Ir ao conteúdo

HD3870 X2 - Tópico Central

vmvp666as

Posts recomendados

• 2 semanas depois...
Postado

Eu estava testando individualmente minhas 2 vgas e notei q minha Gecube HD3870X2 O.C perde feio pra SAPPHIRE HD3870

Crysis(v1.2) high 1280x1024 HD3870X2 GECUBE CROSSFIREX fica travando e perda de fps 5 a 30fps.

Crysis(V1.2) high 1280x1024 HD3870 SAPPHIRE roda liso 22 a 30fps.

NFS Pro-Street very high 1280x1024 HD3870X2 CROSSFIREX fica travando pouco mas 35 a 40fps

NFS Pro-Street very high 1280x1024 HD3870 roda liso 35 a 40fps

Será q minha hd3870x2 ta bichada?? além do mais.....nao consigu habillitar o modo crossfirex com a 2 vgas...a ultima placa a hd3870 sempre fica desabilitada. o Vista é o SP1 x86 e o catalyst é o 8.8

Alguem pode ajudar???

Postado

Acho que o problema está exatamente na marca das placas:

Uma é Overclocked, a outra não. Isso é extremamente importante, as 2 tem que ter mesmo clock. E acho que também da mesma marca. Ai está o problema. Quanto a performance, deve ser o seu sistema gargalando a placa de vídeo. Quanto a HD3870X2 ter desempenho inferior, deve ser o gargalo aliado ao micro-stuttering.

PS.: Leia as regras, não pode postar seguidamente, edite o post anterior para adicionar informações. :D

Como seu sistema não tem gargalo com ambas placas, individuais e em CF (se desse, o que não dá pelo que citei) peço que espere gente mais experiente que possa dar sugestões.

Obrigado.

Postado

Boa noite pessoal.

Essa semana troquei minha GF8800GTS G92 512MB (achei um bom negócio nela) por esta Radeon 3870X2 1GB da MSI, com um leve overclock de fábrica.

Fiz tudo direitinho: desinstalei antes os drivers da GF8800 pra só depois instalar a Radeon e seus drivers.

Só que, no 3DMark06, ela fez "só" 15.000 pontos... Testei várias versões do Catalyst e a que melhor pontou foi a que estou usando, a 8.6...

Eu vi em vários reviews essa 3870X2 pontuando acima dos 16.000, as vezes chegando próximo dos 17.000 no mesmo 3DMark! :eek:

Será que devo fazer uma nova instalação do Windows, pois pode ter ficado algum "resíduo" de driver da outra placa, ou isso não tem nada a ver?

Ou... será que meu processador tá dando o tal "gargalo"? Mas eu tava olhando, melhor que ele, só tem o Q9450 (os mesmos 2.66GHz, só que com FSB1333 e 12MB L2, o Q9550 (2.83GHz) e o Q9650 (3GHz, e custando uma "paulada"), e olha que esses processadores não existiam na época em que a 3870X2 foi lançada...

Bom, se alguém souber de uma explicação, fico grato! :D

Ah, só pra lembrar: estão devidamente conectados os cabos de 6 e 8 pinos nela (a minha fonte não tinha o de 8 pinos, mas a placa veio com adaptador de 6 -> 8).

Só mais uma dúvida: esses adaptadores de 6 para 8 pinos realmente funcionam? Esse aqui, pelo menos, tem fios conectados em todos os terminais. Aí me surgiu outra dúvida, se o desempenho mais baixo seria em razão de eu estar utilizando adaptador, e não um cabo próprio de 8 pinos...

Postado

Bom dia!

Quanto aos chicotes, a minha fonte fornece 2 PCI-e de 6 pinos, e esta Radeon requer um de 6, e outro de 8, então liguei direto um de 6 pinos na placa, e o outro usei o adaptador (que veio com a placa) e transformei-o em 8 pinos.

Antes de comprar essa placa, eu tive lendo em alguns reviews que era possível utilizá-la com um conector de 6 pinos no lugar de 8, só que não daria pra destrancar o OVERDRIVE no Catalyst Control Center, e aqui destrancou normal, então parece que o adaptador realmente funcionou.

Eu só fiquei meio "cismado" com o score no 3DMark06 porque a GF8800GTS 512MB que eu tinha antes fazia 13.200 em stock, e depois de um over que eu fiz nela (core 760/shader 1900/mem 2200) passou a fazer 13.900... A primeira impressão que tive foi de que "não valeu a pena o negócio", mas quando liguei os filtros (AA4X e AF16X) a coisa mudou de figura: A Radeon ficou na casa dos 14.000 pontos, já a GeForce "despencava" pra perto dos 10.000 pontos com os filtros ligados.

Eu testei os jogos que eu jogava antes com a 8800, no geral parecem estar iguais, pois já rodavam bem nela, só o Call of Duty 4 que foi perceptível a "olho-nu" a melhora nos FPS. Já o Ghost Recon 2, parece que ficou um pouco mais lento... Será que esse jogo é "baba-ovo" da NVIDIA, ou não é otimizado pra 2 GPU?

Mas então, esses 15.000 pontos estão normais pra minha configuração? Eu até pensei em reinstalar tudo, mas me falta tempo (e paciência) pra tal... Hehehe!

Postado

Cara, eu não ligo muito pra pontuação em programas como o 3d mark não!

O melhor que você faz, é pegar jogos pesados,que suportam 2 núcleos tanto do pc, quanto do vídeo, como por exemplo Crysis, e fazer o verdadeiro teste...

Se não me engano, o normal da sua placa, é rodar o crysis com tudo no ALTO, em 800x600 ou 1024x768, e todos os filtros ativados...faça o teste...Em resoluções maiores, não tenho noção de como ficará...

Mas com certeza não é necessário a formatação do pc não...

Se fosse assim, eu perderia rendimento de video aqui em meu pc, pois já tive aqui, mais de 10 placas de video, que foram usadas para teste!

abraços , e até!

Postado

Boa tarde.

Pois é, ainda não tive a oportunidade de estar com o Crysis em mãos, mas pelos reviews que eu andei vendo dessa 3870X2 antes de comprá-la, parece que esse jogo não se sai muito bem com placas de 2 GPU não... Em vários reviews que vi, também tinha a comparação com a 9800GX2, e as duas placas empataram, e algumas vezes até perderam pra placas single GPU, como a 9800GTX, ou a GTX260... Mas Crysis é um caso a parte...

Sobre o Ghost Recon 2 que eu tinha comentado antes, em virtude do desempenho muito baixo que ele teve com a 3870X2, eu decidi reinstalá-lo e, pra minha surpresa, ficou PERFEITO depois da instalação. Minha explicação pra isso: antes eu jogava o GR2 com o PhysX ligado (com a GF8800GTS e os drivers PhysX), pelo visto deve ter ficado algum resíduo do PhysX no jogo e como a Radeon não suporta, perdeu desempenho... Agora só dá pra deixar as físicas em NORMAL, mas o desempenho ficou liso.

Vamos ver como essa placa se sairá com os próximos jogos (CoD 5, Far Cry 2, NFS UC...).

Postado

Andei testando mais alguns jogos que estavam instalados aqui, e o desempenho se manteve excelente. O NFS ProStreet, apesar de eu não jogar muito, foi outro jogo que deu pra sentir a "olho-nu" a vantagem em relação à 8800GTS... A movimentação foi "estonteante", foi como, por exemplo, o Carbon rodando na GeForce! :D

Realmente essa placa mostra o poder com filtros ligados, pois ela praticamente não sofre impacto (vide o 3DMark que só baixou 1.000 pontos com AA4X e AF16X), com essa vou até me animar a comprar um monitor 22" wide pra aproveitar ela a 1680x1050! :wub:

Postado

Atenção!

Pessoal!

Estou passando pra convidá-los a participar do tópico Ranking 3DMark06.

Será mais uma forma de avaliar como as HD3870X2 comportam-se em diferentes sistemas.

No primeiro post vocês vão encontrar as instruções sobre como participar.

Aguardo vocês lá!

Abraços.

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, vocês viram os novos preços das 3870x2 no ML?

Tipo, r$600,00-r$650,00 reais...

Estou só esperando para comprar mais uma e fazer crossfirex... :eek:

Abraço

Postado

Olá amigos boa noite.

Acabei de adquirir a placa da ASUS de dois núcleos a ASUS 3870X2 1GB. Eu criei muita expectativa em relação a esta placa, já que eu possuía uma GEFORCE 9600GT Fatal1ty e apesar de possuir um bom desempenho na maioria dos jogos que eu costumo jogar, nunca podia jogar tudo no máximo.

Mas ao chegar em casa e espetar a "criança" no Slop PCI Express da minha placa mãe começaram os problemas: primeiro a placa não reconhecia de jeito nenhum os drives que acompanham a placa: nada do que eu fizesse me ajudava a instalar os drives. Durante o processo de instalação eu recebi também algumas mensagens de erro, relacionados ao Hardware. Depois fui procurar algum drive atualizado no site da ASUS e encontrei uma versão mais atual para a placa. Mesmo assim a instalação não aconteceu. Então decidi formatar a minha partição e reinstalar o Windows Vista. Ao terminar o processo de reinstalação (instalei os drives da placa mãe, codecs, Directx10, reinstalei a BIOS da minha placa mãe) tentei fazer a instalação da placa e mesmo assim não consegui usando os drives que acompanham a placa. Ao tentar usar os drives que baixei no site do fabricante, consegui fazer a instalação e a placa começou a funcionar. Mas quando fui testar o desempenho tive uma surpresa desagradável: os jogos que eu rodava com a Fatal1ty 9600Gt apresentaram um desempenho inferior ao que eu conseguia na referida placa e eu ficava tendo uma quantidade enorme de Lag e travamentos após algum período. Eu instalei também o jogo que acompanha a placa, o company of heroes e o desepenho foi semelhante, e sempre travando após alguns instantes.

Minha dúvida é a seguinte: existe alguma incompatibilidade entre essa placa de vídeo e o meu Hardware, ou a minha configuração é inferior à mínima suportada para esta placa? Pode ser um problema na própria placa de vídeo?

Fui à loja e o PC está em teste. O técnico diz que meu PC tem uma configuração, que provavelmente está causando os problemas e que meu processador é muito fraco. Eu uso a placa pra rodar Need For Speed Carbon, que eu jogava quase no máximo com a Fatal1ty 9600 GT, e mesmo nas configurações mínimas ainda tenho lags, pequenos travamentos, e um desempenho horroroso!!

Por favor, me ajudem a resolver esse pepino. Ao tentar dar um salto de eficiência e desempenho ao meu PC acabei ficando sem ele. O mesmo está em testes na loja há uma semana!!

Agradeço desde já os comentários!!

Um abração

Wesley

Postado
Olá amigos boa noite.

Acabei de adquirir a placa da ASUS de dois núcleos a ASUS 3870X2 1GB. Eu criei muita expectativa em relação a esta placa, já que eu possuía uma GEFORCE 9600GT Fatal1ty e apesar de possuir um bom desempenho na maioria dos jogos que eu costumo jogar, nunca podia jogar tudo no máximo.

Mas ao chegar em casa e espetar a "criança" no Slop PCI Express da minha placa mãe começaram os problemas: primeiro a placa não reconhecia de jeito nenhum os drives que acompanham a placa: nada do que eu fizesse me ajudava a instalar os drives. Durante o processo de instalação eu recebi também algumas mensagens de erro, relacionados ao Hardware. Depois fui procurar algum drive atualizado no site da ASUS e encontrei uma versão mais atual para a placa. Mesmo assim a instalação não aconteceu. Então decidi formatar a minha partição e reinstalar o Windows Vista. Ao terminar o processo de reinstalação (instalei os drives da placa mãe, codecs, Directx10, reinstalei a BIOS da minha placa mãe) tentei fazer a instalação da placa e mesmo assim não consegui usando os drives que acompanham a placa. Ao tentar usar os drives que baixei no site do fabricante, consegui fazer a instalação e a placa começou a funcionar. Mas quando fui testar o desempenho tive uma surpresa desagradável: os jogos que eu rodava com a Fatal1ty 9600Gt apresentaram um desempenho inferior ao que eu conseguia na referida placa e eu ficava tendo uma quantidade enorme de Lag e travamentos após algum período. Eu instalei também o jogo que acompanha a placa, o company of heroes e o desepenho foi semelhante, e sempre travando após alguns instantes.

Minha dúvida é a seguinte: existe alguma incompatibilidade entre essa placa de vídeo e o meu Hardware, ou a minha configuração é inferior à mínima suportada para esta placa? Pode ser um problema na própria placa de vídeo?

Fui à loja e o PC está em teste. O técnico diz que meu PC tem uma configuração, que provavelmente está causando os problemas e que meu processador é muito fraco. Eu uso a placa pra rodar Need For Speed Carbon, que eu jogava quase no máximo com a Fatal1ty 9600 GT, e mesmo nas configurações mínimas ainda tenho lags, pequenos travamentos, e um desempenho horroroso!!

Por favor, me ajudem a resolver esse pepino. Ao tentar dar um salto de eficiência e desempenho ao meu PC acabei ficando sem ele. O mesmo está em testes na loja há uma semana!!

Agradeço desde já os comentários!!

Um abração

Wesley

Galera, alguém pode me dar um help?

[]'s!!

Postado
Como tu fizeste a ligação da 3870x2 com a fonte ? Tua fonte tem cabo PCIx8 e PCIx6?

Olá!

Sim. Liguei os dois cabos de alimentação adicional na fonte conforme informado no manual. Poderia ser um problema de alimentaçãoi de energia?

Postado
A tua Fonte fornece 2 cabos PCI x6 ... ela n tem um cabo de alimentação x8 né?

Cara vou ser franco não tenho certeza. O que eu sei é que a placa foi conectada com dois pinos adicionais, ambos diferentes. Um maior que o outro.

O que me deixa perplexo é que a placa não aceita dos drives originais que acompanham a placa. E é claro o desempenho..!!!

Postado
cara, remova todos os drivers da NVIDIA ... pode ser que este seja o problema ...

se eu fosse você, formatava a maquina ... :unsure:

Então, já formatei (não sei se me expressei bem). Formatei tudo e reinstalei todo o sistema e mesmo assim nada. A placa já está na loja para teste mas eles alegam que o problema é com meu PC, que o mesmo está gargalando o desempenho da minha placa. Pela minha configuração poderia ser isso?:wacko:

Postado

Tenho uma dessas, a minha é da Sapphire comigo roda td bem e olha que tá com um Athlon 64 3500+ 2.2GHz...

Cara você tentou pegar uma outra peça(VGA) pra tirar a duvída, talvez essa placa que você pegou possa estar bichada. Tentar não custa nada.

Postado
Tenho uma dessas, a minha é da Sapphire comigo roda td bem e olha que tá com um Athlon 64 3500+ 2.2GHz...

Cara você tentou pegar uma outra peça(VGA) pra tirar a duvída, talvez essa placa que você pegou possa estar bichada. Tentar não custa nada.

Então você acha que com a minha configuração dá pra jogar tudo bem sem Lag e travamentos?

Só pra constar coloquei 4Gb Kingston DDR 800 pra ver se melhorava o desempenho e nada!

Cara estou com isso na cabeça. A placa trava todo hora com os jogos mais simples. Segunda-feira vou ter que voltar ao técnico pra pedir outra Placa porque com essa aqui está impossível! Por via das dúvidas vou tentartestar esta placa aqui em outro PC pra ver como vai ser o desempenho...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!