Ir ao conteúdo

Notebook Semp Toshiba AS 1560 Processador com clock baixo

fire-eagle

Posts recomendados

Postado

Comprei o Notebook da semp toshiba AS 1560, com processador Turion 64 que tem clock de 2000 MHz. Porém, no Painel de controle a informação que é me dada é de um processador de 801 MHz. No Setup não consegui encontrar onde posso alterar o clock.

Outra informação que no everest a informação é que realmente está com clock de 800MHz, mas que o original é 2000MHz.

Não sei se é importante, mas comprei este equipamente que veio com linux, o qual desinstalei e pus o XP. Já instalei todos os drivers, mas continua com uma interrogação no controlador de rede.

Por favor alguém me ajude, sobretudo no q se refere ao clock do processador.

Muito Obrigado desde já.

Postado

Veio deve ser as configurações de energia, o seu note deve estar um modo econômico ou algo parecido vai ao painel de controle e procure lá opções de energia que você deve conseguir mudar!

• Membro VIP
Postado

Instale os drivers de processador da AMD e o AMD Power Monitor... se quiser controlar o clock do processador instale também o Notebook Hardware Control - NHC.

Postado

Galera, notei que o processador só ficava com 800MHz quando ligado apenas na bateria. Ligando direto ele foi pra 1600MHz. Vou dar uma olhada nas configurações de energia pra ver se ele vai para os 2000MHz originais. Muito obrigado pelas dicas.

Com relação ao controlador de rede que ainda aparece com uma interrogação alguém sabe com resolver o problema.

O notebook é um Semp Toshiba Sti As1560G com Turion64 MK36. Já instalaei todos os drivers, inclusive o de rede, que logo em seguida aparece uma mensagem dizendo que tem um cabo de rede desconectado (aí eu penso q tá beleza), mas quando vou olhar no gerenciador de dispositivo tá lá a interrogação. O q fazer?

• Membro VIP
Postado

O notebook é um Semp Toshiba Sti As1560G com Turion64 MK36. Já instalaei todos os drivers, inclusive o de rede, que logo em seguida aparece uma mensagem dizendo que tem um cabo de rede desconectado (aí eu penso q tá beleza), mas quando vou olhar no gerenciador de dispositivo tá lá a interrogação. O q fazer?

Reinstalar os drivers e ver se esses são realmente para sua placa de rede.

Galera, notei que o processador só ficava com 800MHz quando ligado apenas na bateria. Ligando direto ele foi pra 1600MHz. Vou dar uma olhada nas configurações de energia pra ver se ele vai para os 2000MHz originais. Muito obrigado pelas dicas.

Com relação ao controlador de rede que ainda aparece com uma interrogação alguém sabe com resolver o problema.

Acrescentando....

Isso ocorre porque esse processador tem o recurso PowerNow! que permite reduzir seu clock e assim consumir menos energia e aumentar a autonomia do notebook quando alimentado somente pela bateria; mas se você quiser que o clock fique em full basta usar o NHC, ou se preferir pode deixar no minimo ou em variação dinâmica (reduz e aumenta de acordo com a necessidade).

Postado

Cara, é normal mostrar esses clocks baixos aí, acontece que o modo de economia de energia deve estar ativado, daí o processador reduz o clock pra poder economizar energia.

Você disse que instalou o XP aí né? Bem, eu não sei onde fica essa opção no XP, mas no Vista eu sei que se eu clicar no iconezinho da energia que fica na barrinha de tarefas no canto inferior direito da tela, aparece uma janelinha onde eu escolho os modos de energia... equilibrado, economico ou desempenho. Se colocar no modo desempenho, o processador passa a trabalhar com todo o clock dele, se colocar no modo economico, o meu processador fica a 800mhz e se colocar no modo equilibrado ele fica a 1600mhz.

Agora uma coisa que eu reparei aqui e não gostei é que esse modo de energia fica mesmo quando depois de espetado no note na energia. Tipo, se eu coloco ele em modo economico, o clock do processador cai pra 800mhz, dai se eu ligo o note na energia, ele continua com os 800mhz de clock, eu queria q ele detectasse que ta direto na energia e subisse o clock pro máximo automaticamente. Aqui eu tenho que setar pra desempenho se eu quiser usar o clock máximo quando espetado na tomada. Não sei se é normal isso ou se é bug do vista.

Postado
Cara, é normal mostrar esses clocks baixos aí, acontece que o modo de economia de energia deve estar ativado, daí o processador reduz o clock pra poder economizar energia.

Você disse que instalou o XP aí né? Bem, eu não sei onde fica essa opção no XP, mas no Vista eu sei que se eu clicar no iconezinho da energia que fica na barrinha de tarefas no canto inferior direito da tela, aparece uma janelinha onde eu escolho os modos de energia... equilibrado, economico ou desempenho. Se colocar no modo desempenho, o processador passa a trabalhar com todo o clock dele, se colocar no modo economico, o meu processador fica a 800mhz e se colocar no modo equilibrado ele fica a 1600mhz.

Agora uma coisa que eu reparei aqui e não gostei é que esse modo de energia fica mesmo quando depois de espetado no note na energia. Tipo, se eu coloco ele em modo economico, o clock do processador cai pra 800mhz, dai se eu ligo o note na energia, ele continua com os 800mhz de clock, eu queria q ele detectasse que ta direto na energia e subisse o clock pro máximo automaticamente. Aqui eu tenho que setar pra desempenho se eu quiser usar o clock máximo quando espetado na tomada. Não sei se é normal isso ou se é bug do vista.

Será que se você colocar no equilibrado você não consegue que ele perceba quando está ligado direto na energia??

EU usei o Toshiba (não SEMP) do meu amigo e realmente faz uma diferença grande em desempenho quando está no modo econômico, mas dá pra levar de boa para tarefas simples como dgitação, navegação ou powerpoint. Mas o dele muda automaticamente quando bota ele ligado na tomada (e o dele é XP original, em inglês)..

Falou!!!

Postado

Não precisa ir tão longe Bruno, o programa foi postado naquele tópico do Fórum sobre programas para notebooks (era um tópico fixo...).

Postado
Será que se você colocar no equilibrado você não consegue que ele perceba quando está ligado direto na energia??

Tipo, perceber até que ele percebe.

Veja só, aqui eu costumo usar ele em modo economico e com o powerplay do Catalyst Control Center ativado quando está ligado somente na bateria... dessa forma, o pc age de duas formas, uma pra quando tá na bateria e outra pra quando tá na tomada.

Quando tá na bateria, o clock do processador fica a 800Mhz, o brilho do monitor fica bem baixo e os clocks da vga caem pra cento e pocos mhz, tanto da gpu quanto das memos.

Quando eu espeto o bixo na tomada, o sistema detecta que foi ligado na tomada pois, AUTOMATICAMENTE, o brilho do monitor aumenta e os clocks da placa de vídeo voltam ao normal (480 pra gpu e 380 pras memorias), PORÉM, o processador continua a 800mhz, ele não volta aos 1866Mhz originais. Pra voltar, eu tenho que pegar e configurar o modo de energia para ALTO DESEMPENHO, caso contrário ele fica a vida toda a 800Mhz.

É isso que eu acho estranho, se os clocks da vga e o brilho do monitor voltam ao normal sozinhos quando espeto o note na energia, porque o clock do processador não volta também??? Por isso eu fico imaginando que seja um bug do sistema...

• 4 meses depois...
Postado

Pode ser duas coisas:

1) Hardware: esse note tem um botão no lado superior direito, é o primeiro dos quatro botões, que quando pressionado aciona o modo econômico do processador. Este recurso existe para que a energia da bateria seja poupada e o tempo de trabalho seja prolongado. Existe um aplicativo chamado Power Manager que auxilia nessa atividade.

2) Software: certa vez resolvi colocar um driver mais recente no meu STI, acho que era para processador, e quando verifiquei pelo everest meu MK-36 estava trabalhando a meros 804 MHz.s-¹. Imediatamente fiz a restauração do sistema, assustado obviamente, e ao voltar aos meus drivers antigos rodei novamente o everest e notei que o processador finalmente tinha voltado a trabalhar nos seus belos 2004 :wub: MHz.s-¹....

Talvz teu problema possa ser um dos dois acima né!

Postado

hehehe, fato!

Eu atualizei com drivers e tudo. Geralmente ele roda a 800Mhz, mas depois q entra num jogo ele sobe sozinho para 2000Mhz e os coolers ligam o turbo-nitro!

Abraços que fazem uma zoada só,

Postado
hehehe, fato!

Eu atualizei com drivers e tudo. Geralmente ele roda a 804Mhz, mas depois q entra num jogo ele sobe sozinho para 2000Mhz e os coolers ligam o turbo-nitro!

Abraços que fazem uma zoada só,

Esse lance do processador mostrar 800 MHz aconteceu comigo extamente quando adicionei os drivers mais recentes para o processador!...Daí achei meio sem graça isso e voltei para o driver antigo e meu turion MK-36 passou a responder a exatos 2 GHz.s-¹ hehehehehehe....

Além disso, como já citei, o botãozinho do lado direito superior se estiver pressionado vai dimuir a velocidade de processamento também :huh:.

Postado

Eds, eu deixaria o driver atualizado da cpu.

Com esse gerenciamento avançado de energia e clock da cpu e brilho mínimo da tela tenho conseguido usar por quase 2:40h o laptop, com wifi ligado. Isso com o cooler externo turbinado que venho usando... se desligar o wifi tenho certeza que chega em quase 3h de uso.

Normalmente ele fica a 800mhz mesmo, mas entrou num jogo já aparece "Turion 64 2000Mhz detected" e tudo roda liso e solto. E nos jogos que não usam tanta cpu o clock abaixa e você consegue maior autonomia, mesmo jogando...

Abraços explicativos,

Postado
Estou usando o driver atualizado, basta instalar o NHC para controlar manualmente o clock que fica uma maravilha.

Ôpa beleza...Viny queria saber como usar esse NHC e o que significa..Ele é um software que vem juntamente com o driver mais recente??? Pergunto isso, por que fiquei tão pouco tempo com o driver novo que não deu nem tempo de fuçar muito nas funções :huh:

Postado
é um item quase que, obrigatorio pra quem tem notebook..

hehehe

da pra fazer algumas coisas com ele.

REalmente...

Excelente programinha..Testei e aprovei..Além do mais, utilizando em conjunto com o CPUZ e o EVEREST dá pra você tirar um raio x completo do pc

Valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!