Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

Postado Originalmente por Cassiano (Campos)@14 de fevereiro de 2006, 06:56

é, acho que somente eu fiquei com os meus morcegos, todo o pessoal sumiu. Até o Magiver, acho que deve ter resolvido o seu problema. De qualquer forma continuo na luta. Acho que mais esta semana deixo o aparelho ligado, na próxima, vou expulsá-los na marra.

È cara pra falar a verdade eu quero fazer esse circuito mas o problema e conseguir o tal piezo pra 40mhz.

E penso q se colocar outro q não chega nesta freqüência não adianta. Trabalhar com freqüência é complicado, por ex fiz aquele circuito acima pra pernilongo e ate agora não consegui encontrar a freqüência certa.

Os bichos chega a dormir em cima do aparelho (acho q da sono hehehe).

Mas vou ficar de olho no topco se alguem encontrar uma solucao tamo ai...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é na mesma faixa do mosquito, ou por perto.

Em relação aos morcegos, coloquei um twiter que tinha em um carro antigo(o que enferrujou) bem perto do forro, onde ficam os morcegos.

Tem som alto, acho que tá saindo ultrassom também, pois percebo que ficam meio agitados quando saem para suas tarefas noturnas. Notei que estão saindo em menor quantidade. Vou observar por mais uns dias, pode ser impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chiclops@21 de fevereiro de 2006, 10:24

Se fizessemos um oscilador ultrasônico que variasse de, por exemplo, 20 a 100KHz, estariamos construindo um multirepelente??

Cachorros e demais mamíferos seriam perturbados por essa faixa de frequência a ponto de serem "repelidos" também??

Sim! Com certeza

O unico problema é o transdutor que acima de 20Khz é complicado de encontrar

Postado Originalmente por Cassiano (Campos)@18 de fevereiro de 2006, 23:27

Acho que é na mesma faixa do mosquito, ou por perto.

Em relação aos morcegos, coloquei um twiter que tinha em um carro antigo(o que enferrujou) bem perto do forro, onde ficam os morcegos.

Tem som alto, acho que tá saindo ultrassom também, pois percebo que ficam meio agitados  quando saem para suas tarefas noturnas. Notei que estão saindo em menor quantidade. Vou observar por mais uns dias, pode ser impressão.

Cassiano achei uma materia muito interessante de alunos da usp sobre U som. da uma olhada.

http://www.forp.usp.br/restauradora/us01.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano (Campos)@18 de fevereiro de 2006, 23:27

Acho que é na mesma faixa do mosquito, ou por perto.

Em relação aos morcegos, coloquei um twiter que tinha em um carro antigo(o que enferrujou) bem perto do forro, onde ficam os morcegos.

Tem som alto, acho que tá saindo ultrassom também, pois percebo que ficam meio agitados  quando saem para suas tarefas noturnas. Notei que estão saindo em menor quantidade. Vou observar por mais uns dias, pode ser impressão.

Cassiano encontrei os piezos de 40khz :-BEER

envia email pra [email protected] e peca pra te enviar um catalago com os trandutores

40LR10

40LR12

40LT16

Pra cada um desses tem o receptor tbem.

Da uma olhada e me diz o q acha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, parabéns pelo excelente nível da discussão!

Quero considerar açgo sobre os transdutores. Pode ser usado um Tweeter Piezoelétrico da Le Son, desses usados em carro. Ele tem como especificação freqüência de resposta até 45KHz.

Já montei desses dispositivos ultrassônicos no passado e, inclusive, com ajuste de freqüência; é algo simples de fazer. Porém notei que a simples emissão de um som na espectro audível de certos animais não era suficiente para pertubá-los. Parece que o som precisa ter algum tipo de modulação que os torne incômodos para quem os ouve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PCLOCK@24 de fevereiro de 2006, 10:39

Pessoal, parabéns pelo excelente nível da discussão!

Quero considerar açgo sobre os transdutores. Pode ser usado um Tweeter Piezoelétrico da Le Son, desses usados em carro. Ele tem como especificação freqüência de resposta até 45KHz.

Já montei desses dispositivos ultrassônicos no passado e, inclusive, com ajuste de freqüência; é algo simples de fazer. Porém notei que a simples emissão de um som na espectro audível de certos animais não era suficiente para pertubá-los. Parece que o som precisa ter algum tipo de modulação que os torne incômodos para quem os ouve.

A modulacao q você diz não é a frenquencia especificamente? Ou você quer dizer q a onda tem q ser quadrada ou dente de serra etc? Até onde eu sei o que precisa alem da freqüência nescessaria é a potencia do som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ronnjef@24 de fevereiro de 2006, 20:38

A modulacao q você diz não é a frenquencia especificamente? Ou você quer dizer q a onda tem q ser quadrada ou dente de serra etc? Até onde eu sei o que precisa alem da freqüência  nescessaria é a potencia do som.

Não seria a variação da freq ao longo do tempo, para que os animais não se acostumem com determinado valor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano (Campos)@24 de fevereiro de 2006, 15:47

Camaradas, um amigo encontrou o circuito abaixo na net como sendo de um Repelente de Morcegos, Ratos, Pernilongos, etc. Porém não existe nenhum comentário sobre o circuito e o CI não está descrito. Alguem poderia analisar, verificando qual seria o CI apropriado?

Isso é meio impossivel descobrir qual seria esse CI. você encontrou o CA3130 daquele circuito postado? Se adaptar o piezo ideal com o CA3130 você não acha que funci na boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano (Campos)@24 de fevereiro de 2006, 20:47

Não seria a variação da freq ao longo do tempo, para que os animais não se acostumem com determinado valor?

Acredito q/ não. Pois nunca ouvi dizer q um oscilador tenha que ser alterado pra continuar afugentando insetos... O caso do morcego acredito q/ o som produzido atrapalha o radar de ultrasom dele, ficando perdido pra se movientar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ronnjef@24 de fevereiro de 2006, 20:48

Isso é meio impossivel descobrir qual seria esse CI. você encontrou o CA3130 daquele circuito postado? Se adaptar o piezo ideal com o CA3130 você não acha que funci na boa?

Recebi os samples ca3130 da Intersil, coloquei no soquete, e está funcionando faz umas 2 semanas com um twiter antigo(que faz uma zooeira danada) em paralelo com uma capsula auditiva de aparelho telefônico.

Não tenho notado atualmente mudanças no comportameno dos bats.

Fechei negocio com a RS(que você descobriu) em 2 piezos, vamos aguardar chegar.

Em relaçao ao CI, no Multisim, coloquei um 555. Aparentemente estava simulando. Mas, não sei mexer direito nele, para ter certeza.

De qualquer forma, por tentativa e erro, nem pensar.

Eu imaginei que alguem com pratica neste tipo de circuito, pudesse inferir, levando em conta, logicamente, o posicionamento e comportamento dos outros componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ronnjef@24 de fevereiro de 2006, 20:52

Acredito q/ não. Pois nunca ouvi dizer q um oscilador tenha que ser alterado pra continuar afugentando insetos... O caso do morcego acredito q/ o som produzido atrapalha o radar de ultrasom dele, ficando perdido pra se movientar...

Eu não se foi aqui, mas em algum lugar, ouvi falar nestas mudanças de freq em uma faixa determinada. Vou dar uma pesq.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal sou um novato em eletrônica e pouco ou nada percebo disso...mas com o tempo la chegarei..! em tempos tinha dado uma vista de olhos por este vosso post e reparei que tavam a ter problemas com o projecto e o facto de não conseguirem atingir uma freqüência certa para afastar certos animais pois hoje estava a fazer umas pesquisas e deparei-me com este projecto...espero que vos seja util...

http://www.electronic-circuits.net/pageid-...20Repeller.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kirkie@27 de fevereiro de 2006, 03:28

Bem pessoal sou um novato em eletrônica e pouco ou nada percebo disso...mas com o tempo la chegarei..! em tempos tinha dado uma vista de olhos por este vosso post e reparei que tavam a ter problemas com o projecto e o facto de não conseguirem atingir uma freqüência certa para afastar certos animais pois hoje estava a fazer umas pesquisas e deparei-me com este projecto...espero que vos seja util...

http://www.electronic-circuits.net/pageid-...20Repeller.html

Parece o mesmo circuito postado anteriormente, mas valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano (Campos)@24 de fevereiro de 2006, 15:47

Camaradas, um amigo encontrou o circuito abaixo na net como sendo de um Repelente de Morcegos, Ratos, Pernilongos, etc. Porém não existe nenhum comentário sobre o circuito e o CI não está descrito. Alguem poderia analisar, verificando qual seria o CI apropriado?

Colega !

Posso estar enganado, mas este CI parece ser um NE555 !

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mac_RC@28 de fevereiro de 2006, 07:08

Colegas ! Sou novo neste topico e fiquei curioso com o assunto aqui abordado !

Tambem tenho problemas com Morcegos no forro de casa e gostaria muito de eliminar os danados !

Trabalho com eletrônica e microcontroladores, no que eu puder ajudar contem comigo !

Abraços

Reinaldo Cavalheri

Seja bem vindo!! :-BEER

Acho q você pode ter razao em relação ao 555 mas que tipo de ligacao é essa? pois o cara ligou o 5 deixou de ligar o 6, não aterrou o 2 <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!