Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP - Dicas avançadas


Fernando Mercês

Posts recomendados

  • Membro VIP

Gente, andei lendo o livro Windows XP Hacks que por sinal é muito bom e decidi postar algumas das dicas que há nele. Mas algumas são meio avançadas, portanto faça um ponto de restauração antes porque eu não me responsabilizo por quaisquer danos ok? Vê lá hein...  :D

- Como cria listas de arquivos em pastas para imprimir ou editar

Entre na pasta que deseja pelo prompt do DOS e digite:

dir /a /-p /o:gen >filelisting.txt

onde filelisting.txt é o nome do arquivo que você quer gravar a listagem de arquivos e/ou diretórios.

- Desabilitar o Desligamento do XP

Entre no registro e localize a chave: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer. Crie um novo valor DWORD chamado NoClose com o valor 1. Reinicie o PC para aplicar. O Windows XP só poderá ser desligado pelo CTRL+ALT+DEL.

- Alterar o tamanho do buffer do mouse e do teclado

Para o mouse, no registro, vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Mouclass\Parameters, e localize a sub-chave MouseDataQueueSize. O padrão é 100 (64 em hexadecimal). Altere como quiser, feche o registro e reinicie.

Para o teclado, vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Kbdclass\Parameters e localize a sub-chave KeyboardDataQueueSize

- Forçar programas antigos a usar os common controls do Windows XP

Se você rodar um programa antigo no Windows XP ele não ficará com as janelas arredondadas, os botões no estilo XP, etc porque continuará usando os controles comuns dos Windows mais antigos. Para forçar o software a usar os controles do XP você deve criar um arquivo manifast (um tipo especial de arquivo XML) no diretório do programa antigo.

Conteúdo do arquivo (Em "Description of Program" coloque uma pequena descrição e em "Program Name" o nome do programa)

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes"?>
<assembly xmlns="urn:schemas-microsoft-com:asm.v1" manifestVersion="1.0">
<assemblyIdentity
   version="1.0.0.0"
   processorArchitecture="X86"
   name="Program Name"
   type="win32"
/>
<description>Description of Program</description>
<dependency>
   <dependentAssembly>
       <assemblyIdentity
           type="win32"
           name="Microsoft.Windows.Common-Controls"
           version="6.0.0.0"
           processorArchitecture="X86"
           publicKeyToken="6595b64144ccf1df"
           language="*"
       />
   </dependentAssembly>
</dependency>
</assembly>

Copie e cole este texto no bloco de notas e salve com o nome do executável do programa que você vai forçar seguindo de .manifest. Por exemplo, se o executável é sol.exe o seu arquivo será sol.exe.manifest. Agora entre no programa e veja o resultado.

- Rodando aplicações do Office com atalhos de linha de comando

Você pode colocar parâmentros para rodar certas aplicações da seguinte maneira: Clique com o botão direito do mouse no atalho do Word e vá em Propriedades > Atalho. Na linha Destino você poderá colocar o parâmetro q por exemplo, ficando assim: "C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office10\WINWORD.EXE" /q. Agora só falta você saber pra que servem cada parâmetro né? Bom, veja uma lista (isso eu não traduzi, haja paciência né? rsrsrs):

Word

/a - Stops add-ins and global templates, including the Normal template, from being loaded automatically. It also locks Word's settings so that they cannot be read or modified.

/l addinpath - Loads a specific Word add-in.

/m - Starts a new instance of Word without running AutoExec macros.

/m filen - Opens the file specified by number on the File menu's Most Recently Used list.

/m macroname - Runs a specific macro and prevents Word from running any AutoExec macros.

/n - Starts a new instance of Word without opening a document. Documents opened will not appear as choices in the Window menu of other Word instances.

/t templatename - Starts Word with a new document based on the specified template.

/w - Starts a new instance of Word with a blank document. Documents opened will not appear as choices in the Window menu of other Word instances.

/r - Opens Word, reregisters it in the Registry, and then quits. Use this switch if there have been problems with Word's settings and you want to reregister it. At times, certain Registry keys associated with Word can get corrupted. If you use this switch, you'll delete the corrupt Registry keys and recreate them from scratch. Your problems should then go away.

/q - Starts Word without the splash screen.

Excel

/r workbook path/file name - Opens the specified workbook as read-only.

/e - Opens Excel without a startup screen and without a new blank workbook.

/m - Opens Excel with a new workbook that contains a single macro sheet.

/p workbook path - Opens Excel and uses the specified path as the active path instead of the default path

/o - Opens Excel and then reregisters it in the Registry. Use this switch if there have been problems with Excel's settings and you want to reregister it.

/regserver - Opens Excel, reregisters it, and then quits.

/unregserver - Opens Excel, unregisters it, and then quits.

PowerPoint

/s - Opens a presentation into the slide show window.

/p - Prints the presentation.

/n template_name.pot. - Creates a new presentation based on the specified template

- Liberando mais memória

- Removendo DLLs de programs do cache de memória

Quando você abre e depois fecha um programa, suas DLLs ficam amrmazenadas no cache porque se você abrir o programa novamente o acesso será mais rápido. Mas e se você não for abrí-lo? Aí as DLLs ficam lá a toa e ocupam espaço deixando o Windows lento. Para removê-las automaticamente quando um programa for fechado faça o seguinte: no registro, localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer. Crie um novo valor DWORD chamado AlwaysUnloadDll, e coloque 1 pra ele. Alertando que essa configuração pode fazer com que alguns programas (principalmentes os antigos de 16-bits) não rodem ou causem erros. "C qui sabe". :)

- Cores, ícones e frescuras

Quanto menos ícones você possuir na área de trabalho mais rápido ficará seu Windows e menos memória ele ocupará. Diminua também a configuração de cores de 32 pra 16 bits de cores. Retire alguns efeitos do Windows XP, não utilize aplicações DOS (16-bits) pois não "sabem" utilizar a memória do Windows, remova itens indesejáveis que estão iniciando com o Windows. Você sentirá uma pesada diferença de velocidade.

- Colocar o Kernel na RAM (recomendado apenas pra quem tem 256MB ou mais de memória RAM)

Com o Kernel na RAM o HD será acessado mais rapidamente (memória virtual) mas ele ocupa um certo espaço, portanto, se você tiver pouca memória RAM, não o faça.

No registro, localize HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\DisablePagingExecutive e mude pra 1. Se quiser voltar atrás, mude pra 0.

- Desabilite o padrão de nomes de arquivos 8.3 se você usa NTFS e não usa programas DOS

Esse padrão influentica na perda de desempenho de unidades NTFS.

Crie o valor DWORD NtfsDisable8dot3NameCreation como 1 na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem.

Bom gente, tem muito mais, conforme eu for lendo eu vou atualizando neste tópico aqui. Ah, lembrando que muitas das dicas eu não testei, portanto não sei o que acontecerá, usem com cuidado ok?

Té+ :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Gente mais uma dica legal pra criar uma opção "Abrir com o DOS" no menu de contexto das pastas do Windows. Veja:

Abra o regedit e localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Folder\shell. Agora, dentro da chave shell crie uma nova chave chamada Abrir com o DOS (este será o nome que aparecerá no clique com o botão direito) e dentro desta nova chave crie outra chamada command.

Dentro da chave command crie um valor de seqüência (REG_SZ) com os dados "C:\WINDOWS\SYSTEM32\CMD.EXE" /K CD "%L".

Altere o caminho da instalação do Windows e/ou a letra da unidade se for preciso.

Isto facilita bastante, quando queremos utilizar o comando REN em certos arquivos por exemplo.  :;):

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A criação dessa chave "alwaysunloaddll" aliada com gerenciador de memória RAM é um poderoso aliado na performance de seu PC

Confiem mim, eu fiz isso faz tempo e a quase um ano eu não vejo necessidade de de formatar minha máquina (junto claro com outras dicas de otimização, principalmente configs do Gerenciador de dispositivos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tntmarcelobmx@30 Out. 2003,10:40

Hummm... legal mesmo hein..... eu queria saber se voce sabe sobre os scripts de inicialização e encerramento??? aqueles que fazer a maquina bootar mais rápido...

falou....

Eu não vi sobre isso neste livro mas posso procurar melhor, se eu achar eu posto ok? Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Galera tipo peguei isso acho que daqui do forum não sei, não lembro, mas ai vai a dica :

BOOT rápido

Pesquei esta pérola da URL http://www.tweakxp.com/tweakxp/display.asp?id=1477 para o caso de um certo usário me acusar de roubar as dicas novamente. Aliás, só posso afirmar que esta dica funciona no XP Pro e não funciona no Home. Se você for o feliz proprietário de um Corporate, funciona também.

Fiz isto aqui em casa e o boot passou a andar com uma barrinha só. Trata-se basicamente de algumas configurações do Perfetch do XP. Vamos aos fatos.

Pelo que entendi, a cada boot, o XP cria novos parâmetros que são guardados dentro do diretório Perfetch, na sua pasta Windows. Acontece que a presença de parâmetros antigos nesta pasta compromete assustadoramente o desempenho do boot (lembram do utópico boot de 1 barrinha durante o BootVis?) e o site sugere a exclusão destes arquivos que caíram em desuso.

1. Vá no Bloco de Notas.

2. Digite "del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)

3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.

4. Execute o gpedit.msc

5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).

6. Clique duas vezes em Desligar.

7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.

8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat . Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico.. ficou bacana, tanto que poderias fixa-lo.. Além disso, quem tiver mais dicas de otimização do XP poderia adicionar aqui também..Só uma curiosidade. No site que passaste, diz que essa dica funciona apenas para quem tem un unico HD no IDE principal (nada mais do que isso) e um driver qualquer no 2º IDE.. Qual a razão disso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar , não consequir definir o valor padrão ( 1 ) para remover minhas DLLs, alguém poderia me dizer como se se faz isso.?? Fiz tudo certinho mas na hora de defenir o valor não consegui..!!! Apareceram um monte de zeros , tentei apagá-los mas apenas alguns que apagaram....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@15 Out. 2003,13:41

- Desabilite o padrão de nomes de arquivos 8.3 se você usa NTFS e não usa programas DOS

Esse padrão influentica na perda de desempenho de unidades NTFS.

Crie o valor DWORD NtfsDisable8dot3NameCreation como 1 na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem.

Esse não prestou aqui... O "CCAPP.EXE" (referente ao Norton Internet Security) ficou usando 100% do processador... Ao desfazer a alteração, tudo voltou ao normal...

Mas a do Kernel e a das DLL's melhoraram e muito o desempenho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cassiano Gomes@07 Nov. 2003,13:15

Fernando, onde você arrumou este livro cara, deve ser só para elite, queria entrar para o seleto grupo que o tem. por favor nos indique.

Abraços

Cassiano

Olá! Na verdade eu o baixei, ele é um e-book. O livro em si só nos EUA mesmo.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por *Spuleta*@03 Nov. 2003,19:36

aí Galera tipo peguei isso acho que daqui do forum não sei, não lembro, mas ai vai a dica :

BOOT rápido

Pesquei esta pérola da URL http://www.tweakxp.com/tweakxp/display.asp?id=1477 para o caso de um certo usário me acusar de roubar as dicas novamente. Aliás, só posso afirmar que esta dica funciona no XP Pro e não funciona no Home. Se você for o feliz proprietário de um Corporate, funciona também.

Fiz isto aqui em casa e o boot passou a andar com uma barrinha só. Trata-se basicamente de algumas configurações do Perfetch do XP. Vamos aos fatos.

Pelo que entendi, a cada boot, o XP cria novos parâmetros que são guardados dentro do diretório Perfetch, na sua pasta Windows. Acontece que a presença de parâmetros antigos nesta pasta compromete assustadoramente o desempenho do boot (lembram do utópico boot de 1 barrinha durante o BootVis?) e o site sugere a exclusão destes arquivos que caíram em desuso.

1. Vá no Bloco de Notas.

2. Digite "del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)

3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.

4. Execute o gpedit.msc

5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).

6. Clique duas vezes em Desligar.

7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.

8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat . Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar.

Tinha um jeito q n precisava fazer isto, era só alterar uma xave no registro c n me engano, assim q eu fiz aqui, n criei arquivo nenhum, mas n me lembro como q é, c alguem souber poste aqui por favor, é muito mais prático e tem o mesmo efeito  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wilberto@15 Nov. 2003,21:05

Mexer no registro é mais fácil?

Sinceramente, achei a dica do nosso amigo *Spuleta* muito prática. Com certeza a "interface" dessa dica é muito mais amigável que a "interface" do registro... :)

É, c tratando de usuários leigos você tem razão, mas para usuários mais avançados é só mexer numa chave do registro alterando o seu valor para 1 e pronto, mas no final é a mesma coisa  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!