Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudança de 110V para 220V automático


dhc

Posts recomendados

  • 8 meses depois...

Também estou procurando por esse circuito. Já bolei uma usando um rele com bobina de 110V e um diodo zener também de 110V... mas não estou muito satisfeito. Será que há um meio de evitar partes mecânicas como um relê? O detalhe é que o uso deste chaveador é em um transformador usado em uma mesa de som... ou seja, o circuito não pode originar ruídos... Obrigadoooo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega! não existe circuitos comutadores de tensão sem o uso de componentes mecânicos, como um relê ou não mecânicos como os triak's!, (que geram ruidos!) a saida é usar fontes chaveadas 110/220V, como muito bem sugerido pelo colega EDU!..., talvez não de celular!, mas fontes chaveadas que forneçam sua demanda (mesa de Som)!...

Existem muitas no mercado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O método mais moderno de se fazer isso dai é a adoção de fonte com PFC ativo. No caso de um computador fica fácil, é só comprar a fonte que já vem pronta. Tolera qualquer tensão na faixa de 90 Volts AC até 240 Volts AC para ser alimentada..

No caso de alimentar outros equipamentos que já tenhas as suas fontes internamente inseridas, existem diversos arranjos que adaptam essa proteção a prova de ligação errada. A mais simples seria o uso de um relé que operasse somente com 220 Volts e não com 127 Volts. Se entrasse 127 Volts ela não operaria e deixaria o transformador de entrada comutado para 127 Volts. Ao entrar 220 Volts o relé operaria e selecionaria a tensão de 220 no transformador de entrada.

Derivadas disso dai podem usar amostragem da tensão de rede para pre-selecionar uma tensão em um transformador, via relé, ou via triac..

Fontes de muito baixa potência, quando feitas de modo chaveado, podem tolerar tensões numa faixa de entrada muito elevada, é o caso das fontes para carregar baterias de celular..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de alimentar outros equipamentos que já tenhas as suas fontes internamente inseridas, existem diversos arranjos que adaptam essa proteção a prova de ligação errada. A mais simples seria o uso de um relé que operasse somente com 220 Volts e não com 127 Volts. Se entrasse 127 Volts ela não operaria e deixaria o transformador de entrada comutado para 127 Volts. Ao entrar 220 Volts o relé operaria e selecionaria a tensão de 220 no transformador de entrada.

Quando eu ainda era iniciante na eletrônica, tentei fazer algo assim... O resultado? Queimei o aparelho (era um rádio gravador)...

O erro que cometi foi que o relé chega a alimentar a bobina de 127V do trafo por uma fração de tempo (o tempo que demora pro relé chavear)... A solução pra isso seria fazer o contrário: o relé estaria sempre selecionando a bobina de 220V do trafo (em seu contato NF) e um circuitinho eletrônico iria alimentar o relé caso a tensão fosse 110V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu ainda era iniciante na eletrônica, tentei fazer algo assim... O resultado? Queimei o aparelho (era um rádio gravador)...

O erro que cometi foi que o relé chega a alimentar a bobina de 127V do trafo por uma fração de tempo (o tempo que demora pro relé chavear)... A solução pra isso seria fazer o contrário: o relé estaria sempre selecionando a bobina de 220V do trafo (em seu contato NF) e um circuitinho eletrônico iria alimentar o relé caso a tensão fosse 110V...

Sugestões muito boas! Mas a do nosso amigo CabTeixeira foi excepcional! :lol: SEMPRE a experiência fala mais alto que a teoria!!!

Sem querer abusar, Teixeira, você poderia postar o circuito sugerido aqui pra nós? Ou mesmo enviar por email pra mim ([email protected]). Fico-lhe muito grato. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo o circuito que está atualmente funcionando em uma mesa de som Behringer Xenix 1004FX. Notem que no transformador que recebe a tensão da rede, apenas o primário 220Vac é utilizado, e no secundário a derivação central é isolada, de forma a se obter após a retificação, cerca de 15Vcc quando a tensão de entrada for 110Vac e 28Vcc em 220Vac.

Funcionamento: Se a tensão de entrada for de 220Vac, no catodo do diodo zener (18V) haverá cerca de 28Vcc e em seu anodo a tensão será de aproximadamente 10Vcc (28V menos os 18V do próprio diodo). O transistor BC327 permanecerá cortado e o relé não atracará, mantendo o primário do transformador de 15Vac chaveado para 220Vac. Já se a tensão de entrada for de 110Vac, no catodo do zener haverá cerca de 15Vcc e em seu anodo a tensão será 0V, já que a tensão de condução do diodo zener não foi atingida. Isto polarizará a base do transistor BC327 fazendo-o conduzir, que por sua vez atracará o relé, chaveando o primário do segundo transformador para 110Vac.

Obs: Os 3 diodos 1N4007 após o transistor fazem apenas o papel de redutor de tensão (0,6V cada) de forma a aproximá-la de 13Vcc, tensão nominal da bobina do relé. Também poderia ser usado aqui um outro zener de 3.3 ou 4.7V polarizado inversamente.

Dúvidas, sugestões e comentários são muito bem vindos. :)

post-426291-13884948701984_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no 1° trafo, se ele for +12 -12 a ddp no relé vai ser aprox 24V. E se ele for +12 e +12 a ddp vai ser 0.

Edu: O primeiro transformador tem tanto no primário como no secundário 3 fios (0-110-220 e 12-0-12). Eu isolei os fios centrais, de forma que a tensão de entrada sempre racairá sobre o enrrolamento 0-220V. Assim, se a tensão de entrada for 220V, a saída do secundário será de aprox. 24V (de 12 à -12), o que após a retificação (em cima do zener) haverá cerca de 24*1.2=28.8Vcc. Se atensão aplicada no rolamento primário (0-220V) for de 110Vac, a tensão gerada no secundário será proporcionalmente a metade também, ou seja, aprox. 12V, que após a retificação, será cerca de 14.4Vcc. :huh:

Assim, note que, o relé SOMENTE será energizado quando a tensão for de 14.4V, que será reduzida aos 12.8V após os 3 diodos, correto?! Quanso a tensão for aprox. 28.8Vcc, o transistor permanecerá cortado evitando que o rele atraque (se isso acontecesse, certamente iria queimar a bobina do relé...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Preciso de uma ajuda, eu li mas não é bem o que preciso:

Trabalho com uma máquina que usa luzes (lâmpadas) dentro dela, então tenho reatores, um timer, botões liga desliga, etc. Ela tem uma chave H (110v ou 220v). E procurei no google e inclusive no forum ( outros tópicos) sobre um círcuito, espero que simples de entrar 110 ou 220v mas dentro da máquina ela funcionar toda em apenas uma dessas tensão. Me ajudem por favor. Não sei onde procurar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo o circuito que está atualmente funcionando em uma mesa de som Behringer Xenix 1004FX.

Dúvidas, sugestões e comentários são muito bem vindos. :)

Nao tem nada a ver com o esquema mas que programa tu usa pra desenhar estes circuitos. É um simulador? Se posivel me diga o nome e onde eu posso encontrá-lo, muito obrigado.

Com relação ao circuito. O 1° trafp eu posso pegar um trafo simples de 220 para 24. Assim quando tiver 110 vai ser so 12 (AC, depois de retificar são outros 500...)? (se sim seria bem mais fácil.)

E quanto ao segundo trafo, eu posso usar mais potentes, desde que o relé acompanhe certo?

Valeu.

Ninguem sabe? O programa que foi usado para desenhar o esquema do post #8. Queria realmente saber. Se alguem tiver o nome ou onde posso baixar, fico muito contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Edu... veja que fez a mesma pergunta em vários posts e não te responderam, simplesmente porque só quem pode fazer isto é o heyderlino, se é que foi ele mesmo quem desenhou.

Ele não entra no forum há algum tempo, então sugiro que envie MP que ele será avisado por e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eae... malz ressuscita o tópico, mais to com um problema igual...

Tenho um transformador de 3 fios = 0-120-220 - saida 12v e preciso de algum seletor automatico também pra por no meu transformador, gostei bastante da ideia de por um rele de 220, mas dai precisaria de alguma proteção pro rele porquê c ele funciona a 127 quando eu coloca-lo em 220 vai queima-lo....

pelo o que entendi.

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Segue abaixo o circuito que está atualmente funcionando em uma mesa de som Behringer Xenix 1004FX. Notem que no transformador que recebe a tensão da rede, apenas o primário 220Vac é utilizado, e no secundário a derivação central é isolada, de forma a se obter após a retificação, cerca de 15Vcc quando a tensão de entrada for 110Vac e 28Vcc em 220Vac.

Funcionamento: Se a tensão de entrada for de 220Vac, no catodo do diodo zener (18V) haverá cerca de 28Vcc e em seu anodo a tensão será de aproximadamente 10Vcc (28V menos os 18V do próprio diodo). O transistor BC327 permanecerá cortado e o relé não atracará, mantendo o primário do transformador de 15Vac chaveado para 220Vac. Já se a tensão de entrada for de 110Vac, no catodo do zener haverá cerca de 15Vcc e em seu anodo a tensão será 0V, já que a tensão de condução do diodo zener não foi atingida. Isto polarizará a base do transistor BC327 fazendo-o conduzir, que por sua vez atracará o relé, chaveando o primário do segundo transformador para 110Vac.

Obs: Os 3 diodos 1N4007 após o transistor fazem apenas o papel de redutor de tensão (0,6V cada) de forma a aproximá-la de 13Vcc, tensão nominal da bobina do relé. Também poderia ser usado aqui um outro zener de 3.3 ou 4.7V polarizado inversamente.

Dúvidas, sugestões e comentários são muito bem vindos. :)

Achei bem simples e interessante, porém, construí já dois protótipos, mas o relé atraca tanto em 110V quanto em 220V. Pode ajudar?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Edu e demais colegas do forum, me desculpem pela ausência por alguns anos. Por ser médico, minha vida é muito corrida e meu tempo escasso. Eletrônica é um hobby pra mim. Por isso, acesso este forum (que contém informações preciosas!) algumas poucas vezes. Hoje, procurando algumas informações aqui, me deparei com este post e algumas perguntas pendentes. Se ainda forem úteis, eis as respostas:

 

O programa que utilizei para fazer o desenho deste circuito, Edu, foi o OrCad v9. Você acha ele na internet para download. Acho que há programas bem mais simples e leves que fazem a mesma coisa. Uso ele apenas por conveniência e por já ter-me habituado com ele.

 

Quero apenas salientar que o circuito que apresentei no post #8 continua funcionando perfeitamente.

 

Forte abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

oi gente paceira,olha para comuta 110/220 automático e preciso um temporizador chaveando L1, um transformador alimentado em 220vca e um rele de 04 contatos (NF) (NA) e simples este controle serve para chavear grandes e médio transformadores de potencia.   

COMMUTADOR.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

5ab20ff049d34_comutadorautomaticodetensao220v(110v.thumb.jpg.5b1279cad5b4fa59ee0ea78560a13996.jpgBom dia pessoal navegando pelo fórum me deparei com esse tópico, se ainda estão a procura do comutador ,eu desenvolvi dois circuitos com essa finalidade.

 Tenho um numa fonte de bancada que montei há uns seis anos até hoje nunca deu problemas.A quem se interessar vou postar aqui os circuitos . 

comutador automatico de 110v para 220v.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!