Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

  • Administrador

Bom, eu particularmente, como uso muitos periféricos que não são bivolto juntos ao PC, eu ainda recorro ao bom e velho estabilizador...

Já que conjuntos de som, principalmente, scanners alguns é claro, e impressoras, mesmo sendo bivolt's, ligados a 110 v, seus conversõres trabalham em temperaturas mais amenas...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ta explicado, troca suas fonte por fonte com PFC ativo e sentirá muito a diferença.

Isso está nos planos, meu irmão é louco com essas coisas, depois que descobriu que sua fonte cheia de luzinhas azuis é um lixo não para quieto.

Mas, *enquanto isso* (to sem $), devo eliminar os infelizes ?

Bom, eu particularmente, como uso muitos periféricos que não são bivolto juntos ao PC, eu ainda recorro ao bom e velho estabilizador...

Já que conjuntos de som, principalmente, scanners alguns é claro, e impressoras, mesmo sendo bivolt's, ligados a 110 v, seus conversõres trabalham em temperaturas mais amenas...

Dj Rayke

No meu notebook, que já tá sem estabilizador faz tempo, coloquei um brutamontes 220v->110v (transformador FORCELINE branco hehehe) e liguei o roteador e modem do vírtua nele. Tá bão... e não faz clec-clec. O notebook vai diretão no 220v mesmo, pois quando quero levá-lo comigo não tenho saco de abaixar para tirá-lo do brutamontes.

To precisando é de argumentos racionai$ para convencer o pessoal aqui em casa... e matar minha curiosidade: estabilizador, além de ínutil, desperdiça energia? Meus rudimentares conhecimentos me fazem crer que sim, pois, se dissipa calor, é porque de alguma forma joga energia fora. Menos uma coisa para esquentar o mundo.

Mas, como temos pessoas muuuuito mais instruidas que eu por aqui, fiz a pergunta para sacramentar o assunto sem achismos.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ITo precisando é de argumentos racionai$ para convencer o pessoal aqui em casa... e matar minha curiosidade: estabilizador, além de ínutil, desperdiça energia? Meus rudimentares conhecimentos me fazem crer que sim, pois, se dissipa calor, é porque de alguma forma joga energia fora. Menos uma coisa para esquentar o mundo.

Igual a maioria dos meus amigos que moram no interior do Rio Grande do Sul, onde a distribuição de energia é predominantemente em 220 Volts, você, em sua casa, cultua inutilmente rebaixar para 115 Volts antes de ligar seu PC e periféricos.

A maioria, senão a totalidade dos equipamentos atualmente toleram ambas as tensões para trabalho e grande parte dos equipamentos já são full range, tolerando de 100~240 Volts AC na alimentação primária. Não obstante vai lá um "entendido" e coloca um estabilizador para puxar tudo para 115 Volts. Nem se preocupa o sujeito de que nenhuma indicação para fazer isso tem em nenhum lugar escrita, nem no manual do PC, do Monitor, da printer, em lugar nenhum é pedido que isso seja feito e lá vai o "entendido" e faz a c.agada. Ora, para baixar de 220 para 115 Volts o estabilizador lhe cobra um preço que é justamente essa transformação de baixa eficiência dele. Ou você acha que ele esquenta por que é parente de cachorro e tem o sangue quente..

Os "espertos" de plantão mal sabem que ao passar a tensão de alimentação para 115 Volts, a fonte de seu PC, como resultado da seleção em 115 Volts de sua chave, colocam lá um dobrador de tensão para resgatar os 220 Volts que o "esperto" negou fornecer de cara e sem a perda aplicada pelo estabilizador rebaixador. Lá vai contabilizada outra perda, aquela necessária para dobrar a tensão rebaixada. Se você não acredita veja ai um esquema em blocos de uma fonte de alimentação para PC..

Voltagedoubler_GabrielTorres.jpg

Ou seja. Alimentar todos os seus equipamentos em 220 Volts representa um asseio, uma eficiência elevada, uma ausência de dispositivos para atrapalhar a sua vida e a vida de seus equipamentos.

- Para proteção, use uma boa régua, em 220 Volts que dê conta dos spikes, dos transientes, dos surtos de tensão e faça a filtragem da rede elétrica;

- Para a ausência de tensão, somente a adoção de um no-break lhe livra desse problema;

- Para alimentar alguns de seus equipamentos que não toleram 220 Volts, rebaixe a tensão somente para eles através de um autotransformador 220 para 110, com a potência suficiente somente para eles. Ligue esse autotransformador na régua de proteção também.

Simples e fácil de entender. Só não entende quem não quer entender..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi perfeitamente amigo. Só preciso argumentar aqui em casa, pois os computadores que utilizam estabilizador não são meus.

Já eliminei dois após ler esse tópico, argumentando com meu irmão e meu primo. Eu, pessoalmente, não utilizo já faz algum tempo.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nada de errado, desde q você ligue direto na tomada, sem transformaçao ou atraves de um filtr de linha.

Pessoal aproveito pra postar dois links da Atera, onde ela ta vendendo dois modelos novos de filtros APC pra 120V:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=pr08

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Americanas ta vendendo um protetor 220V (Bivolt) por 139 reais, pelo preço posso dizer com certeza segurança q deve ser um produto bom, mas nao tem nenhuma especificação enao achei o site do fabricante. Mas posto so pro conhecimento do pessoal:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/556076

EDIT:

Achei o site do fabricante, mas nenhuma informação sobre o produto ta disponivel la. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria que me respondessem se a solução esta correta.

Problema:

Computador (novo / ainda nao instalado):

  • Fonte: Spire (SP-ATX-500W)

  • Placa Mãe: Asus P5K Premium / Wi-Fi

  • Processador: Intel Core 2 Duo e4500

  • Placa de Video: GeForce 9600GT 512MB 256-bit GDDR3

  • Memoria: 2 x 1gb DDR2 Corsair XMS2 6400 800Mhz

  • HD: Samsung 500gb Sata II

  • Gravador de DVD: Pioneer DVR-212D Sata

Monitor:

  • LCD 15´´ Samsung

Som:

  • Um velho da JVC

Sistema Eletrico:

  • Tudo esta com a tensão de 110 volts

  • Não é aterrado

  • A tomada em que ligo o estabilizador é uma extensão de outra tomada onde é ligado a televisao, dvd, tv acabo.

Solução (Isto esta certo?):

  • Fazer um aterramento

  • Comprar um filtro de linha da Clamper - Computer Protector Pro (alguem recomendaria outro ?)

  • Instalar um DPS (É realmente necessario?)

  • Rezar para que nos proximos anos não caia nenhum ultra raio extra plus fatal.

  • Jogar o estabilizador no lixo ou utiliza-lo como esquentador de pé no inverno

Instalação:

Um eletricista veio aqui hoje e falou o seguinte:

  • Minha tomada não esta sobrecarregada (ele não fez nenhum teste, mas acho que foi baseado na experiencia dele, espero)

  • O aterramento vai ser feito da seguinte forma: ligar o fio terra na tomada que passara pela parede (vai ter que furar) e descera 9 metros até o chao que tera uma haste de cobre de 1,20 metros.

Duvidas:

  • Sera que tenho sobrecarga ? Como faço pra saber ? (O eletricista disse que não (baseado na experiencia dele))

  • Não seria melhor fazer um aterramento geral para a casa toda? O custo será muito mais alto por isso?

  • É realmente necessario a instalação de um DPS ? Ou seria um exagero ?

Gostaria de saber se este meu raciocinio baseado neste maravilhoso topico esta correto. E caso nao esteja, que modificaçoes fariam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha atrás do monitor, na etiqueta e você vai ver: 100-240V.

Algumas fontes de impressoras e scanners já vem 100-240V, modems ADSL tb. A do meu modem ADSL vai de 100-240V, da impressora tb, do scanner tb.

Nossa é verdade!!! Todos são 100-240V

Só a minha impressora a laser que é 110-127V. Devo usar algum equipamento específico para ela? Ou ligo direto no filtro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

liga so no filtro, é até melhor pra ela, ja q elas puxam uma corrente muito alta, principalmente quando estão ligando, ela vai operar mais "livre". Impressora laser é recomendado que tenha um circuito à parte só pra ela, uma tomada so pra ela, sem compartilhar com outros equipamentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha atrás do monitor, na etiqueta e você vai ver: 100-240V.

Algumas fontes de impressoras e scanners já vem 100-240V, modems ADSL tb. A do meu modem ADSL vai de 100-240V, da impressora tb, do scanner tb.

Então esses periféricos que estão escritos 100-240V eu posso ligar tanto no110 como no 220 sem problema (e se ele não tiver nenhuma chave 110/220V, claro)

Mas se está escrito 100-240V não deve ter nenhuma chave, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, finalmente estou adquirindo o meu filtro de linha da Clamper. Aqui em Natal é tudo 220v. A Clamper tem dois modelos que me atendem: Um bivolt 127/220 e um 220v puro. É verdade que o 220 é melhor que o bivolt. A unica diferenca entre Eles são as tomadas de saida. No bivolt e padrão universal e no 220 e Nema. Porém isto não é problema pois as tomada do meu pc é Nema. Por qual devo optar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros bivolt na verdade são filtros dimensionados para 220 Volts. Então podem ser usados em 110 Volts também. Ai no seu caso, como tudo é 220 volts, qualquer um deles, do ponto de vista proteção, serve para você.

Abraço...

Ok. faller, entendi que quanto a proteção é a mesma coisa. No entanto quanto a qualidade, consumo e outro fatores, não tem nenhuma vantagem em adquirir o 220 puro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de indicar esse site sobre a especificação "let through voltage" dos filtros supressores ou seja, sobre a tensão que é deixada passar antes dos varistores "grampearem" (Clamping voltage).

http://www.tvss.net/porque/let_through_voltage.htm

Abaixo segue uma imagem do mesmo endereço indicando o tempo presente e a tensão pra que ocorra danos. Observem que nesse gráfico as fontes com 40% cima da sua tensão nominal se encontram na faixa verde por tempo indeterminado, sem dano. Sendo que a tolerância das fontes chaveadas rondam os 30%.

O tempo aí está medido em ciclos e tb em segundos, 1 ciclo de rede = 16.6ms, correto faller?

iti-cbema-power_quality_curve_2.png

Em protores tb é dado o valor da proção em um surto de 8/20 μ segundos. Esse surto tem duração de 0.0000004s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtros na teoria não consomem energia. Eles drenam excessos de energia quando anormal. Quando normal, essa energia, eles são transparentes, independentemente se são para 127 ou 220 volts.. Quanto a qualidade somente difere se o fabricante assim quiser, não existe razão alguma para tal.

Aliás, entrando mais a fundo, eu não conheço esses dois modelos de que falas. gostaria de mais dados de um e de outro, modelo, série, foto, referência. Desconheço essa diferença entre dois Computer Protector Pró como falas.. Nunca vi essa diferenciação.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros na teoria não consomem energia. Eles drenam excessos de energia quando anormal. Quando normal, essa energia, eles são transparentes, independentemente se são para 127 ou 220 volts.. Quanto a qualidade somente difere se o fabricante assim quiser, não existe razão alguma para tal.

Aliás, entrando mais a fundo, eu não conheço esses dois modelos de que falas. gostaria de mais dados de um e de outro, modelo, série, foto, referência. Desconheço essa diferença entre dois Computer Protector Pró como falas.. Nunca vi essa diferenciação.

Abraço...

Veja no proprio site da Clamper em modelos:

http://www.clamper.com.br/popupmodelos.asp?id=26

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!