Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mjoy com atmega8.


edi2007

Posts recomendados

  • 5 semanas depois...

Olá pessoal!

Será que alguem tem alguma dica de como fazer para que um joystick USB(volante) de pc possa ser utilizado no PS3? Tipo uma reprogramação do microcontrolador ou montar outro utilizando as peças dele, É que tenho um volante Thrustmaster RGT FF, que é semelhante ao Logitech G25, com pedais de embreagem, freios e aceleração, deixa-lo de lado e comprar outro para o PS3 me parece que é jogar dinheiro fora. Alguem ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara boa noite !!!

eu baixei as versões do LazyCammel, os .HEX dele eu gravo no atmega8 e funciona beleza, mas quando eu compilo o .ASM da mesma pasta do .HEX da um erro na compilação, gostaria de saber se você´s já conseguiram compilar os .ASM dele? se sim me diga qual o compilador e versão estão usando, por favor, eu estou usando o AVR Studio 3.56 e 4.16, mas nenhuma dessas versões não estou conseguindo compilar, agradeço desde de já, obrigado !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos por acaso alguem conseguiu compilar este MJoy do atmega8 de forma correta e sem erros, pois não to conseguindo nem a pau, uso o AVR Studio 4.16

Tentei com outras versões e não vai nem a pau :(

Se puder me dá um toque ou disponibilizem o compilador que o compila

Grato

Altair Donato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então os erros são esses :

C:\Documents and Settings\usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(31): error: Invalid redefinition of 'UCR'

C:\Documents and Settings\usuario\Desktop\teste\m8def.inc(322): info: previous definition of 'UCR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(34): error: Invalid redefinition of 'USR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\m8def.inc(310): info: previous definition of 'USR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(215): warning: Register r28 already defined by the .DEF directive

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(216): warning: Register r30 already defined by the .DEF directive

ele esta reclamando destas linhas:

.equ UCR =UCSRB

.equ USR =UCSRA

ai quando eu removo essas linhas ele compila, mas quando conecto o mjoy ao pc ele não o reconhece, da dispositivo não identificado. E quando eu gravo o .HEX original desse mesmo .ASM funciona perfeitamente, por isso que deve ser o compilador mesmo, ok obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então os erros são esses :

C:\Documents and Settings\usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(31): error: Invalid redefinition of 'UCR'

C:\Documents and Settings\usuario\Desktop\teste\m8def.inc(322): info: previous definition of 'UCR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(34): error: Invalid redefinition of 'USR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\m8def.inc(310): info: previous definition of 'USR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(215): warning: Register r28 already defined by the .DEF directive

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(216): warning: Register r30 already defined by the .DEF directive

ele esta reclamando destas linhas:

.equ UCR =UCSRB

.equ USR =UCSRA

ai quando eu removo essas linhas ele compila, mas quando conecto o mjoy ao pc ele não o reconhece, da dispositivo não identificado. E quando eu gravo o .HEX original desse mesmo .ASM funciona perfeitamente, por isso que deve ser o compilador mesmo, ok obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

então, agradeço a todos que tentaram nos ajudar, por fim consegui a solução, do velho modo, tentativa e erro, o caso é que num é nem o codigo que esta com problema e sim o compilador, o codigo foi criado em uma versão antiga do compilador AVR por isso a biblioteca estava reportando varios erros, mas é só baixar a versão 3.5 do AVR que da tudo certo na compilação, ok obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

vocês sabem em qual linha mudar o numero ID do Mjoy (para o windows).

No Mjoy16 é fácil, bastar editar a linha 4000.

Mas preciso fazer no Mjoy, para que ligado junto com outros joys ele seja o último da lista do Windows.

Edit. Descobri, preciso mudar o VendorID - mudar só o nome não resolve, o windows ordena os joysticks pelo VendorID.

.equ VendorUSBID =0x5858 ;vendor identifier (Atmel=0x03EB)

Era 0x0777 coloquei 0x5858, pois o outro controlador (Bu0836) usa

Vendor ID: 0x16c0 ou seja 5824

Agora preciso saber como gerar um .HEX com o arquivo .ASM, alguma dica?

Não tenho nem ideia do que é preciso... :D

Sokol1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa !!!

beleza??

Cara faz o download aqui:

http://rapidshare.com/files/305406674/avr_studio3.56.rar.html

coloca a biblioteca m8def.inc junto com o arquivo .asm , tenta compilar se não conseguir use esta biblioteca :

http://rapidshare.com/files/305410533/m8def.inc.html

ela esta editada e pronta para compilação deu um trabalho, mas esta compilando .

-Hà! lembre ao substituir a biblioteca, substitua a que esta com o .asm e la no C:\Arquivos de programas\Atmel\AVR Studio\Appnotes tambem, renomeie a original para não perde-la. ok depois me diz se deu certo !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera, postei em outros fórums e resolvi postar aqui também.

Aí estão fotos do meu projetinho utilizando uma MJOY16. A programação foi feita via FSUIPC.

Esse é o módulo com Yoke (em construção), luzes, magnetos, avionics master e altímetro. Estou montando a parte mecânica do Yoke e também o back light do painel que será acionada com a chave panel light.

Depois desse módulo, quero fazer um de manetes e outro de rádio e AP.

Minha ideia é fazer módulos portáteis, que sejam fáceis de transportar e ligar até mesmo num note, numa viagem, por exemplo.

http://www.stationmusic.com.br/uploads/00013112009104546.jpg

http://www.stationmusic.com.br/uploads/00013112009104618.jpg

http://www.stationmusic.com.br/uploads/00013112009104641.jpg

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui fazer as mudanças, achei o m8def.inc faltante na Net e consegui recompilar o firmware do Mjoy (ATMEGA8) mudando o VendorID. Agora usa o 0x5858, acima do 0x5824 do BU0836, aparecendo para o Windows como o segundo joystick, como desejado.

Usei o AVR Studio 3.56.

Obrigado pelas dicas.

Sokol1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Pessoal,

Preciso de uma ajuda. Estou pesquisando mas até agora não encontrei nada sobre...

Eu estou com uma dúvida parecida com a de um amigo que postou há um tempo atrás.

Alguém sabe se possível e como fazer para criar um circuito com apenas um ATMega que seja dois joysticks? Ou seja, que quando conectado na USB do computador o sistema operacional reconheça dois joysticks!?

Alguém já viu algo sobre isso?

Obrigado,

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Achei o encoder com click!!!!

Procurei, procurei e só achei numa lojinha aqui em Curitiba. Achei caro, R$ 9 cada, comprei 2 pra testar, porém saiu mais barato que no ML, onde achei por R$ 16 o par + frete.

Funcionou beleza no MJOY. No SVMAPPER defini sentido horário (+) e antihor. (-) e apertando o click (tecla c), ou seja, no teste no FS, apertando o eixo eu escolho a frequência ou o decimal e girando ele eu aumento ou diminuo o valor.

Devagarinho eu chego lá! Hehehehe

Fala galera...comecei a ler um monte de coisas sobre o Mjoy16, baixei alguns esquemas mas sao tantos que estou perdido hehehe, pela experiencia de vocês qual é mais fácil para montar? vi que ja temos o matrix junto com o mjoy, conseguiriam me indicar qual é o esquema mais fácil para iniciar?

Att,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Ola galera...

Sou bem iniciante nessa parte de eletronica. :/

Eu nao sei nada, mas meu cunhado vai fazer uns manetes de throttle pra mim, pra um jogo de aviao que voo aqui..

Enfim

Ele entende bem dessas coisas..

Venho aqui pedi que alguem de bom coraçao possa passar o esquema do cirtuito e o que comprar.

vou usar potenciometros...desculpa se nao fui claro é que nao entendo.

vou tentar explicar melhor

vou fazer os manetes de throttle e queria sabe o esquema da placa para que os ponteciometros funcionasse no computador como joystick

abraços..desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sanka46

O que voce quer, um esquema para um controlador de josytick USB é o que trata este tópico. Inclusive tem opções para várias versões:

Mjoy8 com 6 eixos, 24 botões e HAT (tb com 3/4 eixos, 16/20 botões).

Mjoy16 com 8 eixos, 64 botões, 16 chaves liga-desliga, 4 encoders e HAT.

Os esquemas que postei foram testados, bem como a lista de componentes.

Mas sugiro voce montar um Joy.01 (Controladora USB Willynovie) usando PIC, pois este é USB 2.0 (O Mjoy é USB 1.1) e trabalha com uma frequencia maior (menor delay), alem de usar menos componentes que são mais facéis de encontrar (o cristal e o indutor do Mjoy são "mosca branca") e com isso um PCB mais simples. Atualmente o PIC 18F2550 custa quase o mesmo que um ATMEGA16.

4 ou 6 eixos, 32 ou 64 botões e HAT

DSCN5346.jpg

Veja aqui: http://www.xtremeracers.info/forums/viewtopic.php?f=45&t=5696&sid=8402dc755f7809762d0212afe863666b

Ou se preferir tem um projeto russo (em russo) usando o ATMEGA AT90USB64 (USB 2.0) que permite usar até 440 botões, com placas de expansão.

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=64206

Sokol1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Opa !!!

beleza??

Cara faz o download aqui:

http://rapidshare.com/files/305406674/avr_studio3.56.rar.html

coloca a biblioteca m8def.inc junto com o arquivo .asm , tenta compilar se não conseguir use esta biblioteca :

http://rapidshare.com/files/305410533/m8def.inc.html

ela esta editada e pronta para compilação deu um trabalho, mas esta compilando .

-Hà! lembre ao substituir a biblioteca, substitua a que esta com o .asm e la no C:\Arquivos de programas\Atmel\AVR Studio\Appnotes tambem, renomeie a original para não perde-la. ok depois me diz se deu certo !!!!

;; você tem o link atualizado dos arquivos ?

poderia enviar por e-mail ?

agradeço desde já..

Então os erros são esses :

C:\Documents and Settings\usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(31): error: Invalid redefinition of 'UCR'

C:\Documents and Settings\usuario\Desktop\teste\m8def.inc(322): info: previous definition of 'UCR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(34): error: Invalid redefinition of 'USR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\m8def.inc(310): info: previous definition of 'USR'

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(215): warning: Register r28 already defined by the .DEF directive

C:\Documents and Settings\ usuario\Desktop\teste\M_Joy8.asm(216): warning: Register r30 already defined by the .DEF directive

ele esta reclamando destas linhas:

.equ UCR =UCSRB

.equ USR =UCSRA

ai quando eu removo essas linhas ele compila, mas quando conecto o mjoy ao pc ele não o reconhece, da dispositivo não identificado. E quando eu gravo o .HEX original desse mesmo .ASM funciona perfeitamente, por isso que deve ser o compilador mesmo, ok obrigado !!!

opa, tenho o mesmo problema , você poderia me ajudar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, estou tendo sérios problemas para montar meu Mjoy, vou explicar...

Tipo, eu comprei o Atmega8 16pu junto com uma placa ilhada, resistor, cristal (não tenho certeza se está funcionando, mas deve esta) e outras peças eu tinha aqui (todas testadas, só o Cristal mesmo que eu não tinha como testar), pois bem, chegou ontem a placa e a Atmega8 e ontem montei tudo como pediu pelo esquema do site do amigo da 1º pagina (http://www.geocities.ws/zerodigit1/MJOY/MJoy_Schematic_v1.4.pdf), o problema é que quando eu conecto a bendita Atmega no soquete ela aquece na hora, não da nem pra por o dedo!

Eu tinha certeza que nenhuma solda havia encostado nela, mas para verificar eu desmontei tudo e montei de novo de um jeito mais organizado e distribuindo bem os componentes na placa 10x10, antes de montar a fiação da programação eu decidi ligar para ver no que dava de novo, 1º taquei sem a atmega, se é pra explodir, que exploda as peças que tenho, depois de ver que nenhuma aqueceu nem nda, montei a atmega no soquete e adivinha? AQUECEU!

Eu realmente não sei o que pode estar acontecendo, eu até to com medo dessa maldita ter "explodido" na 1º tentativa (coisa que duvido muito), alguem ae teria uma luz? Pois pelo que li no site, para programar preciso dos 5v no pino dela, eae?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente seu ATMEGA esta em curto, pois ele não esquenta (sensivelmente) nem em operação normal.

Certificou-se de que o pino referência (1) do ATMEGA esta alinhado com pino 1 do circuito?

Pode ser também que veio com defeito, ou alguma ligação na sua montagem esta errada ou em curto.

Na verdade para gravar a programação (o HEX) nem precisaria montar placa, bastaria ligar os 5 pinos do "programador" LPT1

diretamente nos nos pinos correspondentes do ATMEGA, mais a alimentação +5v e GND do cabo USB ou de uma outra fonte.

O problema é que depois de programado não tem como saber se esta funcionado já que para isso precisa do restante do cirtuito.

Sokol1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ele está alinhado, está tudo ok, tanto na 1º montagem como na 2º montagem...

Acredito que seja mais provavel que tenha vindo com defeito a mesma do que algum curto na mesma, por acaso teria algum teste para fazer na mesma?

Edit: Acabei de por aqui o 5v no pino 7 e o terra no pino 22 do USB sem nda interferindo e realmente, esquentou, infelizmente veio para mim com defeito pelo jeito, terei que falar com a TiggerCOMP que foi quem me vendeu a Atmega8 para fazer a troca...

É uma pena realmente, eu queria logo fazer o mjoy para ver como ficaria, o jeito é esperar agora que eles me mandem uma nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!