Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aee galera, os artigos do faller me fizeram abandonar a o meu projeto de compra de uma fonte de 50 reais, doei meu estabilizador e por fim ainda comprei quase todos os componentes para montar o meu filtro de linha. No entanto aqui e recife não há muitas opções para comprar os componentes e não consegui comprar os capacitores classe Y, o vendendor se assustou quando eu disse que era 1200 V, e disse que na loja com 4700pF o máximo que eu poderia conseguir era no máximo uns 630 ou 650V. Daria pra eu fazer com esses capacitores, aumentando a quantidade?

Enquanto todos penaram atras dos indutores, eu os tenho aqui aos montes, já esses capacitores.......

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Aee galera, os artigos do faller me fizeram abandonar a o meu projeto de compra de uma fonte de 50 reais, doei meu estabilizador e por fim ainda comprei quase todos os componentes para montar o meu filtro de linha. No entanto aqui e recife não há muitas opções para comprar os componentes e não consegui comprar os capacitores classe Y, o vendendor se assustou quando eu disse que era 1200 V, e disse que na loja com 4700pF o máximo que eu poderia conseguir era no máximo uns 630 ou 650V. Daria pra eu fazer com esses capacitores, aumentando a quantidade?

Enquanto todos penaram atras dos indutores, eu os tenho aqui aos montes, já esses capacitores.......

Capacitores Y são muito comuns nas entradas de fontes dos mais diversos equipamentos. Se você tiver por ai alguma sucata quem sabe... Quanto ao valor, também não necessita ser exatos 4n7, pode variar de algo em torno dos 2n2 até lá pelos 22nF.

Não fique sem fazer seu filtro por causa desses capacitores. Se não achou os capacitores ideais, use os alternativos na maior tensão de isolação que os encontrar. O máximo que pode acontecer é algum dia um surto maior de tensão, conseguir romper a isolação de algum deles e "fritá-lo" mas nada mais do que isso deve acontecer, ai o fusível deverá abrir..

• Curtir 1
Postado

MarciTOO, malz pela demora, só agora consegui uma câmera. Peço desculpas pela qualidade, sou um péssimo fotógrafo, rsrs...

Caixa escolhida para montar:

tfhwx16d38x3ip2fk286_thumb.jpg

Detalhe do porta-fusível adaptado:

z18yajlebx3jbc3787_thumb.jpg

Detalhe do espaçador com tubo de caneta bic:

mx0ai3xqorgi1d62lo75_thumb.jpg

Placa montada:

yxcoq4c9aqkc9sqamuy_thumb.jpg

Placa por cima:

h4at3kb5whgm78f2m_thumb.jpg

Começando a montagem:

uqhgymu7ox3sdcw710v9_thumb.jpg

Fios soldados:

nvjptdtvkn3n7zv42h3_thumb.jpg

Montagem finalizada:

devnc6fp6tl1put0xbj_thumb.jpg

• Curtir 1
Postado
MarciTOO, malz pela demora, só agora consegui uma câmera. Peço desculpas pela qualidade, sou um péssimo fotógrafo, rsrs...

.......

aí Parabéns ai... mandou bem

:cool:

• Curtir 1
Postado

Lokasso, você tem aterramento ai, né? Mesmo que não tenha, por normas você teve atar o conector de aterramento à massa ou seja, à carcaça metalica. Isso é feito por segurança em caso a massa passe a ter seu potencial elétrico elevado no caso de um fio desemcapado ou uma pane qualquer q venha energizar a carcaça. Caso já tenha feito isso, me desculpe, não consegui ver pelas fotos.

• Curtir 1
Postado
Capacitores Y são muito comuns nas entradas de fontes dos mais diversos equipamentos. Se você tiver por ai alguma sucata quem sabe... Quanto ao valor, também não necessita ser exatos 4n7, pode variar de algo em torno dos 2n2 até lá pelos 22nF.

Não fique sem fazer seu filtro por causa desses capacitores. Se não achou os capacitores ideais, use os alternativos na maior tensão de isolação que os encontrar. O máximo que pode acontecer é algum dia um surto maior de tensão, conseguir romper a isolação de algum deles e "fritá-lo" mas nada mais do que isso deve acontecer, ai o fusível deverá abrir..

Valeu faller, eu tenho aqui uma fonte de uma marca Mitac/compaq que tem o estágio de filtragem completo, estava com pena de depenar a fonte, além do mais ela é bem antiga, daquelas com mais potência nas linhas de 3.3 e 5 V e os capacitores são pequenos ao ponto de não conseguir ler as referências, dai estava com medo de usa-los..vou usa-los enquanto não consigo comprar esses de 1200V.

• Curtir 1
Postado

O terra já está na carcaça sim =). Dê uma olhada na primeira foto: o fio verde vai ligado nos pluges, e cada um deles possui uma tira metálica que possui contato elétrico com a carcaça, além de dar rigidez mecânica às tomadas.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Abri o meu filtro de linha e me deparei com essa placa.

Queria saber se com esse componente eu já estou protegido ou terei que fazer um filto como o do tutorial.

PS: Claro que vou trocar esses componentes queimados.

post-513961-138849510313_thumb.jpg

• Curtir 1
Postado

Como postei acima, após abrir o meu filtro de linha que já era bem antigo e tava guardado, me deparei com essa placa mas os dois primeiros componentes estão queimados.

O Azul tem a inscrição VTR 150 e o laranja 100k 400. Não encontrei esses componentes na minha cidade para compra.

Vale a pena eu procurar fora esses componentes para recuperar esse filtro de linha ou seria melhor comprar outro???

post-513961-13884951113095_thumb.jpg

• Curtir 1
Postado
O Azul tem a inscrição VTR 150 e o laranja 100k 400. Não encontrei esses componentes na minha cidade para compra.

O componente azul é um varistor de 150V. Um tipo comum no mercado seria o S20K150. O "20" do código que passei é o diâmetro do disco interno dele (20mm), também são comuns peças com diâmetro de 10 ou 14 mm. Os de maior diâmetro aguentam surtos de maior energia e podem ser usadas no lugar dos menores.

O laranja é um capacitor plástico de 100 nF x 400 V. De preferência use os de polipropileno (tipos MKP ou MFP).

• Curtir 1
Postado

Construi o filtro ficou bem legau, acho que esta realmente funcionando porque já tive descargas eletricas proximas a minha casa e nao aconteceu nada. Deve fazer em torno de um ano que tenho ele aqui funcionando, mas de uns 2 meses pra cá tenho percebido que ele esta produzindo um zunido, não é o tempo todo, e quando o zunido surge percebo que as lampadas de fluorecente economica que tenho no quarto onde o pc esta instalado variam de luminosidade, tenho certeza que o zunido provem das bobinas porque abri ele ligado quando estava produzindo o zunido e mexi nas bobinas, quando eu mexo nelas o zunido varia de intencidade. Alguém ai tem ideia doque pode estar acontecendo com o meu filtro?

Agraço a atenção, e a resposta de alguem.

Abraço, T+

• Curtir 1
Postado

Prezados colegas.

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente tópico.

Gostaria de saber se posso usar uma etiqueta adesiva (se sim quais tipos) ao invés de usar a caneta para retroprojetor, tentei fazer com caneta para retroprojetor mas ficou uma porcaria, então pensei em usar fita crepe, fita adesiva dessas para fechar caixar, fita isolante ou etiqueta de papel, pode ser ?

Obrigado !

Até logo.

Marcelo

• Curtir 1
Postado

Bom. Como eu sou muito curioso resolvi testar, e...

Funcionou perfeitamente !

Testei com os seguintes materiais e todos funcionaram muito bem.

Fita isolante

Fita adesiva (aquelas de para fechar caixas de papelão)

Esparadrapo Plástico (fita adesiva cirúrgica)

Etiqueta adesiva (tipo que se usa em impressoras)

O único que apresentou alguma diferença foi o esparadrapo, pois ele tem microporos, mas nada que tenha comprometido a condutividade.

Até logo.

Marcelo

• Curtir 1
Postado

mmendeso,

Se você tiver uma irmã, namorada, esposa, qualquer femea adulta por perto, o mais prático e que preserva as trilhas, é esmalte de unha. Elas sempre tem um que compraram mas não gostaram da cor. Depois do banho no percloreto de ferro, um algodão e a acetona dela fazem a limpeza perfeitamente.

• Curtir 1
Postado
Construi o filtro ficou bem legau, acho que esta realmente funcionando porque já tive descargas eletricas proximas a minha casa e nao aconteceu nada. Deve fazer em torno de um ano que tenho ele aqui funcionando, mas de uns 2 meses pra cá tenho percebido que ele esta produzindo um zunido, não é o tempo todo, e quando o zunido surge percebo que as lampadas de fluorecente economica que tenho no quarto onde o pc esta instalado variam de luminosidade, tenho certeza que o zunido provem das bobinas porque abri ele ligado quando estava produzindo o zunido e mexi nas bobinas, quando eu mexo nelas o zunido varia de intencidade. Alguém ai tem ideia doque pode estar acontecendo com o meu filtro?

O zunido ocorre porque há variação na rede elétrica e com isso variação do campo magnético nas bobinas. Com a variação do campo magnético as espiras vibram e produzem esse zunido.

O mais importante é descobrir o que está provocando essa variação na rede elétrica, uma vez que até as lâmpadas fluorescentes estão sendo afetadas. Pode não ser na sua casa, mas tente ver se isso está ocorrendo quando algum aparelho liga (chuveiro elétrico, algum eletrodoméstico com motor, secador de cabelos, etc.).

Se o ruído estiver incomodando é possível amenizá-lo fixando melhor as espiras das bobinas. Pode-se impregná-las com verniz ou enrolá-las em fita isolante. Nota.: antes de fazer isso verifique se as bobinas não esquentam em uso; se esquentam será necessário usar materiais que suportem altas temperaturas.

• Curtir 1
Postado

Desta vez fiz um filtro, também baseado neste tópico, também usando material de sucata de fonte, e até que ficou "simpático".

Usei uma placa de circuito impresso de 15x15cm, cortada pra 12x13cm, pra caber na caixinha. O resto é tudo igual.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Parabéns colega fmarquesan , seu filtro de linha/proteção está ótimo. Muito criativo, com um design diferente. Bem clean, bem dimensionado. Gostei da decisão de colocar a chave entre as tomadas. Isso evita que um esbarrão por ai venha desligar, sem querer, o equipamento.

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Olá! sou novo por aqui (na realidade é o primeiro forum que sou membro) e desde já agradeço a toda ajuda e conhecimento que sei que receberei aqui. Estou muito interessado em montar esse filtro para 220v, mas não consigo ver as fotos ou videos do tutorial para saber quais componentes comprar.

• Curtir 1
Postado

Primeiramente respondendo ao colega Mario A. Jr.

Pegue o manual completo de como fazer, tem toda a lista de componentes.

www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

Agora abaixo segue como ficou o meu primeiro e não será o último, usei um gabinete de fonte, como já tinha a ligacão do terra no gabinete mantive essa ligação e tambem na placa tem algum problema ?

fl1.jpg

fl2.jpg

fl3.jpg

fl4.jpg

Até logo.

Marcelo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...