Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

6800XT - Tópico Central


ThiÅgö.

Posts recomendados

Calma rapaz, a resposta é bem mais simples do que parece. Aliás abri um tópico pra todo mundo trocar informações a respeito dessa placa. Tá aí mais uma coisa que pode ir pra lá, tipo um FAQ. Inclusive, temos a mesma placa de vídeo e a mesma placa-mãe! Ora essa!

Veja, essa placa de vídeo tem uma entrada para o conector molex, aquele com 4 pinos. Se possível, seria legal que você pegasse uma das linhas da sua fonte e espetasse ela na placa, sem dividir o conector (por meio do cabo Y) com outras coisas dentro do seu PC. Isso assegura que ela vai estar recebendo toda a potência necessária para funcionar corretamente.

Deixa uma linha só pra placa de vídeo, exclusiva hein. De resto, dá pra fazer aquela macarronada de cabos pra ligar todos os HDs, leitores/gravadores ópticos e etc, ventiladores e etc.

Off-topic:

Posso perguntar como é que você vez pra ficar com 1GB de DDR400? Estou usando 1GB de memórias Samsung DDR400 (2x512), mas quando coloco o Dual elas ficam no máximo em 333.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma rapaz, a resposta é bem mais simples do que parece. Aliás abri um tópico pra todo mundo trocar informações a respeito dessa placa. Tá aí mais uma coisa que pode ir pra lá, tipo um FAQ. Inclusive, temos a mesma placa de vídeo e a mesma placa-mãe! Ora essa!

Veja, essa placa de vídeo tem uma entrada para o conector molex, aquele com 4 pinos. Se possível, seria legal que você pegasse uma das linhas da sua fonte e espetasse ela na placa, sem dividir o conector (por meio do cabo Y) com outras coisas dentro do seu PC. Isso assegura que ela vai estar recebendo toda a potência necessária para funcionar corretamente.

Deixa uma linha só pra placa de vídeo, exclusiva hein. De resto, dá pra fazer aquela macarronada de cabos pra ligar todos os HDs, leitores/gravadores ópticos e etc, ventiladores e etc.

Off-topic:

Posso perguntar como é que você vez pra ficar com 1GB de DDR400? Estou usando 1GB de memórias Samsung DDR400 (2x512), mas quando coloco o Dual elas ficam no máximo em 333.

Cara, valeu mesmo. Obrigado pela força. Puxa, estava na dúvida e assim não instalei a placa de video. Vou deixar uma linha só para a placa de video mesmo. Até por que tem cabos sobrando na fonte.

Olha, não fiz nada demais para ligar os dois módulos de 512MB de memória (Kingston, PC 3200 DDR 400), digo, apenas conectei os módulos e deixei tudo no "padrão" do cmos da placa-mãe.

Isto aconteceu comigo (ficarem em no máximo 333, dual) quando tentei com 4 módulos de 256MB, sendo que dois eram memórias "genéricas" e dois "Kingston". Mas não tinha jeito algum de atingir os "400". Então troquei os 4 módulos de "256" por dois Kingston de 512MB cada. Ai deu certo.

Mas não sou a pessoa certa para falar disto. Sei muito pouco/quase nada do assunto.

Ô¿~

ô jc, a minha tá!!!!!!!!

nuhm precisa liga os dois conectores do "Y" como você disse "mesmo porque nuhm tem como"

pode crê tio, nuhm precisa!!!

pode fica tranquilo, liga um só q vem da fonte e tá beleza!!!! nuhm esquece de liga heim!!!!!!!

abraços!!!!!!!!!

Cara, obrigado mesmo. Valeu pela dica. Agora a placa será, finalmente (após uma semana :D ) instalada. Valeu! E com certeza não vou esquecer de ligar.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Antes de mais nada, aqui vai a configuração de meu computador para que vocês possam ter uma ideia melhor do meu problema:

Pentium 4 - 2.8 Ghz HyperThreading (3 Coolers)

1 GB de memória RAM

HD de 80 GB (atualmente com 30 GB livres)

Gravador de DVD

Fonte de alimentação da CPU: 450 W

Windows XP Professional SP2 - DirectX 9.0c

Seguinte, acabo de comprar uma placa de vídeo XFX GeForce 6800 Extreme, 512 MB de memória GDDR3, AGP 8X e espetei ela na minha máquina. Tudo funcionou normalmente durante a instalação, o Windows reconheceu bem a placa e baixei os drivers mais recentes do site da nVidia.

A placa funciona que é uma beleza enquanto estou no Windows em programas "normais", mas quando eu tento rodar um jogo em 3D (nem precisa ser um jogo com gráficos muito altos, em geral qualquer jogo com gráficos 3D) o jogo funciona por mais um menos 30 segundos depois a tela do monitor se apaga (da mesma maneira como se o sistema de desligamento automático do monitor para economizar energia estivesse ativado) só que a imagem não volta mais. Só volta depois que eu desligo o computador e ligo logo em seguida.

Antes de comprar esta placa eu tinha uma GeForce 4 MX 440, 64 MB de memória, AGP 8x que apesar de ser bem mais lenta que a placa que tenho atualmente ela nunca "desligava" quando eu rodava um jogo 3D muito pesado: o jogo simplesmente fica lento, mas a imagem continuava na tela. Já com essa placa nova a imagem simplesmente some e não volta mais.

Algumas pessoas me falaram que talvez fosse um problema com minha fonte de alimentação, mas até onde eu sei uma fonte de alimentação de 450 W é mais do que suficiente para que eu possa usar este placa, não é? Ou será que estou errado? Segue abaixo um desenho esquemático de como estão sendo feitas as ligações da minha fonte dentro da CPU:

fonteyt7.jpg

Outro problema que também me citaram foi que talvez a minha placa esteja super aquecendo quando eu rodo uma coisa mais pesada. Não sei dizer se isto está mesmo acontecendo, mas quando eu estou fora do jogo eu já rodei o painel de controle da nVidia e segundo o programa informa, a temperatura de minha placa fica sempre na faixa dos 70º e o programa diz que ela só começa a dar problema quando chega a 125º! Para tentar ter certeza se era a temperatura ou não, eu já esperimentei ligar o ar-condicionado da sala ao máximo e ainda por cima abrir minha CPU e colocar um ventilador mirando na direção dele e mesmo assim eu continuo com o problema quando rodo um jogo pesado, por isso não acho que seja a temperatura o motivo do problema.

O que vocês acham meus amigos? Será que o motivo da imagem sumir de meu monitor realmente é a fonte ou talvez possa ser algum outro problema? Alguém já teve um problema assim?

Obrigado pela ajuda,

Vinícius Egidio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera q a fonte esta aguentando???

eu acho que não!

você disse que tem a fonte de 450w, mas se ela for genérica e eu acredito que seja, amigo se tiver 250w reais e muito...

esse e o problema não so seu, mas de muitos que compram um pc e não se preocupam com a fonte, ai quando colocam uma placa de video mais forte no pc começam a enfrentar problemas.

troca essa fonbte por uma q tenha potencia real...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia....

então, eu aqui no meu trabalho comprei uma 6800XT PCI E..256mb 256bits....

q agente aqui trabalha com 3d, ai só estava faltando uma placa de video boa, ai compramu essa

só q o seguinte, nos colocamos a placa aqui num P4 3.0, não lembro o modelo, com uma placa-mãe gigabyte, q não lembro o modelo também, se precisar é só falar q eu pego as infos

mas então, o monitor é um da LG, flatron EZT710SH...

ai eu instalei os drivers certinhos q vieram no cd e a tela fico tremula em 1024x768 85hz...ai o q fica menos tremula é em 60hz, mas fica muito ruim a qualidade da img em 60hz

ai eu tentei outros drivers e nada também, alguem sabe se tem solução isso ?? da pra eu fazer alguma coisa pra resolver isso ??

porque ta muito ruim pra trabalha com cad e 3d com o PC assim, se tiver como arruar alguem me fala por favor, porque com video onboard é muito ruim pra trabalha com 3d...hehe

brigadao heim

abrasssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRIMEIRA POSTAGEM MINHA! HEHEHE

mas vamos ao assunto...

Olá vegidio, eu comprei a algum tempo uma 6800XT e pelo q notei a sua placa tá mais quente q a minha, q fica em torno dos 51 Cº e em calor 60Cº (com cooler original), talvez seja este o problema, ela esquenta e entra em segurança, porque esta placa possui este dispositivo, ou pode ser também o problema da fonte, como disse o nosso amigo ai em cima. Se for a temperatura, seu gabinete pode não ser muito ventilado e você terá q ventilar melhor ele. Outra opção é abrir o dissipador da plc. de vídeo e colocar alguma pasta térmica de qualidade, as q contém prata, como artic silver, akasa, etc... Ou ainda, se dispor de um pouco de grana, colocar um cooler Zalman de cobre, juntamente com alguma destas pastas térmicas q citei. Espero ter ajudado. falou abraço. :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua Placa mã? tem video ON?

Tenta desativar o “ativar ao combinar” que fica dentro de “propriedades de vídeo/avançado/solução de problemas”.

de uma olhadinha em

link 01

link 02

se conseguir solução, poste os resultados.

suas dúvidas podem ser as mesmas de outros usuários do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o pessoal que postou acima, isso tá com cheiro de fonte que não aguenta surprir a placa. Segundo especificações na caixa da placa e no manual, ela precisa de uma fonte de 350w reais para funcionar bem. Me parece que na página da XFX essa informação tá constando como uma fonte de 400w. De toda forma, uma 450w genérica dificilmente chega nos 250w reais. E se você tinha uma Geforce 4 MX 440 antes e seu PC estava rodando redondo, com certeza é a fonte que não está dando conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:joia: E aí galera, comprei a minha 6800XT AGP 8x faz mais ou menos 1 mês e à um tempinho atrás queria desmontá-la para colocar uma pasta térmica com prata e ver se havia melhora na temperatura (a minha ficava em torno de 55ºC em idle e 60ºC em jogos).

Mas como ela é nova e eu paguei um tanto caro nela, não gostaria de fazer nada de errado e procurei algum tópico, site ou qualquer coisa do gênero que tivesse este conteúdo, mas não encontrei. Não sei se há, mas eu não encontrei.

Mas vamos direto ao assunto, eu, hoje, esgotei minha paciência, e decidi desmontá-la de uma vez por todas para ver quais as memórias, tipo de adesivos térmicos, pasta térmicas etc e tal... E também colocar a minha pasta térmica, no caso uma Akasa AK-450. Então aqui vai ela, "nua e crua". :palmas:

Você vai precisar de: Chave de fenda, algodão, cotonete, pasta térmica e álcool isopropílico(encontrado em farmácias de manipulação, é usado porque tem secagem muito rápida e é mais puro que o comum).

IMPORTANTE: Só abra sua placa de vídeo se você tiver a pasta térmica de boa qualidade, álcool isopropílico e certa experiência. NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO NA SUA PLACA DE VÍDEO OU QUALQUER COMPONENTE, SUA CONTA E RISCO.

Ok, agora vire sua placa de costas, você verá 5 parafusos com umas molinhas, são estes que iremos desparafusar. Note que estas molinhas são para ajustar a pressão que o dissipador exercerá sobre o chipset, então muito cuidado!

Olhem o que eu fiz para eu poder dar exatamente a pressão que veio de fábrica quando fosse parafusar o dissipador. Fiz uma marquinha em um lado de cada parafuso e contei quantas voltas eles davam para desparafusar, mas isto é por precaução, pois a molinha não deixará você apertar além do necessário, a menos que você force, então, não faça isto.

Logo abaixo de onde estavam os parafusos vão haver borrachas de proteção, não percam as borrachas B) .

Logo depois, retire com cuidado o dissipador de cima da placa de vídeo. Você verá o chipset cheio de pasta térmica, e as memórias ao lado dele. No dissipador também haverá pasta térmica e mais um dipo de adesivo nos lados, que é o adesivo térmico, ele fica em cima das memórias, não mexa nestes nem deixe sujar com poeira.

Imagens mostrando o chipset ainda sujo:

T1_-1_1670385.JPG

Ok, agora pegue o álcool isopropílico e limpe o chipset, com algodão tire o "grosso" e com cotonete limpe as partes menores, tire bem a pasta térmica velha, depois passe um cotonete seco para limpar melhor.

Limpando...

T0_-1_1670391.JPG

Limpo...

T1_-1_1670395.JPG

Limpe o dissipador também, sem deixar resíduos... Deixe somente os adesivos térmicos!!

Agora coloque a pasta térmica em cima do chipset (não precisa exagerar) e façã com que pasta fique uniforme em cima do chipset, a melhor coisa para fazer isto é um cartão de crédito. Observe as imagens.

Pasta térmica em cima do chipset:

T1_-1_1670398.JPG

Pasta térmica distribuída uniformemente em cima do chipset:

T1_-1_1670401.JPG

Pronto! Agora é só fechar sua 6800XT e está tudo limpo e no lugar!

No final desta experiência, a temperatura da minha 6800XT não teve uma diminuição drástica (foi algo em torno de 1ºC à 3ºC) isto mostra que a pasta térmica que a minha 6800XT tinha não era vagabunda! :D

Também descobri que as memórias dela são as Infineon e provavelmente 1.4ns. Estou satisfeito com minha placa de vídeo! Alta capacidade de Overclock e baixa temperatura para um dissipador de fábrica. :palmas: Pena que não dá pra ativar os pixels extras, estão desativados:(. MAS ENFIM... ÓTIMO CUSTO BENEFÍCIO!

A minha é: "XFX" GeForce 6800 eXTreme edition AGP 8x; 256Mb / 256bits; chipset NV42; memórias Infineon.

Espero que eu tenha matado a curiosidade de alguém, ajudado alguém ou qualquer coisa.... Pois este é o meu primeiro tópico explicativo.. ;)

Podem postar aqui suas experiências desmontando a 6800XT, dúvidas, chipsets e memórias usados nela, ou qualquer outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, Como vocês podem ver o meu pc não é lá grande coisa, eu cansei da minha ati 9250, é quero colocar um video melhor mas a minha duvida é :

Será que a 6800xt vai rodar o nfsu2 com boa qualidade? OBs: Minha maquina vai ficar assim: P4 1.8ghz, Mb pcchips m925u agp 4x, Seventeam 420w, 1Gb ram kingstom e Xfx 6800xt 256mb 128bits.

Obs: Vai ficar bom, depois eu junto um money e troco o Proces e a MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza sua máquina vai rodar o NFSU2 com uma excelente qualidade.

Na minha opinião você poderia optar por uma 7600GS, é mais barata, tem tecnologia mais nova e da conta do recado, lembrando que talvez sua placa-mãe segure o desempenho da vga por causa da limitação de 4x do slot AGP.

Boa sorte, :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a escolha da 7600GS, mas creio que a diferença do slot 4x pra 8x é muito pequena. A gente acha que uma é o dobro da outra né, mas tá muito longe disso. Acho mais fácil segurar o desempenho (especialmente em jogos mais novos) por causa do CPU.

Tomando os requisitos RECOMENDADOS (jamais use os mínimos) do NFSU2 como base, temos o seguinte:

Processador de 2GHz, 512MB de RAM, Placa de vídeo compatível com DX8.1 de 128MB.

Ou seja, vai tudo funcionar perfeito na sua configuração. Só tome cuidado com essa fonte Vcom de 400W, que certamente não são reais. Seria legal se você pudesse trocar a fonte quando fosse comprar a placa de vídeo, até porque a 6800XTreme exige uma fonte mais fraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a escolha da 7600GS, mas creio que a diferença do slot 4x pra 8x é muito pequena. A gente acha que uma é o dobro da outra né, mas tá muito longe disso. Acho mais fácil segurar o desempenho (especialmente em jogos mais novos) por causa do CPU.

Tomando os requisitos RECOMENDADOS (jamais use os mínimos) do NFSU2 como base, temos o seguinte:

Processador de 2GHz, 512MB de RAM, Placa de vídeo compatível com DX8.1 de 128MB.

Ou seja, vai tudo funcionar perfeito na sua configuração. Só tome cuidado com essa fonte Vcom de 400W, que certamente não são reais. Seria legal se você pudesse trocar a fonte quando fosse comprar a placa de vídeo, até porque a 6800XTreme exige uma fonte mais fraca.

Falou tudo :P

A 7600GS como os colegas comentaram é muito massa.

O restante o colega Kid resumiu perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera...to com um problema mt estranho aqui..

To eu aqui jogando um elder scrolls, hitman:BM, MoH:PA, etc etc..ai ta a minha 6800XT rodando o jogo numa boa..beleza..cansei quero sair do jogo..do la o "quit game" e rezo..porque ta uns 50% de chance do PC travar quando faço isso ¬¬

não faço ideia do q pode ser..as vezes o PC trava(congela a tela do win e tenho q resetar), as vezes o PC reinicia sozinho..as vezes eu do sorte e fica tudo funcionando normal..

bom..alguem já viu isso?

eu imagino q não seja temperatura..porque eu fico jogando elder scrolls umas 3 horas seguidas pro PC reiniciar SÓ na hora q to saindo do jogo??

bom..a config do PC é essa:

Sempron 3100+

Asus K8V-X

HD Samsung 80GB

XFX GF 6800XT

Grav de DVD

1 Cooler porco

Tudo ligado numa seventeam 420W

Ajuda plis=[

PS: pergunta bonus..forceware 91.47 é bom?

e o que pode estar acontecendo com meu Control Panel q desabilitou a categoria "Opções 3D"(agora so mostra "Video" e "Video e Televisao")?? ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem ideias??=[

to ficando preocupado..cabei de instalar o BF 2142..joguei tudo NORMAL...sai do jogo..pimba..travo o PC..

se continuar isso jaja ferra com arquivo do sistema..com HD etc etc..pra terem ideia já aconteceu ate de desinstalar o a placa de rede nessas travadas..duas vezes por sinal(sera q o problema é ela? o_0)

=[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, o comportamento do seu PC tá realmente MUITO estranho. Já que você falou que deu problema na placa de rede, tente desabilitar a rede onboard pela BIOS. Vá jogar e veja se o PC ainda trava quando você sai do jogo. Se não travar mais, então certamente sua placa de rede é a culpada. Nesse caso, basta comprar outra e instalar num slot PCI.

Mas antes de testar esse lance da placa de rede (até porque você ficaria impossibilitado de jogar online), verifique os seus programas de anti-vírus, firewall e todos aqueles programas que rodam de fundo no Windows. Vá ao Gerenciador de Tarefas e confira um por um, bem como o uso de memória deles. Se estiver em dúvida, basta digitar o nome do programa (do jeitinho que aparece no gerenciador) no google e ler com calma os resultados.

Quando vou jogar, saio desligando tudo e a carga da máquina fica abaixo de 200mb. Desligo os esquemas de inicialização rápida do winamp, nero, impressora, teclado multimídia e mais um bocado de coisas.

Aliás, anote essas dicas no papel e faça uma coisa de cada vez, de modo a não se perder ou mascarar a causa do problema. Vai que você faz 2 passos juntos, daí não sabe qual dos dois estava causando o travamento né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava com mesmo problema (parou, mas não fiz nada), só que minha placa é 6600GT, e meu PC tem ficado mais de 48h ligado direto (meso a tarde e de madrugada deixo baxando arquivos), não sei se é aquicimento, mas tenho quase certeza que é a fonte, verifica se é a fonte, se ela está OK, ou algo relacionado ao aquecimento da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!