Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

vi numas páginas anteriores alguém dizendo que só vemos 24 qaudros por segundo.

cara não diga besteira.

você não percebe a diferença entre um game rodando com 24fps e rodando com 60fps ?

espero que ninguém tenha tomado como verdade.

e porque uma tv teria uma taxa de atualização de 120hz (120 fps) se vemos 24 apenas ?

é um disperdício tecnológico.

E até verdade que vemos 24 quadros, mas isso não funciona muito na teoria de games, onde 60 de fps é o ideal pra se jogar um game sem "travamentos" na imagem, onde tudo fica bem suave. Eu duvido se alguém nao percebe a diferença de um jogo rodar a 30 de fps para 60 fps...

Não é que vemos 60 de fps, mas para o bom funcionamento é recomendavel 60(se eu estiver errado, me corrijam :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema não é se está em 24 fps ou 124 e sim a variação de picos. 24 fps constantes é suficiente para qualquer jogo fica jogavel, 40 fps é o necessario para ele fluir perfeitamente, 60 ou mais quadros é exagero e desperdicio ate porque na maoria dos monitores não geram mais que 85 fps. Contudo você precisa ter piso de 24 fps, ou seja, o jogo não pode cair abaixo desses 24 fps para ficar 100% jogavel, e também não é recomendavel que ele varie muito, pois também pode-se notar uma mudança subita de 124 para 24 fps mesmo nossos olhos não percebendo ao certo o que houve.

Sendo assim se o jogo oferecer a voce a possibilidade de travar seu fps pode trava-lo em 60 quadros por segundo e se seu jogo não cair abaixo de 24 ele vai rodar suavemente.

Como a grande maioria dos monitores hj operam com taxas de 60hz é puro disperdicio ter 299 fps como essa placa gera no css por exemplo, por que por mais que alguma pessoa conseguisse ver esses 299 fps, o monitor simplesmente não mostrara esses quadros extras pois sua taxa de atualização é de 60hz ou seja, 60 fps.

So tem uma parte do ser humano que enxerga esses 300 fps, e é o ego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que o Sdriver falo faz mais sentido, mas como dificilmente conseguimos travar um jogo em 24fps, quando ele está a 60 e abaixa pra no maximo 45, 50 é quando achamos que o jogo está rodando liso, pois alguns jogos ai a gente joga acima de 24 mas sempre varia então por isso essa impressao.

faz bastante sentido o que ele disse, diria eu q o fato é bem esse mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gente, vocês estão misturando duas coisas: a taxa de quadros por segundo (fps), com a variação da taxa de quadros por segundo (derivada? lol).

Frames por segundo que dão a sensação de fluidez, seriam acima de 24 fps para olhos não treinados, até 27 fps para olhos bem afiados.

SÓ QUE...

A variação dos fps é notada, independente se você está jogando a 25, 45, 65 fps... se cair bruscamente, que sejam 8~10 fps, você vai perceber o slowdown ou o speedup... é um tanto lógico isso, afinal pra nosso olho que está vendo imagens em sequência não importa a taxa por segundo, a sim aquela que estamos mirando e a diferença de tempo pra imediatamente seguinte... podemos ou não ter ainda um fluxo de imagens, mas "sentimos" uma sensação de lentidão ou rapidez quando a taxa varia.

E é para evitar isso que serve o vsync, pra travar os fps na taxa de atualização do monitor e evitar ao máximo variações... e temos a sensação de conforto da fluidez do game, filme, etc... o vsync também evita o flickering e tearing, dois efeitos que surgem da assincronia do fps do game com a fps nativa do monitor, são aquelas linhas pretas que aparecem quando filmamos uma TV por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava imaginando algo no estilo do lord paladin

tipo assim: quando a gente vê as taxas de fps q um jogo tá dando, ele tá fazendo médias. pode ser a média dada em meio segundo de acumulação que seja, mas ele conta qtos frames ele colocou na tela naquele meio segundo e divide por meio segundo, e pronto.

Pensando nisso, vamos supor o seguinte: um jogo q tá rodando vem, e ele tá mostrando o tempo todo q dá 50fps, tá?

se vocês pensaqrem, 50fps significa que cada quadro "dura" na tela 0.02s EM MÉDIA. Se pensarmos numa atualização da medida da taxa de fps a cada 0.50s, em média ele vai ter contado 25 imagens montadas.

O problema é que isso não é fixo. digamos, um jogo fluindo legal, nesses aproximadamente 0.5s a 50fps, pode ter na verdade consumido pra renderizar cada maldito quadro digamos assim:

.01, .01, .02, .01, .01, .02, .04, .03, .01, .02, .01, .01, .03, .04, .03, .03, .02, .02, .01, .01, .03, .04, .01, .01, .02 = 0.50s de 25 frames.

Nesse caso, temos 50.0fps. Tá bem bom, né?

Agora, olhem a seguinte seqüência:

.01, .01, .02, .01, .01, .02, .05, .02, .01, .02, .01, .01, .03, .04, .03, .02, .02, .02, .01, .01, .02, .05, .02, .01, .02 = 0.50s de 25 frames de novo.

Nesse caso, temos de novo lindos 50.0fps. Lindo, né? Só q tem um detalhe: NESTA SEGUNDA SEQÜÊNCIA DE GERAÇÃO DE QUADROS, NESSE MEIO SEGUNDO TEU OLHO VAI PERCEBER NÃO UMA, MAS DUAS "TRAVADAS".

Mas como? simples: teu olho não encherga a média de fps q tu tem em meio segundo, ele vai enxergar como fluído tudo o q instantâneamente estiver acima de 24fps, mas se nalgum momento ele baixar disso, teu olho vai ver na hora q são duas imagens separadas, não um movimento. A ilusão se desfaz. E, no exemplo acima, nos dois momentos em que o quadro de imagem novo demorou 0.05s pra ser renderizado, teu olho percebeu. porque um quadro dividido por 0.05s pra ser desenhado, significa que aquele quadro específico foi desenhado, não a 60fps, não a 100 fps, não a 50 fps, não a 40 fps, nem a 24 fps... mas aquele quadrinho ***** derrubou pra 20 fps, e dois quadros separados de uma freqüência de atualização tão baixa teu olho percebe na hora! ;)

Agora tá mais claro o q acontece? tá, tem algumas ***** a mais porque é desenhado linha-a-linha, porque vocês jogam no claro então reduz o imprinting no teu olho (sei lá como eles chamam isso, esqueci de novo... last image?)... mas, basicamente, tu vai ver piano se ele mantiver em todos os instantes acima de 24fps. ;)

E eu acho q esta discussão não deve ser removida. Ela é importante pra todos os tópicos de VGAs. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, só pra não te animar: acabei de olhar pra uma lâmpada de 60Hz funcionando aqui atrás de mim. nada, só dor de cabeça por causa da luz extra. :D

Tu percebe a luz piscando quando ela tá estragando, quando ela tá "aquecendo" q eu acho q ela não afinou a operação ainda... ou quando tu é um X-men. ;)

Outra coisa q quebra com a "linda" explicação do cara é me colocar a TV como NÃO formando a imagem da mesma forma q num monitor nos idos de 2003, quando sequer havia monitores LCD em tudo o q é canto pra ele ter cometido algum engano... Uma pinóia, quem é que não sabe q uma TV de tubo forma as imagens ponto a ponto, linha a linha? ;)

Por último: se isso fosse verdade, toda a ideia de propaganda subliminar seria possível. ;)

Além do q, a ideia tá truncada: se nós víssemos mais de 60fps, digamos víssemos 100fps, então aí é que nós veriamos a famosa linha preta q todo mundo já viu numa imagem de tv filmando algum monitor a olho nú. Como nós não vemos, nem num monitor de pc nem num de tv q são a mesma coisa, é porque nós enchergamos abaixo (ou igual à) dessa taxa. ;)

Qto ao porque um monitor tem q ter mais de 60Hz, eu acho q isso tá mais ligado a distância q a gente usa um computador e assiste a uma TV, combinado com o fato de q provavelmente o pixel quando excitado eletrônicamente dê uma "brilhada" mais alta e isso, de alguma forma, consiga cansar o olho nessas freqüências. Pode ser que o olho não perceba imagens separadas ou movimentos diferenciais nessa freqüência, mas não me espantaria se ele percebesse mudanças de brilho.

Os 60Hz da tv não me espantaria nem por um segundo se fosse mera herança do fato de que a rede elétrica é 60Hz em vários países, provavelmente inclusive onde a TV começou. Assim como os 30fps do dvd são decorrentes dos 30 do vhs, que precisava da taxa mais alta pra poder "encodar" o som junto naquela fita bocó, produzindo também o efeito de "continuidade". ;)

P.S.: só pra completar, e me comparando com gente que o cara não entende no tópico num outro post lá adiante, mas pros meus ouvidos, o mp3 é perfeito. Ele q vá catar diferença de som vinda de amplificador valvulado de tocador de vinil no raio q o parta também!!! :D;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o som do vinil tem algumas vantagens em relação ao nossos cds e mp3.

AUDEHUaedhuAE

mas não vem ao caso.

de qualquer forma não vou me prolongar com isso, se voce acha que está certo ou errado, tudo certo, não vamos crescer este tópico com esse tipo de debate, pois não tem muita relação com o tópico em si.

alguém que baixou o novo driver via windows update teve algum problema ?

meu farcry 2 ficou todo zuado, depois de baixar pelo site da ati ficou beleza.

e outra, quem curte Call of duty 4, dá uma olhada no vídeo da minha assinatura.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o som do vinil tem algumas vantagens em relação ao nossos cds e mp3.

AUDEHUaedhuAE

mas não vem ao caso.

de qualquer forma não vou me prolongar com isso, se voce acha que está certo ou errado, tudo certo, não vamos crescer este tópico com esse tipo de debate, pois não tem muita relação com o tópico em si.

alguém que baixou o novo driver via windows update teve algum problema ?

meu farcry 2 ficou todo zuado, depois de baixar pelo site da ati ficou beleza.

e outra, quem curte Call of duty 4, dá uma olhada no vídeo da minha assinatura.

xD

Curto demais a sério Call of Duty. Pena q o 4 seja muito curto, e não jogo online. To jogando o 5 agora.

você q fez o video? Ficou muito legal.

sdriver Sou seu fã auahuahua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o som do vinil tem algumas vantagens em relação ao nossos cds e mp3.

AUDEHUaedhuAE

mas não vem ao caso.

Tá bom ô X-Men, espera eu terminar a operação de recobrimento do meu esqueleto com adamantium, que tu vai ver o que é bom! :D

de qualquer forma não vou me prolongar com isso, se voce acha que está certo ou errado, tudo certo, não vamos crescer este tópico com esse tipo de debate, pois não tem muita relação com o tópico em si.

Eu não sei, tchê, pra mim, a discussão tá boa, estamos nos pegando legal nos argumentos, e sem ofensas (a menos q tu ache eu elogiando teu ouvido de audiófilo uma ofensa!). E, por mais que a discussão não diga respeito a ESTE tópico em especial, eu ainda ahco que concerne sim o assunto deste SUB-fórum, uma vez que isso é discussão que envolve explicitamente placas de vídeo.

De qq forma, o q importa é q eu acho q tu tá errado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa diferença é quando o jogo exige memoria para isso, mas memoria de 512 pra 1gb nada mais nada menos é mais espaço para guardar as coisas que estão sendo executadas.

então como um jogo que exige 512 vai ser identico nas 2 placas, dificilmente irá mudar algo de uma pra outra.

e hj em dia nao sei de outro jogo alem de GTA IV que exija mais de 512, nao lembro pelo menos.

mas eu sou assim antes sobrar do que faltar, se valor nao for problema, compre 1gb sim, se dinheiro é problema eu compraria 512mb sem pensar.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da 4850, mesmo seondo uma placa potente, 1 Gb de memória não faria diferença não.

Além disso, as versões de 1 Gb geralmente custam bem mais, e não oferecem muito desempenho a mais em jogo nenhum

Sendo assim, fique com a de 512 Mbs mesmo..

(off: uhullllllll baby..POST 1000....LET'S ROCK!!!!''...Obg a todos do CDH que entenderam minhas burrices quando começei..Abraços)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade faz diferença sim mas somente em resoluções absurdas, como Full HD ou maiores. Se você rodar os jogos com ate um monitor de 22 nao vai precisar de 1gb na VGA, a nao ser que você trabalhe com edição de videos. Ai sim ter 1 gb na VGA faz sentido mesmo com resoluções menores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desepnenho dela é igual ao de uma GTX mesmo...Chegando a ser igual ao de uma GTX+ em alguns jogos.

Quanto a ser metade de uma 4850, eu desconheço

A única diferença entre a 4850 e 4870 são as memórias, que são GDDR3 na 4850 e GDDR5 na 4870.Acredito que isso faça uma diferença de 35% mais ou menos entre as duas..

Talvez até mais, ou talvez menos, dependendo dos jogos, claro

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O desepnenho dela é igual ao de uma GTX mesmo...Chegando a ser igual ao de uma GTX+ em alguns jogos.

Quanto a ser metade de uma 4850, eu desconheço

A única diferença entre a 4850 e 4870 são as memórias, que são GDDR3 na 4850 e GDDR5 na 4870.Acredito que isso faça uma diferença de 35% mais ou menos entre as duas..

Talvez até mais, ou talvez menos, dependendo dos jogos, claro

Abraços.

Tem os clocks também, a 4870 padrão opera a 750mhz, a 50 opera a 625.

Essa coisa de tal placa ganha de tal placa também é relativo. Os jogos têm mostrado diferenças que tornam as comparaçoes dificieis. Em muitos casos impossiveis. Se você olhar aqui no CdH testes de placas, vai ver que ha casos onde a HD3870 X2 ganha ate das GTX28 e HD4870 X2.

Quando for comprar uma placa de video se pergunte: Quais jogos eu quero jogar? Em que resolução? Com qual qualidade grafica?

Com a resposta na mao ai sim veja qual placa melhor atende aos requisitos.

Eu por exemplo optei por uma HD4850 por que jogo muitos jogos da engine source ( counter strike source, day of defeat, left 4 dead, etc..) e nessa plataforma da valve as ATI destroem as Nvidia, ja jogos que usam physx têm melhor desempenho com placas Nvidia, como dizia o fisico, tudo é relativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!