Ir ao conteúdo

Como tornei útil um estabilizador!

faller

Posts recomendados

Postado

Grande amigo Faller,

se posso chama-lo assim, pois depois de sua explicação tão amavel e com grande respeito, vim a ler todo post e estou realmente agora seguro do que preciso. Me precipitei querendo como voce falou uma receita de bolo e não aproveitei essa intereção do forum, pois ainda nao tenho habito de usar este recurso, mas agora em diante vou sim usar e desfrutar e compartilhar com os livres pensadores que aqui se apresentam.

1 pergunta se eu aumentar a quantidade de espiras na bobina ou usar bobinas maiores será melhor, ja que tenho espaço de sobra dentro do estabilizador?

Obrigado a voce Faller e a todos pela sadia troca de informação

• Membro VIP
Postado
Grande amigo Faller,

se posso chama-lo assim...

1 pergunta se eu aumentar a quantidade de espiras na bobina ou usar bobinas maiores será melhor, ja que tenho espaço de sobra dentro do estabilizador?

Só me deixa honrado esse seu tratamento. Fico contente que entendeste o espírito da crítica construtiva que tracei no post anterior. Saiba que para receber respostas úteis e inteligentes, a pergunta deve também estar em um bom nível.. É por isso que às vezes me ataco com as pessoas que pegam o bonde andando e saem fazendo perguntas prá lá de respondidas no tópico em questão. Isso não ajuda a ninguém muito menos o dono da dúvida..

Quanto a bobina...

Se em um filtro LC, passa baixas como são os filtros de linha para se colocar ai dentro das proteções, tem a indutância de seu indutor crescida em valor, mais espiras portanto, faz com que a freqüência de corte baixe, o que é bom até certo ponto... Esse filtro passa baixa não deve atenuar na faixa útil da energia que é a frequência de 60 Hz da rede elétrica.. Essa ele, o filtro deve deixar passar com a menor atenuação possível. Frequências superiores a essa dai são indesejáveis e podem ser consideradas como ruído, interferência ou coisa que o valha..

Para aumentar o valor de indutância do indutor de um filtro podes partir por diferentes caminhos..

- Colocar núcleos maiores dos indutores, para ter mais espaço de enrolamento, e efetivamente colocar maior número de espiras ainda de fio grosso o bastante para evitar perdas de I x R;

- Adotar núcleo com maior permeabilidade magnética, de modo a que cada volta, cada espira agregue maior valor na indutância..

Um bom SW de análise de filtros ajuda nessa hora ai. Eu uso o Filter Solutions da NuHertz..

Abraço...

Postado

faller, lendo seu tópico sobre os estabilizadores e tive, depois de ver este, vontade de tornar o meu estabilizador útil :) (não entendo quase nada dessa parte elétrica mas estou disposto a aprender e tenho um amigo que sabe um pouco mais e pode me ajudar no processo)

Aqui na minha casa, quando eu utilizava ele acontecem 2 coisas:

o estabilizador ficava fazendo "tlec" quando minha mãe está passando roupa, e uma variação na luminosidade do quarto quando a maquina de lavar está ligada (girando de um lado para o outro)

As questões que vieram na minha cabeça são:

algumas dessas situações são prejudiciais para meu PC [assinatura] (está direto na tomada agora)?

eu preciso mesmo de um filtro?

o estabilizador é este (monovolt 1000VA):

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/estabilizador-sms-revolution-vi-mono-1000va-6tomadas-nf-wt-XM09OONPK3#rmcl

acho que eu precisaria postar fotos internas, certo?

CASO não seja possivel por algum motivo eu pedirei recomendações de filtros até 60 reais.

Postado

Não sou o faller, mas respondendo, o PC vai funcionar sem problema, mas eu sugeriria fazer uma revisão nessa instalação elétrica com redimensionamento e separação de circuitos, com certeza sua instalação tá com algum problema de dimensionamento e divisão de circuitos inadequada.

• Membro VIP
Postado

eu preciso mesmo de um filtro?

Adote o conselho do _rau_ que é excelente.. Uma revisão ou minimamente saber de quanto varia a tensão ai ao ligar/desligar o ferro de 1KWatt, ou a oscilação provocada pela máquina de lavar roupa, que aliás considero uma baita sacanagem dos fabricantes..

Uma marca famosa ai de máquinas de lavar roupa tinha antigamente um sistema de fazer oscilar o tambor de lavagem da mesma com o motor rodando sempre para o mesmo lado e com um conjunto de engrenagens muito robusto aonde através de um excêntrico provocava essa oscilação, esse vai-e-vem no tambor. Como esse sistema de engrenagens é relativamente caro, e por ser robusto dificilmente dava problemas eis que para simplificar e baratear a máquina, isso dai foi trocado por um sistema eletrônico que faz o vai-e-vem através da inversão de rotação do motor... Veja que um motor rodando em um sentido, com um volante, uma carga representada pelo cesto de roupas molhadas tem uma determinada inércia, bem grande até.. A cada inversão de rotação desse motor é uma paulada na corrente de reversão do motor, maior até que sua corrente de partida.. Se olhares para uma lâmpada, de preferência incandescente, que esteja na mesma fase da sua máquina de lavar verás exatamente o citado por você. Um vai e vem do brilho das lâmpadas sincronizado com maldita maneira moderna de bater roupas no tambor...

Voltando ao assunto.. Na minha casa, muito antigamente, mais de 10 anos faz, tive problemas com alguns aparelhos com fonte chaveada, na verdade um DVD player, que abriu os diodos de sua fonte por duas vezes..Eu mesmo dei um jeito, colocando diodos de maior corrente e de tensão reversa mais alta. Uns seis meses depois aconteceu novamente, foi quando decidi colocar proteção em todos os equipamentos que tinham fontes chaveadas aqui em casa...

Mas veja, isso varia de local para local. A ambiência elétrica dai de onde você mora, do entorno, pode definir a necessidade ou não de colocar uma boa proteção contra surtos..

A princípio e pelo custo eu recomendo sua colocação, pois ela, diferentemente do estabilizador, nenhum prejuízo trará para seus equipamentos, mesmo que não venha a ajudar em nada..

Quanto a sua fonte, que é um belo modelo com PFC ativo, vai assimilar essas variações de tensão dai provocadas pelo ferro elétrico e pelo maldito modo de fazer oscilar o tambor da máquina de lavar numa boa.. Nem te preocupe...

Postado

_rau_ e faller, obrigado pelas respostas.

Bom saber que o PC funcionará tranquilamente, mas sobre a parte elétrica da casa eu não posso fazer nada pois não é nossa (pai zelador) então infelizmente creio que ficará assim por muito tempo.

• mês depois...
Postado

ola faller, pelo que nota se voce e o bicho em eletronica, estou precisando de ajuda para adaptar um cabo av para teves antigas [com saidas daquelas de rosquear]

aqui uma screen:

p020510110301.th.jpg

tem as tres entradas vermelha amarela e branca [audi e video] e tem um que eu nao sei o que e e tem o da entrada da tomada e outro para rosquear

eu colocava os 3 av do dvd na entrada av e pegava o cabo de rosquear e colocava um na tv e outro nesse "aparelho" ai

e colocava o transformador na entrada dele la

so que agora eu perdi o transformador, queria saber se tem como eu fazer uma gambiarra que nao precise de energia

alguma sugestao? obrigado

• Membro VIP
Postado
queria saber se tem como eu fazer uma gambiarra que nao precise de energia

p020510110301.th.jpg

Não acredito que estejas falando sério???

Se não necessitasse de energia por que maldita razão o fabricante teria posto energia ai???

É tem uma série de transistores, umas pecinhas, led, mas vai que não faça falta energia para ela trabalhar...

O transformador era só para enfeitar... Tu tá vendo muito filme de ficção..

Na verdade, na chincha mesmo, até dá para fazer uma gambiarra que pode até precisar de fio, mas não de alimentação... Um colar para pendurar no pescoço..

- Vai fio;

- Não necessita de alimentação;

- É uma gambiarra.

:P

Reflita..

Abraço...

Postado

he percebi ja que o transformador era so pra enfeitar mesmo hehe

mas tipo se for para eu fazer uma gambiarra nem sei por onde começar :D

ja tentei colocar direto mas sem o transformador nao deu

a nao ser q eu tirasse o chip e emendasse os 3 ferro de audio e video no de rosquear hehe

da uma forcinha por favor eu to querendo colocar o dvd no quarto ainda hoje

valeu

"reflita..." mas como se eu nao sei nada de eletronica vou acaba de estragar tudo e ter que comprar o cabo hehe

fala ai como faz

• Membro VIP
Postado

Isso dai provavelmente é um modulador RF, que pega os sinais de áudio e vídeo do DVD e os modula em cima de uma portadora de radiofrequência, em cima do canal 3 ou 4, por exemplo.

Não tem como você fazer isso sem um elemento ativo, alimentado portanto. Não há cabo que resolva essa situação, não se trata de "by-passar" a coisa, de fazer ligação direta, se trata de modular, de remontar um sinal completo de TV para que possa ser inserido em um televisor antigo que não tenha as entradas de áudio e vídeo e tenha somente a entrada de antena...

Algo desse tipo ai:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139545366-modulador-rf-paudio-e-video-ptv-s-saidas-rca-ps2dvd-etc-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140691977-modulador-de-rf-p-tv-converte-sinais-de-audio-e-video-_JM

Isso é o que dá para deduzir de sua tartaruga da qual só mostraste a barriga, não pude ver o nome da coisa, não pude ver a função da coisa, não pude ver o nome de cada entrada e da saída...

O que estou fazendo nessas dicas é puro "achômetro", por falta absoluta de dados, de informações tuas..

É mais ou menos o equivalente, se médico fosse, a diagnosticar e medicar um paciente pelo cheiro de seu peido...

Abraço...

Postado

achei!!!

o transformador dele mesmo, ta aberto e com os fios todos arrebentados hehe neste momento estou consertando ele

então por isso que precisava de energia ele era "um mini-modulador"??

a e queria saber: se eu deixar ele na tomada vai gastar muito sera ou so gasta quando esta ligado a tv e ao dvd?

• Membro VIP
Postado
Achei!!!

o transformador dele mesmo, ta aberto e com os fios todos arrebentados hehe neste momento estou consertando ele

então por isso que precisava de energia ele era "um mini-modulador"??

a e queria saber: se eu deixar ele na tomada vai gastar muito sera ou so gasta quando esta ligado a tv e ao dvd?

No próprio transformador deve dizer, em sua etiqueta... Deve lá falar em potência ou em corrente e tensão.. Por exemplo, se for 12 Volts de saída x 500 mili Amperes ele deverá gastar mais ou menos 6 Watts durante todo o tempo que estiver ligado..

Postado

nossa ta tudo destruido o transformador, deixe, vou ver se acho um modulador aqui na minha cidade para eu comprar obrigado pela ajuda

• 3 semanas depois...
Postado

Olá a todos!!!

primeiro gostaria de agradecer ao companheiro faller pelo topico!!! a varios dias estou lendo e relendo o mesmo para entender e iniciar meu projeto!!! Tb estou acompanhado o topico do ForumPCs, que trata do mesmo tema!!! A pouco conclui meu curso de eletrônica (Mais por Hobbie) e estou entusiasmado para começar!!! ja encomendei alguns dos componentes faltam so os varistores, o centelhador e os TCO's, muito difícil de axar aqui onde moro!!! sendo assim queria saber o que é o tal fusivel rápido que o amigo "Beardyfella" citou em sua lista de compra!!!

[EDIT]

o cabinho ideal para a bobina seria de quantos AWG

[/EDIT]

espero em breve postar as fotos do meu projeto!!!

abraços

Diego Craveiro

Postado

Grande Faller, tranquilo? Ontem eu peguei um estabilizador velho que estava encostado aqui e resolvi abrir. É um enermax 1000VA . Quando olhei o circuito vi um 4558D, joguei no google pra saber o que era. Um amplificador operacional.Depois pesquisando mais um pouco, caí nesse tópico que mostra fotos do estabilizador q é praticamente igual ao meu.

Queria saber como funciona esse circuito ai da foto do seu "estabilizador" hehehe. Uma explicação breve se possível.

Abraços.

• Membro VIP
Postado
Grande Faller, tranquilo? Ontem eu peguei um estabilizador velho que estava encostado aqui e resolvi abrir. É um enermax 1000VA . Quando olhei o circuito vi um 4558D, joguei no google pra saber o que era. Um amplificador operacional.Depois pesquisando mais um pouco, caí nesse tópico que mostra fotos do estabilizador q é praticamente igual ao meu.

Queria saber como funciona esse circuito ai da foto do seu "estabilizador" hehehe. Uma explicação breve se possível.

Abraços.

Os Amplificadores Operacionais são largamente utilizados em estabilizadores, operando uma função chamada de comparador. Sua função é a de comparar se a determinada tensão, geralmente uma amostra da tensão de entrada ou de saída, é maior ou menor que determinada referência, para como resultado dessa comparação atracar ou não um relé que faz a comutação de tap do autotranformador..

Veja ai uma topologia típica de um estabilizador:

Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg

A função do CI é a de decidir se a tensão de entrada merece a agregação de + ou - uns 6 a 10 Volts por estar ou baixa ou alta....

Ação totalmente desnecessária essa de somar ou subtrair essa tensão dai.. A fonte está preparada para bem trabalhar com essas variações...

Abraço...

• 3 semanas depois...
Postado

Valeu Faller, obrigado pela explicação!! Cada dia fico mais empolgado em montar esses filtros. O seu ou o do Almeida Filho! Vou tentar montar pelo menos no Proteus e fazer o layout da plaquinha.

• mês depois...
Postado

Olá, sou novo no forum, li o tutorial sobre o filtro de linha e pesquisei bastante no google sobre utilidade real dos estabilizadores quando comprei uma impressora a laser de 420W e me disseram que eu tinha que comprar um estabilizador de R$150,00!

Estou com algumas dúvidas, tipo:

por que tem tantos capacitores na foto do seu filtro?

pra que servem os resistores?

OBrigado e ate mais!

• Membro VIP
Postado
Olá, sou novo no forum, li o tutorial sobre o filtro de linha e pesquisei bastante no google sobre utilidade real dos estabilizadores quando comprei uma impressora a laser de 420W e me disseram que eu tinha que comprar um estabilizador de R$150,00!

Comentário: Fosse você não usaria estabilizador em impressora lazer em função da alta demanda, em picos, desse tipo de impressora...

Estou com algumas dúvidas, tipo:

por que tem tantos capacitores na foto do seu filtro?

Resposta: Quando você tem os capacitores e eles não são do valor desejado, se pode associar em paralelo até atingir esse valor. Não se necessita comprar capacitores então..

pra que servem os resistores?

Resposta: Descarga da tensão armazenada nos capacitores mesmo depois de desligar da tomada o filtro..

OBrigado e ate mais!

Abraço.....

Postado

E ae!

eu de novo....

eu tava pensando, com esse led indicador de fusivel queimado, o circuito todo funciona sem o fusível?

quando o varistor nao presta mais ele fica em curto ou aberto?

valeu!!

Postado

e ae!

este centelhador serve?

TMG Eletrônica

CENTELHADOR A GÁS 3 PINOS

Gas Discharge Tube

Series:GTCx37

Suppressor Type:Gas Discharge Tube (GDT)

Impulse Discharge Current:130A

Impulse Discharge Current, 10/8-20uS:10kA

Capacitance:3pF

Impulse Sparkover Voltage:650V

Breakover Voltage Max, Vbo:230V

RoHS Compliant: Yes

qual das duas e a tensão de ruptura?

ou

Breakover Voltage Max, Vbo:230V?

ate mais!

• Membro VIP
Postado
E ai faller!

li diferente topicos seus e misturei tudo num circuito só, você poderia da uma olhada se tem algum erro preu montar? Valeu!

http://img228.imageshack.us/img228/7906/cvufybgh.jpg

até mais!

Qual seria a tensão de operação mesmo???

E ae!

eu de novo....

eu tava pensando, com esse led indicador de fusivel queimado, o circuito todo funciona sem o fusível?

quando o varistor nao presta mais ele fica em curto ou aberto?

valeu!!

Não é que funciona, e sim que passará uma corrente suficiente para acendimento do led do fusível... que consequentemente acenderá o led de ligado da proteção..

Não conseguirá entretanto fazer funcionar um equipamento maior como um monitor por exemplo...

Ao final de vida, na maioria das vezes, o varistor esquenta e explode. Fica aberto portanto..

e ae!

este centelhador serve?

TMG Eletrônica

CENTELHADOR A GÁS 3 PINOS

Gas Discharge Tube

Series:GTCx37

Suppressor Type:Gas Discharge Tube (GDT)

Impulse Discharge Current:130A

Impulse Discharge Current, 10/8-20uS:10kA

Capacitance:3pF

Breakover Voltage Max, Vbo:230V

RoHS Compliant: Yes

qual das duas e a tensão de ruptura?

ou

Breakover Voltage Max, Vbo:230V?

ate mais!

Olhe no datasheet que terás mais informações...

Só o nome GTCx37 não define um componente mas sim uma família deles..

http://datasheet.octopart.com/GTCT37-151M-P10-Tyco-Electronics-datasheet-31863.pdf

Postado

Bom dia!

Faller, estou quebrando a cabeça com os filtros.

Preciso de filtro para tensão de 220V e carga de uns 2000W e outro para tensão de 115v carga de 1000W.

Como e onde consigo o projeto de filtros assim?

Os filtros serão utilizados em uma central de AC para sistema de sonorização profissional, será a proteção da proteção.

Pode me ajudar?

Postado

E ae Faller!

Valeu pela ajuda!

o filtro é pra 220V fase - neutro com terra...

to com umas duvidas da posição das coisas,,,

se colocasse assim:

centelhador>filtro(indutor e cap)>varistores,

os capacitores nao sendo do modelo x e y, (nocaso sao com isolacao de 650V e 2kV respectivamente) nao vão pipocar no caso de um surto (já que estão antes dos varistores)? e melhor?

tambem queria saber porque você colocou o centelhador entre os indutores no seu circuito:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Proteoefiltropara220Voltscomaterram.jpg

Valeu!!

Até mais

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!