Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Altas temperaturas PIV LGA775


mr.maroca

Posts recomendados

Postado Originalmente por ffppereira@13 de março de 2006, 22:20

Posta a temperatura do processador e placa, bem como a temperatura ambiente, pra gente ter uma ideia.

poe o thermalright xp90x q eu tenho certeza que resolve e ainda vai dar pra fazer over... ooooooooo coolerzinho bao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ltgennari@13 de março de 2006, 22:41

e ai galera eu tenho um p4 3.4 650 com um cooler da cooler master sem nem base de cobre e meu gabinete tem 6 cooler de 80x80x25 jogando ar frio pra dentro no pc e 4 jogando ar pra fora, e mesmo assim to tendo problemas na temp. do meu processador, estou querendo adotar com solução um zalman cnps-9500 q mostrou ter uma otima eficiencia nesse processador...

espero ter ajudado e espera opiniões...

:(

af.. 10 fans? :ahh: jogo dinheiro fora, e energia sendo gasta à toa durante o tempo todo... opinião minha :blink:

o meu tem 5 e já acho muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thizin@15 de março de 2006, 18:32

af.. 10 fans? :ahh:  jogo dinheiro fora, e energia sendo gasta à toa durante o tempo todo... opinião minha :blink:

o meu tem 5 e já acho muito

beleza camarada eu também tenho prescott 630 3.2 me diz ai qual é o seu gabinete

ele esta dentro das recomendações da intel, você deve verificar seu seu cooler esta bem encaixado e se não foi aplicado pasta termica em demasia pois isso provoca efeito contrario verifique a disposição dos seus cooler

o que pode estar acontecendo pode estar sobre carregado sua fonte com essa quantidade de fans verifique a tensão rela dela se for inferior a 460walts reais com isso tudo puxando energia não sei não se aguenta

eu estou usado cooler inbox da intel com artic silver 5 tenho gabinete 3R systen 202 li 02 fans trans de 80mm vantec 39cfm 01 fan no dudo lateral akasa 32cfm e um frontal de 120mm mtek 89cfm

minhas temperaturas são

cpu idell 44 a 47c°

cpu full 62 a 67c°

placa-mãe asus p5ld2 deluxe a 36a 39c°

sensor do gabinete na cpu em idell 37,7c° e full 41c°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodrigoclimbingrs@15 de março de 2006, 18:53

beleza camarada eu também tenho prescott 630 3.2 me diz ai qual é o seu gabinete

ele esta dentro das recomendações da intel, você deve verificar seu seu cooler esta bem encaixado e se não foi aplicado pasta termica em demasia pois isso provoca efeito contrario verifique a disposição dos seus cooler

o que pode estar acontecendo pode estar sobre carregado sua fonte com essa quantidade de fans verifique a tensão rela dela se for inferior a 460walts reais com isso tudo puxando energia não sei não se aguenta

eu estou usado cooler inbox da intel com artic silver 5 tenho gabinete 3R systen 202 li 02 fans trans de 80mm vantec 39cfm 01 fan no dudo lateral akasa 32cfm e um frontal de 120mm mtek 89cfm

minhas temperaturas são

cpu idell 44 a 47c°

cpu full  62 a 67c°

placa-mãe asus p5ld2 deluxe a 36a 39c°

sensor do gabinete na cpu em idell 37,7c° e full 41c°

É, suas temperaturas tão um pouco quanto alta, não acha???

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fernandoff7@15 de março de 2006, 21:35

É, suas temperaturas tão um pouco quanto alta, não acha???

[]'s

você acha para socket e 775 outra no gabinete não ah incidencia de calor quando coloco a mão nele, creio que uma autalização da bios resolve pois as placas mãe são campeas de informar errado outra os programas de medição costuma pirar quando o processador esta em full meu probeII acuso as 02:00 120c° coloquei a mão na altura do processador ao lado da placa-mãe nem sinal de calor como meu micro esta na garantia não quis autalizar minha bios a loja queria me cobrar 120,00 para fazer outra estou usado artic silver 5 apenas duas semanas ela não chegou a 100% estou confiando mais nos sensores de monitoramento do gabinete

onde um comprei me pc intel 03 anos de garantia se queimar queimou

já fiz over nele de 10% rodou na boa a 3.568 e não passou de 71c°

o que você acoselha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Galera depois de muito tempo lendo as informações do Clube do Hardware que eu acho ótimo por sinal resolvi me cadastrar para poder compartilhar minha experiência.

Trabalho a 10 anos no ramo e monto pelo menos 5 máquinas com placas LGA775 e tenho percebido algumas coisas inexplicáveis!!!

Minha máquina da assinatura tem todos os problemas citados pelos membros aqui, mas o que mais me intriga é que você pode montar 5 máquinas idênticas com o mesmo cooler box, placa mâe, memória e fonte que por incrível q pareça cada uma delas vai ter uma variação muito grande de temperatura.

Em 3 máquinas montadas por mim esta semana tinha as seguintes temperaturas, máquinas essas montadas com placa-mãe Intel D955XBK e P4 640 3.2GB 2MB, DDR2 533 Kingston Value e fonte Seventeam 520W; e pasmem cada uma tinha um nível diferente de temperatura.

Variavam entre 41º Idle a 80º Full!!!

Conjunto 1 - 41º Idle e 58º Full

Conjunto 2 - 56º Idle e 64º Full

Conjunto 3 - 62º Idle e 80º Full

Portanto, acredito q quando se monta uma máquina dessas com tudo top existe mesmo uma variação de temperatura de conjunto pra conjunto, mesmo invertendo processadores e fontes de uma placa pra outra.

O mais estranho nesses novos chipsets é q eles fritam D+, e ajudam a aumentar a temperatura do processador por estarem muito próximos deles.

Outra coisa muito comum q anda acontecendo, é q recebemos vários processadores boxes com os coolers trocados, pois a maioroa dos distribuidores retiram os processadores para colocar suas etiquetas de garantia e acabam trocando os coolers originais de cada um. Então é fácil você pegar um P4 640 com cooler de P4 530 e pra técnicos menos desavisados isso passa despercebido e está feita a meleca do aumento da temperatura.

Em minha máquina estou usando um Coolermaster Hyper L3 e pasta Artic Silver 5 e mesmo assim tenho temperaturas instáveis principalmente jogando jogos pesados como Call of Duty 2 e Counter Strike Source, que chegam na casa dos 75º.

Aqui tenho tudo nos conformes, como recomendam os fabricantes no quesito Fans tenho três, um AVC Ball Bearing de 80cm frontal jogando ar pra dentro, um Foxcon Ball Bearing para o chipset intel (o fritador de ovo) e um AVC Ball Bearing de 100Cm na traseira puxando o ar pra fora e de nada adianta pois mesmo com o gabinete aberto as temperaturas continuam em alta.

Agora tem máquinas q você monta sem nem um cooler de exautão e a temperatura não passam de 36º no gabinete e 56º no processador!!!! Vai entender????

E o engraçado é que mesmo atingindo altas temperaturas máquinas destinadas para servidor por exemplo, não travam, não resetam e trabalham o dia todo em pleno vapor.

Então eu acredito, q a galera não precisam se preocupar tanto, pois informações passados pela própria Intel essas altas temperaturas são características dos Prescots e não reduzem sua vida útil.

Portanto é isso q gostaria de passar neste momento, pois muitos dos processadores box podem estar com seus coolers trocados, mas também mesmo os q estão com seus coolers certos podem "fritar" em seu uso normal.

Relaxem e desarmem seus sensores de temperatura e sejam felizes sem os bips dos programas de controle de temperatura.

Abraço a todos :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Meu gabinete apresenta essa configuração da imagem abaixo. O PC é o da assinatura.

O fan do teto(80mm)2 fans de 60mm do painel frontal eu adaptei. O resto já tinha furos no gabinete para eles.

Os de 60mm são iguais aqueles de HD, eu os tirei do suporte e adaptei nas baias de 3 1/2 já que não uso nada nelas.

O duto tambem recebe um fan de 80mm que joga ar para o processador.

O fan da minha fonte tem 140mm que é uma excelente fonte, não varia nem 2,5% em cada linha e tem 450w reais.

Meu cooler é o intel box e a pasta termica usada foi ak-450 da akasa

As temperaturas ficam em 46 em idle e 60 em full.

A minha dúvda é: O meu cooler fica no máximo a 1200RPM, isso é normal ou é pouco? Não sei qual o maximo que ele pode atingir. Estou pensando em trocá-lo pois ouço falar nos outros que sao mais silenciosos e chegam a mais de 2000RPM fora as estruturas que oferecem um material melhor que o aluminio como o cobre.

Abraços a todos.

post-60928-13884907320537_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pedropedro@20 de março de 2006, 20:56

Meu cooler é o intel box e a pasta termica usada foi ak-450 da akasa

As temperaturas ficam em 46 em idle e 60 em full.

A minha dúvda é: O meu cooler fica no máximo a 1200RPM, isso é normal ou é pouco? Não sei qual o maximo que ele pode atingir. Estou pensando em trocá-lo pois ouço falar nos outros que sao mais silenciosos e chegam a mais de 2000RPM fora as estruturas que oferecem um material melhor que o aluminio como o cobre.

Abraços a todos.

Qual é a sua temperatura ambiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Pedro, o q acontece é q as placas novas estão vindo com o "Fan Speed Control" chamado pela Intel de Precision Cooling Technology que ajustam a rotação dos Fans de acordo com a temperatura dos sensores térmicos de sua placa.

Portanto, se você carregou o Load Setup Default ou Load Optimal Setup Default, por padrão o controle de velocidade dos Fans foram ativados, mantendo a rotação do seu cooler na casa dos 1200rpm, pode perceber q quando você usa algum programa pesado eles aceleram para resfriar processador e placa mãe.

Caso queira desabilitar esta função, desative o Fan Control no setup; que seus fans vão ficar na rotação máxima.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pedropedro@21 de março de 2006, 00:07

SpiderNet: Obrigado, agora a rotação fica em 2700. A temperatura em idle passou a 42 porém gostaria de saber se é melhor deixar em 46 e economizando energia, já que a temperatura em full provavelmente não deve mudar.

Abraços

Acredito q não seja necessário Pedro, pois o consumo é muito pequeno não comprometendo o gasto de energia. Em todas as máquinas q monto deixo os Control Fans desativados para uma melhor refrigeração, principalmente porque a galerinha adora fazer um overclockizinho e os fans devem estar a pleno vapor.

Aliás, os LGA's andam esquentando q é uma beleza.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu vou compra daqui 1 semana estas 3 peças...

P5GPL 150US$

P4 775 530

6800 GS

Gostaria de saber se vale a pena essa mother board ou ela vai me dar o mesmo problema q vocês? se sim me recomendem uam placa parecida de outra marca ou modelo diferentes a unica coisa é q tem q ser PCI-E e DDR1 Dual... fora isso aceito qualquer coisa... eu vi q a abit é boa porém já vi Abit com incompatibilidades graves...

( caso o melhor seja compra 1 San Diego A64 939 3000+ aceito a proposta mais gostaria de uma MB q comportasse minhas DD1 dual e minha 6800GS PCI-E)

Acredito q trocando ideias possamos chegar no upgrade perfeito, mais preciso de ajuda!

valeu aí aguardo ansioso as respostas até dia 17/04/2006 eu tenho q comprar as peças novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera,

É o seguinte, andei lendo os posts sobre altas temperaturas em P4 HT aqui do fórum e estou com o mesmo problema minha maquina está esquentando muito por qualquer besteira.

O que aconteceu foi que a umas duas semanas a temperatura, logo quando ligava a maquina, era de 51º ~ 52º chegando a 67º quando jogando ou renderizando, preocupado levei o pc a uma “assistência técnica” não sei o que o ###### do “técnico” fez, :muro: mas agora o pc começa com 55º e chega a 70º quando abre qualquer aplicativo. Outra coisa meu pc NUNCA rodou nas casas dos 40º a menor temp. sempre foi 51º.

Já não sei o que fazer, pois to cansado (e não tenho condições) de gastar mais dinheiro com essa maquina (já dava pra comprar uma nova com monitor e tudo). Hoje vou tentar atualizar a BIOS e vê no que dá (não acho que vá resolver).

Minha configuração é a seguinte:

(sei que não é top de linha, mas foi o que consegui pagar).

Placa mãe

MSI 865PE NEO3-F (MS-6728-130)

Processador

INTEL PENTIUM 4 530J 3.0Ghz LGA775 1Mb BOX

Memória

DDR400 CORSAIR 512MB VALUE CAS 2.5

Placa de Vídeo

ATI Radeon 9550 AGP8x 128MB

Placa de rede

10/100 Encore

Fonte

Seventeam ST-420BKV 20/24 Pinos ATX 2.0 Black

HD

samsung 80G 7200rpm

Gravador de CD-RW

LG 52x32x52x

Estabilizador

SMS 500va

O esquema de ar do meu gabinete é +/- esse:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i23.photobucket.com/albums/b367/depesca/ar.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Por favor, se puderem me ajudar eu agradeço. :help:

Abraço Luiz Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode dar uma melhorada no gabinete colocando um cooler frontal e um duto lateral direcionando o ar pra cima do cooler do processador.

O que esta acontecendo muito com essa variação de temperatura é o encaixe mal feito do cooler no processador e a pasta utilizada.

Use a Artic Silver ou a Akasa, uma camada bem fina no processador e outra bem fina no dissipador (fiz isso no meu e a temperatura caiu bastante) e verifique o encaixe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por G7 | N1in4@24 de março de 2006, 16:36

Bom eu vou compra daqui 1 semana estas 3 peças...

P5GPL 150US$

P4 775 530

6800 GS

Gostaria de saber se vale a pena essa mother board ou ela vai me dar o mesmo problema q vocês? se sim me recomendem uam placa parecida de outra marca ou modelo diferentes a unica coisa é q tem q ser PCI-E e DDR1 Dual... fora isso aceito qualquer coisa... eu vi q a abit é boa porém já vi Abit com incompatibilidades graves...

( caso o melhor seja compra 1 San Diego A64 939 3000+ aceito a proposta mais gostaria de uma MB q comportasse minhas DD1 dual e minha 6800GS PCI-E)

Acredito q trocando ideias possamos chegar no upgrade perfeito, mais preciso de ajuda!

valeu aí aguardo ansioso as respostas até dia 17/04/2006 eu tenho q comprar as peças novas.

Isso, compra ASUS!

Depois me conte das temperaturas, ok?

[]'s,

Bruno Inf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kiofera+23 de novembro de 2005, 15:57-->
Bom galera, vocês já sabem minha opiniao sobre este assunto. O problema esta sim nas placas-mãe ASUS, INTEL e algumas EPOX (principalmente em ASUS).

:huh: Saberia dizer quais placas da EPOX estava dando problema? Minha p5gd2-x da Asus tá na garantia e o cara da loja disse que ia trocar por uma EPOX....

depesca@28 de março de 2006, 15:27

O esquema de ar do meu gabinete é +/- esse:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i23.photobucket.com/albums/b367/depesca/ar.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Por favor, se puderem me ajudar eu agradeço. :help:

Abraço Luiz Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOm pessoal pelo meu conhecimento montei um pemtium iv lga775 de 3.0 placa-mãe msi MSI 915PNEO-F, usando o cooler box, e um gabinete de qualidade grande, e com coolers, não tive esse problema pelo contrario ficou melhor a temperatura do que um pemtium iv de 2.4 box que tinha montado anteriormente. Sempre que for montar escolha um gabinete que tenha maior possibilidade de ventilação e exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dionecesar@01 de abril de 2006, 01:05

BOm pessoal pelo meu conhecimento montei um pemtium iv lga775 de 3.0 placa-mãe msi MSI 915PNEO-F, usando o cooler box, e um gabinete de qualidade grande, e com coolers, não tive esse problema pelo contrario ficou melhor a temperatura do que um pemtium iv de 2.4 box que tinha montado anteriormente. Sempre que for montar escolha um gabinete que tenha maior possibilidade de ventilação e exaustão.

Mais um ponto para MSI!!! :-BEER

Eita fabricante viu, não aparece reclamações de super-aquecimento... B)

Aqui no tópico apareceu uma reclamação de computadores com placas da MSI até hoje, foi de um cara com uma placa com chipset nForce 4 SLi (P4N Diamond), essa eu acho que é comum fazer o processador aquecer, pois esses chipsets nForce's são danados de quentes e, esquentando a placa-mãe, o processador também tende à aquecer.

Viva as MSI para os LGA's 775!

Abs,

Bruno Paiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não podem pensar que a alta temperatura está ligada a placa-mãe, ou ao cooler ou a isso ou aquilo. A temperatura terá influencia de diversos fatores e não só um.

Vejo muita gente querendo trocar o cooler sem nem pensar no gabinete. Querendo trocar a placa-mãe mas nem sabe se usou uma boa pasta termica ou sequer encaixou corretamente o cooler e etc.

Acho que o ponto mais importante da questão e o sistema de ventilação e energia do pc. São eles:

- GABINETE COM VANTAGEM TÉRMICA - SE O SEU NÃO TEM, VOC VAI ADEQUAR A TEMPERATURA SABE QUANDO? NUNCA

- USAR INTELIGENTEMENTE O GABINETE E SUAS VENTOINHAS - AQUELE VELHO PRINCIPIO AR FRIO DESCE AR QUENTE SOBE BLÁ BLÁ BLÁ - VEJAM AS ESPECIFICAÇÕES DA INTEL SOBRE GABINETES NO SITE

- BOAS VENTOINHAS E UMA FONTE CAPAZ DE SUPRI-LAS "TRANQUILAMENTE" , ISSO É, COM ENERGIA DE SOBRA. NÃO ESQUEÇA DE UM BOM ESTABILIZADOR.

- PASTA TERMICA BOA, E COOLER BEM INSTALADO.

Quanto a marca dos componentes de hardware existem sim uns melhores que esquentam menos. Mas saiba que voce pode colocar o melhor cooler na melhor placa-mãe e não tendo os quesitos acima citados seu processador excederá os limites recomentados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ffppereira@28 de março de 2006, 22:45

você pode dar uma melhorada no gabinete colocando um cooler frontal e um duto lateral direcionando o ar pra cima do cooler do processador.

O que esta acontecendo muito com essa variação de temperatura é o encaixe mal feito do cooler no processador e a pasta utilizada.

Use a Artic Silver ou a Akasa, uma camada bem fina no processador e outra bem fina no dissipador (fiz isso no meu e a temperatura caiu bastante) e verifique o encaixe!

Nesse sábado retirei a pasta termica velha e coloquei uma dessas comuns mesmo que vem em sache, brancas (não sei do que são feitas) a temp. caiu uns 2ºC :rolleyes: esta semana vou comprar, pela internet, uma Artic Silver ou a Akasa de prata, quem sabe não resolve, vamos ver.

Posto os resultados depois, obigado a todos.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bruno Inf@01 de abril de 2006, 03:13

Mais um ponto para MSI!!!  :-BEER

Eita fabricante viu, não aparece reclamações de super-aquecimento...  B)

Aqui no tópico apareceu uma reclamação de computadores com placas da MSI até hoje, foi de um cara com uma placa com chipset nForce 4 SLi (P4N Diamond), essa eu acho que é comum fazer o processador aquecer, pois esses chipsets nForce's são danados de quentes e, esquentando a placa-mãe, o processador também tende à aquecer.

Viva as MSI para os LGA's 775! 

Abs,

Bruno Paiva.

Ho Bruno, minha placa é uma MSI (MSI 865PE NEO3-F ) e nunca tive temp. mais baixas do que 51ºC o que pra min é muito auto pois quando vou renderizar uma cena em 3d chega a 67º C que é o limite do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por depesca@03 de abril de 2006, 07:38

Ho Bruno, minha placa é uma MSI (MSI 865PE NEO3-F ) e nunca tive temp. mais baixas do que 51ºC o que pra min é muito auto pois quando vou renderizar uma cena em 3d chega a 67º C que é o limite do processador.

hehehhe MSi para que

eu tenho uma ASUS P5LD2 DELUXE MESMO COM OVER DE 10% COM COOLER INBOX DA INTEL MINHA PLACA MÃE NUNCA PASSOU DOS 39C° EM FULL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!