Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DVD Architect - Tutorial e Dúvidas


Posts recomendados

Opa Galerinha:) Will, primeiramente muito obrigado por postar sempre uma resposta de apoio. Seria interessante sim um Gif em movimento. Mas eu só estou precisando de uma imagem fixa, que fique escondida e que ao ser selecionada apareça. Por exemplo imaginemos que tenho uma video a ser editado de uma partida de futebol. Seria interessante a seleção de menus, ser aquela bola da Copa, com todas as suas cores e detalhes, como seletor de menu(antes do texto do lado esquerdo) asssim ó :

o Menu 1

Menu 2

Menu 3

se eu quisesse passar pra o menu 3 ficaria :

Menu 1

Menu 2

o Menu 3

onde o, seria a bola da copa:)

Se você souber fazer isso e eu consegui fazer, vou tomar uma hoje só pra comemorar:) kkk.

Moredador Red, o maestro faz isso direitinho?Se não for pedir d+, posta sim como se faz. Se não fou pedir demais é claro. Quero algo mais profissíonal entende?:) Forte Abraço!!!!!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

O negócio é o seguinte. To querendo migrar do CUBO e DVD Architect - Tutorial e Dúvidas para o Vegas 7. Será q estou fazendo um bom negócio? Já estou fazendo uns DVD's bem legais no DVD Architect junto com o CUBO, mas em têrmo de efeitos(transições), o CUBO tem bons efeitos mas são poucos, por isso q queria mudar pro vegas. O q vocês acham? Onde posso achar um bom tutorial?

Valeu!!!

Rusimar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER

porque não os 3 amigo? EU uso o cubo pra extrair do DVD dvd ram pra o pc e retirar os comerciais, pois é muito mais prático que o vegas nesse sentido. PRa você fazer um logotipo, como por exemplo o da globo, fazer créditos, fazer pancrop, fazer efeitos amis profissionais o Vegas é muito legal, só que é complexo. você tem que ter uma gama boa de plugins. PRa você ter uma ideia o vegas até chroma key faz. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Galerinha:) Will, primeiramente muito obrigado por postar sempre uma resposta de apoio. Seria interessante sim um Gif em movimento. Mas eu só estou precisando de uma imagem fixa, que fique escondida e que ao ser selecionada apareça. Por exemplo imaginemos que tenho uma video a ser editado de uma partida de futebol. Seria interessante a seleção de menus, ser aquela bola da Copa, com todas as suas cores e detalhes, como seletor de menu(antes do texto do lado esquerdo) asssim ó :

o Menu 1

Menu 2

Menu 3

se eu quisesse passar pra o menu 3 ficaria :

Menu 1

Menu 2

o Menu 3

onde o, seria a bola da copa:)

Se você souber fazer isso e eu consegui fazer, vou tomar uma hoje só pra comemorar:) kkk.

Moredador Red, o maestro faz isso direitinho?Se não for pedir d+, posta sim como se faz. Se não fou pedir demais é claro. Quero algo mais profissíonal entende? Forte Abraço!!!!!!!

Então meu amigo Rodrigo, acho que posso te ajudar, eu to trabalhando agora pra deixar a imagem totalmente colorida assim como ela é, porque geralmente quando agente seleciona uma imagem ela fica toda verde, ou amarela certo?!...

Então, eu vou te passa a minha linha de raciocínio porque você pode achar outro caminho que não pensei ainda....

É o seguinte: pra deixar uma imagem escondida e fazer ela aparecer somente quando selecionada eu faço o seguinte:

SELECIONAR O BOTÃO > DEPOIS BOTÃO DIREITO DO MOUSE > BUTTON STILE> IMAGEM AND TEXT.

após esse passo você vai ter o botão e o texto na tela, aí é o seguinte:

SELECIONAR BOTÃO>HIGHLIGHT>(aí em STYLE, você seleciona CUSTON)> MASK( REPLACE)> SELECIONE A IMAGEM Q QUISER (aconselho como teste pegar uma daquelas setas que tem dos botões nos themes - se não souber o diretório experimente pesquisar no seu pc por "_Themes").

Pronto, é só dar previous... a outra coisa todas as outras "Masks" tem que tar desabilitadas... Me refiro as mask do tumbnaios proprierties, e do frame media...

Tente fazer isso...Tem outro detalhes, não sei se você sabe, mas pra quem não souber e estiver lendo, é o seguinte: AS CORES Q SÃO USADAS PARA SELEÇÃO (tipo os quadradinhos amarelos ou verdes, que aparecem quando selecionamos o botão) SÃO INTEIRAMENTE CONTROLADAS NO >MENU PAGE PROPRIETIES>"GENERAL" DO MENU...

vou tentar dar uma breve explicação, pra quem ainda não sabe...

Funciona da seguinte maneira, quando clicamos na pagina do menu entre as propriedades do menu existe em GENERAL, color a ACTIVED, SELECTED e a INACTIVED BUTTONS COLOR, lá você escolhe a cor do botão quando ativado, selecionado e inativo, respectivamente...

Em cada uma(selected, actived você encontra as seguintes opições: color set 1, 2, 3, 4, e "None, (all transparente), esse ultimo é geralmente usado para o Inactved color... que é quando o botão não está selecionado...

Essas cores você escolhe ainda nas propriedades gerias do menu,( MENU PAGE PROPRIERTIES) em "Color set"...Lá você encontra color set 1, 2, 3, e 4... em cada uma você encontra as opições "custom" ou " project wide" isso escolhe entre a cor que você customizar ou uma padrão do projeto...

Ainda tem em mode especifc colo e blender color, em especifc colo, você escolhe todas as 4 cores que formam uma a seu gosto, em blende color você escolhe a primeira cor e ele sai desta e vai ficando mais transparente, vamos assim dizer, até a ultima...

Ufa acabo, me desculpem por ser tão demorado, mas precisava deixar isso para as pessoas que estão aprendendo agora...

Qunato à você amigo Rodrigo, eu fico lhe devendo como fazer pra imagem aparecer com todas as suas cores, porque quando você seleciona uma determinada cor para o ACTIVED BUTTON ele não costuma aparecer com todas as suas variações de cores, mas só uma variação de uma mesma cor...

Mas estou trabalhando nisso, aí eu te falo, estudou estudando teoria das cores pra tentar resolver isso... e talvez esse seja o grande motivo de ter escrito uma postagem tão grande, é pra que as pessoas entendam o q tento fazer e possam encontrar outra maneira, através de outro raciocínio que não fiz ainda e compartilheo conosco, e assim vamos rumo à evolução...

Um abraço do amigo WILL F....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo Pai... quanto so que você falo eu consegui esse resultado...

Os gráficos tão longe do q eu procuro e pro resultado ser mais ou menos agente tem que deixar preto e branco...

Eu vou fuçar até achar... Se alguém tiver uma dica estamos de ouvido, aliás olhos muito abertos... :D

T+

post-117847-13884936188789_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Will, você é DEZ. Quase resolveu o problema me dando uma vontade imensa de estudar o procedimento tb. Se isso já virou uma questão de "honra" pra você, todos nos seremos seus incentivadores em resolver tal quesito ,que será de grande ajuda a todos nós:). Ainda não é o q eu quero, mas fique certo sua ajuda já abriu os horizontes, você conseguiu fazer o que pedi e eu te agradeço muito. Vou estudar tudo que você postou, se eu conseguir algum progresso nesse caso, postarei com certeza aqui. Mais uma vez Will, do fundo da alma: Obrigado! Ps: não fica perdendo tempo com isso se n for interessante pra você ok? Tenha Uma ótima semana e Fica com Deus! :bye::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oia eu aqui de novo...

gente gostaria de saber se alguém sabe como habilitar os "layers" tanto da highlight, quanto da tumbnail e frame media...

A tb gostaria de saber se alguém sabe de um manual, mesmo que seja em inglês, ai eu já aproveito do uma de louco e faço a tradução, nem que eu demore uns três meses...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, e boas festas atrasado!!!

Desculpem a sumida, depois do sufoco fui visitar uns parentes e acabei me afastando de um PC num raio acho que de uns 10 Kms...

Fico muito feliz de ver todos se ajudando aqui. É este espírito de companheirismo de que acho que deveria existir mais entre as pessoas...

No pouco que eu pude ver de botões nestes dias, por enquanto encontrei a mesma solução do Will, que tem que ter um fundo de uma cor só onde se vai por os botões; e outra em que você tem que escolher alguma figura simples, como uma bolinha de uma cor só, e você usa o highlight mask para selecionar... está semana irei me empenhar mais nisso e irei colocando meus sucessos e meus fracassos aqui para tentarmos achar uma solução juntos...

Will F,

aqui no site da Sony tem o manual em inglês, francês, alemão e japonês {nunca em português :-( } se você quiser dar uma olhada o endereço é este:

http://www.sonymediasoftware.com/download/step2.asp?DID=702

cheguei a dar uma olhada nele, mas achei que eles falam muito superficialmente sobre isso; mas dá uma olhada lá, eu posso ter deixado passar algo de bobeira...

Um grande abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Acho q fiz tudo certinho, olha só:

Na tela principal inceri uma media, um filme de Casamento, q é o iniciar onde se dá o play para iniciar o filme;

Depois inceri um submenu com o nome de extras, onde coloquei fotos, a cerimônia, entre outras coisas;

E depois inceri outro com os créditos, onde coloquei o meu nome com telefone.

Bom selecionei os três, tanto os textos quanto as figuras, ai cliquei com o botão direito em cima deles e em button stile e selecionei Text and Image e depois com os botões selecionados fui em highlight, fui em style, coloquei custon e em mask replace, só q em vez de ficar a imagem que escolhi ficou um quadrado azul. Será q fiz certo? Tem alguma coisa errada? Qual?

Obrigado.

Rusimar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Will F,

Agora, você dabdo a dica, consegui fazer aparecer a foto, só q ela tá aparecendo em um quadrado amarelo. É assim mesmo? Tem como fazer aparecer só a imágem? você não sabe o quanto este tópico está me ajudando!!! O q estou aprendendo só tenho q agradecer a vocês!! Os meus fregueses, aqui no interior do RJ estão gostando muito!!

Muito obrigado mesmo!!

Um abraço a todos!!

Rusimar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera,

Como eu falei antes, não entendo nada de Architect; pra falar a verdade nunca nem vi o programa funcionando. Minha praia é o Maestro, por enquanto.

Sempre que pego um DVD comercial e tenho disponibilidade de tempo, tenho o costume de olhar a estrutura de como são feitos os efeitos de cada um deles, para tentar repetir quando necessário.

Em vários DVDs há menus onde o fundo contém o escrito e apenas uma imagem (seta, bola, sublinhado, sombra, ...) modifica a indicação de qual item está selecionado. Acho que é isso que vocês estão querendo fazer, certo?

Em todos os DVDs que observei e possuem esse tipo de menu, a imagem (que some ou aparece) é sempre monocromática ou com pouquíssimas cores.

Vou dizer então como se faz no Maestro esperando que ajude vocês:

Cada menu possui 3 faixas: uma de áudio, uma de fundo e uma de seleção (subpicture).

A faixa de áudio e de fundo são exatamente as faixas de vídeo e áudio de um filme qualquer, feito no Premiere ou em qualquer outro editor. O segredo está na faixa de seleção.

Imagine um menu onde o fundo e o som já estão prontos (neutros, sem nada escrito). Eu quero que ele tenha dois botões com o escrito e um traço embaixo e na lateral.

Quando quero fazer esse efeito, crio um arquivo no photoshop com uma única camada (layer) e fundo transparente. O que estiver escrito eu coloco em verde e o traço em vermelho. O arquivo fica assim (lembre que o que está em branco vai ser o fundo transparente):

Agora é só importar o arquivo para o Maestro (como .PSD) e indicar que ele é a faixa de seleção de um determinado menu.

Dentro do maestro, eu marco o primeiro texto e o traço como Botão 1 e o segundo como botão 2.

As cores vermelho e verde não são importantes pois elas só vão ser usadas para que o Maestro entenda que são "objetos" diferentes. Assim, cada botão tem 2 objetos.

No Maestro, eu posso programar que o traço vai ficar transparente (cor com nível zero) quando o botão não estiver selecionado, e que ele vai ficar amarelo quando o botão estiver selecionado. Da mesma forma, posso programar o escrito para ficar branco quando não estiver selecionado e vermelho quando estiver selecionado.

Entenderam?

A ideia é que essa faixa de seleção pode ser modificada dentro de certos limites (cores e intensidade das cores), mas eu sinceramente nunca ví ela mudar de forma.

É fácil fazer uma bola (monocromática) que vai aparecer ao lado da linha de texto, mas eu nunca vi essa bola se mexer.

Agora, como fazer isso no Architect é com vocês.

Espero ter ajudado.

Abraços,

RedBeard

post-35433-13884936437089_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, pra ficar mais visível, vai um exemplo:

Botão 1 selecionado:

Botão 2 selecionado:

Vejam que eu usei as cores verde e vermelho para contraste com o fundo, e foi coincidência que as cores no arquivo PSD eram essas mesmas.

Aqui vai outro menu simples: vejam que há uma bolinha ao lado do botão que está selecionado, e essa bola só aparece no botão que está marcado.

Espero que agora tenha ficado mais fácil.

Abraços,

RedBeard

post-35433-13884936437377_thumb.jpg

post-35433-13884936437608_thumb.jpg

post-35433-13884936437816_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard, to muito chateado, pois não encontrei o icone de reverencia aqui no forum. kkk Bom, isso mesmo que eu queria! Será que pode tirar a ultima duvida aqui no forum de DVD architect? tipo dá pra fazer transiçã de menu, deixar fundo de imagem em movimento e fazer os thumbnails com o video em movimento? Se em meu caro, vou ter que me acostumar com o MAestro:) Forte :palmas: Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rusimar, o negócio agora é o seguinte, você vai em MENU PROPRIERTIES -> GENERAL, olha em select buton, e confere se em "SELECT BUTON COLORS", esta escrito "color set 1", se tiver você pode configurar essa cor indo em COLOR SET, no mesmo menu proprierties.

Eu dei uma breve explicação sobre esse tema naquela postagem que eu deixei para o Rodrigo Pai, mas vou tentar explicar o básico aqui pra você usar aí...

Vamos lá então:

Quando você entrar em COLOR SETS você vai encontrar, "color set 1, 2, 3 e 4, cada uma pode ser configurada individualmente, aí em cada uma delas você vai encontrar duas opições, "CUSTOM e PROJECT WIDE", em custom, você customiza a imagem da maneira q quiser, em project wide vem uma cor q é meio padrão, tipo um transparente saindo do branco, aí cada cor será formada por 4 cores"(fill color) , (anti-alias color), (outline-backgound color) e (trasnparent color), nisso você altera a cor das quatro camadas que formam a imagem, O SEU PROBLEMA DEVE SER COM A (FILL COLOR), experimente deixala totalmente transparente...

No mais faça experiencias com essas cores, deixe uma por uma transparente, deixe uma de cada cor até que você chegue ao resultado que deseja, digo tb que para deixar a imagem o mais original possivel, tente usar a cor com "PROJECT WIDE", mas não pare de fazer experimentos, talvez ache algo novo e queira compartilhar conosco...

T+ e um abraço.... Qualquer duvida é só postar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

fiz uma experiências ontem e quase cheguei no "desejável".

Criei uma imagem simples (um smile) vazado, com contorno verde e fundo transparente, e gravei em formato PSD (Photoshop).

Criei um botão no DVDA e coloquei essa imagem do smile apenas como máscara (já que o DVDA importa esse tipo de arquivo). O botão ficou certinho, só mostrava a figura quando estava selecionado, mesmo com uma imagem de fundo que não fosse cor sólida (o botão fica vazado, seguindo exatamente o formato da figura original e é possível ver perfeitamente a imagem de fundo "dentro" do botão).

O único problema é que o DVDA muda a cor da figura quando o botão está selecionado - trocou o verde do contorno pela cor do Color Set, no caso, amarelo. E a imagem fica apenas com 1 cor, como já foi identificado no fórum pelo Red Beard.

Bom, se for pra colocar uma marca simples, como um traço vermelho ou um ícone monocromático, acho que é a solução mais fácil. Mas ainda vou fuçar e tentar descobrir uma forma de colocar imagens mais complexas. Quem sabe conseguimos chegar lá...

Abraço

Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RedBeard, to muito chateado, pois não encontrei o icone de reverencia aqui no forum. kkk Bom, isso mesmo que eu queria! Será que pode tirar a ultima duvida aqui no forum de DVD architect? tipo dá pra fazer transiçã de menu, deixar fundo de imagem em movimento e fazer os thumbnails com o video em movimento? Se em meu caro, vou ter que me acostumar com o MAestro:) Forte :palmas: Abraço!

Rodrigo_pai,

Não entendi o que você deseja. Se puder, explique melhor, indicando com figuras o antes e depois de cada passo.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!