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Como tornei útil um estabilizador!


Posts recomendados

Aleluia... acho que consegui!

Está há dois dias ligado e ainda não explodiu nada. Bom, na verdade aconteceu uma coisa que eu considerei estranha... não muito, mas, mesmo assim.

Bom, pelos cálculos de potência, usando fusíveis de 5A, eu teria 220 x 5 = 1300 watts, certo!?

Pois é, então resolvi testar o máximo do filtro ligando nele um ferro de passar de 1200w e nada mais. Quando fiz isso, um dos fusíveis térmicos abriu... pouco tempo depois do ferro ter sido ligado. Não deu faísca, explosão, nada disso... simplesmente abriu.

Esse comportamento é normal!? Não deveria o TCO de 92ºC e 10A aguentar o tranco!? Se abriu assim com o ferro de passar, não vai abrir com os dois PCs!?

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  • 5 meses depois...

OK.

Eu comecei lendo aqui para condenar um fabricante de estabilizadores...

Agora descobri que não preciso de nenhum dos 3 estabilizadores que tenho..:mad:

Então vai minha pergunta, se não for o local indicado favor me indicar onde procurar...

Situação:

Rede 220V (Recife, PE).

Computadores, som do computador, impressora, modems (2) tudo de 110V.

Não são muito bom com a eletrônica... prefiro uma solução "comprada"

Segundo lei aqui, deveria colocar um transformador 220V->110V e filtro de linha bom.

Só um dos 2 monitores e 110~240V e só uma CPU e bivolt o resto tudo 110V.

O consumo mais alto seria o da impressora ~300W.

Eu sempre achei que precisava dessa porqueira dos estabilizadores... vendedores de lojas de informática, "técnicos de informática" todos me dizerem que *não* podia sem estabilizadores....

Resumindo a situação:

1 PC 110V

1 PC 110V ou 220V (chave manual)

2 som 110V (consumo ? estimo <15W)

2 monitores LCD 17" 110~240V (seleção automática)

2 modens 110V (ADSL e WiFi nem ideia do consumo... mais acho que baixo

o estabilizador de 300va esta segurando eles e um PC sem problemas)

1 impressora Laser 300W 110V

A tomada que esta o equipamento ligado tem terra sim!

Pelo que entendi, deveria juntar todo o equipamento 110V e colocar um transformador 110->220V e depois um filtro (bom) 110V.

Por outro lado colocar todo o equipamento de 220V ligado a um filtro de linha de 220V (raro de encontrar aqui em Recife!)

agradeço as sugestões.

talueguito

raul

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  • Membro VIP

Sempre será mais adequado, ou prático, ao se ter tomadas 220, alimentar tudo o que possas em 220 Volts. Essa é a tensão nativa das fontes para PC. O aborto é 110. Ao alimentares com 110, ela, a fonte providencia a subida dessa tensão para 220. Leia aqui para melhor te informar: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Não entendi o porque de um dos PCs só poder ser alimentado em 110 volts, conforme colocaste ai acima... Não teria uma chave seletora na fonte do mesmo??? Seria uma fonte com PFC ativo, daquelas que se alimenta em 100~240 Volts +- 10% ???

Solução que eu adotaria é a seguinte:

Tomada da parede direto para uma boa régua de proteção setada para trabalhar em 220 Volts. Todos os equipamentos que tolerarem 220 volts, liga-os direto na régua de proteção. Os equipamentos auxiliares que necessitem de tensão 110 volts, o ideal seria um autotransformador 220 para 110, na pot~encia necessária. Como você tem ai diversos estabilizadores redutores de 220 para 110, use-os para essa função. Não são necessários, mas sim podem ser utilizados, pois não representam risco maior para caixa de som e modem´s nem printer...

Se as saídas da régua de proteção forem insuficientes, coloque em uma delas uma régua de extensão apenas

Abraço...

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Obrigado Faller,

por tua resposta e por todos os posting que li de você.

Sempre será mais adequado, ou prático, ao se ter tomadas 220, alimentar tudo o que possas em 220 Volts. Essa é a tensão nativa das fontes para PC. O aborto é 110. Ao alimentares com 110, ela, a fonte providencia a subida dessa tensão para 220. Leia aqui para melhor te informar: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

eu já li... e também outros que você escreveu por ai... ótimos todos

(tomara tenha achado antes de compra o estabilizador de 1000va grrr)

Não entendi o porque de um dos PCs só poder ser alimentado em 110 volts, conforme colocaste ai acima... Não teria uma chave seletora na fonte do mesmo??? Seria uma fonte com PFC ativo, daquelas que se alimenta em 100~240 Volts +- 10% ???

meu erro! a chave estava "escondida" e não vi... e 220V também.

Solução que eu adotaria é a seguinte:

Tomada da parede direto para uma boa régua de proteção setada para trabalhar em 220 Volts. Todos os equipamentos que tolerarem 220 volts, liga-os direto na régua de proteção. Os equipamentos auxiliares que necessitem de tensão 110 volts, o ideal seria um autotransformador 220 para 110, na pot~encia necessária. Como você tem ai diversos estabilizadores redutores de 220 para 110, use-os para essa função. Não são necessários, mas sim podem ser utilizados, pois não representam risco maior para caixa de som e modem´s nem printer...

Se as saídas da régua de proteção forem insuficientes, coloque em uma delas uma régua de extensão apenas

Abraço...

Deixa ver se entendi.

Uma regua 220V (boa) na tomada. Dai, tiro para os equipamentos 220V.

Dessa mesma regua tiro para o estabilizador(es) para modem e caixas de som?

Mais uma pergunta. A impressora (laser) indica um consumo importante

(O serviço tecnico da Lexmark me falou entre 300W e 400W maximo) .

Ja queimo um estabilizador de 300VA e deixo fora de ação o de 1000VA.

Agora, até a SMS não me enviar o novo estabilizador, a impressora está conectada a um estabilizador de 300VA e tento usar o mínimo possível

(impressões de 10 pag. maximo) mas quando uso o estabilizador "reclama"

(da aqueles estalos, de que esta estabilizando).

Resumindo:

220V -> 4 tomadas filtradas (régua boa)

110V -> 4 baixo consumo de um dos estabilizadores (*)

110V-> 1 alto consumo (300W~400W) (**)

(*) estabilizador ligado à régua boa?

(**) um outro estabilizador e ligado a mesma régua anterior?

Teria que ver também a potência máxima que suporta essa régua, não?

obrigado

talueguito

raul

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  • Membro VIP

Teria que ver também a potência máxima que suporta essa régua, não?

Certamente. Essas réguas tem geralmente fusível de 10 a 15 Amperes na entrada de 220 Volts. Desse modo a máxima potência que podes exigir delas, em 220 Volts, seria 10 x 220 = 2200 Watts ou se for 15 Amperes, 15 x 220 = 3300 Watts. Dificilmente seu equipamento atingiria esses valores..

Abraço...

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  • 2 meses depois...

Prezado Faller.

Gostei muito deste post e de muitos que eu li, parece o mais completo.

1Filtro.jpg

Infelizmente, não consegui ver nestas sete páginas, nem em outros posts o esquema da montagem apresentada na primeira página onde se vê, e não é comentado, me parece um choke para fonte PC, 4 varistores "ensanduichando" 3 TCOs, 5 capacitores marrons, 4 capacitores abóboras, um diodo, um capacitor Y pequeno, resistor marrom e um resistor me parecendo vermelho, vermelho, dourado, um toróide enrolado com fios branco e preto e lá no fundo o centelhador. Inclusive visitei o endereço lá mencionado http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752, de onde o sr. ter disse tirado o esquemático de Almeida Filho, já consegui as fotos, esquemas e projeto, etc., mas nas páginas que lá existem não se fala no projeto com TCOs, nem centelhadores a gás.

Pode ser que eu tenha me enganado, então caso isso tenha acontecido, peço de antemão desculpas.

Por favor, se possível for, poste o esquema ou informe onde posso achá-lo e os valores dos componentes.

Obrigado.

post-168060-13884949287533_thumb.jpg

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  • Membro VIP
Por favor, se possível for, poste o esquema ou informe onde posso achá-lo e os valores dos componentes.

Obrigado.

Não tenho o esquemático dessa proteção.. Ela saiu de cabeça.. Inclusive as alterações em cima do proposto pelo Almeida Filho. É muito simples. Veja ai...

Olhe pelo verso do Circuito impresso, feito a mão mesmo.. O Importante é que seja bom e não bonito...

Filtro_Agoravai.jpg

Acompanhe também a parte do filtro, no esquemático..

Filtro_Circuito.jpg

Não tenho aterramento. Desse modo as proteções somente entre fase e neutro.

1) De cara um fusível em série com o fio fase, só que esse não aparece no impresso, e sim lá no painel, no suporte de fusível;

2) A seguir, entre fase e neutro, um centelhador a gás de 350 volts de tensão; A tensão de trabalho na minha casa é de 127 VAC;

3) A seguir, três TCO´s em série, até o ponto de junção com 4 varistores, cujo outro lado está no neutro; se não me engano os TCo's com temperatura de abertura em 92º C; Note que eletricamente os TCO's estão em série, mas mecanicamente estão dispostos sanduichados entre os varistores de modo que qualquer um dos varistores que se meta de "pato a ganso" e esquente um pouco mais, o TCO abre a entrada protegendo meu PC...

4) Logo após os TCO's, no fio fase, entre fase e neutro, em paralelo 4 Varistores 20271, tensão de 175 Volts e 190 Joules de absorção cada um deles, 40.000 Amperes de proteção total...Escolhidos e casados um a um com corrente de 1 mA; Capacidade de absorção total de 760 Joules..

5) De cara ai um capacitor de 4,7 nF x 2KV, entre fase e neutro, em paralelo com os varistores..

6) Em seguida um choque de filtro com um núcleo único mas com dois indutores (retirado de sucata, como filtro de fonte) Cada indutor com 13,5 mH, não foram calculados e sim aproveitados no valor que tinham;

7) Do outro lado do filtro com dois indutores um capacitor entre fase e neutro (ai representado por 4 capacitores cor de chocolate, pois é o que eu tinha no momento e seriam necessários 4 para dar o valor necessário, 1,32 uF 4x330nFx 630 Volts);

8) Em seguida um outro indutor duplo, feito com fio encapado, cabinho AWG#20, num núcleo de 2,5 cm de diâmetro, de ferrite, modelo Thornton NT27 IP6

Ferritetimoparafiltro.jpg

9) Logo após os indutores no núcleo toroidal (1,3 mH cada um deles), um capacitor de 88nF conseguido com a associação de 4 x 22nF x 630 Volts;

10) Todos os outros componentes são frescura, são capacitor diodo e resistor para acender led, em um circuito mais ou menos assim;

Ledem127VAC.jpg

Em paralelo com o primeiro capacitor de 4,7 nF existe um resistor de alto valor, para descarregar o filtro quando desalimentado.. Seu valor se não me engano coloquei de 220 K, mas qualquer valor dai a 1 M serve..

Desculpa eu não colocar um esquemático mas não o tenho e desde que mudei o PC ainda não instalei algum SW de desenho de esquemático..

Tomara que eu tenha sido claro na descrição...

Abraço...

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  • 4 semanas depois...

Olá, lendo o tópico ví que foi baseado no tutorial do Almeida Filho, então, pelo o que ví parece que a diferença entre esse projeto e do Almeida, seria a implementação do disjuntor, centelhador e uma quantidade maior de capacitores em pararelo, certo ou tem mais diferença?

Os valores dos capacitores utilizados nesse projeto é o mesmo do Almeida?

E se eu usar no projeto do Almeida filho, o dobro de cada capacitores utilizados no mesmo, melhoraria a proteção?

Obrigado e até+ :lol:

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  • Membro VIP
Olá, lendo o tópico ví que foi baseado no tutorial do Almeida Filho, então, pelo o que ví parece que a diferença entre esse projeto e do Almeida, seria a implementação do disjuntor, centelhador e uma quantidade maior de capacitores em pararelo, certo ou tem mais diferença?

Os valores dos capacitores utilizados nesse projeto é o mesmo do Almeida?

E se eu usar no projeto do Almeida filho, o dobro de cada capacitores utilizados no mesmo, melhoraria a proteção?

Não são os capacitores os responsáveis pela proteção, e sim o centelhador e os varistores, agregados aos dispositivos de abertura (fusível, mini-breaker, ou disjuntor e os fusíveis térmicos)

Os capacitores são responsáveis pela filtragem. Da exatamente na mesma você usar 1 ou 10 capacitores desde que o valor final dos mesmos seja igual. Por que usei 4 em paralelo?? Pela dificuldade de encontrar o valor final e porque eu já os tinha, naqueles valores menores...

O fusível térmico, que não sei se tinha no esquemático do Almeida Filho, o usei por dois motivos. Um deles foi o de conseguir um elemento a mais de abertura de circuito (veja que tudo o que a gente quer na hora de enfrentar um surto de tensão maior é que se abra o circuito, deixando a rede de um lado o nosso equipamento de outro). O segundo motivo foi o de proteger os varistores, que ao contrário do esquemático do Almeida Filho, não usei um somente, mas me vali de 4 Varistores, aumentando desse modo sobremaneira a capacidade de absorção da proteção. Ao usar 4 varistores sanduichei os mesmos com 3 fusíveis térmicos de modo que se qualquer um deles aumentasse sua temperatura, algum dos fusíveis térmicos se abriria, protegendo os varistores e meu equipamento (temperatura de fusão dos térmicos colocados foi, se não me engano, de 84º C).

Alé disso a colocação de um centelhador para conferir maior robustez e capacidade de proteção justo na entrada da proteção...

A colocação do mini-breaker adveio da necessidade de eu ter uma chave a mais (ele é chave geral, e depois tenho outra chave de painel para ligar 3 das 5 tomadas, já que 2 delas são no conceito "sempre ligadas" ou "always on" como queiram, somente passando pelo mini-breaker, que são para ligar o cable modem e o router wifi.. que necesitam estar ligados mesmo com meu PC desligado..

Essas basicamente foram as alterações com relação ao circuito do Almeida Filho..

Abraço...

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Não são os capacitores os responsáveis pela proteção, e sim o centelhador e os varistores, agregados aos dispositivos de abertura (fusível, mini-breaker, ou disjuntor e os fusíveis térmicos)

Os capacitores são...

Ah! tá entendi :lol: , gostaria de saber também, e se eu quiser colocar um led para testar o fio terra (similar ao qual o "SurgeArrest" da APC possui) teria que colocar esse esquema citado acima, entre fase e terra?

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  • Membro VIP
se eu quiser colocar um led para testar o fio terra (similar ao qual o "SurgeArrest" da APC possui) teria que colocar esse esquema citado acima, entre fase e terra?

Faça um circuito assim e coloque dentro da proteção entre o o fase e o terra. Use um led verde.. se acender saberás que tem ai um terra certamente. Se não houver terra, o led não irá acender..

Ledem127VAC.jpg

Abraço...

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Faça um circuito assim e coloque dentro da proteção entre o o fase e o terra. Use um led verde.. se acender saberás que tem ai um terra certamente. Se não houver terra, o led não irá acender..

Ledem127VAC.jpg

Abraço...

OK, valeu ae faller ^_^, agora já posso reutilizar um estabilizador que tava encostado aq.

té+

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  • 3 semanas depois...

Faller, seria possível você publicar o esquema do filtro utilizado em seu projeto, já que no link abaixo indicado os esquemas estão bloqueados?

Se não for possível, indique-me outro link onde possa ter acesso a esses circuitos.

http://forum.clubedohardware.com.br/...-filtro/462752

Ficarei grato pela atenção.

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  • Membro VIP
Faller, seria possível você publicar o esquema do filtro utilizado em seu projeto, já que no link abaixo indicado os esquemas estão bloqueados?

Se não for possível, indique-me outro link onde possa ter acesso a esses circuitos.

http://forum.clubedohardware.com.br/...-filtro/462752

Ficarei grato pela atenção.

Dê uma olhada no post #107 acima, nesta mesma página., ou siga esse permalink

Com dúvidas pergunte..

Abraço..

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  • 3 meses depois...

Olá pessoal.

Pessoal, eu tenho um estabilizador da sms, esse aqui: http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=E015

Ele esta guardado, não uso mais. Dei uma desmontada nele hoje, e vi que parece que ele tem alguma proteção, pois achei uns 3 varistores na placa.

Minha dúvida é:

Se eu arrancar o transformador, e arrancar os relés, tem como eu usar asim: Tipo, eu vou ter as proteções desses varistores assim? Eu vou ter que arrancar mais coisas,ele é cheio de tranqueiras na placa? Ou eu to ficando louco e não tem como fazer isso?

Eu quero tipo "desativar a função de estabilizar" e só usar as proteções dele, que são esses varistores e o fusivel.

Eu não entendo nadinha de eletronica, então por isso vim pedir ajuda.

OBS: As tomadas dele me fazem falta tambem, queria usa-las.

valeu pessoal.

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  • Membro VIP
Se eu arrancar o transformador, e arrancar os relés, tem como eu usar asim: Tipo, eu vou ter as proteções desses varistores assim? Eu vou ter que arrancar mais coisas,ele é cheio de tranqueiras na placa? Ou eu to ficando louco e não tem como fazer isso?

Eu quero tipo "desativar a função de estabilizar" e só usar as proteções dele, que são esses varistores e o fusivel.

Eu não entendo nadinha de eletronica, então por isso vim pedir ajuda.

OBS: As tomadas dele me fazem falta também, queria usa-las.

Não quero absolutamente te demover da intenção de fazer isso dai, até acho bacana de tua parte... , mas sem conhecimento vai ser quase impossível você chegar em seu intento. Tutoriar essa modificação, a distância também é uma tarefa árdua..

Começar a tirar dai as coisas que não queres vai deixar um monte de vazios, e a coisa não vai funcionar.

Eletrônica é sim uma montoeira de componentes interligados mas tem uma determinada lógica e especificação de como isso é feito... Não dá para pular por cima disso tudo...

Sinto...

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  • 2 meses depois...
1Filtro.jpg

Faller, vou fazer umas perguntas aqui, responda quando tiver tempo.

Os varistores, 4, você colocou em série de que forma? Alguma conexão, F N ou T foi privilegiada com 2. Qual e como? Não sei trabalhar com varistores (ainda), imagino que eles tenham uma junção e trabalhem em série com a linha, correto?

No filtro passa baixas você usou capacitores específicos, aqueles tipo X ou Y? Só sei que eles são usados em filtros, pensei que talvez possa ser útil.

Você tem a configuração dos indutores ai: Núcleo ou sem, número de voltas e bitola?

Informações preciosas, com isso ai e o esquema do LPF já dá pra sair o filtrão!

Obrigado desde já!

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  • Membro VIP
Faller, vou fazer umas perguntas aqui, responda quando tiver tempo.

Os varistores, 4, você colocou em série de que forma? Alguma conexão, F N ou T foi privilegiada com 2. Qual e como? Não sei trabalhar com varistores (ainda), imagino que eles tenham uma junção e trabalhem em série com a linha, correto?

No filtro passa baixas você usou capacitores específicos, aqueles tipo X ou Y? Só sei que eles são usados em filtros, pensei que talvez possa ser útil.

Você tem a configuração dos indutores ai: Núcleo ou sem, número de voltas e bitola?

Informações preciosas, com isso ai e o esquema do LPF já dá pra sair o filtrão!

Obrigado desde já!

Como essa proteção foi customizada para uso na minha config e no meu site não tenho aterramento na tomada, somente protegi contra surtos entre fase e neutro.

Desse modo os varistores foram ai colocados, entre fase e neutro..

Veja esse meio esquemático, meio bloco diagrama aqui:

Rguadeproteoprincpiodefuncionamento.jpg

A principal função de uma proteção, que pode ser um varistor ou um centelhador a gás, ou dispersor a gás, é a de provocar um curto, um caminho encurtado, para segurar, para drenar, para suprimir, para absorver a energia contida no surto de tensão.

Desse modo o varistor tem que ser colocado entre fase e neutro, depois de ter passado pelo fusível de entrada.

Idealmente se pode colocar um varistor de boa capacidade de absorção, pois desse modo ele haverá de durar mais tempo e também será capaz de absorver maior corrente.

Veja ai dois tamanhos de varistores. (o tamanho determina a capacidade de drenar, absorver a energia de exceção);

PICT0004-2.jpg

São varistores de 40mm e de 20mm de diâmetro, ambos para tensão AC de ruptura de 175 Volts AC..

Quando não se encontra o varistor do diâmetro que se deseja, de 40mm por exemplo, pode se associar varistores em paralelo, basta tomar o cuidado de "casar" os mesmos.

O processo de casamento dos varistores passa por crescer a tensão AC em cima do varistor a ser testado, medindo-se a corrente circulante pelo mesmo. Quando a elevação da tensão sobre ele for tal que a corrente através do mesmo atinja 1 mA, a tensão medida deverá ser anotada no corpo do próprio varistor. Depois de testar um bom número deles escolha aqueles que tiverem as tensões de disparo mais aproximadas. Esse é o processo de casamento de varistores para bem poder paralelar os mesmos. Outra vantagem de paralelar varistor é a troca térmica com seu fusível de proteção, que desse modo pode ficar sanduichado entre dois varistores, inclusive se colocando pasta térmica para aumentar esse acoplamento térmico..

Veja ai as anotações nos varistores demomonstrando seu "casamento"..

Resultadodocasamentodevaristores.jpg

Todos esses varistores dai tinham a condução em 1 mA com 216 Volts. Isso dai significa provavelmente que esses varistores eram de 216/ raiz de 2 = 216/1,42 = 152 Volts (deviam ser nominais de 150 Volts AC)..

Desse modo respondendo. Os varistores bem como o dispersor a gás (ao lado dos varistores, bem nesse extremo da proteção) são colocados em paralelo com a rede, com o fase e o neutro. Antes deles virá o fusível ou disjuntor de proteção..

Uso dos capacitores X e Y. Essa classe de capacitores é a mais adequeda para o uso nas funções de filtragem do AC, muito pela sua tensão de isolação e principalmente pela garantia da mesma.

Entretanto se não se consegue achar essa classe, adote os capacitores com a mais alta tensão de isolação encontrada, não importando a classe. Paciência, o bom é inimigo do ótimo.. se não tiver tu serve tu mesmo..

A qualidade do filtro do ponto de vista da atenuação e do desempenho dele como filtro independa da classe dos capacitores..

O núcleo dos indutores que usei foi esse daqui:

Núcleo de ferrite formato toroidal da Thornton NT27, material IP6. Veja ele ai:

Ferritetimoparafiltro.jpg

Optei por enrolar os indutores com fio isolado (cabinho) de meio mm2 de área de seção transversal. Para suportar a impressora laser deves usar ai fio cabinho de 0,75 mm2 de área de seção transversal..

Dica de como enrolar a dedo, na mão mesmo, o indutor duplo:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor01.jpg

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor02.jpg

Usei o fio isolado por não ter a disposição o fio esmaltado necessário. Quanto ao número de espiras, nem te preocupe, e ponha tantas voltas quantas couberem, sempre enrolando de modo bifilar, com duas cores, para facilitar. A espessura da capa do fio rouba tanto espaço que não existe o menor perigo de colocares espiras demais ai dentro...

Depois disso dai só falta saber o esquemático do filtro mesmo.

Se vais usar dois indutores podes fazer um filtro desse modo dai.

Filtrodequintaordem.jpg

Veja que os valores dos capacitores são quebrados assim pois os fiz sempre compondo com paralelo de valores que tinha em casa.

Desse modo: 1,320uF foi o resultado de 4 de 330 nF em paralelo

e 88 nF foi resultado do paralelo de 4 x 22nF. O capacitor de 4,7nF foi sozinho, único.

Os dois resistores de 0,500 ohms de entrada na verdade não fazem parte do filtro, não vão na prática. Isso também ocorre com o resistor de 90 ohms da carga do filtro. Todos eles só estão ai para fazer a curva de resposta do filtro que pode ser vista abaixo do esquemático. Os 90 ohms simulam a carga , o PC. 127/90 = 1,41 Amperes x 127 = 180 Watts que é mais ou menos a demanda de meu PC.. Os valores de 0,500 ohms na entrada do filtro, simulam a resistência total da rede elétrica..

Tai o esquemático da proteção e filtro:

Dicas:

Para montar varistores com os fusíveis de proteção sanduichados, do ponto de vista elétrico as ligações são essas daqui do diagrama abaixo.

Do ponto de vista mecânico a coisa deve ficar como se vê nas fotos da proteção:

Esquemticodaproteo.jpg

Qualquer dúvida pergunte..

Abraço..

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  • 2 meses depois...
Como essa proteção foi customizada para uso na minha config e no meu site não tenho aterramento na tomada, somente protegi contra surtos entre fase e neutro.

Desse modo os varistores foram ai colocados, entre fase e neutro..

Veja esse meio esquemático, meio bloco diagrama aqui:

Rguadeproteoprincpiodefuncionamento.jpg

A principal função de uma proteção, que pode ser um varistor ou um centelhador a gás, ou dispersor a gás, é a de provocar um curto, um caminho encurtado, para segurar, para drenar, para suprimir, para absorver a energia contida no surto de tensão.

Desse modo o varistor tem que ser colocado entre fase e neutro, depois de ter passado pelo fusível de entrada.

Idealmente se pode colocar um varistor de boa capacidade de absorção, pois desse modo ele haverá de durar mais tempo e também será capaz de absorver maior corrente.

Veja ai dois tamanhos de varistores. (o tamanho determina a capacidade de drenar, absorver a energia de exceção);

PICT0004-2.jpg

São varistores de 40mm e de 20mm de diâmetro, ambos para tensão AC de ruptura de 175 Volts AC..

Quando não se encontra o varistor do diâmetro que se deseja, de 40mm por exemplo, pode se associar varistores em paralelo, basta tomar o cuidado de "casar" os mesmos.

O processo de casamento dos varistores passa por crescer a tensão AC em cima do varistor a ser testado, medindo-se a corrente circulante pelo mesmo. Quando a elevação da tensão sobre ele for tal que a corrente através do mesmo atinja 1 mA, a tensão medida deverá ser anotada no corpo do próprio varistor. Depois de testar um bom número deles escolha aqueles que tiverem as tensões de disparo mais aproximadas. Esse é o processo de casamento de varistores para bem poder paralelar os mesmos. Outra vantagem de paralelar varistor é a troca térmica com seu fusível de proteção, que desse modo pode ficar sanduichado entre dois varistores, inclusive se colocando pasta térmica para aumentar esse acoplamento térmico..

Veja ai as anotações nos varistores demomonstrando seu "casamento"..

Resultadodocasamentodevaristores.jpg

Todos esses varistores dai tinham a condução em 1 mA com 216 Volts. Isso dai significa provavelmente que esses varistores eram de 216/ raiz de 2 = 216/1,42 = 152 Volts (deviam ser nominais de 150 Volts AC)..

Desse modo respondendo. Os varistores bem como o dispersor a gás (ao lado dos varistores, bem nesse extremo da proteção) são colocados em paralelo com a rede, com o fase e o neutro. Antes deles virá o fusível ou disjuntor de proteção..

Uso dos capacitores X e Y. Essa classe de capacitores é a mais adequeda para o uso nas funções de filtragem do AC, muito pela sua tensão de isolação e principalmente pela garantia da mesma.

Entretanto se não se consegue achar essa classe, adote os capacitores com a mais alta tensão de isolação encontrada, não importando a classe. Paciência, o bom é inimigo do ótimo.. se não tiver tu serve tu mesmo..

A qualidade do filtro do ponto de vista da atenuação e do desempenho dele como filtro independa da classe dos capacitores..

O núcleo dos indutores que usei foi esse daqui:

Núcleo de ferrite formato toroidal da Thornton NT27, material IP6. Veja ele ai:

Ferritetimoparafiltro.jpg

Optei por enrolar os indutores com fio isolado (cabinho) de meio mm2 de área de seção transversal. Para suportar a impressora laser deves usar ai fio cabinho de 0,75 mm2 de área de seção transversal..

Dica de como enrolar a dedo, na mão mesmo, o indutor duplo:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor01.jpg

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor02.jpg

Usei o fio isolado por não ter a disposição o fio esmaltado necessário. Quanto ao número de espiras, nem te preocupe, e ponha tantas voltas quantas couberem, sempre enrolando de modo bifilar, com duas cores, para facilitar. A espessura da capa do fio rouba tanto espaço que não existe o menor perigo de colocares espiras demais ai dentro...

Depois disso dai só falta saber o esquemático do filtro mesmo.

Se vais usar dois indutores podes fazer um filtro desse modo dai.

Filtrodequintaordem.jpg

Veja que os valores dos capacitores são quebrados assim pois os fiz sempre compondo com paralelo de valores que tinha em casa.

Desse modo: 1,320uF foi o resultado de 4 de 330 nF em paralelo

e 88 nF foi resultado do paralelo de 4 x 22nF. O capacitor de 4,7nF foi sozinho, único.

Os dois resistores de 0,500 ohms de entrada na verdade não fazem parte do filtro, não vão na prática. Isso também ocorre com o resistor de 90 ohms da carga do filtro. Todos eles só estão ai para fazer a curva de resposta do filtro que pode ser vista abaixo do esquemático. Os 90 ohms simulam a carga , o PC. 127/90 = 1,41 Amperes x 127 = 180 Watts que é mais ou menos a demanda de meu PC.. Os valores de 0,500 ohms na entrada do filtro, simulam a resistência total da rede elétrica..

Tai o esquemático da proteção e filtro:

Dicas:

Para montar varistores com os fusíveis de proteção sanduichados, do ponto de vista elétrico as ligações são essas daqui do diagrama abaixo.

Do ponto de vista mecânico a coisa deve ficar como se vê nas fotos da proteção:

Esquemticodaproteo.jpg

Qualquer dúvida pergunte..

Abraço..

Sr. Faller,

O fórum está muito didático mas tenho umas dúvidas. Meu conhecimento de eletrônica é limitado como vai notar...

Quanto aos indutores por coincidência tenho um anel de ferrite quase idêntico a este (2,9 diâmetro externo x 1,65 diâmetro interno x 1,3 largura) e pretendo usá-lo, claro!

E tenho mais dois em forma de cilindro, desses que vem em volta de cabos, (1,7 diâmetro externo x 0,95 diâmetro interno x 2,7 largura) será que poderia usá-los? Se puder, de que maneira?

Abraço e obrigado mais uma vez por sua generosidade com todos nós do fórum... E acho que falo por todos...

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  • Membro VIP

O primeiro certamente serve, pois tem espaço para enrolar a fiação.. Os dois outros somente para uso como filtros de alta frequência, como é visto aqui numa proteção da APC... Filtrodeferrite.jpg Talvez até tenha o diâmetro muito grande para filtro de ferrite e muito pequeno para enrolar um indutor de filtro...

Abraço...

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Esse foto ai foi eu quem tinha tirado, mas isso parece mais um "passa fio" pra organizar o cabeamento, do que um filtro de ferrite porque se não me engano é totalmente de plastico isso ai e tá soldado na placa de circuito por meio de pinos preso no plastico. O fio branco se não me engano é o fio neutro, seguindo as normas americanas. Vou abrir o filtro depois pra confirmar.

Engraçado que aquele modelo cinza nao tem esse treco ai.

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