Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS A7N8X-XE


Bruno_C_S

Posts recomendados

Ai pessoal, eu tenho um maigo que comprou essa placa da asus, a A7N8X-XE, e acontece que ao compra-la ele deparou-se com um jumper para configurar o barramneto do processador. Alguem sabe dizer porque a Asus lançou uma placa mãe com configuração de barramento via jumper? e essa placa é realmente boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa placa é uma versão alternativa para quem quer ter uma placa com mais recursos do Chip Set Nforce 2 400 Ultra, com um preço mais competitivo, pois o modelo A7N8X- E DELUXE, possui um preço muito alto...

Resumindo é uma placa muito boa, pra quem quer utilizar principalmente o recurso SATA RAID e Utilizar Memorias em Duall Channel, para competir principalmente com o modelo da Abit, a NF7-S2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ela possui esse jumper para separar o FSB 100ddr (200mhz) dos demais - 133ddr, 166ddr e 200ddr (respectivamente 266, 333 e 400mhz). Ela é boa para Overclock (claro, existem placas melhores para isso), desde que você tome cuidado com a temperatura do processador. Não exagere no Overclock, o composto térmico do NorthBrigde não foi muito bem aplicado na a7n8x-x, e portanto, um exagero e ela vai para o balaio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados

Estou tendo problemas com essa placa.

Talvez aqui eu consiga desvendar um misterioso travamento que ocorre frequentemente.

Ele sempre ocorre em 52º C, na execução de jogos 3D, conversão de vídeo, conversão de áudio, reprodução de vídeo, entre outros.

Fiz um teste realizando a conversão de vários videos enquanto monitorava a temperatura, o travamento ocorria mais cedo ou mais tarde, e o mais intrigante, sempre em 52º C.

Não acredito ser deficiência na refrigeração do processador, já revisei o sistema várias vezes, e afinal de contas essa temperatura é mole prum Athlon né?

Através de testes descartei a possibilidade de ser Placa de vídeo e memórias.

Também atualizei a BIOS e nada de novo, então tive a ideia de reduzir na Bios a freqüência da CPU de 133MHz para 100MHz... PAROU DE TRAVAR! nos jogos, conversões de vídeo, etc.

Passei a observar com mais atenção os parâmetros de tensão e descobri que o Vcore funciona constantemente entre 1,696 e 1,726, ou seja, fora da faixa padrão dos XP2600+ que é de 1,65.

Acreditando que esse podia ser o motivo dos travamentos, voltei à Bios para tentar reduzir o Vcore, quando descobri que não existe a opção de configurar a tensão nem o multiplicador, apenas o FSB. Uma limitação lastimável desta placa!

Enfim, se alguém aí tiver alguma dica, fico muito agradecido.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Deixa sé eu entender uma coisa... você está executando conversão de vídeo, com uma FX 5200? é isso mesmo???

Se ela for de 64 bits, não espere que seu PC não trave mesmo, a primeira alternativa, é você adquirir no mínimo uma FX 5500 e de 128 bits....

Outra coisa, para conversão de vídeos... é bom, ter bastante espaço em seu HD, porque durante a conversão, ele utiliza muito swap no disco rígido, creio que a melhor alternativa, seria no mínimo HD's de 80 GB.... porque suga muito....

Seus travamentos, também, podem ocorrer por falta de codecs, você deve ter uma lista de melhores codecs, incluindo o AC3... Se seu pc trava somente durante a conversão de vídeos, mas durante jogos e testes ele não trava, pode ter certeza, que isso é problema de software e não de hardware...

Outra coisa, roda o Mtest na sua máquina, para você saber se as suas memórias estão todas ok...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dj Rayke, valeu a atenção mas...

Postado Originalmente por Dj Rayke+13 de março de 2006, 08:42-->
Deixa sé eu entender uma coisa... você está executando conversão de vídeo, com uma FX 5200? é isso mesmo???

Se ela for de 64 bits, não espere que seu PC não trave mesmo, a primeira alternativa, é você adquirir no mínimo uma FX 5500 e de 128 bits....

Realizo conversão de video desde a criação do Divx ;-), e posso afirmar que isso não é limitação, talvez uma redução no desempenho da tarefa, mas não travar o sistema, já fiz muita conversão com placas de 32 bits. Outra coisa, para uma placa que realiza operações em 3D com certa dignidade, tarefas em 2D, que é o caso, ela faz brincando.

Mas o problema do travamento não é específico para conversão de vídeo, realizei alguns testes de conversão pois fica mais fácil monitorar o sistema enquanto o PC realiza a tarefa.

Postado Originalmente por Dj Rayke@13 de março de 2006, 08:42

Outra coisa, para conversão de vídeos... é bom, ter bastante espaço em seu HD, porque durante a conversão, ele utiliza muito swap no disco rígido, creio que a melhor alternativa, seria no mínimo HD's de 80 GB.... porque suga muito....

Fora o HD de 80 GB, tenho um outro de 60 GB, exclusivo para operações de video.

Postado Originalmente por Dj Rayke@13 de março de 2006, 08:42

Seus travamentos, também, põe ocorrer por falta de codecs, você deve ter uma lista de melhores codecs, incluindo o AC3... Se seu pc trava somente durante a conversão de vídeos, mas durante jogos e testes ele não trava, pode ter certeza, que isso é problema de software e não de hardware...

Utilizo os melhores e mais atuais codecs, e somente os que necessito, evitando assim gerar conflitos.

Como já disse, os travamentos não ocorrem somente em conversão de video, esta informação foi dada no tópico original, se você reparar existem algumas peculiaridades no comportamento da máquina que sugerem tratar-se de problema de hardware.

Dj Rayke@13 de março de 2006, 08:42

Outra coisa, roda o Mtest na sua máquina, para você saber se as suas memórias estão todas ok...

Também disse que testei as memórias, rodei o Memtest, botei ambas pra funcionar separadas e conjugadas, troquei os slots, etc

Testei com outras memórias emprestadas de amigos.

Bem, de qualquer forma agradeço o retorno e continuo aguardando outras sugestões.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atualize os drivers de sua placa mãe... Talvez possa ajudar...

Não tenho nenhum problema de comportamento com essa placa, e engraçado, q o PC q roda ela, também, faz conversões, porém, com uma 9600 PRO, mas não dá problema nenhum, só q rodando um Barton...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por HDSN@13 de março de 2006, 02:17

Prezados

Estou tendo problemas com essa placa.

Talvez aqui eu consiga desvendar um misterioso travamento que ocorre frequentemente.

Ele sempre ocorre em 52º C, na execução de jogos 3D, conversão de vídeo, conversão de áudio, reprodução de vídeo, entre outros.

Fiz um teste realizando a conversão de vários videos enquanto monitorava a temperatura, o travamento ocorria mais cedo ou mais tarde, e o mais intrigante, sempre em 52º C.

Não acredito ser deficiência na refrigeração do processador, já revisei o sistema várias vezes, e afinal de contas essa temperatura é mole prum Athlon né?

Através de testes descartei a possibilidade de ser Placa de vídeo e memórias.

Também atualizei a BIOS e nada de novo, então tive a ideia de reduzir na Bios a freqüência da CPU de 133MHz para 100MHz... PAROU DE TRAVAR!  nos jogos, conversões de vídeo, etc.

Passei a observar com mais atenção os parâmetros de tensão e descobri que o Vcore funciona constantemente entre 1,696 e 1,726, ou seja,  fora da faixa padrão dos XP2600+ que é de 1,65.

Acreditando que esse podia ser o motivo dos travamentos, voltei à Bios para tentar reduzir o Vcore, quando descobri que não existe a opção de configurar a tensão nem o multiplicador, apenas o FSB. Uma limitação lastimável desta placa!

Enfim, se alguém aí tiver alguma dica, fico muito agradecido.

Abraços

Caros;

também estou tendo o mesmo problema que o HSDN, toda vez que coloco meu Sempron rodando a 2080MHz que é a velocidade real dele (2800+), e começo a forçar minha máquina com um jogo mais pesado tipo o Most Wanted ou rodar algum aplicativo de bechmark com "burn test" a minha máquina reinicia quando o processador atinge aproximadamente de 52 a 55º graus, também notando que a leitura de tensão está errada, ou seja, enviando mais tensão que o especificado para o processador também na faixa de 1,7v (leituras verificadas com o software speedfan). Minha fonte acredito não ser o problema, pois já fiz o teste desligando um dos HDs, todas as placas PCI, todos os disp. USB, 2 FANS de 120MM e a gravadora de DVD, mantendo ligados apenas a placa de vídeo (Uma PixelView GF FX5900XT de 256Bits, inclusive ganhou selo de produto recomendado do Clube do Hardware, eliminando a chance dos travamentos ocorrerem por baixa capacidade de processamento gráfico), o cooler do processador (um Cooler Master muito bom por sinal com base de cobre, aletas de alumínio e 5550RPM com diâmetro de 80mm), o HD Master e a gravadora de CD, e mesmo assim o micro reiniciou ao atingir a faixa de temperatura citada. Pesnei até ser um defeito do processador, o detalhe é que quando baixo o FSB de 166(333MHz em DDR) para 155 ou até mesmo 160 a máquina melhora a estabilidade e o processador passa a ir a temperaturas mais altas, na ordem de 60º ou até 70º. Recentemente parece que a ASUS lançou um BIOS UPDATE para atualizar o SUPER IO da marca ITE, creio ser este o responsável pela aferição da temperatura do CPU. Vou fazer este update e ver se o problema é resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cyber Runner@13 de março de 2006, 20:37

Caros;

também estou tendo o mesmo problema que o HSDN, toda vez que coloco meu Sempron rodando a 2080MHz que é a velocidade real dele (2800+), e começo a forçar minha máquina com um jogo mais pesado tipo o Most Wanted ou rodar algum aplicativo de bechmark com "burn test" a minha máquina reinicia quando o processador atinge aproximadamente de 52 a 55º graus, também notando que a leitura de tensão está errada, ou seja, enviando mais tensão que o especificado para o processador também na faixa de 1,7v (leituras verificadas com o software speedfan). Minha fonte acredito não ser o problema, pois já fiz o teste desligando um dos HDs, todas as placas PCI, todos os disp. USB, 2 FANS de 120MM e a gravadora de DVD, mantendo ligados apenas a placa de vídeo, o cooler do processador (um Cooler Master muito bom por sinal com base de cobre, aletas de alumínio e 5550RPM com diâmetro de 80mm), o HD Master e a gravadora de CD, e mesmo assim o micro reiniciou ao atingir a faixa de temperatura citada. Pesnei até ser um defeito do processador, o detalhe é que quando baixo o FSB de 166(333MHz em DDR) para 155 ou até mesmo 160 a máquina melhora a estabilidade e o processador passa a ir a temperaturas mais altas, na ordem de 60º ou até 70º. Recentemente parece que a ASUS lançou um BIOS UPDATE para atualizar o SUPER IO da marca ITE, creio ser este o responsável pela aferição da temperatura do CPU. Vou fazer este update e ver se o problema é resolvido.

To com o mesmo problema na minha A7N8X-XE. Meu AXP 2000+ Tbread-B quando chega 54° ele reinicia. já troquei a pasta termica ate pra artic silver, mas de vez em quando ele reincia. Vi no site da Asus uma BIOS nova. Q q é esse ta lde Super IO?? Vi lá mas n sabia o q era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Plateu@13 de março de 2006, 20:45

To com o mesmo problema na minha A7N8X-XE. Meu AXP 2000+ Tbread-B quando chega 54° ele reinicia. já troquei a pasta termica ate pra artic silver, mas de vez em quando ele reincia. Vi no site da Asus uma BIOS nova. Q q é esse ta lde Super IO?? Vi lá mas n sabia o q era.

Olhe no Bios se não está ativada a opção de desligar quando chega determinada temperatura. E verifique a fonte também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NASCARBR@14 de março de 2006, 10:16

Olhe no Bios se não está ativada a opção de desligar quando chega determinada temperatura. E verifique a fonte também.

Ao que me parece, a A7N8X-XE não possui regulagem de tensão e nem opção para que o usuário dê um shutdown do sistema caso o processador atinja determinada temp. Esta opção deve ser nativa no próprio código do BIOS e não alterável.

Resposta para o Plateu: Vou fazer o burn in test e ver como ficou, se for resolvido posto aqui. A propósito segue a versão da nova BIOS:

0204

post-66494-13884906882554_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cyber Runner@14 de março de 2006, 10:27

Ao que me parece, a A7N8X-XE não possui regulagem de tensão e nem opção para que o usuário dê um shutdown do sistema caso o processador atinja determinada temp. Esta opção deve ser nativa no próprio código do BIOS e não alterável.

Resposta para o Plateu: Vou fazer o burn in test e ver como ficou, se for resolvido posto aqui. A propósito segue a versão da nova BIOS:

0204

Atualizar a BIOS assim é + seguro do que atualizar pelo diskete??? já tenho a Bios no meu PC e já copiei a antiga também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Cyber Runner@14 de março de 2006, 10:27

Ao que me parece, a A7N8X-XE não possui regulagem de tensão e nem opção para que o usuário dê um shutdown do sistema caso o processador atinja determinada temp. Esta opção deve ser nativa no próprio código do BIOS e não alterável.

Resposta para o Plateu: Vou fazer o burn in test e ver como ficou, se for resolvido posto aqui. A propósito segue a versão da nova BIOS:

0204

Ué, achei que ela fosse um pouco mais completa que a A7N8X-X. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NASCARBR+14 de março de 2006, 17:23-->
Ué, achei que ela fosse um pouco mais completa que a A7N8X-X. :blink:

A A7N8X-X possui estes ajustes?

Postado Originalmente por Plateu@14 de março de 2006, 17:43

AAcabei de atualizar a BIOS através do ASUS Update. Tenho que dar um clear Cmos atras do jumper? porque na hora q eu fui atualizar tinha uma opção de marcar q fala q já dava ClearCmos.

Não é necessário dar clear cmos se você deixar esta opção habilitada no BIOS UPDATE

Plateu@14 de março de 2006, 17:50

A temperatura continua variando entre 42~45°C quando liga e quando ta em full fica ate 48~50°C. Atualizei a BIOS e achava q ia baixar isso. Ah... Em CPU Internal Cache eu coloco o q? (Disable, Write-Back ou Write-Thru?)

Após a minha atualização as leituras de temperatura também continuaram praticamente as mesmas, porém, fiz o stress test com o SANDRA 2003 com 10 repetições e a máquina não reiniciou mais. Será que resolveu? Aleluia!!!

No CPU internal cahe eu deixo o meu no disable, se eu colocar em qualquer outro dá pau (a máquina nem dá boot). Será que meu processador também tá bichado? Mas nos testes de benchmark a performance é sempre compátivel com a configuração da minha máquina chegando mesmo a bater Athlons 2600+ e ficando na média dos outros Semprons 2800+ com placas mãe semelhantes, mesmo com o internal cache desligado... estranho isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá Pessoal eu comprei essa placa mãe, mas estou com uma dúvida?

Tenho um Processador:

Athlon XP 3200+ (2200 Mhz)

Mais na bios só aparece 1100 Mhz

freqüência de (100 MHz)

Como faço para colocar o correto, é via jumper?

Quem puder me ajudar fico agradecido, obrigado.

[email protected]

Acho que achei a Solução:

Obs. Li relatos desta placa não pegar a velocidade correta com praticamente todos os processadores AMD Athlon XP.

Solução:

Trocar os jumpers do FSB na placa mãe (os meus estavam setados para 200MHz sendo que o Barton opera em 333MHz de FSB), segue uma imagem com o esquema dos jumpers da A7N8X-XE.

a7n8xe0az.jpg

------------------------------------------------------------

Athlon XP 3200+ Asus A7N8X-XE

1GB DDR Corsair 400MHZ

TI 4200 geforce 4 Otes 128 MB DVI

HD 160 + 80 GB Sata

Audigy Platinum 2

Captura Pinnacle PCTV

DVDRW X2 LG

Fonte Aspire 550 Wts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!