Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Olá. É este chaveamento que a fonte do PC realiza com maior velocidade e eficiência que o famoso estabilizador???

Sim esse tipo de chaveamento, com modulação em PWM (por largura de pulso) é feito no mínimo a uns 40.000 Hz. Estabilizadores tentam corrigir, desnecessariamente, a tensão e para tal só o conseguiriam fazer numa frequência de 60 Hz, no máximo. Mas como a maioria dos estabilizadores operam somente após 3 ciclos, essa frequência cai ainda para 20 Hz..

As fontes chaveada podem operar em frequências bem maiores ainda..

Isso significa velecidade na correção, na realimentação, no retoque da tensão..

Abraço..

Postado

Existe, ou já existiu, fonte para PC sem chaveamento? Nessecitando, assim, o uso de estabilizador?

Outra coisa que me intriga: estas isoladores estabilizadores Microsol, caso ocorra um sobre tensão muito elevada, para onde ela e escoada se não existe o terra?

Postado

Pra computadores não sei, mas acredito que sim, agora TVs, Rádios e coisas afins era muito comuns fontes lineares.

A tensão em excesso é escoada pro neutro da rede, que tb é aterrado. Esse "escoamento" é feito através de varistores e nada tem haver com o trafo isolador.

A diferença do neutro pro terra é que o neutro possui corrente o tempo inteiro, o condutor terra só tem corrente circulando quando há uma falha fase-terra ou no ponto equipotencial entre neutro-terra se o aterramento seguir os padrões TN-S, TN-C-S. De qualquer forma, dentro do ambiente, o condutor terra não deve ter corrente considerável trafegando em uso normal.

• Membro VIP
Postado
Existe, ou já existiu, fonte para PC sem chaveamento? Nessecitando, assim, o uso de estabilizador?

Para computadores não era muito comum se ter fontes lineares, mas sim nos primórdios da informática teve sim. Eu mesmo já tive computador pessoal com fonte linear..

Os equipamentos que mais necessitavam de estabilizadores eram os televisores, com fontes lineares, pelo fato que se notava na tela (diminuição da altura da imagem) quando porventura a rede elétrica baixava sua tensão..

Ai entraram em primeiro lugar os reguladores de tensão manuais, dos quais posto fotos ai abaixo. São os avós dos estabilizadores.. Veja ai dois diferentes exemplares..

ReguladordetensodaIntral.jpg

Reguladordetenso_pequeno.jpg

Veja que eles, embora manuais, eram muitas vezes melhor que um estabilizador moderno, que tem no máximo 3 ou 4 taps de ajuste de tensão. Esses dai tinham 11 Taps e seu ajuste de tensão era muito mais "fino", em variações de tensão menores...

Seu pai deve tê-los visto e seu avô deve têlos visto operando...

Agora tem mais ou menos uns 15 a 20 anos que não mais se justifica seu uso. Nem deles e muito menos dos estabilizadores..

Abraço..

Postado

2) Em fontes com PFC na entrada, além da regulação por largura de pulso que também essa fonte tem, para ajuste das tensões que seu PC necessita, esse tipo de fonte, para correção do fator de potência, tem outra fonte, essa de corrente, na entrada da fonte principal, antes dos retificadores, cuja função é elevar a tensão de tal modo a manter sempre os diodos em estado de condução e com corrente controlada, também em PWM, e desse modo a tensão AC pode variar desde 90 até 270 Volts AC que a fonte se arranja, pois ela cria a tensão de entrada necessária para bem operar o PFC e seu PC indiretamente. Nesses casos até tensões mais baixas são permitidas, na faixa dos 80 VAC..

Ela não usa dobrador de tensão pois com sua fonte de corrente ela a partir dos 80 VAC consegue carregar um capacitor de entrada com cerca de 320 Volts CC... Com qualquer tensão desde 80 a 270 VAC ela conseguirá deixar os capacitores de entrada com 320 Volts DC para alimentar os transistores de chaveamento do transformador principal...

Abraço...

Deixa eu colocar um exemplo:

Lá em casa eu não tenho um fio para terra e também não ligo o fio terra dos equipamentos no fio neutro. A pergunta é a seguinte - depois que lí sua matéria, eu eliminei o estabilizador e fiquei apenas com uma régua de proteção APC, aquela com varistores/capacitores e etc. e tal que você recomendou e colocou as fotos. Como a minha fonte tem PFC ATIVO, eu poderia ligá-la direto na tomada que ela faria a regulagem de tensão sozinha, sem medo de queimá-la e os periféricos eu ligaria na régua?

Ou o certo seria ligar tudo na régua?

Por último:

Qual seria a melhor configuração para ligar o PC (fonte PFC Ativo) e seus periféricos em uma rede sem terra?

Postado

O filtro de linha não faz regulagem de tensão nenhuma, com ou sem filtro sua fonte vai fazer essa regulagem sozinha.

O filtro de linha não é usado para realizar regulagem de tensão e sim proteger os equipamentos.

Leonardo

Postado
O filtro de linha não faz regulagem de tensão nenhuma, com ou sem filtro sua fonte vai fazer essa regulagem sozinha.
O meu filtro é o vulgarmente falando 110v, então no caso de uma sobre tensão, caso minha fonte esteja ligado nele, ela só ira regular até o quanto esse filtro aguentar, ou seja, até ele queimar.

Então lhe pergunto:

Você recomendaria que eu ligasse minha fonte PFC ATIVA direto na tomada, já que esta fonte é bivolt automática?

O filtro de linha não é usado para realizar regulagem de tensão e sim proteger os equipamentos.

Leonardo

Se a minha fonte com PFC Ativo regula a tensão, digamos, entre 90-240~ não seria interessante eu colocar apenas os periféricos que não são bi-volt no filtro?
Postado
O meu filtro é o vulgarmente falando 110v, então no caso de uma sobre tensão, caso minha fonte esteja ligado nele, ela só ira regular até o quanto esse filtro aguentar, ou seja, até ele queimar.

Então lhe pergunto:

Você recomendaria que eu ligasse minha fonte PFC ATIVA direto na tomada, já que esta fonte é bivolt automática?

Se a minha fonte com PFC Ativo regula a tensão, digamos, entre 90-240~ não seria interessante eu colocar apenas os periféricos que não são bi-volt no filtro?

O filtro não regula a tensão, se entrar 125V sai os mesmos 125V, se entrar 220v sai 220v, se entrar 115v sai 115v e por ai vai. Ele apenas submete essa energia a um processo de filtragem e remoção de surtos (picos muito altos, 1000v ou mais, que duram menos de 1ms).

Você deveria fornecer um mínimo de proteção para a sua fonte, e essa proteção é feita pelo filtro de linha. Eu não ligaria uma fonte direto na tomada tendo um filtro a disposição, ela vai funcionar na tomada, mas estará completamente desprotegida de qualquer surto que possa surgir na rede.

Repito: Filtro de linha não regula a tensão.

Leonardo

• Membro VIP
Postado

Speed Race. O leohartmann já falou tudo o que tinha que ser falado. Vou só repetir os conceitos mais importantes:

Filtro de linha/supressor de surtos serve para eliminar os picos de tensão que podem atingir mil volts ou mais. Isso a sua fonte não está completamente a vontade para resolver sozinha, tendo ou não PFC.. Desse modo a régua serve para proteger tudo por ai.... Até mesmo a sua fonte muito boa...

Abraço...

Postado

Pelo neutro.

Primeiro vamos caracterizar cada coisa:

Sobre-tensão: Elevação de tensão de forma relativamente lenta, podendo chegar a 380V numa instalação com três fases, com consumo nas três fases e perda do neutro. Sobre-tensões tb podem acontecer por acidentes como uma linha de alta tensão caindo sobre as linhas de baixa tensão, um poste caido ou uma ventania poderia causa esse acidente.Em qualquer caso de sobre-tensão, a elevação e descrescimento da onda elétrica é relativamente lenta e pode durar milisegundos à horas até a falha ser corrigida.

Picos de tensão: Picos têm uma característica que é a sua alta frequência ou seja, elevação e declínio velozes. A causa mais conhecida de picos de tensão são as descargas elétricas por raios. Mas o chaveamento de circuitos como motores elétricos dando partida e se desligando, elevadores, refrigeradores, todos geram picos de existência curta, com nível de energia de surto variável, dependendo de cada caso. O pico mais destrutível é o gerado por raios, sem dúvida!

Bem, sobretensões gelralmente não são escoadas, só são quando a relação elevação e intensidade forem tais que um componente chamado varistor, vai descarregar o excesso de energia pro neutro quando outro dispositivo de seccionamento do circuito não for acionado em tempo hábil nesse tipo de evento e sempre serão mais lentos que os varistores. Estabilizadores atuais e nobreaks desligam em poucos milisegundos a energia de entrada após uma sobre-tensão, o excesso de energia que vem antes do relé do estabilizador ou nobreak ser ativado pra desligar a entrada, é escoado pro neutro da rede (que é aterrado).

Picos de tensão são sempre desviados pro neutro e terra, quando existente, tb por varistores. Vale dizer aqui q a maioria dos produtos nacionais não possuem nada internamente que desvie picos pro fio terra, mas a maioria vem com varistores entre Fase-Neutro.

O uso do fio terra pra desvio de picos só é necessário pra melhorar a o nível de tensão residual em picos gerados por raios e quando há picos de tensão entre neutro e terra, quando ambos não estão equipotencializados. Num sistema de terras equipotencializados, não há muito a necessidade de proteção entre neutro-terra.

De qualquer formas raios são uma coisa complicada e pra se ter uma proteção quase completa contra eles, é preciso muito mais que um protetor após a tomada.

Postado
Olá. Uma coisa que intriga são estes isoladores estabilizadores Microsol. Como eles escoam a sobretensão se eles não possuem terra?

Uma sobretensão, de 140V e constante, essa o estabilizador interno baixa para os 115v, mas convenhamos, que aparelho não funciona com 140V?

Pequenos surtos, causados por outros aparelhos elétricos na mesma rede, são suprimidos por um varistor entre fase e neutro. Um surto maior, um raio por exemplo, acabaria passando, queimaria modulo isolador e PC.

Leonardo

Postado

Pegando o exemplo do leohartmann, uma sobretensão de 140V dentro do módulo isolador, seria insuficiente pra fazer seu varistor conduzir pro neutro, ja q ele escolhido nesse caso pra escoar apenas em tensões mais altas q isso. Nesse instante a sobre-tensão de 140V é dissipada em forma de calor pelo transformador regulador interno do produto, o vulgo "estabilizador".

Sobre-tensões existem em diversas intensidades se comparadas com o valor nominal e sempre são em relação ao valor nominal da rede elétrica. Não podemos considerar por exemplo 140V como uma sobretensão pra uma fonte que opera de 100-240V nominais. Mas seria uma sobre-tensão pra uma fonte que trabalha em 115V. De qualquer forma, essa fonte tem uma faixa de tolerância de 20% mais ou menos ou seja, em 140V as piores fontes pra PC ainda estaria dentro da sua faixa de tolerância.

Postado
Pelo neutro.

Primeiro vamos caracterizar cada coisa:

Sobre-tensão: Elevação de tensão de forma relativamente lenta, podendo chegar a 380V numa instalação com três fases, com consumo nas três fases e perda do neutro. Sobre-tensões tb podem acontecer por acidentes como uma linha de alta tensão caindo sobre as linhas de baixa tensão, um poste caido ou uma ventania poderia causa esse acidente.Em qualquer caso de sobre-tensão, a elevação e descrescimento da onda elétrica é relativamente lenta e pode durar milisegundos à horas até a falha ser corrigida.

Picos de tensão: Picos têm uma característica que é a sua alta frequência ou seja, elevação e declínio velozes. A causa mais conhecida de picos de tensão são as descargas elétricas por raios. Mas o chaveamento de circuitos como motores elétricos dando partida e se desligando, elevadores, refrigeradores, todos geram picos de existência curta, com nível de energia de surto variável, dependendo de cada caso. O pico mais destrutível é o gerado por raios, sem dúvida!

Bem, sobretensões gelralmente não são escoadas, só são quando a relação elevação e intensidade forem tais que um componente chamado varistor, vai descarregar o excesso de energia pro neutro quando outro dispositivo de seccionamento do circuito não for acionado em tempo hábil nesse tipo de evento e sempre serão mais lentos que os varistores. Estabilizadores atuais e nobreaks desligam em poucos milisegundos a energia de entrada após uma sobre-tensão, o excesso de energia que vem antes do relé do estabilizador ou nobreak ser ativado pra desligar a entrada, é escoado pro neutro da rede (que é aterrado).

Picos de tensão são sempre desviados pro neutro e terra, quando existente, tb por varistores. Vale dizer aqui q a maioria dos produtos nacionais não possuem nada internamente que desvie picos pro fio terra, mas a maioria vem com varistores entre Fase-Neutro.

O uso do fio terra pra desvio de picos só é necessário pra melhorar a o nível de tensão residual em picos gerados por raios e quando há picos de tensão entre neutro e terra, quando ambos não estão equipotencializados. Num sistema de terras equipotencializados, não há muito a necessidade de proteção entre neutro-terra.

De qualquer formas raios são uma coisa complicada e pra se ter uma proteção quase completa contra eles, é preciso muito mais que um protetor após a tomada.

Olá. Mas no momento em que a tensão elevada faz com que a resistência do varistor baixe e fecha o circuito entre fase e neutro é o momento em que rompe o fusível, certo?

Abraços.

Postado

Sim, se a tensão atingir a tensão de clamping do varistor ou tensão de grampeamento.

Protetores pra redes 110-127V geralmente usam varistores de:

130V - Tensão de clamping: 330V

150V - Tensão de clamping: 395V

175V - Tensão de clamping: 455V

Varistores em essência não foram criados pra combater sobre-tensões, mas sim picos de tensão.

É de conhecimento de engenheiros que trabalham nessa área, que a maioria dos elétrônicos suportam níveis de picos muito maiores que a tensão de clamping do varistor, por isso não tem problema a tensão atingir em pico muito veloz, na casa dos nanosegundos, em valores o dobro ou um pouco mais até, do valor nominal de pico da onda senoidal. O pico natural da onda senoidal em 127V é por volta de 175V e em 240V, por volta de 320V.

Sobre-tensões severas e longas precisam ser contidas de outra forma. Por exemplo, uma sobretensão de 175VAC com duração de vários de muitos ciclos (1 ciclo de rede 60Hz = 16.6ms) é prejudicial pra uma fonte simples e um varistor tipico de 150 ou 175VAC usados em vários protetores em nada vai ajudar nessa sobre-tensão, um nobreak ajudaria, ao comutar pra bateria ou algum outro protetor que internamente desligue a energia da entrada. Alguns filtros protetores da Panamax, Moster e outros, possuem desligamento diante de sobre-tensões. Pior ainda seria os filtros bi-volt encontrados no brasil. Esses filtors bi-volt usam varistores de 275Volts, em nada ele fariam numa sobre-tensão de 175V se esse protetor tivesse numa rede 110-127V.

Mas porque então não usam varistores de valores menores? Por um simples motivo, eles se degradariam rapidamente e como eu disse ai atrás, eles foram feitos pra combater picos e não sobre-tensões. Eles têm seu papel numa sobre-tensão servera, mas em nada ajudariam numa sobre-tensão menor, como expliquei ai acima, isso é papel pra outro componente.

Felizmente, sobre-tensões dessa forma são raras. Picos são muito mais comuns.

Postado
Sim, se a tensão atingir a tensão de clamping do varistor ou tensão de grampeamento.

Protetores pra redes 110-127V geralmente usam varistores de:

130V - Tensão de clamping: 330V

150V - Tensão de clamping: 395V

175V - Tensão de clamping: 455V

Varistores em essência não foram criados pra combater sobre-tensões, mas sim picos de tensão.

É de conhecimento de engenheiros que trabalham nessa área, que a maioria dos elétrônicos suportam níveis de picos muito maiores que a tensão de clamping do varistor, por isso não tem problema a tensão atingir em pico muito veloz, na casa dos nanosegundos, em valores o dobro ou um pouco mais até, do valor nominal de pico da onda senoidal. O pico natural da onda senoidal em 127V é por volta de 175V e em 240V, por volta de 320V.

Sobre-tensões severas e longas precisam ser contidas de outra forma. Por exemplo, uma sobretensão de 175VAC com duração de vários de muitos ciclos (1 ciclo de rede 60Hz = 16.6ms) é prejudicial pra uma fonte simples e um varistor tipico de 150 ou 175VAC usados em vários protetores em nada vai ajudar nessa sobre-tensão, um nobreak ajudaria, ao comutar pra bateria ou algum outro protetor que internamente desligue a energia da entrada. Alguns filtros protetores da Panamax, Moster e outros, possuem desligamento diante de sobre-tensões. Pior ainda seria os filtros bi-volt encontrados no brasil. Esses filtors bi-volt usam varistores de 275Volts, em nada ele fariam numa sobre-tensão de 175V se esse protetor tivesse numa rede 110-127V.

Mas porque então não usam varistores de valores menores? Por um simples motivo, eles se degradariam rapidamente e como eu disse ai atrás, eles foram feitos pra combater picos e não sobre-tensões. Eles têm seu papel numa sobre-tensão servera, mas em nada ajudariam numa sobre-tensão menor, como expliquei ai acima, isso é papel pra outro componente.

Felizmente, sobre-tensões dessa forma são raras. Picos são muito mais comuns.

Deixa eu ver se entendi: em pico de tensão, que não chegue a tensão de clamping, o varistor conduz para o neutro ou terra, se chegar a tensão de clamping, ele fecha o circuito e consequentemente o fusível rompe?

Abraços.

Postado

Em picos de tensão, a tensão de clamping invevitavelmente é atingida, picos tem esse nome porque atinge picos! :D difícil é dizer se o tempo de existência do pico é o suficiente pra fazer com que o fusivel se rompa, mas é certo que o pico que chegaria na fonte seria desviado pelo varistor, mesmo que o fusivel nao se rompa. Fusiveis e disjuntores existem em várias caracteristicas, como os do tipo slow blow, que aguentam por exemplo uma corrente de pico por alguns milesimos de segundo antes de romper e são os tipos usados em fontes chaveadas por causa do pico inicial de energia. Então tudo depende, talvez o fusivel se rompa ou não com uma tensão de clamping do varistor sendo atingida. Já no caso de uma sobre-tensão, se essa alcançar a tensão de clamping, por ter uma duração mais longa que um pico, provavelmente o fusivel se abrirá, porque a corrente (amperes) ficará elevada por maior tempo durante a condução do varistor.

Existem vários níveis de tensão de serviço para os varistores, eles vêm em tamanhos e laguras diferentes e isso basicamente define quando eles começam a conduzir e quando atingem o ponto de circuito fechado ao máximo e tb sua tensão de serviço. O seu tamanho tb nos diz a sua sustentabilidade no desvio de corrente, esse valor vem expresso em Joules.

Vamos tomar como exemplo um varistor típico de 130VAC ou seja, sua tensão de serviço.

Quando operando numa rede 110V normal, esse varistor vai passar 60x por segundo (60Hz) por picos naturais de 160-165V aproximadamente. Numa onda AC pra se ter um valor de 110V reais, efetivos, a onda elétrica possui esses picos naturais da senóide 50 ou 60x por segundo...

Varistores feitos pra operar até 130VAC continuamente, possuem tolerância interna pra suportar esses picos de até 175V aproximadamente, eu falo picos naturais da senoide e não 175VAC RMS que seria a tensão "útil" medida. Por exemplo, se a tensão medida por um multimetro chegasse a 175VAC num varistor de 130VAC, provavelmente esse varistor aqueceria bastante e nesse instante estaria funcionando como uma grande carga no circuito, reduzindo a tensão na saida, basicamente ele estaria funcionando como uma resistência de chuveiro, se aquecendo bastante. O problema é que ele não aguentaria operar por muito tempo assim e iria paulatinamente se degradando até entrar em curto total e pegar fogo, ou até o fusível abrir.

Alguns protetores importados e nacionais costumam vir com o que chamamos de fusível térmico. Idealmente ele fica em contato com a superfície do varistor. Quando esse fusivel se aquece a um ponto tal, ele se rompe, protegendo o varistor. Alguns filtros protetores implementam esses fusiveis de forma que cortem totalmente a energia pras tomadas de saida tb, outros designs já cortam só a energia pro varistor e mantém a saída, acendendo um LED notificando proteção inativa, ou apagamento, depende de como o fabricante implementou esse circuito. O varistor pode estar ainda bom ou não, mas estará inativo. O primeiro design é mais desejável.

Bem, um varistor qualquer começa a conduzir corrente considerável quando começa a se aproximar do seu ponto de tolerância (isso vem especificado na datasheet do fabricante do varistor) e a partir dai se a tensão continuar a subir e se manter, se varistor não tiver nenhuma proteção pra si, ele se degradará totalmente, tonando-se inutilizado. E claro, nesse momento de condução e aquecimento do varistor haverá uma redução de tensão nas saídas das tomadas do protetor.

A tensão de clamping é sim o ponto de circuito fechado ao máximo, curto-circuito, e consequentemente haverá queima do fusível, tudo depende do tempo que é necessário de corrente elevada pra que o fusivel se abra, como expliquei ai acima. É costumeiro dizer que o varistor dá o tempo necessário pro fusível abrir ou seja, ele entra como uma carga no circuito, pegando pra si a energia q de outra forma iria pros seus equipamentos, enquanto "joga fora" a maior parte pro neutro ou terra, elevando a corrente nesse momento até não poder mais.

No meu modo de ver, o ideal é que toda proteção tivesse um circuito monitorador de tensão e cortasse a energia no momento em que houvesse uma sobre-tensão, protegendo tb os varistores. Mas a maioria dos nobreaks por exemplo, possuem varistores na entrada da energia, antes mesmo do sistema de desligamento de energia. Os nobreaks da APC pelo menos utilizam varistores com valores de tensão bem alto ou seja, eles suportariam uma sobre-tensão severa, no caso da perda de neutro numa rede bi-fasica ou tri-fasica, o que é de certa forma bom e apesar do valor de tensão elevado, eles ainda seriam o suficiente pra proteger as fontes de um pico gerado por raios. Já os picos mais baixos, geralmente ruidos, seriam atenuados por um indutor e capacitores (o vulgo filtro de linha).

Postado

Poxa! Não sei como agradecer pela explicação. Os conceitos que eu sei de eletrônica aprendi em livros, internet etc. E cada vez fico mais preocupado, pois, na verdade, não temos nenhuma proteção para nossos equipamentos: os estabilizadores não são eficintes, os filtros de linha que encontmaos no mercado (costumo abrir para ver o interior) são ineficazes...Mão dá para entender.

Abraços.

Postado

Minha explicação não quis dizer que as proteções por varistores são ineficazes, só quis esclarecer os pontos em que são mais e menos efetivos, não sei se consegui esclarecer ou complicar.

Te entendo quando diz que não temos proteções eficazes quando vemos o nível dos produtos fabricados no Brasil, mas não podemos dizer que são totalmente ineficazes, mesmo o estabilizador, até porque seria injusto dizer q sua máquina tá mais protegida ligada direta na tomada, digo direta mesmo, na tomada da parede, do que num estabilizador. O estabilizador pode até tá ali injetando ruidos com a comutação de relés, gerando pequenos picos de corrente na fonte ao comutar relés, mas convenhamos q um estabilizador que se prese tem um filtro de linha básico e um varistor pelo menos e fusível, pode não ser eficaz em tudo, mas totalmente não é, o mesmo digo dos filtros simples, mesmo um varistor pequeno + fusível, é preferível do que ligar direto.

Antes de tudo temos que caracterizar todos os disturbios presentes numa rede elétrica, depois ver a frequência com que os mesmos ocorrem e logo analisar a suceptibilidade das fontes à esses disturbios. Dou um exemplo pouco discutido, que é a distorção harmônica. Uma fonte de PC consegue sustentar bem distorções harmônicas, sem necessidade de um cancelador de harmônicas pra operar bem, até certo limite. Produtos desse tipo existe por ai, mas não quer dizer que todos precisam deles. Feito isso então, o que você precisa? Eu penso assim:

Aqui passo por problemas de quedas de energia e atualmente por baixas de tensão, quando era pra dar 220V, tá dando 180, 190, 200V. Minha fonte suporta, sim, ela tem PFC Ativo e tudo mais, mas aqui costuma faltar muita energia tb, então coloquei um nobreak, esse nobreak possui proteção anti-surtos e um bom filtro de linha. Ele protegerá de tudo? Com certeza não, nenhum produto oferece tudo no mesmo pacote. O que q eu fiz então pra melhorar a proteção contra raios por exemplo? Comprei protetores anti-surtos de ponto de entrada de luz e instalei na caixa do meu medidor de luz, melhorei meu sistema de aterramento e antes do nobreak tenho um filtro protetor tb, pra mim é uma proteção mais do que suficiente pra um PC doméstico. Vale lembrar q todas linhas, não só a de força, tb tão protegidas.

Eu me sinto seguro com protetor de entrada > filtro de linha de qualidade > nobreak. Meu PC tá protegido 100%?? Com certeza não! O nobreak tem relés do estabilizador? Tem, mas escolhi um modelo que os relés interferem bem menos. Os APC possuem poucas derivações de correção no estabilizador interno do nobreak e no meu caso, não ouço o relé fazer um click sequer durante o dia inteiro, no caso do meu modelo, só há um relé pra entrada 220V, comuta redução de 50 ou 45% de 220V. Sei q ainda tenho a desvantagem da redução desnecessária pra 115V, mas convivo com isso pacificamente até eu encontrar uma oportunidade boa com saida 220V e com preço razoável.

Postado
Minha explicação não quis dizer que as proteções por varistores são ineficazes, só quis esclarecer os pontos em que são mais e menos efetivos, não sei se consegui esclarecer ou complicar.

Te entendo quando diz que não temos proteções eficazes quando vemos o nível dos produtos fabricados no Brasil, mas não podemos dizer que são totalmente ineficazes, mesmo o estabilizador, até porque seria injusto dizer q sua máquina tá mais protegida ligada direta na tomada, digo direta mesmo, na tomada da parede, do que num estabilizador. O estabilizador pode até tá ali injetando ruidos com a comutação de relés, gerando pequenos picos de corrente na fonte ao comutar relés, mas convenhamos q um estabilizador que se prese tem um filtro de linha básico e um varistor pelo menos e fusível, pode não ser eficaz em tudo, mas totalmente não é, o mesmo digo dos filtros simples, mesmo um varistor pequeno + fusível, é preferível do que ligar direto.

Antes de tudo temos que caracterizar todos os disturbios presentes numa rede elétrica, depois ver a frequência com que os mesmos ocorrem e logo analisar a suceptibilidade das fontes à esses disturbios. Dou um exemplo pouco discutido, que é a distorção harmônica. Uma fonte de PC consegue sustentar bem distorções harmônicas, sem necessidade de um cancelador de harmônicas pra operar bem, até certo limite. Produtos desse tipo existe por ai, mas não quer dizer que todos precisam deles. Feito isso então, o que você precisa? Eu penso assim:

Aqui passo por problemas de quedas de energia e atualmente por baixas de tensão, quando era pra dar 220V, tá dando 180, 190, 200V. Minha fonte suporta, sim, ela tem PFC Ativo e tudo mais, mas aqui costuma faltar muita energia tb, então coloquei um nobreak, esse nobreak possui proteção anti-surtos e um bom filtro de linha. Ele protegerá de tudo? Com certeza não, nenhum produto oferece tudo no mesmo pacote. O que q eu fiz então pra melhorar a proteção contra raios por exemplo? Comprei protetores anti-surtos de ponto de entrada de luz e instalei na caixa do meu medidor de luz, melhorei meu sistema de aterramento e antes do nobreak tenho um filtro protetor tb, pra mim é uma proteção mais do que suficiente pra um PC doméstico. Vale lembrar q todas linhas, não só a de força, tb tão protegidas.

Eu me sinto seguro com protetor de entrada > filtro de linha de qualidade > nobreak. Meu PC tá protegido 100%?? Com certeza não! O nobreak tem relés do estabilizador? Tem, mas escolhi um modelo que os relés interferem bem menos. Os APC possuem poucas derivações de correção no estabilizador interno do nobreak e no meu caso, não ouço o relé fazer um click sequer durante o dia inteiro, no caso do meu modelo, só há um relé pra entrada 220V, comuta redução de 50 ou 45% de 220V. Sei q ainda tenho a desvantagem da redução desnecessária pra 115V, mas convivo com isso pacificamente até eu encontrar uma oportunidade boa com saida 220V e com preço razoável.

Olá.

Entendi o que você falou. Mas acho que muitas pessoas compram produtos como os filtros de linha da marca Clone, por exemplo, pensando estar comprando um produto de qualidade pela propaganda que é feita em cima deles. Abri um filtro de linha Clone (o mais caro) e só existia um fusível, um varistor, um indutor e um capacitor, nada além disto. Abri também um TS SHARA que pensava ser um bom filtro por estar escrito "Filtro de Linha Profissional", e aconteceu a mesma coisa só que desta vez existia um varistor a mais. Pela propaganda que é feita, deveriam ser produtos mais completos. Sou curioso, e com a minha curiosodade cheguei a conclusão que, na informática principalmente, se compra muito gato por lebre.

Abraços.

• Membro VIP
Postado
Deixa eu ver se entendi: em pico de tensão, que não chegue a tensão de clamping, o varistor conduz para o neutro ou terra, se chegar a tensão de clamping, ele fecha o circuito e consequentemente o fusível rompe?

Abraços.

Na verdade esse é um processo físico de diminuição da resistência do varistor ao elevar a tensão sobre o mesmo. Tensão se elevando, e resistência diminuindo, ambos levam a aumento de corrente (Lembre-se que I = V/R). Desse modo, o momento exato da corrente chegar ao ponto de romper o fusível, até nem interessa muito. Melhor é saber que na presença de uma tensão elevada, um surto, por menor que seja o tempo de permanencia do mesmo, seu varistor haverá de conduzir, botando um caminho, um atalho, para que a corrente desse atalho possa vir a queimar o fusível, para proteger seu equipamento (o custo disso é o custo de um fusível, talvez R$ 1,00). Na ausência desse varistor, essa tensão alta do surto de tensão poderia até fazer com que o fusível viesse a queimar, mas a corrente para tal, nesse caso, deveria forçosamente circular através de seus equipamentos. Ai não tem graça... Pode queimar meus equipamentos também, antes até do fusível...

Abraço

E cada vez fico mais preocupado, pois, na verdade, não temos nenhuma proteção para nossos equipamentos: os estabilizadores não são eficintes, os filtros de linha que encontmaos no mercado (costumo abrir para ver o interior) são ineficazes...Não dá para entender.

Abraços.

Sou curioso, e com a minha curiosodade cheguei a conclusão que, na informática principalmente, se compra muito gato por lebre.

Abraços.

É justamente isso dai que acontece. Por longos anos os usuários de informática como nós fazem uso de estabilizadores, pensando que seu real benefício é a "estabilidade" a proteção para seu PC, quando na verdade a coisa não é bem assim.

Isso também vale para proteções compradas no camelô, por R$ 15,00 ou mesmo em lojas altamente especializadas por R$ 25,00. Dentro delas nada mais que um capacitor de R$0,05...

Para desmistificar e para fazer cair esses mitos é que existem esses foruns de discussão. Uma excelente colaboração de gente curiosa como você está mostrada, de modo brilhantemente agrupado pelo colega _rau_ aqui nesse tópico: Avaliações e fotos de filtros de linha.

É desse tipo de contribuição que necessitamos para a derrubada de alguns mitos, algumas lendas que por ai vagam, baseadas no "é por que é" e no "sempre foi assim".

Você muito ajuda com essa sua curiosidade passando a não só entender como a coisa funciona mas também postando essas suas descobertas, essas análises..

Abraço..

Postado
Olá.

Entendi o que você falou. Mas acho que muitas pessoas compram produtos como os filtros de linha da marca Clone, por exemplo, pensando estar comprando um produto de qualidade pela propaganda que é feita em cima deles. Abri um filtro de linha Clone (o mais caro) e só existia um fusível, um varistor, um indutor e um capacitor, nada além disto. Abri também um TS SHARA que pensava ser um bom filtro por estar escrito "Filtro de Linha Profissional", e aconteceu a mesma coisa só que desta vez existia um varistor a mais. Pela propaganda que é feita, deveriam ser produtos mais completos. Sou curioso, e com a minha curiosodade cheguei a conclusão que, na informática principalmente, se compra muito gato por lebre.

Abraços.

Não tiro sua razão. Realmente a realidade é essa no nosso pais!

Postado

Ótimas referências amparadas tecnicamente, isso me faz lembrar uma empresa em que era comprador, e um aj. Do setor de manutenção disse que havia queimado um motor de uma bomba e era urgente. Daí perguntei se o circuito de proteção não atuou (relê térmico, contator, fuzível), ele disse que não, mas o fusível era bom, ele não tinha queimado não...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!