Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ótimo fan. Pena que já comprei os meus para colocar no CM-590 antes de ler esse tópico... :( (comprei aquele kit da Cooler Master com 4 fans e apenas 46CFM...)

Postado
Ótimo fan. Pena que já comprei os meus para colocar no CM-590 antes de ler esse tópico... :( (comprei aquele kit da Cooler Master com 4 fans e apenas 46CFM...)

Boa noite!

O kit Cooler Master que você comprou foi o Ball Bearing:

Cooler Master Kit Cooler Super Fan 120mm R4-S2B-124K-GP - Ball 3-pinos com 4 unidades?

Caso tenha sido exatamente este, as fans são silenciosas? E você conseguiu notar se são de fato Ball Bearing, ou seja, com rolamento?

Grande abraço!

Postado
Boa noite!

O kit Cooler Master que você comprou foi o Ball Bearing:

Cooler Master Kit Cooler Super Fan 120mm R4-S2B-124K-GP - Ball 3-pinos com 4 unidades?

Caso tenha sido exatamente este, as fans são silenciosas? E você conseguiu notar se são de fato Ball Bearing, ou seja, com rolamento?

Grande abraço!

Sim, foi esse mesmo o kit que eu comprei e os fans são ball bearing e relativamente silenciosos (19,1dB) também. Eis o link da loja que eu comprei:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_129&products_id=67&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157

O único problema é que o fluxo de ar deles não é muito grande como já mencionei (44,73CFM, metade do cooler desse review), mas no geral são bons coolers. Caso não tenha conectores de 3 pinos suficientes na sua placa-mãe, você terá de comprar adaptadores como esse:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_128&products_id=39&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157

[]s!

Postado
Sim, foi esse mesmo o kit que eu comprei e os fans são ball bearing e relativamente silenciosos (19,1dB) também. Eis o link da loja que eu comprei:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_129&products_id=67&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157

O único problema é que o fluxo de ar deles não é muito grande como já mencionei (44,73CFM, metade do cooler desse review), mas no geral são bons coolers. Caso não tenha conectores de 3 pinos suficientes na sua placa-mãe, você terá de comprar adaptadores como esse:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_128&products_id=39&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157

[]s!

Obrigado pelos esclarecimentos Timmy!

Para quem deseja fans silenciosas e de alta durabilidade (Ball Bearing), esta parece então ser uma boa pedida.

Grande abraço!

Postado

[]s!

Timmy,

Não acredito que você tenha feito uma má compra. A instalação de modelos mais silenciosos fica melhor no geral para gabinetes que possibilitam a colocação de várias ventoinhas, pois o o fluxo menor é compensado pelo número maior delas e o barulho geral fica menor.

Eu instalei duas dessas ventoinhas de 90CFM no meu gabinete e achei que o ruído aumentou. Imagina então se tivesse colocado seis dessas :wacko:.

[]'s

Postado
O único problema é que o fluxo de ar deles não é muito grande como já mencionei (44,73CFM, metade do cooler desse review)

Muitos dizem que o cooler desse review não tem 90 cfm e não deve ter mesmo. Agora quanto tem, ninguém sabe ao certo. Pra mim foi suficiente, o ar sai frio do PC.

Postado

Pessoal to usando 3 desses R4-L2R-20CK-GP 120mm ja a 1 mes, e ontem fui abrir o gabinete e vi que eles estão lambuzados de óleo,é normal isso ? O que seria isso ? Não tem perigo de cair nos componentes do PC ?

valeu

Postado
Pessoal to usando 3 desses R4-L2R-20CK-GP 120mm ja a 1 mes, e ontem fui abrir o gabinete e vi que eles estão lambuzados de óleo,é normal isso ? O que seria isso ? Não tem perigo de cair nos componentes do PC ?

valeu

Boa tarde!

Já conteceu isso com uma fan que eu tinha. Estourou o sleeve e vazou o óleo. Agora ela perderá a performance até parar, "se" for como a que eu tinha.

Por isso que só uso fans com rolamento.

Abraço!

Postado
Boa tarde!

Já conteceu isso com uma fan que eu tinha. Estourou o sleeve e vazou o óleo. Agora ela perderá a performance até parar, "se" for como a que eu tinha.

Por isso que só uso fans com rolamento.

Abraço!

Caramba mas com os 3 aconteceu isso.Inclusive uso um de 80mm na lateral, da Sattelit e ocorreu o mesmo. :confused:

Não é normal então ?

Postado

Pessoal, boa tarde!

1 - Alguém sabe informar se posso ligar este fan na placa-mãe?

2 - E ainda, caso seja possível ligar, a placa controlaria as rpm da fan?

3 - Onde posso encontrar um filtro de poeira para esta fan?

Obrigado.

PS:Placa gigabyte x58-ud-5

Postado

to pensando em instalar dois desses no meu gabinete direto na fonte, mas pelo que li ele é bem barulhento... afinal vale a pena pegar ele ou tem opções melhores?

Postado
Pessoal, boa tarde!

1 - Alguém sabe informar se posso ligar este fan na placa-mãe?

2 - E ainda, caso seja possível ligar, a placa controlaria as rpm da fan?

3 - Onde posso encontrar um filtro de poeira para esta fan?

Obrigado.

PS:Placa gigabyte x58-ud-5

1. Pode ligar sim esse cooler direto na placa-mãe com o conector de 3 pinos, tanto quanto você pode usar o adaptador que vem nele para ligá-lo diretamente na fonte.

2. Se a placa-mãe oferecer a função de controle de rotação das ventoinhas ela controlará sim. Acho que a sua placa-mãe fornece controle PWM.

3. Filtro de poeira eu comprei esse daqui para colocar em outro fan da Cooler Master, sem os leds. É do mesmo tamanho e serve perfeitamente.

[]s!

to pensando em instalar dois desses no meu gabinete direto na fonte, mas pelo que li ele é bem barulhento... afinal vale a pena pegar ele ou tem opções melhores?

Eu não acho que 19dB seja barulhento. Pelo preço desse cooler (aproximadamente R$ 15,00 na maioria das lojas) acho que não tem nenhum outro que ofereça o mesmo custo/benefício...

Postado

Olá Galera,

Gosto muito desses Fans mais estou pegando raiva pois só queima os Leds, adquiri outro a 2 meses e já queimou 1 led fica muito feio dentro do gabinete q é de acrilico!

E a questão do Oleo q o amigo falou, todos os meus tem esse oleo fica td meio lambusado atras da parte preta, é normal pois no processo de fabricação eles estão lubrificando els com uma quantidade maior!

Não joga pra outros componentes do pc ou estraga pois a quantidade é muito pequena e só acumula atrás do fan mesmo...

valeu!

Postado

uma duvida, estou pensando em comprar dois desses pra por na parte lateral e frontal do meu pc, porque a ventilação dele ta meio ruim, andei monitorando as temperaturas e estão todas muito elevadas, principalmente a da VGA (hd4850 chegando a 100 graus com o fan dela rodando a 70% O_O)

minha MOBO é uma gigabyte GA-EP31-DS3L e minha fonte é uma seventeam st-550. gostaria de saber daria pra ligar esses dois FANS tanto na placa mãe como na fonte!

valeu!

Postado

Puxa, to precisando de umas fans melhores no pc....mas nun consigo uma por menos de R$26 com frete pro Espirito Santo. Alguem conhece uma loja que vende essa de 90CFM por aqui??

PistolaoBR, você que é de casa...Achou uma loja, por perto, que vende essa fan ?

Postado

Para quem deseja um FAN igual/melhor que o da Coolermaster recomendo fortemente Zalman ZM-F3... Simplesmente incrível, fiz as comparações com o Coolermaster R4-L2R-20CK-GP... As vantagens do ZM-F3 em cima dele:

- O F3 possui menos pás, porém maiores e mais eficientes. A grande vantagem é na limpeza... Gastará 70% menos tempo nele do que no R4-L2R-20CK-GP. Sente-se colocando as mãos a forte pressão dele, superior à do Coolermaster...

- O F3 é muito mais silencioso, vou até comprar mais três ZM-F3 para trocar os meus R4-L2R-20CK-GP, fazem barulho demais... Ele também vem com uns pininhos, tipo de silicone para encaixe, bem inovador. O box que ele vem também é top.

Só acharão ele no Mercado Livre por hora.

Postado
Para quem deseja um FAN igual/melhor que o da Coolermaster recomendo fortemente Zalman ZM-F3... Simplesmente incrível, fiz as comparações com o Coolermaster R4-L2R-20CK-GP... As vantagens do ZM-F3 em cima dele:

- O F3 possui menos pás, porém maiores e mais eficientes. A grande vantagem é na limpeza... Gastará 70% menos tempo nele do que no R4-L2R-20CK-GP. Sente-se colocando as mãos a forte pressão dele, superior à do Coolermaster...

- O F3 é muito mais silencioso, vou até comprar mais três ZM-F3 para trocar os meus R4-L2R-20CK-GP, fazem barulho demais... Ele também vem com uns pininhos, tipo de silicone para encaixe, bem inovador. O box que ele vem também é top.

Só acharão ele no Mercado Livre por hora.

O duro é que esse Zalman é mais caro. No Mercado Livre ele sai por cerca de R$ 26, enquanto esse da Cooler Master tá custando por volta de R$ 15! :eek:

Galera, comprei dois desses coolers (desse do tópico) para substituir dois dos meus de 46CFM que eu mencionei a uns posts atrás (aquele que vem no kit com 4 coolers). Então, os anteriores (do kit) eram bons mas o fluxo de ar deles era realmente pequeno... Então coloquei dois desses com leds na lateral do meu CM-590 e ficou show! Realmente o fluxo de ar é muito maior :lol:, mas o barulho também é muuuiiiitttto mais alto.... :(

Para quem quer silêncio e não precisa de muita ventilação, recomendo cegamente o kit com 4 coolers pois todos são muito mais silenciosos que esse do tópico... embora o fluxo de ar seja bem menor...

De qualquer forma, minha VGA baixou cerca de 5ºC (isso mesmo! :eek:) só com a adoção de dois coolers desses na lateral. Gostei muito!

[]s!

Postado

tenho 6 desses coolers no meu gabinete, e nao faz barutlho nenhum deles, colei tudo com fita dupla face 3m, e com os parafusos, nenhum deles vibra alem de diminuir de 15 a 10 graus de todos os componentes... e o zalman é uns 30 reais cada um, é mtooo bom, só q muito caro tb =/ a e outra coisa... é bem mais feio =/ hehe

Postado

Eu fiquei um pouco decepcionado com esse FAN... To com 2 aqui num CoolerMaster Elite 335 (1 na frente em baixo e outro lá atrás) + o Buffalo e tá fazendo um barulho insuportável...

Se diminuir a rotação cosideravelmente tipo pra 1200RPM o ruído reduz bem também?

Tô pensando em até trocar 1 deles por aqueles CoolerMaster que vem num kit com 4 (veio junto com o gabinete).

Pra ouvir música e ver filme tá muito ruim..

Postado

hummm

vocês fizerao o tutorial q o pistolao fala na primeira pagina?

como eu falei, eu colei com fita dupla face 3M e depois parafusei, eles sao estremamente fixos e nao fazem nenhum barulho, mas nenhum mesmo, e todos estão na potencia maxima...

e se só tens 2 desses R4 o rafang, e nao tas contente, acho q é melhor compra 2 zalman F3, eu comprei 2 desses pra um amigo meu e instalei, sinceramente eles sao muito bons mesmo, super silenciosos, otimo CFM, só nao é bonito como o CM R4...

com esses zalman acho q nao vais se decepciona ;D

Postado

Eu não consigo compreender esse barulho que vocês falam.

Tenho 2 aqui sem nenhuma frescura, com parafuso, sem borracha, e ouço apenas um barulhinho levíssimo, que não me irrita. A fon da minha fonte sim que é barulhenta, esse barulho é dela.

Postado

Vou tentar fazer o esquema da dupla face ou então com os pedacinhos de borracha...

Mas eu já testei cada ventoinha separadamente, a da fonte, a do Buffalo, e as R4 e a ordem de barulho seria

Buffalo > CM R4 > Fonte Extream FEX-45T12 (essa quase não faz barulho).

Se não funcionar o esquema da fita ou da borracha vou tentar baixar a rotação com algum regulador aí...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...