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Uma boa fonte substitui um estabilizador?


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Primeiramente parabenizar o Faller e o marco_piracicaba,sempre esclarecendo td pra galera!!Mas vamu lá... pessoal sou totalmente leigo no assunto...Queria saber aqui como ligar meu pc sem o estabilizador ligando no filtro de linha.Tipo:

Minha cidade é 220v.

1-A fonte ta ligada no estabilizador e ta aparecendo 115(esse numero é o valor q ela ta passando pras peças do pc ou é a energia q ela ta recebendo do estabilizador?

2-Passando a corrente de 220v pras peças do pc não iriam queima-las?

3-Posso ligar pc,monitor, impressora, televisão ,receptor de parabolica,dvd tudo isso em 1 filtro de linha só?Esses nºs tipo 1200VA é tipo 1200w q eu posso ligar neles?

4-Será q esse filtro de linha aqui presta? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76478074-_JM

5-Meu monitor ta escrito isso no fundo AC 100-240v ~ 60/50Hz 1.2A.Quer dizer q ele é bivolt né?

Sei q tô perguntando 1 monte de besteira ae mas é q num manjo nada dessas parada!!!

[]'s

Ahh outra duvida...Posso ligar um filtro de linha "dentro" de outro?Protegeria mais?

[]'s

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Amigo espertildo

Suas perguntas e minhas respostas:

Minha cidade é 220v.

1-A fonte ta ligada no estabilizador e ta aparecendo 115(esse numero é o valor q ela ta passando pras peças do pc ou é a energia q ela ta recebendo do estabilizador?

Onde é que está aparecendo esse valor de tensão. Seria na chavinha vermelha, 110/220. Se mudá-la poderás ligá-la, a sua fonte, na rede de 220 volts ai da tomada... Seria isso???

2-Passando a corrente de 220v pras peças do pc não iriam queima-las?

A fonte não passa a tensão de 220 Para seu PC. Ela é alimentada com 110 ou 220 Volts, direto da tomada e retifica e transforma as tensões e repassa ao seu PC 3,3 5 e 12 Volts e mais umas tensões auxiliares adequadas.

3-Posso ligar pc,monitor, impressora, televisão ,receptor de parabolica,dvd tudo isso em 1 filtro de linha só?Esses nºs tipo 1200VA é tipo 1200w q eu posso ligar neles?

Exatamente. Isso é uma potência relativamente elevada. Dificilmente conseguirás atingí-la muito menos ultrapassá-la.

4-Será q esse filtro de linha aqui presta? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76478074-_JM

Se tiver a proteção que diz ter ainda assim é fraco. Proteções da APC são melhores, muito melhores que essa dai.

5-Meu monitor ta escrito isso no fundo AC 100-240v ~ 60/50Hz 1.2A.Quer dizer q ele é bivolt né?

Exatamente. Podes ligá-lo em qualquer tensão nessa faixa dai, e geralmente com 10% de tolerância ainda, o que dá desde 90 até 264 Volts AC.

Sugiro a seguinte leitura: http://forum.clubedohardware.com.br/220-volts-110/493279

Ou no outro fórum : http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=234677

Abraço...

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Opa Faller valeu ae!!!!

Agora faltou a ultima hehe."Ahh outra duvida...Posso ligar um filtro de linha "dentro" de outro?Protegeria mais?"

E quanto a esse filtro de linha APC onde posso encontrar?É importada essa marca?Existem outras marcas boas faceis de encontrar?

Existe algum modelo de DPS no site da clamper que você indicaria para ligar o pc e outro pro quadro se é q pode fazer isso?hehe

Abraços!!

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APC é uma marca mundial com uma grande linha de produtos. você pode achar os produtos deles em várias lojas online como Americanas, Atera, ManiaVirtual, Submarino, FNAC...

Se for comprar um desses protetores APC, você não precisa comprar outro da Clamper a não ser que queri instalar uma proteção pra casa interna no quadro geral da casa, mas antes disso há que se seguir as instruções corretas pra que essas proteções seja efetivas e elas têm haver com o aterramento do neutro e aterramento de segurança. Essas proteções de quadro geral não são efetivas se nao for seguido o esquema correto de instalação.

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Opa valeu Rau!!Agora tô com duvida quanto como montar meu "eskema de segurança".Meu problema é o seguinte:

A rede aqui é 220v e não acho filtro de linha de qualidade pra 220v.Então queria saber se esse produto aqui resolve alguma coisa http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648069 !!Posso ligar aqueles filtros de linha ,com varias tomadas ,nele?(uns vagabundos q achei aqui).

Como posso montar um "eskema de segurança" aqui?

Tenho aterramento,fonte corsair 450w e quanto ao resto como faço?Lembrando q num posso gastar muito dinheiro + não!!!

E quanto aquela pergunta q fiz sobre ligar um filtro de linha "dentro" de outro ajuda?

[]'s

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Esse clampe aí é melhor do que nada, mas ele não é filtro e sim protetor anti-surto pra regiões de baixa incidência de surtos e pra onde não se usa aterrameto, veja que a tomada é de 2 pinos, mas aceita tomadas de três. Como você mesmo disse, ai tem aterramento, então esse nao te serve.

Sim, você pode ligar outro nesse ai, mas você vai ficar sem aterramento.

Sem gastar muito e pra 220V tem a opção da propria Clamper, o Computer Protector PRO e o Clone F5F. Esse utlimo você acha na Atera.

Ligar um filtro no outro, se ambos tiverem proteções, pode ajudar, mas muito pouco porque as proteções de um não estarão "sincronizadas" com o do outro.

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  • Membro VIP
Meu problema é o seguinte:

A rede aqui é 220v e não acho filtro de linha de qualidade pra 220v.Então queria saber se esse produto aqui resolve alguma coisa http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648069

Resolve muito pouco, ou quase nada, Te explico.

Pela morfologia, pela forma e pelas fotos desse produto fica fácil se supor que a energia que entra = energia que sai, sem nenhum elemento seccionador que possa vir a interromper de fato o caminho da corrente de entrada e, desse modo, realmente isolar seu equipamento da fonte do surto de tensão. Para não dizer que de nada vale, diria que é eficaz em pequenos surtos ou surtos de pequena quantidade de energia, ou de duração muito, mas muito pequena. Veja que ele tem dois varistores internamente e dois fusíveis quem sabe até fusíveis térmicos eles são. A função desses fusíveis é a de proteger os varistores e não proteger seus equipamentos.

Vou tentar ser mais explícito:

Para real proteção da linha de entrada há que se ter, minimamente, um fusível em série com essa linha e, após esse fusível um dispositivo de limitação de tensão (o varistor). Dessa forma o varistor "segurando" a tensão para que não suba, terá sua corrente elevada a tal ponto de queimar o fusível. Nessa hora, queimando o fusível, seus equipamentos estarão protegidos dessa tensão elevada da entrada que bem pode ter sido causada por um relâmpago, uma faísca, um mau contato de um equipamento qualquer na rede e já ter ido embora ou ter sido derivada da batida daquele caminhão, lá na esquina, e que derrubou o fio de alta tensão em cima do de baixa tensão e a anomalia ainda estar presente. Veja que nessa hora o fusível se abriu já seccionando a rede de seus equipamentos..

Esse dispositivo por você trazido me dá a nítida impressão de que os pinos de entrada estão ligados aos bornes de saída. Desse modo não terá nenhum dispositivo seccionador e seus equipamentos é que terão de aguentar a sobretensão enquanto essa durar.

Sei também que o mercado brasileiro não é nada pródigo na disponibilização de proteções para 220 Volts.

Por isso lhe daria, como conselho, comprar a proteção das baratas, menos ruim que já vi por ai, da Clone para 220 Volts. Aquela que vi aberta era minimamente boa e barata. O _rau_ disse outro dia que a Clone, ou o fabricante da proteção, diminuiu a capacidade de absorção de energia da mesma, mas para mim isso ainda é uma incógnita. São Tomé.... Só acredito vendo... Tai uma visão interna da mesma.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222102

Fora disso só a da Clamper, para 220 Volts, que conheço de decente.

Além disso a alternativa de montar, incrementar uma proteção meia-boca e torná-la melhor. Tem que conhecer um pouco de eletrônica nessa hora e ter um pouco de habilidade.

Como posso montar um "eskema de segurança" aqui?

Tenho aterramento,fonte corsair 450w e quanto ao resto como faço?Lembrando q num posso gastar muito dinheiro + não!!!

Coloque uma boa régua de proteção, como a que te indiquei acima, e derive a alimentação para os equipamentos, dela, dessa régua.

E quanto aquela pergunta q fiz sobre ligar um filtro de linha "dentro" de outro ajuda?

[]'s

Adote uma proteção decente e basta. Se proteção em cima de proteção ajudasse tanto assim teria gente colocando 5 camisinhas...

Abraço...

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Opa então...

1-Sendo que tenho aterramento se eu colocar esse filtro F5F 01024 da clone + fonte corsair 450W.Já vou ta com uma proteção boa né?

2-E no caso de outro quarto daki de casa q não tem aterramento esse Filtro e-Terra Due-Tel - Clamper ajuda?

3-Se eu colocar esse Filtro e-Terra Due-Tel - Clamper + na tomada com o aterramento eu perco o aterramento ou nada a v?

4-O modelo da clone q vocês falam é esse aqui? F5F 01024 http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO5TFAX

Desculpa o tanto de pergunta ae é q tô muito confuso aqui galera!!!

[]'s

Esse da SMS é bom?porque sempre me falaram bem dessa marca!!

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO8TPRE

PS.

Atenção!! É a segunda vez que unifico mensagens suas, postadas em sequência! Para evitar isso, basta EDITAR a mensagem anterior e acrescentar o novo conteúdo! Evite novas ocorrências....leia as regras!

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como nosso amigo disse é necessário saber o q se fala.

Aqui vai o meu parecer técnico:

Fontes chaveadas trabalham com pulsos elétricos, na faixa de 40mil por segundo, 40Khz, um estabilizador trabalha com relés, os melhores chaveiam à no máximo 30 vezes por segundo, 30Hz, ou seja o tempo que o estabilizador leva pra alterar a tensão a fonte já fez isso 40 mil vezes, ou seja JAMAIS acredite que seu estabilizador vai SALVAR seu pc de picos de energia, o estabilizador na sua verdadeira função é alterar a tensão de entrada para um valor padrão, ex: ele pega 127v e transforma em 115v, ou pega 110v e transforma em 115,

Proteção contra picos, surtos, quedas e etc a resposta é USE UM NOBREAK (sms é claro), nobreaks são projetados para agir em até 5milisegundos, claro que NADA vai te proteger contra um raio, ou seja um nobreak "age" 10 vezes mais rápido que um estabilizador,

visite www.americanas.com

se queres um palpite, pra proteger meu pc uso um SMS Manager 3 senoidal, tá na faixa de 500 reais, mas se queres algo mais barato, um SMS Net 3 é uma boa opção, algo mais barato ainda um SMS NetStation.

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Em 5ms um surto de energia leva embora sua fonte! Não é o tempo de transferência pra bateria, por vota de 4-8ms que vai salvar teu PC e sim os varistores (MOV) que estão na entrada de energia do nobreak, mas nada impede de um estabilizador ter MOVs tb, o que acontece é que neles esses componentes são subdimensionados e em muitos nobreaks tb, os SMS inclusive, com exceção do SMS Manager III Senoida que possui proteção anti-surto e filtragem EMI/RFI em modo diferencial e modo comum de 1536Joules totais. Os modelos de onda aproximada da SMS só possuem pequenos varistores entre Fase-Neutro - modo diferencial. 5ms é o tempo de resposta de um relé comum, então não tem porque você dizer que o nobreak protege mais porque tem tempo de resposta de 5-10ms. Um estabilizador tem tempo de resposta por volta de 33-50ms porque nesse tempo está incluso o tempo de analise, tempo de comando ao relé, tempo de reação do relé, tempo de liberação de outro relé...

Varistores reagem na casa dos nanosegundos e são eles que protegerão sua máquinas de surtos, inclusive muitos gerados por raios se sua proteção for corretamente dimensionada e fazer referenciamento com um aterramento bom.

Eu recomendo a APC ao invés da SMS. Todos produtos da APC, desde estabilizadores até os nobreaks, possuem proteções e filtragem de ruidos em modo diferencial e comum, ao contrário da SMS.

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Eitha tô perdidão aqui hehe...se eu ligar esse produto aqui http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648069 ele vai servir como aterramento né?E se eu ligar o filtro de linha nele e ligar o pc no filtro de linha vou "perder" o aterramento?

E quanto ao filtro de linha da clone é esse aqui q é bom?https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:11

[]'s

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Eitha tô perdidão aqui hehe...se eu ligar esse produto aqui http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648069 ele vai servir como aterramento né?E se eu ligar o filtro de linha nele e ligar o pc no filtro de linha vou "perder" o aterramento?

E quanto ao filtro de linha da clone é esse aqui q é bom?https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:11

[]'s

Em primeiro lugar, se sua tomada não tem aterramento, você não vai nem perder nem ganhar. Não ter é não ter.

Eventualmente esses dispositivos fazem alguma gambiarra qualquer para contar com o neutro como aterramento. Ganhar aterramento você não vai. Ao contrário, se sua tomada contar com aterramento você vai perdê-lo, pois o dispositivo tem plug com dois pinos que não daria continuidade ao aterramento. Outrosim esse dispositivo dai, da Clamper, não é um bom seccionador (não é seccionador) na hora da proteção de seus equipamentos por causa de um surto. Seus fusíveis de proteção somente protegem os varistores e não seus equipamentos, e isso é ruim. Vale para surtos de pequena magnitude ou de surtos de pequena duração. Ideal para proteger um equipamento individualmente quando a casa como um todo já tem proteção séria lá na caixa de entrada.

Use o segundo filtro/proteção, mostrado por você. É melhor e mais eficaz que aquele simples da Clamper.

Abraço...

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Faller, esse produto da Clamper indicado tem um TCO. Sei que ele não reage tão rápido quanto um fusivel, mas nesse tempo o varistor da conta de desviar o surto até o TCO se abrir, não?

Esperdtildo,

Nada substitui um aterramento bem feito. Há dispositivos de isolação que evitam problemas com choques elétricos, e essa é a função primordial de um aterramento, mas existem outras funções pro mesmo e nenhum produto a substitui.

Um aterramento sempre deve ser pensando como "dispositivo" protetor de choques, seja pra ser usado no chuveiro, na geladeira, na máquina de lavar roupas, no PC, mas ele tem outras funções que só ele pode fazer bem.

Dê uma olhadinha na norma NBR 5410 no capitulo proteção contra choques. Nos links pinados tem um link para a norma - pule as equações se quiser, eu mesmo pulei tudo, fiz apenas um apanhando geral da coisa, não quis saber matematicamente/fisicamente como tudo funciona, mas pra quem gosta...

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Em 5ms um surto de energia leva embora sua fonte! Não é o tempo de transferência pra bateria, por vota de 4-8ms que vai salvar teu PC e sim os varistores (MOV) que estão na entrada de energia do nobreak, mas nada impede de um estabilizador ter MOVs tb, o que acontece é que neles esses componentes são subdimensionados e em muitos nobreaks tb, os SMS inclusive, com exceção do SMS Manager III Senoida que possui proteção anti-surto e filtragem EMI/RFI em modo diferencial e modo comum de 1536Joules totais. Os modelos de onda aproximada da SMS só possuem pequenos varistores entre Fase-Neutro - modo diferencial. 5ms é o tempo de resposta de um relé comum, então não tem porque você dizer que o nobreak protege mais porque tem tempo de resposta de 5-10ms. Um estabilizador tem tempo de resposta por volta de 33-50ms porque nesse tempo está incluso o tempo de analise, tempo de comando ao relé, tempo de reação do relé, tempo de liberação de outro relé...

Varistores reagem na casa dos nanosegundos e são eles que protegerão sua máquinas de surtos, inclusive muitos gerados por raios se sua proteção for corretamente dimensionada e fazer referenciamento com um aterramento bom.

Eu recomendo a APC ao invés da SMS. Todos produtos da APC, desde estabilizadores até os nobreaks, possuem proteções e filtragem de ruidos em modo diferencial e comum, ao contrário da SMS.

Amigo gostaria que antes de ficar "enchendo" o fórum com detalhes técnicos, pense no que afirma ok???

Concordo que varistores, contra ráios são a melhor opção, mas JAMAIS, NUNCA, NEVER... compare um estabilizador à um nobreak ok???

E mostre pra mim um relé que age em 5ms, simples contas, 5ms equivale à 200Hz de frequencia, pegue um relé e ligue direto na saída de um trafo 12Vac que opera em 60Hz da rede elétrica e veja se o relé acompanha o ciclo, VERÁ POR SI SÓ que ele nao chaveia à 60Hz QUEM DIRÁ À 200Hz!!!

O chaveamento do nobreak é feito por um controlador RISC ligado à um gate, na maioria usa-se o IRFZ44N, ou seja, o tempo do controlador detectar o surto e ativar o gate é que é de ATÉ 5ms!!!

E por favor conheço APC, e respeito a marca, por isso poste sua opnião, não banque o "vendedor" de nobreaks da APC ok???

Ha, e se puder me postar a conta maluca que usou pra calcular aquele "joule" poste no fórum,

Ass: Daniel Augusto, 5°ano Engenharia elétrica UNESP Bauru/SP

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Amigo gostaria que antes de ficar "enchendo" o fórum com detalhes técnicos, pense no que afirma ok???

E por favor conheço APC, e respeito a marca, por isso poste sua opnião, não banque o "vendedor" de nobreaks da APC ok???
Ha, e se puder me postar a conta maluca que usou pra calcular aquele "joule" poste no fórum,

Amigo

Discordar é humano, mas esperamos que isso sempre seja feito com cortesia, humildade, etc.

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Estaremos de olho!

Paz para todos.

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Faller, esse produto da Clamper indicado tem um TCO. Sei que ele não reage tão rápido quanto um fusivel, mas nesse tempo o varistor da conta de desviar o surto até o TCO se abrir, não?

Não, definitivamente não!

Desconfiava somente, pelo formato e o que se pode visualizar na foto do protetor, que o mesmo pino de entrada perfaz o borne de saída. Agora que você instigou, fui no site da Clamper e abri o PDF das características desse protetor e me certifiquei daquilo que eu já dizia. O mesmo pino pelo qual entra um polo da rede vem a se transformar no borne da saída da tomada, aonde você vai ligar seus equipamentos. Isso para os dois bornes.

O TCO existe sim, em série com os varistores e desse modo providencia que esses, os varistores, fiquem devidamente protegidos. Na eventrualidade do surto persistir, por calor os TCO´s abrem, protegendo os varistores.

Num linguajar bem, mas bem simples é mais ou menos assim...

Se o surto que porventura vier pela rede for de tensão ou duração ou até mesmo energia abaixo da capacidade do varistor, sim ele clampa (limita a tensão) essa linha não deixando que sua tensão assuma valores proibitivos.

Entretanto se o surto de tensão que entrar pela rede for ou de muito alta tensão, ou de um tempo maior um pouco, ou seja, conferindo mais energia do que o Varistor aguentaria, os TCO´s irão sentir, via calor gerado pelo varistor, e vão abrir, definitivamente protegendo os varistores. Quanto ao seu equipamento... dane-se ele... Os TCO´s vão proteger os varistores de R$ 2,00 cada um. Seu equipamento de R$ 4.000,00 azar o dele... e o seu...

É isso que quis dizer no primeiro post e não fui feliz. Para quem quiser entender melhor vá até o site da Clamper... www.clamper.com.br visualize o PDF, chamado ficha técnica, com os dados desse protetor e verão mais claramente o que digo. Na proteção telefônica a coisa está feita de modo correto. Na proteção AC não. Isso muito se explica pela mecânica, pela física que representaria fazer um par de pinos isolado mecanicamente do par de bornes. Fisicamente é difícil de se fazer isso conservando a resistência mecânica que essa peça deve ter (não inviável, mas difícil de fazer). E a Clamper sabe melhor que nós todos que estamos lendo, do que estou falando. Veja que na proteção telefônica ela colocou, conector de entrada e conector de saída. Na proteção AC também existem esses dois conectores, Um deles seria representado pelos pinos AC, um para o fase e outro para o neutro. Os conectores de saída seriam os dois bornes (tomada fêmea). Veja que a Clamper nem sequer os nomeou, pois seriam os mesmos e até a faxineira lá de casa iria olhar e ver espantada que a entrada é igual a saída. Mas que proteção é essa diria ela? Diria mais... Não protege nem a minha vassoura...

Também a Clamper esqueceu de dizer aonde é que ela vai ligar aquele fio terra lá do esquemático dela, em uma tonmada que não trás o aterramento para dentro da proteção. Digo.... Ela deveria dizer mas eu é que não quero saber... Esse negócio de ligar fio terra não é comigo. Cada um enfia o seu aonde bem entender... Tô fora..

Por isso que não recomendo essa proteção, a não ser que você tenha em seu quadro de entrada de rede alguns DPS´s para proteger sua casa toda. Ai você coloca essa proteção dai, lá no seu quarto, distante da caixa de entrada, somente para proteger da hipótese de entrada por indução de algum distúrbio sabidamente menor, ou de pouca duração.

Abraço...

JAMAIS, NUNCA, NEVER... compare um estabilizador à um nobreak ok???.........

O chaveamento do nobreak é feito por um controlador RISC ligado à um gate, na maioria usa-se o IRFZ44N, ou seja, o tempo do controlador detectar o surto e ativar o gate é que é de ATÉ 5ms!!!

Quem sou eu para me meter em alguma discussão que nem minha é. Tenho muito pouco tempo para tal, mas gostaria de somente citar a minha visão, de fora da acalorada discussão:

Não me parece que possa ter havido discussão ou controvérsia ou até mesmo uma comparação quer funcional ou operacional entre estabilizador e no-break. Me parece que, salvo melhor juízo, os protagonistas sabem as reais funções, respostas, ações de cada um desses dai nomeados.

Me parece, pelo menos assim o entendi, que foi citado que um estabilizador cumpria o ciclo de "troca de tensão" em um tempo maior do que um no-break o faz (até porque se o no-break demorar tanto assim para chavear sua saída para a tensão gerada pela bateria, essa tensão gerada vai chegar ao PC na hora de dar um novo boot no mesmo).

Quanto a afirmativa de que o controlador do no-break seja RISC, SISC, ligado a um IRFZ44N ou coisa que o valha levar 5 ms para detetar um surto, esqueça.... não precisa mais nem detectar nem fazer nada... nesse tempo dai, dependendo da energia desse surto, sua config já foi para o beleléu.

Surtos de tensão ou são resolvidos (amortecidos, clampados) em fração de milissegundos (nano-segundos) ou você pode levar a sua fonte, mais o no-break, mais o estabilizador, para a oficina. Dai o tempo de resposta, para conserto, pode atingir a casa de dias ou semanas ou meses, vai somente depender da agilidade dessa oficina...

Nem RISC, nem microcontrolador, nem dispositivo algum que não seja de resposta física, conseguirá segurar um surto de tensão, principalmente aqueles de origem na natureza...

Abraço...

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Amigo gostaria que antes de ficar "enchendo" o fórum com detalhes técnicos, pense no que afirma ok???

Concordo que varistores, contra ráios são a melhor opção, mas JAMAIS, NUNCA, NEVER... compare um estabilizador à um nobreak ok???

E mostre pra mim um relé que age em 5ms, simples contas, 5ms equivale à 200Hz de frequencia, pegue um relé e ligue direto na saída de um trafo 12Vac que opera em 60Hz da rede elétrica e veja se o relé acompanha o ciclo, VERÁ POR SI SÓ que ele nao chaveia à 60Hz QUEM DIRÁ À 200Hz!!!

O chaveamento do nobreak é feito por um controlador RISC ligado à um gate, na maioria usa-se o IRFZ44N, ou seja, o tempo do controlador detectar o surto e ativar o gate é que é de ATÉ 5ms!!!

E por favor conheço APC, e respeito a marca, por isso poste sua opnião, não banque o "vendedor" de nobreaks da APC ok???

Ha, e se puder me postar a conta maluca que usou pra calcular aquele "joule" poste no fórum,

Ass: Daniel Augusto, 5°ano Engenharia elétrica UNESP Bauru/SP

Abra a datasheet de algum fabricante de relés e verá tempos de mudança de "A" a "B" nesses valores aí, mais ou menos de 2 até 10ms. Esse tempo varia de acordo com temperatura de operação e outras variaveis. De que adianta um processador ser ultra rápido no comando se seu "subordinado" é um lerdo?? Não sei se todos, mas muitos nobreaks utilizam relés na comutação da energia AC pra bateria...

Eu não comparei estabilizador com nobreak, fiz apenas dos relés utilizados nos mesmos, que são muito semelhantes, se não iguais.

Sobre os Joules, eu não calculei nada, tá no site da SMS. Pergute a eles, oras!

Procure em sites de órgãos internacionais que regulam a fabricação de protetores anti-surto e veja que um surto que não for desviado, contido, absorvido ou o nome que queira dar, em tempo hábil, tempo esse que se for de até 5ms, não adianta nada, entre nesses sites pra ver o que eles dizem. Pra um surto gerado por raios, 5ms é um século! Comutar em 5ms pra bateria, que é isso que o nobreak faz, supondo que não exista nenhuma outra linha de proteção, não adianta de nada contra surtos transientes.

Ah, não sou vendedor da APC, nem estou me portando comum um vendedor, mas sei reconhecer a qualidade dos produtos APC e não vou indicar uma marca X, que vende produtos mais caros e com especificações piores, se outra marca oferece custo x beneficio maior, se quiser posso dar um exemplo agora.

Outra coisa, não precisava dizer q você tá estudando engenharia, fica até meio esquisito pra você, você fica parecendo que tá se achando o dono verdade, sendo que ainda nem se formou, nem teve prática de campo suficiente, mas tudo bem... eu não sou engenheiro, então não vou discutir mais porque não tenho bagagem como você tem pra dizer alguma coisa.

Falou...

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Amigo

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Paz para todos.

respeito as opiniões, só peço por favor não poste afirmações técnicas só porque "viu no manual", senaõ sem ofensa, a minha fonte é a melhor visto que na caixa, no manual e na própria fonte gamer tá escrito "900Wreais"

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Pessoal, boa tarde. tenho uma fonte Zalman 460w, ela possui um monte de proteções. Porém não sei para que serve algumas delas e nem me lembro seus nomes.

Se´ra que vocês poderia me explicar.

Gostaria de saber disso por quero saber si vale a pena ou não eu colocar um estabilizar para ela. Aqui não tenho muito problema com energia, só algumas vezes que ela cai.

Enfim, o que vocês acham?

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Abra a datasheet de algum fabricante de relés e verá tempos de mudança de "A" a "B" nesses valores aí, mais ou menos de 2 até 10ms.

Os data shets dificilmente dizem a verdade, papel aceita qualquer coisa até m...a, nao estou querendo te ofender amigo nao pensei que minha ironia iria te irritar, peço desculpas, mas em mutios teste de lab. que realizamos mais a vida profissional (sou téc. em eletrônica há 6 anos), o melhor relé que já vi e testei chaveou @ 50ms, medido no cronometro da facu.

Sobre os Joules, eu não calculei nada, tá no site da SMS. Pergute a eles, oras!

nao quero brigas ok??? mas pense assim: se no site da sms tá escrito X joules, porque no site da leadership, a fonte gamer de 900W reais, não é boa??? cuidado hoje em dia o objetivo é vender, me diga quem vai atrás de alguem pra provar tal medida??? a vítima (consumidor) apenas quer saber se funciona e se presta.

Procure em sites de órgãos internacionais que regulam a fabricação de protetores anti-surto e veja que um surto que não for desviado, contido, absorvido ou o nome que queira dar, em tempo hábil, tempo esse que se for de até 5ms, não adianta nada, Comutar em 5ms pra bateria, que é isso que o nobreak faz, supondo que não exista nenhuma outra linha de proteção, não adianta de nada contra surtos transientes.

concordo contigo, mas vai uma dica, NÃO EXISTE NENHUM RELÉ pra ativar a bateria, aquele estalo que escutamos no nobreak é o relé de entrada, que desliga a entrada do mesmo pra evitar que a energia gerada no nobreak volte à tomada ok.

Ah, não sou vendedor da APC, nem estou me portando comum um vendedor, mas sei reconhecer a qualidade dos produtos APC e não vou indicar uma marca X, que vende produtos mais caros e com especificações piores, se outra marca oferece custo x beneficio maior, se quiser posso dar um exemplo agora.

as vezes, especificar X watts não quer dizer tudo, compare minha fonte gamer de 900w com uma corsair de 500w e verá que a corsair mesmo "dizendo ser mais fraca" é muito mais forte e melhor.

Outra coisa, não precisava dizer q você tá estudando engenharia, fica até meio esquisito pra você, você fica parecendo que tá se achando o dono verdade, sendo que ainda nem se formou,

termino este ano

nem teve prática de campo suficiente, mas tudo bem... eu não sou engenheiro, então não vou discutir mais porque não tenho bagagem como você tem pra dizer alguma coisa.

nao quis me exibir ao dizer isso, minha intenção era te dizer que entendo do assunto, peço desculpas pela apresentação, após ter lido minha msg no fórum realmente ficou meio "metida" desculp.

espero que possamos ter vários encontros e discussões, sempre levando o respeito pelo próximo, boa sorte, caso queira alguma informação, tenha alguma dúvida ponho-me à disposição [email protected]

abraços

Pessoal, boa tarde. tenho uma fonte Zalman 460w, ela possui um monte de proteções. Porém não sei para que serve algumas delas e nem me lembro seus nomes.

Se´ra que vocês poderia me explicar.

Gostaria de saber disso por quero saber si vale a pena ou não eu colocar um estabilizar para ela. Aqui não tenho muito problema com energia, só algumas vezes que ela cai.

Enfim, o que vocês acham?

compre um nobreak, dê preferência por marcas idôneas. SMS eu tenho como a melhor, APC como uma melhor custo benefício, fica a seu critério.

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Ok, Daniel! Sem brigas...

Mas eu achei (achismos, né? :) ) que um relé comandava a troca AC pra DC... Eu achava isso por minha mão já passou um SMS antigo, de 1999, que tinha um relé, que desmantelei, e tava cheio de azinhavre, aquela coisa esverdeada que geralmente cria nos bornes das baterias... achava q esse relé comutava a energia da tomada pra bateria. Além do mais em cima deles geralmente vem escrito a tensão AC máxima junto com a corrente e a tensão DC tb...

Mas bom saber que não há um relé fazendo esse papel e se realmente o que afirma for o comu ou seja, 50ms de troca de uma posição à outra do relé, é muito tempo pra uma fonte ficar ligada, ela se desligaria após 16ms com carga máxima numa falta total de energia vinda da tomada.

EDITADO:

Eu tava pensando aqui. Se um relé, um único relé, levar até 50ms, 30ms que seja, pra ir de um uma saida a outra, a fonte se desligaria. O Cronômetro que você testou isso aí num estava descalibrado não? Ou quando um relé vai comutar de um tap pra outro, um terceiro tap fica alimentado a máquina enquanto o relé leva 50ms pra comutar pra outro tap? Só se for isso, porque não tem condições de um relé levar 50ms pra mudar de posição sem o PC no mínimo reiniciar! Qualquer um que ler as especificações de uma fonte ou a norma pra construção de fontes ATX verá que o "hold up time" dessas fontes, em carga plena, não passa de 16ms. Um relé precisa comutar abaixo disso se ele realmente está desligando a energia de um tap e indo pra outro.

Eu vejo esse tempo de 50ms como tempo máximo pra regulação completa de tensão de saída e não tempo de comutação do relé entre dois taps.

Na primeira página desse tópico o colega marco_piracicaba postou o link para o texto com as normas do padrão ATX 2.2 e no mesma postagem tinha a citação:

"Além do "delay" no tempo de resposta de "variação X compensação", na correção da tensão de saída citada pelo colega "faller", adicione o valor de 10 ms (max) = "tempo de operação" do relê ou 5 ms (max) = "tempo de desoperação" (fonte METALTEX)."

http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Esse tempo parece muito mais lógico pra mim, porque é fato e não só o que colocaram num papel, que uma fonte não suporta operar em carga plena por mais de 16ms. Se um relé leva 50ms pra operar e de nenhuma outra forma a alimentação continua passando pra fonte, esses seus dados de 50ms não estão corretos ou houve algum erro na medição ou relé defeituoso, sei lá...

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Ok, Daniel! Sem brigas...

Mas eu achei (achismos, né? :) ) que um relé comandava a troca AC pra DC... Eu achava isso por minha mão já passou um SMS antigo, de 1999, que tinha um relé, que desmantelei, e tava cheio de azinhavre, aquela coisa esverdeada que geralmente cria nos bornes das baterias... achava q esse relé comutava a energia da tomada pra bateria. Além do mais em cima deles geralmente vem escrito a tensão AC máxima junto com a corrente e a tensão DC tb...

Mas bom saber que não há um relé fazendo esse papel e se realmente o que afirma for o comu ou seja, 50ms de troca de uma posição à outra do relé, é muito tempo pra uma fonte ficar ligada, ela se desligaria após 16ms com carga máxima numa falta total de energia vinda da tomada.

EDITADO:

Eu tava pensando aqui. Se um relé, um único relé, levar até 50ms, 30ms que seja, pra ir de um uma saida a outra, a fonte se desligaria. O Cronômetro que você testou isso aí num estava descalibrado não? Ou quando um relé vai comutar de um tap pra outro, um terceiro tap fica alimentado a máquina enquanto o relé leva 50ms pra comutar pra outro tap? Só se for isso, porque não tem condições de um relé levar 50ms pra mudar de posição sem o PC no mínimo reiniciar! Qualquer um que ler as especificações de uma fonte ou a norma pra construção de fontes ATX verá que o "hold up time" dessas fontes, em carga plena, não passa de 16ms. Um relé precisa comutar abaixo disso se ele realmente está desligando a energia de um tap e indo pra outro.

Eu vejo esse tempo de 50ms como tempo máximo pra regulação completa de tensão de saída e não tempo de comutação do relé entre dois taps.

Na primeira página desse tópico o colega marco_piracicaba postou o link para o texto com as normas do padrão ATX 2.2 e no mesma postagem tinha a citação:

"Além do "delay" no tempo de resposta de "variação X compensação", na correção da tensão de saída citada pelo colega "faller", adicione o valor de 10 ms (max) = "tempo de operação" do relê ou 5 ms (max) = "tempo de desoperação" (fonte METALTEX)."

http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Esse tempo parece muito mais lógico pra mim, porque é fato e não só o que colocaram num papel, que uma fonte não suporta operar em carga plena por mais de 16ms. Se um relé leva 50ms pra operar e de nenhuma outra forma a alimentação continua passando pra fonte, esses seus dados de 50ms não estão corretos ou houve algum erro na medição ou relé defeituoso, sei lá...

O equipo que usamos é um cronometro de precisão, aqueles cheios de displays de 88888,88.

é claro que 50 ms é por aproximação, não saberia te explicar pois as contas envolvem desde arredondamentos à desvio padrão, a precisão do medidor é 3ms.

não se preocupe com esse tempo pois aí há um dos grandes diferenciais das fontes, seus capacitores de entrada do gate, fontes de marcas idôneas usam esses capacitores (falo de fontes na média de 360 à 450W reais) são da ordem de 820 microfarads, enquanto uma gamer da vida 470 microfarads e é claro elas as "genéricas" pra ser bonzinho 330 microfarads.

aí é claro qual a diferença??? quanto maior essa capacidade maior estabilidade nos gates e maior tempo "uso sem força" os 16 ms que fabricantes especificam é o tempo que a fonte segura estabilizada, após esse tempo ela continua ligada porém as tensões de saída começam a desestabilizar, ex: a linha 12V começa a cair pra 11V depois pra 10,5V e assim até onde a MB suportar, ao atingir valores de risco o propio pc se desliga ou reinicia, fique tranquilo pois o tempo das "BOAS" fontes pra tensão cair a ponto de desligar o pc chegam à até 120ms (zalmam, corsair, seventeam) na faixa dos 50 à 100ms temos acredite (gamer e algumas genéricas que não sei de onde veio).

pra finalizar você já viu aquela conversa " meu pc reinicia sozinho, toda vez que escuto aquele estalo no estabilizador" issó é fonte genérica, aí o rapaz leva o pc na lija e o atendente "que diz ter 200 anos experiência no ramo, mas não passa de um vendedor metido" diz: "troque sua fonte, ela não guenta sua configuração" ele analiza uma configuração de exemplo, (pentium 4, 256 RAM, tudo o resto on-board) aí diz: "meu você precisa de uma fonte de verdade, pela sua config no minimo uma fonte de 450W reais, aí ele empurra no cliente (vítima) uma seventeam de 450W na faixa de 170 reais, quando uma akasa de 360W de 110 reais dá e sobra!!!

e veja que ridículo ele nao falou nada sobre o estabilizador, agora vai sobrar pra fonte suportar as variações da rede + as do estabilizador, coitado...

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O fato é que por anos eu fui usuário de fontes genéricas e três marcas diferentes de estabilizadores passaram pela minha mão, SMS, GR Sevage e outra marca que não me recordo o nome agora e nunca houve resets por conta dos "tlecs". Não to dizendo que eles não causam isso, até porque já li sim relatos, mas em casos extremos onde os estalos eram constantes, numa rede com muita flutuação de tensão. De três catalogos que eu vi, de relés, todos tinham tempos entre 4 e 10ms. O caso da Metaltex:

http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Tempo de operação: 10ms máximos

Tempo de desoperação: 5ms máximos

Relé Song Chuan 833H-1C-C utilizado em um nobreak APC:

http://www.songchuan.com/ppdf/833H.pdf

relefechadomt8.jpg

Operate time: 10ms

Release time: 5ms

Curva do tempo de resposta desse relé acima em função da porcentatem da tensão nominal aplicada à 23 graus centigrados:

tempo.jpg

Esses são os tempo de um relé apenas, não está aí no calculo o tempo da liberação de um relé adjacente, nem o tempo de análise anterior à correção e o comando dado relé, é simplesmente o tempo que ele "sobe", "desce" e libera.

Ai está dois scopes de um "tlec" que comprovam esses tempos citados. Vemos que apenas meio ciclo se desligou ou quase se desligou durante um "tlec", meio ciclo AC é = aproximados 8ms, não preciso nem explicar isso pra você né... :).

DetalhedoBouncing02.jpg

Aqui está um "click" de relé pra subida de tensão, não dá meio ciclo de onda total:

Mudandoparacima.jpg

Aqui está dois relés desmantelados, de um estabilizador SMS 1997:

73890681tl0.jpg

Eu me espanto que um trequinho desse leva 50ms pra percorrer um distância tão pequena como essa ai que vemos na foto...

O colega forista faller é engenheiro de longa data e ele pode dizer se esses dados aí são verdadeiros ou falsos.

EDITADO:

Esse relé é de um nobreak SMS de 1999. Eu fico imaginando aqui o que poderia ter causado esse estado de oxidação e azinhavre em um de cinco relés na placa dele. Mesmo os que tavam na lateral deste estavam limpinhos, como mostro na foto abaixo da primeira:

mauestadoabertobw4.jpg

bomestadoabertobm4.jpg

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