Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Como fazer MP3s de alta qualidade


Posts recomendados

ola pessoal estas informaçoes não sao de minha autoria sao de tutorias da net essas coisas , então editei de certa forma por não poder postar as fotos ,pois este tutorias foi tirado de um pdf mas editei para mudar algumas coisas e melhorar para vocês entenderem ,acho que estas informaçoes sao de grande valia para melhor entendimento sobre o assunto !!!!

E aos moderadores eu gostaria que o topico fosse fixado se possível pois acho as informaçoes importantes para esclarecer muintas coisas sobre este assunto (MP3)!

Como fazer MP3s de Alta Qualidade

Autor : Alex oliveira

Site que pequei o tutorial :http://www.tol.pro.br/

Link:Apostilas.tol.pro.br

Tutorial : parte 1

Sumário

1. Agradecimentos

1.1. Considerações Iniciais

2. A Tecnologia MP3

2.1. O que é MP3?

2.2. O que é codificar em MP3?

2.3. Por que MP3?

2.4. Por que as pessoas fazem MP3s ruins?

3. Como fazer MP3s

3.1. A Teoria

3.2. Introdução aos programas envolvidos

3.3. Instalando os programas necessários

3.4. A prática - Razorlame

3.5. Explicando a Interface

3.6. Realizando o primeiro teste

3.7. Sobre como listar as músicas no Razorlame

4. Glossário

5. Contato

6. Links Relevantes

2

Software: Razorlame

Autor: Vários Autores

Plataforma: Windows

Preço: Freeware (totalmente gratuito)

Download: http://www.dlyt.hpg.com.br/Links.htm

1.1. Considerações Iniciais

Este tutorial foi feito para iniciar rapidamente usuários do sistema

operacional Windows que desejarem fazer MP3s da forma

correta.

Fui levado a fazer este tutorial por dois fatos principais: saber que

a maioria dos brasileiros usam programas inadequados para fazer

seus MP3s, e por ser um admirador e estudioso de compressão e

de áudio digital.

Este tutorial não foi feito numa ordem linear, mas numa ordem

lógica, assim, pode-se aprender a utilizar a

Razorlame em menos tempo. Por exemplo, se alguns recursos

forem citados brevemente, eles não serão explicados naquela

sessão, para não comprometer a compreensão geral.

Este tutorial contém algumas omissões de acentuação; como

acredito que a acentuação não seja absolutamente necessária para

a leitura, embora, por vezes, a facilite, eu conto como direito de

omití-la por vezes.

Este tutorial contém apenas as informações que julgo

`absolutamente essenciais', tendo em vista que as pessoas não

mais dispõem de tempo para ler grandes obras, e observando o

pouco hábito do brasileiro na leitura. Logicamente, por motivos

de prestígio, entre outros, sempre que se fizer necessário,

precisarei me remeter aos nomes e dados dos criadores das obras

citadas.

2. A Tecnologia MP3

2.1.O que é MP3?

MP3 é um formato de áudio de alta qualidade, desenvolvido

pelos técnicos de uma empresa privada alemã, a Fraunhofer

Institut Integrierte Schaltungen (também conhecido como

Fraunhofer IIS):

http://www.iis.fhg.de/audio/

O formato foi concluído, em sua maioria, no fim da década de

80, e revelou-se uma excelente solução para diversos problemas

em armazenamento de músicas.

O formato MP3, em 2002, ainda não está terminado; ele ainda

está em pleno desenvolvimento.

Como é o padrão MP3 - Com a codificação do som no padrão

MP3, conseguimos reduzir o arquivo de áudio original (uma

música), não comprimido, a tamanhos que chegam a 1/10 do

original, praticamente sem perda de qualidade audível. Isto é feito

usando-se uma técnica bastante sofisticada que pode ser resumida

em 3 passos:

1. Algoritmo psicoacústico - O arquivo original de áudio é

analisado por um algoritmo psicoacústico que elimina as partes do

sinal de áudio que estão além do limite da audição do ouvido

humano médio.

2. Filtragem - O sinal de áudio resultante passa por filtros que

eliminam outras partes do sinal.

3. Codificação - A codificação substitui partes repetitivas do sinal

por uma série de "pedaços" de áudio pré-definidos.

Com este método, um CD, que reproduz, em geral, não mais

que 80 minutos de música, consegue ter sua capacidade ampliada

para muitas horas (de 5 a 10 horas, em média), ao ser gravado em

um CD de MP3, e praticamente sem perda de qualidade, quando

comparado ao CD original.

Além disso, o formato MP3 possui um cabeçalho sofisticado

que informa detalhes sobre a música, como nome da música,

autor, produtor, artista, nome do álbum, ano, número da faixa no

CD, estilo musical, entre outros dados.

2.2. O que é codificar em MP3?

Termos como 'codificar em MP3', 'passar para MP3' ou 'jogar

para MP3' denotam o processo que é necessário para se

transformar uma música do CD para um arquivo MP3 no seu

computador.

2.3. Por que MP3?

O formato MP3 foi a primeira tentativa bem-sucedida de alta

compressão de áudio digital. Várias outras tentativas antecederam

o MP3, mas sem a mesma relação tamanho/qualidade. Ainda

hoje, mais de dez anos depois, poucos formatos superam o MP3.

O formato MP3, inicialmente, era pago; entretanto, temendo

um fracasso, a Fraunhofer resolveu torná-lo, posteriormente,

gratuito - e foi, então, que o padrão revelou-se para o mundo (obs:

por volta de 2001, a Fraunhofer, dona do padrão, resolveu voltar

atrás e cobrar taxas para quem usar o MP3, entretanto, esta

discussão é extensa, e não necessariamente significa que você terá

que pagar pelo que você atualmente tem e usa).

O MP3 é um formato extremamente sofisticado, de alta

qualidade, flexível, portável, barato, e de aceitação universal.

Ainda hoje, após extensos testes comparativos, estima-se que

apenas 1% da população mundial (em geral, jovens até 20 anos)

consegue notar diferença de qualidade entre uma música gravada

no CD e o seu equivalente em MP3 (quando na melhor

qualidade).

Por estes, entre outros motivos, o MP3 é imbatível: nenhum

outro formato abraça tantas vantagens.

2.4. Por que as pessoas fazem MP3s de baixa qualidade?

Atualmente, já foram desenvolvidos dezenas de programas que

prometem codificar suas músicas rapidamente em MP3.

O que você não sabe é que, na maioria destes programas, seus

autores:

· Simplesmente ignoram a qualidade da compressão;

· Têm pressa em terminar o projeto;

· Já que é um programa que pode demorar horas para cser

concluído, querem otimizar o programa para o máximo de

velocidade, prejudicando a qualidade final;

· Utilizam programas compilados ou 'ilegalmente modificados'

de terceiros.

E, assim, o software final não é moldado com vistas a

qualidade do processo de codificação.

Prova disso foi um dos resultados de uma pesquisa informal

que um grupo realizou com as músicas que estão pela Internet,

sejam em sites, sejam através de programas de pirataria,

constatou-se que, em 92% dos casos, as músicas

apresentavam problemas de qualidade.

E por que as pessoas codificam seus MP3s em baixa qualidade?

Na verdade, a maioria delas não sabem disso... e não entraram

nos sites certos! Além disso, cada vez mais pessoas percebem o

erro em que incorreram, e, então, querem refazer seus MP3s, ou

seja, trabalhar em dobro e perder o dobro do tempo, isso quando a

fonte ainda existe...

Então, para que isso não ocorra, codifique seus MP3s com uma

boa qualidade.

Atualmente, com poucos passos e usando os programas deste

tutorial, conseguimos produzir MP3s de altíssima qualidade.

MP3s que vão agradá-lo para sempre.

3. Como fazer MP3s

3.1 A Teoria

Para fazer MP3s a partir de CDs, comumente se faz:

1 CD -> vários arquivos WAVs -> vários arquivos MP3s.

(Cada arquivo WAV ou MP3 é uma das músicas do CD.)

Como você notou, são 2 processos básicos:

A. Transformar 1 CD em vários arquivos WAV;

B. Transformar cada arquivo WAV em MP3.

Para se fazer MP3s com alta qualidade, recomenda-se utilizar os

programas a seguir:

Para o processo A, usar o EAC(Extract Áudio Copy) ;

Para o processo B, usar o LAME(Encoder).

3.2. Introdução aos programas envolvidos

Os programas que este tutorial utiliza são:

Microsoft Windows ­ O Sistema Operacional;

Winamp ­ O melhor programa para ouvir músicas;

EAC ­ Exact Audio Copy, o programa que faz uma cópia digital

das músicas do CD para o HD, normalmente em formato WAV;

LAME ­ O programa que transforma os arquivos WAV

produzidos pelo EAC para MP3.

RazorLAME ­ Interface para se usar o LAME, já que o LAME é

feito para `uso em interface DOS'. O RazorLAME `esconde e

transporta' o LAME para uma interface gráfica, mais simples de

ser usado;

O RazorLAME foi desenvolvido pelo nobre companheiro Holger

Dors.

Assim, os programas que precisamos baixar da Internet para

fazermos MP3s de ótima qualidade são:

· Winamp (para ouvir as músicas);

· EAC (e um tutorial, caso você nunca o tenha instalado);

· Razorlame

· Eventuais atualizações (patches), quando houver.

3.4. A Prática ­ Razorlame

Se você vai usar o Razorlame, subentende-se que você já tem

os arquivos (as músicas) em formato WAV armazenado no seu

computador. Para isto, utilize o EAC.

Ao começar , você verá escrito o nome

`RazorLAME' na barra de título do programa (linha superior,

geralmente azul, onde, à direita, ficam os botões de minimizar,

maximizar e fechar).

Se nem todos os botões aparecerem, aumente o tamanho da

janela, ou pressione o botão de maximizar. Para voltar, neste caso,

ao tamanho original, basta pressioná-lo novamente.

3.5. Explicando a interface

ADD ­ Adiciona arquivos no formato WAV para codificação

para MP3, ou o inverso (arquivos MP3 para Decodificação para o

formato WAV).

REMOVE ­ Retira os arquivos pré-selecionados da listagem;

entretanto, não se preocupe, o programa não remove estes

arquivos do seu HD, ele apenas apaga os nomes na lista.

CLEAR ­ Limpa a lista; novamente, não se preocupe, ele não

remove os arquivos do seu HD.

ENCODE ­ Quando tudo estiver configurado, este é o botão para

começar o processo de passar as músicas de WAV para MP3.

DECODE ­ Se você precisar decodificar os MP3s, liste-os, e

aperte este botão, e, assim, você estará passando as músicas de

MP3 para WAV. A decodificação é muito útil em algumas

tarefas, como a edição e gravação de CDs de Áudio.

LAME OPTIONS ­ Opções avançadas de Codificação;

posteriormente veremos estas opções em profundidade.

INFO ­ Informações sobre o programa ­ versão, autor, site, etc.

Note que o programa é muito simples, e evita quaisquer complica-

ções adicionais.

3.6. Realizando o primeiro teste

Aperte o botão ADD. Logo aparece uma caixa de diálogo:

Agora localize a pasta e selecione as músicas que quer

transformar em MP3.

Se você adicionar os arquivos WAV, por exemplo, na pasta:

C:\Meus Documentos\My Music

Os MP3s serão criados na mesma pasta, ou seja:

C:\Meus Documentos\My Music

Observação 1: Para codificar as músicas, ou seja, passar de WAV

para MP3, adicione ao Razorlame apenas os arquivos com a

extensão WAV (.WAV).

Observação 2: Para decodificar as músicas, ou seja, passar de

MP3 para WAV, adicione ao Razorlame apenas os arquivos

com a extensão MP3 (.MP3).

Agora aperte ENCODE:

O que está acontecendo? O programa está convertendo cada

arquivo WAV que você escolheu em MP3.

Observação: Esta fase do programa, como em qualquer outro do

gênero, é demorada, durando desde alguns segundos a várias

horas. Isso vai depender, entre outros fatores, da velocidade do

seu computador.

REMAINING TIME ­ O tempo que falta para terminar a música

que se está codificando no momento;

ELAPSED TIME ­ Tempo total que já transcorreu;

ESTIMATED TIME ­ O tempo que o programa estimou para o

término de todas as músicas listadas;

STATUS ­ Apresenta a porcentagem concluída da música que

está sendo codificada;

BATCH ­ Apresenta a porcentagem relativa a todo o processo.

Assim, ao chegar a 100%, todas as músicas da lista terão sido

codificadas em MP3;

WORKING ON ­ Quantifica o número de arquivos que foram

codificados até o momento e o número total de arquivos;

SHUTDOWN WINDOWS WHEN DONE ­ Desliga o

computador (via Windows) quando a codificação de todos os

arquivos terminarem;

CANCEL ­ Pára o processo;

SEND TO TRAY ­ Minimiza o programa, pode ser interessante

se você deseja `limpar seu desktop'. O programa é minimizado

mas, claro, continua trabalhando.

Ao apertar CANCEL, você poderá escolher entre:

STOP NOW ­ Termina a codificação naquele momento;

WHEN DONE ­ Espera terminar de codificar a música que se

está fazendo, e pára;

CANCEL ­ Ideal se você pressionou CANCEL por engano; volta

a codificar, sem paradas.

SHOW HISTOGRAM ­ Mostra como andam as freqüências de

TAXA DE COMPRESSÃO, que é uma medida importante, pois

pode estimar a qualidade desejada, mas só precisa ser usado por

usuários avançados.

3.7. Mais sobre como listar músicas no Razorlame

Você pode selecionar mais de um arquivo nesta caixa de diálogo;

para isso, basta selecionar com o mouse. Além disso, para

adicionar arquivos no razorlame, você pode arrastar e soltar

os arquivos de um outro programa para dentro da janela dele

(drag & drop).

Você também pode pressionar ADD várias vezes para, por

exemplo, adicionar músicas de várias pastas; todas estas formas

de adição de arquivos WAV são aceitas.

O programa vai fazendo os MP3s um-por-um, na ordem em que

está a lista. Entretanto, você pode mudar a ordem das músicas,

seja arrastando e soltando (movendo) as músicas entre si, seja

clicando nos botões FILE, FOLDER, BYTES, DATE:

FILE ­ Ordena alfabeticamente;

FOLDER ­ Ordena por localização e nome das pastas;

BYTES ­ Ordena por tamanho final do arquivo;

DATE ­ Ordena por data.

Note que, se você pressionar um destes botões novamente, a

classificação se inverte. Por exemplo: apertando FILE uma vez, a

listagem é classificada A-Z; apertando novamente, fica

classificada Z-A.

Além disso, o razorlame sempre lembra a listagem, mesmo

que os arquivos sejam removidos do seu HD; assim, se você

fechar o razorlame, ao abrir, vai encontrar a listagem que

estava antes do programa fechar. O razorlame não apaga a

listagem ao fechar, somente o faz ao completar a codificação.

3.8. Ouvindo os MP3s:

Agora que você codificou as suas músicas, basta procurar pelos

arquivos com extensão MP3 na mesma pasta das músicas

originais ­ o razorlame cria o MP3 com o nome da música

original, e adiciona a extensão MP3.

Para ouvir as músicas, o melhor programa é o Winamp, que é

gratuito. Se você tem o Winamp instalado, basta clicar 2 vezes

para ouvir o MP3.

Não é recomendado tocar MP3 no Windows Media Player, já que

o programa é instável, e ainda possui muitos erros e pouquíssimos

recursos, se comparado ao Winamp.

No Winamp, existe um local de fácil identificação, que

normalmente apresenta 128 Kbps. Fazendo os MP3s pela forma

deste tutorial, este local vai variar de forma intermitente,

apresentando vários números, como 32, 40, 64, 96, 112, 128, 160,

192, 224, 256 e 320; Se você não gostar desta mudança, basta

fazer o seguinte:

A. Aperte o botão esquerdo do mouse no canto superior

esquerdo do Winamp;

B. Clique em Options;

C. Clique em Preferences... (vai abrir uma janela);

D. No lado esquerdo da janela, clique em INPUT;

E. Agora, localize no lado direito `Nullsoft MPEG Audio

Decoder ...' e clique duas vezes no nome; abre-se outra

janela;

F. Agora, lá em cima, clique em DECODER;

G. Na janela DECODER, localize, o canto inferior direito, e

marque a opção `SHOW AVERAGE BITRATE ON VBR

FILES', se estiver marcada, deixe como está;

H. Clique em OK (lá em baixo);

I. Clique em CLOSE (lá em baixo).

1

Pronto! Agora ele exibe somente um número.

Se você quiser desfazer o que fizemos, basta fazer o seguinte:

A. Aperte o botão esquerdo do mouse no canto superior

esquerdo do Winamp;

B. Clique em Options;

C. Clique em Preferences... (vai abrir uma janela);

D. No lado esquerdo da janela, clique em INPUT;

E. Agora, localize no lado direito `Nullsoft MPEG Audio

Decoder ...' e clique duas vezes no nome; abre-se outra

janela;

F. Agora, lá em cima, clique em DECODER;

G. Na janela DECODER, localize, o canto inferior direito, e

desmarque a opção `SHOW AVERAGE BITRATE ON

VBR FILES', se estiver desmarcada, deixe como está;

H. Clique em OK (lá em baixo);

I. Clique em CLOSE (lá em baixo).

Note que estes passos podem mudar; a versão de referência deste

do Winamp neste tutorial é o 2.78.

4. Glossário

BITRATE ­ É uma das fórmulas usadas para comprimir um

determinado trecho da música. Geralmente, bitrates mais baixos

são usados para comprimir partes mais calmas e silenciosas das

músicas, enquanto bitrates maiores são usados para os picos. Para

maiores esclarecimentos, vide Apêndice deste tutorial, que é um

documento à parte.

EXTENSÃO ­ O nome de um arquivo é composto por 2 partes: o

nome (antes da vírgula), e sua extensão (depois da vírgula).

Convenciona-se dizer a extensão junto ao ponto, assim, extensão

MP3 (.MP3) querem dizer a mesma coisa.

FORMATO MP3 ­ Em geral, arquivo com extensão MP3 (.MP3).

FORMATO WAV ­ Em geral, arquivo com extensão WAV

(.WAV), que pode ser convertido facilmente em MP3.

INTERFACE ­ Informalmente, é a cara do programa, ou seja, o

que ele apresenta de imagens para o usuário. Assim, a interface do

Windows 95 é aquela tela que ele apresenta assim que o

computador termina de carregar (botão Iniciar, ícones, desktop,

relógio, etc.)

6. Links

Este tutorial não tem bibliografia, mas alguns sites são impor-

tantes referências:

http://www.r3mix.net/

Site de referência em MP3

http://www.mp3-tech.org/

Mais um ótimo site de referência em MP3

http://fastforward.iwarp.com/

Discussões sobre questões polêmicas envolvendo Compressão de

Áudio Digital

http://www.doom9.org/

Site de compressão de Áudio e Vídeo

http://www.ping.be/satcp/tutorials.htm

Site do desenvolvedor do mais famoso tutorial do EAC

http://www.exactaudiocopy.de

Site do desenvolvedor do EAC

http://www.audioforums.com/

Bom Forum

http://mitiok.cjb.net/

Importante página de downloads

http://www.dors.de/RazorLAME/

Página do desenvolvedor da interface RazorLAME

http://www.cd-rw.org/

Site relativamente novo, com informações acerca dos vários

formatos parecidos com o CD (Compact Disc), como CD-R, CD-

DA, CD-RW, etc.

Em breve colocarei a parte dois !!! estou editando !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AI Esta pessoal estava à toa mesmo então resovi editar logo a parte dois !!!

Como fazer MP3s de Alta Qualidade

Tutorial - parte 2 e Final

Sumário

1. Agradecimentos

1.1. Considerações Iniciais

2. Algumas Configurações Iniciais do Razorlame

3. Formas de codificação em MP3

4. Opções Avançadas do Razorlame

4.1. Guia GENERAL

4.2. Guia ADVANCED

4.3. Guia VBR

4.4. Guia EXPERT

4.5. Guia AUDIO PROCESSING

5. Adquirindo versões do RazorLAME e do LAME

6. As Últimas

7. Links Relevantes

Software: Razorlame

Autor: Vários Autores

Plataforma: Windows

Preço: Freeware (totalmente gratuito)

1.1. Considerações Iniciais

Este apêndice foi feito para usuários experientes no

Razorlame que desejarem estender seus conhecimentos.

Este apêndice contém algumas omissões de acentuação; como

acredito que a acentuação não seja absolutamente necessária para

a leitura, embora, por vezes, a facilite, eu conto como direito de

omití-la por vezes.

2. Algumas Configurações iniciais do RAZORLAME

A instalação do RAZORLAME já configura que o MP3 será

criado na mesma pasta do arquivo WAV. Se você, por algum

motivo, desejar modificar esta configuração, vá no Menu EDIT->

LAME OPTIONS, e, na Guia GENERAL, configure a pasta

desejada.

3. Tipos de codificação de MP3

Basicamente, existem 3 tipos de codificação em MP3: CBR,

ABR, VBR.

BITRATE ou TAXA DE COMPRESSÃO ­ O BITRATE é uma

das medidas que mais influenciam na qualidade dos MP3s.

Aquele número que fica constante no WINAMP, em geral 128, é

o BITRATE. Ele é usualmente medido em Kbps (Kilobits per

second).

O BITRATE é conseqüência da fórmula usada para codificar

trechos da música, e que é usada, na prática, para estimar a

qualidade e o tamanho final da música;

Quanto maior o BITRATE médio, maior o tamanho final do MP3,

e melhor a qualidade final da música. Notem que, como o

BITRATE pode variar durante a música, a medida que se toma

para estudo é o BITRATE médio.

CBR ­ Constant Bitrate ­ Codifica o MP3 em um BITRATE

constante.

Isto não é o ideal, pois todos nós sabemos que uma música, em

geral, começa calma, fica agitada, e termina calma. Assim, a

grosso modo, o CBR gasta muito espaço no início e compromete

a qualidade no meio da música.

CBR foi o primeiro método de codificação em MP3, e não deve

mais ser usado, exceto em raros casos de compatibilidade.

ABR ­ Uma evolução do CBR, permite que se pré-defina um

BITRATE com maior liberdade, e o programa faz uma análise

superficial da música, variando o BITRATE em 10% da música,

em algumas das passagens mais fracas e fortes da música.

Embora o modo ABR seja mais evoluído que o modo CBR, ele

também não é o ideal, pois o ABR não varia o BITRATE

exatamente conforme a evolução da música.

ABR só deve ser usado se o seu computador for muito lento

(processador mais lento que 200MHz).

VBR ­ Variable Bitrate - Varia o BITRATE conforme a evolução

da música. Estuda minuciosamente cada passagem, e aplica uma

compressão adequada; o resultado é um MP3 que você

dificilmente consegue distinguir da música original.

O ideal.

A única desvantagem que o método VBR apresenta é a sua

velocidade de codificação, que é consideravelmente mais lenta

que os demais métodos; entretanto, usando-se VBR a qualidade

estará garantida.

A título de curiosidade, atualmente, admite-se que os BITRATEs

que proporcionam bons MP3s estão nas seguintes medidas:

· Se o MP3 for CBR ou ABR - BITRATE igual ou superior a

192Kbps (192Kbps, 224Kbps, 256Kbps, 320Kbps);

· Se o MP3 for VBR - BITRATE médio acima de 150Kbps.

Notem que esta medida pode mudar com o passar do tempo, por

diversos fatores.

Fique tranqüilo; o RAZORLAME já vem com o modo VBR pré-

configurado. Você não precisa fazer nada.

VBR toca normalmente no Winamp, é considerado um método

padrão, e permite um MP3 com ótima qualidade e ótimo tamanho

final; entretanto, por ser a última evolução no MP3, é um método

em constante desenvolvimento, pois ainda há muito a ser feito.

Quando você estiver codificando MP3s, aperte o botão SHOW

HISTOGRAM.

Verás UM GRAFICO QUE MOSTRA A VARIAÇAO DO BITRATE

A título de curiosidade, os números à direita (128, 160, 192, 224,

256 e 320) indicam os BITRATEs, e as barras indicam as

respectivas proporções dos BITRATEs que o programa está

utilizando na música em questão; isto é uma medida interessante

da qualidade final.

4. Opções Avançadas do RAZORLAME

No RAZORLAME, clique em LAME OPTIONS.

Observação: Sempre que a opção tiver relação direta à qualidade

da codificação, isto será mencionado.

Expliquemos cada opção por guia.

4 .1. Guia GENERAL

DESCRIPTION ­ Espaço para uma breve descrição para as

configurações em questão; podemos, criar uma configuração para

codificar vozes, e colocar CODIFICA VOZES neste campo, por

exemplo;

LOAD/SAVE OPTIONS... ­ Salva e carrega as configurações em

um pequeno arquivo com extensão .RLO (RazorLAME);

BITRATE ­ Para definir o BITRATE, se em modo CBR, ou para

definir o BITRATE mínimo, se em modo VBR ou ABR; lembre-

se que o BITRATE determina, de forma quase direta, a qualidade

final do MP3.

MODE ­ Força a codificação em uma das seguintes formas:

DEFAULT, MONO, JOINT STEREO, STEREO. Em

DEFAULT, a codificação é feita de acordo com uma tabela de

decisão do próprio encoder (recomendado). As outras opções

forçam o LAME (encoder) a codificar em determinada forma.

OUTPUT DIRECTORY ­ Permite definir outra pasta de destino

dos MP3s.

LAME OPTIONS ­ Mostra, de forma interativa, os parâmetros

que serão enviados para o LAME; ideal para se observar a

configuração completa, de uma só vez, sem a necessidade de ficar

navegando por todas as guias.

Entretanto, é significativamente mais complexo ler os parâmetros

diretamente do que vê-los pelas guias;

Ainda assim, devido à contínua evolução do

LAME, ele não é completo!

4.2. Guia ADVANCED

OPTIMIZATION ­ Permite que a codificação tenha uma

tendência, seja para qualidade, velocidade, ou um misto dos dois.

Logicamente, ênfase em qualidade é o recomendado.

OPTIONS ­ INCLUDE CRC ­ Foi implementado para realizar

verificações de integridade, em aplicativos que permitem ouvir

músicas diretamente da internet (streaming). Entretanto, seu uso

hoje NÃO é recomendado, por utilizar espaço precioso do MP3

para informações de CRC, raramente utilizadas, e que acarretará

em perda de qualidade.

FLAGS ­ COPY ­ Apenas um flag que deixa registrado se o MP3

é original ou uma cópia. Isto é facilmente modificável e não é

utilizado atualmente, portanto é irrelevante.

FLAGS ­ COPYRIGHT ­ Apenas um flag que deixa registrado

se o MP3 tem `copyright'. Isto é facilmente modificável e não é

utilizado atualmente, portanto é irrelevante.

FILING ­ DELETE SOURCE FILE AFTER ENCODING ­ Por

questões como espaço, pode ser interessante apagar os arquivos

WAV ao fim da codificação. Selecione esta opção para que o

programa apague o arquivo WAV automaticamente.

4.3. Guia VBR

ENABLE VARIABLE BITRATE (VBR) ­ Selecione esta opção

para codificar MP3s em modo VBR ou ABR.

MAXIMUM VBR BITRATE ­ Como os modos VBR e ABR

variam o BITRATE na codificação, pode-se limitar o BITRATE

MÁXIMO por esta opção; entretanto, isto NÃO é recomendado,

pois já ficou mostrado que isto acarreta em perda de qualidade.

QUALITY ­ Até há pouco tempo muito usada, esta opção

designa 10 sub-fórmulas para a codificação em VBR, que foram

elaboradas com objetivos específicos. Variava de 0 (melhor

qualidade) a 9 (pior qualidade). Assim, a qualidade 0 usualmente

era conhecida como a melhor qualidade que o LAME poderia

produzir em modo VBR, com a desvantagem de arquivos

significativamente maiores; a qualidade 5 era conhecida como

padrão; a qualidade 9 era a mais baixa, praticamente em desuso,

mas com arquivos de pequeno tamanho, e assim por diante. Como

a frequente mudança dessas sub-fórmulas provocava confusão,

esse parâmetro encontra-se em desuso.

DISABLE WRITING OF THE VBR TAG ­ O VBR TAG

contém informações muito úteis sobre o MP3; entretanto, para

algumas operações avançadas como, por exemplo, a justaposição

de 2 MP3s sem re-edição, esta opção é de grande ajuda. Assim, se

você precisar codificar sem o VBR TAG, marque esta opção.

STRICTLY ENFORCE MINIMUM BITRATE ­ O modo VBR

permite que se determine o BITRATE mínimo. Entretanto, o

LAME ainda codifica em BITRATEs menores, se ele achar

conveniente e não for expressamente proibido. Esta opção proíbe

o LAME de codificar em BITRATEs menores que o especificado

na guia GENERAL.

USE ABR INSTEAD OF VBR ­ Para codificar MP3s em modo

ABR selecione esta opção. Note que, antes, você deve ter

selecionado a opção ENABLE VARIABLE BITRATE.

TARGET BITRATE FOR ABR ­ Permite que se estime o

BITRATE médio do MP3, quando em modo ABR. Note que esta

estimativa, embora seja de grande ajuda, não é exata,

apresentando erro de aproximadamente 8Kbps, para mais ou para

menos, no BITRATE médio do MP3 produzido.

4.4. Guia EXPERT

Notem que nesta guia praticamente todas as opções são utilizadas

somente para testes, já que a melhor configuração, para estas

opções, é a padrão.

ALLOW BLOCK TYPES TO DIFFER BETWEEN

CHANNELS ­ Ainda em desenvolvimento, esta opção permitirá

a codificação de MP3s ainda menores. Por enquanto, esta opção é

apenas para uso em testes.

DISABLE ALL FILTERING ­ Uma das fases da codificação

MP3 é a filtragem de passagens consideradas suficientemente

inaudíveis. Entretanto, esta opção evita a filtragem, o que NÃO é

recomendado. Esta opção é apenas para uso em testes.

DISABLE BIT RESERVOIR ­ O BIT RESERVOIR é uma

forma dinâmica de diminuir ainda mais o tamanho do MP3,

aproveitando pequenas `sobras' de espaço consequentes dos

BITRATEs, que são poucos (32, 40, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128,

160, 192, 224, 256, 320). Por exemplo, se uma passagem da

música for codificada a 257Kbps, normalmente é alocado um

espaço de 320Kbps, e teremos 320-257 = 63Kbps de desperdício.

Esta opção redistribui estes 63Kbps, e, assim, contribui para

menores MP3s. Relembro que isto é automático, e esta opção

impede esta redistribuição ­ ou seja, é apenas para uso em testes.

DISABLE SHORT BLOCKS ­ O uso de SHORT BLOCKs

diminui diversos erros de codificação, como problemas de "short

attacks" e "pre-echo", muito comuns em encoders de baixa

qualidade. Relembro que isto é automático, e esta opção proíbe os

SHORT BLOCKs ­ ou seja, é apenas para uso em testes.

COMPLY AS MUCH AS POSSILE TO ISO MPEG SPEC ­

Selecionando esta opção, o LAME modifica a sua forma de

codificação para o MP3 padrão ISO; entretanto, este padrão já é

considerado ultrapassado, de baixa qualidade, e, portanto, não

deve ser usado.

ATH CONTROL ­ ATH = Absolute Threshold of Hearing

(Limite de Audição Absoluto). ATH é uma fórmula sofisticada

que ajuda na compressão do MP3, pois impede a codificação de

passagens com volumes abaixo de um limiar definido. Entretanto,

você pode escolher a fórmula do ATH, desde que esteja

documentada. Note que esta escolha deve ser cuidadosa, e que o

ATH influencia na qualidade final do MP3; por isso, modificar o

ATH NÃO é recomendado.

Q LEVEL ­ Fórmulas alternativas, em constante teste, que eram

usadas para comparação, ou correção de pequenos problemas, em

testes BETA ­ encontra-se em desuso hoje, principalmente para

usuários não envolvidos com o desenvolvimento do LAME.

CUSTOM OPTION ­ Permite a adição de opções que não se

encontram nesta interface, mas que o LAME suporta. Note que as

opções que forem escritas aqui tem hierarquia de redefinir as

opções que porventura já tenham sido definidas na interface.

Assim, por exemplo, se você determinar na interface (guia

EXPERT) que o ATH seja 1, e, aqui, definir que ele seja 2, o

LAME fará a codificação usando o ATH 2.

ONLY USE CUSTOM OPTIONS ­ Permite que a interface seja

completamente esquecida, e que somente as opções em CUSTOM

OPTIONS sejam consideradas. Isto é de grande ajuda, e está cada

vez mais em uso, pois, por exemplo, ao se digitar `--r3mix' em

CUSTOM OPTIONS, e selecionar ONLY USE CUSTOM

OPTIONS, é o mesmo que digitar, ou modificar a interface para

produzir: `--nspsytune --vbr-mtrh -V1 -mj -h -b96 --lowpass

19500 --athtype 3 --ns-sfb21 2 -Z --scale 0.98 -X0', que é

significativamente mais complicado e passível de erros.

Ou seja:

`--r3mix' = `--nspsytune --vbr-mtrh -V1 -mj -h -b96 --lowpass

19500 --athtype 3 --ns-sfb21 2 -Z --scale 0.98 -X0'

E, da mesma forma, as opções configuradas nas guias (interface)

só serão utilizadas se esta opção (ONLY USE CUSTOM

OPTIONS) estiver desmarcada.

4.5. Guia AUDIO PROCESSING

OUTPUT SAMPLING FREQUENCY ­ Normalmente, faz-se

uso do CD de Áudio para codificação em MP3, que é gravado a

uma banda de 44100 Hz de resolução; entretanto, o MP3 permite

gravações de diversas outras fontes, e em diversas outras

resoluções, como em 22050 Hz, 32000 Hz e 48000 Hz.

Normalmente, é recomendável que se mantenha a resolução da

gravação, que é o padrão (DEFAULT); entretanto, se desejar,

você pode selecionar aqui uma outra resolução. Tenha em mente

que mudanças de resolução quase sempre remetem a erros de

quantização, e como isto acarreta em perda de qualidade, isto

NÃO é recomendado.

HIGHPASS FILTERING FREQUENCY ­ Permite que se limite

a frequência mínima da música original a ser codificada;

frequências menores que a limite, abaixo de um limiar

automaticamente estimado pelo LAME, ou estimado no campo

WIDTH abaixo, serão desconsideradas.

LOWPASS FILTERING FREQUENCY ­ Permite que se limite a

frequência máxima da música original a ser codificada;

frequências maiores que a limite, a partir de um limiar

automaticamente estimado pelo LAME, ou estimado no campo

WIDTH abaixo, serão desconsideradas. O filtro lowpass é muito

usado para a codificação de gravações de baixa qualidade, como a

de LPs, por exemplo, onde frequências acima de 16000Hz podem

ser tranquilamente desconsideradas. Entretanto, use esta opção

cuidadosamente, pois o seu mau uso pode acarretar em perda de

qualidade.

WIDTH (PARA HIGHPASS & LOWPASS) ­ O LAME não

limita bruscamente as frequências, mas utiliza uma curva que

ameniza adequadamente esta limitação. Esta opção permite

especificar o comprimento para esta curva, em Hz. O LAME,

internamente, usa 5% do valor da frequência limite especificada

como comprimento desta curva.

Para adquirir as últimas versões do LAME e do RazorLAME, que

são gratuitos, veja os seguintes sites:

LAME:

http://home.pi.be/~mk442837/

RazorLAME:

http://www.dors.de/razorlame/

Ao fazer o download, e executar os arquivos desejados, o EXE

vai descomprimir muitos arquivos e pastas de documentação ­

isso por motivos de políticas de distribuição do software.

E para habilitar o lame, checar as configurações das guias do OPTIONS, antes da

primeira codificação.

6. As Últimas

No momento de conclusão deste tutorial, a configuração de

melhor custo/benefício, de alta qualidade, e que é a mais

recomendada para codificar MP3s de músicas copiadas de CD,

usando-se o LAME , e também que eu já faço uso há um

tempo, é a seguinte:

--alt-preset standard -Z -b 96

Note que você deve copiar essa configuração no campo

CUSTOM OPTIONS, na guia EXPERT, e, além disso, selecionar

a opção ONLY USE CUSTOM OPTIONS, que está na mesma

guia.

Também note que é necessário usar o LAME ; para isso, vide

o capítulo de como adquirir versões do LAME.

Assim, ao codificar MP3s com esta configuração, você estará

fazendo MP3s de ótima qualidade.

6. Links Relevantes

Este tutorial não tem bibliografia, mas alguns sites são impor-

tantes referências:

http://www.r3mix.net/

Site de referência em MP3

http://www.mp3-tech.org/

Mais um ótimo site de referência em MP3

http://fastforward.iwarp.com/

Discussões sobre questões polêmicas envolvendo Compressão de

Áudio Digital

http://www.doom9.org/

Site de compressão de Áudio e Vídeo

http://www.ping.be/satcp/tutorials.htm

Site do desenvolvedor do mais famoso tutorial do EAC

http://www.exactaudiocopy.de

Site do desenvolvedor do EAC

http://www.audioforums.com/

Bom Forum

http://mitiok.cjb.net/

Importante página de downloads

http://www.dors.de/RazorLAME/

Página do desenvolvedor da interface RazorLAME

http://www.cd-rw.org/

Site relativamente novo, com informações acerca dos vários

formatos parecidos com o CD (Compact Disc), como CD-R, CD-

DA, CD-RW, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

informaçoes complementares

Por que usar o Lame

LAME é o nome de um "codec" de compactação de mp3 que está,, superando o aclamado Fraunhofer. Utilizado em VBR High Quality, proporciona melhor qualidade em menor tamanho que o Fraunhofer. Você vai obter qualidade de 256kbps-320kbps equivalente a 175 kbps, gerado pelo Fraunhofer! Muito mais qualidade que um mp3 em 192kbps em arquivos menores. Se você não abre mão da qualidade em suas mp3, não pode deixar de experimentá-lo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas amigo, explique melhor subistituir como assim, que programa você usa ??

substituir em que programa ?? depende do programa que você usa ; esse citado acima , ele e proprio para o lame ;eu não sei todos os programas do genero suportan todos os encoders.

então explique melhor !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo !eu acho você se enganou !!!!! O lame não reproduz mp3 , ele e um codificador , ele passa(trasforma) de formato wave para o formato mp3 !!!! ele não toca mp3 !!! ele e um codec de codifcaçao e compactaçao de audio !!!

você so pode substituilo em programas encoders ( que passam musicas wave para mp3) ; eu não sei te dizer quanto a substituiçao , mas pode dar conflito , pode depender da versao o programa que você usa , se o seu programa aceita o lame , entedeu !!!!

por exemplo : Para te dar um exemplo ,em versões mais atigas do razor ao subistituir o codec lame pelo atual ele da um aviso de erro de log , mas não e nada demais , não interfere em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal desculpe pelas informações adicionais fora de orden , e que certos detalhes as vezes faltam para comprensao melhor , e eu vou descobrindo outras coisas e postando para completar .

Informações complementares

Porque usar o EAC(extract audio copy) ao invés de outro programa ??

Numas vasculhadas pela net eu li que esse programa e o programa que copia as musicas com maior fidelidade e precisao relativa ao cd original . É so configuralo de forma correta ,que ele detecta os recursos e o fluxo de dados da sua unidade para uma maior precicao nas copias , assim ele trabalha de acordo com a capacidade(velocidade,leitura essas coisas) do seu driver de cd . Ele tambem usa o lame como codificador .

-No site do desenvolvedor existe pacote para passalo para portuques .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O razor você acha no superdownloads.com.br , link abaixo :

-Razorlame = http://superdownloads.com.br/download/121/razorlame/

O extract e o link citado no tutorial ,"ta funcionado !!!!", eu abri e foi certo.

O lame nos link abaixo :

e so clicar em lame 3.97 e baixar o aquivo zip .

http://mitiok.cjb.net/

ou vai no site oficial :

http://lame.sourceforge.net/index.php

mas alguns links citados estão funcionado sim , eu entro , se não tiver ,e so vocês copialos e colar no navegador de vocês . tentem assim !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

pessoal eu to aqui pedindo para quen achar que merece ser fixado por favor votem ai para fixalo , e so colocar um aviso aqui para o moderedor pedindo para fixalo ; meu objetivo em fixalo não e fama nen nada disso , e que eu acho que essas informaçoes vão esclarecer muito sobre mp3 , e como no prorpio tutorial diz muintas pessoas não sabem da baixa qualidade das suas mp3 , então meu objetivo e passar essa informacao as pessoas . so isso !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bem, baixei os programas.

Agora, para instalá-los devo seguir qual órdem? Primeiro instalo o LAME e depois o Razor? Outra coisa: Se o EAC já codifica em MP3 usando o LAME, para que o RazorLame?

Meu voto é para que este post se torne fixo. Acho-o essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

nao tem um orden certa para instalar , o que importa e que você localize o encoder lame dentro das oçoes dos programas , você tem que localizalos, eu fiz assim eu extrai cada um em cada sua pasta respectiva e extrai o lame dentro dentro de cada uma tambem , ai so localizei o lame nas opções dos programas e pronto. Com isso eu fiz pacotes em zip de cada programa ja com lame incluido e so extrair ,localizar ,configurar e usar !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá galera, primeiramente um grande parabéns ao Felipe pelo tutorial, tem muita informação e uma conclusão ótima quando você cita o LAME e o uso dos presets.

Porém, para um melhor conhecimento sobre as atualizações tanto das versões do LAME (atualmente se recomenda a 3.97) e dos presets, sugiro um estudo em um dos melhores fóruns sobre o assunto que conheço, o Hydrogen Audio (http://www.hydrogenaudio.org) , no fórum MP3 - General ou num resumo ótimo sobre o LAME num Wiki criado pelo mesmo fórum (http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=LAME). Tanto o codec como as configurações de qualidade vêm evoluindo bastante com o tempo.

Para se ter uma ideia, muitos dos desenvolvedores e colaboradores do LAME fazem parte deste fórum.

Infelizmente estou sem tempo para elaborar um tutorial sobre isso em português, mas espero que todos consigam o melhor modo para criarem seus mp3s com um dos melhores codecs existentes com isso.

Abs!

P.S. o padrão R3Mix há muito tempo (2001,2002~) deixou de ser classificado como de boa ou média qualidade, portanto revejam as melhores configurações no fórum do Hydrogen Audio. Tem tópicos explicando o porque disso tb.

P.S.2: Eu estou usando um frontend chamado All2LAME, que é simples para usar junto com o LAME. Alguém já experimentou ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

valeu amigo ai pela colaboracao, esse seu programa all2lame ,deve ser tipo o razor lame que fascilita o uso do lame atraves de uma interface , deve ser algo assim ne !!!!! mas valeu ai pela colaboracao para enriquecer mais o assunto !!!! E quanto a versao do lame e essa mesmo que eu uso a 3.97 e a ultima disponivel . no topico tem o site oficial do lame .

valeu mesmo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei esse sistema por muito tempo até que o substitui pelo Easy AC-DA Extractor. Depois comprei meu iPod, e agora codifico todas as minhas músicas pelo iTunes no formato AAC que dizem ser melhor (sei que isso é coisa de maria vai com as outras, mas não sou especialista em arquivos de audio) uso a resolução media de 160kbps em VBR.

Perguntas:

Fiz a escolha certa usando o iTunes?

Fiz a escolha certa migrando para o AAC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jereba, eu não pesquisei muito sobre o AAC, mas no Hydrogen Audio eles tem fórum para esse formato tb (http://www.hydrogenaudio.org/forums/index.php?act=SF&f=13), dê uma olhada, você vai encontrar informações sobre codificadores(encoders) tb, com certeza.

Realmente eu li algo que diz que o AAC é superior em qualidade para o mesmo bitrate. Eu continuo usando mp3 mais pela compatibilidade, pois atualmente toca-se mp3 em todo lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O AAC é nada mais que o mp4, criado pelos desenvolvedores do NERO. A grande vantagem do mp4 é a alta qualidade do áudio mesmo com baixos bitrates o que resulta em menores arquivos e economia de espaço, o que é ótimo para os players compatíveis. Pode-se fazer os arquivos através do Nero (Nero Digital Áudio, no meu que é versão 6 já da para fazer) Ou baixando gratuitamente os codecs oficiais da Nero. Nesse caso é mais complicado, pelo menos com EAC eu tive que ler fórums em inglês para aprender como configurar as linhas de comando e por os codecs no lugar certo.

São poucas as pessoas que conseguem distinguir a qualidade de som dos diferentes formatos e bitrates do áudio (desde que sejam codificados com os melhores programas e codecs). É preciso ter um bom ouvido e um ótimo equipamento. Com o EAC (e muito antes já usava o Audiograbber, Cdex) já fiz MP3 usando o lame (diversas versões), o “FRAN”, o blade, com várias configurações diferentes, outros formatos como OGG, FLAC (formato sem perdas, considerado de qualidade perfeita, mas que ocupa muito espaço) MCP, AAC (mp4), e eu só consigo notar alguma diferença quando a qualidade de áudio de um arquivo é bastante inferior a de um outro. Por exemplo, um mp3 de 64kbps comparado com outro mp3 com taxa VBR V2 (recomendado pelos especialistas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu nao sei se vocês estão interessados nos programas citados mas resolvi fazer o seguinte pra quem quiser . Eu fiz pacotes do programas com instaladores , e estou dispondo online para quem quiser baixar os programas ja conten o codec lame incluido em cada um deles .Os links sao gratuitos nao se preocupen mas quem tiver interesse baixe porque os arquivos so permanecen nesse site por 90 dias . É so instalar e usar , links para download abaixo :

http://rapidshare.com/files/78656069/razorlame.1.15.exe

http://rapidshare.com/files/78656068/audiograbber.exe

http://rapidshare.com/files/78656067/EAC99.exe

Programa para MP4 ,MP3 ,e outros:

http://rapidshare.com/files/78734600/BonkEnc-1.0.5.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Presets mais atuais do novo padrão do lame :

Os presets citados abaixo nao sao de minha autoria sao presets recomendados pelos produtores do lame para obtençao de um bom mp3 ,vizitem o forun citado que contem um tabela com varios presets para condificaçao em mp3 ,mas par quem quer qualidade os recomendados sao os citados abaixo . informção retirada do forun :http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=LAME#Recommended_encoder_settings

Presets para alta qualidade :

são os recomendados para obtençao de alta qualidade na sua codificação. OBS : os presets sao so a primeira parte os kb citados ao lado seria aproximadamente a velocidade que eles atingen .

-V3 --vbr-new (~175 kbps)

-V2 --vbr-new (~190 kbps)

-V1 --vbr-new (~210 kbps)

-V0 --vbr-new (~230 kbps)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Bem, baixei os programas.

Agora, para instalá-los devo seguir qual órdem? Primeiro instalo o LAME e depois o Razor? Outra coisa: Se o EAC já codifica em MP3 usando o LAME, para que o RazorLame?

Meu voto é para que este post se torne fixo. Acho-o essencial.

Porque usar o razor e que ele tem as opçes de presets para qualidade diferentes de mp3 , por exemplo tem presets para mp3 portateis para mini players de mp3 ;e outra coisa tente fazer uma musica mudando direto no eac e a mesma musica fazendo os 2 processos wav depois mp3 ; comigo acontece isso : quando você codifica direto ela fica um pouco maior , e quando você faz os 2 processos usando o razor ele duminui ainda mais a musica . E eu acho que fazem do por fora tambem o programa trabalha mais livremente do que pelo cd ele agindo direto nos wav acho que ele trabalha co mais liberdade do que pelo leitor ; e os wav sao muito mais faceis de fazer e tem menos risco de erros por sua alta velocidade e qualidade impecavel devido ao seu alto bitrate de codificaçao .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Eu nao sei se vocês estão interessados nos programas citados mas resolvi fazer o seguinte pra quem quiser . Eu fiz pacotes do programas com instaladores , e estou dispondo online para quem quiser baixar os programas ja conten o codec lame incluido em cada um deles .Os links sao gratuitos nao se preocupen mas quem tiver interesse baixe porque os arquivos so permanecen nesse site por 90 dias . É so instalar e usar , links para download abaixo :

http://rapidshare.com/files/78656069/razorlame.1.15.exe

http://rapidshare.com/files/78656068/audiograbber.exe

http://rapidshare.com/files/78656067/EAC99.exe

Programa para MP4 ,MP3 ,e outros:

http://rapidshare.com/files/78734600/BonkEnc-1.0.5.exe

POden baixar na Boa !!!!!! de repente muita gente pode nao querer baixar com medo de virus ou coisas assim , mas eu dou a minha palavra que nao tem virus ;qualquer coisa podem me comunicar ,se tiver , então nem mesmo eu sabia ,mas esses pacotes sao os mesmos que eu uso no meu CP aqui em casa , e aos moderadores nao e pirataria sao todos programas gratuitos eu so juntei tudo que de necessarios para eles e montei pacotes instaladores ,existen programas gratuitos por ai que fazem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!