Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Postem suas temperaturas de Core2Duo


sergioboni

Posts recomendados

Nossa cara...tipo pelo site da INTEL pode chegar a 75º C....mais dai pra cima já fica meio complicado.

De uma olhada no link no final desde post.

Pois é cara. Vamos ver se o cooler do P4 vai melhorar alguma coisa. Caso não melhore, vou ver se arrumo uma grana pra comprar um cooler Hyper 48 da Cooler Master junto com uma pasta térmica Artic Silver. Aí sinceramente eu nem quero pensar no que fazer se isso não resolver....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o polones matou a charada:

<div class='quotetop'>QUOTE("Polones")</div>

Olha só o que eu descobri: As novas versões da bios das placas-mães intel mudaram o modo de gerenciamento da temperatura do processador, fazendo com que os processadores trabalhem normalmente a 60ºC, diminuindo a rotação do cooler se estiver abaixo disso e aumentando se estiver acima disto. Sendo assim, os processadores trabalharão a 60º no máximo, pois a BIOS não deixa passar disto, ou seja, agora 60ºC em FULL é normal.

Agora é só alguem fazer um overzinho e ver se a temperatura continua a 60 graus.

Não me responsabilizo por processadores queimados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí...

Consegui...

Ufa..achei rs rs rs...

Valeu Palito....

sd4mi.jpg

tá Com Pasta Térmica Arctic Silver 5

Cooler Original Do Box Sei la. O da IntelAqui , rs rs...

Valeu...

tá normal né ?

Gabinete Cavalier Tunning Preto Coolermaster

Ventilação:

- 1 ventilador frontal 80x80x20 - 1 ventilador traseiro 120x120x25

E ai fmz weBOYcam ?

então cara o processador esta com a temperatura normal....o problema que vejo e os RPM do cooler seu..........muito alto cara sendo cooler box pra esta temperatura.

Sua BIOS da placa mãe é nova ?

Qual é a sua placa mãe cara ?

Tipo monte sua assinatura do pc ai que fica mais fácil analisar.

Acho que o polones matou a charada:

Agora é só alguem fazer um overzinho e ver se a temperatura continua a 60 graus.

Não me responsabilizo por processadores queimados

Caro EduardoS.......

Acha coragem pra fazer um over viu.....hehehe

Esperar alguma alma que faça isso.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não tem nada a ver. O meu tb é o E6300 e a temperatura tá bem alta.

Isso está sendo de lascar cara.

Uns afirmam que é normal temperaturas de 75º por que a Intel divulgou que são e outros não se conformam que os C2D esquentam.

Bom, no começo eu também achava que era exagero, mas agora estou vendo que milagrosamente só os C2D de reviews e do extreme sào frios. Vai ver a Intel emprestou/deu o "best of the breed" para os sites de reviews. Eu não duvido nada.

Lembra quando o Gabriel Torres quis comparar o Athlon Fx-62, Athlon X2 5000 e Pentium EE 965?

A Intel sabia que ia levar um senhor coco do Athlon 5000 (e pior ainda do FX) e não emprestou o processador para o teste.

Em compensação, quando foi feito o teste do C2D menos de um mês depois, ela emprestou na hora, sem ressalvas nem nada.

O Paul Otellini não é engenheiro como o Hector Ruiz, o Otellini é economista e economistas são um bando de manipuladores desalmados que visam crescer o máximo possível no limite das legislações antitruste. E eu sei bem disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vocês pegarem a PC & CIA que faz o teste de over no core 2 duo e6300 chegando aos 2.7GHz, vão ver que utilizando o cooler BOX ele não chega nem perto dos 60º nesse OVER. Tá muito alta essas temps de vocês.

Eu tenho a mesma configuração MB + PROC + MEMORIA do teste e pude confirmar como esse processador é friozinho.

Aliás, a Intel anunciou que era um dos trunfos desses core 2 duo eles não esquentarem NADA. 56 - 58 pra mim é quente demais, não teria esse trunfo, não!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você leu o post do EduardoS?

Olha o que o Polones postou:

Olha só o que eu descobri: As novas versões da bios das placas-mães intel mudaram o modo de gerenciamento da temperatura do processador, fazendo com que os processadores trabalhem normalmente a 60ºC, diminuindo a rotação do cooler se estiver abaixo disso e aumentando se estiver acima disto. Sendo assim, os processadores trabalharão a 60º no máximo, pois a BIOS não deixa passar disto, ou seja, agora 60ºC em FULL é normal.

Velho, as temperaturas raramente passam dos 60º em algumas placas mãe, e mesmo assim por speedstep e por Thermaltrottling.

Em resumo, gambiarra.

Eu tenho a mesma configuração MB + PROC + MEMORIA do teste e pude confirmar como esse processador é friozinho.

Aliás, a Intel anunciou que era um dos trunfos desses core 2 duo eles não esquentarem NADA. 56 - 58 pra mim é quente demais, não teria esse trunfo, não!!!

Friozinho?

Eu também achava, mas pergunte ao Danelon que tinha um P4 630 sobre as temperaturas dos C2D e veja se ele também acha ele friozinho.

Como eu disse, alguns C2D são frios, mas a maioria está se mostrando bem quente, bem mais quente que os Athlon X2 de mesmo core e muito mais quente que os Athlon x2 de 65nm...

A Intel pode falar o que quiser, depois daquela palhaçada dos prescott, que ela divulgava 62 graus como normais ela não tem nenhuma credibilidade quanto a temperatura.

Os processadores podem ser rápidos, bons, fantásticos e etc, mas frios não são.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, num seria questão de cooler + MB + fonte + gabiente não? Será que o processador é sozinho responsável pelo seu super-aquecimento?

E mais: pela antiga tendencia da intel a temperatura deveria SUBIR, e muito, a cada novo lançamento. Porém, os C2D foram uma prova de que essa tendencia mudou. Eles são os processadores mais frios da recente história da intel, não é verdade?

Um amigo meu tem um P4 HT 2.8Ghz que trabalha em iddle a 65º.

Se a Intel cometeu erros no passado não precisamos condená-la para o sempre.

Bom... na PC & CIA estava frio, aqui no meu PC tá frio tb. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores podem ser rápidos, bons, fantásticos e etc, mas frios não são.

Assino embaixo. O desempenho do meu pc aqui tá excelente (apesar de que não mexo nele desde o ano passado, hehe). Mas a temperatura tá horrível.

E com certeza eu não desaprendi de como se instala um processador ou como se passa uma pasta térmica, portanto, problema de instalação não é.

O ruim é que vou ter que aturar isso por mais um tempo, porque comprei um vídeo-game e acabei ficando com a grana apertada pra comprar um cooler novo. Ainda tô curioso pra ver se o cooler do P4 vai mudar alguma coisa.

Termicamente falando, que saudade do meu prescott...

E ainda tenho que aturar a Intel falando que 70 graus no C2D é normal. Só se for com esses coolers BOXta dela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, num seria questão de cooler + MB + fonte + gabiente não? Será que o processador é sozinho responsável pelo seu super-aquecimento?

Mas é claro que é velho!

O Core 2 deve ter um sério problema de leakage, e os que ficam mais frios e consomem menos tem quatro opções:

  1. Notebook
  2. Woodcrest
  3. Clovertown
  4. C2 Extreme

E acho que o que sobra fica naquela loteria, uns esquentam mais, outros menos.

Mas tenho visto bastantes casos de Core 2 Duo esquentando pra achar que são casos isolados.

Quanto ao sensor velho, uns tempos atrás os donos de prescott cismavam que as placas-mãe da ASUS e da Intel é que mostravam as temeraturas acima do normal ou aqueciam demais o processador, enquanto que nas ABIT o sensor estava errado e etc. Só as Gygabyte mostravam as temperaturas corretas, ou seja, bem mais frias.

Fiz o teste com o Meu P4 630 em uma placa da Gygabye de um amigo, com o ventilador do cooler desligado ela mostrava temeperaturas cerca de 15º mais baixas do que a minha P5WD2 com o cooler desligado.

Cara, com o cooler desligado a temperatura dos processadores é a mesma e fim de papo. Aliás, a asus realmente informava um temperatura maior, 75º enquanto que no multímetro com termodiodo eu tinha 72º. Mas nada comparado aos 63-67º da gygabyte. O sensor das gygabyte é que era muito "bonzinho".

E mais: pela antiga tendencia da intel a temperatura deveria SUBIR, e muito, a cada novo lançamento. Porém, os C2D foram uma prova de que essa tendencia mudou. Eles são os processadores mais frios da recente história da intel, não é verdade?

Os Core 2 são os mais frios até agora fora o Pentium M e o Core Duo, mas a temperatura subiu muito nos prescott por que os prescott tinham muitas falhas de projeto, eram realmente uma gambiarra malfeita em cima dos northwood, logo o aumento de temperatura não era uma tendência, foi uma falha de projeto feia da Intel.

Mas os processadores da Intel esquentam, mais que os AMD por culpa do processo.

A Intel não tem direito a usar a tecnologia SOI (Silicon On Insulator) da IBM, que minimiza e muito os problamas com leakage e consequentemente de amento de temperatura, só os AMD. Por isso mesmo consumindo mais um Athlon x2 a 65nm (brisbane) esquenta muito menos do que um Core 2 de clock menor.

A Intel está trabalhando em um projeto de um misto de silício/germãnio para ver se as temperaturas e o consumo caem ainda mais. Aliás, já vão ser bem menores com os wolfsdale, os Conroe a 45nm.

Um amigo meu tem um P4 HT 2.8Ghz que trabalha em iddle a 65º.
Cara, esse tá quente mesmo, isso é alto até pra Pentium D! meu prescott nunca passa de 70º em full! Em idle ele fica em cerca de 50º.
Se a Intel cometeu erros no passado não precisamos condená-la para o sempre

A Intel é a maior empresa de semicondutores do mundo, e gasta quase o tamanhso da AMD só com marketing e propaganda. Sempre que eu posso, eu meto a lenha na Intel. Não deixo de comprar Intel, mas que eu boto mais fé na AMD eu boto.

Por que?

Para continuarmos a ter concorrência, sem concorrência a Intel lascaria todo o mercado de pcs.

Bom... na PC & CIA estava frio, aqui no meu PC tá frio tb.

você foi um dos sortudos que pegou um bom E6300! :-BEER

E ainda tenho que aturar a Intel falando que 70 graus no C2D é normal. Só se for com esses coolers BOXta dela!

Isso é de lascar. Vai ser cara de pau na casa do chapéu!

A Intel é engraçada. Metia o pau na AMD quando a AMD lançou a competição de servidores, e nunca participou.

Foi só lançar o Woodcrest que ela soltou uma propaganda com os benchamarks comparativos entre um dual woodcrest e um quad Opteron (quatro Dualcore).

Bobinha ela, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

Ao contrário do que pretendia inicialmente, resolvi trocar o meu cooler box pra parar com essa chatice de ter que ficar monitorando a temperatura do micro. Comprei um Zalman 9500. A temperatura baixou tanto que resolvi desligar dois fans do gabinete. Agora tenho somente o zalman e um fan traseiro tirando diretamente o ar quente que sai do zalman. O resultado foi o seguinte:

idle: 45~47

full: 56~57

Com o cooler na rotação máxima.

Com o cooler em rotação mínima, a idle sob 1 ou 2 graus e o PC fica bem quietinho. Creio que botei um ponto final na minha novela com o core2duo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu só monto processadores da Intel em placas-mãe MSI e Gigabyte... não me importo se não são boas com overclock e sempre nestas placas tive a alegria de ter temperaturas bem baixas aliadas ao silêncio do cooler box em <1500RPM.

A última placa que testei com um C2D E6600 foi uma MSI 975X Platinum P-Up e não estava passando de 33°C em carga máxima. :lol: Pena que não pensei em tirar nenhuma screenshot, de tanto que já estou acostumado.

Agora estou atrás de uma ASUS torradeira de processador para conseguir brincar de fazer overclock em um Celly D 360 que peguei.

[]'s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pensem um pouco. O Core2Duo está a 60º porque é a temperatura ideal de funcionamento deste processador levantando em conta o barulho do cooler (ele só funciona a 60º porque realmente quer, já que até 75º é aceitável, essa é a especificação deste processador). Levem em consideração que o cooler está em aproximadamente 900 RPM (não por defeito, mas para não causar ruido, quanto mais silencio melhor, e até chegar a 76º é chão hein ehehe, mas normalmente não passa de 60º porque a placa-mãe aumenta o RPM).

Se a placa-mãe fizer este cooler rodar a 3000 RPM com certeza a temperatura será muito menor, mas não há necessidade disso. Em dia não muito quente, em IDLE o Core2Duo E6600 fica a 45º, e o RPM diminui ainda mais.

O fato é: Quero ver um AMD Athon FX rodar o cooler em aproximadamente 900 RPM e manter 60º, no mínimo o processador chegar mais de 100º e pegará fogo eheheh!

Outro fato: Meu PC parece estar desligado, não faz barulho algum. E isso estressa muito menos a gente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunão, inabalável na crença da placa mãe como vilâ dos pobrezinhos processadores frios da Intel.

O conjunto todo influencia na temperatura final do Processador e existem placas mãe que esquentam mais... estou totalmente de acordo com o Bruno Inf.

Alias a melhor fabricante do MUNDO em placas de Video é a MSI.Isto não sou eu quem falo, são todos os premios que a MSI ganha anualmente sendo considerada a melhor.

Grande Palilo......defensor da AMD. Não importa todos os benchmarks mostrando que a AMD enquanto não mudar os processadores não poderá concorrer com os C2D.

Mais uma vez, qual é o seu pc Palilo ?

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pensem um pouco. O Core2Duo está a 60º porque é a temperatura ideal de funcionamento deste processador levantando em conta o barulho do cooler (ele só funciona a 60º porque realmente quer, já que até 75º é aceitável, essa é a especificação deste processador). Levem em consideração que o cooler está em aproximadamente 900 RPM (não por defeito, mas para não causar ruido, quanto mais silencio melhor, e até chegar a 76º é chão hein ehehe, mas normalmente não passa de 60º porque a placa-mãe aumenta o RPM).

Nada a ver.

A placa mãe reduz a tensão e em último caso o clock do processador quando o cooler está no máximo e a temperatura continua a aumentar.

Tanto AMD quanto Intel tem um sistema muito semelhante (não quero saber qual é o melhor, são muito próximos) de proteção contra overheating.

E de novo não tem nada a ver a comparação de mecânica com eletrônica, as regras da mecânica são totalmente diferentes das aplicadas a eletrônica.

Alguns materiais se comportam como supercondutores em temperaturas muito baixas (150K ou menos) e alguns materiais aumentam a resistividade com o aumento da temperatura.

Um semicondutor de silício se "desnatura" em temperaturas superiores a 100ºC.

Todo processador Intel desde o Pentium 3 e todo AMD desde o Athlon 64 tem um diodo interno que mede a temperatuda do DIE e informa para um sensor na placa-mãe, que reduz a tensão e/ou o clock em casos de superaquecimento.

Até aí tudo bom, o problema é que perto dos 80ºC algumas partes do processador estão próximas a essa temperatura, então por conveção a temperatura MÁXIMA ACEITÁVEL para um processador é de cerca de 60ºC

A temperatura ideal seria em torno dos 50ºC.

A Intel sabe disso e as novas revisões de bios saem com um limitador para manter a temperatura do processador em 60ºC. Mas isso não implica que essa é a temperatura ideal de funcionamento. Tanto que nos novos Peryn, wolfsdale e Yorkfield a Intel vai usar um novo método de produção que vai reduzir drásticamente o leakage e o aquecimento.

Se o processo atual de fabricação fosse o supra-sumo que os senhores pensam, por que a Intel não o manterá se somente a passagem de 65nm para 45nm reduziria o leakage e a temperatura em alguns graus?

Depois dos Peryn (leiam o post do Bruno) a Intel vai realmente ter processadores frios, de uma vez por todas desde os P3.

Aliás, o processo P1266 deve ser mesmo superior ao de 45nm da AMD/IBM (Strained silicon e SOI entre outros).

O fato é: Quero ver um AMD Athon FX rodar o cooler em aproximadamente 900 RPM e manter 60º, no mínimo o processador chegar mais de 100º e pegará fogo eheheh!

Acho que você está meio por fora ou aquele video vintage do tom's hardware te influenciou demais cara, AMBAS Intel e AMD tem um sistema contra overheating semelhante. Na época em qua o vídeo foi feito, a AMD não tinha nenhum sistema de proteção contra overheating, foi bom mesmo para a AMD aprender a fazer um sistema de proteção decente.

Os Athlon FX consomem mais, bem mais, do que os Core 2 mas esquentam menos ou a mesma coisa, 90nm SOI y otras cositas más tem lá os seus méritos.

Nunca viu e ouviu um AMD montado com o cooler box não?

O conjunto todo influencia na temperatura final do Processador e existem placas mãe que esquentam mais... estou totalmente de acordo com o Bruno Inf.

Ok, mais um convertido para a fé das malvadas ASUS.

Quem lê as temperaturas do processador é um sensor na placa-mãe e esse sensor pode, SIM, indicar temperaturas erradas ou mais baixas.

Velho, o que influencia na temperatura do processador (temperatura real, não a lida pelo sensor) é a tensão (que em todas as placas, mesmo as safadas tem que seguir o padrão estipulado pela Intel), o clock, a microarquitetura, o processo de fabricação, a litografia, o tipo de encapsulamento, o tamanho do DIE, a tranferencia de calor do DIE para o dissipador, a eficiência do cooler, a ventilação interna do gabinete, a temperatura interna do gabinete.

Claro, isso posto que o computador está montado com cooler a ar.

Só se a ASUS têm projetos muito ruins ou problemas sérios nos controladores de voltagens, apesar de ter três micros com placas da ASUS, gostaria de saber por que nos AMD placas da Asus, MSI, Gigabyte, Epox, DFI, ECS e etc etc etc têm temperaturas muito semelhantes, senão iguais.

Alias a melhor fabricante do MUNDO em placas de Video é a MSI.Isto não sou eu quem falo, são todos os premios que a MSI ganha anualmente sendo considerada a melhor.
Isso não prova em contrário o problema do sensor bonzinho, mas eu não falo das MSI por que nunca testei em uma, nas Gigabyte ficou claro que o sensor era muito... "tolerante".
Grande Palilo......defensor da AMD. Não importa todos os benchmarks mostrando que a AMD enquanto não mudar os processadores não poderá concorrer com os C2D.

1º)Velho, eu não defendo a AMD, defendo a livre concorrencia.

Se eu ganhasse alguma coisa para defender a AMD ou a Intel, OK.

Mas como não ganho nada eu torço mesmo pela AMD, só assim para ter opção de escolha e preços decentes. Afinal quem faz trust, dumping e controla 80% do mercado não é a AMD.

Embora a AMD no lugar da Intel seria tão sacana quanto...

você sempre vai ter a opção de instalar Linux ou outro sistema operacional no PC.

E até mesmo lançar mão de "soluções paliativas" para continuar a usar os S.O. da Microsoft, mas e com o processador?

2º)Quanto aos processadores da AMD, Grande Plonês... defensor da Intel, meio que óbvio né não?

A AMD não tem como competir com os Core 2 como os netburst não tinham como competir com os K8.

Os Core 2 são superiores aos K8 e isso é mais do que óbvio.

Mas ainda assim não implica que sejam a única opção de compra.

A AMD não lançou nada ainda e eu nem comentei a notícia (que eu não acredito) dos barcelona serem 40% superiores aos conroe no mesmo clock.

Espera a AMD ter alguma coisa além de boatos para discuir isso, a discussão aqui não é AMD VS Intel, mas se os core2 esquentam. E esquentam.

Mais uma vez, qual é o seu pc Palilo ?

Pra quê? Muda em alguma coisa o que eu disse?

Basta dizer que o PC que eu uso em casa é um P4 630 (BOX) numa Asus P5WD2 com 2x 512mb DDR2-533.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes, e cheguei a conclusão que processadores C2D da Intel esquentam pra caramba em soluções termicas padrões, o que inclui o uso de coolers box. No teste que fiz entre dois procs, um C2D 920 da Intel e X2 3800+ da AMD (Apenas questão de comparação e não pra ver qual a melhor), ambos com coolers Box, obtive os seguintes resultados:

C2D 920 + placa-mãe ASUS /não lembro o modelo.

Idle: 55~62ºC

Full: 68~74ºC

X2 3800+ + placa-mãe ASUS M2N

Idle: 43~49ºC

Full: 52~57ºC

Estou ainda para testar um C2D com solução termica diferenciada, talvez até com Watercooler. Vale lembrar que os testes são com os processadores com clock de fabrica, sem over em nenhum componente.

Tmai,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de um bom tempo passado após a compra de um cooler BOXta de P4 3.2ghz pra pôr no meu C2D, eis os meus resultados. Demorei porque eu estava viajando.

O cooler realmente é quase igual ao cooler BOXta do C2D. Só que o núcleo não é de cobre. Então, mantive o dissipador do cooler BOXta do C2D e troquei a ventoinha pela ventoinha do cooler BOXta do P4.

Até que ajudou um pouquinho. A ventoinha do cooler do C2D rodava a 2000-2100 rpm. Já a do P4 roda a 2700-2760 rpm. Então, a temperatura que antes ficava em 60-61 graus com o gabinete aberto e 26 graus de temperatura ambiente, agora fica em 55 graus nas mesmas condições.

não é nenhum motivo pra comemorar, mas pelo menos é a menor temperatura que atingi no meu C2D até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!