Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Eduardo

Tópico Definitivo! Bug da bateria (CR2032), como resolver!

Posts recomendados

Tenho uma abit VA-20 que quando esta desligada não guarda dia e hora, a bateria esta com toda a carga mas mesmo assim não guarda.

Alguem sabe como resolver isso?

:muro:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico galera, parabéns mesmo ao criador !

Só para ter certeza:

Minha placa-mãe é uma A7N8X-E DELUXE - Uma ###### por sinal ! Não compro mais ASUS ! E está, além de outros problemas, com essa bendita apagação de memória quando a MB não tem força para alimentá-la.

- O jumper que eu deveria utilizar para fazer essa GAMBIARRA TESUDA seria o Jumper CLRTC1 ? Então eu soldaria no Positivo da Bateria e depois no Jumper, e colocaria ele na posição 1-2 certo ?

Obrigado desde já galera !

Compartilhar este post

Link para o post

Galera fiz o que falaram para fazer mas não tive resultado algum. Fiz desta maneira:

Motherboard: ASUS A7N8X-E DELUXE

1 - Retirei a bateria e coloquei o JUMPER CLRTC1 na posição 2-3

2 - Liguei o PC e esperei 10 segundos para limpar a memoria.

3 - Soldei o fio à Bateria (+) depois ao jumper, testei com o Multímetro e estava Ok a solda.

4 - Coloquei a bateria de volta e o Jumper na posição 1-2.

5 - Liguei de novo coloquei os novos dados no CMOS e resetei a máquina. Tudo OK até agora.

6 - Desliguei a máquina, esperei 10 segundos e depois liguei de novo e estava TUDO RESETADO Novamente !!!

7 - Tô ferrado galera alguém me ajuda !!! Pelo amor de DEUS !!!

-- Confiram tudo o que eu fiz e me digam se está certo !!! Vou até tirar uma foto, esperem !

Foto da Gambiarra :

Aguardo Resposta Urgente por favor !

post-9959-13884920492082_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bela dica, estou aqui com uma m-810 com esse mesmo problema fiz e resolveu o problema de resetar o setup. Mas agora ela tem outro problema, do nada o pc congela de ter que retirar o fio da fonte e retornar, o mais incrível e na hora de fechar o gabinete, só de encostar a tampa o pc reseta, já desmontei tudo a procura de algo encostando, troquei fonte, memória, cabos e nada de achar, não sei mais o que faço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galera fico grato por quem poder dar uma forçinha, é o seguinte tenho um pc novo um mês de uso. Agora toda vez que ligo pede F1 para ajustar o relógio e a data faço isso, mas toda vez que ligo o mesmo processo, as vezes ao ligar desapareçe o icones que sei com colocar de volta. mas será q a bateria pifou? estranho porque quando pifa te colocar pra reconhecer HD, etc, mas neste caso apenas pra ajustar a data.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Esses lance de usar a solda funciona em A7N8X-X????

Tô com esse problema....

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigo, nao consegui abrir as imagens em anexo. outra coisa, a solda feita no jumper, seria para qual pino da MB 1, 2 ou 3?

Esta pecinha preta comentada na sua mensagem seria o RTC comentado na minha que segue abaixo?

O meu problema foi o seguinte, sera que resolve?

tive um problema com o plug do power, mas ate chegar na solucao fiz varios testes, inclusive tirar a pilha pra ver se resolvia. nao resolveu. bom encontrei o problema no plug e resolvi, porém agora tenho um novo problema, sempre quando desligo o pc e ligo novamente, da esta mensagem "Cmos Checksum Error", F1 pra entrar no setup ou F2 pra carrega Defaults, ja tentei pilha nova, reset da bios pelo jumper e nada.

outro dia tava lendo em outro forum e comentaram o seguinte: "Caso tenha resetado a CMOS com o cabo de força na fonte o circuito do RTC (Real Time Clock) foi danificado."

Será que procede isso, se sim, tem solucção?

Quando retirei a pilha realmente os cabos todos estavam ligado, porém eu desliguei a fonte com o proprio plug liga/desliga dela.

Outra coisa, o jumper estando em Clear Cmos, a Mb nem liga, e assim mesmo?

se sim, mesmo assim tenho que liga-la(energia) e esperar algum tempo?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia! tenho uma A7N8X e não inicia normalmente. Ligo a cpu e ela depara uns 2 minutos para abrir a tala e dar o bip, reconhece os hardware HDs, conta a memoria, só o processador q entra como um AMD XP 1100, SENDO UM AMD XP 2.5+. Ai começa o problema, se deixo dar o but ela para e da a deguinte mensagem CMOS CHEKSUM ERROR, até ai beleza, ja recetei o BIUS, tirei a bateria, ja troquei pocessador, memoria, placa de video, desliguei todos os hardwares e nada. Segunda faze: Tentei regravar o bios inclusive alterando para outros modelos (mais antigas e mais novas). E ela grava normalmente atraves de disquete teclando Alt+F2 para entrar no AWDFLACH da placa.

Quando ligo novamente la está o modelo do bios OK que gravei, quando aperto DEL para setup fica no canto da tela ( _ ) piscando e nada. Tudo isso ocorreu apos ter gravado um cd de GAME no outro micro q tenho (A7N8X-E Deluxe) e fui testa-lo neste que parou (A7N8X). Alguém tem uma ideia a respeito do que ocorre? descofio q pode ser ate virus no bios, mas de GAME original? Já procurei em alguns topicos , mas nada se encaixa?

obrigado e

PARABENS PELO WWW.clubedohardware.com.br É O MELHOR LUGAR PARA DESCOBRIR DE TUDO DE MICRO ETC...

VALEU!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Tenho lido no fórum, muitos usuários tendo problemas com as placas-mãe da série A7... da Asus. Cheguei à conclusão de que, essa é uma série com problemas crônicos.

Será que a Asus fabricou esta série com refugos de outras placas?

Apesar de inúmeros usuários se queixarem de problemas com elas, tendo inclusive um tópico aqui no CH, aberto pelo Gabriel Torres, a Asus não reconhece tais problemas.

Será que todos estão errados ou estão conspirando contra a Asus?

Abrs. a todos,

:bye:

Compartilhar este post

Link para o post

to com o mesmo problema.. do cmos checksum error

é possível fazer essa gambiarra em uma MSI km3m-v?

caso sim, eu posso soldar em qualquer jumper proximo a bateria? (tipo o do clear cmos no ponto certo)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse tópico

Ainda não fiz a tal gambiarra , mas tenho quase certeza que funciona.

Bom , pra quem ainda tem duvidas , na maioria das placas mãe o jumper fica

entre os pinos 2 e 3 do Cmos (funcionamento normal) e para para zerar a bios (Clear CMOS) deve-se colocar o jumper nos pinos 1 e 2 durante alguns segundos, lembrando que isto deve ser feito com a placa desligada sob o risco de queima do CI da BIOS.

Quanto á gambiarra , a minha dúvida é em qual dos pinos deve ser soldado o ponto de positivo (+) da bateria , acredito que no pino 3 do jumper já que o pino

1 acho que é negativo (-) para zera a bios o pino 2 (seria o pino de entrada de

tensão do CI da bios) e o pino 3 o positivo (para onde na gambiarra iria o positivo da bateria quando colocado o jumper entre o pino 2 e 3.

Me corrigiam se estiver errado , por favor

Ah,

DICA:

Um fio prefeito para fazer isso chama-se Wire-Wraping ou Wire-up

(encontrado facilmente em lojas de peças de eletrônica):lol::lol::lol::lol::lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, acho que provavelmente é nos pinos normais, que o jumper sempre fica, na posição de clear cmos qcho que não da muito certo hehehe. Eu tenho uma placa aqui, uma gigabyte ga-k8vm800m, ela não tem tres pinos, mas só dois, a posição normal é sem jumper, a clear cmos é com o jumper... Dá pra fazer isso nessa placa?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estou tendo exatamente este problema! Semana passada dei um clear cmos para limpar a bios de um over mau sucedido, desde então ela tem dado problema. Quase sempre que ligo, o pc volta com a bios zerada. Mas o estranho é que de vez enquando, ele salva, mas só de vez enquando. Já troquei bateria, troquei jumper, limpei contatos e nada, só salva quando quer! Hj de manhã coloquei uma bateria nova e não salvou, ai a tarde coloquei a bateria antiga e não mexi em nada, só arrumei a horai, quando cheguei agora a noite e liguei o pc a hora tava salva! Isso é muito estranho! O que pode ser? Será que tal recurso técnico (gambiarra) pode resolver?

Agradeço a toda e qualquer ajuda! Boa noite a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já fez isso com uma asus a7n266-vm se? Estou com esse problema? Ela roda um duron 1,3 e tem dois pente de memória. 1 de 512 e outro de 128 e hd 80 gb samsung

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tem como Uma placa-mãe nao ter Jumper?

Minha Clear CMOS, eu fiz tirando a bateria, ai ficou com esse bug ai :/

Nao consegui achar o "Jumper".

Tem uma solução pra isso ?

Valeu, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

essa gambiarra toda na prática faz com que chegue tensão direto da bateria no pino central do jumper do CMOS; entretanto o meu problema vai alem disso porque eu ja medi o transístor mosfet Q35 o diodo e o resistor R330 e todos estão bons nenhum em aberto e medindo no pino central do jumpeamento do clear cmos ta chegando tensão la então teoricamente mesmo com a gambiarra nao vai resolver meu problema o que pode estar aconatecendo então diante desse fato???

Compartilhar este post

Link para o post

sei que não tem nada a ver com o tema.. mais me ajudem se possivel.

gostaria de saber como faço para configurar a resolução do meu monitor? ela em vez de aparecer a opção de 32bites so aparece de 4bites! porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos sem querer desanimá los más este procedimento não torna a placa 100% pois a pilha vai descarregar rapidamente . Este defeito é na maioria das vezes causado pela abertura de um pequeno fet que é ligado na pilha por um resistor . A troca deste fet muitas vezes resolve o problema .

Compartilhar este post

Link para o post
essa gambiarra toda na prática faz com que chegue tensão direto da bateria no pino central do jumper do CMOS; entretanto o meu problema vai alem disso porque eu ja medi o transístor mosfet Q35 o diodo e o resistor R330 e todos estão bons nenhum em aberto e medindo no pino central do jumpeamento do clear cmos ta chegando tensão la então teoricamente mesmo com a gambiarra nao vai resolver meu problema o que pode estar aconatecendo então diante desse fato???

Amigo o problema da sua placa PODE estar no chipset ponte sul .

Compartilhar este post

Link para o post

daih galera...

Em um pc aqui na minha loja:

Athron 1.7ghz

Placa mãe Asus A7V400-MX SE

1gb DDR

80 gb HD

toda vez que ligo ele, aparece a seguinte mensagem:

Floppy disk(s) fail (40) error

CMOS checksun error

Diz pra apertar F1 para continuar ou DEL para entrar no SETUP...

Então eu entro no setup da BIOS, desabilito o drive de disquete (que esse pc não possui mesmo!).

E arrumo a hora e a data!

Feito isso, o pc liga normalmente e funciona beleza!

Mas se eu desligar ele por alguns minutos e ligar... novamente aparece a mesma mensagem!

Daih tenho que fazer todo esse procedimento novamente! (chega a ser cansativo!!!)

Já troquei de pilha/bateria e mesmo assim não adiantou!!

e já fiz esse procedimento da ligação direta mas não adiantou!!

O que faço agora?!

Compartilhar este post

Link para o post
daih galera...

Em um pc aqui na minha loja:

Athron 1.7ghz

Placa mãe Asus A7V400-MX SE

1gb DDR

80 gb HD

toda vez que ligo ele, aparece a seguinte mensagem:

Floppy disk(s) fail (40) error

CMOS checksun error

Diz pra apertar F1 para continuar ou DEL para entrar no SETUP...

Então eu entro no setup da BIOS, desabilito o drive de disquete (que esse pc não possui mesmo!).

E arrumo a hora e a data!

Feito isso, o pc liga normalmente e funciona beleza!

Mas se eu desligar ele por alguns minutos e ligar... novamente aparece a mesma mensagem!

Daih tenho que fazer todo esse procedimento novamente! (chega a ser cansativo!!!)

Já troquei de pilha/bateria e mesmo assim não adiantou!!

e já fiz esse procedimento da ligação direta mas não adiantou!!

O que faço agora?!

O erro em questão (40) é que o floppy não está conectado, após apertar F1 o drive de disquete funciona normalmente?

Compartilhar este post

Link para o post

A sua placa de video não suporta 32 bits

Compartilhar este post

Link para o post

oi, sou novo no fórum e lendo este tópico achei que é um problema parecido com o que esta ocorrendo comigo. Eu tinha criado um tópico, vejam:

http://forum.clubedohardware.com.br/asus-p2-99b/563379

Citação do tópico:

olá, amigos! Tenho em mãos um Pentium III 550MHz (Katmai Slot1), em uma Asus P2-99B que apresenta o seguinte problema:

Não segura as configurações da Bios

Sei, TROCAR A BATERIA, (_( , já fiz isso troquei por uma nova e nada.

A Bateria nova está com problemas? NÃO, testei-a com multímetro e tem carga. A antiga tinha pouca carga.

Problemas com a Bios? Será? :confused:

Como, se está dando boot normalmente. Só entro no Setup da Bios, acerto a hora, etc....e salvo....da reboot.....entra o Windows (no caso o 2000) normalmente e tudo funciona tranqüilamente.

Desligo o PC....Religo ele e :muro:o setup da Bios apagado (zerado).

Já verifiquei se tem algum jumper de clear CMOS ativado, não tem! E realmente não tem clear CMOS, só tirando a bateria.

Isso aqui já ta me dando dor de cabeça! :crazy: Alguém já passou por algo parecido? Ou tem alguma sugestão do que pode ser?

Desde já agreço ajuda! :cry:

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

galera, graças a esta dica eu consegui arrumar uma pcchips m810, o pc é da minha mae, ela disse que as vezes ligava e tinha hora que nao, uma pena que depois de ter arrumado um problema, veio o outro, a hd estava com problemas, tem hora que a bios reconhece, tem hora que nao, mais pelo menos num vai mais ter o problema da bateria...agora só comprar uma hd e o pc esta novo de novo :)

agradeço a todos que ajudam este forum de coração

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!