Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

valeu mesmo pela ajuda, e qual é a diferença entra ela e a "400W 80 Plus Neo Eco 400C ANTEC"? E nenhuma das duas tem risco nenhum de dar problemas futuros?

É uma NeoECO 400C com capacitores melhores, fan melhor e eficiência maior. Não vai dar problema em nenhuma das situações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo pela ajuda, e qual é a diferença entra ela e a "400W 80 Plus Neo Eco 400C ANTEC"? E nenhuma das duas tem risco nenhum de dar problemas futuros?

Infalível só Deus e, de acordo com a fé católica, também o papa. Fontes sempre podem dar problemas futuros e até mesmo de forma imediata há um índice de RMA para cada fabricante e cada modelo. As duas têm especificações semelhantes, mas o modelo HCG é mais moderno que a Neo Eco, tem melhores componentes e qualidade um tanto acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antec HCG-400

http://www.megamamute.com.br/prod/350328/fonte-400w-80-plus-bronze-hcg-400-antec.aspx

Tivesse a Corsair TX 500W e já sobraria, pois o PC gasta menos. Sobrar potência é gastar menos do que consome. Apenas evite fonte que limita demais os limites de corrente nas linhas +12V, como detalhado ali em cima pelo Inacho. E além disso, 500W sobraria pouco, ficaria quase no limite em carga cheia. Procure pela Corsair TX650 ou XFX 650. A Seasonic 620 também dá uma folga aceitável. O problema da Enermax não é tanto a distribuição das linhas, mas o fato de ser na verdade uma fonte de 520W.

Ah beleza então. Acho que vou pegar a Seasonic 620w mesmo, ela esta num bom preço :D

Obrigado pela ajuda!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quantos "W" vou precisar? Qual fonte, segura na boa!?

Configuração abaixo:

* Placa mãe Asus P8H67M-Pro

* Processador i5 2500 3.3ghz

* cooler CPU Hyper N620

* Memória 2x4gb ddr3 1333ghz

* Vga GTX 550T

* HD 2x500gb 7200rpm

* 4 cooler fan (3 de 120mm, 1 de 140mm)

* Gravador de dvd

* Monitor 22"

* Fonte ?????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, montei uma configuração, e agora a tarde chega a minha fonte. A duvida é será que ela vai aguentar??

P8Z68-V Pro

Core I3 2100

WD 500gb Sata III

2x4gb Corsair Vengeance

ATI HD 6790 ZDFC

Sentey GS6000R

DVD - LG

XFX 450w Core Edition XXB9 - Sera que vai??? :(

Futuramente:

Over, e mais uma HD 6790 e SSD.

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae pessoal, Boa Tarde!

Bom gente é o seguinte, eu comprei as peças pra montar minha maquina, só a fonte que ficou faltando segue ai em baixo a configuração

Placa Mãe: MSI 990FXA-GD80

Processador: 8-CORE FX-8150 3.6 GHZ BLACK EDITION

Cooler: WATER COOLER CORSAIR HYDRO SERIES H80

Memórias: (2x4GB) Corsair Vengeance DDR3 1866MHz

Placa de video: 2x GeForce GTX 550 Ti 1024MB GDDR5

Hard Disk: Seagate SATA 3.5´ 2TB SATA 3 64MB 5900RPM

Gabinete: Thermaltake ATX Commander MS-I Black VN40001W2N-B

Fans: 5x Akasa FAN 120 mm AK-174CR-4RDS c/ LED Vermelho

Devo lembrar que vou fazer Overclock.

E então pessoal quando comprei tudo isso o vendedor tento me empurrar um CoolerMaster Silent Pro 600W, segundo ele essa fonte seguraria sem problemas, mas um amigo falou pra eu pesquisar bem antes de comprar e quando fosse comprar pegar uma com acabeamente modular, o que seria esse tal de cabeamento modular?

Essa fonte que citei aguenta? Teria outra que daria conta dessa configuração?

Obs: De preferência uma fonte que não passe de R$ 1.000,00 pois já gastei demais.

Agradeço a todos desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos "W" vou precisar? Qual fonte, segura na boa!?

Configuração abaixo:

* Placa mãe Asus P8H67M-Pro

* Processador i5 2500 3.3ghz

* cooler CPU Hyper N620

* Memória 2x4gb ddr3 1333ghz

* Vga GTX 550T

* HD 2x500gb 7200rpm

* 4 cooler fan (3 de 120mm, 1 de 140mm)

* Gravador de dvd

* Monitor 22"

* Fonte ?????????????

Seasonic, Corsair e Antec de 400 a 430W. Como o modelo HCG da Antec completou uma semana indisponível, vale ir com o modelo Neo Eco também.

Pessoal, montei uma configuração, e agora a tarde chega a minha fonte. A duvida é será que ela vai aguentar??

P8Z68-V Pro

Core I3 2100

WD 500gb Sata III

2x4gb Corsair Vengeance

ATI HD 6790 ZDFC

Sentey GS6000R

DVD - LG

XFX 450w Core Edition XXB9 - Sera que vai??? :(

Futuramente:

Over, e mais uma HD 6790 e SSD.

valeu!!

Eis aí uma fonte que eu não indicaria e que foi retirada de linha nos EUA por conta de problema na programação do controlador PWL. Como seu consumo não chega a 250W, a fonte deve funcionar dentro da especificação. Para configurações que de fato requeiram uma fonte de 450W, eu aconselharia a troca dela. A tensão na linha +12V sobe de maneira anormal de acordo com a carga aplicada.

Dae pessoal, Boa Tarde!

Bom gente é o seguinte, eu comprei as peças pra montar minha maquina, só a fonte que ficou faltando segue ai em baixo a configuração

Placa Mãe: MSI 990FXA-GD80

Processador: 8-CORE FX-8150 3.6 GHZ BLACK EDITION

Cooler: WATER COOLER CORSAIR HYDRO SERIES H80

Memórias: (2x4GB) Corsair Vengeance DDR3 1866MHz

Placa de video: 2x GeForce GTX 550 Ti 1024MB GDDR5

Hard Disk: Seagate SATA 3.5´ 2TB SATA 3 64MB 5900RPM

Gabinete: Thermaltake ATX Commander MS-I Black VN40001W2N-B

Fans: 5x Akasa FAN 120 mm AK-174CR-4RDS c/ LED Vermelho

Devo lembrar que vou fazer Overclock.

E então pessoal quando comprei tudo isso o vendedor tento me empurrar um CoolerMaster Silent Pro 600W, segundo ele essa fonte seguraria sem problemas, mas um amigo falou pra eu pesquisar bem antes de comprar e quando fosse comprar pegar uma com acabeamente modular, o que seria esse tal de cabeamento modular?

Essa fonte que citei aguenta? Teria outra que daria conta dessa configuração?

Obs: De preferência uma fonte que não passe de R$ 1.000,00 pois já gastei demais.

Agradeço a todos desde já.

Boa fonte de 550 ou 600W está sim de bom tamanho e a Silent Pro 600 é uma das opções. Podendo gastar mais, pense também nas boas fontes de 650W como opção: Corsair HX650, XFX 650, Saphire 625W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa fonte de 550 ou 600W está sim de bom tamanho e a Silent Pro 600 é uma das opções. Podendo gastar mais, pense também nas boas fontes de 650W como opção: Corsair HX650, XFX 650, Saphire 625W.

Ah, valeu! Só tirar uma duvida minha.

O que é esse tal de cabeamento modular e para que ele serve? :confused:

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modular é quando os cabos não são fixos na fonte. A pessoa conecta só os que precisa.

Semimodular quando o cabo principal é fixo na fonte e os demais cabos não são.

fonte-sentey-500w-modular_iZ22XvZiXpZ1XfZ63441544-22-1.jpgxIM.jpg

Entendi! Então com esse cabeamento modular é mais fácil organizar o gabinete certo?

Bom acho que vou pegar essa Silent Pro 600 eu acabei de ver que ela tem cabeamento modular.

Muito Obrigado pela sua ajuda, foi muito util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! Então com esse cabeamento modular é mais fácil organizar o gabinete certo?

Bom acho que vou pegar essa Silent Pro 600 eu acabei de ver que ela tem cabeamento modular.

Muito Obrigado pela sua ajuda, foi muito util.

Ótima fonte esta Silent Pro M. Considero a relação fan/ruído dessa fonte até melhor que muita fonte Seasonic, apesar de não ter o mesmo desempenho. que uma. Mas os níveis de ripple e regulação de tensão dessa fonte são muito bons, não tem porque não levar. Ela só deveria custar mais barato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima fonte esta Silent Pro M. Considero a relação fan/ruído dessa fonte até melhor que muita fonte Seasonic, apesar de não ter o mesmo desempenho. que uma. Mas os níveis de ripple e regulação de tensão dessa fonte são muito bons, não tem porque não levar. Ela só deveria custar mais barato...

Poxa, hoje eu fui la comprar essa fonte e tinha acaba :(

dai só tinha uma la que era a mais barata uma ta Thermaltake ToughPower XT 775W, o vendedor disse que essa era a ultima, ele me ofereceu ela por R$ 550

tava lacrado e tudo mas fiquei com medo de pegar pois não sabia se era boa.

E ai, o que acha? Ta valendo pegar essa fonte?

Agradecido desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal. Gostaria de saber qual fonte usar =/

Tenho uma gforce 9800gt 512mb da Zotac

4gb de ram

Dual Core de 2,53ghz

chipset intel (nao lembro qual o numero agora)

HD 500 gb SATA da Western Digital

CD/DV RW leitor/gravador

fonte: Atualmente uma Link do brasil (generica horrivel com cerca de 250w, tive que tirar minha gforce pois estou com medo de perde-la)

Alguem sabe que fonte posso comprar?

Sou do Litoral de SC e por aqui nao acho fontes boas, a melhor foi uma DEX 520w (bomba)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, hoje eu fui la comprar essa fonte e tinha acaba :(

dai só tinha uma la que era a mais barata uma ta Thermaltake ToughPower XT 775W, o vendedor disse que essa era a ultima, ele me ofereceu ela por R$ 550

tava lacrado e tudo mas fiquei com medo de pegar pois não sabia se era boa.

E ai, o que acha? Ta valendo pegar essa fonte?

Agradecido desde já.

Estão oferecendo a fonte por um custo muito alto, apesar dela ser excelente. Prefira pegar a Corsair HX750 na Londritech que possui o mesmo projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo pela ajuda, e qual é a diferença entra ela e a "400W 80 Plus Neo Eco 400C ANTEC"? E nenhuma das duas tem risco nenhum de dar problemas futuros?

Na verdade tem todas as diferenças (projeto diferente, componentes diferentes, etc), mas agora parece que esgotou de vez. Nenhuma delas oferece algum risco, são fontes sólidas.

Ola pessoal. Gostaria de saber qual fonte usar =/

Tenho uma gforce 9800gt 512mb da Zotac

4gb de ram

Dual Core de 2,53ghz

chipset intel (nao lembro qual o numero agora)

HD 500 gb SATA da Western Digital

CD/DV RW leitor/gravador

fonte: Atualmente uma Link do brasil (generica horrivel com cerca de 250w, tive que tirar minha gforce pois estou com medo de perde-la)

Alguem sabe que fonte posso comprar?

Sou do Litoral de SC e por aqui nao acho fontes boas, a melhor foi uma DEX 520w (bomba)

Obrigado

Nesse caso só lhe resta comprar fora, não é mesmo?

Seasonic 430, Antec 400C ou Corsair 430CX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito boa. Tem testes no CdH:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1908

Ainda mais quando é aprovada e recomendada no HardOCP, aí é porque a fonte não falha mesmo:

http://www.hardocp.com/article/2010/04/13/thermaltake_toughpower_xt_775w_psu_review/9

Valeu pela ajuda!

Estão oferecendo a fonte por um custo muito alto, apesar dela ser excelente. Prefira pegar a Corsair HX750 na Londritech que possui o mesmo projeto.

Então, eu voltei la na loja e chorei um pouco ai o vendedor me deu um desconto de 100 reais, ou seja, pague R$ 450. Eu só comprei la mesmo porque não gosto de comprar nada pela internet.

Obrigado pela ajuda amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos, venho mais uma vez tirar uma dúvida com os senhores...

gostaria de saber qual das duas fontes abaixo eu devo comprar para minha configuração? (config. da assinatura ok.)

1º XFX Core Edition V2 450w - R$ 242,00 com frete E-Sedex (Balão da Inform.)

2º Seasonic S12II-430 - R$ 202,00 com frete PAC (Mercado Livre)

então pessoal to com uma dúvida cruel, pois to sem fonte no pc e acabei de comprar uma GTX550 Ti e to no verme pra usar!!!!

desde já agradeço as respostas. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
olá amigos, venho mais uma vez tirar uma dúvida com os senhores...

gostaria de saber qual das duas fontes abaixo eu devo comprar para minha configuração? (config. da assinatura ok.)

1º XFX Core Edition V2 450w - R$ 242,00 com frete E-Sedex (Balão da Inform.)

2º Seasonic S12II-430 - R$ 202,00 com frete PAC (Mercado Livre)

então pessoal to com uma dúvida cruel, pois to sem fonte no pc e acabei de comprar uma GTX550 Ti e to no verme pra usar!!!!

desde já agradeço as respostas. valeu

Ambas são fabricadas pela Seasonic mas deves comprar, com certeza a Seasonic S12II..

A sua placa de vídeo a GTX550Ti sequer demanda muita energia, ela pede algo próximo aos 90 Watts no pico de sua demanda. Sobra fonte ai com a Seasonic.. S12II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambas são fabricadas pela Seasonic mas deves comprar, com certeza a Seasonic S12II..

A sua placa de vídeo a GTX550Ti sequer demanda muita energia, ela pede algo próximo aos 90 Watts no pico de sua demanda. Sobra fonte ai com a Seasonic.. S12II

tranquilidade mestre FALLER, realmente tava em dúvida mas como você falou vale mais a pena esperar um pouco e pegar a Seasonic, só fiquei meio em dúvida pois a XFX chegaria mais rápido por ser via E-Sedex. obrigado pela resposta. :D

ps: só a título de curiosidade, eu tinha uma C3 Tech DSA5060v e o amigo PROGAMER me disse que essa fonte aguentaria minha configuração sem problemas e que eu não precisaria trocar minha fonte ainda, mas como vendi minha placa de video antiga para um amigo, vendi junto minha fonte... acha que fiz bom negócio em trocar a fonte agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tranquilidade mestre FALLER, realmente tava em dúvida mas como você falou vale mais a pena esperar um pouco e pegar a Seasonic, só fiquei meio em dúvida pois a XFX chegaria mais rápido por ser via E-Sedex. obrigado pela resposta. :D

ps: só a título de curiosidade, eu tinha uma C3 Tech DSA5060v e o amigo PROGAMER me disse que essa fonte aguentaria minha configuração sem problemas e que eu não precisaria trocar minha fonte ainda, mas como vendi minha placa de video antiga para um amigo, vendi junto minha fonte... acha que fiz bom negócio em trocar a fonte agora?

A Seasonic S12II é melhor, mais moderna que a sua antiga C3 Tech.

Se não lhe saiu muito caro essa mudança, foi um bom negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de escolha da melhor fonte para seu PC pode ser tão simples quanto escolher uma pizza num cardápio.

Alguns passos são importantes para uma correta decisão. A seguir veremos alguns deles, os mais importantes.

1) As fontes para configurações atuais diferem na distribuição interna de potência, segundo suas diversas tensões, daquelas fontes para configurações antigas. Fontes antigas privilegiam a entrega de potência nas tensões de 3,3 e 5 Volts. Fontes modernas privilegiam a entrega de potência na tensão de 12 Volts. Desse modo uma fonte de 400 Watts para uma configuração antiga pode não ser tão adequada quanto uma fonte de 300 Watts, mas já preparada para alimentar uma configuração moderna. Uma outra informação importante é saber que o mercado oferece fontes adequadas às novas configurações, bem como fontes adequadas às antigas configurações. Essas fontes "a moda antiga" apesar de terem uma boa disponibilidade de fornecimento de potência, já sabemos, essa potência esta concentrada nas tensões baixas. Geralmente essas fontes são fabricadas/distribuídas por empresas idôneas, são de boa potência e preço atrativo. Dai deduzimos o óbvio. A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma.

Veja como exemplo as características de uma Tt W0019 Purepower 480W Butterfly, ótima fonte para configurações antigas.

PurePower480_W0019.jpg

2) Um segundo fator importante é o que chamo “nome fantasia” da fonte. Alguns fabricantes/distribuidores se valem do nome da fonte para levar um posicionamento mercadológico ou promessa de potência dessa fonte. Esse grupo gostaria de tratá-lo em dois subgrupos distintos. O primeiro deles representado pelas ditas genéricas, onde o nome da fonte nada tem a ver com a real potência disponibilizada pela mesma. Ai se encontra de tudo, desde coisas como Gamer 700W, numa fonte que é incapaz de suprir 200 Watts de potência, até promessas de 450 Watts, com um preço de mercado de R$ 35,00. O antídoto para ficar imune a esse grupo passa pelo conhecimento da história daquele fabricante/distribuidor no mercado, pela consulta a “reviews” e análises dessas fontes na Internet, pela consulta à fóruns de discussão, e pelo preço propriamente dito. Algumas vezes todos esses componentes do antídoto devem ser avaliados para que realmente fiquemos imunes a ameaça que esse grupo representa. Outro grupo não menos importante, constituído de fabricantes/distribuidores de peso, com nome respeitado no mercado e que, de diferentes modos classificam as suas fontes, no tocante a potência. É normal encontrar fontes de diferentes fabricantes, com potência efetiva similar para não dizer a mesma, e com “nomes fantasia” diferentes, envolvendo diferenças de 20% a 30% na potência declarada. Desse exposto fica fácil de deduzir que a potência declarada, quer no nome, quer na descrição de uma fonte, mesmo de fabricante confiável, não é um bom indicador para a escolha da melhor fonte para seu PC.

3) É necessário, portanto, o estabelecimento de um outro indicador que não a potência total da fonte para servir de elemento de comparação dessa fonte. Todas as fontes do mercado conseguirão, com folga, atender as demandas de seu PC nas tensões de 3,3 e 5 Volts. As CPU´s, as placas de vídeo e todos os demais periféricos tem tomado, de modo pesado, suas alimentações da tensão de 12 Volts. Desse modo é fácil entender que a capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC.

4) As fontes em geral atualmente possuem mais de uma saída para as tensões de 12 Volts, cada uma com uma capacidade limite para fornecimento de energia. Não é correto simplesmente somar as capacidades individuais de cada saída para tentar descobrir a corrente ou a potência total concentrada nessas saídas de 12 Volts. O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, dita pelo fabricante.

Veja, como exemplo, essa Spire abaixo. Cada saída de 12 Volts é capaz de fornecer 20 Amperes, mas de modo combinado, as duas saídas fornecendo ao mesmo tempo, não é correto deduzirmos como sendo de 40 Amperes o provimento total, como se poderia imaginar e sim, veja lá o fabricante dizendo que a potência máxima das duas juntas é de 432 Watts. Ora, 432W/12V = 36 Amperes (essa é a única relação matemática de que necessitamos P=VxI, e ai no caso... P/V = I, que é derivada da relação). Veja que, se uma das saídas estiver fornecendo 20A, a outra somente poderá fornecer até 16 Amperes, por causa do limite da corrente ou potência combinada. Ex:

Spire-SP600W.jpg

Alguns fabricantes declaram a potência combinada desse modo mostrado ai na fonte da Spire, na tabela de características da fonte, ou na etiqueta colada a essa fonte. Outros declaram lá nas especificações, de modo textual, como é o caso dessa ST-450P-AG. Veja a declaração textual do fabricante de que as saídas de +12V1 e +12V2 não deverão exceder os 300 Watts (25 Amperes).

ST450P-AG.jpg

5) Um outro elemento que poderá ajudar muito na comparação de fontes é a eficiência da mesma. É essa eficiência que nos diz o quanto de energia será desperdiçada por essa fonte para fornecer energia de modo adequado ao PC.

- Valores de eficiência na casa dos 60% são marginais e você deve fugir deles;

- Valores de eficiência na casa dos 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderíamos dizer, aceitáveis, mas com restrição;

- Valores de eficiência na casa dos 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas pois resultarão em fontes com baixa emissão de calor, maior economia de energia e também baixo ruído. Veja que o rendimento não dá ideia alguma sobre a qualidade, a estabilidade de uma fonte. O rendimento define somente o desperdício de energia para cumprir a tarefa de bem alimentar o PC.

6) Existência de PFC. O PFC é uma modernidade, um novo arranjo do estágio de entrada de uma fonte. Sua tarefa é a de aliviar a rede elétrica e seus componentes, evitar geração de harmônicas, ruído elétrico e magnético. Prefira sempre PFC ativo. Como adicional dos sistemas de PFC ativo, a fonte ganha a liberdade de poder ser alimentada com qualquer tensão de entrada de 90 a 270 Volts, sem necessidade de chave de escolha de tensão de entrada. A fonte fica full-range. Imaginem que é completamente desnecessário, inútil e prejudicial a colocação de estabilizadores para esse tipo de fonte. Nenhum estabilizador de mercado tem um range da tensão de entrada tão grande, de trabalho, como o range desse tipo de fonte. A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.

Para os interessados em aprofundar um pouco o seu conhecimento de PFC, tenho um tópico aqui no fórum que oferece uma visão clara do assunto. Me permito indicar como leitura: http://forum.clubedohardware.com.br/fator-correção-potencia/431794

7) Finalizando poderia dizer que outros fatores tais como a proteção dos cabos, o cabeamento modular, conectores especiais, tipo e número de conectores, tipo de suspensão do fan, prazo de garantia e outras mil e uma características menos importantes podem sim ser invocadas na hora da escolha da fonte para seu PC, mas gostaria de finalizar com somente uma dica a mais que é a estimativa da potência que a sua configuração irá demandar. É muito normal em um fórum perguntas do tipo.. Qual a fonte para minha config? e mais normal ainda são respostas do tipo.. Recomendo uma XYZ com 850 Watts... Tenho visto que a enorme maioria dos PC´s que por ai rodam tem seus consumos de pico centrados em uma faixa de 150 a 250 Watts. Excepcionalmente alguns PC´s alcançam uma demanda superior a essa, até lá pelos 400 Watts, e raríssimas vezes superior a isso. Como então saber da demanda do seu PC para bem poder dimensionar a fonte?

O site www.extreme.outervision.com disponibiliza uma calculadora de demanda para seu PC baseada no tabelamento das CPU´s, placas de vídeo, e demais periféricos possíveis de estar em sua configuração. Quando você declara lá toda a sua configuração esse site performa a soma das potências necessárias para fazer aquela configuração operar a pleno. O uso do site, com um pouco de bom senso, ajudará a definir, de modo super conservador (irá definir com folga) a necessidade de energia para sua configuração. Tem um tópico aqui no fórum em que dei umas dicas do uso dessa calculadora... É esse tópico ai: http://forum.clubedohardware.com.br/como-faco-calcular/450715

8) Em sabendo a real demanda de pico de sua configuração, considero como uma boa prática, para o dimensionamento de fontes, que essa demanda de pico represente os 70% de capacidade de fornecimento de sua futura fonte. Essa preocupação fará com que, desde o trabalho em vazio até o trabalho com carga total, a sua configuração estará trabalhando com uma demanda de energia na faixa de 50 a 70% da capacidade de sua fonte. Veja abaixo um gráfico típico de eficiência de uma fonte..

Eficinciatpica.jpg

Isso na enorme maioria das fontes representa a região de maior desempenho da mesma, resultando numa operação eficaz, com baixo consumo, baixa geração de calor e baixo ruído. Para buscar esse valor de potência ideal, uma vez sabido o valor da demanda total de sua configuração, retirada pelo item anterior, divida essa demanda total por 0,7. Essa será, em potência, o target de busca da fonte ideal para o seu PC. Claro que todas as outras condições já vistas deverão estar atendidas...

A correta definição de sua demanda, aliada às características essenciais a uma boa fonte, condicionada ao valor que se está disposto a pagar, determinam sempre a melhor escolha para uma fonte de PC.

Resumo dos pontos a conhecer:

1) A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma;

2) A potência declarada, quer no nome, quer na descrição de uma fonte, mesmo de fabricante confiável, não é um bom indicador para a escolha da melhor fonte para seu PC;

3) A capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC;

4) O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, dita pelo fabricante.

5) Eficiência:

- Valores de eficiência na casa dos 60% são marginais e você deve fugir deles;

- Valores de eficiência na casa dos 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderíamos dizer, aceitáveis, mas com restrição;

- Valores de eficiência na casa dos 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas pois resultarão em fontes com baixa emissão de calor, maior economia de energia e também baixo ruído;

6) A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.

7) Como então saber da demanda do seu PC para bem poder dimensionar a fonte?

8) Para buscar esse valor de potência ideal, uma vez sabido o valor da demanda total de sua configuração, retirada pelo item anterior, divida essa demanda total por 0,7.

Não falei que era tão simples quanto escolher uma pizza num cardápio...

Abraço...

Bom eu gostaria da sua ajuda amigo preciso de uma fonte para o meu.

meu PC: Phenom 2 x4 960T 3.00Ghz Black Edition: Placa Mãe Asus M4AT88-M LE: Placa de Video GT 9800 512mb: Memória DDR3 4gb Corsair Xms3: Fonte de 350w Reais: Windows 7 64bits.

Espero pela sua resposta! Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom eu gostaria da sua ajuda amigo preciso de uma fonte para o meu.

meu PC: Phenom 2 x4 960T 3.00Ghz Black Edition: Placa Mãe Asus M4AT88-M LE: Placa de Video GT 9800 512mb: Memória DDR3 4gb Corsair Xms3: Fonte de 350w Reais: Windows 7 64bits.

Espero pela sua resposta! Obrigado

Sua config demanda menos de 250 watts. Uma boa fonte de 400 Watts atenderia muito bem a mesma..

Seasonic S12II 430Bronze

Antec Neo Eco 400C

Corsair CX430

São bons exemplos, na ordem citada, do que necessitas ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua config demanda menos de 250 watts. Uma boa fonte de 400 watts atenderia muito bem a mesma..

Seasonic s12ii 430bronze

antec neo eco 400c

corsair cx430

são bons exemplos, na ordem citada, do que necessitas ai..

valeu por você responde.

eu quero uma fonte de no maximo 750w ou de 850w reais e qual marc você pode me indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!