Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vim aqui da mais uma contribuida para o topico,dessa vez sobre o cooler da HD4850.

Bem Infelizmente devido a um "acidente domestico" o cooler da minha placa foi pro espaço.

dai tive que comprar outro pois bem adquiri o cooler da Arctic Cooling - Accelero Twin Turbo Pro...

fiz uma sequencia de fotos para mostra a minha nova aquisição! =D

dsc02924j.jpg

dsc02926x.jpg

dsc02927d.jpg

dsc02929e.jpg

dsc02937q.jpg

dsc02939w.jpg

dsc02940d.jpg

dsc02941wl.jpg

dsc02942n.jpg

desktopxt.png

Postado

Bom pessoal, se alguém já postou essa dúvida eu não sei, não encontrei nada na pesquisa e não tenho tempo de ler as 400 páginas nesse tópico, rsrsrsrs.

Gostaria de saber se alguém sabe como "abrir" um 4850 XFX, sabe-se que ela tem aquela proteção de plástico e eu não consegui tirar essa proteção para limpeza, passar nova pasta térmica e até trocar o cooler dela.

Abraços.

Postado

Cara, qual o seu cooler da placa? é o padrão?

Se for o padrão, é meio complicado de tirar, mas nada muito ruim

Para soltar a parte plastica, você vai precisar de soltar TODOS os parafusos da parte de trás da placa, inclusive os quatro que seguram um ferro.

Depois de soltar todos, você vai precisar fazer uma forcinha pra conseguir separar o cooler da placa

quando você conseguir separar os dois, na parte de baixo do cooler vai ter mais alguns parafusos que seguram a parte plastica

ai essa parte plastica solta facinho

Fiz a limpeza na minha placa hoje, fiz tudo isso, só que depois de tirar a parte plastica, soltei a ventoinha da parte de cobre, e lavei o dissipador com agua corrente... depois é só secar bem ele (de preferência esquentar bastante, pra agua que fica dentro da parte coberta evaporar), e depois colocar tudo de volta (só cuidado na hora de parafusar o cooler de volta, se sua placa for antiga você pode quebrar os lugares do parafuso, ou até uma pá do ventilador)

Inclusive, hoje quebrei a pá da ventoinha do cooler padrão da minha 4850, e vim aqui pedir ajuda de vocês para escolher um cooler novo para colocar na minha placa, no tópico de bons preços na internet, achei dois compativeis, mas nem um em estoque (queria gastar no maximo 120, e o unico que achei custava 180)

alguem poderia me recomendar algo??

Postado

Olá!

Não sei se estou postando no local correto, mas aí vai:

Há um bom tempo tenho enfrentado um problema com o meu PC, que é ele ora ligar, ora não ligar. Percebi que quando ele não liga, uma das luzinhas vermelhas da minha placa de vídeo acende, onde abaixo está escrito "over temp. protect". Aparentemente o problema é com algo relacionado à temperatura da placa, mas não sei ao certo o que é. Seria o cooler? A pasta térmica (não sei ao certo se placas de vídeo, ou essa em específico, utilizam pasta térmica)?

Aí vai a configuração do meu PC:

Placa de Vídeo: ATI Radeon HD 4850 (512MB, Sapphire)

Processador: AMD Phenom II X4 Black Edition 965

Placa-Mãe: Asus M4A79T Deluxe

Memória RAM: 2x Corsair XMS 2GB RAM DDR3 1600MHz (operando à 1333MHz)

Fonte: OCZ StealthXStream 400W

Disco Rígido: Seagate Barracuda 7200.12 1000528 7200Rpm 1TB

Sistema Operacional: Windows 7 Ultimate (64 bit)

Versão do driver da placa de vídeo: Não tenho certeza, mas acredito que seja 8.702.0.0

Segundo o Catalyst Control Center, a temperatura da placa de vídeo permanece em torno de 45ºC com o PC ligado, com a velocidade do cooler em torno de 41%. Lembrando que muitas vezes, quando ligo o PC, ele não está quente pois eu não estava usando-o.

Bom, é isso. Gostaria que me ajudassem se possível.

Obrigado e até mais.

Postado
Cara, qual o seu cooler da placa? é o padrão?

Se for o padrão, é meio complicado de tirar, mas nada muito ruim

Para soltar a parte plastica, você vai precisar de soltar TODOS os parafusos da parte de trás da placa, inclusive os quatro que seguram um ferro.

Depois de soltar todos, você vai precisar fazer uma forcinha pra conseguir separar o cooler da placa

quando você conseguir separar os dois, na parte de baixo do cooler vai ter mais alguns parafusos que seguram a parte plastica

ai essa parte plastica solta facinho

Fiz a limpeza na minha placa hoje, fiz tudo isso, só que depois de tirar a parte plastica, soltei a ventoinha da parte de cobre, e lavei o dissipador com agua corrente... depois é só secar bem ele (de preferência esquentar bastante, pra agua que fica dentro da parte coberta evaporar), e depois colocar tudo de volta (só cuidado na hora de parafusar o cooler de volta, se sua placa for antiga você pode quebrar os lugares do parafuso, ou até uma pá do ventilador)

Inclusive, hoje quebrei a pá da ventoinha do cooler padrão da minha 4850, e vim aqui pedir ajuda de vocês para escolher um cooler novo para colocar na minha placa, no tópico de bons preços na internet, achei dois compativeis, mas nem um em estoque (queria gastar no maximo 120, e o unico que achei custava 180)

alguem poderia me recomendar algo??

Olá, o cooler da minha placa é o padrão mesmo.

Mas pelos detalhes que você deu do processo para tirá-lo e limpar, melhor deixar como está por mais algum tempo :P, sou muito estabanado para mexer em coisas muito sensíveis.

Muito obrigado pela sua resposta.

Abrx.

Postado

e ai galera beleza !?

Bom vou ser breve, eu possuo uma HD 4850 1GB GDRR3, e estou comprando um monitor com resolução full HD e estou com duvida se irei conseguir rodar de boa os jogos que possuo nessa resolução, ouvi falar que sem AA da para jogar de boa, mais preferi vir aqui pergunta a vocês.

Abraços

• Membro VIP
Postado
E ae galera compensa ou nao o Crossfire de HD4850?
Na minha opinião provavelmente não no seu caso, pois o segundo slot desta placa mãe funciona a 4x, e se pegar o dinheiro que iria gastar numa segunda HD4850 e juntar com o dinheiro da venda da sua HD4850 talvez você consiga uma placa single que renda tão bem ou melhor que o CF de HD4850 e com certeza consumindo menos.
Postado
Na minha opinião provavelmente não no seu caso, pois o segundo slot desta placa mãe funciona a 4x, e se pegar o dinheiro que iria gastar numa segunda HD4850 e juntar com o dinheiro da venda da sua HD4850 talvez você consiga uma placa single que renda tão bem ou melhor que o CF de HD4850 e com certeza consumindo menos.

Mais e no meu caso amigo, já possuo uma HIS HD 4850 ICEQ4 e tenho uma placa-mãe ECS A890GXM-A ou seja seria dual @ 8x. Vale a pena adquirir mais uma tendo em vista que o valor dela está em torno de R$ 330,00 - 350,00.

• Membro VIP
Postado

FABIO essa placa até aguenta... mas talvez você tenha que desabilitar um efeito ou outro em alguns jogos (e talvez jogar um ou outro abaixo dos 60 frames).... ela é mais indicada para monitores até 19 polegadas...

edguy... eu possuo uma ECS que tem entrada para 2 placas de video... vou te contar uma coisa... já fiz testes de ligar uma 4870 com uma nvidia 9600 só para physx... funcionou que é uma beleza no batman...

a minha 4870 é modelo exaustor que é um pouco maior do que as 4870 vendidas atualmente pela XFX de cooler oval... coloquei as duas para funcionar e só tive dor de cabeça... dava incompatibilidade em vários jogos ou um bug aqui e outro alí.... fora que alguns games nem conseguem trabalhar direito com a tecnologia...

tem mais uma coisa... cuidado na escolha da placa no caso da ECS porque ela é uma empresa burra... descobri que se a placa for tipo exaustor como é a minha 4870 ou se for qualquer outra placa mais cumprida não caberá na minha ECS porque a placa bate nos conectores SATA que são empilhados... verdadeiro inferno!

minha opinião pessoal é de ter uma placa single porrada do que 2 meia boca... consomem horrores e ainda podem dar dor de cabeça

Postado
FABIO essa placa até aguenta... mas talvez você tenha que desabilitar um efeito ou outro em alguns jogos (e talvez jogar um ou outro abaixo dos 60 frames).... ela é mais indicada para monitores até 19 polegadas...

edguy... eu possuo uma ECS que tem entrada para 2 placas de video... vou te contar uma coisa... já fiz testes de ligar uma 4870 com uma nvidia 9600 só para physx... funcionou que é uma beleza no batman...

a minha 4870 é modelo exaustor que é um pouco maior do que as 4870 vendidas atualmente pela XFX de cooler oval... coloquei as duas para funcionar e só tive dor de cabeça... dava incompatibilidade em vários jogos ou um bug aqui e outro alí.... fora que alguns games nem conseguem trabalhar direito com a tecnologia...

tem mais uma coisa... cuidado na escolha da placa no caso da ECS porque ela é uma empresa burra... descobri que se a placa for tipo exaustor como é a minha 4870 ou se for qualquer outra placa mais cumprida não caberá na minha ECS porque a placa bate nos conectores SATA que são empilhados... verdadeiro inferno!

minha opinião pessoal é de ter uma placa single porrada do que 2 meia boca... consomem horrores e ainda podem dar dor de cabeça

Obrigado pela resposta, eu tenho uma ECS A890GXM-A e uso uma HIS HD 4850 ICEQ4 que ocupa dois slots.

Postado

Obrigado amigo mais sim sei que terei que moderar na configuração de imagens do jogos, principalmente o AA, mais se for o caso eu baixo a resolução, mais mesmo assim tem alguém nesse tópico que ja usou essa placa placa em full HD para me dar uma ideia de como rodo ?

Abração e obrigado.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pela resposta, eu tenho uma ECS A890GXM-A e uso uma HIS HD 4850 ICEQ4 que ocupa dois slots.

Edguy.. se você for colocar 2 4850 eu acho que cabe tranquilo...

agora se for colocar uma placa tipo a minha 4870 de exaustor daí você verá que não vai encaixar... pelo menos, olhando as fotos da placa vi que ela possui o mesmo sistema que a minha e daí ferra para placas grandes... mas o 1º slot suporta de boa qualquer placa...

Obrigado amigo mais sim sei que terei que moderar na configuração de imagens do jogos, principalmente o AA, mais se for o caso eu baixo a resolução, mais mesmo assim tem alguém nesse tópico que ja usou essa placa placa em full HD para me dar uma ideia de como rodo ?

Abração e obrigado.

era a minha placa antiga... para os meus jogos(cod4, grid, assassins creed, gears of war, etc), na época, rodou bem...

eram alguns que não fechava 60 frames com tudo no máximo...

a placa é guerreira!

Postado
Edguy.. se você for colocar 2 4850 eu acho que cabe tranquilo...

agora se for colocar uma placa tipo a minha 4870 de exaustor daí você verá que não vai encaixar... pelo menos, olhando as fotos da placa vi que ela possui o mesmo sistema que a minha e daí ferra para placas grandes... mas o 1º slot suporta de boa qualquer placa...

Certo amigo, mais quanto ao desempenho, seria uma boa opção adquirir mais uma XFX 4850 HD-485X-ZNFC por R$ 340,00? Será que com um Crossfire Dual @ 8x de HD4850 consigo jogar em resolução full hd 1080x1920 sem problemas?

• Membro VIP
Postado

com certeza você consegue jogar em fullhd...

só resta saber se o seu processador não vai gargalar... mas daí já é história para outro tópico que não esse... hehehehe

Postado

Rvcezar, obrigado pela ajuda até então, encomendei meu Monitor hoje e deve chegar no fim de semana, assim que chegar irei testar minha placa de video com ele e irei posta aqui para aqueles que virem a mesma duvida que eu.

Abração.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, vocês estão tendo problemas com o ultimo driver lançado pela AMD/ATI (jan/11)???

Pois bem...eu baixei o driver do site, instalei tudo certim, e estava com fé de ganhar uns FPS em alguns jogos...mas, logo após a instalação, DEU PAU no windows...ou melhor, no driver de video...começou a aparecer direto a mensagem: "O driver de video parou de funcionar, mas ja foi recuperado". Tentei reiniciar, mas a mesma coisa...10 segundos depois de ligar o windows, aparecia a mensagem, e o PC travava geral.

Resumindo: tive que entrar em modo de segurança, ir em Gerenciador de Dispositivos, e Reverter o driver para a versão anterior...

Bah! To cansado da ATI com seus drivers bugados!

Só pra constar, minha VGA é uma His HD4850 Iceq4 512M, e uso o Windows 7 64-bits...o resto, está na assinatura.

Postado

Poxa...

Agora, mesmo com o driver antigo, de vez em quando a tela trava, e volta com a mensagem do Windows: "O driver de video parou, mas foi recuperado pelo sistema."

Acontece pelo menos uma vez ou duas por hora...

E aí, alguém teve o mesmo problema?

Postado
Poxa...

Agora, mesmo com o driver antigo, de vez em quando a tela trava, e volta com a mensagem do Windows: "O driver de video parou, mas foi recuperado pelo sistema."

Acontece pelo menos uma vez ou duas por hora...

E aí, alguém teve o mesmo problema?

Eu tenho esse driver e o mesmo windows que você e está tudo tranquilo aqui!

formatei o meu pc na sexta e instalei ele...

só to tendo trabalho em fazer aqueles perfis para rotação do fan da placa,

eu usava um driver mais antigo.. ae só ia lá, criava um perfil para rotação enquanto eu estava sem jogar e outro quando estava jogando..

se alguém souber como se faz isso nesse novo de Janeiro e poder me dizer... :)

Postado

Poxa, tive o mesmo problema com a minha (também da HIS)...

Será que tem alguma coisa a ver com o fabricante (HIS)? Se fosse problema da ATI, estaria chovendo de gente reclamando neste tópico...

Ah sim, o que resolveu aqui foi o seguinte:

1. Desinstalei todos os programas relacionados à ATI usando o IObit Uninstaller, uma ferramenta do Advanced SystemCare. A vantagem de desinstalar programas através deste software é que ele tem um recurso (pós-uninstall) que se chama PowerFullScan. Esse recurso vasculha todo o sistema em busca de vestígios do software desinstalado, e logo após, é possível removê-los.
  2. Logo após, entrei no Gerenciador de Dispositivos do meu sistema (Windows 7 64-Bits), e desinstalei manualmente o driver de vídeo.
  3. Reiniciei o PC.
  4. Em seguida, executei a instalação da nova versão do ATI Catalyst, a 11.1.
  5. Reiniciei novamente o PC, e fiz diversos testes de estabilidade. Tudo ok!

Bem, foi isso. Aqui está funcionando bem agora.

• Curtir 1
Postado

Olá amigos do tópico. Bom, tenho uma placa de vídeo ATI Radeon 4850 e recentemente comprei uma TV AOC Led de 32 polegadas e estou usando como monitor, o problema é que quando tento fazer a conexão de ambos pelo cabo HDMI da placa, o monitor não reconhece. A outra questão, é que o Windows 7 retirou automaticamente o Aero do sistema para o Modo do Windows clássico. O que pode estar acontecendo? Espero que me ajudem. Obrigado

Postado

Galera é o seguinte,

estava jogando um jogo aqui normal (ele muda as cores do win7 para basicas), minimizei ele e abri o catalist pra verificar a temperatura, aumentei a velocidade do cooler e então contnuei a jogar, ao sair do jogo meu computador estava embaçado na resolução 1360x768 (que sempre usei) e na 1280x768 ela aparece normal.. apos uma pesquisa em foruns vi um rapaz q solucionou esse mesmo problema apenas trocando o local q o monitor esta conectado a placa, fiz isso... funcionou! estava tudo normal, como ela possui entrada para 2 monitores so troquei.. portanto jogando o mesmo jogo fiz a mesmo coisa e então puff... embaçou de novo, voltei para otrsa entrada embaçado de novo... alguem sabe o porque??

agradeço!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...