Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

  • Membro VIP
Assim velho... Baixar latência só vai deixar as memos menos ociosas!!! OK??? Mais velocidade é melhor que menor latência, isso se tratando de velocidades altas, acima de 50MHz por exemplo!!! OK??? Por exemplo: Se eu tenho um par de memo em 800MHz com 5-5-5-18 em Dual Channel é PIOR que ter o mesmo par de memo em 1066MHz com 6-6-6-26!!! Eu sou a prova disso!!! Olhem as SS:

Configuração em Dual Channel 800MHz e timings 5-5-5-18:

800vq4.th.pngthpix.gif

Configuração em Dual Channel 1066MHz e timings 6-6-6-26:

1066xa9.th.pngthpix.gif

Como você(s) pode(m) ver, a velocidade traz maior banda de memória, ou seja, mais desempenho em todos os tipos de uso do sistema, até por que se velocidade alta não fosse melhor que latência baixa, nós ainda estariamos utilizando memória DDR 333 com timing 2-2-2-5!!! :D

Mais uma prova que velocidade alta é melhor que latência baixa e reparar que o E7200 e o FSB estavam mais altos com as memos em 800MHz do que em 1066MHz e mesmo assim a latência* (*tempo de resposta) das memos em 1066MHz foi mais baixa, ou seja, as memos em 1066MHz estavam respondendo mais rápido ao processador do que em 800MHz, deve-se levar em concideração, a condição de que, quanto mais alto o FSB e a frequência do processador, mais rápido será o acesso as memória, sendo assim, no caso das memos mostradas acima, pode-se notar que o acesso as memos em 1066MHz(E7200 3382MHz e FSB 356MHz) é mais BAIXO q em 800MHz(E7200 3400MHz e FSB 400MHz), mostrando que as memos em 1066MHz são mais rápidas ao responder, ler, escrever e copiar, portanto muito melhores...

E quanto ao vcore!!! O vcore limite máximo estipulado pela Intel p/ o processador Core 2 Duo E7200 wolfdale é 1.3625v... Talvez em algum momento eu tenha me precipitado e escrito de forma errônea o limite como sendo 1.26v e por isso lhe peço desculpas... Na primeira página deste tópico eu coloquei uma fonte (que eu acredito q seja confiável) onde mostra esse valor... Aqui esta:

w1280.png

(...)

Então é isso... Não se precipite e saia dizendo aos outros coisas que TALVEZ você não tenha certeza e até mesmo TALVEZ nem tenha testado por si próprio... Eu não estou querendo ser professor aqui e sair dizendo o que deve ser feito ou como deve ser feito, só quero ajudar os outros, até porque não tive quase ajuda para aprender o que sei... Se eu tiver errado ou o conteúdo do que postei tiver algúm erro, por favor não exitem em dizer, aceito qualquer tipo de crítica construtiva que me ajude a melhor e melhorar os outros... É isso!!! Falou... :)

Amigo Abel....

respondi para o Robson como sugestão de testes para ver o que ficaria melhor.... até porque assunto de memória velocidade X latência é muito relativo e caso a caso. eu comentei sobre as memórias terem uma relação de latência melhor do que a relação de velocidade porque é o que eu estou vendo em outros tópicos de jogos e da 4850 como uma constatação por lá de que alguns jogos ficam melhor com latências menores e velocidades menores do que latências maiores e velocidades maiores... o pessoal tá baixando velocidade e latência para o jogo fluir mais estável... outra coisa...

sobre a relatividadade dessa latência....

nos teus testes as latências não ficaram tão longe...

mas já vi gente com latência com numeros enormes entende! por isso que eu comentei sobre as latências

mais uma coisa... essa relação vai depender da marca da memória e modelo também... não sei qual é o modelo da sua memória mas a minha memória que é corsair value 533 a 875 fica parelha nos resultados com as suas memórias a 1066

MEMO25-1.jpg

isso só comprova o casual que, para cada caso vai ter sim que fazer testes para ver o comportamento do conjunto todo... (por isso que eu disse para ele testar de mais de uma forma) vai depender do over, do sistema, do conjunto, em alguns casos até de lote do fabricante!

sobre precipitar....

a fonte que defende meus argumentos está aqui...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/968/6

só uma parte que nos interessa muito nesse artigo...

Quando você faz um overclock na memória você pode precisar aumentar suas temporizações de modo a fazer com que o micro trabalhe de forma estável. Aqui é onde algo muito interessante acontece. Devido ao aumento das temporizações, a memória pode obter um baixo desempenho, mesmo que agora ela tenha sido configurada para trabalhar com um clock maior, devido à latência que foi introduzida.
é isso que eu to falando...

uma coisa a gente concorda...

uma memória com determinada velocidade com 5-5-5-15 contra uma memória de mesma velocidade com 4-4-4-12... concordamos que a memória que possui 4-4-4-12 é a mais rápida não é? este exemplo lea em consideração somente as latencia e assim fica lógico apontar um vencedor...

agora quando o clock é diferente e os valores de latência são muito diferentes também... nem sempre o vencedor vai ser apontado com tanta facilidade...

se um módulo de velocidade alta levar 8 pulsos de clock para entregar uma informção e outro módulo de velocidade inferior levar 3 pulsos de clock para levar a mesma informação pode acontecer do módulo que leva 3 pulsos e tem a velocidade menor acabe sendo mais rápido no processo do que o de clock maior... é aplicação de formula... nem sempre é o que parece....

e como eu te disse... o meu pente de memória tá muito próximo do teu pente de memória sendo que o teu tá a 1066 enquanto que o meu tá a 875... (cada caso é um caso)

acho que o propósito de todos aqui é de ajudar e trocar informações... tanto que eu mesmo fiz inúmeras perguntas pra ti e graças ao teu tópico eu fiz os meus overs... com tentativa e erro por muitas vezes..... também aceito qualquer crítica construtiva... somos iguais... posso ter me precipitado de alguma forma sim... ou de não ter me expressado de forma correta... agora... posso usar das tuas palavras as minhas também neste caso...

Então é isso... Não se precipite e saia dizendo aos outros coisas que TALVEZ você não tenha certeza e até mesmo TALVEZ nem tenha testado por si próprio...
já que você afirma que velocidade é o que importa... não é bem assim....
As memórias DDR e DDR2 são classificadas de acordo com a velocidade máxima que conseguem operar. Porém além da velocidade há uma outra informação que informa o desempenho da memória: suas temporizações.
vai que você também esteja afirmando algo que não saiba não é?

(é um conjunto e vai depender de cada caso, não use o seu exemplo pois pode não ser o mesmo que o de outros, não generalize, é pura questão de matemática e de relação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Abel....

respondi para o Robson como sugestão de testes para ver o que ficaria melhor.... até porque assunto de memória velocidade X latência é muito relativo e caso a caso. eu comentei sobre as memórias terem uma relação de latência melhor do que a relação de velocidade porque é o que eu estou vendo em outros tópicos de jogos e da 4850 como uma constatação por lá de que alguns jogos ficam melhor com latências menores e velocidades menores do que latências maiores e velocidades maiores... o pessoal tá baixando velocidade e latência para o jogo fluir mais estável... outra coisa...

sobre a relatividadade dessa latência....

nos teus testes as latências não ficaram tão longe...

mas já vi gente com latência com numeros enormes entende! por isso que eu comentei sobre as latências

mais uma coisa... essa relação vai depender da marca da memória e modelo também... não sei qual é o modelo da sua memória mas a minha memória que é corsair value 533 a 875 fica parelha nos resultados com as suas memórias a 1066

MEMO25-1.jpg

isso só comprova o casual que, para cada caso vai ter sim que fazer testes para ver o comportamento do conjunto todo... (por isso que eu disse para ele testar de mais de uma forma) vai depender do over, do sistema, do conjunto, em alguns casos até de lote do fabricante!

sobre precipitar....

a fonte que defende meus argumentos está aqui...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/968/6

só uma parte que nos interessa muito nesse artigo...

é isso que eu to falando...

uma coisa a gente concorda...

uma memória com determinada velocidade com 5-5-5-15 contra uma memória de mesma velocidade com 4-4-4-12... concordamos que a memória que possui 4-4-4-12 é a mais rápida não é? este exemplo lea em consideração somente as latencia e assim fica lógico apontar um vencedor...

agora quando o clock é diferente e os valores de latência são muito diferentes também... nem sempre o vencedor vai ser apontado com tanta facilidade...

se um módulo de velocidade alta levar 8 pulsos de clock para entregar uma informção e outro módulo de velocidade inferior levar 3 pulsos de clock para levar a mesma informação pode acontecer do módulo que leva 3 pulsos e tem a velocidade menor acabe sendo mais rápido no processo do que o de clock maior... é aplicação de formula... nem sempre é o que parece....

e como eu te disse... o meu pente de memória tá muito próximo do teu pente de memória sendo que o teu tá a 1066 enquanto que o meu tá a 875... (cada caso é um caso)

acho que o propósito de todos aqui é de ajudar e trocar informações... tanto que eu mesmo fiz inúmeras perguntas pra ti e graças ao teu tópico eu fiz os meus overs... com tentativa e erro por muitas vezes..... também aceito qualquer crítica construtiva... somos iguais... posso ter me precipitado de alguma forma sim... ou de não ter me expressado de forma correta... agora... posso usar das tuas palavras as minhas também neste caso...

já que você afirma que velocidade é o que importa... não é bem assim....

vai que você também esteja afirmando algo que não saiba não é?

(é um conjunto e vai depender de cada caso, não use o seu exemplo pois pode não ser o mesmo que o de outros, não generalize, é pura questão de matemática e de relação)

Gostei muito da sua resposta, realmente ela foi de pura construção... Me alegra muito que você não tenha me entendido mal e obrigado por levar em concideração algumas coisas que lhe falei... Realmente eu nunca havia parado para analisar o que realmente as latências influem, porém no meu caso reparei que a velocidade tinha um papel mais importante... Como não tenho como testar, apenas posso opinar sobre temporizações diferentes das que utilizo... Você comentou que um determinado módulo de memória com velocidade mais alta e latência em 8, pode vir a ter desempenho inferior a um módulo de memória com velocidade inferior e latência 3, é nesse ponto que me fixei ao dizer que velocidade determina um desempenho final maior, afinal, se não fosse assim, nós ainda estariamos utilizando memória de velocidade baixa e latência também... Naturalmente que as latências são de suma importância, até como se pode reparar no seu caso, que com velocidade, de quase 200MHz a menos que a minha, ainda assim ficou com um valor bem perto do meu, mas mesmo nesse caso pode-se perceber que a velocidade é quem determina um desempenho mais elevado... Pode-se também levar em concideração o caso das memórias DDR3, que já vi muita gente reclamando das latências, que absurdamente altas e que mesmo assim ainda provém um desempenho (que dependa da banda de memória, como um programa de renderização) ainda assim mais alto!!! É esse ponto que defendo, pode-se ter um desempenho maximizado pela velocidade que não se tem "COMPLETAMENTE" pelas latências... E gostei muito da forma como você configurou suas memórias, vou testar essa configuração nas minhas, talvez um 5-7-7-20(23) possa me render um desempenho muito melhor... Posta mais SS com configurações diferentes ai, para podermos comparar nossos módulos... beleza??? Espero que não tenha me enterpretado mal e obrigado por salientar a questão da generalização, pois realmente me expressei mal e também gostaria de pedir desculpas a todos que lerão esta parte do meu post, onde me precipito, ao falar com tanta ênfaze, que velocidade "é sempre" melhor latência, visto que isto esta errado... Vamos trocar mais informações sobre o assunto e obrigado por me endicar o tutorial sobre este mesmo assunto... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal...

Uma coisa está me intrigando, porque apesar da alta latência, minhas memos estão trabalhando extremamente rapidas???

Outra coisa, não consigo baixar as latências, o micro não inicia... não tem jeito. O que posso fazer??

Com esse OC achei que as temps ficaram muito altas, Core 1 e 2 em torno de 76ºC e processador em torno de 69ºC, é demais não?? (rodando o ORTHOS).

http://img136.imageshack.us/my.php?image=ocbenchet7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal...

Uma coisa está me intrigando, porque apesar da alta latência, minhas memos estão trabalhando extremamente rapidas???

Outra coisa, não consigo baixar as latências, o micro não inicia... não tem jeito. O que posso fazer??

Com esse OC achei que as temps ficaram muito altas, Core 1 e 2 em torno de 76ºC e processador em torno de 69ºC, é demais não?? (rodando o ORTHOS).

http://img136.imageshack.us/my.php?image=ocbenchet7.jpg

Cara... A temperatura do seu CPU, levando em concideração ser o E7200, esta muito fora do padrão... A temperatura máxima estipulada para este mesmo processador é de 74.1°c nos cores e o seu E7200 está 1.9°c acima do limite, no início pode até parecer bobagem, mas com o tempo isso pode acarretar em problemas... Cuida muito isso. eu de forma particular não deixo ultrapassar 60°c nos cores, de forma alguma... OK??? Qualquer coisa vem e posta umas imagens de como esta seu gabinete pra vermos se realmente esta bem ventilado!!! E quanto as suas memos, elas estão bem configuradas, não se preocupe até porque baixar latência é realmente um pouco difícil, vai tentando aos poucos, tipo baixa p/ 5-7-7-18 e ve se funciona, depois tenta 5-7-6-18 e ve se funciona, assim você vai indo até chegar na menor latência, mas você deve levar em concideração o fato de que nem sempre um módulo de memória concegue trabalhar direito com latÊnca baixa, eu de forma particular (tenho módulos genéricos) tive problemas de baixar as latências e o módulo ficar instável, por exemplo, usava a latência 5-5-5-18 e baixei p/ 5-5-5-15 e módulo ficou instável, ligou e tudo mas ficou instável de forma que a latência mais alta era melhor nesse caso, você deve parar p/ analisar isso também... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostei muito da sua resposta, realmente ela foi de pura construção... Me alegra muito que você não tenha me entendido mal e obrigado por levar em concideração algumas coisas que lhe falei... Realmente eu nunca havia parado para analisar o que realmente as latências influem, porém no meu caso reparei que a velocidade tinha um papel mais importante... Como não tenho como testar, apenas posso opinar sobre temporizações diferentes das que utilizo... Você comentou que um determinado módulo de memória com velocidade mais alta e latência em 8, pode vir a ter desempenho inferior a um módulo de memória com velocidade inferior e latência 3, é nesse ponto que me fixei ao dizer que velocidade determina um desempenho final maior, afinal, se não fosse assim, nós ainda estariamos utilizando memória de velocidade baixa e latência também... Naturalmente que as latências são de suma importância, até como se pode reparar no seu caso, que com velocidade, de quase 200MHz a menos que a minha, ainda assim ficou com um valor bem perto do meu, mas mesmo nesse caso pode-se perceber que a velocidade é quem determina um desempenho mais elevado... Pode-se também levar em concideração o caso das memórias DDR3, que já vi muita gente reclamando das latências, que absurdamente altas e que mesmo assim ainda provém um desempenho (que dependa da banda de memória, como um programa de renderização) ainda assim mais alto!!! É esse ponto que defendo, pode-se ter um desempenho maximizado pela velocidade que não se tem "COMPLETAMENTE" pelas latências... E gostei muito da forma como você configurou suas memórias, vou testar essa configuração nas minhas, talvez um 5-7-7-20(23) possa me render um desempenho muito melhor... Posta mais SS com configurações diferentes ai, para podermos comparar nossos módulos... beleza??? Espero que não tenha me enterpretado mal e obrigado por salientar a questão da generalização, pois realmente me expressei mal e também gostaria de pedir desculpas a todos que lerão esta parte do meu post, onde me precipito, ao falar com tanta ênfaze, que velocidade "é sempre" melhor latência, visto que isto esta errado... Vamos trocar mais informações sobre o assunto e obrigado por me endicar o tutorial sobre este mesmo assunto... Falou... :)

valeu :) hehehehe acho que os do acabaram apresentando extremos enquanto que um tem que levar em consideração algumas peculiariedades do outro.. hehehehe na verdade a minha resposta foi meio correndo assim daí não sei se fui 100% claro... mas... tudo bem...

podemos comentar sobre um teste e outro e depois postamos aqui....

sobre as minhas memórias, não me aventurei a exigir a mais do que elas já estão apresentando... tá tudo funcionando tão 100% que nem vou lidar mais com elas... hehehehe essa velocidade aí tá mais do que boa, tanto para memo quanto para cpu... nem quero mais do que isso... hehehehehehe

Então pessoal...

Uma coisa está me intrigando, porque apesar da alta latência, minhas memos estão trabalhando extremamente rapidas???

Outra coisa, não consigo baixar as latências, o micro não inicia... não tem jeito. O que posso fazer??

Com esse OC achei que as temps ficaram muito altas, Core 1 e 2 em torno de 76ºC e processador em torno de 69ºC, é demais não?? (rodando o ORTHOS).

http://img136.imageshack.us/my.php?image=ocbenchet7.jpg

mello algumas perguntinhas...

foi você quem montou o micro???

pergunto isso por um detalhe que já vi acontecer....

as travas do cooler BOX são um saco para colocar... parece que você vai quebrar a placa mãe de tanta força que parece que você tem que fazer...

se não ficar bem fixado o cooler a temperatura aumenta... poderia ser isso, uma das pernas do cooler meio encaixada...já faz a diferença....

a minha CPU chega no máximo a 49º, 58º para os cores... e o meu OVER é tipo o teu...

se não foi você quem montou e você não pode abrir o PC por garantia então dê um jeito de levar na empresa e peça para revisarem a instalação do cooler...

sobre as suas memórias....

elas estão ótimas... parabéns... nem tente fazer mais nada nelas porque tá muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu :) hehehehe acho que os do acabaram apresentando extremos enquanto que um tem que levar em consideração algumas peculiariedades do outro.. hehehehe na verdade a minha resposta foi meio correndo assim daí não sei se fui 100% claro... mas... tudo bem...

podemos comentar sobre um teste e outro e depois postamos aqui....

sobre as minhas memórias, não me aventurei a exigir a mais do que elas já estão apresentando... tá tudo funcionando tão 100% que nem vou lidar mais com elas... hehehehe essa velocidade aí tá mais do que boa, tanto para memo quanto para cpu... nem quero mais do que isso... hehehehehehe

mello algumas perguntinhas...

foi você quem montou o micro???

pergunto isso por um detalhe que já vi acontecer....

as travas do cooler BOX são um saco para colocar... parece que você vai quebrar a placa mãe de tanta força que parece que você tem que fazer...

se não ficar bem fixado o cooler a temperatura aumenta... poderia ser isso, uma das pernas do cooler meio encaixada...já faz a diferença....

a minha CPU chega no máximo a 49º, 58º para os cores... e o meu OVER é tipo o teu...

se não foi você quem montou e você não pode abrir o PC por garantia então dê um jeito de levar na empresa e peça para revisarem a instalação do cooler...

sobre as suas memórias....

elas estão ótimas... parabéns... nem tente fazer mais nada nelas porque tá muito bom.

Fui eu quem montou sim... Aliás, vou verificar isso mesmo, porque quando encaixei, fiquei com medo de quebrar a mobo mesmo... tem que empurrar demais e não passou pela minha cabeça que poderia estar mal encaixado...

Valeu ae!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu consegui chegar as seguintes config.

--------[ EVEREST Ultimate Edition ]------------------------------------------------------------------------------------

Versão EVEREST v4.60.1500/pt

Módulo de Benchmark 2.3.237.0

Homepage http://www.lavalys.com/

Tipo de relatório Assistente de relatórios

Computador HOME

Gerador Administrador

Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional 5.1.2600 (WinXP Retail)

Data 2008-11-08

Hora 16:43

--------[ Overclock ]---------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador DualCore Intel Core 2 Duo E7200

Alias da CPU Wolfdale-3M

CPU Stepping C0/M0

Engineering Sample Não

(CPUID) Nome da CPU Intel® Core2 Duo CPU E7200 @ 2.53GHz

(CPUID) Revisão 00010676h

CPU VID 1.1125 V

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 3599.9 MHz (original: 2533 MHz, overclock: 42%)

Multiplicador da CPU 9x

CPU FSB 400.0 MHz (original: 266 MHz, overclock: 50%)

Bus de Memória 400.0 MHz

DRAM:Proporção FSB 1:1

Cachê da CPU:

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 3 MB (On-Die, ECC, ASC, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe 64-0703-000001-00101111-061208-Eaglelake$A0993001_BIOS DATE: 06/12/08 00:26:51 VER: 08.00.14

Nome da Placa Mãe Asus P5Q (3 PCI, 2 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 4 DDR2 DIMM, Audio, Gigabit LAN, IEEE-1394)

Propriedades do chipset:

Chipset da Placa Mãe Intel Eaglelake P45

Temporização de Memória 5-5-5-15 (CL-RCD-RP-RAS)

Vdimm v2.0(original v1.9 5-5-5-18)

Command Rate (CR) 2T

DIMM1: Corsair XMS2 CM2X1024-6400 1 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (5-5-5-18 @ 400 MHz) (4-4-4-13 @ 270 MHz)

DIMM3: Corsair XMS2 CM2X1024-6400 1 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (5-5-5-18 @ 400 MHz) (4-4-4-13 @ 270 MHz)

Propriedades da BIOS:

Data da BIOS do sistema 06/12/08

Data da BIOS de vídeo 07/22/08

Versão da BIOS - DMI 0703

Propriedades do processador gráfico:

Adaptador gráfico nVIDIA GeForce 9800 GT

Número de código G92GT (PCI Express 2.0 x16 10DE / 0614, Rev A2)

Velocidade da GPU (Geometric Domain) 729 MHz (original: 600 MHz, overclock: 22%)

Velocidade da GPU (Shader Domain) 1728 MHz (original: 1500 MHz, overclock: 15%)

Clock da Memória 999 MHz (original: 900 MHz, overclock: 11%)

http://img148.imageshack.us/my.php?image=overms7.png

OBS: Se alguem acha que posso melhorar alguma coisa, do tipo, vcore, memorias, por favor da a dica pois so iniciante em over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa pl-mãe é uma das minhas prováveis aquisições por ser barata e boa de overclock, isso se o problema que eu tô tendo aqui no meu pc for mesmo da minha pl-mãe, o que parece ser o mais provável. Aproveito pra pedir alguma opinião se possível nesse tópico > http://forum.clubedohardware.com.br/problema-pl-mae/598677

Minha escolha ficará entre essa Gigabyte G31M S2L e a Asus P5KPL-AM. A Gigabyte tá R$ 50 mais barata e por isso devo optar por ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hansho tá ótimo... parabéns!

a sua placa mãe é show para over... melhor que a minha gigabyte com certeza!!!

eu já cheguei praticamente no limite da minha placa pois se eu aumentar o FSB eu acabo afetando a PCIexpress que tem que aumentar o valor dela... e aumentando o valor dela acabo zuando o HD que é velho...

as minhas memos também são 533 e daí já pode zuar se aumentar mais do que já tá

mas se você estiver com um bom cooler, sem ser o BOX, acho que você consegue ir mais longe ainda.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você achou? eu achei boa considerando a velocidade das memos....

EDIT:

Danelon... sobre seu problema também não sei dizer a causa ao certo mas aponta mesmo para a pl.mãe...

sobre os 2 modelos...

sobre a GA-G31M-SL2... digo que é uma placa surpreendente... não tem outra palavra para definir porque além de ter um ótimo preço ela aguenta qualquer coisa e segura um over muuuito bem.... imagino uma placa mais forte do que ela.... tem muita gente com essa placa aqui no forum e todo mundo satisfeito

sobre a P5KPL-AM... não posso falar nada pois não conheço ninguém que tenha ela.... eu ia comprar uma p5kse e por fim comprei essa porque era metade do preço... não tive incompatibilidade com nada! e olha que tenho uma 4850 que por ser relativamente nova dá incompatibilidade com bastante coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danelon... sobre seu problema também não sei dizer a causa ao certo mas aponta mesmo para a pl.mãe...

sobre os 2 modelos...

sobre a GA-G31M-SL2... digo que é uma placa surpreendente... não tem outra palavra para definir porque além de ter um ótimo preço ela aguenta qualquer coisa e segura um over muuuito bem.... imagino uma placa mais forte do que ela.... tem muita gente com essa placa aqui no forum e todo mundo satisfeito

sobre a P5KPL-AM... não posso falar nada pois não conheço ninguém que tenha ela.... eu ia comprar uma p5kse e por fim comprei essa porque era metade do preço... não tive incompatibilidade com nada! e olha que tenho uma 4850 que por ser relativamente nova dá incompatibilidade com bastante coisa.

Pois é cara. Sobre as 2 placas, eu daria a preferência pela Asus porque ela é mais bonita. Sempre quis ter uma placa-mãe preta hehe. As especificações delas são praticamente a mesma coisa. não notei diferença.

Mas R$ 50 é uma diferença bem grande considerando que são placas de até R$ 200. A Gigabyte aqui no RJ sai por R$ 150.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acho que ta alto e com alguns ajuste consigo melhorar elas, caso consiga eu posto aqui.flws

O multulicador de suas memos está em 2.5 né? Essas corsair seguram 3.0 senão me engano (comprei esse mesmo modelo recentemente, minhas Reaper não dera conta), você ganharia muita performance deixando elas em 1100 (acho que é isso que dá com o seu over atual). A latência claro vai aumentar, segurar 1100 acho que só em 6-6-6-21, se sua memo aguentar 2.2v acho que consegue manter o 5-5-5-18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, td certo?

Ninguém me respondeu no outro tópico, então vou copiar meu post pra cá pra ver se aqui alguém me dá uma luz.

Enfim, adquiri essa pl-mãe. Me custou R$ 145 e, a não ser que dure menos de 2 anos como o lixo da minha Abit AB9 (fiquei traumatizado :P), creio que seja disparado o melhor custo - benefício em termos de placas para Intel.

Só que tô tendo uma dificuldade simples ao fazer overclock nela. Eu faço as alterações na bios e salvo, mas o overclock não fica ativo porque a opção "CPU host clock control" que deve ser ativada para que se possa alterar o FSB sempre se desativa sozinha depois que eu salvo e saio.

A configuração que eu coloquei (o valor do FSB) continua lá, mas com a opção desativada o overclock não fica ativo.

Uma foto pra vocês terem uma ideia melhor:

dsc04418os2.th.jpgthpix.gif

A bios que eu utilizo é a F4.

Valeu aí pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Danelon conta mais... não me lembro qual é o teu sistema... não tá na assinatura...

a gente tá acostumado a dar ajuda pro pessoal que possui essa placa e mais um E7200 mas to vendo que teu processador é outro!

eu lembro que os meus primeiros OVERS não funcioanavam nem a pau, daí usei o easy tuner 5 que vem com a placa mãe... não é o melhor over mas ele fez e dalí tirei as idéias para melhorar o over... pode ser um caminho já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, td certo?

Ninguém me respondeu no outro tópico, então vou copiar meu post pra cá pra ver se aqui alguém me dá uma luz.

Enfim, adquiri essa pl-mãe. Me custou R$ 145 e, a não ser que dure menos de 2 anos como o lixo da minha Abit AB9 (fiquei traumatizado :P), creio que seja disparado o melhor custo - benefício em termos de placas para Intel.

Só que tô tendo uma dificuldade simples ao fazer overclock nela. Eu faço as alterações na bios e salvo, mas o overclock não fica ativo porque a opção "CPU host clock control" que deve ser ativada para que se possa alterar o FSB sempre se desativa sozinha depois que eu salvo e saio.

A configuração que eu coloquei (o valor do FSB) continua lá, mas com a opção desativada o overclock não fica ativo.

Uma foto pra vocês terem uma ideia melhor:

dsc04418os2.th.jpgthpix.gif

A bios que eu utilizo é a F4.

Valeu aí pessoal.

A primeira coisa que eu faria é atualizar a bios pra F7, aliás, foi a primeira coisa que eu fiz quando comprei essa placa hehehehehe.

As vezes tem alguma imcompatibilidade com teu proc e tal, e uma atualização de bios resolve o problema.

-

rvcezar: CONSEGUI FINALMENTE deixar minhas memos em 1000, porém tem que ser em 2.3v, nervoso isso, fico com medo de deixar elas assim ahahhaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A primeira coisa que eu faria é atualizar a bios pra F7, aliás, foi a primeira coisa que eu fiz quando comprei essa placa hehehehehe.

As vezes tem alguma imcompatibilidade com teu proc e tal, e uma atualização de bios resolve o problema.

-

rvcezar: CONSEGUI FINALMENTE deixar minhas memos em 1000, porém tem que ser em 2.3v, nervoso isso, fico com medo de deixar elas assim ahahhaha.

é verdade atualize a BIOS...

ED parabéns pelas memos!!!

muito 10!

me diz uma coisa... essas memos possuem dissipador né? acho que daí dá para ficar tranquilo... qualquer coisa joga um fan de 8 em cima delas... hehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me desculpem. não facilitei muito as coisas. É que foram 3 anos com o meu pc na assinatura que as vezes eu me esqueço da alteração...

Rvcezar,

meu processador é um C2D E4500, minhas memórias são Kingston DDR2 800 (2 x 1gb) e minha atual placa-mãe, a Gigabyte G31M-S2L.

Ribeiro Cross,

depois que eu recebi o e-mail com o seu post eu percebi que estava comentendo um erro ao tentar colocar a mesma configuração que eu utilizava anteriormente na minha antiga mobo (Abit AB9). Mas o negócio é que eu não tava tendo qualquer problema com overclock, já que eu não conseguia sequer ativá-lo. Mas fiz uns testes aqui hj. O valor máximo que eu consegui colocar no FSB, sem que a opção "CPU Host Clock Control" se desativasse sozinha como vinha acontecendo antes foi 287 (x11 = 3.14ghz). Se eu coloco 288 o "CPU Host Clock Control" volta a se desativar sozinho.

Uma foto de como está agora:

dsc04430fu5.th.jpgthpix.gif

Já tô achando que pode ser algum bug dessa bios F4 que é meio antiga.

Edbizarro, vou ver o que eu faço aqui. Até porque não preciso de overclock aqui. É mais por "distração" mesmo, hehe.

No mais, 3.1ghz tá de bom tamanho. Eu só tava meio encucado com a tal opção "CPU Host Clock Control" se desativando sozinha.

Todos acham que é por causa da bios F4 mesmo?

Se for o caso eu deixo como tá e numa hora qualquer eu atualizo a bios.

Valeu pela ajuda pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me desculpem. não facilitei muito as coisas. É que foram 3 anos com o meu pc na assinatura que as vezes eu me esqueço da alteração...

Rvcezar,

meu processador é um C2D E4500, minhas memórias são Kingston DDR2 800 (2 x 1gb) e minha atual placa-mãe, a Gigabyte G31M-S2L.

Ribeiro Cross,

depois que eu recebi o e-mail com o seu post eu percebi que estava comentendo um erro ao tentar colocar a mesma configuração que eu utilizava anteriormente na minha antiga mobo (Abit AB9). Mas o negócio é que eu não tava tendo qualquer problema com overclock, já que eu não conseguia sequer ativá-lo. Mas fiz uns testes aqui hj. O valor máximo que eu consegui colocar no FSB, sem que a opção "CPU Host Clock Control" se desativasse sozinha como vinha acontecendo antes foi 287 (x11 = 3.14ghz). Se eu coloco 288 o "CPU Host Clock Control" volta a se desativar sozinho.

Uma foto de como está agora:

dsc04430fu5.th.jpgthpix.gif

Já tô achando que pode ser algum bug dessa bios F4 que é meio antiga.

Edbizarro, vou ver o que eu faço aqui. Até porque não preciso de overclock aqui. É mais por "distração" mesmo, hehe.

No mais, 3.1ghz tá de bom tamanho. Eu só tava meio encucado com a tal opção "CPU Host Clock Control" se desativando sozinha.

Todos acham que é por causa da bios F4 mesmo?

Se for o caso eu deixo como tá e numa hora qualquer eu atualizo a bios.

Valeu pela ajuda pessoal.

Olha só... Quando você passa dos 287MHz de FSB, correto??? então, quando você passa desse valor o PC liga, da um tempo ligado e reinicia sozinho e depois ele quando ele liga de novo a opção cpu host clock control esta desativada, procesegue??? Então tenta dar um pequeno aumento no vcore, ou nas memos!!! Esse é um dispositivo de segurança da mobo, quando ela encontra algum erro na configuração, ela desativa as opções de over, isso inclusive é muito bom, por que, imagina se tivessemos que dar clearCMOS toda vez errasemos alguma configuração no over??? Ai fica fod*... Vou fazer um vídeo assim que der tempo mostrando na minha mobo como funciona... Tenta diminuir também o multiplicador das memos, p/ elas não limitarem no over... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade atualize a BIOS...

ED parabéns pelas memos!!!

muito 10!

me diz uma coisa... essas memos possuem dissipador né? acho que daí dá para ficar tranquilo... qualquer coisa joga um fan de 8 em cima delas... hehehehehehehe

Tem sim, aliás são bem grandes exagerados, isso me atrapalhou quando quis colocar um GeminII, mas já resolvi esse problema, comprei 4Gb Corsair XMS2 no ebay,

E meu gabinete tem um fan de 120mm em cima das memórias, resfriadas elas estão, minha única dúvida é, o único problema de se trabalhar em 2.3v é a temperatura? o.O

Olha só... Quando você passa dos 287MHz de FSB, correto??? então, quando você passa desse valor o PC liga, da um tempo ligado e reinicia sozinho e depois ele quando ele liga de novo a opção cpu host clock control esta desativada, procesegue??? Então tenta dar um pequeno aumento no vcore, ou nas memos!!! Esse é um dispositivo de segurança da mobo, quando ela encontra algum erro na configuração, ela desativa as opções de over, isso inclusive é muito bom, por que, imagina se tivessemos que dar clearCMOS toda vez errasemos alguma configuração no over??? Ai fica fod*... Vou fazer um vídeo assim que der tempo mostrando na minha mobo como funciona... Tenta diminuir também o multiplicador das memos, p/ elas não limitarem no over... Falou... smile.gif

O vcore dele já está em 1.3125, pra mim já é absurdamente alto não? o.O o do E7200 fica em 1.175. Mas como não entendo muito de diferenças de vcore entre processadores não posso palpitar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ed o maior problema mesmo da memo com tensão mais alta é que ela esquenta mais e quando esquenta mais pode gerar instabilidade... mas se você tem tudo isso nas memos e segurou legal então não tem com o que se preocupar não... passa uns testes de ORTHOS e MEMTEST só para desencargo e já era...

sobre os processadores... cada um tem sua especificação... não é necessáriamente um igual ao outro... a arquitetura do E4500 é outra... diferente da do e7200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vcore dele já está em 1.3125, pra mim já é absurdamente alto não? o.O o do E7200 fica em 1.175. Mas como não entendo muito de diferenças de vcore entre processadores não posso palpitar muito.

Como o rvcezar disse a arquitetura dos processadores são diferentes... Os core 2 duo de 65nm usam pelo menos 1.2v (http://users.erols.com/chare/elec.htm#intel) de vcore enquanto os que utilizam a litografia de 45nm usam 1.175v (no caso o E7200)... Como o do Danelon é 65nm ele consome mais eletricidade (vcore) e por isso é mais quente e gasta mais, também sofre muito com a questão do vdrop que essa mobo tem de sobra, necessitando aumentar de forma demasiada o vcore p/ estabilizar o sistema... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!