Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existem "resfriadores" para PC's?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Chaves,

Não dá não..

Os coolers servem pra promover/aumentar a circulação de ar dentro do gabinete e assim deixar os componentes trabalhando mais frios, evitando travamentos, paus ou dano em algum deles.

Se você encher o case da coolers vai forçar mais a fonte..

Eles gastam pouco mas gastam.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa refrigeração mantém o sistema estável, não que vá lhe proporcionar um aumento de desempenho, mas fará com que o seu sistema funcione com uniformidade, veja que, quando o micro super aquece ocorre lentidão, travamento e em casos extremos pode danificar ou queimar algum componente.

Apenas um cooler bom lhe trará poucos ou até nenhum benefício o ideal é ter um bom conjunto de ventilação, ventilação interna de gabinte com fans bem posicionadas (quantidade não implica em qualidade), uma boa organização dos cabos e um bom cooler de CPU.

Tópicos falando sobre os tipos e seus benefícios e empecilhos existem vários aqui no fórum, dê uma pesquisada.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vinyborges@21 de abril de 2006, 06:40

aí é isso que o Akatuba falou, não que dê desempenho, mas aumenta a segurança do pc, prolonga a vida útil do hardware, evita travamentos e etc...

é isso.

A vida util do pc é importante, mas a meljor refrigeração pode melhorar o desempenho na medida em que permite fazer overclocking! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Chaves Ding@21 de abril de 2006, 00:59

Num entendo nada de coolers,nem dissipadores,só sei que servem para o PC não super-esquentar :P ,mas refrigeração boa dá mais desempenho num PC?

Existem "refrigeradores" para PC's?

Valeu :joia:

O ganho de desempenho é risório. Acontece de você ganhar uns 5 Mb/s na transferência de CPU-Memória depois de isntalar um sistema de refrigeração mais eficiente, mas o que é isso perto dos 3.200Mb/s de uma memória DDR400?

Meu computador tem esse sistema de refrigeração: um cooler para a CPU, outro para entrada de ar (pela frente do gabinete) e dois para exaustão (pelo fundo). Claro, cada um tem suas preferências... :D

Tem ideia do que a falta de um cooler pode fazer? Veja neste vídeo do Tom´s Hardware Guide.

Fórum sobre Ventilação e Cooler

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nermi@21 de abril de 2006, 10:57

é isso.

A vida util do pc é importante, mas a meljor refrigeração pode melhorar o desempenho na medida em que permite fazer overclocking! :D

Com certeza permite maior segurança, ainda sim, o OC é um procedimento acessório e a boa refrigeração quase, se não, obrigatória.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que venho pensando a muito tempo mas não vi vocês responderem ao autor do tópico. porque não colocam um tipo de refrigeradpr no pc; algo que fosse como um ar condicionado gerando ar bem frio no interior do gabinete? Isso aumentaria a umidade do gabinete? faria muito barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LightSpeed@22 de abril de 2006, 21:18

Uma coisa que venho pensando a muito tempo mas não vi vocês responderem ao autor do tópico. porque não colocam um tipo de refrigeradpr no pc; algo que fosse como um ar condicionado gerando ar bem frio no interior do gabinete? Isso aumentaria a umidade do gabinete? faria muito barulho?

Entendo que isso seria difícil de acontecer num micro normal, principalmente pelo espaço físico e seria bem caro o desenvolvimento de um sistema desses haja visto os Water Coolers que já tem um custo alto, mas já vi em dois tópicos colegas que puxaram um "duto" do ar condicionado e direcionaram pro gabiente, como um badong extreno.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

LightSpeed o Akatuka já respondeu.. :-BEER

Mas entrando no mérito da questão, eu sempre disse e volto a repetir: use um frigobar.

Sério.. num to zuando.

Num frigobar cabe todo o conjunto e fazendo poucos furos, pra deixar fora os drives, portas USB e cabos e os vedando teríamos um bom sistema de refrigeração.

Sem esquecer de por uns bons sacos de sílica (deumidificador) antes de esfriar, e uma boa vedação.

Ta.. eu passo mal.. isso que dá trabalhar com drogas :lol:

Seria um "nitrogênio líquido de pobre" :bandeira:

Mas, quem se arriscaria a fazer isso ? Não da nem pra colocar a breja pra gelar junto..

E se vendessem, quem ia comprar ?

Abrass !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas galera, tipo.... o computador não funciona como um carro? (pelo menos no aspecto que eu vou mencionar), na parte de calor....

Tipo... os carros quando muito frios, não pegam... eles não funcionam muito bem... alguns tem que esperar esquentar para depois poder andar... e claro.. se eles super aquecerem também encontraremos alguns problemas....

No caso de um computador, não temos esse problema também? O muito frio pode ser prejudicial....

E quanto as ideias do frigobar e do ar condicionado... o frigobar eu achei uma ideia um tanto radical né... huihIAUIA + se bem planejada dará certo, e a do ar condicionado tem o seu lado bom pelo proprio ar condicionado tirar a umidade do ar... isso contribui com a passagem rapida do calor do processador para o ar, então fica um metodo eficiente de se refrigerar, mas a potência do ar deve ser colocada numa velocidade mediana, para poder "trocar" o ar dentro do gabinete, do contrario o ar quente ficará lá, e só um impulso do ar que sai do ar condicionado razoável que o ar sairá do gabinete, logo... os 2 casos necessitariam de muita energia... se for contar um ar condicionado, ou um frigobar no meu computador ligados no tempo em que meu computador fica ligado, a conta subiria absurdamente, onde eu poderia gastar essa quantia razoável de dinheiro (que se tornaria uma grande quantia em alguns meses) em um upgrade no computador, podendo comprar até um cooler de refrigeração à água...

Por isso acho mais eficiente usar o cooler de vento ou à água mesmo... afinal, eu estaria gastando dinheiro de mais, só pra refrigerar o computador, no que eu não aumentaria nenhum desempenho....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assim..

Carro é diferente porque tem química no meio.. pra ligar precisa haver detonação, e o alcool, por exemplo, no frio perde muito seu poder pra iniciar a combustão, por ser mais polar ele evapora menos aí num da certo.. a gasolina não sente tanto assim, fora a agua do alcool.

Nos países muito frios eles so usam gasolina ou diesel por isso, mas em temperaturas muito frias num da não.. :joia: (aí congela o motor.. :priv: )

Mas, muito legal sua analogia, associou bem :palmas:

Já vi relatos de "cold bug", mas só quando os caras usam refrigerações absurdas, que atingem -170° C (nitrogênio líquido) pra refrigerar processadores em overclocks absurdos.

Quando você baixa muito a temperatura muda os valores de condutividade elétrica (eles são fixos, mas dependem da temperatura) dos elementos constituintes dos compostos do PC, geralmente quanto mais frio mais difícil do elétron caminhar pelos orbitais (moleculares ou atômicos) desses elementos (aí entra uma pa de conceito de química e mecânica quântica.. :wow: ), então pode parar de passar corrente resultando em falha, o que era pra ser um sim vira um não.. e pro computador isso faz toda a diferença, 1 transístor muda tudo.

Entendeu ? (se não, pode falar :joia: )

:Baaa:

Sim, é insanidade.. eu passo mal mesmo auhahahuahua :lol:

E não vale a pena.. exceso de gasto energético. ;)

Legal seria se os fabricantes desenvolvessem (e estão fazendo) componentes que esquentam menos. Mas isso novamente depende de química, e é por isso que os supercondutores são a esperança do futuro.

Falou e disse.. um bom cooler, nem precisa ser watercooler, já faz muito bem seu trabalho.

Abrass ! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LightSpeed@22 de abril de 2006, 21:50

É, eu pensei num tipo de arcondicionado em miniatura.  Fizeram pequenos pra carros podiam fazer menores pra pcs. Mas essa de puxar um duto do ar condicionado pro pc é legal (pra quem tem ar condicionado rs).

Pesquise sobre "Célula de Peltier", você vai encontrar o que está procurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a tecnologia não para, mas vejam no item conclusões, aqui traduzi pelo google (fica muito ruim, mas dá pra ter uma ideia), apesar de interessante o sistema, não entendo ainda como vantajoso, afinal 4~5º não vale um investimento de no mínimo U$ 100,00, um bom cooler tradicional, a ar, traz os menos ou superior desempenho:

Conclusões

Waffer Tecnologia Corp girou definitivamente uma ideia interessante em um modelo trabalhando com a introdução do PC AirCon PAC 400. A unidade é capaz de entregar o ar fresco (4~5ºC abaixo de ambiental) em um cerco padrão do PC, mas quanto real o refrigerar faça é afetado por muitos fatores.

Usar um refrigerador thermoelectric oferece diversas vantagens (tamanho, solid-state compactos, nenhuns peça movente, etc..) mas sofre também de diversas desvantagens também (eficiência baixa, exigências de poder elevado, etc.). A linha inferior, o PAC 400 apenas não tem bastante capacidade térmica produzir o grau de refrigerar a maioria de entusiastas do PC estará procurando de um produto como este.

Mesmo que a tração de poder do PC AirCon seja rather baixa porque os dispositivos de Peltier vão, algumas fontes de alimentação interpretarão o aumento repentino na corrente 12V como um circuito curto e podem parada programada o computador ou causarão um reboot imediato quando o PAC 400 é comutado sobre na modalidade refrigerando quando o PC funcionar. O mais melhor workaround para este problema deve deixar apenas o PC AirCon girado sobre na modalidade refrigerando em todas as vezes.

O PC AirCon é um produto original e interessante mas sofre das realidades básicas do thermodynamics. É um primeiro esforço bom e nós olhamos para a frente a ver que refinements futuros A tecnologia de Waffer pode ter que oferecer. O final que fixa o preço e disponibilidade não foi liberado ainda mas a unidade espera-se vender para bem sob $100 USD. Eu gostaria de agradecer Waffer Tecnologia Corp para emitir-nos o PC AirCon à revisão e de olhar para a frente a ver que inovações novas vêm acima com em seguida.

Tradução integral - Google

Com mais pesquisas e investimento esse equipamento trará muitas vantagens no futuro, só espero que o custo não seja extremente alto.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, se é so 4-5 graus de redução não vale a pena mesmo. Se consegue até mais que isso trocando um cooler genérico por um bonzão (daqueles de cobre e com boa eficiencia da pressão do ar). Eu pensei num que realmente fizesse a temperatura cair como um ar condicionado, tipo uns 15 graus abaixo da temperatura ambiente ou até mais. Se é só isso melhor continuar com cobre e prata pra refrigerar hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente 4-5º não compensa.

Eu já vi um gabinete que refrigerava o PC. Não lembro onde eu vi nem o nome dele mas so sei que nas laterais havia placas de alumínio (deve ser...) que com um sistema de refrigeração do gabinete esfriava ele. Não sei se havia um motor nele que resfriava ou não so sei que ele resfriava. Se alguem achar isso posta ai.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por giovannifilipe@27 de abril de 2006, 19:43

Eu já vi um gabinete que refrigerava o PC. Não lembro onde eu vi nem o nome dele mas so sei que nas laterais havia placas de alumínio (deve ser...) que com um sistema de refrigeração do gabinete esfriava ele. Não sei se havia um motor nele que resfriava ou não so sei que ele resfriava. Se alguem achar isso posta ai.

Tem esse da Arctic Cooling, que tem um "acessório" interno semelhante ao que você mencionou, vejam o artigo e as imagens:

Arctic Cooling Silentium T2 Case Review

Arctic Cooling Silentium T2 Case Review - Traduzido Google

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Manter 4º abaixo da temperatura ambiente eu acho uma proeza pra um trequinho daquele tamanho..

É soda fazer isso.

Imagina num dia que tá 40º C e o ar dentro do seu micro estar a 35.. sem isolamento como numa geladeira, um bom radiador com área de dissipação..

Volto pro "meu" frigobar :lol: uhauahahuhauhauuahauha

Um bom cooler diminui a temperatura de um componente só, esse aí vai esfriar tudo.

Ou vi demais nesse siatema ? :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do cooler que você está pensando. Um cooler frontal reduz a temperatura do gabinete inteiro. No meu caso reduziu em 3 graus o processador, 6 a placa mãe e 10 do HD. Acho que não vale a pena instalar esse resfriador pra esfriar 5 graus pois alem do custo, imagine a potencia da fonte que seria consumida. Pra instalar um treco desses so se for bem mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Evandro Xita@28 de abril de 2006, 00:55

Manter 4º abaixo da temperatura ambiente eu acho uma proeza pra um trequinho daquele tamanho..

É soda fazer isso.

O maior problema é o custo/benefício, "lá fora" isso custa U$ 100,00, respeito sua opinião, mesmo porque em algumas regiões 5ºC fazem diferença, mas essa redução é muito pouco pra R$ 210,00 (sem contar importação, lucro e outras taxas), se for desenvolvido, com certeza o resultado irá melhorar.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!