Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Nehalem - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

Pelo que li (não lembro onde) a Intel fez isso para cortar um pouco as asas dos fabricantes de memórias, pois alguns pentes DDR3 com alta tensão (1.8 ou 2V, também não lembro) fritaram em pçoucos meses de uso, deixando alguns usuários realmente fulos.

Não achei a medida ruim não, mas bem, que poderiam parar de buscar a memória mais rápida em clock e lançar umas com latência super baixa. Não seria má ideia uma DDR3 1600 6-6-6-12.

Com estes pentes mais rápidos, eu não duvido nada que isso seja possível. Pegar, por exemplo, umas 2000MHz com CL7 e colocá-las para trabalhar em 1600 com CL6. Pode ser difícil, já que este procedimento de underclock e undertiming depende muito do chip de memória usado, mas impossível com certeza não é. Eu mesmo já consigo abaixar a latência das minhas memos para CL8 em 1600MHz e para CL7 em 1333MHz e consigo fazê-las trabalhar em 1800MHz tranquilamente, mantendo as latências originais, e todos estes modos com Command Rate em 1T ^_^

Realmente não faz muito sentido usar memórias com velocidades acima de 2000MHz, uma vez que é bem difícil de elevar o BCLK acima dos 200MHz e manter estabilidade. No caso do Core i5 é pior ainda, já que sua controladora é limitada ao multiplicador máximo de 10X, então é praticamente impossível utilizar memórias mais rápidas do que estas. Como o XITA mesmo falou, bem que os fabricantes poderiam reunir seus esforços para produzir pentes de frequências mais baixas, com latências ainda mais apertadas. Para mim, é questão de simplesmente querer fazer, já que com os chips que temos hoje, isso é bem possível de ser alcançado, como pode ser visto nestes kits disponíveis na Newegg. Infelizmente o preço é bem proibitivo ainda, mas aquele da Geil, de 1333MHz com CAS 6 até que está bem interessante, mas pena que a tensão dele é de 1.7V :(

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que enquanto boa parte dos parâmetros de latência só afetam o chip e o controlador, internamente, a frequência afeta tudo, inclusive a parte de comunicações externas. Graças a isso, às vezes, um DIMM feito para baixos parâmetros não tem as mesmas características de um DIMM feito para altas frequências.

De qualquer modo, um DIMM de maior frequência e mesmos parâmetros recomendados tende a se comportar melhor em frequências mais baixas, também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu pra ver o link. Deu erro de invalid session :(

Edit: é esse link aqui http://vr-zone.com/? Se for, nem água... Ou será que ele é uma daquelas páginas ingratas incompatíveis com o Chrome?

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não deu pra ver o link. Deu erro de invalid session :(

Falouws :cool:

Se você conseguir abrir o vr-zone aí da sua casa, é uma das primeiras "notícias" com a tag [Rumour].

Aqui eu spo cponsegui usando proxy. :(

Então.. se você conseguir, poste aqui por favor, aí edito as mensagens. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem pelo meio-off a seguir, mas, sinceramente... . Com esse anúncio de que a plataforma Bulldozer será até 80% mais rápida que a atual, isso significaria que a Intel vai lançar algo similar ou até mais potente que isso. E, convenhamos, 80% ou um pouco mais de 100% (o dobro) seria muito bom, se tratando de evolução. Depois dessa, sinceramente, estou em dúvida se compro um Core i5 750 que eu planejava ou apenas troco o meu Dual Core por um Core2Quad 9300 ou 9400, pra esperar ano que vem pra comprar algo das novas plataformas, seja da AMD ou da Intel, já que falaram que a nova plataforma Bulldozer virá com SSE5 (o que significaria vir também com SSE4, que é o que me interessa, mas, daria preferência à Intel). É que, na verdade, eu já estou muito satisfeito com o meu PC atual, e ele duraria anos na minha mão, já que, pro que eu costumo fazer, fora jogos, está de bom tamanho. Mas, o meu desejo é emular PS2, Gamecube e Wii, e o meu PC atual não emula adequadamente. Até me arrependi de ter comprado o DC, pois meu plano inicial era o C2D E7200, e não sabia que instruções SSE eram vitais pra emulação, e só pensei na relação custo/benefício do DC, perante o C2D E7200. Quem sabe, se eu tivesse comprado logo o E7200, estaria menos ansioso por fazer um upgrade. E por conta da minha vontade de fazer um up, vem o meu interesse no upgrade pro i5, pois já faria um upgrade pensando em mudar somente depois de muuuuuito tempo, sem falar que o investimento me traria maiores rendimentos num longo prazo do que somente trocar o DC por um C2Q. Mas, o fato é que o C2Q já poderia ser suficiente pra emulação, pois instruções SSE4.1 já são o ideal pra se emular tais emuladores. Ai, me fica a dúvida... .

Bem. no máximo, até maio, eu vou decidir se só troco o meu processador ou se compro uma nova plataforma, até porque estou em dificuldades pra vender o meu PC da assinatura (a pessoa que queria me comprar antes, está miguelando agora). A minha vontade é comprar logo um i5, até porque eu quero me garantir com produto com nota fiscal real, já que meu atual gabinete e o HD não tem nota, pro caso de eu precisar viajar de avião. Mas, tanto as dificuldades em vender o meu PC atual quanto à possiveis dificuldades financeiras que poderiam me atrapalhar na compra do i5 podem me fazer apenas trocar o DC por C2Q, e troca motivada, também, para esperar pro ano que vem pra, de fato, comprar um PC com arquitetura nova e só me preocupar com upgrade pra PC depois de muitos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o que um processo de fabricação mais refinado pode fazer. 2 núcleos a mais, 4MB de cache adicionais e ainda sim o consumo foi levemente inferior ao i7 975.

O processador tem ótimo desempenho, em pouquíssimos casos perde para o i7 975 e quando perde é por pouca margem. Gostei do cooler, e se não me engano, é a primeira vez que a Intel lança um cooler especial (com heat pipes) para seus modelos Extreme Edition, também gostei deste em especial por ser do tipo "torre", ter um visual bonito e ainda dois perfis de velocidade.

Agora do ponto de vista custo/benefício, o veredito é o mesmo: terrível.

Os que irão utilizar este processador para programas e aplicativos "multi-threaded" (e muito bem diga-se passagem) os ganhos serão visíveis (mas o preço, ao meu ver ainda não justifica o ganho de desempenho nestes casos), agora para gamers e usuários casuais ele é totalmente dispensável visto que em altas resoluções e alta qualidade de imagem a história continua a mesma: CPU's de USS$ 200 tem desempenho semelhante às de US$ 1000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

E desde quando a culpa é ada placa-mãe ?

http://it.anandtech.com/show/2978/amd-s-12-core-magny-cours-opteron-6174-vs-intel-s-6-core-xeon

Aqui você vai ser alguns casos onde a AMD fica na frente, outros onde fica atrás.. a questão das discussões não é entre quem é melhor e quem é pior, mas sim em quem é melhor compra, e aí existem vários fatores envolvidos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler um post, assim que acha-lo vou editar e linkar.

"Ok, podem voltar a me chamar de Pai Johannes, eu sei que eu sou bom e mereço...

I TOLD YOU SO, DIDN'T I?

Cara, nem com controladora de memória integrada essa PRAGA aprende! Se a concorrente ao menos conseguisse colocar as parceiras mais na linha (tradução, as fabricantes de MBs fazerem por ela o que fazem pela grandona), a Intel não tinha mais chance nenhuma... "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa procurar. Fui eu quem falou.

E eu tava, se tu tivesse lido em volta, criticando a fantástica mania da Intel de ficar fazendo socket atrás de socket, e ficar incompatibilizando eles via chipset... coisas que muita gente achou que ia acabar com a controladora de memória integrada.

O engraçado é que só tu viu flame nisso aí. E com alguns meses de atraso. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai jonny, saiu a distribuição das lanes, eu acho que tem um ou dois NF200 como a classified:

Mas não sei né, parece que ainda estar por confirmar.

Não acredito muito neste NF200, para mim está mais para "SR"

Para mim, todas as Lanes tem que retornar ao Chipset para que o sistema processe seus dados, não é?

What!?!

Quem precisa utilizar uma Wireless PCI-E x1 pode desistir, não?

Oras pois, poe no PCI-E 16x, vai funcionar que é uma beleza, do contrário não é possível sem um MOD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!