Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Os 3 mais conhecidos sistemas operacionais


Visitante

Posts recomendados

Muito se falou em Hardware, e algumas paginas mostram que no quê se diz respeito a Hardware, o PC, já se equipara e em muitos casos até supera um Mac!!

Opiniões a parte sobre qual o melhor, mais rápido, melhor custo beneficio, etc, vamos agora apimentar esses dircursos com algo realmente interessante!!!

 O Sistema Operacional e suas interfaces com o USUARIO!! :)

 Qual deles é o melhor na sua opinião??

 MacOS X

 O Windows 98/Me

 Windows XP

 Linux/Unix

Aparente mente tem muito X aqui, então amigos!! , vamos ao X da questão!!

Sei que o MOSX tem uma interface muito bonita!!

Sabemos que o Linux e o FreeBSD, assim como outros Unices fazem uso de várias interfaces, das mais belas, mas seus usuarios normalmente optam pela leveza!!

E tem o Windows, que até uma criança de 5 anos, aprende a usar ( Teoricamente, pois trabalho com suporte e tem uns infelizes aqui!!! ...   :angry:

Então vamos lá amigos!! , sem essa de moralidade, vamos chutar o pau da barraca!! , qual é a interface quê mais lhe agrada?, qual o Sistema quê é mais avançado ou quê tem melhores recursos, e que integram beleza e funcionalidade + Usabilidade.

Defenda o seu e aponte o quê os outros tem de mais Horrendo, pois assim poderemos formar uma opinião sobre qual o mais adequado a determinado tipo de usuario!! :

Valeu!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o windows, atualmente mais o XP, mas o Win 98 é clássico já... To migrando aos poucos pro Linux, começando com o Conectiva 8(to pra receber o 9 ainda essa semana)...

Assim q der um tempinho livre, vou brinca um pouco no Win2000 Server, pra aprende a mexer em redes(nada d grupo d trabalho, é mt sem graça...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Quase votei no Win9x, mas acabei votando no Linux como o mais conhecido, pois apenas com a propaganda "boca-à-boca" ele ganhou muito mais notoriedade nos últimos 3 anos do que a Microsoft ganhou, com os milhõe$ gastos em marketing com o Windows.

Agora particularmente eu ainda gosto do Ruindows95, que é um sistema que eu conheço à fundo e faço coisas nele que até o Tio Bill duvida. E eu não sou o único à estar nessa onda "retrô", muita gente que eu conheço (não só usuários comuns, mas pequenas e médias empresas também) nem pensam em sair no Ruindows98 ou do NT4.

Estou usando o XP e estou detestando a experiência, pois não gosto de nada que eu não possa dominar. Usar WindowsXP é como você ter um pitbull que te dá mordida toda hora. Eu tô achando um saco, e se depender de mim a propaganda dele vai ser a pior possível.

Brevemente vou fazer um "tri-boot" de 98, XP e Linux, deixando o XP só pra dizer que tenho e justificar a grana que eu gastei nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre a Interface que mais me agradou até agora - fico com o MacOS X  :-BEER

Uma das interfaces mais belas que já tive oportunidade de trabalhar - deixa o Windows XP com cara de trabalho infantil.

Entre os recursos de SO's fico na dúvida - o MacOS é muito prático em recursos - assim como os *NIX like também - embora o XP tenha suas facilidades.

Tenho que me decidir melhor.

Mas em questão do Melhor SO mesmo.

Vou ter que dar 2 respostas.

Para iniciantes ou que não tem tempo para aprender a lidar com o micro - e querem interface intuitiva --> o Windows XP me parece a versão mais fácil de se usar.

O Windows nesse ponto sempre foi intuitivo.

Para quem vai a luta e gosta mesmo de aprender :D

---> *NIX Like e MacOS (embora o MacOS seja agora uma distro Baseada no BSD's - vem agregando cada vez mais recursos do Unix)

Por questão dos SO's mais conhecidos.

Acho que Linux e Windows estão empatados :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera,

Eu basicamente já usei quase todos os OS da Microsoft, so n usei até hoje o Windows 2003 e o Win NT mas a arquitetura dele ta incorporada no XP e no 2000. já usei o Linux Conectiva 8.0 e achei ótimo, e realmente bom pela levesa e tal.

Mas atualmente to usando so o Win 2000, ele e muito estavel, achei ate mais q o Win 98SE.

Nunca pude mexer em MacOS por isso n sei dizer como funciona e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro sem duvida nenhuma o XP Professional pois não gostei do Home(Acredite eu vejo diferenças entre os dois,coisa que poucos vêem)

Gostaria de ter a oportunidade de mexer no Mac o povo diz que ele é o pior OS, mas só acredito vendo

E Tambem no mais falado Linux já que quero testar sua leveza como diz o pessoal que usa

Até 2005 espero já ter  mexido no mac e no linux

e mais pra frente é logico no esperado LONGHORN :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Meu voto vai para o linux, ele é muito conhecido todo mundo já ouviu falar, fiz um teste, mandei meu priminho (de 12 anos ) perguntar essa palavra Linux, de 25 alunos 7 não sabiam porém não tinham computador, Nunca usei linux, comprei um kurumin linux mas a porcaria do meu duron nÃo da boot pelo disquete nem pelo cd :angry: vou formatar o hd daí eu penso no assunto, mas já usei o win95, 98, 98 SE , ME, XP, e outros e não me arrependo, pode falar que Linux é muito melhor mas sem o windows voce não sobrevive pois a maioria das pessoas tem MICROSOFT WINDOWS desde 1986 se vocês acharem que não tinha windows naquela época eu posso provar é só ir em Win98 ME> vídeos dos windows> windows 1.0 o comercial foi feito por Steve Ballmer (no fórum mesmo)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

:bandeira:

>>LIVERIG<<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Intuitividade: Mac OS Classic - sem dúvida a mais bem definida interface com o usuário: Simples, discreta, sem enfeites e amadurecida durante 18 anos sem ser trocada, baseada desde o início em pesquisa sobre interatividade. Pena que a parte técnica do sistema (multitarefa cooperativa e proteção de memória extra tosca!) era muito ruim.

Estabilidade: Mac OS X, Linux, WinNT/2000/XP - Praticamente todos os principais sistemas do momento atingiram o mesmo nível de estabilidade e não adianta reclamar que esse ou aquele apresenta correções vez por outra. Todos tem updates constantes!

Beleza: Mac OS X - Ninguém bate a Apple em design, mas beleza não põe a mesa! O principal erro do Xp foi exatamente tentar imitar o X no que era pior, o excesso de enfeites que só sobrecarrega a máquina. Pior, a implementação da MS é absolutamente tosca! Mesmo o X tendo algumas características inerentes ao Mac OS em geral, ainda prefiro o Win2000 ao Xp e ao X.

Velocidade: Impossível definir! DOS? Unix modo texto? Mac OS 7.0? Em qual hardware? Mac sempre foi diferente de PC e não há uma máquina onde se possa testar todos os sistemas.

Recentemente foi feito um benchmark entre o Linux (mesma versão) em um PowerMac Dual G4 de 1,25GHz e um Athlon Xp 2400+. Não precisa dizer que em modo monoprocessado o Apple perdeu por 10% a 15% em inteiros e processamento geral e ganhou por 200% a 700% em processamento de ponto flutuante e vetorial! Imagina com multiprocessamento!!!

De qualquer forma, a questão da velocidade é muito indefinida (depende da aplicação que se vai usar, em qual máquina, em qual SO) e no final, praticamente nenhum usuário pessoal tem dinheiro para gastar com as máquinas extra-top que foram usadas nos benchmarks.

Na minha opnião:

Macintosh / Mac OS: Para editoração eletrônica para mídia impressa, áudio e vídeo profissa. Apesar de sua maior interatividade, no Brasil, o mercado pessoal é só para quem pode ou para quem, como eu, vive de sucata!

PC / Windows: Para usuários pessoais (no Brasil, é claro) e empresas onde não se disponha internamente de suporte técnico altamente especializado.

PC / Linux: Todo e qualquer especialista da área de informática e empresas que possuam especialistas em informática internamente.

Mac / Linux? Pra que? Juntar o caro com o complicado? Só se for para ser diferente, mesmo. Comercialmente não tem um porque!

Ia me esquecendo... o mais conhecido... que pesquisa mais inteligente!!! Estou em dúvida... hãããã... estou entre MSX-DOS, Uzix, Applesoft e ProDOS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Meu voto vai pro "Lindux" por que é o s.o. que uso nativamente. Já usei macos mas só na loja... não deu pra curtir direito mas o que eu vi é que é realmente muito bom e muito mais agradável que o windows. O problema é que a esmagadora maioria dos games são pra Windows, salvo os respectivos pra mac que de vez em quando eu acho pra vender. Já rodei WarIII e Diablo II num iMAC e confesso que visualmente melhora bastante mas a performance é a mesma, já que a placa grafica dos iMACs(na época) era GeForce4MX, que das GeForces4 é considerada uma placa Low-End e muito comum entre os usuários. Talvez se eu colocasse minhaGeForce FX 5600 naquele mac que usei pra jogar o demo do War3, que é uma placa medium-end, e comparasse com o war3 no meu pc usando a mesma placa eu notaria alguma diferença significativa. Como os atuais jogos, pelo menos os da blizzard, são vendidas as duas versãoes, pra pc e pra mac, no mesmo box pode ser que agora os novos processadores de 64 bits(G5) alavanquem algum sucesso mais substancioso no mundo exigente dos gamers, já que os 64 bits prometem muita melhora com relação jogos e os atuais PCs de 64 bits(IntaniumII, Opetron e Athlon64) devido ao fato do Windows e do Linux ainda não terem sido otimizados para essas plataformas acabam não tirando proveito de suas capacidades. O que não acontece nos G5 pois o MacOSX Panther já foi "otimizado" para tirar proveito maximo do poder destes processadores.

De qualquer forma, meu voto vai pro Linux porque fora jogos, e isso realmente o linux não presta, e suporte a placas de audio, e drivers que tirem proveito maximo delas também deixa muito a desejar... de resto Linux esmaga com o windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Coisa que o emersonwsn esqueceu de colocar é:

PLAY2/LINUX Nessa parte juntamos o caro ao complicado de novo!!!! Já usei linux no play2 e deixou muito a desejar... pelo fato do linux rodar de um dvd o torna muito restrito.... e a falta de um hd também faz a diferença... eu sei, eu sei... o play 2 tem um espaço enorme pra isso... mas você já viu quanto custa um hd pro play2?????? ahahahahahaha não queira nem saber! : )

Pros japoneses e americanos é bem fácil... mas pra nós vai memory card mesmo! : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

tipo de linux em play2 e linux em mac, acho que por enquanto é mais para fazer um certo jogo de publicidade pro lado do linux, pra provar que funciona em outros hardwares, ha quem jure que já boto linux em MSX... não duvido, mas a usabilidade deve ficar bem afetada...

mas o assunto é interface...

o Mac (so usei um pre-historico com o mac system 8... que pra variar travei algumas vezes) é uma experiencia bem diferente a respeito de computadores, pois tem a ideia de ser intuitivo, e ate certo ponto tem, e de ser bonito (nisto, aplausos para a apple) em estabilidade não sei dizer, pois já ouvi falar ora que não trava que é estavel como uma pedra... e também de que trava como o windows 95... ou seja, é muito vago o conceito neste ponto.

o Linux tem fama de complicado, e geralmente é. a interface dele varia, pode ser algo simples como o fluxbox ou requintado como o kde 3.1 vai da quantidade de ram do cliente, hehehe, em estabilidade é ótimo, porém não perfeito, pessoalmente já travei o conectiva 7, 8 e o kurumin 2.11

o modo texto dele da arrepios em muita gente...

Windows, as versões antigas, para a época de lançamento são muito requintadas, porém o windows xp me parece ser algo infantil demais, muita cor, muita tralha inutil... mas no geral é bonito e relativamente estavel (já vi ele travar rodando o delphi 7). as versões 9.x são usaveis, porém muito instaveis, o ME nem se fala, foi um fracasso, os pre-historicos 3.x pra época são bonitos, mas muito chule em estabilidade, os NTs são bons, relativamente bonitos e estáveis (o 2000 considero estavel, mas já travei).

tenta ser bonito, intuitivo, versatil e estavel, ao mesmo tempo... mas fracassa justamente neste ponto onde tenta abraçar o mundo (não se agrada gregos e troianos ao mesmo tempo)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nathan@02 dez 2003, 22:15

Eu adoro o windows XP pela sua interface e estabilidade para os que falam Windows eu deixo um recado você não sabe usar seu PC

-_- FALOU tudo, antes de eu ter meu primeiro contato com o linux, as pessoas falavam muito:

"o linux e o melhor"

"o linux não trava de jeito nenhum"

"não existe virus para o linux"

"não tem bug como o windows"

Isso despertou minha curiosidade então resolvir usar o linux mas vi que não era nada disso, vi que o linux também travava como qualquer outro porém menos do que o windows 98 e C&A vi também que tinha bugs assim como o windows pois se fosse perfeito não existiria updates para corrigir bugs nem changes logs dizendo que foi resolvido tal bug que bla bla bla. o windows hoje tem fama de sistema que trava muito por que o povo costuma a comparar os sistemas operacionais atuais com os antigos windows 9x como o 98, os linux não podem ser comparados aos windows 9x pois e logico que o linux e mais estavel mas para esses problemas de instabilidade a microsoft criou os windows nt/2k/xp sao bem mais estáveis, esses sim devem ser comparados ao linux, pois você que se acha o maioral em usar linux não venha dizer no meu pe de ouvido que o linux e melhor que o windows pois muitos usuarios usam windows em dual boot sem contar que os windows nt/2000/xp sao bem estáveis sim!! e tem bugs e de vez enquando travam como o linux e qualquer sistema, so não concordo que a microsoft cobre preços altos mas concordo que cobre um preço camarada pois ninguém e seu pai pra te dar sistema operacional e seus programas de graça e de mão beijada hehehe tenho linux na minha maquina como segundo sistema operacional meu primario claro e o windows 98se que eu mudarei novamente para o xp, o linux não e ruin não so estou com ele por que preciso aprender mais ainda na informatica, e não venham dizer que estou falando mal do linux so estou dizendo que ele não e muitas vezes como dizem e tem bugs, atualizaçoes e trava como o windows e qualquer outro :tantan::tantan::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz eu quis dizer que o povo exagera quando incentiva os outros a entrar no linux!! -_- não e so o x que trava as vezes e instabilidade mesmo em outros fatores, claro que tem aquelas distribuiçoes muito boas que já e mais difícil mas trava! ou tem algum bug!. Das que eu tive o conectiva era o que travava mais alias foi minha primeira distribuição, agora estou testando o Fedora Core 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Votei no Windows 9X. Utilizei os Win 95, 98 e 2000. Destes, o 98 é o melhor, segundo a minha opinião. O 2K eu achei muito instável e o 95 é estável, mas não se compara ao 98.

Enquanto isso, vou aguardando para utilizar o Linux, que eu já utilizei e, como já foi dito, é bem mais estável, mas não totalmente, já consegui fazer ele travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Dingos@22 jul 2004, 14:34

Bem fiquei com o 9x, acho que foi essa plataforma que lançou a empresa do Tiu Bill como pioneira em Sistmas Operacionais!

Achou errado. Eu mesmo trabalhei com MS-DOS (que foi lançado em 1982) entre 1988 e 1991, até que começei a usar Windows 3.0 (e 3.1, no ano seguinte).

Antes de 1982, tio Bill e sua turma já faziam BASICs que agiam como sistema operacional em micros de 8 bits, desde 1975.

Que eu saiba, a pioneira em sistemas operacionais para microcomputadores foi a Digital Research, com o CP/M, amplamente usado em computadores de 8 bits com microprocessadores 8080/8085/Z80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!