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Tópico Definitivo! Bug da bateria (CR2032), como resolver!


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Boa tarde pessoal, tentei refazer a soldagem da bateria, fiz minuciosamente para não ter dúvida, mas ainda continua resetando a BIOS. Acho que o jeito é deixar o filtro de linha sempre ligado mesmo. Será que acarreta algum problema para os componentes internos do PC, visto que a placa mãe estará sempre 'energizada'??? Valeu!!!

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Pessoal tenho uma MB Asus M2N32-SLI Deluxe, que estava apresentando um problema parecido com o descrito as mensagens do tópico.

Ao ligar o micro dava a mensagem CMOS Checksum error - Defaults loaded.

Eu pressionava o F1 e o ligava normalmente com as configurações padrão da BIOS. Caso eu entrasse na BIOS para alterar alguma configuração, após salvar as configurações o micro não dava mais sinal de vida. O micro deixava de ligar quando eu reiniciava o computador pelo Windows ou desligava e ligava imediatamente, só ligando novamente após horas desconectado da energia elétrica ou resetando a BIOS através do jumper da MB.

Isto começou a ocorrer quando a bateria da BIOS acabou, porém após a troca da bateria o problema continuou, mesmo com a bateria nova.

Tentei a solução descrita no tópico porém o problema não foi resolvido.:(

Enfim resolvi o problema atualizando a BIOS. Simples assim.

Acho que a falta da bateria corrompeu de algum modo a BIOS, que foi corrigida com a atualização.

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Pessoal tenho uma MB Asus M2N32-SLI Deluxe, que estava apresentando um problema parecido com o descrito as mensagens do tópico.

Ao ligar o micro dava a mensagem CMOS Checksum error - Defaults loaded.

Eu pressionava o F1 e o ligava normalmente com as configurações padrão da BIOS. Caso eu entrasse na BIOS para alterar alguma configuração, após salvar as configurações o micro não dava mais sinal de vida. O micro deixava de ligar quando eu reiniciava o computador pelo Windows ou desligava e ligava imediatamente, só ligando novamente após horas desconectado da energia elétrica ou resetando a BIOS através do jumper da MB.

Isto começou a ocorrer quando a bateria da BIOS acabou, porém após a troca da bateria o problema continuou, mesmo com a bateria nova.

Tentei a solução descrita no tópico porém o problema não foi resolvido.:(

Enfim resolvi o problema atualizando a BIOS. Simples assim.

Acho que a falta da bateria corrompeu de algum modo a BIOS, que foi corrigida com a atualização.

Vou tentar pra ver o que dá!!! Depois posto o resultado. Valeu!!!

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  • mês depois...

Pessoal saudações! Estou com dificuldade em encontrar solução para o problema cmos checksum bad. o PC liga normalmente aparece essa mensagem e depois reseta sozinho! as vezes ele até chega a iniciar o windows, mas rapidamente reinicia novamente. ja fiz os testes de fonte de alimentação, memoria ram, Hard disc, troquei a bateria, fiz clear cmos e até agora nada!:eek: continua reiniciando sozinho!:mad: peço ajuda de meus colegas profissionais (pois sou amador) para que me ajudem a solucionar o problema em questão!:( Desde já agradeço pela atenção de v6 todos!

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  • mês depois...
Boa tarde!!! Fiz a atualização do BIOS, mas continuo com o mesmo problema. Alguém tem mais alguma sugestão? Valeu.

Caro usuário Cherd, boa noite. Estava enfrentando o mesmo problema de todos os outros usuários, relatados aqui em 9 páginas.

Tentei a solução postada pelo Eduardo (tópico inicial) e depois revista pelo DriverGuide. Testei todas as conexões, no fiozinho, na bateria, no jumper, nos pinos e todos estavam conduzindo normalmente.

Depois de tanto testar e quase desistir, surgiu o improvável: uma placa mãe idêntica à do problema apresentado: ambas Asus P5GC-MX/1333, com diferença apenas na versão da MB, sendo a defeituosa versão 3.04G e a que estava OK e foi encontrada depois era versão 3.05G.

Pois bem: troquei (trocamos, pois contei com a ajuda de um colega, técnico de hardware especialista na área de placas-mães) entre elas o chip da BIOS, localizado ao lado do conector de 24 pinos da placa mãe. Nada de se resolver.

Trocamos todo o hardware ligado à placa defeituosa e ainda se manteve o problema do "CMOS settings wrong" e "CMOS date/time not set".

Aí, conforme um outro usuário mencionou nesse mesmo tópico, páginas atrás, ele havia feito medições nos pinos do CMOS Reset (Clear CMOS) e disse que havia contato e a tensão estava OK. Com base nisso, realizamos testes nas duas placas, apenas com alimentação da bateria, sem o plug/fiozinho de "esquema" na defeituosa.

Ligando-se o multímetro na posição 1 (pode ser a 2, mas acho que era a 1; lembrando que nessa placa há 3 pinos) dos pinos de "Clear CMOS" e a outra ponta num parafuso qualquer (terra) da placa mãe, encontramos a medição de 3V (3,2V) na placa que estava boa e apenas 0,6V na placa defeituosa.

Como a "gambiarra" (Recurso Técnico Provisório) estava testada e funcionava, mesmo que alimentando-se a partir do fiozinho, o problema era outro, pois não havia contato do pólo (-) da bateria com o restante da placa, explicando a diferença de 3,2 para 0,6 entre as placas.

Buscando uma solução, depois de muito testar, notamos que na placa boa havia contato entre o poló (-) do local destinado à bateria (a parte de baixo, dentro da capinha preta e não a lateral, que é pólo +) e num espaço ao lado da bateria, destinado a um determinado capacitor (que não existe e não está soldado, apenas há o espaço na placa mãe).

Ao repetir o teste na placa defeituosa, não havia contato entre essas duas partes.

O que ocorreu? Não sabemos exatamente, mas suspeitamos de uma das inúmeras trilhas que podem ter sido danificadas.

Qual solução então finalmente adotada? Não usamos o que foi aqui exposto, apesar de estar tudo pronto e soldado. Pegamos um fio apenas do cabo conector de 40 ou 80 vias, desses bem fininho (pode ser usado de portas seriais ou de placas de vídeo) e fizemos uma solda, por baixo da placa mesmo. O comprimento do fio não passou de 5cm.

A solda foi realizada, na parte de baixo da placa-mãe, entre o ponto ligado diretamente ao pólo (-) do receptor da bateria e o pólo (+) que seria destinado a esse capacitor ao lado da bateria (há o espaço claramente definido, mas não há a pecinha em cima).

Realizamos, na placa mãe defeituosa, a medição novamente entre o pino 1 (ou 2) do "Clear CMOS" e o terra (qualquer parafuso) e o resultado foi perfeito: 3,2V da bateria Energizer que já havia sido trocada pela 3ª vez.

Após a ligação de tudo, funcionou como esperado, guardando as configurações na BIOS, parando de dar o erro "CMOS settings wrong" e "CMOS date/time not set" ao não deixar a fonte energizada todo o tempo. Retirei o cabo de energia por 5 min e religuei a máquina, sem erros.

P.S.: é pena não ter nenhuma foto para demonstrar, pois ficamos das 17 às 21h de hoje apenas para resolver esse problema.

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Caro usuário Cherd, boa noite. Estava enfrentando o mesmo problema de todos os outros usuários, relatados aqui em 9 páginas.

Tentei a solução postada pelo Eduardo (tópico inicial) e depois revista pelo DriverGuide. Testei todas as conexões, no fiozinho, na bateria, no jumper, nos pinos e todos estavam conduzindo normalmente.

Depois de tanto testar e quase desistir, surgiu o improvável: uma placa mãe idêntica à do problema apresentado: ambas Asus P5GC-MX/1333, com diferença apenas na versão da MB, sendo a defeituosa versão 3.04G e a que estava OK e foi encontrada depois era versão 3.05G.

Pois bem: troquei (trocamos, pois contei com a ajuda de um colega, técnico de hardware especialista na área de placas-mães) entre elas o chip da BIOS, localizado ao lado do conector de 24 pinos da placa mãe. Nada de se resolver.

Trocamos todo o hardware ligado à placa defeituosa e ainda se manteve o problema do "CMOS settings wrong" e "CMOS date/time not set".

Aí, conforme um outro usuário mencionou nesse mesmo tópico, páginas atrás, ele havia feito medições nos pinos do CMOS Reset (Clear CMOS) e disse que havia contato e a tensão estava OK. Com base nisso, realizamos testes nas duas placas, apenas com alimentação da bateria, sem o plug/fiozinho de "esquema" na defeituosa.

Ligando-se o multímetro na posição 1 (pode ser a 2, mas acho que era a 1; lembrando que nessa placa há 3 pinos) dos pinos de "Clear CMOS" e a outra ponta num parafuso qualquer (terra) da placa mãe, encontramos a medição de 3V (3,2V) na placa que estava boa e apenas 0,6V na placa defeituosa.

Como a "gambiarra" (Recurso Técnico Provisório) estava testada e funcionava, mesmo que alimentando-se a partir do fiozinho, o problema era outro, pois não havia contato do pólo (-) da bateria com o restante da placa, explicando a diferença de 3,2 para 0,6 entre as placas.

Buscando uma solução, depois de muito testar, notamos que na placa boa havia contato entre o poló (-) do local destinado à bateria (a parte de baixo, dentro da capinha preta e não a lateral, que é pólo +) e num espaço ao lado da bateria, destinado a um determinado capacitor (que não existe e não está soldado, apenas há o espaço na placa mãe).

Ao repetir o teste na placa defeituosa, não havia contato entre essas duas partes.

O que ocorreu? Não sabemos exatamente, mas suspeitamos de uma das inúmeras trilhas que podem ter sido danificadas.

Qual solução então finalmente adotada? Não usamos o que foi aqui exposto, apesar de estar tudo pronto e soldado. Pegamos um fio apenas do cabo conector de 40 ou 80 vias, desses bem fininho (pode ser usado de portas seriais ou de placas de vídeo) e fizemos uma solda, por baixo da placa mesmo. O comprimento do fio não passou de 5cm.

A solda foi realizada, na parte de baixo da placa-mãe, entre o ponto ligado diretamente ao pólo (-) do receptor da bateria e o pólo (+) que seria destinado a esse capacitor ao lado da bateria (há o espaço claramente definido, mas não há a pecinha em cima).

Realizamos, na placa mãe defeituosa, a medição novamente entre o pino 1 (ou 2) do "Clear CMOS" e o terra (qualquer parafuso) e o resultado foi perfeito: 3,2V da bateria Energizer que já havia sido trocada pela 3ª vez.

Após a ligação de tudo, funcionou como esperado, guardando as configurações na BIOS, parando de dar o erro "CMOS settings wrong" e "CMOS date/time not set" ao não deixar a fonte energizada todo o tempo. Retirei o cabo de energia por 5 min e religuei a máquina, sem erros.

P.S.: é pena não ter nenhuma foto para demonstrar, pois ficamos das 17 às 21h de hoje apenas para resolver esse problema.

Opa!!! Hoje que vi sua mensagem. Só uma dúvida: você soldou uma ponta do fio nesse ponto onde há o espaço e a outra no pólo negativo, é isso? Se tiver fotos e puder postar... Obrigado e até mais!!!

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Opa!!! Hoje que vi sua mensagem. Só uma dúvida: você soldou uma ponta do fio nesse ponto onde há o espaço e a outra no pólo negativo, é isso? Se tiver fotos e puder postar... Obrigado e até mais!!!

Cherd, não tenho fotos. A pressa me(nos) impediu de tirar as fotos. E o tempo perdido (quase 6 horas de trabalho) também.

Mas recapitulando, o fiozinho foi soldado na parte de baixo da placa mãe, unindo/ligando o pólo (-) do receptáculo da bateria (por baixo da placa mãe) e o pólo (+) do que seria reservado ao capacitor (que não existe, apenas há o espaço ao lado da bateria), também na parte de baixo da placa mãe.

Pelos básico de eletrônica, a gente apenas colocou esses dois objetos/contatos em série, unindo pólos (-) de um com o (+) de outro.

Isso deve ter feito com que alguma trilha/caminho que tivesse com problema fosse substituída através de um caminho alternativo.

Lembrando que chegamos a essa conclusão usando testes com multímetro numa placa idêntica, ou seja, facilitou bastante pra saber onde faltava contato e como poderíamos substituir e resolver o problema.

Abraços.

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Cherd, não tenho fotos. A pressa me(nos) impediu de tirar as fotos. E o tempo perdido (quase 6 horas de trabalho) também.

Mas recapitulando, o fiozinho foi soldado na parte de baixo da placa mãe, unindo/ligando o pólo (-) do receptáculo da bateria (por baixo da placa mãe) e o pólo (+) do que seria reservado ao capacitor (que não existe, apenas há o espaço ao lado da bateria), também na parte de baixo da placa mãe.

Pelos básico de eletrônica, a gente apenas colocou esses dois objetos/contatos em série, unindo pólos (-) de um com o (+) de outro.

Isso deve ter feito com que alguma trilha/caminho que tivesse com problema fosse substituída através de um caminho alternativo.

Lembrando que chegamos a essa conclusão usando testes com multímetro numa placa idêntica, ou seja, facilitou bastante pra saber onde faltava contato e como poderíamos substituir e resolver o problema.

Abraços.

Valeu mesmo pela atenção!!! Vou tentar aqui. Grande abraço...

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  • 3 semanas depois...
1- você pega a bateria da placa mãe, Raspa pouca coisa no canto dela ( no lado positivo)

2- Desencape um fiozinho desses de telefone colorido, solda uma ponta na bateria na ponta raspada), e a outra ponta você solda em cima do Jumper (quando ele esta plugado na placa mãe, naqueles contatos) . Talvez o micro não ligue na primeira vez, ai é só você dar um CLEAR CMOS colocando o jumper no 1-2 , e depois retornar ele ao 2-3 e beleza, o micro ligara e não perderá mais os dados.

Não testei, mais isso deve funcionar com outras placas mães.

pcchips.jpg

Quanto a o que causa o problema achei esse post na net.

O Mosfet seria esse ---> http://www.fairchildsemi.com/pf/ND/NDS352AP.html

Eu já recuperei 2 M810 que dava direto esse problema, não adiantava trocar a bateria que não resolveria, fiz a ligação direta e funcionou..

Espero que esse tópico ajude aí a galera com o mesmo problema..

Valeu!

Edit: Fotos ao vivo e a cores de como ficou anexadas abaixo.

Deixa eu ver se eu entendi. Eu devo soldar um fio no polo positivo da bateria e conecta-lo ao jump do CMOS? Em cima do jump?

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Cherd, não tenho fotos. A pressa me(nos) impediu de tirar as fotos. E o tempo perdido (quase 6 horas de trabalho) também.

Mas recapitulando, o fiozinho foi soldado na parte de baixo da placa mãe, unindo/ligando o pólo (-) do receptáculo da bateria (por baixo da placa mãe) e o pólo (+) do que seria reservado ao capacitor (que não existe, apenas há o espaço ao lado da bateria), também na parte de baixo da placa mãe.

Pelos básico de eletrônica, a gente apenas colocou esses dois objetos/contatos em série, unindo pólos (-) de um com o (+) de outro.

Isso deve ter feito com que alguma trilha/caminho que tivesse com problema fosse substituída através de um caminho alternativo.

Lembrando que chegamos a essa conclusão usando testes com multímetro numa placa idêntica, ou seja, facilitou bastante pra saber onde faltava contato e como poderíamos substituir e resolver o problema.

Abraços.

E agora, você possui alguma foto de como se faz?

tenho uma placa Asus P5g41t-m lx2/br que veio com esse problema de fábrica, e não quiseram trocar, é que ainda tenho esperança de arrumar ela, mas sem fotos estou confuso de como se faz.

caso possa postar alguma foto...

Muito obrigado!

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  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
1- você pega a bateria da placa mãe, Raspa pouca coisa no canto dela ( no lado positivo)

2- Desencape um fiozinho desses de telefone colorido, solda uma ponta na bateria na ponta raspada), e a outra ponta você solda em cima do Jumper (quando ele esta plugado na placa mãe, naqueles contatos) . Talvez o micro não ligue na primeira vez, ai é só você dar um CLEAR CMOS colocando o jumper no 1-2 , e depois retornar ele ao 2-3 e beleza, o micro ligara e não perderá mais os dados.

Não testei, mais isso deve funcionar com outras placas mães.

pcchips.jpg

Quanto a o que causa o problema achei esse post na net.

O Mosfet seria esse ---> http://www.fairchildsemi.com/pf/ND/NDS352AP.html

Eu já recuperei 2 M810 que dava direto esse problema, não adiantava trocar a bateria que não resolveria, fiz a ligação direta e funcionou..

Espero que esse tópico ajude aí a galera com o mesmo problema..

Valeu!

Edit: Fotos ao vivo e a cores de como ficou anexadas abaixo.

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Boa noite a todos,

vocês poderiam me explicar como faço esse procedimento na Placa Asus S5GC-MX/1333 ?

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Troquei a bateria e resolveu o problema de CMOS checksum Error. Toda vez que o computador era desenergizado, perdia as configurações de hora e data.

Primeiro tentei resolver o problema atualizando a BIOS e não adiantou. Depois troquei a bateria e então resolveu. O curioso é que a bateria velha estava com 2,9V e a nova 3,3V. Achei que a bateria estando quase 3V estaria tudo ok, mas não foi o caso.

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Pessoal, resolvi com um sistema mais simples que trocar ou transistor que faz papel de no-break pra bateria, ou fazer uma ponte com os 2 diodos, (macetes que tem por toda internet). Fica feio, mas prático e qualquer um consegue fazer.

Liguei um fio no Positivo da Bateria (parte de Cima onde tem o "+") e a outra ponta no pino do meio la onde tem o jumper para clear da cmos. PRONTO, Obs.: A vida útil da bateria diminui aproximadamente 1/4, maiores detalhes, mande-me e-mails....posso mandar fotos

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  • mês depois...

Opa beleza?

Sou novo aqui no forum, mas la vai minha primeira dor de cabeça...

Tenho uma placa Gigabyte 8VM533M-RZ, que esta apresentando este erro "CMOS checksum error - Defaults Loaded", porém alem dela não ter jumper, ela inicia, apresenta este erro e trava, nao consigo entrar na BIOS nem nada...

Será que foi seu ultimo suspiro?

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  • mês depois...
Opa beleza?

Sou novo aqui no forum, mas la vai minha primeira dor de cabeça...

Tenho uma placa Gigabyte 8VM533M-RZ, que esta apresentando este erro "CMOS checksum error - Defaults Loaded", porém alem dela não ter jumper, ela inicia, apresenta este erro e trava, nao consigo entrar na BIOS nem nada...

Será que foi seu ultimo suspiro?

Estou problema parecido, a minha placa é uma P5CG-MX ASUS e também não tem jumper, ela liga normal, inicio o windows e tudo funciona perfeito, mas não salva as configurações da bios. Procurei esse jumper nela toda mas não acho!

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  • 4 semanas depois...

olá pessoal, fiz o precedimento de soldar mas não funcionou... retirei tudo e coloquei mais uma bateria nova e continua aparecendo a mesma mensagem da bateria "o firmware detectou que ocorreu um erro na bateria CMOS" e como sempre ao final pede pra precionar a tecla enter, a única coisa que ocorre é uma tela cinza e não dá nenhum bip... alguém aí pode me ajudar? meu placa mãe é desktop board d102ggc2 e processador da intel pentium 4

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