36C. (tá certo que aqui em curitiba tá fazendo uns 4C) Recomendo p/ todo mundo que tem problema com temperatura nesses processadores 775 que troquem aquela porcaria de cooler da intel. Aquele encaixe do cooler provavelmente é o que vem causando toda essa encrenca. A Intel deu mole de botar um produto desses no mercado.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz!!!

Eu tenho um um Pentium 4 LGA 775 HT de 3.0 GHZ! Coloquei ele a 3.6 GHZ! não passa dos 50ºC !!! E o cooler q to usando é o da intal mesmo q vem no box!

vocês me aconcelham algum cooler bommmmmmmmmm da THERMALTAKE???

porque ? Como faço pra elevar essa temperatura dele! Q nem vocês falam! Ao Full ???

falou gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou relatar nesse topico o que está acontecendo comigo.

já postei isso em outro topico dessa mesma área do forum.. espero que não tenha problema, porque acredito que nem todos leiam todos os topicos do forum..caso tenha problema me desculpem e me avisem.. vou postar abaixo o que esta acontecendo comigo e pelo que ando lendo..acontecendo com muitas pessoas.. achava q era problema do processador ou placa-mãe..mas pelo q estou vendo é "algo normal" com esse processador.. alem de gastar uma grana boa em um PC ..ainda temos q gastar mais para ele poder ficar em uma temperatura razoavel.. o problema é que já gastei uma grana com a maquina e com orçamento contado fica complicado :( mas é a vida.. segue o que esta acontecendo comigo:

Meu PC:

Pentium D930 3.0 placa mãe Intel d945gnt

1GB ram HD SATA II Seagate

video 6200 GEFORCE

Assim que meu PC chegou e liguei bateu a temperatua de 75º na BIOS.. no windows ficava variando entre 70 e 80ºC!!

Falei com a loja que me vendeu ele mandou o tec aqui onde eu trabalho para trocar o cooler.. colocou um cooler qualquer e depois ia trocar pelo box.. ###### já era para ter mandando o BOX.

Segui recomendações que me falaram.. minha fonte era genérica.. coloquei uma Seventeam 420W reais.

Reparei que tem essa mesma etiqueta da garantia no processador..fica no canto dele.. me falaram para tirar..mas na hora que eu ia tirar meu amigo me lembrou bem e disse.. isso não altera tanto assim..e é melhor você ficar com essa etiqueta e com ele um pouco mais quente do que ficar sem ele mais frio e SEM garantia nenhuma! pensando por esse lado deixei a etiqueta porque se queimar com a etiqueta ele tem q me dar outro..agora sem ela.. já era né?! =(

Estou muito nervoso com essa situação.. ontem fiz todas as trocas e vou relatar o que aconteceu e gostaria da ajuda de vocês:

Ontem comprei a fonte da Seventeam 420.. atualizei a BIOS e coloquei o cooler que o cara trocou.. coloquei o Cooler BOx da Intel.. agora ele trouxe um cooler box da intel na caixa..mas na caixa diz ser para pentium 4 650 3.2 HT socketLGA775. ate falei com ele na hora..mas ele disse que esse serve tranquilo na minha máquina.

Coloquei também um Cooler no HD e um cooler na parte traseira do gabinete.

Deu um trabalho para colocar o cooler porque ficou uma parte do outro cooler atras da placa-mãe!! horrivel esse esquema de cooler para esse socket!! toda hora que for trocar o cooler tem que praticamente desmontar a placa mãe! tive que soltar a placa-mãe e tirar a parte de tras do outro cooler. esse da intel não precisa porque tem umas presilhas de pressão.

Depois de feito tudo.. atualizar a bios..trocar a fonte e o cooler.. liguei a maquina.. no windows a temperatura caiu uns 10 - 15ºC +-

antes variava de 70 a 80ºC agora ficou variando entre 55ºC e 65

Mas não fiz nada demais não joguei não assisti video e nem ouvi mp3.

Ainda acho que a temperatura está alta.

outra duvida.. algumas pessoas me falam que a rotação do cooler delas chegam a uma velocidade de +- 5.000.

O cooler antigo chegava a uma velocidade de 2.300 rpm

esse cooler box a velocidade chegou em 2.580 rpm!

isso é problema do cooler? ou pode ser algo na placa-mãe que não deixa ele ter um rpm mais alto?

Outra coisa:

na bios a temperatura fica bem mais alta que no windows.. varia de 65 ate 73ºC

Algumas opções da BIOS:

CPU FanControl <enable>

System Fan Contros <Enable>

MaxCPUID Value Limit <disable>

Lowest Fan Speed <slow> tem como colocar OFF. Esse item que fiquei na duvida.. melhor deixar slow ou OFF????

Processador temp. 67ºC

Internal temp. 40

Remote temp 33

V12 - 12.250

V5.0 - 5.084v

V3.3 - 3.285v

V1.5 - 1.542v

VCCP - 1.183

Pensei em colocar um desses coolers Zalman 9500 mas ele no site em relação a minha placa diz q tem que ter 4mm de GAP uma distancia .. e vi ontem em uma loja um cooler golden orb II q serve no socket LGA 775 ele é muito grande.. acho que le não vai caber na minha placa mãe!

olhem a foto dela:

http://gotz.cocolog-nifty.com/gnic/images/D945GNT.jpg

tem aquele dissipador em cima de um chip acho que esses coolers grandes não iriam dar para colocar ali..

O Que eu faço????????

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom o meu processador quando eu usava o cooler box esquentava pacá ficava em torno de 50 a 65 graus ai troquei o cooler porque o sensor de leitura de rpm do cooler não estava funcinando.

o cooler inbox ela de aluminio e tinha um rpm max de 3400rpm e fazia ate um barunhozinho + eu deixava o qfan da placa ligado e ele rodava 2000rpm + ele não ela nada eficiente, com o problema que deu nele tive que trocaro ai fui na loja de informatica e la eles tinha um cooler compativel com o processador lga775 ,

ela um cooler da AVC ela bem maior que o inbox e tambem tinha uma rotaçao bem maior tambem 4400 rpm,porém tinha o núcleo de cobre,ai resolvir compraro pelo preço de 37.00r$.

inatalei ele testei e vi que a rotaçao de 4400 rpm fazia um baranho danado ,ai fui no setap da placa e coloquei ele pra trabalhar com 50% da sua capacidade e ele fica com uma rotaçao+ou - de 2300rpm e seu desempenho é o mesmo se ele tivesse trabalhando com sua rotaçao max,+ porém silencioso e minha maquina fica em torno de 36a46 graus em idle e 50 a 60graus em full.

esse cooler da AVC eu achei ele muito bom esta me atendendo direitinho bem menhor que o inbox da intel ,e com um preço ate bom :palmas: :palmas:

post-84285-13884920865679_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate que o preço foi barato e conseguiu resolver.. porque o zalman esta quase R$300,00

qual o modelo do seu cooler? me passa o modelo que vou procurar nas lojas aqui do RJ para ver se eu acho

colega o modelo é Intel P4 LGA 775 (Z090Z85) e tem a ficha dele completa no site do fabricante que é:

http://www.avc.ind.br/home.asp?pag=Exibir&parent=Cooler+Intel&chave=39&sb=79∏=186

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu

dei uma olhada no site.. mas ele é identico ao meu cooler in box da intel..

é + so que a performace dele é bem menhor se você tem adeia o inbox chega 3400rpm e esse é 4400 e o núcleo é de cobre e o meu inbox não ela, ela todo de aluminio.

e esse cooler é muito maior que o inbox ele é um monster perto do inbox.

post-84285-13884920944902_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Depois de ler esse tópico inteirinho, acabei me motivando a tentar resolver esse meu problema e tenho que deixar aqui minha experiência...

Moçada, é o seguinte, tenho um p4 prescott, 3,0 Ghz, LGA 775, com cooler in-a-box mesmo e uma placa-mãe ASUS P5P800S, uma das placas que mais deram dor de cabeça aqui nos relatos...

De resto, uma memória 512Mb Kingston DDR 400, uma placa de vídeo 9600 PRO 256Mb, um HD Seagate SATA 80Gb e um DVD-RW da LG. Tenho um gabinete da Leadership que veio com fonte de 500W, ok, não é boa, mas ele funciona que é uma beleza...

Comprei esse PC há um ano, e sempre enfrentei problemas de alta temperatura com ele, mesmo quando ele era novo e não tinha nenhuma poerinha, mas não tinha ainda me motivado a fazer algo a respeito, seja por falta de tempo ou por saber o que realmente estava ocorrendo...

Moro em Floripa e aqui no inverno está frio, mas o processador vivia esquentando, tanto que eu somente andava utilizando o computador com a tampa lateral aberta e isso resultava em temperatura em idle a 52°C e em full a 75°C e até 78°C... :ahh:

Mas fora algumas “mini travadas” em jogos, ele não dava nenhum problema, mesmo renderizando imagens 3d, trabalhando com CAD, editando vídeos e imagens...

Outro grande problema é que quando realmente solicitado, o cooler chegava a 4000rpm, o que fazia um barulho tremendo!! Mas nada de baixar a temperatura quando o uso full era constante... Em idle, ele ficava em uns 2500 rpm...

No entanto, a temp da placa-mãe ficava sempre baixa em torno de 23°C, nunca subindo muito alem disso, mesmo com o gabinete fechado, o que me deixava claro que o problema era no processador e seu cooler...

No meu gabinete tenho um fan frontal de 80mm fazendo entrar ar frio e um traseiro de 80mm fazendo a exaustão, além de uma entrada lateral com um duto em cima do cooler do processador, mas sem nenhum fan ali...

Inclusive ele só atingia aquelas temperaturas de pico quando em jogos ou renderizando imagens 3d, em CAD, Corel e photoshop ele ficava mais tranqüilo...

Enfim, após ler todo o tópico, tomei uma atitude de tentar resolver esse problema em casa mesmo, pois eu já estava quase levando numa assistência técnica. Comecei por limpar a poeira dos fans e suas grelhas e o gabinete, mas nada assim tão demoradamente.

Depois retirei o cooler do processador e destaquei o fan do dissipador, e dei uma limpeza geral também... Entre eles dois tinha uma espécie de colchão de poeira... :blink:

Limpei também as entrada e saída de ar da fonte e dei uma arrumada nos cabos, mas nada que estivesse muito bagunçado...

Lembro aqui que eu usava ele com a tampa aberta, por isso, não era problema de circulação de ar, ainda mais que a temp da placa-mãe sempre permaneceu baixa...

Daí tirei o processador, limpei a pasta térmica existente, acho que estava com pouca coisa em excesso e reapliquei a mesma pasta que tenho, uma genérica. Fiz o mesmo com o cooler, aplicando em ambos conforme um vídeo que ensina o modo correto de fazer, que tem aqui no fórum mesmo...

Depois disso remontei as coisas, atento ao aperto do cooler, que é uma coisa que eu sempre tive dificuldade nesse p4, fica aqui o grande defeito do prescott, esse cooler é um tanto chato de colocar exatamente, já tinha passado por problemas antes com essa colocação...

Pois bem, depois de tudo religado, entrei na BIOS de cara e a temp estava em 90°C!!!

Aí subiu pra 94, 98, 100 e desligou... Lógico...

Pensei, ####### de cooler!!! :bravo:

Daí tirei ele de novo e fiquei bastante atento na colocação. Depois de apertar cada uma das presilhas a fundo, deve-se girar pra travar, certo? Exatamente, mas mesmo depois disso, eu mexia nelas e 2 estavam bastante firme, mas outras 2 tinham um ligeiro balançar, ainda que ao tentar mexer o cooler, ele estivesse bem firme.

Nisso, afundei mais um pouco essas que estavam balançando, mesmo depois de travados, daí eles ficaram tão firmes quanto os outros dois... Ou seja, depois de apertado e no lugar, eu apenas pressionei mais firme pra baixo, como se afundasse um pouco mais...

Nota: apertei-os como manda o manual da placa-mãe, em “X”...

Pensei: pronto, agora não tem mais como esse negócio não estar firme!

Religuei-o, e fui direto na BIOS, ao que minha surpresa foi grande!!!!

A temp do processador estava em 33°C!!!!! :palmas: :palmas:

Quase chorei de alegria, iniciei a maquina e comecei a testar com o Speed Fan.

A placa-mãe, com o gabinete fechado, continua nos seus 24°C e o processador, em idle, fica por volta de 35°C.

Em full, num teste que eu fiz aqui, não passou de 53°C!!!

E o cooler se manteve por volta de 2100rpm, quietinho que é uma beleza!!!

Chegando, em full, a 2500rpm, nada que incomode...

Nossa, que maravilha!!! Lembro que não coloquei nada do que eu já não tinha, foi apenas o aperto certo do cooler! Tudo bem que o correto aplicar da pasta térmica deve ter ajudado em alguns poucos graus, mas o mais importante, é que o cooler e o processador estejam 100% em contato!

Portanto, não acho mais que seja um PresHOT como dizem, nem que esta placa-mãe da ASUS mais baratinha esquenta mais que as outras, mas sim ela tem um grande problema que eu acho é na fixação correta do cooler, mesmo colocando do jeito recomendado, não dá pra se ter certeza se está direito...

Portanto, acho que o único problema do Prescott seja esse método de fixação do cooler, fiquem bem atentos a isso, e quem tiver algum problema com temperatura e placas-mae da ASUS, acho conveniente tentar uma nova e correta colocação do cooler, ajuda um monte!!!

Talvez a galera que tenha trocado de placa-mãe, ou de cooler e tenha obtido sucesso, seja devido a ter feito uma colocação correta do cooler, seja por ter mais atenção nessa hora ou por causa da placa-mãe da ABIT ou outra possuir um sistema de furação mais eficiente que essas da ASUS...

Ainda devo retirar o fan de 80mm que tenho na parte de trás e colocá-lo na janela lateral pra alimentar melhor o duto e colocar um de 92mm na parte de trás... Mas nada que seja necessário agora...

Vou até fazer uns overclocks com a criança agora...

:palmas: :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É isso aí marcelo.hcb, eu também nunca tive problemas de temperatura com meu prescott. Coloquei o cooler certinho e tal.. a pressão é tanta que a placa fica até meio envergada, não é? hehe

Hoje mesmo está uns 25° aqui na minha cidade e o processador está em 35° com o cooler a 3400RPM (:P)

No invernão mesmo ele fica em entre 26° e 28°

Opps.. ainda não disse que os cabos está numa zona só.. tudo desorganizado, rs..

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

bom, acho que o tópico já passou o ápice de contribuições e tal.

Sem a pretensão de dar por encerrada as discussões, mas só pra colocar o que ficou claro pra mim, a experiência dos usuários que foi declarada no tópico me fizeram acreditar que:

-algum certo nível de incompatibilidade entre alguns modelos da asus e o processador, talvez no método de leitura da temperatura, já que aparentemente o processador aguentaria essas temperaturas absurdas sem praticamente causar travamentos

-a fixação do cooler causa diferença, com certeza. Vários exemplos foram dados

creio que as grandes contribuições foram nesse sentido

para quem não quer trocar nada, acho que a boa prática fica de tempos em tempos dar um aperto e fazer troca da pasta térmica

isso aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Seguindo o marcelo.hcb, quem conseguiu resolver o problema fixando melhor o cooler box?

Abraços...

Uma das minhas máquinas possui MB ASUS P5GD2 Deluxe Wireless Edition.

Também estava enfrentando problemas com temperaturas muito altas... Em idle ficava acima de 65ºC e em full batia os 80ºC rapidamente!!!

Após ler o tópico, modifiquei a forma como o cooler era fixado à placa mãe e consegui que as temperaturas caíssem bastante!!!

Agora as temperaturas não passam de 55ºC em idle e 67 em full!!!

Abraços...

:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae galera!

to com uma dúvida (parece boba mas e porque não sei mesmo, sou novo no assunto)

tenho uma geforce 6200 256mb, ela não vem com cooler so com um dissipador, percebi que ela esquenta demais então consegui um cooler que veio parafusado em um dissipador, desparafusei ele e parafusei no dissipador da minha placa, caiu como uma luva encaixou certinho! mas como eu coloco o cooler é jogando o ar direto no dissipador da placa mesmo ou como um exaustor?

se puderem me ajudar....

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Hey amigos,

Eu também estou com problemas no cooler balançando, mas no meu caso foi porque duas das quatro presilhas de fixação quebraram, com isso não conseguem mais ficar presas nos furos da mobo e como o gabinete fica na vertical o cooler não consegue a pressaõ de 100% no processador.

Minha missão agora é encontrar essas presilhas para comprar, mas onde? Alguém sabe? Seria um desperdício comprar outro cooler só por causa das presilhas, ainda mais que ele é original Intel.

Alguém pode me ajudar?

Valeu!

Clau Johnson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Tenho um noteBook Inspiron 6400

Processador: Intel Core2 Duo T7200E 2.0GHz

HDD - Disco Rígido: 120GB SATA 7200rpm

Memória: 1GB (512MBx2) DDR2-SDRAM

Placa de Vídeo: ATI Mobility™ Radeon® X1400 256MB DDR HyperMemory™

Placa de Som: Integrada - Intel® High Definitions Audio

Placa de Rede: Integrada - 10/100 Ethernet network controller

Conectividades: Intel PRO/Wireless + Bluetooth

Unidade Óptica: Multi-Combo (Gravador de Blue-Ray Discs/DVD e CD)

Leitor de Cartões: 5 em 1

Teclado: Padrão Internacional

Mouse: TouchPad com botões (direito e esquerdo)

Bateria: Smart de íon de lítio de 6 células. Duração aproximada de 3:30hr

Tela: LCD TFT WXGA Wide Screem de 15,4 Polegadas (Brilhosa)

Sistema Operacional: Windows® Vista Home Premium português. Autêntico

Tela

Tipo de Tela:LCD TFT WXGA Wide Screem

Tamanho da Tela: 15,4 Polegadas

Resolução Máxima: 1280 x 800 - 32 bits

Ângulo de Visão: 40° / 50° (H / V)

Me digam se tem como fazer melhorias nesta máquina...video,processador,memórias,overclock etc...e onde posso encontrar ajuda para fazer tais upgrades???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!