Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

Postado Originalmente por alonsow2002@14 de janeiro de 2006, 20:02

tirei o de 47R mas coloquei ele de volta, faz um barulhinho, coloquei um led verde em serie com um resistor de 470R na saida

realmente estou confuso

pelos seus dados resistencias de 47 ohm há duas

quanto a 470 ohm não há nenhuma

e volta a dizer alterou as freqüências não o sinal que chega ao piezo esse sinal é demasiado forte

quanto a freqüência não pode variar assim tem de experimentar e ver os resultados , de outra forma se calhar ainda vai areair os mosquitos

por outro lado como chegaram a essas freqüências de 25kHz ate 65kHz ?

e para que animais serve isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@15 de janeiro de 2006, 00:08

realmente estou confuso

pelos seus dados resistencias de 47 ohm há duas

quanto a 470 ohm não há nenhuma

e volta a dizer alterou as freqüências não o sinal que chega ao piezo esse sinal é demasiado forte

quanto a freqüência não pode variar assim tem de experimentar e ver os resultados , de outra forma se calhar ainda vai areair os mosquitos

por outro lado como chegaram a essas freqüências de 25kHz ate 65kHz ?

e para que animais serve isso ?

texto do circuito:

PRINCIPIO DE FUNCIONAMIENTO

Este circuito se basa en la utilización de un 555 como oscilador de alta frecuencia,

modulado en frecuencia por la señal de 50 Hz proveniente de la línea de

canalización.La frecuencia de oscilación del 555 es de aproximadamente 45 KHz,

determinada por R1, R2 y C1.

La frecuencia central es modulada en frecuencia por una onda trapezoidal

modificada, que se aplica a la pata 5 del 555. Esta tensión moduladora (que proviene

de la red de canalización) es producida por la red formada por C2,R3 y R4 conectada

a una rama del puente rectificador; o sea que en el tweeter tenemos un barrido que

va desde los 25 KHz hasta los 65 KHz aproximadamente.

El circuito consume una corriente de 250 mA y desarrolla sobre el tweeter

presiones sonoras del orden de los 115 a 152 dB.

El LED indica que el circuito se halla conectado.

coloquei o resistor de entrada novamente, escuto um barulho parecida com uma bomba de aquario, mas volume baixo, vou comprar outro piezo e testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@15 de janeiro de 2006, 00:15

texto do circuito:

PRINCIPIO DE FUNCIONAMIENTO

Este circuito se basa en la utilización de un 555 como oscilador de alta frecuencia,

modulado en frecuencia por la señal de 50 Hz proveniente de la línea de

canalización.La frecuencia de oscilación del 555 es de aproximadamente 45 KHz,

determinada por R1, R2 y C1.

La frecuencia central es modulada en frecuencia por una onda trapezoidal

modificada, que se aplica a la pata 5 del 555. Esta tensión moduladora (que proviene

de la red de canalización) es producida por la red formada por C2,R3 y R4 conectada

a una rama del puente rectificador; o sea que en el tweeter tenemos un barrido que

va desde los 25 KHz hasta los 65 KHz aproximadamente.

El circuito consume una corriente de 250 mA y desarrolla sobre el tweeter

presiones sonoras del orden de los 115 a 152 dB.

El LED indica que el circuito se halla conectado.

coloquei o resistor de entrada novamente, escuto um barulho parecida com uma bomba de aquario, mas volume baixo, vou comprar outro piezo e testar

PF coloque aqui o site onde foi ver esse circuito para se poder ver mais informacao sobre o mesmo e para que funçao foi desenhado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, REVISEI O ESQUEMA QUE MONTEI E ACHEI UM DEFEITO NUM RESISTOR, AGORA TUDO FUNCIONANDO E O CIRCUITO NÃO FAZ MAIS O BARULHO QUE FAZIA, SE COLOCAR O OUVIDO PERTO DO PIEZO SE ESCUTA UM CHIADO BEM BAIXO, COLOQUEI UM LED NA SAIDA PARA MOSTRAR O FUNCIONAMENTO, TUDO CERTO E FUNCIONANDO, AGORA TO FAZENDO A PLACA PARA ESSE, QUANDO TERMINAR EU POSTO ELA :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem me parecia que tinha algum erro nisso

mas continuo a dizer que tem um volume de som demasiado elevado o que pode trazer problemas mesmo a pessoas

por outro lado afreqüência que tem nesse circuito não sei se esta correcta , tera que experimentar , essa são mais usadas para roedores etc.

as freqüências que penso serem efectivas para mosquitos vão de 4kz a 9kz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@15 de janeiro de 2006, 22:15

bem me parecia que tinha algum erro nisso

mas continuo a dizer que tem um volume de som demasiado elevado o que pode trazer problemas mesmo a pessoas

por outro lado afreqüência que tem nesse circuito não sei se esta correcta , tera que experimentar , essa são mais usadas para roedores etc.

as freqüências que penso serem efectivas para mosquitos vão de 4kz a 9kz

4 a 9k??? bah...se fosse por isso meu som já tinha matado milhares de pestes!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@15 de janeiro de 2006, 22:15

bem me parecia que tinha algum erro nisso

mas continuo a dizer que tem um volume de som demasiado elevado o que pode trazer problemas mesmo a pessoas

por outro lado afreqüência que tem nesse circuito não sei se esta correcta , tera que experimentar , essa são mais usadas para roedores etc.

as freqüências que penso serem efectivas para mosquitos vão de 4kz a 9kz

você acha que a freqüência é de 4k a 9k ou você leu em algum lugar? as freqüências que eu tenho são acima de 20k, ate porque freqüência baixa emite um som chato e aí não tem com aguentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@15 de janeiro de 2006, 22:15

bem me parecia que tinha algum erro nisso

mas continuo a dizer que tem um volume de som demasiado elevado o que pode trazer problemas mesmo a pessoas

por outro lado afreqüência que tem nesse circuito não sei se esta correcta , tera que experimentar , essa são mais usadas para roedores etc.

as freqüências que penso serem efectivas para mosquitos vão de 4kz a 9kz

Nico, você tem certeza que a frequência para repelir mosquitos é essa mesmo? Eu não tenho certeza mas eu achava que elas iam de 20 a 25 Khz. Acho que essas frequências que você possui estão estranhas porque essa faixa é audível para os humanos. :blink:

Obs: alguem conseguiu montar o esquema que o nico postou anteriormente? Pois estou interessado em montar o mesmo. :P

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@16 de janeiro de 2006, 13:00

Nico, você tem certeza que a frequência para repelir mosquitos são essas mesmo? Eu não tenho certeza mas eu achava que elas iam de 20 a 25 Khz. Acho que essas frequências que você possui estão estranhas porque essa faixa é audível para os humanos.  :blink:

Obs: alguem conseguiu montar o esquema que o nico postou anteriormente? Pois estou interessado em montar o mesmo.  :P

:bye:

eu montei e achei muito ruidoso, só da pra dormir com ele ligado se tiver ventilador ou ar ligado, porque ele emite um PIII muito chato, o que eu postei eu montei na protoboard e não faz barulho, so que aqui em POA está tão quente que nem mosquito não tem mais, acho que morreram de calor hehehehe

post-58666-13884903892436_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@16 de janeiro de 2006, 13:00

Nico, você tem certeza que a frequência para repelir mosquitos são essas mesmo? Eu não tenho certeza mas eu achava que elas iam de 20 a 25 Khz. Acho que essas frequências que você possui estão estranhas porque essa faixa é audível para os humanos.  :blink:

Obs: alguem conseguiu montar o esquema que o nico postou anteriormente? Pois estou interessado em montar o mesmo.  :P

:bye:

se quiser montar eu fiz a placa e passo pra você o layout

post-58666-13884903892701_thumb.jpg

post-58666-1388490389301_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@16 de janeiro de 2006, 13:09

se quiser montar eu fiz a placa e passo pra você o layout

Se você puder me manda mesmo o layout dessa placa. você testou ela e sabe dizer se funciona? você usou que técnica para desenhar as trilhas? porque pelo desenho elas parecem bem perto umas das outras e eu n sei se daria pra fazer com caneta.

[email protected]

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@16 de janeiro de 2006, 13:30

Se você puder me manda mesmo o layout dessa placa. você testou ela e sabe dizer se funciona? você usou que técnica para desenhar as trilhas? porque pelo desenho elas parecem bem perto umas das outras e eu n sei se daria pra fazer com caneta.

[email protected]

Valeu.

usei o orcad pra fazer a placa, é só você imprimir o arquivo em uma folha transfer e colocar na prensa, a caneta também da pra fazer, só copiar o layout, quanto a testar, ela funciona mas achei que ela emite um PI muito alto e com ele ligado não tem como dormir, mas não sei se espanta mosquito porque depois que montei meus dois repelentes não apareceu nenhum voador por aqui, to esperando aparecer um mosquito pra ligar e testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@16 de janeiro de 2006, 13:04

eu montei e achei muito ruidoso, só da pra dormir com ele ligado se tiver ventilador ou ar ligado, porque ele emite um PIII muito chato, o que eu postei eu montei na protoboard e não faz barulho, so que aqui em POA está tão quente que nem mosquito não tem mais, acho que morreram de calor hehehehe

Esse q está na imagem é aquele com variação de 20 a 65 Khz? Ou é o que o nico postou?

Se você conseguir testar e funcionar coloca o layout aqui pra o pessoal poder fazer também. :D

(Valeu mais uma vez pelo layout q você me mandou)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@16 de janeiro de 2006, 17:36

Esse q está na imagem é aquele com variação de 20 a 65 Khz? Ou é o que o nico postou?

Se você conseguir testar e funcionar coloca o layout aqui pra o pessoal poder fazer também.  :D

(Valeu mais uma vez pelo layout q você me mandou)

o que esta na protoboard é o que eu postei, 25k a 65k, já fiz a placa pra ele também

post-58666-13884903894464_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@16 de janeiro de 2006, 17:40

o que esta na protoboard é o que eu postei, 25k a 65k, já fiz a placa pra ele também

Eu percebi q você usou a malha de terra nesse projeto q você postou mas n a usou no outro projeto, o do nico. Ela é necessária nos dois ou só no seu?

Uma coisa que eu não pude perceber na foto que você colocou do projeto na protoboard: a variação da frequência é manual, com algum potenciometro, ou é automática?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de conhecimento: O repelente para pernilongo se baseia na reproduçâo do som emitido pela fêmea - só ela é quem pica - que se afasta se uma outra estiver próxima. E isso só acontece com uma espécie (!!!!!), com as demais não. Por isso se o circuito montado for para esse fim, realmente, haverá um som parecido com o de um pernilogo na saída, o que não é anormal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Magiver@16 de janeiro de 2006, 19:30

Só a título de conhecimento: O repelente para pernilongo se baseia na reproduçâo do som emitido pela fêmea - só ela é quem pica - que se afasta se uma outra estiver próxima. E isso só acontece com uma espécie (!!!!!), com as demais não. Por isso se o circuito montado for para esse fim, realmente, haverá um som parecido com o de um pernilogo na saída, o que não é anormal.

já vi falar dessa coisa ai de comunicacao, mas o barulho q a gente escuta dos bichos sao das asas em movimento, parece q eles tem outro som para cópula essas coisas... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe me dizer se da pra fazer um aparelho desses mas com uma freqüência q/ chama os machos? tipo imita a femea.

Com isso eu queria fazer um esquema tipo armadilha e matar todos os machos e sem os tais as femeas não se reproduziriam...

E eliminariamos de vez com os caras...

Q vocês acham? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@16 de janeiro de 2006, 13:00

Nico, você tem certeza que a frequência para repelir mosquitos é essa mesmo? Eu não tenho certeza mas eu achava que elas iam de 20 a 25 Khz. Acho que essas frequências que você possui estão estranhas porque essa faixa é audível para os humanos.  :blink:

Obs: alguem conseguiu montar o esquema que o nico postou anteriormente? Pois estou interessado em montar o mesmo.  :P

:bye:

tenho

como vos disse o circuito esta a funcionar perfeitamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@16 de janeiro de 2006, 13:04

eu montei e achei muito ruidoso, só da pra dormir com ele ligado se tiver ventilador ou ar ligado, porque ele emite um PIII muito chato, o que eu postei eu montei na protoboard e não faz barulho, so que aqui em POA está tão quente que nem mosquito não tem mais, acho que morreram de calor hehehehe

O circuito emite um som de muito baixo volume

se esta assim estão audivel verifique se o led acende , o led tem de acender

se estiver invertido o som aumenta muito e torna-de desagradavel

verifique se as resistencias estão correctas r11 e r12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para quem tem duvidas aqui vai a explicaçao do efeito do led no circuito

quando fiz este circuito queria ter a certeza de que 0i circuito estava a oscilar .

assim pensei em colocar um led na saida do ne555 desta forma a onda de saida ao atacar o led atraves de de resistencia em serie faz com que o led acenda e se saiba que esta a oscilar

ainda ao fazer o circuito outra questao foi o volume de som.

neste caso devia ser de volume suficiente ,constante e não devia incomodar as pessoas .

desta forma pensei no circuito como estea . notem que a saida do ne555 é ligada ao led por resistencia r11 para limitar a corrente no diodo.

alem disso o diodo faz outra funçao limita o sinal de saida do ne555 de cerca de 6v para cerca de 2 v ( funciona como efeito zener)

depois tive apenas de determinar a resistencia necessaria para ligar o piezo r12

de forma a ser eficiente e não incomodasse

desta forma obtive exactamente o que queria freqüência que espantasse os ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ , o sinal de volume constante, e o nivel de saida correcto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!