Ir ao conteúdo

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!

Daigonet Corporation

Posts recomendados

Postado

Ninguém falou aqui sobre as diferenças de tensão que há entre o mesmo código de baterias veja o exemplo abaixo:

SQU-528 LI-Ion 10,8V 4400 mAh ( SIMPLO )

SQU-528 LI-Ion 11,1V 4400 mAh ( SIMPLO )

Há diferenças entre elas no que, porque uma tem 10,8V e a outra 11,1V usar uma ou outra implica em problemas?

Se eu colocar uma bateria de 10,8V em um notebook que usava uma bateria desta de 11,1V, há problamas... afetaría a funcionalidade do conjunto Carregador / Bateria?

Precisamos tirar esta dúvidas técnicas.

Postado

Ninguém falou aqui sobre as diferenças de tensão que há entre o mesmo código de baterias veja o exemplo abaixo:

Há diferenças entre elas no que, porque uma tem 10,8V e a outra 11,1V usar uma ou outra implica em problemas?

Se eu colocar uma bateria de 10,8V em um notebook que usava uma bateria desta de 11,1V, há problamas... afetaría a funcionalidade do conjunto Carregador / Bateria?

• Membro VIP
Postado

Quanto a discussão sobre a bateria, eu tenho uma opinião... A bateria vai sofrer desgaste se a gente usá-la e se não usá-la, isto é normal e esperado já que com o tempo a quimica das células se altera e a bateria deixa naturalmente de segurar a carga. Se é assim, que sentido há em não usar a bateria? Pra que deixá-la guardada dentro de uma gaveta enquanto nos privamos de usar o notebook sem carregadores e sem qualquer fio por perto? O que promove um desgaste alto da bateria é na verdade o calor gerado pelo notebook, isto sim danifica as células. Se o notebook de vocês não sofre de superaquecimento ficar tirando e colocando a bateria é besteira!

Pra alguns que acham que guardar a bateria é a melhor solução eu tenho um relato pessoal, a bateria do meu HP dv4-2040br está comigo e sempre instalada no notebook (com uso de algumas horas diárias) há 8 meses e o desgaste é de apenas 2,4%.

Muito mais importante do que se pensar em usar ou não a bateria do notebook é usá-la com sabedoria e seguindo alguns cuidados básicos, como:

-Não esperar a carga descer mais do que 20% para recarregá-la.

-Não deixar o notebook superaquecer.

-Não realizar calibragens o tempo todo.

-Usar o notebook no carregador sempre que possível, mas assim que necessário usar a bateria.

-Não desacoplar a bateria do notebook com frequencia.

-Ler o guia do batterycare: http://batterycare.net/guia.html

Abraços!

• 3 semanas depois...
Postado

E quanto a notebook com bateria interna que não pode remover (caso do Samsung SF410) ?

É só fazer o procedimento de não deixar descarregar para menos de 20%-30% durante uns 30 ciclos, e então fazer a calibragem?

Li também que o recomendável não é nem recarregar até 100% durante esses ciclos entre as calibragens, mas sim manter a bateria numa margem de 20% a 90%, até que chegue ao momento de realizar a calibragem, onde se deve carregar 100% e descarregar até próximo de 0%

Postado

Aqui o meu note não informa o tempo de duração da carga da bateria, apenas a % da carga.

Já tenho ele a 3 meses e utilizo mais na tomada, será por isso?

Positivo Sim 6175 Clevo CO.760 Li-Ion 48840 mwh

Nível de Desgaste 4 %

• 2 semanas depois...
Postado

Em alguns modelos de notebooks não informam mesmo o tempo restante, você tem que usar um programa alternativo como o Battery Care - é gratuíto e muito bacana.

Faça o teste!

Veja aqui um vídeo sobre:

Postado

Baseado no que li de ontem pra hoje sobre o assunto, pretendo fazer o seguinte com o meu novo laptop:

- Não deixar a bateria carregar até 100%. Segundo o batteryuniversity.com, utilizar um limite superior de carga ajuda no prolongamento da vida útil da bateria. Como o meu SF410 vem com um programinha que limita a carga a 80%, vou utilizá-lo;

- Usar alimentação AC sempre que possível, mesmo que a bateria já esteja carregada. Isso evita gastos de ciclo de carga desnecessariameente. QUANDO/SE observar um superaquecimento do laptop, aí sim retiro da tomada, pra não comprometer a vida útil da bateria;

- Uma vez tirado da tomada, utilizo apenas a bateria até o limite inferior de carga. Li por aí que não é recomendável ficar inserindo/retirando/inserindo alimentação AC em períodos muito curtos de tempo. Portanto, se precisar tirar da tomada, vou preferir usar só a bateria até o "fim" (20-30%), se for conveniente;

- Fazer a calibragem da bateria até uns 30 ciclos, ou em períodos de 40-60 dias.

Parece adequado, certo?

• Membro VIP
Postado
  FCRJunior disse:
Baseado no que li de ontem pra hoje sobre o assunto, pretendo fazer o seguinte com o meu novo laptop:

- Não deixar a bateria carregar até 100%. Segundo o batteryuniversity.com, utilizar um limite superior de carga ajuda no prolongamento da vida útil da bateria. Como o meu SF410 vem com um programinha que limita a carga a 80%, vou utilizá-lo;

- Usar alimentação AC sempre que possível, mesmo que a bateria já esteja carregada. Isso evita gastos de ciclo de carga desnecessariameente. QUANDO/SE observar um superaquecimento do laptop, aí sim retiro da tomada, pra não comprometer a vida útil da bateria;

- Uma vez tirado da tomada, utilizo apenas a bateria até o limite inferior de carga. Li por aí que não é recomendável ficar inserindo/retirando/inserindo alimentação AC em períodos muito curtos de tempo. Portanto, se precisar tirar da tomada, vou preferir usar só a bateria até o "fim" (20-30%), se for conveniente;

- Fazer a calibragem da bateria até uns 30 ciclos, ou em períodos de 40-60 dias.

Parece adequado, certo?

Exceto a primeira "regra" tudo parece estar ok. Retiro a primeira "regra" do bolo por que é necessário para o chip que gerencia a bateria conhecer o limite de carga da mesma. Se o amigo trava a carga máxima da bateria há 80% há altíssimas chances do chip da bateria passar a reconhecer 80% como o teto de carga e você acabar ficando com 20% de desgaste logo de cara. Fique atento!

Abraço.

Postado
  Vinyborges disse:
Exceto a primeira "regra" tudo parece estar ok. Retiro a primeira "regra" do bolo por que é necessário para o chip que gerencia a bateria conhecer o limite de carga da mesma. Se o amigo trava a carga máxima da bateria há 80% há altíssimas chances do chip da bateria passar a reconhecer 80% como o teto de carga e você acabar ficando com 20% de desgaste logo de cara. Fique atento!

Abraço.

Ah é? Mesmo sendo uma feature presente na própria BIOS da máquina?

Posso não usar então, bom pra mim heheheh...

• Membro VIP
Postado
  FCRJunior disse:
Ah é? Mesmo sendo uma feature presente na própria BIOS da máquina?

Posso não usar então, bom pra mim heheheh...

Pode até ser mesmo uma ferramenta da BIOS, mas a bateria continua sendo de Íons de Lítio e continua havendo internamente a bateria um chip que gerencia e balanceia a carga nas células, sendo assim a mesma continua vulnerável.

Abraço!

Postado
  Vinyborges disse:

Abraço.

Uma dúvida, Vinny:

Se isso acontece pro limite superior, o que impede de acontecer pro limite inferior também, se deixarmos sempre uma carga de 20% antes de meter na tomada?

• Membro VIP
Postado
  FCRJunior disse:
Uma dúvida, Vinny:

Se isso acontece pro limite superior, o que impede de acontecer pro limite inferior também, se deixarmos sempre uma carga de 20% antes de meter na tomada?

Amigo, acredito que isto não aconteca, não tenho certeza, mas se eu fosse sequestrado e o sequestrador pusesse uma arma na minha cabeça e disse, "explique se há dano na bateria se a deixarmos sempre descarregá-la até 20% ou eu te mato" (hehehehe) eu arriscaria assim:

As células internas a bateria se enchem de carga, tendo como mínimo 0% (na verdade 3% é o mínimo que o chip controlador de carga permite) e como máximo 100%. Com o uso e o desuso, o chip controlador de carga perde o balanço de cada célula e assim alimenta umas menos que outras, gerando o famoso desgaste. Este desgaste pode ser causado de forma natural, através do uso e desuso por meses (podendo ser solucionado através da calibragem da bateria), ou devido ao aquecimento e perda natural da capacidade de armazenagem das células, que não é solucionável.

Ora, a nossa bateria nova tem 100% de carga e a medida que a usamos o desgaste aumenta e a capacidade total de carga diminui, este é o processo natural. É o chip controlador de carga que gerencia o balanço entre as células e como de tempos em tempos ele precisa de ser calibrado travar o valor máximo do carregamento há 80% significaria dizer que com o tempo será este o valor máximo que o chip controlador enxergará, talvez com as calibragens o chip volte a enxergar o máximo como 100%, mas talvez não e é aí que mora o perigo.

Penso que por a bateria para carregar sempre que a carga descer até 20% não seja negativo para a bateria primeiro por que o chip conhece o valor minimo que é de 0% e este nunca é alterado, o oposto do que ocorre com o valor máximo (influenciado pelo desgaste) e segundo pelo efeito prático da coisa, já que normalmente quem segue as dicas de evitar deixar a carga descer mais de 20% não relata nenhum problema, hehehehe

Nossa, espero que não tenha falado muita baboseira! :)

Abração!

Postado

No caso desses laptops novos da Samsung que utilizam essa tecnologia ("Battery Life Exxtender"), eles também tem, na BIOS, uma ferramenta chamada "Smart Battery Calibration", que é justamente pra calibrar a bateria.

Eles orientam no manual a, antes de usar essa ferramenta de calibração, desativar o Battery Life Exxtender (na própria BIOS mesmo), talvez temendo isso que você falou.

De qualquer maneira, isso dá a entender que eles tem controle do "risco" e alertam pra uso correto de ambas as ferramentas.

Bom, ainda tenho dúvidas heheheh....mas por ora tá desativado aqui. Vou ler mais sobre o assunto.

Valeu! :)

Postado
  FCRJunior disse:

Parece adequado, certo?

Também tenho um shark e por enquanto estou seguindo essas instruções, principalmente por que elas batem com o q esta escrito no manual do produto... porém continuo a procura de novas informações...

e tenho uma duvida... é melhor recarregar a bateria com o note em funcionamento.. ou recarregar com ele desligado? ou é indiferente...?

Postado

Padrão

saudações

Comprei um 5741 e estou gostando do notebook.

Foi meu primeiro note e eu não sabia da 1º carga e acabei passando por essa etapa.

Uso o everest p monitorar a bateria e achei os seguintes dados:

Capacidade designada 47520 mWh

Capacidade com carga completa 42412mWh

Capacidade atual 42412mWh (100%)

Nível de desgaste 10%

gostaria de mais informações.

[]'s

Postado
  João Gabriel disse:

Capacidade com carga completa 42412mWh

Capacidade atual 42412mWh (100%)

Nível de desgaste 10%

gostaria de mais informações.

Seu note já tem quanto tempo de uso? Só de ter usado sem dar a primeira carga esse desgaste não aconteceria...

Postado
  Ademilton disse:

Boa noite amigo. Não haverá problema algum, estas voltagens são equivalentes. Na verdade a tensão de 11.1v é utilizada quando a bateria é de Lithium-ion e 10.8v quando composto por outro composto químico, mas funcionalmente são equivalentes, não haverá problema utilizar 11.1v ou 10.8v.

Postado

Bom dia, estou aguardando meu note chegar modelo PHN 14A3 P544WP, minha duvida é em relação a primeira carga, não sei qual a porcentagem que chega com a bateria... então é recomendado uma primeira carga de 12h?? é isso???

Postado

Cleiton,

Segundo um site que encontrei aqui ( http://www.bringit.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=conteudo&idpag=533&cdg=4768 ) , vce tem qe seguir os seguintes passos:

1) Efetuar a calibragem da bateria.

A calibragem consiste em Carregar a bateria 100% e descarregá-la 100%. Este processo deve ser repetido 3 vezes na primeira utilização, feito na primeira utilização este processo deverá ser repetido uma vez por mês.

2) Sempre que possível manter a bateria com o energia entre 40% e 60%, ou seja, quando a bateria estiver com aproximadamente 40% coloque-a para carregar, assim que ela atingir os 60% você poderá desconectar e deixá-la funcionando somente na bateria novamente até que atinja 40%, desta forma você evitará que ela perca um ciclo completo por carregamento e também evitará o sobre aquecimento da bateria.

Quando uma bateria é carregada sua temperatura interna aumenta, normalmente aos 100% a temperatura das células é de aproximadamente 45º, a temperatura é um dos principais fatores na diminuição da vida útil da bateria.

3) Evite expor a bateria a altas temperaturas. A temperatura recomendada para uma bateria é entre 15º e 20º.

Um exemplo de como não utilizar a bateria de forma correta é deixar o notebook com a bateria dentro de um carro fechado em dia de muito calor. Isto pode reduzir consideravelmente a vida útil de uma bateria composta por íons de lítio.

4) Evite descarregar uma bateria até que o notebook desligue, sempre que possível coloque-o na tomada quando a bateria chegar aos 40% de carga.

A cada vez que uma bateria de lítio é descarregada completamente ela perde 1 ciclo de vida, uma bateria nova pode possuir em média 400 ciclos de carregamento, ao carregar a bateria com carga parcial, ou seja, com carga de aproximadamente 40% ela não perderá um ciclo completo, aumentando a vida útil da bateria.

5) Caso o notebook não seja usado por mais de uma semana efetue o carregamento da bateria até 60%, retire-a do notebook e guarde em um lugar cuja temperatura não exceda 25º , o recomendado é colocá-la dentro de um plástico anti-estático e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos contatos da bateria.

retirei as informações do site citado acima (http://www.bringit.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=conteudo&idpag=533&cdg=4768)

espero ter ajudado. :D

Postado

Bem... cada vez que tento entender fico mais confuso...

Aqui vejo uns falando que é certo sempre deixar entre 40 e 60 % a carga...

Já no manual diz que não recomenda-se não carregar ou descarregar parcialmente a bateria....

Agora lascou!!!! hehe.. não sei o que seguir...

Postado
  Cleiton Santos disse:
Bem... cada vez que tento entender fico mais confuso...

Aqui vejo uns falando que é certo sempre deixar entre 40 e 60 % a carga...

Já no manual diz que não recomenda-se não carregar ou descarregar parcialmente a bateria....

Agora lascou!!!! hehe.. não sei o que seguir...

hehe, então recomendei esse site, pqe eles mesmos vendem baterias para notebook, por isso devem estar certos. eu particularmente sigo essa pratica de deixar a bateria entre os 40 e 60%.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!