Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DVD Architect - Tutorial e Dúvidas


Posts recomendados

Minha duvida no MAestro: dá pra fazer transiçã de menu: Tipo habilitar o backgroun com sendo um video e de repente ele para e aparece os botões.

fazer os thumbnails com o video em movimento?-->Tipo seleção de capítulo com um minivideo em uma janela ou botão, sem o uso de after effects ou similares. Assim como o DVDA Faz.

Deu pra entender?Senão seria amis claro ainda. Forte Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rodrigo,

Sim e não.

É possível fazer um menu com essas características, mas não é ele que faz.

O Maestro, como o nome diz, só diz onde vai cada peça, mas as peças devem estar prontas. Nos casos que você deseja, os vídeos devem estar prontos, finalizados e com os tumbnails inseridos em um vídeo único (isso deve ser feito em outros programas). O Maestro só vai exibir o vídeo como se fosse um fundo de menu.

O Architect, assim como outros programas de autoração rápida, são extremamente práticos principalmente nesses quesitos.

Eu mesmo estou procurando outro programa de autoração para os vídeos rápidos e vou deixar o Maestro só para grandes projetos, pois ele é muito trabalhoso.

Deu?

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inseri um vídeo em um projeto no DVDA 3. O formato deste vídeo já está pronto para DVD e não precisa de recompressão, mas eu não vou utilizá-lo inteiro e sim apenas uma pequeno trecho. No entanto, após ajustar os Point In e Out, continua sendo mostrado o mesmo espaço em disco que estava com o vídeo inteiro, assim como no quadro Optimize DVD é mostrado o tamanho original do arquivo em Estimated Size e não o tamanho final (com a edição).

Em arquivos nos quais haverá recompressão isso não acontece: são mostrados espaços em disco diferentes para o vídeo antes e depois da edição e em Estimated Size é mostrado o tamanho do arquivo com a edição também diferente do original; como tem que ser.

Isso é algum bug do programa ou tenho q mexer em alguma coisa para que seja mostrado o espaço real em disco com o vídeo editado?

Valeu. abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá TripHop...

Eu não sei se isso é um bug, mas, pode ser q por esse arquivo não precisar de recompressão, ele sejá "gravado" inteiro no disco, somente com ponto de entrada e saida na hora q você ordenou...

Isso nunca aconteceu comigo porque todos os arquivos q eu uso eu passo antes por um editor de video, o Vegas 6, q é uma boa pedida pra trabalhar com o arquitect, pois ele, por tb ser da Sony, vem com uma tipo de arquivo de saida especial pro DVDA...

O q eu posso te aconcelhar, se você quiser fazer isso, é passar o seu arquivo por um editor de video, você ajusta o video no tamanho q desejar e nem precisa colocar o ponto IN e OUT... tá aí uma opinião e sugestão...

Quem deve saber melhor isso, são o TroFoxBR e o Wilson 945, eles têm bastnte experiência e sempre ajudam a galera aqui do forum com as questões mais tecnicas...

Um abraço e T+.

WILL F.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inseri um vídeo em um projeto no DVDA 3. O formato deste vídeo já está pronto para DVD e não precisa de recompressão, mas eu não vou utilizá-lo inteiro e sim apenas uma pequeno trecho. No entanto, após ajustar os Point In e Out, continua sendo mostrado o mesmo espaço em disco que estava com o vídeo inteiro, assim como no quadro Optimize DVD é mostrado o tamanho original do arquivo em Estimated Size e não o tamanho final (com a edição).

Em arquivos nos quais haverá recompressão isso não acontece: são mostrados espaços em disco diferentes para o vídeo antes e depois da edição e em Estimated Size é mostrado o tamanho do arquivo com a edição também diferente do original; como tem que ser.

Isso é algum bug do programa ou tenho q mexer em alguma coisa para que seja mostrado o espaço real em disco com o vídeo editado?

Valeu. abraços.

TripHop,

pelo que eu estou entendendo, você marcou "IN POINT" e OUT POINT" e considerou isso como uma edição. Mas não é. O "Architect" não edita, só autuora, portanto este processo somente marca a parte do video a ser visualizada, mas o "Architect" reconhece e renderiza todo o arquivo para saber qual mostrar e qual esconder. Para diminuir o tamanho deste arquivo você precisa realmente editar num programa apropriado, cortando esta parte que você não quer e mantendo a que você quer. Depois abrir no "Architect".

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem deve saber melhor isso, são o TroFoxBR e o Wilson 945, eles têm bastnte experiência e sempre ajudam a galera aqui do forum com as questões mais tecnicas...

Um abraço e T+.

WILL F.

Olá Will F,

obrigado pelos créditos, mas não tenho tanta experiência como você mencionou. O trotfoxbr, sim. Aprendí tudo com ele. Quando procurei o Forum, estava com o programa instalado e totalmente perdido, não sabia nada. A primeira informação que obtive foi o tutorial do "trotfoxbr" que por sinal é um excelente tutorial, - técnico e didático. - Baixei, imprimi e estudei durante quase uma semana. Fui mexendo e entendendo o processo de autoração que eu não conhecia, pois o "Architect" foi o primeiro e tem sido o único. E na sequência o trotfoxbr me passou, como passa para todos, total manutenção de informações e ensinamentos! Assim, procuro caminhar junto com vocês, auxiliando no que aprendí e no que descobrí.

Vou dar um exemplo;

Aprendí com você nestes últimos tópicos que você postou, como fazer botões invisíveis, e achei muito legal. Já estou usando nos DVD's!

Portanto vamos nos considerar iguais. O que não sabemos os outros sabem, o que os outros não sabem,

nós sabemos, e assim vamos trocando informações.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Will F e Wilson954. beleza?

Entendi a colocação de vocês e faz muito sentido, mas continuo não entendendo uma coisa: se o DVDA renderiza sempre todo o vídeo, porque então ao escolher Point In e Out ("encurtando" a duração) em um vídeo q será reencodado é mostrado um novo espaço disponível (maior) em disco? Ou seja: pelo q é mostrado, o vídeo ocupa mais espaço antes de serem feitas as marcações e menos espaço depois de serem feitas as marcações.

Se ainda tiverem paciência de me explicar, por favor...

Grande abç e valeu aos dois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está relacionado ao tutorial DVD Architect.

---------------------------------------------------------------

<div align="center">TUTORIAL SONY DVD ARCHITECT 3

Por TrotFoxBR

Vou tentar passar nesse tutorial o pouco que consegui aprender deste programa, mas que acredito que já possa dar uma base para a criação de vários projetos...

Veja o tutorial completo aqui.

---------------------------------------------------------------

Bem, aqui termina o tutorial. Agora as dúvidas e dicas que vocês tiverem podem ser discutidas neste tópico mesmo, assim facilita a busca de todos.

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TripHop,

Você tem total razão na parte da alteração do arquivo quando no uso do "In Poit e Out Point".

Considerando que "edição" tecnicamente dita é justamente cortar parte de um arquivo, e não colocar efeitos, sonorizaçõ e etc. Isto é finalizaçõ. Na verdade acabamos banalizando a palavra "edição", por isso afirmei que o Architec não edita e só autuora. Desculpe se o substimei.

Eu já autorei uns 50 DVd's no Architect, e nunca parei para observar este pequeno detalhe referente a esta pequena diferença do tamanho do arquivo depois de marcado. Eu trabalho com arquivos grandes "AVI" 1:45 +ou-, e somente fico preocupado em não passar dos 4,7GB do MPEG final.

Já passei por várias informações estranhas no "Disc Space Used" e nem por isso deixei de queimar meus DVD's. E tecnicamente nunca soube entender e nem explicar o motivo destes números que aparecem mas não contabilizam.

Fiz um teste específico neste detalhe, para esclarecer as observações, porque até agora isso não me atrapalhou em nada.

1- Coloquei um arquivo de 1,9GB e usei "in Point" no início do arquivo até o final. Não mudou nada.

2- usei "Out Point" e quando chegou num quinto do arquivo, ele mudou para 1,8GB. Daí em diante pode-se marcar onde quiser que ele não sai do 1,8GB. Se o Architect considerasse estas marcações como "edição", o arquivo teria que ir diminuindo consideravelmente.

Já coloquei um arquivo de 2,7GB e o "Disc Space Used" mostrou 10,3GB! Naõ acho que isto é BUG. Depois não mostrou mais. Descobrí depois que se renomear o MPEG, o Architect estranha. Quando se arrasta o arquivo para o projeto, o "Disc Space Used" mostra um valor absurdo em "GB", e o áudio naõ abre junto, tem que arrastar o áudio também para sua trilha. Aí o valor volta para o real. Coisas incomuns, mas que no final dá tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que confusão, né Wilson?!

No meu caso considero a informação Disc Space Used muito importante e não um detalhe, pois se estou compilando vários vídeos distintos, inclusive com seleção de trechos para alguns deles, essa informação é minha guia, aliás ela existe prá isso, não é mesmo? Se estes dados não batem com o real, aí fica impraticável.

Eu considero isso bug sim, e dos mais brabos, principalmente por funcionar com alguns arquivos, com outros não...

O DVDA caiu um pouquinho no meu conceito por causa disso, e olha q eu gosto desse cara, hein!

Quanto ao fato de você inserir um arquivo de tamanho x e ele mostrar um espaço usado maior, acho q é assim mesmo pois ele provavelmente calcula (ou deveria calcular) o espaço já com o vídeo reencodado, segundo as configurações q você mesmo escolheu.

Bom, se você souber de algo que corrija ou drible esse defeito... Também vou continuar vasculhando aqui.

Um abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente gostaria de agradecer ao trotfoxbr por ter respondido minha questão, mesmo que infelizmente não tendo uma solução. Aliás, após fuçar o máximo possível acabei desistindo do que queria quanto a mudar o botão por outra imagem.

Agora surge outro problema. Vejamos se consigo me fazer entender:

Criei um DVD com vários episódios de um desenho animado, no menu principal você pode ou assistir todos em sequência ou ir a um menu com a seleção de cada episódio específico.

O problema surge no exibição dos episódios em sequência. Todos são exibidos corretamente e consigo pular para o próximo episódio se avançar, mas não consigo fazer ele voltar para o episódio anterior, quando clico (mesmo que várias vezes) pra voltar ele volta apenas ao início do episódio que está sendo exibido.

No Nero sei que havia uma opção que tinha de ser habilitada para que ele voltasse os capítulos, mas não encontrei nada parecido no DVD Architect.

Alguém saberia como resolver essa questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo Pai

Cada filme tá direcionado para o próximo sim (como disse, ele roda todos na sequência corretamente) e a opção Previous está ativada (tanto que ao se clicar no controle ele volta, mas apenas para o início do episódio que está sendo exibido, não volta ao anterior).

Consegui resolver isso da seguinte maneira:

Como são vários episódios (cada episódio um arquivo), eu criei uma "Music/Video Compilation1", daí coloquei ela como o "Iniciar" que roda todos os filmes em sequência. Dessa maneira os episódios tanto avançam pro próximo quanto vão para o anterior. Até aí, tudo certo.

A partir da Compilation eu criei uma "Scene Selection" que gerou uma página já com cada episódio em cada botão. Mas daí surgiu um outro problema.

Ao clicar no primeiro episódio, ele exibe o mesmo e ao término passa para o próximo exibindo todos em sequência. Nesse caso o que gostaria é que ele exibisse o episódio e voltasse para o menu de seleção.

Então meu problema é o seguinte:

No menu principal vai haver um botão iniciar que roda todos os episódios, dando opção de avançar ou voltar um episódio e um botão de seleção que abre um menu com cada episódio e que roda cada episódio individualmente, voltando ao menu de seleção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal!

Sou novato nesta area de criação e edição de imagens.

Gostaria de uma ajuda!!

Eu li no tutorial que foi utilizados alguns programas uns free e outros não.

Primeira pergunta:

qual seria uma opção boa para substituir os não free,

no caso o Mpeg video Wizard e o Sony DVD archtect 3?

O sony architect 3 eu consegui por tempo limitado, mas o Mpeg não encontrei.

segunda:

o programa Vobedit 0,6 não trabalha com XP, qual seria outra opção?

terceira:

eu consegui tambem o programa adope premiere pro 2,0, este seria uma boa opção?

Consegui tb o Dvd lab pro por tempo limitado

Quarta:

não consegui encontrar no forum a relação de sites com os programas mencionados nos topicos.

podem fornecer o caminho?

Acredito que estas perguntas sejam pertinentes a este topico!! me descupem se não for!!! Gostaria de ser ajudado!

A minha ideia é trabalhar com partes de alguns filmes que tenho(os incriveis, batman) e montar menus utilizando estes videos e videos caseiros para a familia. Ou mesmo modificando o menu de alguns filmes.

Desde de já agradeço ajuda de vocês.

um abraço

Ola Pessoal!!

Alguem poderia me ajudar nas questoes formuladas acima?? Help!!!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é a primeira vez que entro nesse forum, mas ligeiramente acompanha as discussoes, e estou com um probleminha aqui se puderem me ajuadar ficarei muito grato.

Eu faço um menu com o DVD Architect até legal, menus animados e tudo, salvo , gravo em DVD e roda lega. O problema vem quando quero fazer uma copia do DVD que acabei de criar ( com o DVD Architect, fazendo os menus), da erro na hora de copiar e não consigo fazer a copia nem rezando, por favor me ajudem.

E continuem assim, ajudando a quem precisa .

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um problema semelhante ao do Predator32.

Fiz um DVD no Architect e gravei 4 cópias dele a partir do projeto original do DVDA. Todos rodaram perfeitamente no micro e no DVD de mesa. Depois, fiz uma cópia de um dos discos com o CloneDVD2. A cópia foi concluída com sucesso, mas quando rodo o disco copiado no DVD ele não mostra nenhum menu (executa apenas os videos e animações intermediárias que usei para os menus).

Abri o disco original no DVDShrink e ele mostrou todos os videos e menus, o que não aconteceu com o CloneDVD, mas não fiz uma cópia a partir do Shrink pra ver se funciona direito.

Aparentemente, o DVDA tem problemas de compatibilidade com alguns programas de clonagem.

Mais alguém teve alguma dessas experiências desagradáveis com o DVDA?

Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, obrigado a vocês por cederem esse espaço pra falarmos desse maravilhoso programa que e o DVD Architect.Bom é o seguinte tenho alguns probleminhas aqui:

1) Tem alguns DVD´s que faço aqui, corre tudo legal, gravo em DVD, e roda legal com menus e tudo, mas quando vou fazer um copia desse mesmo DVD da problema , não grava de jeito nenhum.

2)Eu fiz um DVD, com uma coletanea de clips que eu mesmo legendei e sincronizei, saiu tudo beleza, mas quando fui rodar na tv (minha tv é tela comum(não é widescrem) notei que alguns clips ( não todos ) ficaram com a legenda cortada. Gostaria que vocês me ajudasse quanto a isso.

3) nesse mesmo DVD de clips eu coloquei( ou pelo achei que tivesse colocado rs) pra quando o ultimo clip de cada menu ( eram 5 menus nesse DVD de clips) voltassem para o mesmo menu de origem mas em cima do botao PROXIMO (eu nomeio assim pra dizer que clicando vai para o proximo menu), no DVD architect, no preview, fica tudo legal,certinho, mas quando gravo, e rodo na tv, quando chega o ultimo clip, quando ele acaba, ao invés dele ir para o mesmo menu de origem em cima da tecla PROXIMO, ele passa para o proximo clip, do menu seguinte.

Me desculpem se postei, duvidas demais ou se ficou muito grande, não conheco as regras direito desse forum, se eu tiver me excedendo, por favor me digam, que me adaptarei com o maior prazer as regras desse forum, alias , maravilhoso forum sobre um maravilhoso programa que me ajuda a autorar meus dvds, da uns probleminhas como esse mas com a ajuda de vocês espero superar esses problemas.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Como vocês fazem para aumentar a duração de um menu, congelando o último frame do vídeo de fundo?

O único método q eu aprendi dá muitas voltas pra chegar nisso. Não é possível q não exista uma maneira prática para obter um resultado tão banal!

Ou esse recurso tá muito escondido ou então sou tapado mesmo! :wacko:

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, simples assim! Usando o Vegas você clica com o botão direito e vai ver lá uma guia insert - velocity aí aparece uma lina no video e você colocando o valor em 0 vai dar uma pausa, você pode brincar tb com camera lenta. etc etc:) Forte abraço:) Dá uma fuçadinha lá que você vai descobrir um monte de coisa interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Predador32,

Eu uso o programa CIBERLINK, que por sinal vem junto com a gravadora, quando compramos. Talvez você tenha. Ele ocupa espaço noHD. Depois é só deletar.

Ou então use o próprio DVDA, quando ele termina de queimar, pergunta a você se quer queimar mais um. É só clicar em sim.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo.

Poxa valeu aí pela boa vontade amigo, mas... esse tópico não é sobre DVD Architect?!

A minha dúvida está em obter esse resultado dentro desse programa. Não citei pois achei q estava subentendido.

Sei q dá pra fazer isso em programas de edição de vídeo, mas tenho esperanças q esse recurso possa ser feito ali mesmo, dentro do DVDA, pra não ter q reencodar o vídeo novamente por uma coisa tão simples!

De qualquer maneira, obrigado mais uma vez. Se você souber de mais alguma coisa...

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson 954

Olha eu não tenho esse programa CIBERLINK, mas tipo assim, pelo NERO tb da pra fazer mais de uma copia se eu quiser fazer ( na hora de queimar o DVD ), mas tipo assim, eu faço um DVD, ai depois se eu quiser fazer uma outra copia ( por exemplo , no Nero eu vou e coloco em copiar disco, so que da erro ) eu não consigo, da erro, sera que é a midia ? o DVD que eu uso é da Sony, e minha gravadora samsung.

Mas mesmo assim, lhe agradeço por tentar me ajudar ,de coraçao, se eu puder ajudar em algo , ajudarei prontamente, infelizmente meu conhecimento não estão grande quanto a maioria dos ususarios aqui, mas eu ler alguma duvida que por acaso eu saiba , no mesmo instante, tentarei ajudar.

Um abraço pra você, e todos os usuarios daqui do forum. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!