Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como tornei útil um estabilizador!


Posts recomendados

É uma tarefa difícil... Achar quem é quem numa salada de 10 fios. Nunca fiz essa operação embora tenha um desses dai separado para o caso de me dar vontade de fazer a identificação algum dia..

Por enquanto, quando dá um começo de vontade, paro, reflito espero a vontade passar...

Autotransformadordeestabilizador.jpg

Abraço...

Haha. Vou jogar ele fora mesmo. Quando precisar ligar uma caixa do som 110v uso um daqueles transformadores de R$10.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha. Vou jogar ele fora mesmo. Quando precisar ligar uma caixa do som 110v uso um daqueles transformadores de R$10.

Abraço.

mas antes verifique o consumo da caixa de som e veja se o transformador aguenta para não sair botando fogo na casa... principalmente com esses made in china de R$10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller, estava pensando em montar um filtro parecido (o da imagem) com o seu, ai surgiu uma dúvida: a capacitância, vou ter grandes diferenças se usa mais, ou menos?

filtrocircuito.jpg

Te pergunto isso porque aqui perto de casa tem muitas antenas de transmissão de TV e FM(meu bairro é o mais alto, então quase todas as estações estão aqui), então, este filtro que você tem, seria o suficiente para minha situação?

To tentando fazer uma simulação no Filter Solutions 2009, mais anda não me acertei com ele.:wacko:

Desde já obrigado.

Grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O exercício desse filtro dai:

Filter5order_Sch.jpg

Resultou numa curva de atenuação como visto ai abaixo:

Filter5order.jpg

Veja que uma interferência na frequência de 100 Khz aparecerá na saída do filtro com uma atenuação de cerca de122 dB.. Você sabe o que isso significa ???

Um sinal interferente na saída da ordem de 1.000.000 de vezes menor, em amplitude, do que na entrada...

Isso chega para você???

A faixa de frequência das estações de AM começa em 650 Khz, correto. Nessa frequência a atenuação do filtro é da ordem de 180 db..

Nessa frequência dai, teoricamente, algum sinal interferente que aparecesse na entrada da tensão de rede, iria sair na saída do filtro num valor cerca de 1.000.000.000 de vezes menor, em tensão.

Na prática..

Suponhamos que o sinal interferente tivesse inacreditáveis 1 volts pico a pico, na entrada.

Pois ele sairia com uma tensão de 0,000000001 Volts pico a pico na saída.

Não necessita de maior atenuação nem que a vaca tussa. Nem que você esteja debaixo da antena..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Faller pelos esclarecimentos.

Um amigo meu, que se acha o entendido, veio falando um monte bobagem, que as antenas geram ruído a linha elétrica, instabilidade e mais um monte de ladainha.

Vejo que ele não sabe nada, mas fiquei com dúvida, até encontrar esta imagem da atenuação do filtro., alem que as frequências do AM, como você mesmo disse, começam em 650kHz. Também to me acertando no Filter Solutions, o qual facilita bastante.

Mais uma vez obrigado.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola a todos... sou muito leigo nessa questão de energia elétrica :eek:, até porque minha formação é bem diferente das dos senhores.....:D

Assim, solicito ajuda!!! Vi alguns posts do Faller sobre estabilizadores e estou assustado :eek:!!!

Bom, tenho aparelhos elétricos ligados em varias tomadas de minha residência e gostaria de saber o melhor modo de protegê-los...!!

O que fazer?? compro regas de energia ou outro tipo de equipamento??? meu principal receio é no hometheater (tenho uma TV 60" + AP SKY + Hometheater + Ps3 ) e no uso de computadores (TV 26" + Computador + ap. SKY)....

grato pela atenção, e desculpe a falta de conhecimento ;)

ps. outra coisa...poderiam indicar algum equipamento de boa qualidade?? não tenho preferências e o valor não é importante....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que fazer?? compro regas de energia ou outro tipo de equipamento??? meu principal receio é no hometheater (tenho uma TV 60" + AP SKY + Hometheater + Ps3 ) e no uso de computadores (TV 26" + Computador + ap. SKY)....

É recomendado adquirir protetores contra surtos. Não há necessidade de outros equipamentos. Todo e qualquer equipamento doméstico que oferece ou promete proteção se baseia nos mesmos princípios de um filtro de linha com proteção contra surtos. Para áudio e video a melhor escolha é o UPSAI FHT-1200 (em média 100 reais) pelo fato de ter proteção para antena. Para os demais equipamentos o Clone F8 ou o SMS Energy Clean (em média 40 reais) tem uma melhor relação de custo vs. benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendado adquirir protetores contra surtos. Não há necessidade de outros equipamentos. Todo e qualquer equipamento doméstico que oferece ou promete proteção se baseia nos mesmos princípios de um filtro de linha com proteção contra surtos. Para áudio e video a melhor escolha é o UPSAI FHT-1200 (em média 100 reais) pelo fato de ter proteção para antena. Para os demais equipamentos o Clone F8 ou o SMS Energy Clean (em média 40 reais) tem uma melhor relação de custo vs. benefício.

Valeu Kayke...muito obrigado pelas informações....também achei um outro...clamper computer protector pro.... também muito bem recomendado.... :Dvou a luta....

muito obrigado....:lol::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Ganho de um amigo, com defeito, já o tinha há algum tempo esse estabilizador em minha casa: Ei-lo abaixo, ainda como estabilizador:

Aindaestabilizador.jpg

Como todos os estabilizadores que conheço esse daqui não era diferente. Não tinha nenhuma espécie de proteção elétrica. Vejam ai a placa de controle do mesmo:

9C2C3C4VZ1.jpg

Nenhum varistor, nenhum capacitor, nem tampouco algum centelhador, nada. Proteção contra surtos = zero.

Tinha entretanto alguns itens que me interessavam no mesmo. Uma boa caixa, uma chave frontal (muito ruim, que só mais tarde vi estar com defeito), uma suficiente quantidade de boas tomadas (cinco) no painel traseiro, um receptáculo de fusível, um cabo para ligar na tomada AC. Tinha tudo que eu precisava como base para transformá-lo, de inútil estabilizador em utilíssimo supressor de surtos/filtro de linha.... Mãos a obra.

Me vali de um esquemático de um bom filtro de linha aportado aqui no fórum mesmo, pelo colega Almeida Filho, a quem agradeço. Lá tem até um tutorial que recomendo a todos, muito bom, eficiente, eficaz, relativamente fácil de construir, e até barato se considerarmos a enorme possibilidade de reaproveitamento.

Para quem tiver interesse: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

Retirei o transformador e a placa de controle. Medi exato o espaço onde era fixado o transformador e parti daquele espaço para buscar a elaboração do meu protetor de surtos.

De que é constituído o supressor de surtos??

- É constituído de alguns elementos série cuja função é a de abrir o circuito caso alguma anomalia se apresente, e desse modo, salvar minha configuração. Quem são eles?

1) Um fusível colocado no mesmo local do fusível original do equipamento. Só alterei o tipo de fusível, colocando ali um fusível de ação rápida com corrente de abertura de 6 Amperes. (são aqueles que tem areia dentro, ao abrir a areia misturada ao arco voltaico vira vidro e extingue esse arco pela propriedade isolante do vidro, ou outros que tem além do fio fusível uma mola que provoca uma abertura rápida...)

2) Um micro-disjuntor rearmável de 10 Amperes, que é a proteção da proteção. Como o acesso ao fusível é externo e existe sempre o risco de alguém, menos avisado, substituir o mesmo por um qualquer, de 20 A, ou por um pedaço de fio, mal não faz uma proteção extra, associada a uma chave que necessitava em meu desenho do supressor.

3) De qualquer modo, se ambas as proteções falharem, é muito normal e barato se provocar um estreitamento em uma trilha específica do circuito impresso, para que ali se abra (evapore) essa trilha em um caso especial em que nenhuma das outras proteções possa ter conseguido manipular. (segurança triplicada)

- É constituído também de alguns elementos que por um lado limitem a tensão em seus terminais e por outro, ao fazerem isso, provoquem um aumento tal de corrente que forcem a abertura de um, ou mais, dos três elementos de proteção série já vistos. Quem são eles?

1) Um centelhador, de 350 Volts, que é um elemento de cerâmica e metal que mantém duas pontas isoladas suficientemente próximas e envoltas em gás argônio dopado, cuja função é a de permitir o nascimento de uma chispa entre as pontas sempre que elas forem submetidas a uma diferença de potencial superior aquele para qual o centelhador foi elaborado. Tem a capacidade de manusear altas correntes, embora sua velocidade de atuação não seja tão boa quanto a de outros protetores. Seu forte é a grande capacidade de manuseio de corrente de exceção.

Detalhe do centelhador:

2Centelhadorags.jpg

2) Um conjunto de varistores cuja função é aquela de drenar a corrente contida em qualquer surto de tensão acima de 175 Volts no caso dos varistores por mim utilizados, que foram aqueles de número 20271, com capacidade de absorção de 190 Joules cada um ou aproximadamente 10.000 Amperes de pico. A capacidade total de absorção desse conjunto fica em 760 Joules ou 40.000 Amperes (8/20us). Há que frisar que esses varistores foram escolhidos, por teste, entre um conjunto de 20 peças, casando aqueles 4 com características o mais aproximadas possível.

É sabido que a função dos varistores é aquela de segurar a tensão e não deixar que ela suba, em seus terminais, acima daquela tensão para qual ele foi projetado para operar, e para isso eles, tal qual “kamikazes”, dão a vida se for o caso. Para evitar que dêem a vida, e não mais prestem para proteção de meu equipamento, coloquei mais uma proteção série, cuja função é a de sentir a temperatura dos varistores e, se esses assumirem temperatura superior a 90º C aproximadamente. Note que se isso vier a acontecer é por que a coisa está preta para cima dos varistores, e significa que os mesmos estarão segurando uma tensão maior do que aquela que seu equipamento agüentaria, e drenando uma corrente tal que deverá fazer com que opere, logo-logo, uma das 3 proteções primárias colocadas, abrindo assim e salvando sua config.

Entretanto se a coisa estiver tão feia assim, façamos que se abra antes, por temperatura dos varistores a proteção deles e de sua config.

Quem faz essa proteção?

1) Um elemento chamado TCO, de thermal cut-off, largamente utilizado na indústria eletro-eletrônica para prover de segurança térmica equipamentos como torradeiras, cafeteiras, secadores de cabelo, estufas, furadeiras, etc... Em um aranjo de 4 varistores, eventualmente algum deles haverá de esquentar mais do que o seu vizinho, na hora do “pega-prá-capar”. A solução para esse caso foi a adoção de 3 TCO’s em série, estrategicamente colocados sanduichados pelos varistores. Impossível que eles não os protejam, e nesse caso, por tabela, protejam seu PC e associados. Veja ai um detalhe do sanduíche de Varistores recheados com TCO’s.

3AcoplamentoTCO_Varistor.jpg

Ai termina o estágio de proteção contra surtos propriamente dito e inicia o filtro de linha constituído de um filtro passa baixa balanceado, com frequência de corte perto de 1KHz e com atenuação maior do que 120 Db em 100 KHz.

Detalhes:

Filter5order_Sch.jpg

Filter5order.jpg

Visão geral do protetor de surto/filtro de linha:

1Filtro.jpg

E, finalmente ele montado dentro da caixa do “es-estabilizador”

5Filtrodentrodacaixa.jpg

Uma visão traseira do mesmo mostra o micro-disjuntor, cuja função é a de alimentar o filtro como um todo e colocar tensão nas duas tomadas inferiores, (primeiro estágio) para que ligue nelas os dispositivos que nunca são desligados, o cable modem e o router wifi..

- Somente micro disjuntor ligado = led verde aceso = Cable + Router ligados. 2 tomadas alimentadas.

- Chave do painel acionada = led’s verde e vermelho acesos = 5 tomada alimentadas.

Chavesliga_desliga.jpg

Vocês concordam comigo que agora sim eu tornei útil um estabilizador???

Abraço...

Faller,

É possível você enviar o circuito elétrico para montagem desse filtro de linha? Principalmente das bobinas do filtro de quinta ordem. Achei muito interessante essa montagem e queria mioros detalhes de sua construção, especificação de componentes, etc, pois terei que adapta-lo para minha rede de 220V.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse próprio tópico em que estamos discute largamente esses componentes bem como seus valores e outros detalhes e inclusive as adaptações para outras tensões..

Só vai tomar um pouco de seu tempo para ler o tópico desde o princípio..

Mais também se pode achar nesses outros tópicos:

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado

Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Faller,

Bom, estava pensando em montar esse filtro de linha em uma PCB, mas como ainda estou começando em eletrônica, não teria algum esquematico do filtro para eu poder fazer o layout e montá-lo?

Quem sabe pegas a versão nova dele, bem melhor ainda..

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Se não, basta procurar por ai, dentro do tópico, que aparece o esquemático dessa versão antiga mesmo..

Mas acredite, a versão mais recente é melhor ainda..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe pegas a versão nova dele, bem melhor ainda..

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Se não, basta procurar por ai, dentro do tópico, que aparece o esquemático dessa versão antiga mesmo..

Mas acredite, a versão mais recente é melhor ainda..

Obrigado, não estava ciente deste tópico.

Com certeza irei montar o "Proteção e Filtro V2011".

Parabéns pelos excelentes tópicos feitos e pelo conhecimento que você tem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

De uma coisa eu sei nada supera a proteçao que os estabilizadores e no-breaks proporcionam, nao vou enrar em detalhes , mas meu estabilizador de energia eletrica diga-se de passagem caro, mas o melhor ja segurou 3 descargas eletricas perto de casa protegendo meu pc e minha tv, tranquilamente, ja o filtro de linha tenho certeza que nao faria isso e meus aparelhos sairiam queimandos com certeza!! obrigado!!:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Faller, vendo esse tópico, o "Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado" e o "Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200" fico com muuuita vontade de melhorar meu Clone F8 01086, que me decepcionou bastante depois que vi como ele era por dentro (você até já viu também em um tópico seu). Mas onde eu posso encontrar todas essas peças que você adiciona (centelho, varistores, TCO, capacitor, indutor duplo, e tudo mais)? E quanto sairia +/- comprar essas coisas? É meio caro?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, vendo esse tópico, o "Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado" e o "Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200" fico com muuuita vontade de melhorar meu Clone F8 01086, que me decepcionou bastante depois que vi como ele era por dentro (você até já viu também em um tópico seu). Mas onde eu posso encontrar todas essas peças que você adiciona (centelho, varistores, TCO, capacitor, indutor duplo, e tudo mais)? E quanto sairia +/- comprar essas coisas? É meio caro?

Obrigado.

Os principais componentes ai estão:

Varistor: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-275-vac-s20k275-dnr20d431k-p-3321.html

Capacitor da série X2: https://www.soldafria.com.br/cap-poliester-classe-x2-c-234_329.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Fusível térmico: http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-120-graus-10a-p-3741.html

Porta fusível: http://www.soldafria.com.br/porta-fusivel-pequeno-vermelho-blx-1-para-painel-p-2447.html

Outros componentes tais como centelhadores e indutores são difíceis de se encontrar e/ou se tem de enrolar.. Mas só com os 4 primeiros já consegues melhorar bastante o 01086, que pelo menos de tomadas está bem servido..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
Notei que voce nao utilizou nenhum PTC, normalmente sao usados em conjunto com os MOVs.

Tenho uma pergunta, common-mode chokes também podem ser usadas em AC ou som em DC?

Nao seria bom colocar um spark-gap também nao? em caso de raios nunca se sabe mas as vezes pode ajudar a salvar.

Não, PTC não usei nenhum. Na função que o mesmo executaria usei fusíveis térmicos..

Os indutores para rejeição de modo comum, sim os usei e podem sim ser usados em AC..

Spark-gap sim coloquei, basta olhares a figura dele lá, de 350 Volts..

Olhe ai:

2Centelhadorags.jpg~original

Ele está colocado de cara, na entrada primeira da proteção..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otima iniciativa Faller em disponibilizar o diagrama, eu sei que esse assunto sobre estabilizadores corre em diversos forums brasileiros ha bastante tempo.

Sempre que eu toco no assunto sobre o quanto estabilizadores sao desprezíveis, sempre tem alguem que fala "Calunia! queimem o na fogueira herege!" como se eu não acreditasse nos poderes milagrosos dos estabilizadores.

off: eu me lembro de você anos atrás quando eu era ativo aqui no CDH, você ainda firme e forte participando aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Depois desse dai fiz outro, que também documentei. Esse outro, melhor ainda. Ai está ele:

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Boa tarde Faller,

Tava lendo seus tópicos e gostei fiquei admirado....

Estou montando um filtro de linha 127v e ja esta quase pronto, só falta mesmo colocar os 2 indutores modo comum e modo diferencial, só que não sei muito bem o valor de indutância ideal para esse filtro, pode me ajudar por favor.

Segue imagem do filtro

circuitopararedede220vos.jpg

agradeço se poder me ajudar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!