Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


PistolaoBR

Posts recomendados

Jackmora,

Dê preferência a esse da leaderSHIT - apesar das fontes deles serem uma mer*** os gabinetes são bem feitos e esse tem espaço pra fan de 120 na traseira. Mas parece que ele vem com fonte, tente negociar uma redução de preço com a loja que você for comprar e NÃO use a fonte deles!

Triste nessa empresa é que nem o site presta, não tem uma informação decente, que nojo de gente assim, arg!

Mas no site da Atera tem a descrição dele, BEM mais completa...

Descrição do produto:

- Gabinete Estilo na cor preta com janela frontal de acrílico com néon azul.

- Design elegante e moderno, perfeita combinação e estilo.

- Aceita 1 cooler traseiro tanto 120 x 120, 90 x 90 ou 80 x 80 mm e 1 lateral em cima do processador de 120 x 120 ou 90 x 90 mm e um duto de ar para melhor circulação de ar.

- Ideal para maquinas de alta performance.

- Possui 5 baias externas, 4 para de 5 ¼, 1 para de 3 ½ e 5 baias internas para 3 ½ para HDs.

- Material interno que previne cortes.

- Porta frontal com 2 portas para USB, 1 microfone e 1 fone de ouvido.

- Possui 7 slots para placas de expansão.

- Compatível com placas-mãe Micro ATX, Mini ATX, Flex ATX e ATX

- Acompanha fonte de 600 W estimados. Que por*** é essa de ESTIMADOS??? Ah, é leaderSHIT, esqueci...

- 1 cover para gravadores e leitores de DVD/CD.

Características Técnicas:

- Código do produto no fabricante: 4476

- 4 baias de 5,25 pol. Externas

- 1 baia de 3,5 pol. externa

- 5 baias de 3,5 pol. interna para HD

- Cor: preto com detalhes em prata

- Acompanha kit para montagem

- Gabinete com tampas laterais removíveis, fixadas com parafusos de roscas

- Aceita placas com até 7 slots

- Aceita 1 cooler traseiro de 80 x 80, 90 x 90 ou 120 x 120 mm

- Aceita 1 cooler lateral de 90 x 90 ou 120 x 120 mm

- Duto de ar

- Material; Alumínio

- Dimensões para placa-mãe: 250/320 mm (prof/alt)

- Dimensões externas: 430/200/475 mm (Alt/Larg/Prof)

Painel frontal:

- 1 Botão de liga e desliga do tipo ATX frontal

- 1 Botão de reset frontal

- 1 LED néon

- Abertura para 2 portas USB, saída para fone de ouvido e entrada para microfone (necessário que a placa mãe tenha conectores disponíveis)

- me nego a copiar a descrição da fonte, desculpem! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dae pistolaobr, li seu topico inteiro, aprabens mesmo cara

minha duvida é, esse gabinete seria uma boua ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98241415-gabinete-gamer-atx-casemod-4-baias-neon-leds-cooler-com-alca-_JM

abraço

Gostei do desenho desse gabinete. Acho que dá pra fazer um belo casemod nele. Só o material interno que não sei se é bom... Minha irmã tem um PC com gabinete genérico (não lembro a marca, mas é bem simples - nem cabe ventoinha de 120mm) cujo interior é bastante parecido com o desse daí. A chapa é bem fina - parece não ser muito resistente - e possui bordas amoladas, necessitando de cuidado redobrado para não cortar a mão na hora de montar o PC.

Ah, e parece que esse gabinete não suporta cooler de 120mm atrás, somente de 90mm no máximo, pelo que li em uma resposta que o vendedor deu a uma das perguntas de um dos usuários do ML.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolarbr, timmy e amigos

acabei comprando um MODELO: X-BLADE 511K da satelite

http://www.satellitebrasil.com/por/new/gabinetes_511.html

ja vem com 3 coolers, 2 d 120 e 1 d 80 (obviamente eu tneho minha propria fonte a que vem junto jogarei fora)

foi uma boua aquisição ?

abraço pessoal

Eu tenho um X-Blade igualzinho em um PC mais antigo aqui em casa. Então, excelente gabinete ele não é - o material utilizado nele não é dos melhores, não possui nenhum tipo de dispositivo que dispense o uso de parafusos, as bordas internas são amoladas e o painel externo que mostra informações como temperatura etc. é bastante complicado de ligar na placa-mãe. Contudo, é bem refrigerado e possui espaço interno bastante amplo.

Só as ventoinhas que são meio espalhafatosas: as do meu gabinete vem com 4 leds de cores diferentes (amarelho, vermelho, verde e azul), muito bandeiroso! :D E as ventoinhas são da própria Satellite, sendo que não garanto se o fluxo de ar delas é realmente bom.

Qualquer coisa, troque as ventoinhas por outras melhores (por exemplo, essas: http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073) e, se for fazer casemod, troque a ventoinha da tampa lateral por uma ou duas de 120mm (a do tópico que citei é excelente: baixo ruído, preço acessível e alto fluxo de ar).

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é meu primeiro post aqui no forum. Primeiramente gostaria de agradecer a vocês pelos bons artigos que aqui encontrei, como este, que muito ajudam principalmente pessoas leigas como eu que, apesar do desentendimento, não admitem comprar errado.

Vou utilizar este sistema demonstrado pelo pistola no tópico, a única coisa que ão ficou clara, para leigos que nem eu, é o lugar exato de fazer o buraco para os Fans. Ele usa como referencia o local do processador, mas eu não sei onde este ficaria, visto que pretendo montar o meu gabinete antes de comprar as peças que vão no meu pc. Por favor, se alguem souber me informar com precisão referências melhores para o posicionamentos dos FANS eu agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou comprar esse gabinete:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:143

ele vem com 3 coolers de 120mm. eu não quero colocar todos aqueles coolers extras que são suportados. vou comprar mais 2 da zalman de 120mm e gostaria de saber o melhor lugar pra colocar eles. já que tem tantos lugares...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha é um gabinete sim muito bonito, mas muito caro, voce consegue gabinetes mais baratos que esse, e faz case mod para ficar igual a esse e não vai gaster nem R$200,00, e outra coisa fuja dos produtos zalman, eles são bons sim, não me entenda mal, mas para todo produto zalman voce encontra um tão bom quanto pela metade do preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Comprei o cooler 3RSystem IceAge 120 Prima Boss, e instalei no meu pc (ver assinatura) ... ficou muito bom, silencioso, a temperatura com o cooler padrão ficava em 58, agora fica em 34º ... isso em iddle ... em full, com o padrão chegava a 73º ... agora fica em 55º porém nao testei muito ainda.

O estranho é que antes eu conseguia deixar ele com o overclock AI da placa-mãe em 10% ... agora quando eu coloco isso, o sistema trava quando comeca a carregar o windows (tanto o xp quanto o seven)

alguêm sabe o que pode estar acontecendo? eu liguei até o cooler adicional que vem com a placa, no dissipador mais em cima da placa-mãe... mais nada

será que aqueles componentes pequenos ao lado do processador estão aquecendo? mas nem daria tempo... só no boot do pc daria esse problema?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera preciso de uma ajuda aqui.

Bom, irei montar uma nova config no fim do ano, e gostaria da opinião de vocês sobre a escolha do gabinete.

Preciso de um gabinete, inicialmente, para essa config:

Processador: PROCESSADOR AMD AM2 ATHLON 64 X2 7750 DUAL CORE 2.7 GHz Black Edition

MB: Estou em dúvida ainda entre ECS A780GM-A, M3A78-EM e M2N68-AM.

Memórias:1x2GB Kingston DDR2 800 MHz

HD:Samsung 320GB Sata II 7200RPM 16MB Buffer

VGA:ATI Radeon HD4670 512MB PCI-E x16 2.0

Fonte:Akasa AK-P350G 350W

Que eu não tenha problemas de refrigeração com essa config citada acima, e que se adeque a essas mobos e a esta fonte, estava pensando no Argus ATX Apolo 808, se eu mandar fazer as furações para os fans certinho e tudo mais, dá pra segurar uma temperatura legal nessa configuração ai?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, parabéns pelo excelente tutorial, depois de ler vou comecar ah fazer meu casemod

To na duvida entre comprar uma placa-mãe asus Rampage ou uma Striker Ii e gostaria de saber se não tem nenhum jeito de colocar um cooler do tipo tower sem prejudicar o funcionamento do pc? e pretendo comprar um gabinete Cooler Master 332 ele vai ter algum problemas pra fazer essas modificações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu não recomendo voce comprar essas placas mãe não se voce pretende usar cooler tower, melhor é voce comprar um gigabyte chipset intel p45, que é um chipset bem mais frio que o x48 e 780i e mais barato... e ainda, a gigabyte faz placas melhores que a asus no quesito consumo de energia e produção de calor... nelas sim voce pode colocar um cooler tower, e a gigabyte tem delas de todos os modelos, desde os cheios de frescuras até os mais simples e mais baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frantucci, se cabe ele já vem com os 4 furos para os parafusos de fixação para fans de 12cm, não tem complicação nesse caso...

Então, justamente por isso estou perguntando, ele não tem os furos para 120mm, mas medi ele e acho que cabe, vou fazer o furo do fan e o dos parafusos também.

Se não couber vou ter q procurar um que caiba.

Com a minha placa mãe posso usar cooler tipo torre? ela é uma P5N-E SLI - https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1378

Obrigado.

Ah, você colocou um N a mais no meu nome rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada....parabéns pelo topico Pistolão!!! tenho certeza que esclareceu muitas duvidas relacionadas a ventilação e ajudou a montar um gabinete barato que seja eficaz...

Por favor...gostaria de uma opinião sua Pistolão ou de quem quiser ajudar....

Eu tenho um Gabinete Chieftec BA-01B-B-B e estou querendo montar um micro para jogos. pretendo montar um pc novo com essa mobo da GIGABYTE GA-EP45- UD3L (para maior detalhes sobre esse gabinete ver o artigo do CH:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1317)

Eu gostaria de fazer um "pequeno" casemod que tenha como prioridade a ventilação....estava pensando em comprar 4 coolers de 120mm desse ai que você indicou da cooler master...fazer 2 buracos atrás do gabinete (ja tem os espaços mas pretendo fazer os buracos para melhor ventilação como indica aqui nesse tópico) e colocar eles como exaustor ...(1 em cima da fonte e outro em baixo) e fazer 2 buracos na tampa lateral e fazer como foi indicado aqui...os 2 como ventilador....1 jogando ar sobre o cooler do processador (pretendo usar cooler do processador padrão) e o outro sobre a VGA....penso tambem em colocar os 3 coolers menores de 80mm na outra lateral para ventilar o HD (ja tem esse espaço e não pretendo abrir buracos nessa parte).....Ou seja...eu teria 7 coolers....2 como exaustor e 5 como ventilador....(4 deles de 120mm e 3 de 80mm como ja disse antes na outra lateral do gabinete).....Tambem pretendo usar filtros de poeira.....

Minhas duvidas são as seguintes:

Esta certo esse esquema que eu quero fazer? (pergunto isso pois li um artigo no site casemodbr que diz que não pode ter muita diferença da vazão de ar de entrada e de saida).....quem quiser ler o artigo:

http://www.casemodbr.com/artigos/visualizar.php?id=20

Eu ficaria com uma otima ventilação?

Os filtros de poeira são aconselháveis?

Baia fan de 120mm nesse gabinete seria uma boa? (ja que ele é muito grande e talvez não fique no lugar correto)

Vou precisar de duto lateral?

Muito Obrigado pela atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Eu ficaria com uma otima ventilação?

2. Os filtros de poeira são aconselháveis?

3. Baia fan de 120mm nesse gabinete seria uma boa? (ja que ele é muito grande e talvez não fique no lugar correto)

4. Vou precisar de duto lateral?

Muito Obrigado pela atenção de todos!

1. sim. Eu so acrescentaria mais um fan na chapa superior como exaustor.

2. Somente para fans abaixo de 70cfm... mas note que eles diminuem muito a ventilação, recomendo voce mesmo fazer um com meia calça ou seda egípsea.

3. como voce não vai usar cooler torre, vai usar fan do tipo que ventila a placa mãe (já que pretende por fan na lateral), eu não aconselho não, mas se voce quiser por use como exaustor.

4. Ajuda e muito pois é ele quem impede o ar frio que é jogado no cooler do processador não se misture com o ar do interior do gabinete, eu sempre recomendo... e ainda recomendo um bom fan na chapa lateral ventilando o cooler a constantes 70+ CFM assim voce tem força de ventilação para não deixar entupir de poeira o cooler do processador, vau juntar poeira sim, mas não o suficiente para entupir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Pistolao, qual gabinete bom e barato seria legal eu pegar para a config abaixo?

Athlon II X2 245 (ainda não tá bem definido, porque a config vai ser pro fim do ano, dependendo dos preços vou aumentar o processador)

M3A78-EM

HD4670

320GB HD

2GB DDR2 Kingston

CoolerMaster 460W PowerPlus

2xCooler Master R4-L2R-20CK-GP 120mm

Pasta Térmica Akasa AK-450

Me responda uma coisa Pistolao, você acha que com essa pasta térmica dá pra segurar uma temp legal?

E 2x coolers desse da coolermaster citado acima dá conta de refrigerar o gabinete?

Inicialmente, tava pensando em um CM Elite 331, ou então eu pego um Argus ATX Apolo 808 e mando fazer as furações nele, o que você acha que eu devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. sim. Eu so acrescentaria mais um fan na chapa superior como exaustor.

2. Somente para fans abaixo de 70cfm... mas note que eles diminuem muito a ventilação, recomendo voce mesmo fazer um com meia calça ou seda egípsea.

3. como voce não vai usar cooler torre, vai usar fan do tipo que ventila a placa mãe (já que pretende por fan na lateral), eu não aconselho não, mas se voce quiser por use como exaustor.

4. Ajuda e muito pois é ele quem impede o ar frio que é jogado no cooler do processador não se misture com o ar do interior do gabinete, eu sempre recomendo... e ainda recomendo um bom fan na chapa lateral ventilando o cooler a constantes 70+ CFM assim voce tem força de ventilação para não deixar entupir de poeira o cooler do processador, vau juntar poeira sim, mas não o suficiente para entupir.

Pistolão....muito obrigado da sua ajuda....me ajudou a esclarecer (quase) todas minhas duvidas:)

Não tinha pensado nisso...posso colocar tambem uma baia fan de 120mm mas como exaustor bem na parte superior do gabinete(assim não preciso furar em cima do gabinete)...ficaria duas na chapa de traz e uma na parte da frente bem no alto ambos como exaustor (ja que esse gabinete é bem grande) e o resto como ventilador....otima ideia:D

Minha unica duvida que restou é sobre o duto lateral....tenho uma pergunta iniciante:confused: é fácil de fazer? Quais os materiais que eu preciso?

Muito obrigado pela atenção de todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comecar a fazer meu casemod e queria eu mesmo fazer tudo mais não to muito afim de gastar tanto com ferramentas e nem to com grana pra isso, gostaria de saber se com uma dremel daria pra fazer tudo ou sai mais em conta fazer em oficinas (sei que levando numa oficina vai ficar mais barato que comprar a dremel mais se eu tiver certesa que da pra fazer tudo com ele prefiro comprar porque da pra usar em outras coisas também )

Vou comprar um gabinete CoolerMaster Elite 332 a Mobo to pensando em uma Gigabyte GA-EP45-UD3L com cooler tipo tower(poderia me indicar um bom a preço acessivel?), processador por enquanto intel E7400 e fonte CoolerMaster ATX ExtremePower RP-550-PCAR 550W, 4 Cooler Master R4-L2R-20CK-GP.

Nessa config. inicial o que devo acressentar ou mudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae pistolao, qual gabinete bom e barato seria legal eu pegar para a config abaixo?

Athlon ii x2 245 (ainda não tá bem definido, porque a config vai ser pro fim do ano, dependendo dos preços vou aumentar o processador)

m3a78-em

hd4670

320gb hd

2gb ddr2 kingston

coolermaster 460w powerplus

2xcooler master r4-l2r-20ck-gp 120mm

pasta térmica akasa ak-450

me responda uma coisa pistolao, você acha que com essa pasta térmica dá pra segurar uma temp legal?

E 2x coolers desse da coolermaster citado acima dá conta de refrigerar o gabinete?

Inicialmente, tava pensando em um cm elite 331, ou então eu pego um argus atx apolo 808 e mando fazer as furações nele, o que você acha que eu devo fazer?

Sim é uma boa pasta de prata, eu recomendo voce usar uma de marca melhor, mas a diferença e de 2ºC não é tanto, e 2 fans de 120mm se forem de 70cfm estão ótimos, é um como exaustor e outro ajudando na ventilação do processador, não precisa de mais... e quanto ao gabinete eu recomendo o mais barato...

pistolão....muito obrigado da sua ajuda....me ajudou a esclarecer (quase) todas minhas duvidas:)

não tinha pensado nisso...posso colocar tambem uma baia fan de 120mm mas como exaustor bem na parte superior do gabinete(assim não preciso furar em cima do gabinete)...ficaria duas na chapa de traz e uma na parte da frente bem no alto ambos como exaustor (ja que esse gabinete é bem grande) e o resto como ventilador....otima ideia:d

minha unica duvida que restou é sobre o duto lateral....tenho uma pergunta iniciante:confused: é fácil de fazer? Quais os materiais que eu preciso?

Muito obrigado pela atenção de todos....

Papel cartão pastificado mesmo e durecão, ser voce for perfeccionista pede para uma casa que faz peças em acrilico para fazer para tu, deve ficar em R$15,00 mas durecão e papel cartão plastificado já tá 100%...

Vou comecar a fazer meu casemod e queria eu mesmo fazer tudo mais não to muito afim de gastar tanto com ferramentas e nem to com grana pra isso, gostaria de saber se com uma dremel daria pra fazer tudo ou sai mais em conta fazer em oficinas (sei que levando numa oficina vai ficar mais barato que comprar a dremel mais se eu tiver certesa que da pra fazer tudo com ele prefiro comprar porque da pra usar em outras coisas também )

Vou comprar um gabinete CoolerMaster Elite 332 a Mobo to pensando em uma Gigabyte GA-EP45-UD3L com cooler tipo tower(poderia me indicar um bom a preço acessivel?), processador por enquanto intel E7400 e fonte CoolerMaster ATX ExtremePower RP-550-PCAR 550W, 4 Cooler Master R4-L2R-20CK-GP.

Nessa config. inicial o que devo acressentar ou mudar?

Tá linda essa config, eu só mudava a fonte dele por uma corsair, pois as fontes da coolermaster não são boas, e as modificações no gabinete faz nas oficinas mesmo, não tem porque voce comprar as ferramentas, e no seu caso voce só vai precisar mesmo é de tirar o metal furadinho do cooler traseiro, mais nada, se voce quiser melhorar ainda mais uma baia fan de 120mm + grelha para ficar 100%, e cooler tower bom e barato eu recomendo o iceage 120 ou hyper 212, são os melhores custo benefício com fans de 120mm, no entanto como saiu o iceage prima boss deve ser meio difícil voce ainda achar o iceage 120, mas qualquer coisa pega o hyper 212 ele já vem com um fan r4, e voce ainda pode por mais um na traseira dele se quiser

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, ja vão ser R$180 a mais pra gantar em peças ja que não preciso comprar a dremel por enquanto, valeu pela dica da fonte vou procurar uma corsair :), vou procurar por aqui uma loja de acrilico pra encomendar a peça ja com os furos pro fan (quais medidas você recomenda? ), vou colocar também um como exaustor em cima antes da fonte não tem problema né? pelo o que entendi nessa config. é opcional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, ja vão ser R$180 a mais pra gantar em peças ja que não preciso comprar a dremel por enquanto, valeu pela dica da fonte vou procurar uma corsair :), vou procurar por aqui uma loja de acrilico pra encomendar a peça ja com os furos pro fan (quais medidas você recomenda? ), vou colocar também um como exaustor em cima antes da fonte não tem problema né? pelo o que entendi nessa config. é opcional

voce quer dizer na chapa superior, não com cooler tower não deve não, com cooler tower voce só precisa de um na frete, nas baias, e um atras... não coloque fan na chapa superior não pois vai atrapalhar toda a sua ventilação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!