Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

Pessoal, encontrei na net um programinha bem interessante, que calcula a frequência de saida do 555. Mas eu achei meio estranho, porque eu coloquei os valores do projeto aqui do forum e a freqüência de saida seria de 0.01Hz. :tantan:

Se vocês puderem ajudar, aí segue o link:

http://www.telecontrole.com.br/programinha...ci_555_v100.zip

Valeu.

Tem mais esse programa "apostila" sobre o 555, podendo gerar os valores de acordo com a frequência desejada.

http://www.telecontrole.com.br/programinha...utavel_v110.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@16 de janeiro de 2006, 18:34

Eu percebi q você usou a malha de terra nesse projeto q você postou mas n a usou no outro projeto, o do nico. Ela é necessária nos dois ou só no seu?

Uma coisa que eu não pude perceber na foto que você colocou do projeto na protoboard: a variação da frequência é manual, com algum potenciometro, ou é automática?

Valeu.

a malha de terra é pra poupar o acido, não usa potenciometro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém havia perguntado sobre os pombos. Achei essa sitação em um site sobre freqüências:

*INFRA-SOM - onda com frequência menor que 20 Hz - ex. os elefantes e os pombos-correio podem perceber estes sons"

Não sei se os pombos-correio são identicos aos domésticos, mas se forem, os circuitos apresentados não irão funcionar com eles, somente um que utilize um transdutor de baixa freqüência (woofer) e seja calculado para gerar essa faixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por korndorfer@17 de janeiro de 2006, 02:36

Alguém havia perguntado sobre os pombos. Achei essa sitação em um site sobre freqüências:

*INFRA-SOM - onda com frequência menor que 20 Hz - ex. os elefantes e os pombos-correio podem perceber estes sons"

Não sei se os pombos-correio são identicos aos domésticos, mas se forem, os circuitos apresentados não irão funcionar com eles, somente um que utilize um transdutor de baixa freqüência (woofer) e seja calculado para gerar essa faixa.

será que esses pombos chinelos que tem por aí são os mesmos que os pombos correios? acho que não, e também montar um infra-som não será muito fácil devido ao transdutor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoar!

Todo mundo só está montando montando, mas eu gostaria de saber qual é a distância que chega o som (barulho) para espantar.

O aparlho que estão vendendo no mercado para espantar morcego, tem um alcance de 60mts.

Quanto metros chega o de morcego que postaram aqui?

Fuuuuuuuuuiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Magiver@17 de janeiro de 2006, 12:56

Alonso

Será que você poderia fazer o layout no orcad desse projeto ?

Valeu!

tentei simular ele mas nenhum dos meus tres simuladores mostra o 4017, no esquema usa os pinos 8 e 16 e nos simuladores nem aparece esses pinos aí não simulei, vou tentar fazer a placa mas eu não sei o tamanho dos CI aí fica difícil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@17 de janeiro de 2006, 15:49

coloquei os valores do esquema que eu postei: 43243,24 Hz

o segundo que postei: 107214,65 Hz

o esquema do nico 6853,88 Hz

Agora eu n entendi... eu estou colocando os valores e está dando como 0,00Hz. Eu coloquei 15000 em R1, 470000 em R2 e 220000 em C1. Errei em alguma coisa?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@17 de janeiro de 2006, 20:29

Agora eu n entendi... eu estou colocando os valores e está dando como 0,00Hz. Eu coloquei 15000 em R1, 470000 em R2 e 220000 em C1. Errei em alguma coisa?

Valeu.

olhe a unidade no lado direito: o K quer dizer MIL e o u quer dizer 10 na -6

tem que colocar 15, 470, 0,00022

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@17 de janeiro de 2006, 14:47

tentei simular ele mas nenhum dos meus tres simuladores mostra o 4017, no esquema usa os pinos 8 e 16 e nos simuladores nem aparece esses pinos aí não simulei, vou tentar fazer a placa mas eu não sei o tamanho dos CI aí fica difícil

os pinos 8 e 16 não sao necessarios na simulaçao , pois sao os pinos de

1 ground

16 vcc

os simuladores automaticamente inserem estes valores , logo não tem de se preocupar com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@06 de janeiro de 2006, 20:25

Aqui tem

R1 -- 15k

R2 -- 470k

R11 - 1k

R12 - 22k

R21 - 12k    1/2 W

R22 - 12k    1/2 W

C1 -- 220 pF

C12 - 47 uF  50 V

D1 -- 1N4001

D2 -- LED

T ---  Transdutor piezo

A tensão em C12 é de  6 V

Nico só uma duvida.

Nesse circuito, quando eu for ligar na rede eletrica, terei que ligar fase na fase, ou ele aceita ser ligado fase no neutro e neutro na fase?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbj@18 de janeiro de 2006, 16:21

outra coisa nico o piezzo pode ser um buzzer piezo eletrico 1,5-30vdc pk21n30w? ou um daqueles speakers de gabinete de pc?

com o esquema que coloquei tem de ser piezo e a razao porque fiz assim foi por questoes de tamanho pois desmontei o piezo e adaptei sobre o pcb para ter tamanho mais pequeno .

mas penso que pode tentar com speaker mas tem de alterar a resistencia r12 para ajustar o volume de som , mas isso mao experimentei .

note que as impedancias de um e outro sao muito diferentes , e isso pode alterar a forma de onda do som

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbj@18 de janeiro de 2006, 22:57

mas o buzzer piezo eletrico 1,5-30vdc pk21n30w que eu falei daria certo??

a questao é que um buzzer nos meus conhecimentos é ligado a uma tensão continua e produz um determinado som , pois já la tem todos os conponentes para isso

repare que o que se predende aqui é usar apenas o transdutor piezo electrico

este funciona como se fosse um altifalante.

isto é o circuito produz o sinal e o piezo apenas o converte em ondas de sonoras.

Agora o que pode ver é se esse busser tem dentro um transdutor piezo e se for assim pode desmontar e usar no circuito.

Aqui tem as imagem de un transdutor piezo-electico e de um buzzer

post-54268-1388490399489_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!